• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MESQUITA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MESQUITA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MESQUITA

DELIBERAÇÃO CME Nº 005/2013 “Fixa normas para matrícula de alunos na Rede Municipal de Ensino do Município

de Mesquita e dá outras providências”. O Conselho Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, e

• Considerando o disposto nos artigos 205, 206 e 208, da Constituição Federal;

• Considerando o contido nos artigos 23§ 1º e 24, inciso II letras “b” e “c” da Lei Federal nº 9394/96 e nos artigos 3º e 4º da Lei Federal nº 11.274/06;

• Considerando o artigo 4º da Lei Federal nº 11.700/08; • Considerando a Lei Federal n° 12.796/13;

• Considerando a Resolução CNE/CEB n° 03/10;

• Considerando a necessidade de estabelecer as normas e os procedimentos relativos ao ingresso e permanência dos alunos nas Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação.

DELIBERA: Art. 1º - É dever do Estado, garantir a oferta de Educação de Educação Infantil, creche e pré-escola, pública, gratuita e de qualidade, sendo obrigatória a matrícula de crianças que completam 4 (quatro) e 5 (cinco) anos até 31 de março do ano de ingresso do aluno. Ficando estabelecida seguinte organização:

I - Educação Infantil

a) Berçário 1 – 4 meses até 11 meses

b) Berçário 2 – 1 ano até 2 anos a completar após 31 de março do ano da matrícula. c) Infantil 2 – 2 anos a completar até 31 de março do ano da matrícula.

d) Infantil 3 – 3 anos a completar até 31 de março do ano da matrícula. e) Infantil 4 – 4 anos a completar até 31 de março do ano matrícula. f) Infantil 5 – 5 anos a completar até 31 de março do ano matrícula.

Art.2º - O Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino será organizado em 9 (nove) anos de escolaridade, com matrícula a partir dos 6 (seis) anos a completar até 31 de março, no 1º (primeiro) ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Ficando estabelecida a seguinte organização:

I - Ensino Fundamental:

a) 1º ano de escolaridade – 101, 102... corresponde a 1ª Etapa do ciclo b) 2º ano de escolaridade – 201, 202... corresponde a 2ª Etapa do ciclo c) 3º ano de escolaridade - 301, 302... corresponde a 3ª Etapa do ciclo d) 4º ano de escolaridade – 401, 402... corresponde a 3ª Série

e) 5º ano de escolaridade – 501, 502... corresponde a 4ª Série f) 6º ano de escolaridade – 601, 602... corresponde a 5ª Série

(2)

g) 7º ano de escolaridade – 701, 702... corresponde a 6ª Série h) 8º ano de escolaridade – 801, 802... corresponde a 7ª Série i) 9º ano de escolaridade – 901, 902... corresponde a 8ª Série

Parágrafo Único - Os 3 (três) primeiros anos do Ensino Fundamental correspondem ao Ciclo básico de Alfabetização.

Art. 3º - O Ensino Fundamental, modalidade de Educação de Jovens e Adultos será organizado no período diurno e noturno, da seguinte forma:

1º Período – Ciclo de Alfabetização (1º ano de escolaridade) com duração de um ano. 2º Período – 2 º de escolaridade com duração de um semestre.

3º Período – 3 º de escolaridade com duração de um semestre. 4º Período – 4 º de escolaridade com duração de um semestre. 5º Período – 5 º de escolaridade com duração de um semestre. 6º Período – 6 º de escolaridade com duração de um semestre. 7º Período – 7 º de escolaridade com duração de um semestre. 8º Período – 8 º de escolaridade com duração de um semestre. 9º Período – 9 º de escolaridade com duração de um semestre. Art.4º - As modalidades de matrícula são:

I. inicial; II. renovada;

III. por transferência. Da matrícula inicial

Art.5º - Matrícula inicial é a que se dá na Educação Infantil, nas classes especiais da Educação Especial e em qualquer ano de escolaridade no Ensino Fundamental e período da modalidade Educação de Jovens e Adultos, desde que se trate da primeira matrícula na vida escolar do indivíduo.

Parágrafo Único – Constitui, também matrícula inicial, aquela prevista no art.24, inciso II, letra”c” da Lei Federal nº 9394/96.

Art. 6º - As classificações para fins de regularização de vida escolar deverão ser realizadas até 30 de abril para Ensino Fundamental e 1° Quadrimestre da Educação de Jovens e Adultos, e até 30 de setembro para 2° Quadrimestre da Educação de Jovens e Adultos, sendo de responsabilidade da Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Secretaria Escolar específica de cada unidade.

Art. 7º - As classificações de alunos do 1º Ciclo básico de alfabetização do Ensino Fundamental deverão ser realizadas com base no critério etário especificado nesta lei, sendo necessário relatório diagnóstico do aluno, que deverá ser preenchido até 30 de abril. Neste relatório deverá constar a observação: “Aluno classificado conforme critério etário estipulado no artigo específico da legislação vigente”, além de descrição dos aspectos do processo de aprendizagem do aluno em relação aos objetivos previstos no ano de escolaridade correspondente à sua faixa etária. O relatório deverá ser arquivado

(3)

na pasta do aluno juntamente com o Termo de Responsabilidade e o Termo de Regularização de Vida Escolar, devidamente preenchidos.

Art. 8º - As reclassificações no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos considerarão o contido na Lei Federal 9.394/96 no artigo 23 § 1º, e só poderão ser realizadas, após decorridos 30 (trinta) dias do início do ano letivo, salvo casos de reclassificação de alunos reprovados por freqüência inferior a 75%, com acompanhamento da Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e da Supervisão Educacional.

Art. 9º - As reclassificações de alunos da educação básica, regularmente matriculados que demonstrem rendimento escolar superior ao mínimo previsto para a promoção, e que tiverem sido considerados não promovidos por insuficiência de freqüência, deverão ser realizadas ao final do ano, visando o ajuste adequado ao Censo Escolar.

Art. 10 - A matrícula de crianças que já possuem escolaridades anteriores, provenientes de outras redes de ensino devidamente registradas, deverá ser realizada de acordo com seu histórico escolar, mesmo durante o 1º Ciclo básico de alfabetização do Ensino Fundamental.

Art. 11 - A matrícula inicial na Educação Infantil será efetivada obedecendo aos seguintes critérios:

I. Proximidade da residência do interessado, conforme estabelecido no art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

II. Crianças com irmão na unidade;

III. Disponibilidade física de cada unidade escolar;

IV. Crianças em situação de risco ou oriundas de situações familiares de risco; V. Acometidas por doenças crônicas;

VI. Crianças com necessidades especiais;

VII. Necessidade do responsável que depende da matrícula para trabalhar; VIII. Renda familiar até 02 (dois) salários mínimos.

Parágrafo único – Caso o número de candidatos na primeira matrícula for superior às vagas oferecidas nas unidades escolares, será realizado sorteio público organizado pela SEMED, objetivando a transparência no acesso dos alunos a rede municipal de Educação.

Art. 12 - A matrícula inicial no Ensino Fundamental obedecerá aos seguintes critérios: I. Proximidade da residência do interessado, conforme estabelecido no art. 53

do Estatuto da Criança e do Adolescente; II. Crianças com irmão na unidade;

III. Disponibilidade física de cada unidade escolar;

IV. Alunos com necessidades educacionais especiais, conforme estabelecido no art. 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

(4)

V. Crianças em situação de risco ou oriundas de situações familiares de risco VI. Alunos oriundos da Rede Municipal que retornarem aos estudos;

VII. Aluno com menor idade; VIII. Alunos em outras situações.

Art. 13 - A estrutura curricular das classes de Educação Especial será organizada de forma flexível, cumprindo o que dispõe a Deliberação 291/CEE/04 e as diretrizes curriculares para Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Parágrafo único - Para matrícula inicial de alunos com deficiência, serão obedecidos os seguintes procedimentos:

I. O responsável poderá dirigir-se a qualquer Unidade Escolar da Rede Municipal de ensino, quando preencherá a ficha de matrícula, declarando a necessidade especial educacional do educando;

II. A Unidade Escolar encaminhará a ficha de matrícula à Coordenação de Educação Especial da SEMED para encaminhamentos, visando o caráter da inclusão.

Art. 14 - Para matrícula inicial no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos será exigida a idade mínima de 15 anos completos, conforme Resolução CNE/CEB n° 03/2010.

Art. 15 - A matrícula poderá ser feita pelo próprio candidato, quando for maior, capaz ou emancipado, pelo pai, mãe ou responsável legal, na forma da lei civil do Estatuto da Criança e do Adolescente (guardião, tutor ou curador), nos demais casos.

Parágrafo único – A retirada de quaisquer documentos só poderá ser realizada pelo representante legal do aluno.

Art.16 - Para a realização de matrícula inicial ou por transferência deverão ser apresentados os seguintes documentos:

I. Cópia da certidão de nascimento ou casamento; II. 03 (três) fotos (3x4) recentes;

III. Histórico escolar ou declaração em que deverá constar o ano de escolaridade que o aluno deverá cursar com ou sem dependência;

IV. Cópia do cartão de vacinação (Educação Infantil); V. Cópia do comprovante de tipo sanguíneo;

VI. Cópia do comprovante de residência/atualização de endereço;

VII.Comprovação da regularidade com o serviço militar (aluno do sexo masculino, maior de 18 anos);

VIII.Cópia de documento de identidade (aluno de maior idade).

§ 1º - A falta de qualquer documento relacionado acima não impedirá a realização da matrícula, porém para fins escolares, só passa a ser reconhecida a concretização da matrícula quando o aluno apresenta toda a documentação exigida no período de até 45 dias para sua legitimação.

(5)

§2º - Será exigido na matrícula do aluno:

I – Nome completo, sem abreviaturas; II – Data de Nascimento;

III- Nome Completo da mãe, sem abreviaturas; IV – Naturalidade (Município e UF);

V – Sexo; VI – Cor/ Raça.

Art. 17 - A matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino é gratuita, sendo vedada a cobrança de quaisquer custos no ato da mesma, e sua infração está sujeita às sanções civis, penais e administrativas previstas na legislação vigente.

Art.18– A equipe administrativa- pedagógica da Unidade escolar deverá encaminhar a SEMED a relação dos alunos que não apresentarem certidão de nascimento.

Parágrafo Único – A SEMED comunicará ao Ministério Público o descumprimento da apresentação da certidão de nascimento.

Art. 19 – As disposições desta Deliberação aplicam-se em caráter excepcional à matrícula inicial, em qualquer época do ano observando-se:

I. O atendimento diferenciado com base na Constituição Federal;

II. O preenchimento pelo responsável de termo de esclarecimento, comprobatório dos motivos pelos quais o aluno não foi matriculado no período destinado às matrículas;

III. O conhecimento prévio de cada aluno, observando o grau de desenvolvimento IV. De acordo com a disponibilidade de vagas nas Unidades Escolares.

Parágrafo Único – A base percentual de frequência será estabelecida a partir do ato da matrícula, salvo casos de matrículas realizadas após 30 de setembro.

Da matrícula renovada

Art. 20 – A matrícula renovada é a que se dá na Educação Infantil, nas classes especiais da Educação Especial e em qualquer ano de escolaridade no Ensino Fundamental e na fase da modalidade Educação de Jovens e Adultos, caracterizando-se uma ou mais das seguintes situações:

I. Quando o aluno retoma os estudos no mesmo estabelecimento de ensino, considerando os resultados de promoção ou não promoção, obtido no último ano cursado;

II. Quando há interesse do responsável, ou do aluno quando maior, ao retornar aos estudos, tendo sido considerado desistente na mesma unidade escolar, caso haja disponibilidade de vagas.

(6)

Da matrícula por transferência

Art. 21 – Transferência é a passagem do aluno, de um estabelecimento de ensino para outro.

Art. 22 – A matrícula por transferência ocorre quando o aluno apresenta à instituição de ensino de destino histórico escolar emitido pelo estabelecimento de ensino de origem, constando, obrigatoriamente, todos os dados pertinentes à vida escolar do mesmo, até a data de emissão do documento.

§ 1º O aluno poderá efetuar a matrícula com a Declaração de Escolaridade emitida pela escola de origem.

§ 2º A declaração não substitui o histórico escolar e não poderá conter rasuras. § 3º O aluno deverá apresentar o histórico escolar num prazo máximo de 30 (quarenta e cinco) dias, a contar da data do requerimento de matrícula, ficando a partir daí, sua matrícula vinculada ao critério de classificação, independente de escolaridade anterior.

§ 4º Para a expedição dos documentos de transferência, não poderá ser exigida a declaração de vaga.

§ 5º Quanto à transferência de aluno proveniente de escola localizada fora do território brasileiro, a matrícula na instituição receptora será feita por classificação ou reclassificação resultante de processo de análise que:

I. terá como base as normas curriculares gerais;

II. acatará as disposições do respectivo acordo Cultural, quando existente, em particular as concernentes à equivalência de estudos.

III. poderá ser feita por classificação ou por reclassificação, por iniciativa da instituição de ensino de destino, com anuência dos responsáveis, de acordo com as normas curriculares gerais e compatibilizando a realidade das instituições de ensino.

Art. 23 - A nenhuma escola, qualquer que seja a razão alegada, é lícito negar transferência de seus alunos para outro estabelecimento de ensino.

Art. 24 - No ato da transferência o aluno deve receber da instituição de origem, para apresentação e arquivamento na Instituição de destino, uma declaração de escolaridade e posteriormente, no prazo de 30 dias, o histórico escolar, em papel timbrado, que informe:

I. A identificação completa do aluno;

II. O ano de escolaridade cursado no estabelecimento e em outros freqüentados, anteriormente, se for o caso;

III. Os resultados de avaliação obtidos em cada ano de escolaridade cursado e concluído e a carga horária total do ano letivo:

a) como promovido, quando não há impedimento à continuidade dos estudos no ano de escolaridade;

(7)

b) como não promovido, quando há impedimento à continuidade dos estudos no ano de escolaridade;

IV. Significado dos símbolos porventura utilizados para exprimir resultados;

V. Em caso que se trate de transferência no ano letivo, deverá acompanhar a ficha individual com os resultados obtidos, no caso do Ciclo básico de Alfabetização do Ensino Fundamental, deverá acompanhar o Relatório de Avaliação de desempenho do aluno e o percentual de freqüência até o momento da transferência;

VI. Qualquer processo de regularização de vida escolar que o aluno tenha sido submetido;

VII. Carimbo do Diretor e do Secretário da Unidade Escolar.

Art. 25 - A matrícula resultante de transferência é competência exclusiva da instituição escolar receptora.

Parágrafo Único – Caso apure irregularidade na documentação do aluno transferido, depois de concretizada a matrícula, e não se apurando má fé do estudante ou do responsável, cabe a instituição proceder à regularização da vida escolar em questão sendo obrigatórios os registros em documentos próprios e a comunicação ao órgão do Sistema.

Art. 26 – Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua publicação revogando-se a Deliberação CME Nº 001/2008 e as disposições em contrário.

CONCLUSÃO DA PLENÁRIA

A presente Deliberação foi aprovada por unanimidade. CONSELHEIROS

Jorge Jaime Melo dos Santos - Presidente Antonio Monteiro da Silva - Secretário Gilberto Pereira Lins Filho

Antonio Carlos Gomes - Suplente Josiane Bárbara Martins – Suplente Alessandra Cristine Fernades Valesca de Souza Lins dos Santos

Elisangela Bernardes do Nascimento – Suplente Rodrigo Vinco de Souza

Cleidmar Loriano do Couto

Camila dos Santos Monteiro - Suplente Mesquita, 17 de Outubro de 2013.

Referências

Documentos relacionados

0 fosfonato potassico eVltou as i nfec~6es radicular es do castanheiro por P onnomomi de forma muito eficaz e podera constituw uma medida de protee<;ao das ral zes

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

8 Os cinco intercaladores selecionados para este estudo, sendo eles a Berberine, o Etidio, o DAPI, Proflavine e Proflavine Reduzida, permitiram estudar a

O Retábulo do Cordeiro Místico (completado em 1432) dos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, Catedral de Saint Bavon, Gand.. «…vi o retábulo de São João

EXTRATO DE CONTRATO Nº 277/2016 - CONTRATADO: COSME DONATO DA SILVA OLIVEIRA EXTRATO DE CONTRATO Nº 278/2016 - CONTRATADO: RODALEVE N VEÍCULOS LTDA EXTRATO DE CONTRATO Nº 279/2016

EDITAL POET Nº 01/2020 – ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO 2020 A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução – POET, da Universidade Federal do

Na selecção das operações respeitantes a cada uma das tipologias previstas no Artigo 4º do Regulamento Específico do Eixo V do Programa Operacional