• Nenhum resultado encontrado

O funcionamento da Unidade Básica de Saúde do bairro Siderlândia do município de Volta Redonda: estudo de caso exploratório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O funcionamento da Unidade Básica de Saúde do bairro Siderlândia do município de Volta Redonda: estudo de caso exploratório"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

1 O FUNCIONAMENTO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SIDERLÂNDIA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA: Estudo de caso

exploratório

Janaina da Silva Neto Chaves – janasneto@hotmail.com – UFF/12113110007 Ricardo de Souza Carreira – ricardocarreira777@gmail.com – UFF/12213110262

Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários referentes à resolução dos seus problemas de saúde no atendimento em uma Unidade Básica de Saúde - UBS, localizada no bairro Siderlândia no município de Volta Redonda – RJ. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, cuja coleta de dados Trata-se deu através de um questionário estruturado, que adotou a análise dos dados, na modalidade temática, sendo entrevistados 90 pacientes de ambos os sexos, apresentando a faixa etária de 40 a 70 anos, com diferentes graus de escolaridade. Os resultados revelaram que os indivíduos em estudo mantêm um vínculo com a UBS e percebem um acolhimento adequado por parte dos profissionais, dentre associações de algumas variáveis, como: tempo de duração da consulta, relação profissional de saúde–usuário e escolaridade. O baixo nível de escolaridade dos usuários pode estar favorecendo o juízo de satisfação em relação ao serviço de saúde, pois o usuário tende a ser mais condescendente com o serviço recebido. Em relação à avaliação dos usuários, este estudo destacou importantes elementos no que se refere ao cuidado em saúde, em especial à relação profissional – usuários, destacando-se o estabelecimento de vínculo e reconhecimento do outro como sujeito protagonista da atenção e do cuidado à saúde, entre a equipe multiprofissional e a população. De modo geral, os serviços prestados pela UBS estudada, podem ser considerados eficientes, pois contribui para o fortalecimento da atenção

básica aos pacientes, a humanização, o resgate para a prevenção e promoção em saúde. Palavras-chave: SUS; Unidade Básica de Saúde, serviços prestados, grau de satisfação.

1 – Introdução

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por Lei, sendo estabelecido os direitos e livre acesso dos cidadãos a este serviço. Porém, diariamente a população deparara dividida com irregularidades nos recursos que deveriam ser destinados à saúde, hospitais que cobram do SUS por procedimentos indevidos, hospitais lotados, médicos recebendo os salários, mas não comparecem a unidade de trabalho, faltam medicamentos e vacinas, os equipamentos são obsoletos, enfim, uma situação que provoca na população um sentimento de abandono e descaso.

(2)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

2 Segundo informações divulgadas pela prefeitura municipal de Volta Redonda, em 1941, a cidade foi escolhida para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), iniciando um marco importante para a industrialização brasileira. Berço de nações indígenas, Volta Redonda teve a presença de grandes exploradores, como: barões do café, escravos, barqueiros e agricultores e cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões, principalmente de Minas Gerais. Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação do município de Barra Mansa em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história. Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando

foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito. Com a privatização da CSN, Volta Redonda se depara com uma nova realidade,

desencadeando novas situações e desafios. O planejamento tornou-se inadiável e, por isso, a atual administração define metas que venham colaborar para o desenvolvimento econômico e

social do município e consequentemente da região, como: a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população beneficiando de

maneira direta e indireta; a administração municipal desempenha diversas atividades econômicas que possam se instalar no município, com a finalidade de aumentar o nível de emprego e a arrecadação tributária; e solucionar, no mais curto espaço de tempo, os problemas que o município enfrenta, mas para que isso aconteça, todos os segmentos da administração e da sociedade contribuirão.

Contudo, o município de Volta Redonda apresenta uma rede de saúde das mais integradas e completas do interior do Estado do Rio de Janeiro contando com aproximadamente: - 72 unidades básicas de atendimento de saúde; - 08 hospitais (2 públicos) e 86 clínicas particulares de diversas especialidades sendo que algumas são conveniadas com o SUS, sendo no entanto referência para toda a região do Vale do Paraíba Fluminense; - 2 Centros de Assistência Intermediária em Saúde (CAIS), sendo um localizado no bairro Conforto e outro no bairro Aterrado, apresentando um moderno centro de diagnóstico por imagem inaugurado recentemente; - 1 Policlínica da Cidadania Bernadino de Souza; e 01 UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Santo Agostinho.

A população do município também é assistida pelo "Programa Saúde da Família" (PSF), no qual médicos prestam assistência visitando suas moradias, possibilitando assim, maior acesso ao atendimento para os usuários que apresentam dificuldades de locomoção.

O setor da saúde tem adotado políticas voltadas para o resgate da qualidade, sendo possível através de sua descentralização, possibilitando a renovação dos modelos e práticas de atenção e cuidado à saúde a fim de garantir maior utilização e continuidade dos serviços.

O objetivo geral do presente trabalho é avaliar uma dada realidade social local, com relação à satisfação dos cidadãos que utilizam os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS – Siderlândia).

(3)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

3 Assim, tendo como objetivo específico, ao realizar uma pesquisa através de um questionário, possibilitará avaliar se os usuários estão satisfeitos com os serviços prestados e se os direitos sociais desta população estão sendo cumpridos.

2 – Metodologia

O presente trabalho adota como objetivo o estudo de caso, pois proporciona entender a realidade social enraizada. A metodologia adotada é de natureza quantitativa, por meio de entrevista, utilizando um questionário estruturado, onde os usuários serão abordados na recepção da Unidade Básica de Saúde do bairro Siderlândia, no município de Volta Redonda, e com isto, serão avaliados o atendimento e o funcionamento da unidade referida.

O procedimento utilizando a metodologia quantitativa permite garantir a objetividade, a possibilidade de relações causais e a possibilidade de generalização.

A coleta de dados foi aleatória e realizada no período de uma semana, do dia 02 de maio de 2016 ao dia 09 de maio de 2016, totalizando 90 usuários, com a aplicação do questionário pelos pesquisadores do trabalho. A amostra representou 20% dos usuários que utilizam os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde do bairro Siderlândia, (n=450).

As variáveis determinadas para o estudo foram divididas em: dados pessoais (sexo, idade e escolaridade), onde respectivamente será avaliado, o sexo responsável pela busca do tratamento, a maturidade e o nível de conhecimento dos entrevistados; e satisfação dos usuários, considerando as características dos serviços prestados pelos profissionais de saúde (Médico, Enfermeiro e Agente Comunitário da Saúde – ACS).

Para as análises estatísticas dos dados, foi utilizado o software EPI INFO, sendo este de domínio público, muito utilizado na comunidade global de saúde pública entre profissionais e pesquisadores. Os programas foram elaborados pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) em colaboração com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

3 - Referencial Teórico

Segundo ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “Sem o Sistema Único de Saúde, viveríamos atualmente uma barbárie social”.

No cotidiano da população é notória a existência de filas para que se possam conseguir um atendimento médico, sejam eles em postos de saúde, clínicas ou hospitais. De acordo com JESUS WLA, ASSIS MMA (2010, p. 161-70) “os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso aos serviços de saúde constitui um conceito amplo e envolvem dimensões econômica, técnico-assistencial, política e simbólica”.

“O acesso ao serviço de saúde inclui a capacidade da pessoa em buscar e obter atenção à saúde e, para isso, verifica-se um empenho dos gestores através da elaboração de propostas de novas diretrizes para as políticas de saúde, reafirmando a municipalização das ações em

(4)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

4 saúde e organização do sistema por meio da atenção básica” CUNHA ABO, VIEIRA-DA-SILVA LM. (2010, p. 725-37).

As UBS’s como um espaço de tratamento da doença é a primeira referência de apoio formal procurada pela população usuária dos serviços públicos de saúde, para o acompanhamento e para a prevenção, e também no que se refere à busca de orientações e informações que podem ser fornecidas pelos profissionais que ali atuam. Porém, existem dificuldades encontradas em algumas UBS’s como estruturas inadequadas e número insuficiente de funcionários, sendo constituída a principal justificativa adotada pelos profissionais de saúde para não desempenharem suas atividades de acordo com os princípios ressaltados pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o Ministério da Saúde (2010, p. 736-44), “no entanto, esses profissionais deveriam valorizar o acolhimento de todos os usuários, atitude simples que traria como consequência um atendimento com resolutividade e responsabilização, garantindo a eficácia inclusive nos encaminhamentos”. Este fato reside um grande problema dos serviços de atenção básica, influenciando diretamente na satisfação do paciente, pois a proposta de realização do acolhimento nas UBS’s tem a finalidade de reorganizar o processo de trabalho através da identificação das demandas dos usuários e o replanejamento do atendimento aos mesmos. Neste sentido, o acolhimento deve ser mais do que uma triagem qualificada ou uma escuta dos pacientes. Pressupõe um conjunto de ações que envolvem a identificação de problemas e, principalmente, intervenções resolutivas para o seu enfrentamento.

A responsabilidade e a humanização são necessárias na prestação da assistência técnicocientífica, pois permitem a ampliação da capacidade da equipe de saúde em responder às demandas dos usuários e, consequentemente, reduzem a centralidade do atendimento às consultas médicas, além de melhor utilizar o trabalho dos demais profissionais que atuam na UBS, garantindo a satisfação do usuário.

Contudo, o presente trabalho estará avaliando a satisfação dos usuários no atendimento da UBS do bairro Siderlândia com os serviços prestados à sociedade e com isso, corrobora para o cumprimento dos direitos sociais dos munícipes de Volta Redonda.

Um dos instrumentos necessários para atingir o objetivo é bom planejamento, organização, direção e controle.

Após a realização das pesquisas, foi confeccionado à matriz abaixo, para dar suporte na análise dos fatores positivos e negativos apresentados na Unidade Básica e Saúde pesquisada pelos pacientes atendidos.

ANÁLISE MATRIZ SWOT

FATORES POSITIVOS FATORES NEGATIVOS

(5)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

5

Oportunidades Ameaças

Figura1 - Matriz SWOT – Análise dos Fatores positivos e negativos dentro da Organização. Fonte: Figura 1 elaborada pelos autores com os dados da pesquisa.

4 – Desenvolvimento

4.1 - Características da população usuária dos serviços da UBS Siderlândia. Após a coleta dos dados, através da pesquisa realizada por meio e um questionário, ficou constatado pela primeira variável da pesquisa (características da população - dados pessoais), que dos entrevistados 30 eram do sexo masculino, com 33,33% e 60 do sexo feminino, com 66,66%. Segundo Queiroz MS (1993, p.279-82), “isso ocorre, devido à mulher ser a personagem no que se refere às questões relacionadas à saúde e a doença, pois é ela quem avalia as condições de saúde, tanto a sua própria como a dos demais membros da família e procura os profissionais necessários para resolução (cura) de cada caso, sendo maior na sua busca pelos serviços de saúde”.

A faixa etária predominante dos entrevistados foi composta entre 40 a 70 anos, demonstrando um grau de maturidade dos entrevistados e veracidade na pesquisa. De acordo com a Fundação João Pinheiro (2005, p.4). “O semiletrado é um indicador muito importante utilizado nas sociedades modernas. Considera-se que uma pessoa é semiletrada, quando se tem menos de quatro anos de estudo”.Neste estudo, 30% dos entrevistados apresentavam ser semiletrados , 50% haviam completado o ensino fundamental, 20% o ensino médio e nenhum paciente havia completado o ensino superior.

- Acessibilidade ao serviço público de saúde aos cidadãos;

- Especializações médicas; - Infraestrutura complexa; - Equipamentos modernos;

- Em alguns casos, demora no atendimento; - Falta de medicamentos;

- Falta de médicos;

- Salários incompatíveis com as formações profissionais; - Falta de reconhecimento;

- Demora nos resultados;

- Falta de ambulância, UTI móvel;

- Parcerias com o Governo Federal;

- Aumentar a quantidade das Unidades básicas de Saúde;

- Maior flexibilidade nos horário, proporcionando o aumento a demanda de usuários, com isso, não sobrecarregaria o turno diurno, ocorrendo maior distribuição nos atendimentos por turno.

- Não cumprimento das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde;

- Falta de verba financeira;

(6)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

6 4.2 - Características dos serviços prestados pelos profissionais de saúde: médico, enfermeiro e ACS - Agente Comunitário da Saúde.

Conforme a segunda variável da pesquisa, que considera (características dos serviços prestados pelos profissionais de saúde: médico, enfermeiro e Agente Comunitário da Saúde – ACS), foi verificado que o tratamento do médico com o paciente é de extrema importância.

“O tratamento oferecido pelo médico constitui um fator importante para a emissão de juízo de satisfação e na percepção da qualidade da atenção”. (ORTIZ ESPINOSA RM, MUÑOZ JUÁREZ S, MARTÍN DEL CAMPODL, 2003, p.229-38).

Em relação ao tempo da consulta realizada pelo médico, a maioria dos entrevistados, relataram que a consulta tinha duração de 15 a 25 minutos, indicando 90% satisfeitos e 10% não satisfeitos com a duração das consultas. Este foi superior ao encontrado na literatura, como observado nos estudos de Espinosa et al.O tempo de duração das consultas relatados nas entrevistas , constitui-se em um fator de qualidade do serviço.

A busca pela resolução dos problemas, bem como a qualidade do atendimento recebido, foram os pontos mais destacados quando avaliadas as expectativas do usuário com relação ao encontro com o profissional de saúde. Segundo os entrevistados, o cuidado recebido deve basear-se na escuta, diálogo, atenção e respeito. As variáveis relativas à educação, gentileza, boa vontade, capacidade de escuta e capacidade de entender os motivos do paciente apresentaram um percentual acima de 80% podendo ter influenciado positivamente na percepção de resolutividade do serviço que apresentou um percentual de 90%.

De acordo com o Ministério da Saúde (2002), “ressalta-se que a avaliação positiva dos usuários da relação médico-usuário, confirmam a importância da UBS entre os profissionais de saúde e a população assistida, já que o programa preconiza o acolhimento, cuidado à saúde e atendimento humanizado e resolutivo dos problemas de saúde mais frequentes”.

Em relação à satisfação do usuário 20% e 50% relataram estarem muito satisfeito e satisfeito, respectivamente, com o atendimento prestado pelo médico da UBS. Este resultado confirma os demais parâmetros avaliados que apresentaram percentuais elevados caracterizando uma avaliação positiva pelo usuário deste tipo de atenção.

Segundo Nascimento MS, Nascimento MAA (2005, p. 333-45) “através da consulta de enfermagem é possível proporcionar a ampliação do atendimento na rede básica de saúde, por meio da oferta de ações programáticas e adaptadas às demandas sociais por serviços de saúde, de modo a ser coerente com as noções de território e os problemas de saúde no modelo usuário-centrado”.

Quanto às características da consulta de enfermagem, os entrevistados relataram que a duração era de até 10 minutos. Em relação à satisfação do usuário com o atendimento da

(7)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

7 enfermagem, 90% e 10% relataram estarem satisfeitos e não satisfeitos, respectivamente, com o cuidado prestado pela enfermagem.

De acordo com FORTES PAC, SPINETTI SR (2004, p.70-5) “o ACS exerce função de elo entre a equipe e a comunidade, convivendo com seu cotidiano, estando mais próximo do usuário, com a singularidade, se comparada aos demais profissionais, de preferencialmente residir na sua área de atuação”. O ACS é a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde, o agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade.

Levy et al. (2004, p.197-203) “em estudo qualitativo sobre a percepção dos usuários a respeito do trabalho realizados pelos ACS, destacou como principal atividade desenvolvida às visitas domiciliares, enquanto fator que corrobora a satisfação mostrada pelo usuário”.

Em relação à satisfação do usuário com o atendimento do ACS, 50% dos usuários se mostraram satisfeitos e 50% não satisfeitos.

Tabela 1 – Características das dimensões interpessoais e satisfação em relação ao serviço do médico, da enfermagem e do ACS – UBS do bairro Siderlândia.

Relação interpessoal: Médico Satis feito Não satisfeito Educação 90% 10% Gentileza 90% 10% Boa vontade 80% 20% Capacidade de entender 80% 20% Demonstra desinteresse 90% 10% Enfermagem Satis feito Não satisfeito Educação 90% 10% Gentileza 90% 10% Boa vontade 80% 20% Capacidade de entender 90% 10% Demonstra desinteresse 90% 10% ACS Satis feito Não satisfeito

(8)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO 8 Educação 50% 50% Gentileza 50% 50% Boa vontade 50% 50% Capacidade de entender 50% 50% Demonstra desinteresse 50% 50%

Fonte: Tabela 1 elaborada pelos autores com os dados da pesquisa.  Cálculo da Tabela 1: Médico Satisfação: 80% = 160 e 90% = 270 160+270= 430/5 = 86 Total: 86% satisfeitos Insatisfeitos: 10% = 30 e 20% = 40 30+40 = 70/5 = 14 Total: 14% insatisfeitos Enfermagem Satisfação: 80% = 80 e 90% = 360 80+360= 440/5 = 88 Total: 88% satisfeitos Insatisfeitos: 10% = 40 e 20% = 20 40+20 = 60/5 = 12 Total: 12% insatisfeitos ACS Satisfação: 50% = 250 250/5 = 50 Total: 50% satisfeitos Insatisfeitos: 50% = 250 250/5 = 50 Total: 50% insatisfeitos

Fonte: Cálculos elaborados pelos autores com os dados da pesquisa. 4.3 – Influências das variáveis no grau de satisfação da população

Existem quatro fatores que determinam a satisfação do usuário: características dos usuários e dos profissionais; relação profissional de saúde-paciente; fatores estruturais e ambientais. A satisfação pode ser vista pela reação do usuário diante do contexto, do processo e do resultado global de sua experiência relativa a um determinado serviço.

Neste sentido, pode-se observar que existe uma relação de satisfação e escolaridade, visto que o total de usuários satisfeitos com os serviços prestados pelo médico, pela

(9)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

9 enfermagem e pelo ACS, a maioria no somatório, apresentam ensino fundamental incompleto e ensino fundamental.

Tabela 2 – Nível de escolaridade dos usuários da UBS do bairro Siderlândia.

0 10 20 30 40 50 Ens. Fundamental Incompleto Ens. Fundamental Completo

Ens. Médio Ens. Superior

Escolaridade

Fonte: Tabela 2 elaborada pelos autores com os dados da pesquisa.

O tempo de duração da consulta interfere no juízo de satisfação do usuário com o serviço prestado, isto é, quanto maior a duração a consulta, menos a insatisfação. Desta forma, dos usuários entrevistados, a maioria relata estar satisfeita com o serviço oferecido pela equipe médica, enfermagem e ACS’s.

Ao avaliar a relação profissional – usuário considerou-se como uma relação positiva a avaliação de aspectos como educação, gentileza, boa vontade, capacidade de escuta e capacidade de entender os motivos do paciente e como relação negativa aspecto como desinteresse, no momento da consulta/visita.

Este estudo com relação à satisfação da comunidade usuária dos serviços da UBS Siderlândia aponta um bom nível de aprovação popular, devido ao maior acesso aos cuidados médicos, melhoria do nível de informação do processo saúde-doença e a existência da visita domiciliar como elemento chave da prevenção e do acompanhamento.

5 – Conclusão

Constata-se, então, que aproximadamente 74,66% dos usuários da UBS do bairro Siderlândia, no município de Volta Redonda/RJ, estão satisfeitos com os serviços prestados, havendo uma associação dessa satisfação com as seguintes variáveis: tempo de duração da consulta, relação profissional de saúde–usuário e escolaridade. Ressalta-se que o baixo nível de escolaridade dos usuários pode estar favorecendo o juízo de satisfação em relação ao serviço de saúde, pois o usuário tende a ser mais condescendente com o serviço recebido. Em relação à avaliação dos usuários, este estudo destacou importantes elementos no que se refere

(10)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

10 ao cuidado em saúde, em especial à relação profissional – usuário, destacando-se o estabelecimento de vínculo e reconhecimento do outro como sujeito protagonista da atenção e do cuidado à saúde, entre a equipe multiprofissional e a população.

De modo geral, sob a ótica dos usuários da UBS estudada, pode ser considerada exitosa, contribuindo para o fortalecimento da atenção básica e humanização do setor. O acolhimento enquanto uma postura e prática de ações de atenção e gestão, favorecem a construção de uma relação de confiança e compromisso dos pacientes com os profissionais, sendo ainda um compromisso dos trabalhadores do SUS, que através do desenvolvimento de uma intervenção qualificada, garantem o acesso com responsabilidade e resolutividade nos serviços.

Contudo, a pesquisa realizada, abre novas possibilidades de análises e estudos com relação à opinião dos usuários no aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo município, principalmente em relação a políticas sociais de saúde.

6 – Referências

Gomes Temporão, José. Coordenador do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul) e ex-ministro da Saúde.

Jesus WLA, Assis MMA. Revisão sistemática sobre o conceito de acesso nos serviços de saúde: contribuições do planejamento. Cienc Saúde Colet. 2010 Jan; 15(1):161-70.

Cunha ABO, Vieira-da-Silva LM. Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema. Cad Saude Pública. 2010 Abr; 26(4):725-37.

Ministério da Saúde (BR). Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: A unidade básica de saúde e sua função na rede de apoio social... - 744 - Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2010 Out-Dez; 19(4): 736-44. acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília (DF): MS; 2004.

Queiroz MS. Estratégias de consumo em saúde entre famílias trabalhadoras. Cad Saúde Pública. 1993;9:279-82.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atlas do desenvolvimento humano no

(11)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

11 Brasil. [capturado 2005 nov 22]:[4 p.]. Disponível em: http://www.pnud.org.br/atlas/PR/ educacao_avancos_e_desafios.doc.

Ortiz Espinosa RM, Muñoz Juárez S, Martín Del CampoDL, et al. Consulta externa en instituciones de salud de Hidalgo, México, según la opinión de los usuarios. Rev Panam Salud Pública. 2003;13:229-38.

Brasil. Ministério da Saúde. O Programa Saúde da Família e a atenção básica no Brasil. Brasília; 2002.

Nascimento MS, Nascimento MAA. Prática da enfermeira no Programa de Saúde da Família: a interface da vigilância da saúde versus as ações programáticas em saúde. Ciência Saúde Coletiva. 2005;10:333-45.

Fortes PAC, Spinetti SR. A informação nas relações entre os Agentes Comunitários de Saúde e os usuários do Programa de Saúde da Familia. Saúde Soc. 2004;13:70-5.

Levy FM, Matos PES, Tomita NE. Programa de agentes comunitários de saúde: a percepção de usuários e trabalhadores de saúde. Cad Saude Publica. 2004;20: 197-203.

http://www.portalvr.com/2012-12-20-11-24-20/historia-cidade

7 – Anexos:

Anexo 1 - Questionário: (1ª variável) - Dados pessoais: 1 - Nome: R:

2 - Sexo: ( ) F ( ) M 3 - Idade: R:

4 - Escolaridade:

( ) Fundamental incompleto ( até a 4ª série) ( ) Fundamental completo

( ) Ensino médio ( ) Ensino superior

(12)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

12 (2ª variável) – Relacionadas às características dos serviços prestados pelos profissionais de saúde: médico, enfermeiro e ACS - Agente Comunitário da Saúde.

5 - Você tem fácil acesso a um médico, quando está doente? ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

6 - Você está satisfeito(a) com o tempo de duração da consulta com o(a) médico(a)? ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

7 - Você está satisfeito(a) com o tempo de duração da consulta com o(a) enfermeiro(a)? ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

8 - Você está satisfeito(a) com o atendimento do ACS? ( ) Sim ( ) Não 9 - Relação profissional-paciente:

Médico:

Educação ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Gentileza ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Boa Vontade ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

Capacidade de entender o paciente/escuta ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Demonstra desinteresse ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

Enfermeiro:

Educação ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Gentileza ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Boa Vontade ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

Capacidade de entender o paciente/escuta ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Demonstra desinteresse ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

ACS:

Educação ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Gentileza ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS Boa Vontade ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

Demonstra desinteresse ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS 10– É claro nas explicações informadas ao paciente?

(13)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

13 Médico: ( ) Sim ( ) Não Enfermeiro: ( ) Sim ( ) Não

11 – Apresenta capacidade resolutiva das questões relacionadas à saúde/doença? Médico: ( ) Sim ( ) Não Enfermeiro: ( ) Sim ( ) Não

12 – Grau de satisfação no atendimento. Médico:

Muito satisfeito ( ) Sim ( ) Não Satisfeito ( ) Sim ( ) Não

Insatisfeito ( ) Sim ( ) Não Muito insatisfeito ( ) Sim ( ) Não NR/NS ( ) Sim

Enfermeiro: ( ) Sim ( ) Não Muito satisfeito ( ) Sim ( ) Não Satisfeito ( ) Sim ( ) Não

Insatisfeito ( ) Sim ( ) Não Muito insatisfeito ( ) Sim ( ) Não ( ) Sim

13 - Você acredita que o governo municipal de sua cidade, está investindo recursos necessários para manutenção da saúde em sua cidade?

( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

14 - Os médicos especialistas do posto de saúde atendem a necessidade da população usuária? ( ) Sim ( ) Não ( ) NR/NS

15 - Você acha que os recursos financeiros destinados à compra de remédios e equipamentos são bem aplicados pelo Gestor municipal?

Referências

Documentos relacionados

Para finalizar, o terceiro e último capítulo apresenta detalhadamente o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo a criação de um curso técnico profissional de uso da biblioteca

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento