• Nenhum resultado encontrado

O CONSELHO DE ENSINO APROVOU E A DIRETORA ACADÊMICA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS, SANCIONA A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CONSELHO DE ENSINO APROVOU E A DIRETORA ACADÊMICA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS, SANCIONA A SEGUINTE RESOLUÇÃO:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE MONITORIA - 1º SEMESTRE DE 2016

Resolução ConEn nº 02/2016

Aprova Edital para Seleção de Monitores para os cursos de

graduação da Faculdade de Minas - FAMINAS-BH, 1º semestre de 2016.

O CONSELHO DE ENSINO APROVOU E A DIRETORA ACADÊMICA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS, SANCIONA A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

Art 1º Fica aprovado o Edital para Seleção de Monitores para os cursos de graduação da Faculdade de Minas - FAMINAS-BH;

Art. 2º. Os casos omissos, neste regulamento, serão encaminhados ao Conselho de Ensino pela Coordenação de Curso, ou, em caso de urgência, submetidos à apreciação e resolução da Direção Acadêmica, “ad-referendum” ao Conselho de Ensino - ConEn.

Art. 3º Este regulamento entrará em vigor a partir da data de aprovação pelo Conselho de Ensino, observadas as formalidades legais.

Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2016.

Ivana de Cássia Raimundo Presidente do Conselho de Ensino da FAMINAS-BH

Diretoria Acadêmica Gerência Adm. e Financeira Supervisão Acadêmica Secretaria Acadêmica Coordenação do Curso de Administração Coordenação do Curso de Biomedicina Coordenação do Curso de Ciências Contábeis Coordenação do Curso de Direito Coordenação do Curso de Enfermagem Coordenação do Curso de Farmácia Coordenação do Curso de Medicina Coordenação do Curso de Nutrição Coordenação do Curso de Pedagogia Coordenação do Curso de Serviço Social Coordenação do Curso de Sistemas de Informação Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional Representante do Corpo Docente Representante do Corpo Discente CPA

(2)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA Nº 02/2016

A FAMINAS/BH, por meio da Diretoria Acadêmica, torna público à comunidade acadêmica abertura do processo seletivo para Monitorias de acordo com o que estabelece o presente edital e em conformidade com o Projeto Pedagógico desta IES.

OBJETIVO:

 Fomentar no aluno o interesse pela carreira docente e pelas rotinas do trabalho de pesquisa;  Intensificar a cooperação do corpo discente e a interação entre estudantes de diferentes

períodos letivos.

 Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da disciplina a que estiver ligado o Monitor, por meio da capacitação para transmissão do conhecimento acumulado.

 Atender, com a orientação do Coordenador de Curso, a demanda de alunos com interesse em aprimorar seus conhecimentos em determinado conteúdo do curso matriculado.

 Oportunizar, com a orientação do professor da disciplina, o nivelamento do conhecimento do corpo discente nas disciplinas.

CRONOGRAMA:

 Inscrição: 24/02/2016 a 29/02/2016 - via link google doc´s  Divulgação da 1ª Fase: 02/03/2016 - a partir das 18 horas

 Realização da 2ª Fase: 04/03/2016 - às 17h30min, sala 218 - Bloco B  Divulgação do resultado final: 08/03/2016 - Site - Faminas Informa

 Reunião com o coordenador do curso para os alunos classificados: 10/03/2016, na Sala de Reuniões - Bloco B - 18 horas.

 Início da Monitoria: 11/03/2016  Período: 11/03/2016 a 04/07/2016

HORÁRIO DA MONITORIA:

O cronograma do horário, para cumprimento da monitoria, será realizado pelo professor responsável pela disciplina, e aprovado pelo coordenador de Curso e divulgado ao aluno monitor.

PERFIL:

 Compreender os conteúdos da disciplina inscrita no programa de monitoria;

 Interessar pela prática de docência em consonância com as orientações do Coordenador de Curso e Professor da unidade de ensino.

