• Nenhum resultado encontrado

Sociedade para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociedade para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sociedade para a Promoção da Excelência do

Software Brasileiro - SOFTEX

QUALIFICACAO DE PROFISSIONAIS NO MODELO SEI/CMMI

CHAMADA PÚBLICA SOFTEX No. CPS/01/2004

PARA SELEÇÃO DE PROPOSTA PARA IMPLANTACAO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇAO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM MELHORIA DE PROCESSO COM

CMMI E FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS

Datas e Prazos Importantes

Divulgação da Chamada Pública 20/08/2004 Data final para o envio da proposta 03/09/2004

Divulgação do Resultado A partir de 17/09/2004 Contratação A partir de 20/09/2004

(2)

1. I

NTRODUÇÃO

Esta Chamada contém as informações necessárias à submissão de propostas ao Projeto para Qualificação de Profissionais no Modelo SEI/CMMI, no âmbito do Programa Prioritário de Informática/MCT: Programa para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX, visando o desenvolvimento, implementação e execução de um Curso de Especialização Lato Sensu a Distância para ampliar e reciclar profissionais com formação adequada para participar de equipes de implementação e avaliação da melhoria de processo de software e desenvolvimento de software com qualidade, em empresas e grupos de empresas, e a formação de especialistas em várias partes do País.

2. J

USTIFICATIVA

• Carência de profissionais formados em qualidade de software em geral e na melhoria de processo de software com CMMI;

• Relevância da melhoria de processo para o incremento da produtividade e competitividade da indústria de software nacional;

• Ajudar a amenizar o impacto da falha de formação na área de Qualidade de Software dos cursos de graduação;

• Melhoria de processo de software (em especial utilizando o modelo CMMI) tem sido utilizada com sucesso no mundo para incremento da produtividade e qualidade em empresas de software

3. O

P

RODUTO

-

C

URSO DE ESPECIALIZAÇÃO

L

ATO

S

ENSU A

D

ISTÂNCIA O produto desta Chamada é uma proposta para implantação de um Curso de Especialização Lato Sensu a Distância em melhoria de processo com CMMI e a formação de 50 especialistas, no mínimo, em várias partes do País. O referido curso deve abordar Melhoria de Processo de Software dando ênfase principal ao Capability Maturity Model Integrated (CMMI), do SEI-Software Engineering Institute, e ênfase secundária ao Modelo de Referência de processo de software (MR mps), do Projeto mps Br – Melhoria de Processo de Software Brasileiro, da Sociedade SOFTEX. O referido curso deve ser ofertado

(3)

na modalidade Lato Sensu a distância. É desejável que o aluno obtenha o título de especialista em melhoria do processo de software com CMMI.

3.1. CARGA HORÁRIA E DISCIPLINAS

O curso deve possuir uma carga horária mínima de 360 horas e possuir um conjunto mínimo de 7 disciplinas. As ementas das disciplinas devem ser anexadas à proposta.

3.2. METODOLOGIA DO CURSO

Fica a critério de cada proponente apresentar a metodologia que deve ser utilizada para a execução desta proposta, salvo as questões abaixo:

• O curso deve ter duração mínima de 1 ano e máxima de 2 anos;

• O curso deve realizar no mínimo 2 encontros presenciais. Estes encontros devem promover palestras, mini-cursos e fóruns de discussão entre os alunos, professores e convidados;

• Deve existir um ambiente virtual que promova troca de experiência e conhecimento entre alunos e professores, usando técnicas de Gestão do Conhecimento em comunidades de prática. Este ambiente também será utilizado para que os alunos possam sanar suas dúvidas em relação as disciplinas do curso.

• Os alunos devem realizar um trabalho de conclusão de curso com defesa presencial;

• Deve ser comprovada a aprovação da metodologia adotada pelo curso pelo órgão responsável da instituição (setor de pós-graduação e/ou departamento da instituição).

3.3. CORPO DOCENTE

A proposta deve apresentar a equipe técnica do projeto, particularmente, o corpo docente do curso com a respectiva qualificação e experiência profissional. Alguns itens serão considerados obrigatórios para o corpo docente:

• No mínimo 1/3 dos docentes devem ter concluído o Curso de Introdução ao CMMI estagiado e/ou continuo (curso oficial do SEI),

(4)

• No mínimo 1/3 do corpo docente deve ter realizado o curso de Introdução ao MR – mps Br (curso oficial do Projeto mps Br, da Sociedade SOFTEX) http://www.softex.br/qualidade ;

• Todos os docentes devem possuir o título de mestrado e/ou doutorado; • No mínimo 2/3 do corpo docente deve possuir experiência comprovada

em ensino a distância (principalmente na modalidade Lato Sensu).

3.4. CORPO DISCENTE

O corpo discente deve ser composto por graduados em Ciência da Computação (ou áreas afins), em especial dirigentes de empresas que desenvolvem software, gerentes da qualidade, auditores internos e externos, consultores, gerentes e líderes de projeto de software, analistas de sistemas e/ou interessadas em programas de Melhoria de Processo de Software.

4. I

NSTITUIÇÕES PROPONENTES

4.1. INSTITUIÇÕES QUE PODEM APRESENTAR PROPOSTA

Somente poderá apresentar uma proposta para esta Chamada Instituições de Ensino (e/ou em parceria com Fundações) que satisfizerem as seguintes condições:

• Estar apta a emitir certificado de especialista aos alunos;

• Possuir experiência comprovada em oferta de curso de Especialização

Lato Sensu a Distância ;

• Possuir infra-estrutura para promover os encontros presenciais;

• Ser credenciada pelo MEC para ofertar cursos de Especialização Lato

Sensu a Distância.

4.2. MECANISMOS DE COMPENSAÇÃO

Como contrapartida da instituição proponente, deverão ser apresentados mecanismos de compensação do investimento. Essa compensação pode ser por exemplo, através de disponibilização de determinadas horas de consultoria e/ou treinamento, disponibilização de um determinado numero de vagas no curso e/ou determinado número de inscrições com descontos específicos.

(5)

5. R

ESULTADOS

E

SPERADOS

• Desenvolver e implantar um curso de especialização Lato Sensu a distância em melhoria de processo com CMMI.

• Formar, no mínimo, cinqüenta especialistas de diversas regiões do país com o curso de especialização Lato Sensu a distância em melhoria de processo com CMMI.

6. I

NVESTIMENTOS

A Sociedade SOFTEX investirá para o desenvolvimento e implantação do curso e sua oferta para formação de cinqüenta especialistas, no mínimo, em várias partes do País:

• Até R$ 80.000,00 para o desenvolvimento e implantação do curso;

• Até R$ 120.000,00 para pagamento e/ou complementação de inscrições de, no mínimo, 50 alunos matriculados no curso, em parcelas de: 40% na matrícula, após processo de seleção; 40% após completados metade do curso; e 20 % no final do curso.

7. P

RAZOS

7.1. PRAZOS DA CHAMADA PÚBLICA

Divulgação da Chamada Pública 20/08/2004 Data final para o envio da proposta 03/09/2004

Divulgação do Resultado A partir de 17/09/2004 Contratação A partir de 20/09/2004

7.2. PRAZOS DE EXECUÇÃO DA PROPOSTA

O desenvolvimento e início do curso pela entidade contratada deverá ocorrer em até 6 (seis) meses a partir da contratação da proposta.

(6)

A Sociedade SOFTEX publicará chamada e selecionará participantes do curso, com apoio da Instituição responsável pelo curso.

8. J

ULGAMENTO DAS

P

ROPOSTAS

O julgamento das propostas será realizado em duas etapas: pré-qualificação e avaliação de mérito. O não atendimento a quaisquer das exigências especificadas nesta Chamada Pública implicará na desclassificação automática da proposta.

8.1. PRÉ-QUALIFICAÇÃO

Esta etapa é eliminatória e consistirá no exame formal da proposta segundo os critérios abaixo, cabendo à SOFTEX sua realização:

• Envio da proposta pela instituição proponente, na forma exigida (cópia impressa com assinatura e envio de disquete ou CD respectivo), no prazo estipulado nesta Chamada;

• Adequação da proposta ao produto desta Chamada, conforme item 3; • Elegibilidade das instituições participantes, conforme item 4;

• Atendimento aos valores limites indicados no item 6.

8.2. AVALIAÇÃO DE MÉRITO

Esta etapa consiste na avaliação de mérito dos projetos selecionados na etapa de pré-qualificação, por uma banca de avaliação de mérito designada pela Sociedade SOFTEX.

Os critérios de avaliação estão listados abaixo, para os quais serão dadas notas de 1 a 5 em termos de grau de atendimento, para análise comparativa das propostas concorrentes.

(7)

CRITÉRIOS NOTAS PESO

Clareza, grau de inovação e mérito da proposta 1 a 5 5 Qualificação da equipe executora e sua adequação às

necessidades da proposta

1 a 5 4

Viabilidade técnica, coerência do orçamento com os objetivos apresentados e viabilidade do cronograma físico apresentados pela proposta

1 a 5 3

Infra-estrutura física e capacitação gerencial para execução da proposta

1 a 5 2

Contrapartida da proponente e mecanismos de compensação

1 a 5 1

8.3. DECISÃO E CONTRATAÇÃO

A proposta recomendada na forma do item 8.2 será submetida à apreciação da Coordenadoria da Sociedade SOFTEX para decisão final.

A Sociedade SOFTEX firmará contrato com a Instituição selecionada, explicitando direitos e deveres das partes.

9. C

ONDIÇÕES

G

ERAIS

• O ambiente virtual do curso e trabalhos publicados em decorrência das atividades apoiadas pela Sociedade SOFTEX deverão, necessariamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões: “Apoio da Sociedade SOFTEX, no âmbito do Programa Prioritário de Informática – SOFTEX, do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia”;

(8)

• Peças de divulgação decorrentes das atividades desenvolvidas em razão desta Chamada deverão conter a logomarca da Sociedade SOFTEX no espaço destinado à categoria de apoiadora.

• É desejável que no certificado de especialista em melhoria do processo de software com CMMI seja mencionado o apoio da Sociedade SOFTEX e do MCT.

10. S

UBMISSÃO E

C

ONTATO

As propostas devem ser postadas no correio para entrega rápida à Sociedade SOFTEX até às 18h00min horas do dia 03/09/2004. O envelope deve ser fechado, contendo a identificação desta Chamada “CHAMADA PÚBLICA

SOFTEX PARA SELEÇÃO DE PROPOSTA PARA IMPLANTACAO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇAO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM MELHORIA DE PROCESSO COM CMMI E FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS”, e encaminhado aos cuidados de:

Nelson Franco (nelson@nac.softex.br) Estrada da Telebrás Km 0,97

Caixa Postal 6123 Campinas - SP 13081-970

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Assim, ao pensar a inclusão escolar torna-se necessário repensar a formação do corpo técnico e pedagógico, assim como rever seu projeto político pedagógico,

Este certificado é referente a processo de transferência de certificação do certificado número TÜV 18.0031 emitido pelo organismo TÜV Rheinland do Brasil Ltda na data de 15 de

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito