• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA VERSÃO ONLINE versão: [22/07/2016]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA VERSÃO ONLINE versão: [22/07/2016]"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE

PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA

(2)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. VISÃO GERAL DO SISTEMA ... 4

2.1 MÓDULO MÉDICO ... 4 2.2 MÓDULO ENTIDADE ... 4 2.3 MÓDULO FARMÁCIA ... 4 2.4 MÓDULO AUDITORIA ... 4 2.5 MÓDULO ODONTOLOGIA ... 4 2.6 MÓDULO SEGURADO ... 4

3. REQUISITOS DE SOFTWARE E HARDWARE ... 5

4. SÍMBOLOS... 5

5. PÁGINA DE ACESSO ... 6

5.1 ACESSO AO SISTEMA ... 6

5.2 CRIAÇÃO E ALTERAÇÃO DE SENHA ... 6

6. ACESSO AO SISTEMA (SISTEMA DA ODONTOLOGIA) ... 10

7. HISTÓRICO DO PACIENTE ... 11

8. ORÇAMENTO ODONTOLÓGICO ... 12

9. TRATAMENTO ODONTOLÓGICO ... 15

10. PROFILAXIA ... 18

11. IMPRESSÃO DE GUIA DE CONSULTA ... 19

12. FINALIZAÇÃO DE ATENDIMENTO ... 20

13. CANCELAMENTO DE ATENDIMENTO ... 20

14. EXTRATO DE GUIAS ... 20

15. ATENDIMENTO DIÁRIO... 21

16. OUTRAS FONTES DE SUPORTE OU CONSULTA ... 21

(3)

1. INTRODUÇÃO

O sistema FleXiss foi desenvolvido para oferecer atendimento on-line e integrado entre os segurados, profissionais e entidades credenciadas com o Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais (ISSEM). Seu principal objetivo é prover de maneira ágil e confiável as informações necessárias para a realização de consultas, retornos e encaminhamentos médicos, consultas e tratamentos odontológicos, solicitação de exames e medicamentos. O sistema também fornece informações em tempo real ao segurado, através de seus relatórios gerenciais, assim, o segurado poderá realizar pesquisas de consultas efetuadas, medicamentos solicitados, valores a pagar e demais informações. Tudo isso de forma segura e rápida, sem a necessidade do segurado deslocar-se até o instituto.

(4)

2. VISÃO GERAL DO SISTEMA

O Sistema FleXiss é dividido em 6 (seis) módulos. Médicos, Odontologia, Farmácias, Entidades, Auditoria e Segurado. Estes módulos são liberados automaticamente de acordo com o tipo de usuário que está realizando o login no sistema. Assim um usuário cadastrado como médico (por exemplo) não terá acesso ao módulo de farmácia, garantindo a confiabilidade das informações apresentadas ao usuário.

2.1 MÓDULO MÉDICO

Este módulo é utilizado pelo médico e tem por finalidade o gerenciamento dos atendimentos, realização de consultas, solicitações de procedimentos, prescrição de medicamentos e encaminhamentos para outras especialidades.

2.2 MÓDULO ENTIDADE

Este módulo é utilizado pelas clínicas credenciadas, laboratórios e centros de imagem e tem por objetivo a execução de exames solicitados pelos médicos.

2.3 MÓDULO FARMÁCIA

Este módulo é utilizado pelas farmácias credenciadas e proporciona as mesmas a realização de consultas e vendas de medicamentos solicitados pelos médicos.

2.4 MÓDULO AUDITORIA

Este módulo é utilizado pelos auditores credenciados pela entidade e permite aos usuários responsáveis autorizar (ou não) procedimentos solicitados por médicos e/ou dentistas.

2.5 MÓDULO ODONTOLOGIA

Este módulo é utilizado pelo dentista e tem por finalidade o gerenciamento dos atendimentos, realização de consultas, orçamentos odontológicos, execução de procedimentos .

2.6 MÓDULO SEGURADO

Este módulo é utilizado pelo segurado do instituto e possibilita ao mesmo visualizar todos os atendimentos realizados, solicitações em auditoria e acesso a lista de profissionais

conveniados. Estas informações são apresentadas ao segurado com base no número do cartão.

(5)

3. REQUISITOS DE SOFTWARE E HARDWARE

Por se tratar de um sistema Web, que é acessado através da Internet, o FleXiss não necessita de uma estrutura de Hardware (Equipamentos) específica, mas sim de simplesmente um computador ligado à Internet. Já para os requisitos obrigatórios de Software, é necessário que o cliente utilize os navegadores INTERNET EXPLORER 8.1 ou superior (Navegador padrão do Windows) ou instale o navegador Mozilla FireFox, disponível no endereço.

https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/products/

4. SÍMBOLOS

Os símbolos apresentados abaixo fazem parte da maioria das telas apresentadas no sistema e tem por objetivo melhorar a interação entre o usuário e o sistema garantindo um ambiente agradável e de fácil entendimento.

SIMBOLO NOME DESCRIÇÃO

Imprimir Imprimir documentos gerados no sistema, como guia de venda e medicamentos e orçamentos.

Atualizar Atualizar tabela de uma determinada tela, Esta opção pode ser utilizada assim que o usuário aplicar um filtro de relatórios.

Sair Sair da tela atual, retornando a tela anterior. Esta opção não salva as alterações efetuadas na tela, para isto, deve-se utilizar o botão de salvar.

Excluir Exclui o item de uma lista ou exclui o registro selecionado

Selecionar Seleciona o registro para uma ação

Salvar Salva informações de uma determinada tela

(6)

5. PÁGINA DE ACESSO

Para acessar o sistema, é necessário que o usuário informe o endereço:

http://cartao.issem.com.br no navegador Internet Explorer 8.1 ou superior. Este endereço irá redirecionar o usuário para a página de acesso, conforme imagem abaixo:

Figura 1 – Tela de Acesso ao Sistema FleXiss.

5.1 ACESSO AO SISTEMA

Ao acessar o sistema o usuário deverá informar o LOGIN (Código de acesso fornecido pelo ISSEM) e SENHA (Senha de acesso, fornecida pelo ISSEM), em seguida deverá clicar no botão “Acesso ao Sistema”.

5.2 CRIAÇÃO E ALTERAÇÃO DE SENHA

Na tela de acesso ao sistema também é possível realizar a alteração da senha, entretanto, por uma questão de segurança, é permitido ao usuário realizar este processo somente uma vez dentro do período de validade da solicitação de alteração de senha. Caso seja solicitado mais que uma vez o link para alteração, quando solicitado o segundo será automaticamente cancelado o primeiro.

(7)

Figura 2 – Tela de Acesso ao Sistema FleXiss.

Inserindo o login do usuário, ao clicar em ‘Esqueceu sua Senha?’ o sistema verificará se as informações estão corretas, e após redimensionará para a página abaixo:

Figura 3 – Tela de confirmação de dados.

Caso insira usuário incorreto ou não insira, deixando em branco, abrirá a tela para confirmar o login.

(8)

Para realizar o processo é necessário que o usuário informe o LOGIN e em seguida clicar no link “Confirma Login”. Em seguida abrirá a tela (conforme imagem 3) para responder a pergunta que está sendo solicitada na tela, no qual a resposta deve ser de acordo com o cadastro informado no ISSEM. Ao clicar em Enviar será encaminhado o link para alteração de senha no e-mail cadastrado.

Figura 5 – Tela de confirmação do envio.

Recebido o e-mail (Figura 6), basta clicar no link e prosseguir com a alteração da senha (Figura 7).

(9)

Figura 7 – Tela de alteração de senha.

Figura 8 – Tela de senha alterada.

Caso já tenha sido alterado a senha dentro do período permitido, apresentará a mensagem abaixo:

(10)

Figura 9 – Tela de senha já alterada.

6. ACESSO AO SISTEMA (

Sistema da Odontologia

)

Ao entrar no sistema, a primeira opção do menu é exibida e será demonstrado conforme

figura x.

Na tela abaixo, informe o Número do Cartão do Segurado. Depois de informado o número, clique no botão Gera CONSULTA e aguarde Análise para Liberação da Consulta.

Figura 10. Tela de complemento da tela de acesso médico.

Selecione o Tipo de Procedimento:

(11)

Consulta de emergência: inclui uma consulta e permite a realização de apenas um procedimento. Para mais procedimentos odontológicos será exigida, no orçamento, a inclusão de radiografia;

Profilaxia: gera uma guia para a realização deste único procedimento, permitido ao segurado semestralmente;

Tratamento odontológico: permite a realização dos procedimentos previstos em orçamento e não inclui consulta.

Após a escolha, o botão “Gera Consulta” ficará visível. Clique nele para gerar a guia e dar continuidade ao processo!

Figura 121. Tela do botão para gerar consulta.

Quando gerada a Consulta (guia), aparecerá abaixo um painel vermelho informando o número, ano e segurado da guia. Logo abaixo, um menu com opções de consulta do Histórico do paciente, orçamento Odontológico, impressão da Consulta e finalização/cancelamento do atendimento.

Figura 13. Tela principal acesso Odontológico com consulta gerada.

7. Histórico do Paciente

O histórico do paciente tem como objetivo a consulta de todos os procedimentos realizados em um determinado período.

Para acessar o histórico, é necessário informar o código de Segurança, que deverá ser fornecido SOMENTE pelo Segurado.

(12)

Figura 14. Tela de Histórico do Segurado.

No campo acima, informe o código de Segurança. Será exibido o histórico conforme imagem abaixo, com filtro de Período Inicial e final. Será possível visualizar as principais informações relativas a procedimentos odontológicos. Para voltar à tela anterior clique sobre o botão de sair (porta com seta verde).

Figura 15. Tela do histórico do segurado.

8. Orçamento Odontológico

Neste processo é realizado o lançamento de procedimentos, gerando assim o Orçamento que ficará salvo na Guia e poderá ser impresso com detalhamentos da solicitação. Somente será possível acessá-lo para a realização de CONSULTA ou CONSULTA EMERGÊNCIA.

Após incluir todos os tratamentos necessários, é obrigatório Submeter o Orçamento para que seja autorizado pelo ISSEM.

(13)

Figura 16. Tela para orçamento odontológico.

- Para inclusão de tratamentos, clique sobre a imagem de busca ao lado do código. Uma tela de consulta de todos os Códigos para odontologia ativos será aberta. Veja abaixo:

Figura 17. Tela para busca de procedimento.

Para selecionar um determinado procedimento, clique sobre a seta verde na primeira coluna. O procedimento será enviado para a tela de orçamento.

No exemplo abaixo foi selecionado o item “0201 – EXODONTIA / EXTRACAO”. Informe o Dente

e a Face Dentária.

Figura 18. Tela do procedimento do orçamento.

Após o preenchimento do Código do Tratamento, número do Dente e a Face, clique sobre o botão “Grava Item”. O mesmo será movido para o painel de “TRATAMENTOS SOLICITADOS”.

(14)

Após o lançamento dos procedimentos, clique em Submeter e Imprimir Orçamento.

Figura 20. Tela do Botão para finalizar o Orçamento e imprimir a Guia.

Quando o orçamento for auditável pelo ISSEM, a mensagem ao lado aparecerá e o segurado deverá aguardar a liberação da auditoria odontológica do Instituto. Na impressão do

orçamento será informada a situação de auditoria.

O Segurado poderá saber se está liberado o orçamento, ligando para o ISSEM ou acessando via Internet, com seu login e senha, a área exclusiva para verificação de procedimentos em auditoria.

(15)

Figura 22. Tela da guia de orçamento odontológico.

Acima um exemplo de um Orçamento Odontológico, com os tratamentos solicitados (em vermelho o exemplo utilizado anteriormente).

9. Tratamento Odontológico

Ao informar o Número do Cartão do Segurado que já possui o Orçamento odontológico Submetido e aprovado, será possível realizar o tratamento odontológico. Para isso, selecione a opção devida no campo TIPO DE PROCEDIMENTO:

Figura 23. Tela de escolha de procedimento.

(16)

Figura 24. Lista de espera. Tela: IssemOdoAcesso.

E mostra a opção para que seja lançados os procedimento realizado durante o tratamento odontológico.

Figura 25. Tela do menu da tela do acesso odontológico.

A tela de Execução dos Tratamentos será aberta, nela informaremos os procedimentos que foram realizados. Será possível visualizar apenas os que foram liberados pelo ISSEM.

Figura 26. Tela dos procedimentos liberados para o tratamento odontológico.

Conforme exemplos anteriores, temos uma “EXODONTIA / EXTRACAO” a ser realizada. Para executá-la, clique sobre a primeira coluna para selecioná-lo e logo depois em Grava Procedimento.:

Após isso, os procedimentos que forem gravados serão enviados para um painel logo abaixo, onde serão definitivos, informando quantidade, valor unitário e valor total por item, e um

totalizador final. Não será possível alterá-los ou removê-los após a Geração e impressão da Guia. Veja exemplo abaixo após inserir todos os procedimentos:

(17)

Depois de lançado os procedimentos a executar, clique em Geração e Impressão da Guia para concluir o Tratamento Odontológico. Uma Guia de Tratamento será impressa conforme abaixo:

Figura 2. Tela da guia do tratamento odontológico.

Os procedimentos poderão ser realizados em datas estabelecidas pelo profissional, devendo haver a assinatura do segurado e data para cada procedimento realizado, confirmando a execução dos mesmos. Ao final do tratamento a guia será enviada ao ISSEM para o pagamento.

(18)

10.

Profilaxia

Esta opção dá acesso ao Histórico do paciente como visto anteriormente, a impressão da guia de Consulta, e a finalização ou cancelamento da consulta.

A impressão da guia de consulta para esta opção será gerada apenas com o procedimento de Profilaxia/Limpeza das arcadas.

Abaixo, o modelo da guia gerada, com o procedimento destacado em vermelho:

(19)

11.

Impressão de Guia de Consulta

Ao clicar no botão “Impressão da Guia Consulta” será impressa na tela a guia de consulta com os dados da GUIA, a descrição e valor da consulta e/ou procedimento. O valor de consulta somente será gerado para as opções de “CONSULTA” e “CONSULTA DE EMERGÊNCIA”.

Figura 4. Guia de consulta. Tela: IssemOdoAcesso.

É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DAS GUIAS GERADAS, DEVIDAMENTE ASSINADAS PELO PROFISSIONAL E O SEGURADO PARA O PAGAMENTO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS.

(20)

12.

Finalização de Atendimento

Após terminar todos os lançamentos de tratamentos e o atendimento ao Segurado, é necessário realizar a finalização do atendimento.

Para isso, clique sobre o botão “FINALIZA ATENDIMENTO”. Feito este processo, não será permitida mais nenhuma outra alteração ou continuação desta consulta.

Atendimentos não finalizados pelo profissional serão finalizados automaticamente, ao final do dia, pelo sistema.

13. Cancelamento de Atendimento

O Cancelamento somente será possível enquanto o atendimento não for finalizado. Desta forma, o orçamento, Consulta e tratamentos serão excluídos permanentemente.

14.

Extrato de Guias

No menu ‘EXTRATO GUIAS’ podemos realizar a consulta de todas as guias geradas pelo médico considerando um período inicial e final, e o Status entre Abertas, canceladas, geradas ou todas.

Após a escolha dos filtros, as guias exibidas poderão ser detalhadas clicando sobre o tipo de Impressão, em azul, aparecendo como na imagem abaixo:

(21)

15.

Atendimento Diário

Figura 32. Tela de atendimento diário.

No menu ‘ATENDIMENTO DIÁRIO’, temos uma lista de todos os atendimentos individuais realizados no dia.

Caso o atendimento esteja em Aberto (identificado pela letra “A - aberto” na coluna destacada em preto), será possível realizar a sua finalização ou Cancelamento. Para isso, é necessário marcar na última coluna (identificada pelo “X” ao lado do Status), e clicar sobre “FINALIZAÇÃO DA CONSULTA” ou “CANCELA GUIA”, conforme necessidade.

Nas colunas destacadas em vermelho, temos 2 opções:

Consulta Será impressa a guia de consulta em PDF da guia em questão caso não esteja cancelada;

Guia de Irá mostrar qual o tipo de operação foi realizada nesta guia, se foi Orçamento, consulta, profilaxia, etc. Clicando sobre o nome, abrirá uma tela para consulta/lançamento conforme a opção informada, exemplo: Clicando em orçamento, a tela de orçamento será aberta.

16.

Outras fontes de Suporte ou consulta

Site do Instituto: http://www.issem.com.br/sobre-o-projeto.html

E-mails contato instituto: projeto.cartao@issem.com.br faleconosco@issem.com.br

(22)

17.

MENSAGENS DE ALERTA

O Sistema FlexSis tem como premissa, proporcionar um ambiente confortável, estável e seguro ao usuário, tornando sua utilização simples e ágil. Com o objetivo de melhorar a interação entre o sistema e usuário, são exibidas mensagens de alerta, indicando quando uma ação é executada de forma equivocada. Abaixo são apresentados alguns exemplos de

mensagens e as respectivas resoluções. Ressaltando que, em caso de dúvidas o usuário poderá recorrer ao suporte especializado do ISSEM.

ALERTA AÇÃO

Indica que o número do cartão do segurado foi digitado de forma incorreta. O usuário deverá informar o número correto do cartão.

Indica que o cartão informado está bloqueado, portanto o segurado não poderá realizar a compra. O usuário deverá entrar em contato com o ISSEM para a resolução. Indica que o cartão informado não existe ou foi digitado de forma incorreta. O usuário deverá informar o número correto do cartão. Caso o número esteja de acordo, deverá entrar em contato com o ISSEM para a resolução. Indica que o cartão informado está cancelado, portanto o segurado não poderá realizar a compra. O usuário deverá entrar em contato com o ISSEM para a resolução. Indica que o valor informado no medicamento é maior do que o valor liberado pelo ISSEM (95% do Brasindice)

Indica que o segurado está em período de carência e não poderá

(23)

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

Este trabalho procura mostrar a importância do patrimônio histórico, não somente como uma mera representação gráfi ca, plástica ou fotográfi ca de pessoa ou objeto, mas como

Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para com a cidade de Pirenópolis, que os proprietários possam ter acesso a ela e ver o que seus clientes acham do atendimento