(3)

EDITAL DE MONITORIA - 1º SEMESTRE DE 2016

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO:

 Disponibilidade mínima de 2 horas e máxima de 6 horas semanais;

 Já ter cursado a unidade de ensino em que pretende atuar como monitor, com exceção dos cursos que ainda não têm períodos anteriores;

 Estar quite com a Secretaria, Biblioteca e Tesouraria da FAMINAS;  Ter sido aprovado na disciplina que se pretende atuar.

Obs.: O aluno poderá se inscrever em duas unidades de ensino, disponibilizadas neste edital, sendo selecionado apenas para uma disciplina.

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser efetivadas, através do link, no período de 24/02/2016 a 29/02/2016.

https://docs.google.com/forms/d/1PEh1ki-XYamYR_rbPT6e8zcKEgSN0L4eShnLidbnYgU/prefill

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

PRIMEIRA FASE:

 Análise do histórico escolar e documentação acadêmica (Secretaria, Tesouraria e Biblioteca).

SEGUNDA FASE: Avaliação:

 Avaliação escrita no valor de 100 (cem) pontos;

 A duração da avaliação escrita será de 100 (cem) minutos;

 A critério do professor da disciplina poderá haver uma avaliação prática, também no valor de 100 pontos, cuja nota final será a média das avaliações escrita e prática;

 O candidato que não obtiver, no mínimo, 80 (oitenta) pontos na segunda fase da seleção será desclassificado;

 As vagas disponíveis e o conteúdo a ser abordado na avaliação escrita, estão descritos abaixo (Tabela 1).

OBS: No caso de empate, na segunda fase, o critério será a carga horária da atividade extracurricular computada pela Coordenação de Pós-Graduação, Extensão e Estágio.

(4)

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO:

Os candidatos serão classificados, em cada unidade de ensino, pela ordem decrescente da média na primeira fase e nota final obtida na segunda fase. Os que não obtiverem, no mínimo, 80 (oitenta) pontos na segunda fase serão desclassificados.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: no site da FAMINAS, www.faminasbh.edu.br

BENEFÍCIOS AO ALUNO MONITOR:

 Experiência para o desenvolvimento acadêmico e profissional;  Oportunidade de relacionamento com a comunidade acadêmica;

 Horas de atividade complementar e declaração de monitoria (Conforme Manual de Atividades Complementares);

 Participação em curso de extensão de acordo com a carga horária descrita abaixo (Tabela 2).

Tabela 1 - Relação de cursos de graduação, disciplinas, número de vagas e conteúdo a ser abordado pelo candidato durante a aula teste ou avaliação para processo seletivo de monitoria.

Curso Unidade de

Ensino ou Departamento

Vagas

Síntese do Conteúdo da 2ª Etapa (Vide plano de ensino da disciplina)

Enfermagem Anatomia 1

Estudo dos planos anatômicos e posicionamento, identificando as grandes divisões do corpo humano e

compartimentos corporais. Estudo das relações

anatômicas e estrutura do esqueleto e músculos. Estudo das estruturas anatômicas e organização do sistema nervoso central e periférico. Estudo das relações anatômicas e estrutura do coração e dos vasos sanguíneos e linfáticos. Estudo das estruturas anatômicas e organização do sistema respiratório. Estudo das estruturas anatômicas, organização e relação entre os órgãos que compões o sistema digestório. Estudo das estruturas anatômicas e organização do sistema urinário e reprodutivo. Estudo das estruturas anatômicas e organização do sistema endócrino.

Enfermagem Biologia Geral 1

Constituição macromolecular das unidades celulares. Estrutura da superfície celular e seu dinamismo com o meio intersticial, moléculas e outras células. Digestão e secreção celulares, sistema de contração, sustentação e transporte celular. Estudo da estrutura genética da célula, expressão genética e divisão celular e diferenciação celulares. Organização e estrutura do tecido epitelial. Estrutura e composição celular do tecido conjuntivo e do tecido adiposo. Organização e constituição dos tecidos ósseo e cartilaginoso. Organização e constituição do tecido muscular. Organização e estrutura do tecido nervoso. Processo de formação das células germinativas humanas. Caracterização das fases evolutivas da

(5)

EDITAL DE MONITORIA - 1º SEMESTRE DE 2016

formação do embrião. Estudo dos fatores genéticos e ambientais que possuem influência no ambiente uterino,

repercutindo no desenvolvimento e crescimento

embrionário e fetal.

Enfermagem Fisiologia 1

Fisiologia celular e geral. Fisiologia da circulação sanguínea e do sistema linfático; da contração muscular e dinâmica cardiovascular; do sistema excretor; da respiração e mecanismos regulatórios; do sistema nervoso e sentidos químicos, olfato e paladar; de absorção intestinal. Neurofisiologia motora e integrativa.

Enfermagem Farmacologia 1

Introdução à farmacologia. Aspectos básicos da farmacocinética e da farmacodinâmica. Psicofarmacologia e Psicofármacos. Enfermagem Sistematização da Assistência de Enfermagem 02

Teorias de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Identificação de situações de saúde/doença e a assistência de enfermagem.

Enfermagem Enfermagem na

Clínica Médica 02

Sistematização da Assistência de enfermagem. Ênfase em distúrbios respiratórios, neurológicos, cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinos, renais e urinários. Enfermagem Enfermagem na Administração de medicamentos 02

Procedimentos relativos às intervenções de enfermagem na administração de medicamentos, baseados na sistematização da assistência de enfermagem com vistas à eficiência terapêutica, prevenção de agravos e biossegurança.

Enfermagem Enfermagem na

Saúde Coletiva 1

Introdução à história da saúde pública. Programa de Atenção á Saúde do Homem, da Mulher, da Criança e do Adolescente. Programa de Atenção á Saúde da Família. Programa Nacional de Imunização.

Enfermagem Enfermagem na

Saúde da Criança 1

Principais patologias que acometem o recém-nascido e a criança e a assistência de enfermagem prestada. Promoção da saúde. Prevenção de agravos. Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Enfermagem Enfermagem em

Obstetrícia 1

Assistência de enfermagem à mulher na gestação, parto e puerpério. Métodos contraceptivos. Fisiologia da gravidez, parto e puerpério. Assistência sistematizada e humanizada à mulher nas diferentes etapas do ciclo gravídico-puerperal. O cuidado do recém-nascido na sala de parto.

(6)

Tabela 2 - Carga horária semanal para concessão de benefício. Carga horária

Semanal da monitoria Benefício

Até 4 h

Direito a inscrição gratuita em 01 (um curso) promovido pelo Departamento de Extensão, com o máximo de 4 horas de duração.

Acima de 4 h

Direito a inscrição gratuita em 02 (dois) cursos promovidos pelo Departamento de Extensão, com o máximo de 4 horas, ou a 01 (um) curso de extensão com o máximo de 8 horas de duração.

Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2016.

Profª Dra. Ivana de Cássia Raimundo Presidente do Conselho de Ensino

Referências

Documentos relacionados

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

O texto faz referência ao discurso do jornalista Wanil, dizendo que ele tentou mostrar que aquele era um momento histórico, mas que, estando ele próprio muito confuso, deu voltas e

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

ensino e à pesquisa e pela coordenação didática e acadêmica do curso de Pós- graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores será o

entregar ao professor da disciplina, a secretaria acadêmica, e a Coordenação Adjunta de Cursos, através de Termo de Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso para

As  mitocôndrias  são  encontradas  em  todos  os  tipos  celulares,  exceto  nas  bactérias,  cianobactérias  e  células  vermelhas  do  sangue.  Suas 

Para recebimento do PIS, sendo necessária a ausência do empregado durante o horário normal de trabalho, esta não será considerada para efeito de desconto do