• Nenhum resultado encontrado

DNA E RNA / CÓDIGO GENÉTICO/ SÍNTESE DE PROTEÍNAS / REGULAÇÃO GÊNICA 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DNA E RNA / CÓDIGO GENÉTICO/ SÍNTESE DE PROTEÍNAS / REGULAÇÃO GÊNICA 2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 6

1. (IFSP 2016) Cada pessoa tem um padrão de DNA particular. Um filho herda 50% de suas moléculas de DNA da mãe e 50% do pai. No núcleo de cada célula somática (célula dos tecidos que constituem o corpo) há 23 pares de cromossomos homólogos: 23 desses cromossomos vieram do óvulo e os outros 23, do espermatozoide. A união do óvulo com o espermatozoide deu origem ao zigoto. Esse zigoto originou o embrião e depois o feto. Como cada cromossomo é formado por uma molécula de DNA e de proteínas, há em cada célula somática __________ de DNA.

Assinale a alternativa que completa corretamente o espaço acima. a) 23 moléculas

b) 92 moléculas c) 46 moléculas d) 69 moléculas e) 56 moléculas

2. (Unesp 2016) Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.

Esta reação química ocorre no interior da célula durante a a) formação dos nucleotídeos.

b) tradução do RNA mensageiro. c) formação dos triglicerídeos. d) transcrição do DNA.

e) síntese dos polissacarídeos.

(2)

Página 2 de 6 3. (Unicid - Medicina 2016) Após a descoberta da estrutura da molécula de DNA, surgiram três modelos para explicar como ocorre sua duplicação. A figura ilustra três possíveis modelos de duplicação da molécula de DNA.

a) Dos modelos apresentados, qual deles representa a duplicação da molécula de DNA proposto por Watson e Crick? Justifique sua resposta.

b) Em que fase do ciclo celular mitótico ocorre a duplicação da molécula de DNA? Por que a célula precisa realizar esse processo?

4. (Fac. Albert Einstein - Medicina 2016) Certas doenças observadas em nossa espécie podem ser devidas a alterações em genes mitocondriais, que são transmitidos de uma geração a outra

a) exclusivamente pelo espermatozoide, cujas mitocôndrias, além de responsáveis pelo fornecimento de energia para o batimento do flagelo, entram no óvulo durante a fecundação. b) exclusivamente pelo óvulo, cujas mitocôndrias, além de responsáveis pelo fornecimento de

energia para a realização das atividades desta célula, apresentam genes que são transferidos para os blastômeros no desenvolvimento embrionário.

c) pelos gametas feminino e masculino, pois além de responsáveis pelo fornecimento de energia a essas células, apresentam DNA que é transferido para os blastômeros no desenvolvimento embrionário.

d) pelos gametas feminino e masculino, porém as células de um recém-nascido não apresentam DNA mitocondrial paterno, uma vez que este é destruído ao longo do desenvolvimento embrionário.

5. (UFJF 2016) O anticódon é uma região específica de nucleotídeos encontrada: a) na molécula de DNA.

b) no ribossomo. c) no RNA mensageiro. d) no RNA transportador. e) no RNA ribossômico.

(3)

Página 3 de 6 6. (PUCSP 2016) Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:

ACATAGCCAAAA

Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro aminoácidos: Aminoácido Códons

Cisteína UGU, UGC Fenilalanina UUU, UUC

Glicina GGU, GGC, CGA, GGG Isoleucina AUU, AUC

Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina.

Essa nova situação

a) acarretaria modificação em parte da sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada. b) acarretaria modificação em todos os códons subsequentes no trecho do RNA mensageiro

correspondente.

c) não acarretaria modificação na sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro correspondente.

d) não acarretaria modificação na sequência de aminoácidos da proteína a ser sintetizada. 7. (USF 2016) Uma equipe de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) quebrou uma das regras sagradas da biologia: o código genético não é imutável. Estes investigadores descobriram que o fungo patogênico Candida albicans utiliza um código genético diferente do dos outros seres vivos e conseguiram compreender como é que este fungo o alterou e, agora, conseguiram realizar a primeira alteração artificial em laboratório.

A investigação dos doutorandos Ana Rita Bezerra e João Simões, sob coordenação de Manuel Santos, professor do Departamento de Biologia da UA e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), decorreu ao longo dos últimos quatro anos e foi agora publicada na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS).

Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57972&op=a> Acesso em: 02/10/2015, às 10h02min.

Com base no texto, responda ao que se pede.

a) O código genético define as regras químicas que os seres vivos utilizam na tradução da informação dos seus genes. Uma vez alterado o código genético, o resultado da tradução também é modificado. Qual a importância de cada códon? Qual o produto modificado resultante da tradução?

b) Imagine que o produto da tradução do código genético foi sintetizado no pâncreas e deve ser utilizado em outro lugar do organismo. Uma vez que a biossíntese foi acompanhada nas células com a marcação de isótopos radiativos das unidades constituintes (monômeros) do referido produto, qual a sequência de estruturas citoplasmáticas você espera encontrar nas unidades marcadas, respectivamente?

8. (IFSP 2016) Durante a Idade Média, a bactéria Yersinia pestis ocasionou uma enorme epidemia de peste na Europa, matando grande parte da população. No entanto, atualmente, existem casos de infecções causadas por esta bactéria, mas as chances de sobrevivência dos pacientes são bem maiores, devido a vários fatores, como a existência dos antibióticos. Dentre os antibióticos utilizados contra esta enfermidade, encontra-se a tetraciclina, um composto que inibe a síntese de proteínas da célula bacteriana. Desse modo, assinale a alternativa que

(4)

Página 4 de 6 apresenta a organela onde ocorre este processo biológico e o ácido nucleico diretamente envolvido nesta síntese.

a) Cloroplasto e DNA. b) Ribossomos e RNA. c) Complexo de Golgi e RNA. d) Ribossomos e DNA. e) Lisossomos e RNA.

9. (Fuvest 2016) No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte.

Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene a) A, ocorrem falta do substrato 1 e acúmulo do substrato 2.

b) C, não há síntese dos substratos 2 e 3. c) A, não há síntese do produto final.

d) A, o fornecimento do substrato 2 não pode restabelecer a síntese do produto final. e) B, o fornecimento do substrato 2 pode restabelecer a síntese do produto final. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Considere o texto a seguir para responder à(s) quest(ões) abaixo.

Grande parte dos pacientes com hiperparatiroidismo brando exibe poucos sinais de doença óssea e raras anormalidades inespecíficas, em consequência da elevação do nível do cálcio, mas apresenta tendência extrema à formação de cálculos renais. Isso se deve ao fato de que o excesso de cálcio e fosfato absorvidos pelos intestinos ou mobilizados dos ossos no hiperparatiroidismo será finalmente excretado pelos rins, ocasionando aumento proporcional nas concentrações dessas substâncias na urina. Em decorrência disso, os cristais de oxalato tendem a se precipitar nos rins, dando origem a cálculos com essa composição.

10. (FMP 2016) O aumento na concentração plasmática de íons Cálcio estimula a produção de um hormônio peptídico que tem efeitos opostos aos do Paratormônio (PTH).

a) Nomeie o hormônio que diminui a concentração de Cálcio no sangue e indique a glândula endócrina responsável pela sua produção.

b) O PTH é inicialmente sintetizado nos ribossomos, sob a forma de pré-pró-hormônio, uma cadeia polipeptídica com 110 aminoácidos. Essa cadeia é clivada a um pró-hormônio com 90 aminoácidos e, a seguir, ao próprio hormônio com 84 aminoácidos.

Qual é o número de nucleotídeos presentes no RNA mensageiro que irá codificar o pré-pró-hormônio com 110 aminoácidos?

(5)

Página 5 de 6

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[C]

As células somáticas humanas com cariótipo normal contêm, no núcleo, 46 cromossomos e, portanto, 46 moléculas de DNA.

Resposta da questão 2:

[B]

Durante a tradução ribossômica do RNA mensageiro, os aminoácidos são desencadeados e ligados por meio de ligações covalentes amídicas conhecidas como ligações peptídicas.

