• Nenhum resultado encontrado

Para chegar ao ato de Colação de Grau é necessário determinado procedimento acadêmicos. A saber:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Para chegar ao ato de Colação de Grau é necessário determinado procedimento acadêmicos. A saber:"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

APRESENTAÇÃO

O presente manual tem o objetivo principal de normatizar as solenidades de colação de grau dos cursos de graduação presencial da Universidade Luterana do Brasil campus Carazinho. Nele são formalizados os procedimentos acadêmicos, atribuições e responsabilidades dos envolvidos, orientações sobre itens necessários na condução do processo de formatura, homenagens, convites, cerimonial e protocolo, bem como as demais condições para a realização das cerimônias.

COLAÇÃO DE GRAU

A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório e, como tal, integra as atividades do respectivo curso e do calendário acadêmico da Universidade. Por se tratar de um ato oficial, existe um protocolo formal a ser seguido, exigindo-se também um planejamento adequado pelos formandos e em consonância com os gestores educacionais a quem estão diretamente ligados.

A cerimônia é realizada em sessão solene e pública, outorgando o grau de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo conforme a proposta legal de oferta do curso escolhido pelo acadêmico.

A emissão do Diploma é posterior à Colação de Grau e segue normas específicas do Regimento da Universidade e normatização específica.

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

Para chegar ao ato de Colação de Grau é necessário determinado procedimento acadêmicos. A saber:

ENADE – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes

Se o curso estiver relacionado entre os participantes do exame obrigatório, não será expedido o Diploma nem o Histórico Escolar para quem for convocado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais) e não comparecer à prova do ENADE.

Compete ao formando obter informações junto à coordenação de seu curso e manter- se atento aos prazos de inscrição para a realização do Exame e à confirmação de seu cadastramento, através das listas do INEP afixadas nos murais da Instituição ou no próprio site do INEP http://www.inep.gov.br.

(3)

ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS FORMANDOS E COMISSÕES DE FORMATURA Formandos:

 Conferir junto à coordenação de curso o seu nome na lista de prováveis formandos;

 Eleger uma Comissão de Formatura integrada por alguns dos prováveis formandos com a supervisão da coordenação de curso. Quando a formatura ocorrer em conjunto com outros cursos, deverão ter representantes de todos eles;

 Contratar profissionais de fotografias, filmagens, sonorização, iluminação, decoração e produtoras em geral, considerando somente as empresas credenciadas pela unidade Carazinho, ficando essas despesas, bem como a execução dos serviços, ao encargo dos formandos;

 Observar e respeitar as determinações superiores quanto a horários, procedimentos formais e orientações gerais constantes neste Manual de Formatura.

Comissões de formatura

A Comissão fará o elo entre os prováveis formandos, a Coordenação de Curso e a Universidade. Cabe à Comissão:

 Informar à coordenação do curso os nomes do paraninfo, homenageados, orador, juramentista e produtora;

 Agendar junto à coordenação de curso, todas as reuniões dos formandos e a data do ensaio de formatura;

 Formandos e comissão de formatura: deliberações conjuntas

Paraninfo, Professores e Funcionário homenageados

A Comissão de Formatura indica, juntamente com os colegas formandos, mediante votação, os nomes do paraninfo, professores e funcionário homenageados os quais deverão fazer parte do quadro funcional da Universidade no momento da votação. Sugere-se homenagear, no máximo, um professor e um funcionário. Cabe à Comissão de Formatura e demais formandos comunicarem ao paraninfo e homenageados, por escrito, a escolha de seus nomes.

*Importante: não são permitidos apitaços, uso de equipamentos sonoros ou qualquer tipo de

atividade que perturbe o andamento das aulas. Nem mesmo a utilização de confetes e chuva de prata durante o anúncio dessas escolhas ou nas cerimônias.

(4)

**Observação: a Produtora não poderá incentivar e nem acompanhar tais atividades sob o

risco de ser descredenciada.

