• Nenhum resultado encontrado

Formulário para Registro de Programas e Projetos de Extensão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formulário para Registro de Programas e Projetos de Extensão"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Título UNINFO: Um olhar digital nas escolas de São Gabriel

Data Início Abril de 2013 Data Fim Dezembro de 2013

Campus ou setor reitoria Campus São Gabriel

Vinculado à quais cursos?

Área do Conhecimento Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Inclusão digital

Carga Horária Total da Ação 180h Carga horária EAD 60h

Palavras-chave Tecnologia educacional

Local de Realização Escola a escolher

Resumo

É grande a importância da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) também como um contexto de inclusão social e escolar dos alunos em São Gabriel. O curso de microinformática que propõem aos alunos mais habilidades ao operar um computador, utilizar e conhecer o hardware e software, criar e organizar arquivos e documentos, instalar e utilizar programas como: editor de texto, navegadores de internet, planilha eletrônica, apresentações de slides, gravadores de mídia CD/DVD, antivírus e também aproveitar o Moodle como ferramenta de aprendizado. Tudo com a grande finalidade de ser um complemento curricular que, de modo, multidisciplinar melhore o aprendizado.

Equipe Executora

Adicionar quantas linhas for necessário. Não colocar o coordenador do projeto.

Nome Docente, TAE ou outro) Vinculo (Discente, Instituição de Origem Campus ou Função Carga horária

Analia del Valle Garnero Docente São Gabriel Coordenadora 150

Adriana Charpe Pimenta dos Santos

Docente São Gabriel Coordenadora 150

Francine da Silva TAE São Gabriel Colaboradora 100

A escolher Aluno São Gabriel Bolsista 290

Parcerias

Adicionar quantas linhas for necessário. * Não é obrigatório o preenchimento.

Nome da Pessoa ou Instituição Descrição da Participação

Secretaria de Educação Disponibilizando o laboratório da escola participante

do projeto

(2)

O aprendizado das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação visa ampliar a capacidade do trabalho mental, utilizado em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, em todos os setores da atividade humana. A cultura contemporânea incorpora novas tecnologias digitais, e faz com que o indivíduo excluído digitalmente, seja também um indivíduo excluído socialmente e do mercado de trabalho. Portanto a formação profissional contemporânea que busca a formação de mão de obra qualificada para o trabalho, ao perceber a influência das novas tecnologias na instituição educacional vem aos alunos ofertar atividades complementares que enriqueça o currículo, a fim de, aprimorar a graduação necessária para o futuro profissional de seus alunos.

Justificativa

A informática avançou rapidamente no novo milênio, tomou conta do cotidiano dos cidadãos, auxiliando nas mais diversificadas atividades. Esse avanço tecnológico logo trouxe à tona uma nova forma de comunicação: a Internet. Tal meio mostrou-se extremamente necessário tanto na vida pessoal quanto no âmbito escolar e profissional neste mundo globalizado.

Entretanto, percebemos a tecnologia também num contexto de inclusão social, por ser um conhecimento necessário relacionado às oportunidades de estudo, trabalho e também aos meios de comunicação usados atualmente.

Objetivos

Oferecer um curso de microinformática, com duração de 72 horas, onde serão trabalhados os conceitos básicos de informática que visam à ampliação dos conhecimentos das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação na educação, na vida e para o mercado de trabalho.

O curso de Microinformática tem como objetivo ser um complemento das tecnologias aos conteúdos curriculares na diferentes disciplinas do colégio, assessorando na melhora da elaboração dos trabalhos, estudos, aproveitamento e acompanhamento dos conteúdos ministrados nas aulas, bem como, diminuir a exclusão sócio-digital, ao ampliar os conhecimentos em informática dos alunos.

Material e Métodos

O curso está estruturado em módulos que oferecem condições para entendimento nas seguintes áreas de microinformática:

 Funções Básicas do Sistema Operacional;

 Princípios de Funcionamento e Características dos Periféricos (por exemplo: mouse, impressora, teclado e vídeo);

 Programas de Antivírus;

 Moodle – Utilizar e ambientar-se com a plataforma Moodle e o método de ensino à distância;  Operação e Configuração de Programas de Computador (processador de texto, planilhas,

(3)

 Utilização da Internet.

Com aulas de 90 minutos cada uma, ministradas de modo presencial duas vezes na semana e, com exercícios também à distância.

As avaliações incluirão as atividades individuais ou em grupo, frequência nos momentos presenciais e no ambiente virtual de aprendizagem.

Para obter aprovação é preciso cumprir os requisitos estabelecidos por meios de: ● Participação nas atividades síncronas e assíncronas quando houver;

● Atividades individuais ou em grupo;

● Frequência igual ou superior 70% (setenta por cento).

Sendo certificado como Operador de Microcomputador, somente aos que satisfizeram aos requisitos acima para conclusão do curso.

Avaliação constante durante toda a vigência do projeto, por parte da equipe executora. Ao final será feita uma avaliação pelo público alvo.

Materiais:

Será utilizado um laboratório de informática da escola participante do projeto já devidamente instalado com os seus equipamentos em funcionamento e passíveis de manutenção, para que seja atendida a demanda de 20 alunos por turma, sendo um aluno por micro.

Folhas e impressoras do Campus para confecção das avaliações, trabalhos, divulgação e emissão de certificados, canetas azuis, lápis e borrachas.

Ficará disponibilizado aos alunos apostilas e material de apoio de forma digital no ambiente virtual de aprendizagem.

Relação ensino, pesquisa e extensão

O projeto tem um espectro indissociável da pesquisa, ensino e extensão ao gerar uma inclusão sócio-digital em detrimento à deficiência de conhecimento das tecnologias de informação e comunicação, dos alunos oriundos de escolas públicas em São Gabriel.

Por ser a tecnologia de relação interdisciplinar com ferramentas que estão, pouco a pouco, invadindo todos os setores da atividade humana, e que modifica rapidamente o comportamento individual e social, faz com que o projeto juntamente com a pesquisa, ensino e extensão gere uma inclusão sócio-digital voltada para a integração, produção e disseminação do conhecimento, a fim de que, os alunos possam ter melhores aproveitamentos dos conteúdos ministrados nas aulas, através da ampliação de conhecimento e melhorias na produção de trabalhos, além de, ampliar a capacidade do trabalho mental.

(4)

O concluinte ao final do curso estará habilitado a operar um computador, utilizar e conhecer o hardware, criar e organizar arquivos e documentos, instalar e utilizar programas (antivírus, editor de texto, navegadores de internet, planilha eletrônica, gravadores de mídia CD/DVD), criar apresentações de slides, familiarizar-se com o ambiente Moodle, bem como, a complementação curricular em melhoria ao aproveitamento das aulas.

Apresentar uma comunicação oral no próximo SIEPE.

Aplicar, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

(PCNEM), “as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros

contextos relevantes para sua vida”.

Referências

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 7ª ed.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. MOODLE. Disponível em: <http://moodle.org/>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2013.

Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2013.

Outras informações relevantes ( Não obrigatório )

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADOS AOS ALUNOS DO CURSO As avaliações incluirão as atividades individuais ou em grupo, frequência nos momentos presenciais e no ambiente virtual de aprendizagem e conferências web se necessárias. Para obter aprovação, é preciso cumprir os requisitos estabelecidos por meios de:

● Participação nas atividades síncronas e assíncronas quando houver; ● Cumprimento das atividades individuais ou em grupo;

● Frequência igual ou superior 70% (setenta porcento).

Sendo certificado como Operador de Microcomputador, somente ao concluir o curso.

Público-alvo atingido

Adicionar quantas linhas for necessário.

Descrição do Público-alvo Quantidade

Alunos de escola pública de São Gabriel 30

Cronograma de Atividades Adicionar quantas linhas for necessário.

2013

(5)

A N E V A R B R A I U N U L G O E T U T O V E Z Pesquisa Bibliográfica X X X Confecção de materiais X X X Divulgação X X X Período de matrícula X

Início das aulas X

1º Modulo X 2º Modulo X 3º Modulo X 4º Modulo X 5º Modulo X X 6º Modulo X X Término do curso X

Plano de Aplicação de Recursos

Grupo / Tipo de Despesa R$ Fonte de Financiamento

DESPESAS DE CUSTEIO

Auxílio financeiro a estudantes (bolsas) PBDA 2013 Diárias

Material de Consumo *Campus São Gabriel

Passagem e Despesas com locomoção Serviço de Terceiros – Pessoa Física Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica

Total Custeio

DESPESAS DE CAPITAL

Equipamentos e Material Permanente **Escola participante (a escolher)

TOTAL GERAL

*Equipamentos e materiais já existentes no campus

Referências

Documentos relacionados

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already