• Nenhum resultado encontrado

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NOTA-PORTUENSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NOTA-PORTUENSE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ASTOLFO DUTRA

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA

NOTA-PORTUENSE

MANUAL DO USUÁRIO

Versão 2.0

2015

O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

A NFSe-Portuense, criada pela Lei Complementar Municipal Nº 1260, de 08/04/2015, é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado

eletronicamente pela Receita Municipal para documentar as operações de prestação de serviços. Ela substitui a nota fiscal de serviço convencional, emitida por meio de papel impresso, que deixaram de existir a partir de 07/06/2015.

(2)

A NFSe-Portuense tem número sequencial único para todos os prestadores de serviço. Caso o contribuinte precise comprovar as notas fiscais que emitiu em determinado ano, basta emitir o ATESTADO DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL, disponível no próprio site da NFSe-Portuense.

Como é gerada a NFSe-Portuense?

A geração da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é feita, gratuitamente, por meio da internet. Para gerar a nota, basta o prestador de serviço, pessoa física ou jurídica, acessar o portal da Prefeitura de Astolfo Dutra no endereço

http://www.astolfodutra.mg.gov.br, clicar na imagem da NFSe-Portuense e fazer um cadastro para obter o seu login de acesso. Mas, para que seu cadastro seja liberado, é preciso que o prestador de serviço não tenha débito com o ISSQN nem esteja inscrito em dívida ativa do município. É preciso também que os prestadores de serviço estejam com sua documentação regular junto à Receita Municipal.

Para os prestadores de serviço pessoa jurídica são exigidos os seguintes documentos: a) Cópia do Contrato Social ou Estatuto de constituição devidamente

registrados no órgão competente;

b) No caso de associações, fundações, institutos ou outras entidades similares, a ata de eleição da atual diretoria

c) Cópia do cartão de inscrição no CNPJ d) Inscrição Municipal

e) Alvará de Licença para Localização

f) No caso de empresa inscrita no Simples Nacional, apresentar também o comprovante

E para os prestadores de serviço pessoa física são exigidos os seguintes documentos: a) Cópia da Carteira de Identidade

b) Cópia do cartão do CPF c) Comprovante de residência d) Inscrição Municipal

Quem é obrigado a emitir a NFSe-Portuense?

(3)

serviço:

a) Prestadores de serviço pessoa jurídica, independente da receita bruta de serviços, exceto MEI e optantes do Simples, cuja emissão é opcional. Contudo, se o MEI ou optantes do Simples emitirem uma nota fiscal eletrônica eles se tornam obrigados também a emiti-la para todos os serviços prestados;

b) Os delegatários de serviços públicos que prestam serviços de registros públicos, cartorários e notariais, independente da receita bruta auferida;

c) As entidades imunes a que se refere o inciso VI do Art. 150 da Constituição Federal ou os serviços isentos conforme prescrito no Art. 2º da Lei Complementar nº 116/2003 ou por isenção municipal, sendo que, neste caso, a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal de serviço eletrônica não acarreta incidência da cobrança do ISSQN.

O MEI ou empresa optante do Simples que emitirem a NFSe-Portuense pagam ISSQN?

Não. O MEI tem contribuição única através de guia de recolhimento própria, que já inclui o ISSQN. Da mesma forma, a empresa optante do Simples já recolhe o ISSQN através do DAS.

Contudo, há Optantes do Simples Nacional que devem recolher o ISSQN por meio do DAM (Documento de Arrecadação Municipal):

1. Serviços de Contabilidade;

2. Concessionárias de serviços públicos municipais;

3. Instalação dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas;

4. Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos;

5. Acompanhamento e fiscalização da execução de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo;

6. Demolição;

7. Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e congêneres;

(4)

8. Varrição, coleta, remoção, incineração, tratamento, reciclagem, separação e destinação final de lixo, rejeitos e outros resíduos quaisquer;

9. Limpeza, manutenção e conservação de vias e logradouros públicos, imóveis, chaminés, piscinas, parques, jardins e congêneres;

10. Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes físicos, químicos e biológicos;

11. Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubação e congêneres; 12. Escoramento, contenção de encostas e serviços congêneres;

13. Vigilância, segurança ou monitoramento de bens e pessoas;

14. Fornecimento de mão-de-obra, mesmo em caráter temporário, inclusive de

empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporários, contratados pelo prestador de serviço;

15. Planejamento, organização e administração de feiras, exposições, congressos e congêneres.

E quando eu precisar emitir uma nota fiscal e estiver sem acesso à internet, como devo proceder?

Para esta situação existe o RPS (Recibo Provisório de Serviço), documento fiscal

impresso em talão gráfico, mediante autorização da Receita Municipal, ou pelo próprio sistema da NFSe-Portuense, que substitui provisoriamente a nota fiscal de serviço eletrônica.

Mas, cuidado, o RPS deve ser convertido em Nota Fiscal de Serviço Eletrônica até o final do mês de seu preenchimento, ou seja, do mês em que ele for usado como substituto da NFSe-Portuense, sob pena de pagamento de multa e mora diária.

Como é que um tomador de serviço pode se certificar da autenticidade de uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

A NFSe-Portuense possui um código de autenticação que vem impresso em campo próprio. Basta o tomador de serviço entrar no portal do Sistema da NFSe-Portuense, acessar o item POSSO CONFIAR? e digitar o código, que ele será informado se a nota é verdadeira ou falsa.

(5)

Um prestador de serviço pode registrar uma senha igual à minha?

Não. A senha de acesso ao Sistema da NFSe-Portuense é a assinatura eletrônica do prestador de serviço que a cadastrou. Ela é única para cada prestador de serviço.

Posso autorizar o meu contador a movimentar a NFSe-Portuense para mim?

Sim. Para isto, basta o escritório de contabilidade de sua empresa ser cadastrado no Sistema NFSe-Portuense e você autorizar no próprio portal da NFSe-Portuense que ele movimente a Nota Fiscal de Serviço eletrônica para você ou sua empresa.

Existe algum tipo de incentivo para que o prestador de serviço compre no comércio de Astolfo Dutra os materiais que ele irá usar em seu trabalho?

Sim. Todo material comprado no comércio de Astolfo Dutra em nome do prestador de serviço ou em nome do tomador de serviço pode ser usado para abater o valor do ISSQN. A dedução será de até 20% (vinte por cento) do valor do serviço prestado. Mas, para isso, é preciso declarar na emissão da NFSe-Portuense o número das notas fiscais da compra dos materiais. Cada nota fiscal de compra só pode ser usada uma única vez para dedução e deve ser guardada pelo prestador de serviço por 60 (sessenta) meses como documento de comprovação da operação. A emissão da nota fiscal de compra dos materiais tem que ser obrigatoriamente em nome do prestador de serviço ou do tomador de serviço para o qual está sendo emitida a NFSe-Portuense e ser exclusiva para os materiais utilizados na prestação do serviço. Sua emissão não pode ser anterior a 60 (sessenta) dias da data de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

O tomador de serviço tem algum benefício por exigir a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

Sim. Toda vez que uma NFSe-Portuense é emitida em seu nome ele ganha créditos, chamados de BONETAS, para quitar o IPTU de um imóvel de sua propriedade ou alugado que conste no contrato de locação a sua obrigação de pagamento do IPTU. Mas para usufruir deste benefício o tomador de serviço deve, primeiro, procurar a Receita Municipal para fazer um cadastro na NFSe-Portuense, apresentando a

(6)

o IPTU na data de seu vencimento. As BONETAS serão usadas integralmente na quitação do IPTU do ano seguinte ao de sua emissão. O desconto é de, no máximo, 30 por cento do valor do IPTU. O valor do crédito é informado em campo próprio na nota fiscal de serviço eletrônica.

Quais são as alíquotas do ISSQN?

A Lei Complementar Municipal Nº. 1260, de 08/04/2015, que instituiu a NFSe-Portuense, criou alíquota única de 3% para todos os serviços.

Como faço para cancelar uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

Basta enviar o formulário eletrônico disponível no Sistema NFSe-Portuense para esta finalidade em até três dias após a emissão da nota fiscal. A justificativa será analisada pela Receita Municipal, que poderá ou não autorizar o cancelamento. Após os três dias do prazo, o contribuinte deve solicitar o cancelamento mediante Requerimento à Receita Municipal.

Como faço para gerar a guia de pagamento do ISSQN?

A guia de arrecadação será gerada no próprio Sistema NFSe-Portuense. Para cada nota emitida deve ser gerada uma guia correspondente ao imposto para pagamento.

E quando o ISSQN é retido, de quem é a responsabilidade pelo seu pagamento?

Para serviços prestados no município por Prestadores de Serviço estabelecidos em Astolfo Dutra, a responsabilidade do pagamento do ISSQN é do próprio Prestador de Serviço. Mas quando o serviço é prestado por Prestadores de Serviço de outro município, a responsabilidade é do Tomador de Serviço que fez a retenção.

E os prestadores de serviço de outros municípios que trabalham em Astolfo Dutra, como devem proceder?

Eles devem se cadastrar no Sistema NFSe-Portuense e toda vez que emitirem em seu município uma nota de serviço para um tomador residente ou estabelecido em Astolfo Dutra estão obrigados a cadastrar esta nota no Sistema NFSe-Portuense para

(7)

que a Receita Municipal tenha conhecimento do imposto retido pelo tomador, caso o serviço seja tributado fora do município do prestador de serviço.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Receita Municipal de Astolfo Dutra pelo telefone (32) 3451-1385 ou pelo e-mail tributosastolfodutra@gmail.com.

Referências

Documentos relacionados

Caso a pessoa jurídica tenha realizado operações de prestação de serviço ou de contratação de serviços com direito a crédito, sem a emissão de Nota Fiscal de Serviço especifica

informado não está cadastrado para a sua inscrição municipal, Item da Lista de Serviço, Código CNAE ou Código de Tributação. A 2 Item da lista de serviço, código CNAE ou

Comunica que com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para estes importantes problemas de saúde pública – Sedentarismo, erros alimentares, distúrbios

Nota fiscal eletrônica de serviços, responsável por registrar prestação de serviços, onde o contribuinte gera um recibo enviado para a prefeitura, que retorna com a NFS-e para ser

Nesse sentido, Roland Paris (2009) aponta que a questão da coordenação supera a redefinição dos problemas em termos procedimentais e exige a compreensão de

Todas as condicionantes da Licença de Operação concedida em 2003 foram cumpridas, assim como a apresentação dos relatórios de automonitoramento de efluentes líquidos,

§ 1º - Considera-se Nota Fiscal Eletrônica - NF-e o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e

tcInfPedidoCancelamento – Representa a estrutura de dados do pedido de cancelamento enviado pelo prestador ao cancelar uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.. CAMPO