Orador e Juramentista

 Cada Comissão de Formatura, juntamente com seus colegas, escolhe através de votação o orador e o juramentista daturma;

 O orador elabora seu discurso com, no máximo, duas (2) laudas (Fonte Arial 12 espaçamento entre linhas 1,5) e com quinze (15) dias de antecedência da formatura, entrega-o na coordenação docurso e Coordenação de Extensão;

Convites

 A Comissão de Formatura e demais formandos providenciam a confecção dos convites da sua turma;

 Nas fotos dos convites de formatura o formando deverá estar sem capelo (chapéu), pois este representa a outorga do grau que somente será atribuída no momento da cerimônia;

 O modelo do convite inclui itens exigidos pela Universidade, conforme anexo neste documento. Outras informações serão fornecidas previamente ao coordenador de curso e à Coordenação de Extensão;

 Antes da impressão, deverá ser encaminhada uma prova do convite, com quinze (15) dias de antecedência a partir da data para impressão, por meio eletrônico (PDF ou JPG) ou CD, para a coordenação do curso realizar a revisão dos itens obrigatórios, mensagens e demais informações. A coordenação tem o prazo de uma semana para devolvê-lo com as devidas correções à Comissão de Formatura. Caso sejam necessárias correções, este deverá retornar à

Coordenação para nova revisão antes daimpressão;

 Cada aluno encarrega-se da expedição de seus convites, devendo a Comissão de Formatura entregar três (3) exemplares (Secretaria Geral, Coordenação do Curso e Coordenação de Extensão) ao Coordenador do Curso até trinta (30) dias antes da formatura, para efeitos de arquivamento e notificação às autoridades da Instituição.

(5)

*Observação: a Universidade não se responsabiliza pela revisão de convites individuais dos

formandos, apenas pelo convite oficial.

Dados obrigatórios no convite

1. Logomarca da Universidade na capa do convite; 2. Identificação do curso;

3. Autoridades da mantenedora AELBRA (presidente evice-presidente); 4. Autoridades da REITORIA (Reitor, Vice-reitor,Pró-reitores);

5. Autoridades da Unidade (Diretor, Coordenador Acadêmico, Coordenador do Curso, Capelão Universitário);

6. Relação dos formandos (nome completo); 7. Data, horário e local do Culto deFormatura; 8. Data, horário e local da Colação de Grau;

9. Nome do paraninfo, professores e funcionário homenageados; 10. Juramento e nome do Juramentista;

11. Nome do Orador.

Observação: Os dados oficiais estão disponíveis nos anexos deste manual e no site da

Universidade.

Dados opcionais no convite:

 Agradecimentos;

 Mensagens;

 Lema.

Da Solenidade

A solenidade de Colação de Grau é um ato institucional. Portanto, o acadêmico deverá seguir as normas da Universidade e o protocolo desta.

Do local da Solenidade de Colação de Grau

 Todas as colações de grau ocorrem no Salão de Atos da Ulbra Carazinho.

As turmas com mais de 20 alunos formandos poderão solicitar a Colação de Grau fora das dependências da Universidade, desde que seja enviado um pedido escrito, com a

(6)

lista de nomes (completos) dos acadêmicos formandos. Esta solicitação será avaliada pela Coordenação de Curso, com a aprovação final da Direção do campus. Nesta mesma solicitação deverá constar por escrito que a Comissão de Formatura está ciente de que a Colação de Grau fora das dependências da Universidade somente poderá se realizar em formato de auditório, sendo vedada a formação de mesas para jantar.

Do Período de Realização da Colação de Grau Solene e de Gabinete

 No primeiro semestre, as solenidades de Colação de Grau são realizadas no mês de agosto, e as formaturas de gabinete também no mês de agosto. No segundo semestre, aquelas ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro e março e estas no mês de abril. O agendamento deve seguir procedimentos descritos no item atribuições da Comissão de Formatura.

 Os formandos que por algum motivo não puderem fazer parte do ato solene de Colação de Grau deverão encaminhar na Central de Atendimento ao Aluno uma justificativa escrita para ser avaliada, sendo deferida ou não pela Coordenação de Curso.

 A Universidade orienta que as turmas de formandos com menos de doze alunos realizem a solenidade de Colação de Grau com outro curso, também com número reduzido de formandos.

