• Nenhum resultado encontrado

EDITAL GR Nº 941/2018 Artigo 171/FUMDES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL GR Nº 941/2018 Artigo 171/FUMDES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL GR Nº 941/2018 – Artigo 171/FUMDES

Estabelece critérios para inscrição de seleção de estudantes de graduação presencial candidatos à Bolsa de Pesquisa e de Pesquisa com Extensão do Programa Artigo 171/Fumdes do Governo do Estado de Santa Catarina, instituída pela Lei Complementar Estadual nº 407, de 25 de janeiro de 2008, regulamentado pelo Decreto nº 2.672, de 5 de outubro de 2009 do Estado de Santa Catarina.

O Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, resolve tornar público para conhecimento dos interessados, a abertura de Edital para concessão de Bolsas de Pesquisa e de Bolsas de Pesquisa com Extensão do Artigo 171/Fumdes, ficando as inscrições abertas a partir das 14 horas de 23 de março às 23 horas e 59 minutos de 3 de abril de 2018.

I – DO PROGRAMA

Art. 1º O Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – Fumdes é um Programa fomentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina – SED, com recursos provenientes do Artigo 171 da Constituição Estadual, instituído pela Lei Complementar Estadual nº 407, de 25 de janeiro de 2008 e regulamentado pelo Decreto nº 2.672, de 5 de outubro de 2009. O referido Programa destina-se aos estudantes regularmente matriculados em curso presencial de graduação, que cursaram todo o Ensino Médio em unidade escolar da Rede Pública ou em instituição privada com bolsa integral ou supletiva e residente, no mínimo, há dois anos no Estado de Santa Catarina.

II – DOS OBJETIVOS

Art. 2º Aplicar os recursos do Fumdes destinados à concessão de Bolsas de Pesquisa e de Bolsas de Pesquisa com Extensão, visando à inserção de estudantes no universo da pesquisa e das atividades com a comunidade, como forma de contribuir com o desenvolvimento econômico e socioambiental e com as potencialidades regionais.

(2)

Parágrafo único. Para a concessão da Bolsa é requisito imprescindível que o candidato tenha efetivado, anteriormente, o seu cadastro no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, conforme dispõe o Edital nº 186/SED/2018, bem como atender rigorosamente a todos os requisitos estabelecidos no presente Edital e na legislação supramencionada (item I).

Art. 3º Incentivar a produção científica nos Grupos de Pesquisa da Unisul, por meio de projetos que tragam contribuições para a ciência e para o desenvolvimento da comunidade, levando em conta, preferencialmente, os temas transversais: meio ambiente, direitos humanos, inovação e empreendedorismo, e educação básica.

III – DOS REQUISITOS À BOLSA DE PESQUISA E BOLSA DE PESQUISA COM EXTENSÃO

Art. 4º Para candidatar-se às Bolsas, o estudante deverá ser indicado como bolsista em um projeto de Pesquisa ou de Pesquisa com Extensão, por um professor-proponente da Unisul, conforme Item IV deste Edital.

Art. 5º Constituem-se requisitos do estudante para concorrer e receber a Bolsa, os itens descritos a seguir.

a) Estar regularmente matriculado no curso presencial de graduação até a finalização do projeto proposto, descrito no Artigo 13 deste Edital. Não serão considerados matriculados em curso de graduação estudantes que estiverem em intercâmbio.

b) Ter efetivado seu cadastro no Programa de Bolsas da Educação Superior – Uniedu, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, conforme edital nº 186/SED/2018.

c) Ter cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar de Rede Pública ou instituição privada com bolsa integral ou supletiva.

d) Residir, no mínimo, há 2 (dois) anos no Estado de Santa Catarina. e) Não estar recebendo nenhuma modalidade de Bolsa de Pesquisa,

Extensão ou Estudo oferecida pela Unisul oriunda de recurso público, ou de recurso próprio da Universidade não cumulativo, ou de convênio com outra instituição.

f) Submeter um projeto de pesquisa ou de pesquisa com extensão, com um professor-orientador da Unisul, conforme Item IV deste Edital.

(3)

g) Estar regular com os compromissos assumidos no desenvolvimento de projetos aprovados nos editais de pesquisa anteriores, tais como relatórios parciais e final, e a apresentação dos resultados na Jornada Unisul de Iniciação Científica – Junic.

h) Disponibilizar, no mínimo, 12 horas de trabalho semanal para o desenvolvimento do projeto.

§ 1º Os estudantes que possuírem benefícios institucionais da Unisul, passiveis de cumulatividade, quando for o caso, a soma dos benefícios mensais não poderá ultrapassar o valor da mensalidade do curso de graduação da Unisul. No caso em que os benefícios ultrapassarem o valor da graduação do estudante, este opta, desde a aderência a este edital, pelo benefício da bolsa do Artigo 171/Fumdes.

Art. 6º São compromissos do bolsista aprovado para a Bolsa de Pesquisa ou de Pesquisa com Extensão, o que segue.

a) Fazer referência à sua condição de bolsista do Art.171/Fumdes do Estado de Santa Catarina, nas publicações e trabalhos apresentados. b) Não receber, durante a vigência da bolsa do presente Programa, outra modalidade de bolsa, conforme previsto no Art.5, alínea “e” e § 1º deste Edital.

c) Possuir aprovação nas Disciplinas/Unidades de Aprendizagem cursadas durante a vigência da bolsa.

d) Desempenhar as atividades previstas no cronograma do projeto sob orientação do professor-orientador.

e) Apresentar à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, juntamente com o professor-orientador, relatórios parciais e final, através do sistema http://pesquisaic.unisul.br,

conforme cronograma e modelos de relatórios disponibilizados no sistema.

f) Apresentar, com o professor-orientador, os resultados do projeto na Jornada Unisul de Iniciação Científica – Junic.

g) Assinar semestralmente os recibos referentes à bolsa nas datas em que for convocado para a atividade.

h) Atualizar seus dados cadastrais no sistema Uniedu semestralmente.

i) No caso de desistência da bolsa, o bolsista deve submeter uma justificativa à Comissão responsável pelo Programa, que irá analisar o impacto no desenvolvimento do projeto e dará parecer favorável ou não.

(4)

j) Devolver ao Governo do Estado, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos ou a justificativa para desistência da bolsa não seja aceita pela Comissão responsável pelo Programa. O descumprimento destes compromissos implicará na desqualificação dos participantes nos próximos editais de pesquisa da Unisul, até a sua regularização.

Art. 7º Em caso de desistência do bolsista e a justificativa for aceita pela comissão responsável pelo programa, o bolsista poderá ser substituído por outro que atenda às exigências deste Edital.

§ 1º O estudante substituto receberá a Bolsa correspondente às parcelas vincendas e assumirá a responsabilidade de desempenhar as atividades de bolsista do cronograma do projeto até a sua conclusão.

§ 2º O bolsista desistente deverá apresentar os relatórios do projeto correspondentes ao período de recebimento da bolsa, sob pena de restituição à Secretaria de Estado da Educação.

§ 3º O professor-orientador do projeto deverá indicar à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação um estudante que atenda aos parâmetros deste Edital, para a substituição do bolsista.

Art. 8º São requisitos e compromissos do professor-orientador o que segue. a) Ser professor da Unisul com titulação de especialista, mestre ou doutor.

b) Ser membro de Grupo de Pesquisa da Unisul, certificados pelo CNPq.

c) Ter produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no último biênio, registrada no currículo Lattes, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017.

d) Ter o currículo Lattes atualizado nos últimos 6 (seis) meses.

e) Não estar irregular com compromissos assumidos no desenvolvimento de projetos aprovados nos editais de pesquisa anteriores, tais como relatórios parciais e final, bem como a apresentação dos resultados na Junic.

f) Selecionar e indicar até dois estudantes, candidatos às bolsas, com perfil compatível com as exigências do presente Edital e com as atividades previstas no projeto, bem como selecionar e indicar estudantes não remunerados.