Resposta da questão 3:

a) O modelo C representa a duplicação da molécula de DNA proposta por Watson e Crick, indicando que cada uma das moléculas de DNA serve como molde para a formação de uma nova cadeia, chamada de replicação semiconservativa.

b) A duplicação da molécula de DNA ocorre na Intérfase, no intervalo chamada S (Síntese), processo que antecede a mitose propriamente dita. A célula precisa replicar o DNA para a divisão e produção de uma nova célula.

Resposta da questão 4:

[B]

Os genes mitocondriais são herdados exclusivamente da mãe, porque, durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo.

Resposta da questão 5:

[D]

O anticódon corresponde a uma trinca de bases nitrogenadas presentes em uma região específica da molécula de RNA transportador. Ele é complemento do códon do RNA mensageiro.

Resposta da questão 6:

[D]

Não acarretaria modificação na sequência dos aminoácidos da proteína a ser sintetizada, porque, devido à degeneração do código genético, os códons ACA e ACG, no segmento do DNA, especificam o mesmo aminoácido (Cisteína).

Resposta da questão 7:

a) Cada códon é formado por três bases nitrogenadas (parte dos nucleotídeos) que codificarão aminoácidos, constituindo uma mensagem em código, conhecida como código genético. O produto resultante da tradução é a proteína.

b) Ribossomos, Retículo endoplasmático granular e Complexo golgiense, sendo este o caminho da síntese de proteínas no citoplasma.

Resposta da questão 8:

[B]

A organela que participa do processo de síntese proteica é o ribossomo e o ácido nucleico envolvido é o RNA. Para a síntese de determinada proteína, a parte do DNA responsável pela produção desta proteína se abre, separando as duas fitas e uma fita servirá como molde para a formação do RNA mensageiro, processo chamado de transcrição. O RNA mensageiro sai do

(6)

Página 6 de 6 núcleo e vai para o citoplasma, sendo envolvido pelo ribossomo (formado por RNA ribossômico e proteínas). O RNA transportador transfere os aminoácidos correspondentes e o RNA

ribossômico liga estes aminoácidos, para a formação da proteína, processo chamado de tradução.

Resposta da questão 9:

[C]

A presença de alelos mutantes que determinem a perda da função do gene A, implica na ausência da enzima A e, consequentemente, a interrupção de toda a via metabólica e a não produção de um produto final.

Resposta da questão 10:

a) Tireocalcitonina. Esse hormônio é produzido e secretado pela glândula tireoidea. b) A porção codificante do RNA mensageiro que irá determinar a produção do

pré-pró-hormônio com 110 aminoácidos terá 330 nucleotídeos, pois são necessários três nucleotídeos para especificar cada aminoácido de uma proteína durante a tradução ribossômica.

Referências

Documentos relacionados

a) A transcrição da mensagem genética significa passar o código da sequência de letras do RNA para uma sequência de aminoácidos da proteína. b) A sequência AUG CCU

Na verdade, de acordo com o Equipment Report da IHRSA de 2016, as bicicletas de ciclismo indoor foram o equipamento de cardio mais utilizado nos treinos em pequenos grupos 5..

As características do código genético podem ser resumidas em algumas propriedades: o có- digo genético é formado por trincas de nucleotídeos no mRNA , ou seja, 3

Neste trabalho foi verificada a capacidade de remoção do Cromo III pela planta Eleocharis mutata a fim de averiguar sua eficiência para o fitotratamento de

Capacete de segurança, tipo aba frontal, classe B, com suspensão injetada em plástico, com ou sem jugular com ajuste simples.. Capacete de segurança, tipo aba frontal, classe B,

CRONOGRAMA DE PAGAMENTOS – ABRIL 2019 FONTE 8188000000 – INVESTIMENTO/PERMANENTE - (EMENDA PARLAMENTAR 2018). Mês Ordem Tipo de Classificação Razão Social

Doutor em Science et Ingénierie de L’Information et de L’Intelligence Stratégique (Ciência e Engenharia da Informação e Inteligência Estratégica) pela UNIVERSITÉ DE

A tendência que ainda hoje se verifica está voltada, com suporte da afirmação de Chiavenato (2014), para a gestão com as pessoas. Visão delas não mais como apenas recurso, um