Do Protocolo

 O protocolo da solenidade é da Universidade e o cumprimento do mesmo é de responsabilidade da Coordenação de Curso. O ato litúrgico ou Culto de Formatura é parte integrante da solenidade de Colação de Grau, e é de responsabilidade da Capelania. Toda e qualquer mudança no protocolo, sugerida pela comissão de formatura, deve ser submetida à apreciação e aprovação da Coordenação de Curso e da Coordenação de Extensão.

DAS PRODUTORAS DE EVENTOS

Somente serão aceitas as Produtoras de Eventos que possuem cadastro e estão autorizadas pela Universidade a realizarem as Colações de Grau da ULBRA Carazinho, que, no momento, são as seguintes:

 Center Collor ... ... - Fone: (54) 3311-1419  DL Formaturas ... ... - Fone: (54) 3312-3200  Pontual Formaturas e Eventos...- Fone: (49) 3316-2543

(7)

produtoras com a universidade e a parceria existente entre ambas. Este regulamento é entregue e assinado por todas as produtoras de eventos que possuem autorização para realizarem as Colações de Grau da Ulbra, as quais declaram estar cientes do mesmo.

À Comissão de Formaturas é facultado contratar produtora de eventos para decoração do ambiente, telão, som, iluminação extra, mimos, togas dos formandos, coordenadores e professores componentes da mesa. A vestimenta da equipe diretiva (Direção, Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão) fica a cargo da universidade.

FICA VEDADO:

 Oferecer bebida alcoólica aos formandos nas dependências da Universidade;

 Alterar o cerimonial da formatura ou as determinações gerais da Universidade.

 Observação: Caso essas orientações não sejam seguidas, a produtora será descredenciada.

ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES

Compete à:

Assessoria Administrativa – Norma Wurfel

 (norma.wurfel@ulbra.br)

 Responsabilizar-se pela limpeza, organização dos auditórios, sinalização do campus, bem como a disponibilização do som e telão da Universidade caso os acadêmicos queiram utilizar.

 Realizar a vistoria (escrita e assinada) dos locais que serão utilizados pela produtora, como Salão de Atos, corredores de passagem e de entrada.

 Verificar se os pagamentos e taxas estão de acordo.

 Liberar o Salão de Atos e sala para arrumação e preparo dos alunos no dia da Colação de Grau.

 Organizar o plantão de auxiliares se necessário, orientar vigilância para iluminação do campus.

Coordenação de Curso

 Orientar os formandos sobre a constituição da Comissão de Formatura. Orientar com a devida antecedência, a Comissão de Formatura, quanto à solicitação de estudo de currículo para Colação de Grau, à escolha de homenageados, orador, juramentista, bem como quanto prazos estabelecidos.

(8)

 Realizar reuniões com a Comissão de Formatura com frequência, acompanhando os trabalhos desta.

 Garantir e responsabilizar-se pelo cerimonial de Colação de Grau, acompanhando a organização do evento (composição da mesa, pontualidade, solenidade do ato), não permitindo alterações das normas da Universidade e dirigindo as atividades de Colação de Grau. Enviar à Central de Atendimento ao Aluno a ficha de Colação de Grau com as informações ali solicitadas, juntamente com a relação nominal dos prováveis formandos até o final dos meses de abril e de setembro, conforme o semestre de formatura. A central de atendimento deverá ser informada de qualquer alteração ocorrida no processo. Obs.: O modelo da ficha de Colação de Grau poderá ser retirado com a secretária geral.

 Enviar os convites de formatura à Direção e a Assessoria de Comunicação Social –ACS, 30 dias antes da data da Colação de Grau.

Secretaria Geral – Maria Cristina da Silva

 (secgeral.czo@ulbra.br)

 Assessorar e acompanhar as solenidades de Colação de Grau.

 Agendar com os formandos a data para o ensaio geral levando consigo o protocolo de formatura.

 Preparar e expedir a documentação do formando.

 Elaborar a ata de Colação de Grau e realizar a leitura da mesma, assessorando na execução do evento.

 Realizar o agendamento das solenidades de Colação de Grau.  Elaborar a planilha de formaturas.

Assessoria de Comunicação Social (ACS) – Andresa Rosa de Lima

(

acs.carazinho@ulbra.br

)

 Divulgar planilha de formaturas no site da Ulbra Carazinho.

 Enviar às produtoras mensagem institucional (atualizada), hino nacional e hino da Ulbra para edição da solenidade de Colação de Grau.

Coordenação de Extensão – Rejane Seitenfuss Gehlen

(rejane.gehlen@ulbra.onmicrosoft.com)

 Fazer a composição do cerimonial (protocolo) e enviar uma cópia à secretaria geral, para realização do ensaio com os formandos, viabilizando assim a correção de

(9)

qualquer inconsistência nos dados.

Capelania - Elton Fischer

(elton.fischer@ulbra.br)

 Organizar e executar os cultos de formatura.

 Realizar o momento litúrgico durante a solenidade de Colação de Grau. Entregar a bíblia aos formandos.

 Elaborar a mensagem a ser colocada nos convites de formatura e enviar aos formandos num prazo de noventa dias antes da Colação de Grau.

SOLENIDADE

 Cerimonial/Protocolo

 O cerimonial e o protocolo da solenidade são estabelecidos pela Universidade;

Deverão compor a mesa de autoridades:

 Coordenador do Curso;

 Paraninfo; Representante da Mantenedora;

 Representante da Pastoral;

 Representante da Secretaria Geral.

***Observações:

 Caso o curso tenha por hábito eleger um professor homenageado para a turma de formandos, esse também deverá compor a mesa de autoridades. O representante do Conselho Profissional, quando convidado, também deverá fazer parte da mesa, não

lhe sendo atribuído o uso da fala. Os homenageados poderão compor a mesa desde

que se mantenha um número adequado e seguro de pessoas no palco, evitando acidentes e dificuldade de circulação.

 A veiculação do vídeo institucional da Universidade e do áudio com orientações sobre as normas de segurança nos auditórios são obrigatórios antes do início da cerimônia;

 A veiculação da mensagem do Reitor é obrigatória nas cerimônias onde ele não estiver presente;

 O presidente da mesa, como representante do Reitor, tem autonomia para encerrar a cerimônia de formatura caso não sejam respeitadas, durante o evento, as orientações

(10)

deste manual.

 O tempo de duração da cerimônia não deverá ultrapassar 1 hora e 45 minutos;

 Formaturas em gabinete são possíveis somente mediante a apresentação de justificativa fundamentada, que torne inviável a participação na formatura solene e ocorre após a realização da cerimônia de colação de grau, em data definida pela Direção do Campus e Secretaria Geral. Há prazos e trâmites a serem cumpridos para

o pedido de formatura em gabinete constantes do calendário acadêmico e no site da Universidade, no link Espaço Acadêmico.

HINOS

Hino Nacional e Rio-grandense

 O Hino Nacional Brasileiro e o Rio-grandense serão executados em todas as solenidades de Formatura;

 Durante sua execução, o público deverá manter postura de respeito, de pé, emsilêncio;

 Não é necessário voltar-se para a bandeira no momento da execução dos hinos, basta tomar atitude de respeito;

 É necessário descobrir a cabeça, retirando a borla, no momento da execução doshinos;

 O Hino Nacional brasileiro é executado no início da cerimônia, enquanto o Rio-grandense é ao final dela.

HINO DA ULBRA

 O hino da ULBRA será executado em todas as cerimônias de formatura logo após o Hino Nacional Brasileiro;

 Nas solenidades de Formatura será projetada a letra do Hino da ULBRA em telão ou outro recurso.

BANDEIRAS

 Nas solenidades de Formatura da ULBRA serão utilizadas as seguintes Bandeiras:

 Bandeira Nacional;

 Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul;

 Bandeira do Município;

 Bandeira da ULBRA.

(11)

direita olhando-se do palco para aplateia;

 A panóplia/dispositivo deverá ter a seguinte composição (considerando a visão da plateia para o palco):

INDUMENTÁRIA

Beca dos formandos

 Os/as formandos/as trajarão túnica preta com faixa na cor da área do conhecimento, podendo ou não utilizar ombreone preto (pequenacapa);

 O traje é acompanhado do capelo preto (popularmente chamado chapéu do/a formando/a) e jabour;

 A utilização da cor do curso também, e somente, será permitida nas bordas do ombreone (caso seja utilizado) e docapelo.

Observação: Para os formandos, sugerimos calça, sapatos e meias na cor preta.

Para as formandas, sapatos ou sandálias, calça comprida escura ou vestido em qualquer cor/tonalidade.

Beca das autoridades acadêmicas da mesadiretiva

 As autoridades acadêmicas, incluindo diretores, coordenadores, paraninfos e professor homenageado (quando houver) trajarão beca preta, com ombreone (pequena capa usada sobre os ombros) e faixa na cor da área do conhecimento correspondente à sua formação acadêmica;

 O traje é acompanhado do capelo (popularmente chamadochapéu).

Observação: A cor branca é exclusiva do Reitor e representa todas as áreas do

conhecimento.

SALÃO DE ATOS

 Os formandos e a produtora deverão respeitar a lotação máxima do espaço disponível para o ato de Colação de Grau controlando do número de convidados. Com o objetivo de proteger a vida das pessoas no caso de algum sinistro, não será permitida a superlotação do ambiente, limitando-se o número de presentes ao número de poltronas.

(12)

DISCURSOS

 No caso de formaturas conjuntas, os formandos deverão eleger um representante do grupo para que seja o orador, independente do curso, ele falará em nome de todos;

 Os paraninfos poderão eleger apenas um para discursar em nome de todos, evitando, assim, que as falas se tornem cansativas para os formandos eplateia;

Observação: Durante a solenidade, não serão permitidos pronunciamentos

individuais por parte dos formandos, o orador representará a turma.

HOMENAGENS

 Os formandos poderão prestar homenagem aos pais, professores e funcionário;

 Os familiares deverão permanecer em seus lugares no momento da homenagem.

NORMAS GERAIS

 É proibido o uso de bebidas alcoólicas nas dependências da Universidade, incluindo-se os coquetéis que antecedem a cerimônia de colação de grau em outros espaços;

 É proibida a permanência de animais de pequeno ou grande porte durante a realização do ato solene. Com exceção de cão-guia para portadores de deficiência visual, conforme Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005, DOU de 28/06/2005;

 É vedada a presença de familiares e demais acompanhantes no palco do auditório enquanto se realiza a cerimônia, salvo para entregar o certificado, conforme mencionado no item Condições de Formatura destemanual;

 Não é permitida a utilização de equipamentos sonoros, confetes e chuva de prata nas dependências da Universidade;

 É vedada a execução de hinos de clubes de futebol, canções de partidos políticos, bem como carregar bandeiras no momento da colação de grau ou qualquer outra atitude que venha depreciar o ato solene;

 Não são permitidas homenagens pessoais de familiares ou amigos aos formandos no momento da solenidade, como a entrega de anéis de formatura, por exemplo;

 Não é permitida a apresentação de escolas de samba, grupos teatrais, bandas musicais ou assemelhados nos locais onde estão sendo realizadas as solenidades de formatura;

 A pontualidade do evento é indispensável em respeito aos convidados, demonstrando a nossaresponsabilidade;

(13)

demais convidados;

 É proibida a utilização de artefatos pirotécnicos ou qualquer propagador de chamas nas dependências do campus;

 Situações não contempladas neste manual serão avaliadas pela coordenação do curso em conjunto com a Coordenação de Ensino e a Direção do Campus.

(14)

ANEXO 1

AUTORIDADES DA UNIVERSIDADE

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA

Presidente: Paulo Augusto Seifert

Vice-Presidente: Leonir Mittmann

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

Reitor: Marcos Fernando Ziemer

Vice-reitor: Ricardo Willy Rieth

Pró-reitor Pró-reitor Acadêmico: Pedro Antonio González Hernández

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – Campus Carazinho

Diretora Geral: Mari Salete Zanella Taietti

Coordenadora Acadêmica: Eloísa de Ávila Pauletto

Coordenação de Extensão: Rejane Seitenfuss Gehlen

Coordenador do Curso: (nome completo)

(15)

ANEXO 2

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA CURSO Curso: Administração

Faixa: Azul Juramento:

“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais; observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da Pátria.”