(5)

g) Acompanhar e orientar os estudantes bolsistas e os estudantes não remunerados a fim de envolvê-los na prática da iniciação científica e da extensão universitária e garantir a conclusão do projeto.

h) Apresentar, juntamente com os orientandos, relatórios parciais e final, através do sistema http://pesquisaic.unisul.br/ conforme cronograma e modelos de relatórios disponibilizados no sistema. i) Apresentar, com o 1º relatório parcial, o protocolo de submissão e aprovação do CEP ou do CEUA, no caso de projetos que envolvam seres humanos ou animais.

j) Apresentar, obrigatoriamente com os estudantes bolsistas, os resultados do projeto na Jornada Unisul de Iniciação Científica – Junic.

k) Informar à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, quando um dos bolsistas não estiver desempenhando os compromissos assumidos com o programa.

l) No caso de desistência de um dos bolsistas, indicar um estudante compatível com as exigências deste Edital para substituição.

m) O descumprimento dos compromissos acima citados implicará na desqualificação dos participantes nos próximos editais de pesquisa da Unisul, até a sua regularização.

§ 1º No caso de impossibilidade do professor autor do projeto dar continuidade na orientação dos bolsistas, e sendo de interesse do curso de graduação que o projeto continue, o coordenador do curso vinculado deverá indicar um professor da Unisul para dar continuidade à orientação dos bolsistas no projeto. Neste caso, o professor substituto deverá ser citado no projeto como coautor.

§ 2º No caso de afastamento do professor-orientador, por licença maternidade, licença sem ou com vencimento por um período maior de 60 (sessenta) dias, este deverá indicar um substituto para a continuidade do projeto.

§ 3º No caso de ser o professor-orientador desligado da Universidade, com intuito de possibilitar a continuidade do desenvolvimento do projeto pelos bolsistas, desde já abre mão de possível direito autoral do projeto, concordando com a indicação de outro professor-orientador, que será coautor.

Art. 9º Constitui-se obrigação da Unisul, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, o que segue.

a) Acompanhar o Plano de Atividade de cada projeto, a partir dos relatórios parciais e final.

(6)

b) Realizar anualmente Jornada Unisul de Iniciação Científica - Junic, onde professores e bolsistas deverão apresentar os resultados do projeto.

c) Publicar os resumos dos trabalhos dos bolsistas em livro, CD, ou na página da Instituição, na Internet.

d) Custear o pagamento da alocação de horas aos orientadores dos projetos aprovados neste Edital.

e) Apresentar semestralmente ao órgão regional de educação relatório-síntese que comprove o satisfatório desempenho acadêmico dos alunos beneficiados com a bolsa, bem como os estudantes excluídos e incluídos no Programa.

f) Não cobrar juros de mora, multas ou criar obstáculos à rematrícula dos estudantes beneficiados pelo Programa de Bolsa do Fumdes por eventuais atrasos do Tesouro do Estado no repasse dos recursos.

g) Não estar inadimplente com os órgãos públicos, de acordo com a legislação vigente.

h) Prestar contas dos benefícios recebidos do poder público, de acordo com a legislação vigente.

i) Disponibilizar no site um espaço específico para o recebimento de denúncias.

IV – DOS CRITÉRIOS E PROCESSO DE INSCRIÇÃO DOS PROJETOS Art. 10. Os projetos de Pesquisa ou de Pesquisa com Extensão deverão ser formulados e propostos por professores, juntamente com os estudantes da Unisul, que atendam aos requisitos de bolsista deste Edital. O professor orientador poderá, por sua inciativa, indicar estudantes de cursos presenciais de graduação da Unisul para desenvolverem atividades como estudantes não remunerados no projeto.

§ 1º As atividades dos estudantes não remunerados deverão estar previstas no cronograma de desenvolvimento do projeto, bem como deverão compor os relatórios parciais.

§ 2º Na inscrição do projeto, apenas será indicada a possibilidade de envolvimento de estudantes não remunerados no cronograma, quando for o caso, detalhando as atividades. Após a aprovação do projeto, haverá um período para indicação dos nomes destes estudantes não remunerados no sistema http://pesquisaic.unisul.br/.

(7)

Art. 11. Os projetos deverão estar em consonância com as linhas de pesquisa determinadas no Projeto Pedagógico do curso de graduação dos estudantes indicados como bolsistas.

Art. 12. Os projetos deverão ser elaborados com base no formulário de apresentação de projeto de pesquisa e nos critérios de avaliação do mérito científico, disponíveis no portal da Unisul no endereço

http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/documentos-uteis Parágrafo único. No caso de projetos de Pesquisa com Extensão, o mérito do projeto será avaliado quanto à contribuição da pesquisa na comunidade, devendo esta ser destacada nos resultados esperados.

Art. 13. Os projetos devem prever um cronograma com período de execução de 24 meses, contando de 1º de maio de 2018 a 31 de abril de 2020, independentemente do prazo inicial do recebimento da bolsa.

§ 1º No caso de projetos com estudantes não remunerados, além das atividades dos estudantes bolsistas e do orientador, o cronograma deve prever as atividades e o número de horas que os estudantes não remunerados irão desempenhar.

§ 2º Se houver necessidade de prorrogação, o professor-orientador deverá encaminhar a solicitação à Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, justificando-a e adequando o cronograma de desenvolvimento do projeto, até a primeira quinzena de novembro de 2019.

§ 3º Os projetos que envolverem seres humanos ou animais devem prever no cronograma o tempo necessário para submissão e avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), conforme necessidade.

Art. 14. Terão preferência na avaliação de mérito os projetos que se enquadrem em algum dos temas abaixo descritos.

a) Meio Ambiente (Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável).

b) Direitos Humanos (Educação em Direitos Humanos; Educação das

Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Violência contra a Mulher).

c) Inovação e Empreendedorismo (produtos, processos e negócios de

caráter social, empresarial e/ou tecnológico).

d) Educação Básica (currículo e formação de professores para Educação Básica)

(8)

Parágrafo único. Os projetos de Pesquisa com Extensão deverão prever ações de extensão nos resultados esperados (como a realização de eventos, oficinas, palestra, cursos, elaboração de cartilhas, prestação de serviços, etc). Art. 15. As propostas serão encaminhadas de acordo com o fluxo e cronograma a seguir descritos.

a) A submissão de propostas deverá ser feita pelo professor-orientador, juntamente com os estudantes bolsistas, através do site http://pesquisaic.unisul.br no período de 23 de março a 3 de abril de 2018. Após a submissão do projeto, os proponentes poderão acessar a avaliação através do sistema http://pesquisaic.unisul.br com seus respectivos números de matrícula e CPF.

b) A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação e a Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação procederão à conferência dos requisitos determinados nos Itens III e IV, através da avaliação dos itens previstos no Art. 17. c) A Comissão de Pesquisa avaliará as propostas e as classificará, conforme estabelecido nos itens revistos no Art. 17 deste Edital, em ordem decrescente de nota.

§ 1º Não serão aprovadas propostas de projeto com nota inferior a 7,0 (sete) na avaliação realizada pela comissão pesquisa da Unisul.

§ 2º Os projetos aprovados no presente Edital que envolverem seres humanos, direta ou indiretamente, deverão ser encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP–Unisul), através da Plataforma Brasil, no site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf e poderão iniciar a coleta de dados somente após receber aprovação do CEP–Unisul. Da mesma forma, os projetos aprovados no presente Edital, que envolverem animais, precisam ser encaminhados à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e somente proceder à execução após aprovação do projeto pela CEUA. Mais informações sobre envio dos projetos podem ser obtidas no portal da Unisul, na seção Pesquisa e Inovação, na subseção Ética em Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão Ética no uso de Animais (CEUA). É de responsabilidade do professor-orientador o encaminhamento e eventual adequação do projeto.

Art. 16. Serão necessários os passos e documentos a seguir mencionados para a submissão de projetos.

a) A inscrição da proposta do projeto deverá ser feita através do formulário online no endereço eletrônico http://pesquisaic.unisul.br

(9)

b) Para inscrição no endereço eletrônico http://pesquisaic.unisul.br

também serão necessários os documentos e as informações em formato pdf, descritos abaixo.

 Link do Currículo Lattes atualizado do professor-proponente.

 Link dos Currículos Lattes atualizados dos estudantes indicados como bolsistas.

 Formulários de cadastros dos estudantes bolsistas no sistema Uniedu.

 Cópias dos Históricos Escolares do Ensino Médio dos estudantes bolsistas.

 Comprovante dos estudantes bolsistas de que residem em Santa Catarina nos últimos dois anos.

 Declaração dos estudantes bolsistas de que não recebem nenhum outro tipo de bolsa conforme previsto no Art. 5º, alínea “e” e § 1º deste Edital.

 Declaração dos estudantes bolsistas de recebimento de bolsa integral ou supletiva, expedida pela instituição em que cursou o Ensino Médio, quando se tratar de candidato que frequentou o Ensino Médio em instituição privada de ensino.

§ 1º O envio de propostas com ausência de algum dos documentos excluirá a proposta do processo de seleção.

§ 2º O projeto a ser proposto não poderá ter qualquer identificação do proponente e dos estudantes, nem mesmo nos anexos, sob pena de desclassificação no processo de seleção.

Art. 17. Os projetos serão avaliados de acordo com as atribuições e instâncias abaixo relacionadas.

I – Coordenação de Pesquisa

a) Verificação do orientador e bolsista indicado, com relação ao compromisso de envio dos relatórios parciais e final e apresentação de resultados na Jornada de Iniciação Científica – Junic em editais de pesquisa anteriores.

b) Análise e constatação da documentação e do devido preenchimento do formulário de inscrição exigidos no Artigo 16 deste Edital.

II – Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação a) Cumprimento dos requisitos do professor-orientador e do estudante bolsista, descritos no Item III deste Edital.

(10)

b) Verificação da identificação do professor-orientador e dos estudantes bolsistas indicados, no projeto ou em documentos (anexos, apêndices) vinculados ao projeto.

c) Consonância do projeto de pesquisa com o Projeto Pedagógico do curso de graduação dos estudantes bolsistas indicados.

d) Possibilidade de disponibilização da infraestrutura prevista no plano de atividades e custeio constantes da proposta.

IV – Comissão de Pesquisa

a) Verificação se o projeto proposto é igual a outro inscrito neste Edital ou se é igual a outro aprovado em editais de pesquisa anteriores. Caso o projeto seja considerado igual, este será desclassificado.

b) Avaliação do mérito científico e social dos projetos inscritos a partir dos critérios de avaliação da Unisul.

§ 1º A definição de projetos iguais e critérios de avaliação do mérito científico e social estão disponíveis no link

http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/documentos-uteis

§ 2º No caso de não atender a uma das prerrogativas acima relacionadas, o projeto será desclassificado e não seguirá para etapa seguinte de avaliação. Art. 18. Da decisão de mérito das propostas caberá recurso, conforme cronograma deste Edital, devendo ser realizado no sistema de avaliação, em campo próprio e sem identificação. O recurso deverá destacar os pontos a serem reavaliados, bem como estes deverão estar devidamente fundamentados.

V – DOS NÚMERO DE PROJETOS, DE BOLSAS E DA REMUNERAÇÃO Art. 19. Serão contemplados 78 bolsistas, sendo permitido a indicação de até 2 (dois) bolsistas por projeto.

Parágrafo único. Cada professor-proponente poderá submeter até dois projetos neste Edital.

Art. 20. Os projetos aprovados na forma deste Edital serão remunerados, obedecendo aos critérios a seguir expostos.

a) O professor-orientador receberá por projeto 1 (uma) hora-aula, caso tenha previsto 1 (um) bolsista ou 2 (duas) horas-aula, caso tenha indicado 2 (dois bolsistas) para o projeto. Os projetos

(11)

aprovados na forma deste Edital poderão receber estudantes não remunerados, indicados pelo orientador. Estes estudantes não serão contemplados com bolsa ou créditos pelas atividades voluntárias, mas receberão certificado com indicação das horas realizadas nas atividades do projeto.

b) Aos bolsistas serão creditados valores em 24 (vinte quatro) parcelas, sendo 6 (seis) por semestres, do primeiro semestre de 2018 a ao segundo semestre de 2019.

c) O valor mensal de cada bolsa de pesquisa ou de pesquisa com extensão corresponderá ao valor de um salário mínimo vigente no mês de dezembro do ano anterior. O pagamento destas bolsas é realizado pela SED, através de convênio firmado com a Unisul, sendo os valores repassados aos alunos somente após a liberação dos recursos por parte da SED.

d) A Unisul não é responsável, em hipótese alguma, por eventuais atrasos ou até mesmo o inadimplemento no pagamento das bolsas pela SED, independentemente dos prejuízos que venham a ser gerados aos bolsistas.

e) Somente serão restituídos aos bolsistas valores remanescentes (créditos acadêmicos) após o envio dos relatórios e conclusão do projeto.

VI – DO CRONOGRAMA

Art. 21. O processo de inscrição e seleção de candidatos e projetos será realizado de acordo com o cronograma abaixo.

CALENDÁRIO ATIVIDADE PERÍODO

Processo de inscrição 23.3.2018 a 3.4.2018 Divulgação dos resultados 18.4.2018

Pedido de recurso 19.4.2018

Resultado do recurso 24.4.2018 Início da implementação

(12)

VII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 22. Ao aceitar ser indicado em um projeto por meio do processo de inscrição via internet, os bolsistas e os estudantes não remunerados declaram-se cientes e de acordo com todas as normas do processo declaram-seletivo, bem como aceitam as decisões que possam ser tomadas pela Comissão responsável pelo Programa em casos omissos e situações não previstas neste Edital.

Art. 23. Os estudantes não remunerados desempenharão atividades previstas no cronograma para este tipo de participação, sob a orientação do professor-orientador e deverão apresentar com os relatórios parciais e finais o cumprimento das suas atividades. Na conclusão do projeto, o estudante não remunerado receberá o certificado de participação, conforme as horas indicadas no cronograma e nos relatórios de pesquisa.

Art. 24. No caso de empate, o Currículo Lattes do professor-proponente será avaliado para verificar sua titulação e produtividade no último triênio, tendo como referência a tabela de produtividade da Unisul, disponível no portal da Unisul, na seção Pesquisa.

Art. 25. O estudante contemplado com a bolsa de pesquisa ou de pesquisa com extensão, que venha a trancar, abandonar ou desistir do curso, após a divulgação dos contemplados, terá os valores de bolsa estornados, sendo repassados para outro estudante devidamente qualificado para o benefício. Art. 26. O repasse das parcelas do Artigo 171/Fumdes aos estudantes está condicionado ao repasse efetivo do recurso feito pelo Governo Estadual.

Art. 27. Para que o processo tenha eficácia, conta-se com a colaboração dos estudantes, no sentido de identificarem situações que não sejam merecedoras do benefício, por meio de denúncia. Para formalização desta, há link disponível no MinhaUnisul, garantindo, por meio de sigilo e ética, total integridade e legitimidade no processo de Seleção de Bolsas.

Art. 28. A falta de assinatura nos recibos coletivos, de acordo com o cronograma estipulado pela Universidade, divulgado nos murais e via internet, implicará a perda do benefício da bolsa de pesquisa.

(13)

Art. 29. O estudante, beneficiado com Bolsa de Pesquisa ou de Pesquisa com Extensão, que falsificar documentos ou falsear informações, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá os valores indevidamente recebidos e ficará automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis e para as quais poderá ser representado perante os órgãos legalmente responsáveis.

Art. 30. Nenhum documento será devolvido após o processo seletivo, independentemente de ter sido o acadêmico contemplado ou não.

Art. 31. Os interessados em esclarecimentos adicionais deverão endereçar seus e-mails para artigo171@unisul.br Casos omissos serão solucionados pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação.

Art. 32. Fica eleito o foro da Comarca de Tubarão, Santa Catarina, para dirimir toda e qualquer questão administrativa ou judicial inerente a este Processo Seletivo.

Tubarão (SC), 23 de março de 2018.

Mauri Luiz Heerdt Reitor

Referências

Documentos relacionados

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar a cinética do consumo de oxigênio e os valores de referência para a prescrição do treinamento

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Após isso, com a aceleração não prevista de novos óbitos no país, em especial no estado de São Paulo, a média móvel observada (dados oficiais) descolou de nossa

A elaboração do dossiê contemplou, inicial- mente, os propósitos do grupo de estudos, dos quais essa pesquisa configura-se como parte fundamental, justamente por propor como ponto

§ 1º Para alunos matriculados em uma ou mais disciplinas do último ano do seu curso, estes NÃO farão Avaliação Integradora e sua nota virá automaticamente

5.1 Caso o aluno acerte acima de 50 % das questões do Simulado, receberá 3 pontos para somar com a nota do professor de PRÁTICA JURÍDICA (prova bimestral que terá peso de 7