• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA FAP DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS ESTÁGIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA FAP DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS ESTÁGIOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA FAP

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS ESTÁGIOS

Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades referentes aos Estágios Supervisionados Básicos e Profissionalizantes do Curso de Psicologia da FAP.

DA APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

Art. 2º - O curso de Psicologia da Faculdade de Pimenta Bueno oferece os Estágios

Supervisionados conforme Resolução do CNE/CES nº 05 de 15 de março de 2011, que institui

as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, e a Lei N°

11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes. Do ponto de vista

acadêmico, o Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade prática realizada pelo aluno,

no decorrer do Curso, com a supervisão de um professor designado para essa atividade. São

atividades obrigatórias do curso para consolidar as competências pré-estabelecidas para a

formação do profissional Psicólogo.

Art. 3º - Os Estágios Curriculares obrigatórios no curso de Psicologia da FAP estruturam-se

em dois níveis: Básico e Profissionalizante.

DO ESTÁGIO BÁSICO

Art. 4º - O estágio básico subdivide-se em quatro categorias específicas, que serão descritas abaixo, e tem como característica principal o processo de observação para a ampliação de capacidades e habilidades particulares, para posteriores atuações interventivas que os acadêmicos irão desenvolver nos estágios profissionalizantes subsequentes. O estágio básico divide-se em:

a. Estágio Supervisionado Observacional EDUCACIONAL: carga horária de 60 horas (4° semestre).

b. Estágio Supervisionado Observacional ORGANIZACIONAL: 60 horas (5° semestre).

(2)

d. Estágio Supervisionado Observacional PSICOSSOCIAL: 60 horas (7° semestre).

DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS BÁSICOS

Art. 5º - Características organizacionais dos estágios básicos:

a. A carga horária de cada estágio é dividida em 30 horas de estágio (atividade de campo) e 30 horas de supervisão com o professor orientador da IES. Totalizando 60 horas cada estágio.

b. Em todos os estágios de observação, os acadêmicos devem propor uma devolutiva no local de desenvolvimento das atividades, mediante a apresentação individual de uma proposta de intervenção, como um dos critérios avaliativos.

c. As supervisões e as práticas serão semanais, os cronogramas de cumprimento das atividades de estágio deverão ser previamente organizados pelo professor da disciplina juntamente com os acadêmicos, para estas serem desenvolvidas durante o decorrer de todo o semestre letivo. Todas estas informações devem estar claramente descritas no plano de estágio.

d. A disponibilização de instrumentos de avaliação e coleta de dados será de responsabilidade do professor orientador e supervisor.

DA AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO NOS ESTÁGIOS OBSERVACIONAIS

Art. 6º - As avaliações de todos os estágios de observação serão feitas seguindo os seguintes critérios:

a. Supervisão: Será avaliada a participação nas supervisões com o professor orientador na IES considerando uma postura crítico-reflexiva, o uso de termos e linguagem técnica nas supervisões e orientações, feitas semanalmente em datas pré-estabelecidas no calendário acadêmico. Será avaliado ainda o retorno quanto aos questionamentos feitos pelo orientador, onde este critério terá peso de 40% da nota final.

(3)

b. Relatório Parcial - escrito conforme modelo institucional que será disponibilizado pelo professor orientador, e terá o peso de 15% da nota final na data estabelecida previamente pelo orientador.

c. Relatório Final: escrito conforme modelo institucional que será disponibilizado pelo professor orientador, seguindo todos os critérios de elaboração que for explicado, totalizando 20% da nota final do estágio.

d. Projeto de extensão – Ao final do estágio cada acadêmico deve elaborar um projeto de extensão individualmente como uma proposta de trabalho para a instituição, dar o feedback a (o) gestor (a), e entregar junto assinado recebido da unidade com o relatório final, onde o professor irá disponibilizar o modelo com todos os critérios a responder, e analizando a capacidade do acadêmico (a) em propor um trabalho aplicável de acordo com a necessidade do local, com métodos da prática do psicólogo, fundamentação teórica e formatação adequada, onde terá o peso de 25% do total da nota o estágio.

Art. 7º - Todos os critérios que compõe a avaliação dos estágios observacionais, mencionados no artigo 6°, são obrigatórios não podendo serem substituídos por outros critérios.

Art. 8º - Será considerado aprovado o estagiário que:

a. Tiver cumprido a carga horária total de 30 horas de estágio, comprovada através da ficha de frequência própria devidamente assinada pelo supervisor da unidade concedente;

b. Obtiver frequência igual ou superior a 75% das orientações, isto é, cumprir um mínimo de 22 horas de supervisão com o professor orientador comprovadas através da ficha de frequência própria devidamente assinada pelo orientador, impreterivelmente no encontro semanal, não podendo assinar com datas retroativas ou acumulativas

c. Obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) no semestre acadêmico, não cabendo a realização de prova final.

(4)

d. Não tiver nenhuma falta disciplinar ou ética, de acordo com os critérios orientados neste regulamento.

e. O não cumprimento de um dos critérios descritos acima resulta em reprovação, não havendo possibilidade de exame final, devendo o aluno matricular-se novamente e cumprir a carga horária integral em semestre posterior.

Art. 9º - O acadêmico que obtiver 25% de faltas, no total de horas de orientação em sala, não somando com as horas de prática, que são obrigatórias, sem a apresentação de documento legal (atestado médico por doenças infectocontagiosas, gravidez, e dispensa para serviços militares) que justifique sua ausência, estará automaticamente reprovado no estágio. Nestes casos, o documento comprobatório deverá ser apresentado em até 48 horas após a supervisão, na secretaria acadêmica, conforme prevê a legislação nacional. Pode-se gerar assim o encaminhamento do caso para o Colegiado de Curso caso o aluno não consiga, em decorrência disto vir a cumprir a carga horária mínima de supervisão. O Colegiado analisará cada caso especificamente, levando em consideração principalmente o comprometimento ou não da formação profissional. O mesmo não se aplica para a carga horária de estágio prático que deve ser cumprida rigorosamente, podendo apenas haver uma redefinição de datas caso seja deferido pelo Colegiado de Curso.

DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Art. 10º - O estágio profissionalizante tem o objetivo de oferecer aos acadêmicos do curso de Psicologia oportunidades de ação que possibilitem a comparação entre teoria e prática nos diversos locais de atuação, pela aplicação dos conhecimentos, das competências e das habilidades adquiridas no decorrer do curso e pela construção e reconstrução de saberes na prática do psicólogo. Sendo assim, visando atender as DCNs do curso, o estágio supervisionado profissionalizante será oferecido de acordo com as ênfases do curso. O estágio supervisionado profissionalizante subdivide-se em seis categorias:

a. Estágio Profissionalizante I – 60 horas (8° semestre) b. Estágio Profissionalizante II – 60 horas (8° semestre) c. Estágio Profissionalizante III – 60 horas (9° semestre) d. Estágio Profissionalizante IV – 60 horas (9° semestre) e. Estágio Profissionalizante V– 60 horas (10º semestre) f. Estágio Profissionalizante VI – 60 horas (10º semestre)

(5)

Art. 11º - Características organizacionais e práticas dos estágios profissionalizantes:

a. Ao término do 7º período os alunos devem manifestar suas ênfases de preferência a fim de que haja a organização da instituição para a oferta de estágios que devem seguir os seguintes critérios:

I – Os estágios profissionalizantes serão oferecidos de acordo com as ênfases do curso. Os alunos poderão optar por UMA das ênfases oferecidas, contudo para a oferta dos estágios da ênfase escolhida há a necessidade da quantidade mínima de 50% da turma.

II – De acordo com o número de estágios necessários para atender a demanda, as vagas serão divididas uniformemente, podendo haver variação caso seja de interesse de todos os professores envolvidos com a devida autorização da coordenação de estágio e de curso.

III – Caso haja um número de estagiários interessados para cada estágio superior ao número de vagas, haverá seleção que será realizada seguindo critérios estabelecidos e publicados em edital. Dentre os critérios para seleção poderão ser utilizados: maiores notas em disciplinas cursadas que sejam correspondentes à ênfase; entrevista com professor orientador do estágio; avaliação escrita (carta de intenção), dentre outros. Nestes casos, um edital de concorrência para as vagas deverá ser publicado com todos os critérios devidamente descritos.

IV – Após a ocupação de todas as vagas pelos acadêmicos selecionados, os demais acadêmicos deverão se inscrever para os estágios com vagas disponíveis. Caso exceda novamente o número de interessados, uma seleção deve acontecer seguindo os mesmos quesitos citados no item acima.

V – Estes critérios servem para a organização dos seis estágios (Estágios Profissionalizantes I, II, III, IV, V e VI), subdivididos nos 8º, 9º e 10º períodos.

b. Os acadêmicos ao matricular-se no 8° período devem escolher UMA das duas ênfases ofertadas pelo curso para os estágios profissionalizantes. Essas ênfases são: Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde e

(6)

Psicologia e Processos de Gestão. Após feita a escolha da ênfase, a cada semestre o aluno irá optar por dois estágios diferentes dentro da ênfase escolhida, de acordo com as opções ofertadas pelo curso, considerando os campos de estágio disponíveis no contexto onde a IES está inserida.

c. Cada semestre (8º, 9º e 10º) o aluno fará dois estágios respeitando a categoria da ênfase escolhida. Um aluno ao optar por uma ênfase, por exemplo, Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde deverá realizar dois estágios dentro desta ênfase a cada semestre como, por exemplo, Saúde Mental e Atenção Básica. O aluno ao optar por uma abordagem no estágio clínico, não poderá mudar de abordagem no semestre seguinte, uma vez que não é possível realizar dois estágios clínicos em abordagens diferentes, como por exemplo, Psicoterapia de Orientação Analítica e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. O estágio clínico deverá ser cumprido por dois semestres consecutivos, e o institucional não pode ser repetido no mesmo local dos semestres anteriores, como por exemplo no CAPS ou Psicossocial.

d. A carga horária de cada estágio é dividida em 30 horas de estágio de atividade em campo (no mímino), e 30 horas de supervisão com o professor orientador da IES. Totalizando 60 horas cada estágio, sendo que, fica a critério do orientador definir o termino das atividades (artigo 15º), de acordo com as necessidades apresentadas e do tempo das intervenções a desenvolver.

e. Os locais de estágio devem ter convênios de concessão com a FAP para o desenvolvimento de atividades práticas por parte dos acadêmicos, onde fica de responsabilidade a coordenação de estágios e da clinica escola de Psicologia da FAP realizar estes acordos de cooperação.

f. As supervisões e as práticas serão semanais, os cronogramas de cumprimento das atividades de estágio deverão ser previamente organizados pelo professor da disciplina juntamente com os acadêmicos, para estas serem desenvolvidas durante o decorrer de todo o semestre letivo. Todas estas informações devem estar claramente descritas no plano de estágio.

(7)

g. Só poderá realizar o estágio profissionalizante o aluno que tiver cumprido todos os estágios observacionais; Educacional, Organizacional, em Saúde e Psicossocial;

h. Para realizar qualquer estágio profissionalizante Clinico ou institucional, o acadêmico deverá considerar as disciplinas teóricas obrigatórias necessárias para a prática profissional, que irá constar em cada edital que dispõe sobre as inscrições e seleção dos estágio no semestre letivo.

DA AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO NOS ESTÁGIOS PROFISSIONALIZANTES

Art. 12º - As avaliações de todos os estágios profissionalizantes serão feitas seguindo os seguintes critérios ao final do semestre:

a. A1 – Supervisão (40%) - O professor deve ser criterioso na participação do estagiário ao trazer relatos das práticas com fundamentos teóricos e linguagem adequada. Ao ouvir as experiências dos colegas, devem se comportar de forma respeitosa, assiduidade, ética, tendo-as como aprendizado. As orientações dadas se cumpridas ou não também devem ser avaliadas. As intervenções realizadas serão analisadas pelo orientador, considerando a capacidade do aluno em pôr em prática a teoria base do estágio.

b. A2 – Avaliação local (20%) – Um representante da instituição concedente irá avaliar o desempenho do estagiário seguindo formulário fornecido pela coordenação de estágio.

c. A3 – Relatório Final (40%) – O estagiário deverá entregar relatório de todas as atividades desenvolvidas, evidenciando a evolução dos trabalhos e referencial teórico. O relatório deve seguir modelo próprio da instituição e os conteúdos exigidos por cada orientador responsável pelo estágio.

Art. 13º - Será considerado aprovado o estagiário que:

a. Tiver cumprido a carga horária total de estágio (prática), comprovada através da ficha de frequência própria devidamente assinada pelo supervisor da unidade concedente;

(8)

b. Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária com o professor orientador comprovadas através da ficha de frequência própria devidamente assinada pelo orientador, impreterivelmente no encontro semanal, não podendo assinar com datas retroativas ou acumulativas

c. Obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) no semestre acadêmico, não cabendo a realização de prova final.

d. Não tiver nenhuma falta disciplinar ou ética, de acordo com os critérios orientados neste regulamento.

e. O não cumprimento de um dos critérios descritos acima resulta em reprovação, não havendo possibilidade de exame final, devendo o aluno matricular-se novamente e cumprir a carga horária integral em semestre posterior. Neste caso, não precisa realizar o mesmo estágio novamente, deverá realizar o estágio de acordo com a oferta do semestre, seguindo os critérios de vaga e seleção.

Art. 14º - O acadêmico que obtiver 25% de faltas, no total de horas de supervisão em sala, não somando com as horas de prática, que são obrigatórias, sem a apresentação de documento legal (atestado médico por doenças infectocontagiosas, gravidez, e dispensa para serviços militares) que justifique sua ausência, estará automaticamente reprovado no estágio. Nestes casos, o documento comprobatório deverá ser apresentado em até 48 horas após a supervisão, na secretaria acadêmica da IES, conforme prevê a legislação nacional. Pode-se gerar assim o encaminhamento do caso para o Colegiado de Curso caso o aluno não consiga, em decorrência disto vir a cumprir a carga horária mínima de supervisão. O Colegiado analisará cada caso especificamente, levando em consideração principalmente o comprometimento ou não da formação profissional. O mesmo não se aplica a carga horária de estágio que deve ser cumprida rigorosamente, podendo apenas haver uma redefinição de datas caso seja deferido pelo Colegiado de Curso.

Art 15º - O estagiário só poderá encerrar seu estágio com a autorização do orientador, mesmo que a sua carga horária estiver completa. Esta autorização só será dada caso o estagiário tenha feito o encerramento adequado das atividades institucionais e/ou clínicas, dando as devidas devolutivas aos que tem direito sobre elas. O não cumprimento desta norma acarreta em falta ética grave e reprovação automática, uma vez que um trabalho inacabado pode

(9)

trazer prejuízos aos envolvidos. O orientador emitirá uma declaração de concordância com o encerramento do estágio que deverá ser apresentada pelo acadêmico junto com a documentação comprobatória do cumprimento do estágio juntamente com documentos comprobatórios do estágio.

DAS FALTAS ÉTICAS E/OU DISCIPLINARES

Art. 16° - Qualquer falta ética ou postura inadequada do acadêmico no desenvolvimento das

atividades de estágio, que não estejam em consonância com os padrões éticos exigidos para o

exercício profissional do Psicólogo, e que causem qualquer tipo de problemas institucionais ou

pessoais aos atores envolvidos no processo das atividades, resultará em advertência por escrito

que deve ser assinada pelo orientador e pelo estagiário, onde, dependendo da gravidade do fato,

que envolve prejuizo do outro, a IES ou a clinica, violação ao código de ética profissional ou

rompimento do regulamento da clinica, poderá ser reprovado imediatamente no estágio e

suspenso da prática, tendo que repetir novamente o estágio quando a faculdade ofertar.

Art. 17º - Os estagiários quando estiverem realizando qualquer atividade nas dependências da

clínica escola devem cumprir também com as normas previstas no Regulamento da Clínica

Escola, estando sujeitos as penalidades previstas nestes.

Art. 18° - Casos omissos neste regulamento serão analisados pelo Colegiado da clinica de

Psicologia.

Pimenta Bueno, 20 de Setembro de 2018.

Profª. Ma. Eliene Alves Ferreira

Presidente do CEEX

Referências

Documentos relacionados

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Não constam da relação consultada para emissão desta certidão os responsáveis ainda não notificados do teor dos acórdãos condenatórios, aqueles cujas