Curso: Arquitetura e Urbanismo Faixa: Azul

Juramento: “Prometo cumprir fielmente os deveres inerentes ao título de arquiteto e

urbanista, honrar e defender os valores do espírito, da verdade e da ética, assim como contribuir permanentemente na busca de uma sociedade justa, digna e fraterna.”

Curso: Biomedicina Faixa: Verde

Juramento: “Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades

inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiados. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência e da confiança dos homens.”

Curso: Design Faixa: Azul

(16)

Juramento: “Ao exercer a profissão de designer, prometo desenvolver e valorizar o design com

competência, atitude profissional, consciência ecológica e postura ética, atuando desta forma, como agente da transformação sociocultural.”

Curso: Design de Interiores Faixa: Azul

Juramento: Juro, no exercício da minha profissão de designer de interiores, devotar toda a

minha energia e conhecimento em prol do bem- -estar, segurança e dignidade do ser humano, respeitando com a minha conduta o código de ética elaborado pelos meus pares, com responsabilidade e respeito, assumindo o compromisso de honrar a profissão e nunca me deter na busca de caminhos apropriados para a melhoria da qualidade de vida e da relação do homem com o seu habitat. Pelos que antes vieram e pelos que no futuro virão assim eu juro!

Curso: Direito Faixa: Vermelho

Juramento: “Prometo, no exercício das minhas funções e de meu ofício, respeitar os princípios

éticos e morais sobre os quais se assentam as Leis e a Justiça, valendo-me deles para assegurar aos homens os seus direitos fundamentais e intocáveis, defendendo a liberdade e nunca faltando à causa da humanidade! Prometo fazer da minha tarefa uma luta pela liberdade, sem qual o Direito não sobreviverá. Acima de tudo, fazer da Lei um abrigo dos cidadãos e do Direito o meio de alcançar a Justiça”.

Curso: Educação Física – Bacharelado e Licenciatura Faixa Bacharelado: Verde

Faixa Licenciatura: Roxo

Juramento: “Diplomando-me pelo Curso de Educação Física, tomo o compromisso de bem

cumprir os deveres da minha profissão e, sob os ditames da minha consciência e dos ensinamentos recebidos, destinar meus esforços em prol da saúde, educação e integridade do ser humano. Juro, livre e solenemente, manter e elevar os ideais de ética e da moral com seriedade e dedicação.”

Curso: Engenharia Civil Faixa: Azul

Juramento: “Juro, no exercício das funções de engenheiro civil, somente executar atos ditados

pela consciência do meu dever, honrar os ensinamentos que recebi, cooperar sempre para o desenvolvimento da ciência e fazer tudo quanto em mim couber pela grandeza moral, social e material da humanidade.”

(17)

Curso: Engenharia de Produção Faixa: Azul

Juramento: “Por este juramento solene, prometo honrar a profissão de engenheiro de

produção, concorrer para o desenvolvimento, e aplicação da ciência e tecnologia, observar os postulados da ética profissional, e cumprir meu dever para com a Pátria.”

Curso: Enfermagem Faixa: Verde

Juramento: “Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro: Dedicar minha vida

profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições”.

Curso: Estética e Cosmética Faixa: Verde

Juramento: “Prometo, no exercício da minha profissão, promover a beleza e o bem-estar, com

zelo, diligência e honestidade, respeitando as diferenças, a vida, a saúde, os princípios éticos e as leis do país”.

Curso: Gestão de Recursos Humanos Faixa: Azul

Juramento:

“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais; observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da Pátria.”

Curso: Logística Faixa: Azul

(18)

legais, objetivando o aperfeiçoamento da logística, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.

Curso: Sistemas de Informação Faixa: Azul

Juramento: “Prometo que, no exercício profissional, serei fiel aos preceitos da honra e da

ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento da Informática em benefício do cidadão e da sociedade”.

(19)

Referências

Documentos relacionados

Salientamos que, para a soja, ainda é cedo para se especular quanto a redução de área e produtividade, lembrando que as dificuldades com a semeadura do milho podem

[r]

CAMPUS JOSÉ VASQUEZ DIAZ – BOM JESUS Bolsa Trabalho – Manhã. Nº Nome Matricula

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial