• Nenhum resultado encontrado

Pequenos produtores do Norte Pioneiro fazem 1ª exportação direta de cafés especiais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pequenos produtores do Norte Pioneiro fazem 1ª exportação direta de cafés especiais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Destaque

e

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

Regionais de Saúde de Jacarezinho e Cornélio

Procópio recebem 3.740 doses da vacina de Oxford

Jacarezinho e Cornélio

Procópio recebem 3.740

doses da vacina de Oxford

O

s 43

muni-cípios que fazem parte da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho e 18ª Regio-nal de Saúde de Cornélio Procópio receberam, no domingo (24), mais 3.740 mil doses da vacina de Oxford que já foram entregues as secretarias municipais de Saúde para dar continui-dade a primeira etapa da imunização contra a Covid-19. Nesta segunda (25), uma remessa da CoronaVac chegou a Curitiba e deve ser encaminhada as Regionais de Saúde do estado ainda esta semana.

Nesta segunda entrega, foram destinadas 1.590 doses para 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio a serem distribuídas para 21 municípios. Já a 19ª Regional de Saúde de Jaca-rezinho recebeu um total de 2.150 doses do imunizante que foram encaminhados a 22 municípios do Norte Pioneiro.

Dos municípios que com-põem a 18ª Regional, os que mais receberam doses foram Cornélio Procópio (440), Bandeirantes (230) e Andirá (110). Já no caso da 19ª Regional, Santo Antônio da Platina recebeu 440 doses e Jacarezinho 420 vacinas. Vale ressaltar que estas cidades lideram o ranking de diagnósticos da Covid-19 na região. Segundo as autoridades de saúde, a quantidade de imu-nizantes encaminhadas a cada município é definida

de acordo com o número de habitantes e de servi-dores que atuam na área da saúde, principalmente no caso dos profissionais que enfrentam a Covid-19 na linha de frente. Neste primeiro momento, a vaci-nação segue sendo aplicada em profissionais da área de Saúde, povos indígenas e população idosa que reside em asilos.

O diretor da 18ª Regional, Claudio Cordeiro da Silva Filho, destacou o planeja-mento para que a logística de busca e distribuição das vacinas ocorresse no menor tempo possível. “Fomos até Londrina na manhã do domingo e retiramos as doses correspondentes a

nossa regional. Na sequên-cia, retornamos a Cornélio e a equipe técnica iniciou o processo de separação de doses de acordo com cada município. Além disso, já havíamos combinado com os secretários uma escala para que todos pudessem retirar suas doses. Com isso, chegamos a Regional às 15h15 e às 14h30 todas as doses já haviam sido enca-minhadas aos municípios”, comemorou.

Claudio ainda complemen-tou que as autoridades de Saúde seguem na expec-tativa pela chegada da CoronaVac. “É uma alegria muito grande receber mais doses da vacina e estamos com uma expectativa muito

grande para que cheguem também as vacinas do Butantan para que as equi-pes possam imunizar mais pessoas”, destacou.

O chefe da 19ª Regional de Saúde de Jacarezi-nho, Antonioni Antenor Palhares, destacou que as vacinas trazem esperança e reforçam a atuação dos profissionais de saúde na luta contra a Covid-19. “A vacina trouxe esperança para nós aqui do Norte Pioneiro, pois com a imu-nização dos profissionais que atuam no combate a Covid-19, vamos ter mais tranquilidade e segurança para cuidar dos pacientes e juntos vamos vencer essa guerra. Isso nos

propor-ciona uma emoção muito grande”, disse Palhares. Ele também complementou que a logística aplicada na distribuição da vacina para os municípios que com-põem a regional fez com que as vacinas chegassem rapidamente as secretarias municipais de Saúde. “Tra-balhamos com agilidade para buscar as vacinas e realizar a distribuição aos municípios. Contamos com o apoio dos secretá-rios e equipes municipais de Saúde que estão bem receptivos e isso ajuda para que o processo seja mais ágil e o público alvo seja imunizado o quanto antes”, explicou.

Nesta segunda-feira (25), um novo lote com 39,6 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto Afonso Pena na capital do Estado. A nova remessa é da vacina CoronaVac e será desti-nada a trabalhadores que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. O novo lote começou a ser encaminhado as 22

Regio-nais de Saúde do Estado nesta terça-feira (26). De acordo com a Saúde, cerca de 12,2 mil idosos com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência (asilos) já foram imuniza-dos, mesma situação regis-trada com 10,5 mil índios que residem em terras demarcadas no estado. O secretário estadual de

Saúde, Beto Preto, reforçou o pedido aos municípios para que vacinem os grupos prioritários. “Insistimos com os municípios para que priorizem essas pessoas, que precisamos vacinar logo. Temos de fazer com que todas as doses cheguem aos profissionais envolvi-dos. Gente que trabalha em hospitais, no Siate e no Samu e estão diretamente

no atendimento da doença. Essas doses de agora vão ajudar a fazer andar um pouco mais essa fila”, afir-mou o secretário.

A Coronavac é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Essa é a terceira remessa de vacinas contra o corona-vírus que chega ao Paraná.

Na segunda-feira (18), o Estado recebeu 265.600 doses da Coronavac. No sábado (23), outras 86.500 doses, desta vez do pro-duto desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca. Com as 39.600 desta segunda, o Paraná chega a 391.700 doses.

[NOVA REMESSA]

Redação com Agências

Doses foram encaminhadas aos 43 municípios que

fazem parte das duas regionais. Nova remessa com a

CoronaVac também deve ser distribuída nesta semana

Acesse a Folha na internet, folha extra.com ACESSE-ME

Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 Edição 2460

Homem ameaça atear fogo

na casa da irmã em briga

por causa de herança

Situação foi registrada na noite desta

segunda feira no município de Bandeirantes

[CONFUSÃO]

[DE VOLTA PARA CELA]

Foragido da penitenciária de

Londrina é preso no Norte Pioneiro

Indivíduo foi encontrado durante patrulhamento

policial no município de Carlópolis

Educação realiza reunião para definir ações

de volta as aulas presenciais em Arapoti

CAMPO

Já na pasta de Agricultura, foi divulgado o novo cronograma de

agendamento para serviços da retroescavadeira nos bairros

(2)

Folha

xtra

e

EDITORA FOLHA EXTRA LTDACNPJ 06.163.583/0001-58 WENCESLAU BRAZFone: (43) 3528-3930 atendimento@folhaextra.com

CURITIBA - MERCONETI Fone: (41) 3079-4666 ricardo@merconeti.com.br

Jornalista Responsável: JUNIOR ALCEU - MTB/PR 9798

Associação dos Jornais DIÁRIOS DO INTERIOR do Paraná FILIADO A www.folhaextra.com

Trav. Felipe Miguel de Carvalho, 33 Centro - Wenceslau Braz - PR

Geral

Geral

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460 FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

7

2

ERRATA

LEI Nº 1976/2020

Súmula: Dispõe sobre a concessão da revisão geral anual da remuneração dos servidores municipais que recebem remuneração abaixo do salário mínimo vigente e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, aprovou e eu, Dionisio Arrais de Alencar, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica concedida a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais que percebem um salário mínimo vigente, fi cando reajustado em 5,264% a remuneração destes ser-vidores públicos.

Art. 2º - Esta Lei entra vigor na data de sua publicação. Edifício da Prefeitura Municipal de Pinhalão, em 12 de janeiro de 2021.

Dionisio Arrais de Alencar Prefeito Municipal

Corrige o erro material, onde se lê: LEI Nº 1976/2020, lê-se: LEI Nº 1976/2021.

ERRATA

LEI Nº 1978/2020

Súmula: Dispõe sobre o reajuste dos tributos muni-cipais para o ano de 2021.

A Câmara Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, aprovou e eu, Dionisio Arrais de Alencar, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Para efeito de lançamento no exercício de 2021, fi cam atualizados monetariamente as Taxas, o IPTU, o ISSQN e outros créditos de natureza tributária e não tributária, pelo índice da infl ação no período.

Art. 2º. O índice de infl ação mencionado no artigo anterior, para fi ns de atualização monetária, verifi car-se-á com base no período compreendido entre dezembro de 2019 a novembro de 2020, conforme o IPCA- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15, divulgado em 24 de novembro de 2020, no importe de 4,31%.

Art. 3º - Esta Lei entra vigor na data de sua publicação. Edifício da Prefeitura Municipal de Pinhalão, em 12 de janeiro de 2021.

Dionisio Arrais de Alencar Prefeito Municipal

Corrige o erro material, onde se lê: LEI Nº 1978/2020, lê-se: LEI Nº 1978/2021

PINHALÃO

[PARA EUROPA]

e

e

Pela primeira vez desde a sua criação, a Cooperativa de Cafés Espe-ciais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp) realizou uma exportação direta – sem intermediação de traders – de cafés especiais para o exterior. As 96 sacas de café natural e cereja descascado, de 30 quilos cada, saíram do Brasil pelo porto de Santos, em 24 de dezembro, e chegaram ao destino fi nal, Barcelona, na Espanha, em 15 de janeiro. O envio contou com a par-ticipação de sete pequenos produtores cooperados: Evilásio Shigueaki Mori, Paulo José Frasquetti, Ricardo Batista dos Santos, Claudinei de Carvalho Nunes, Pedro Luiz Costa, Antônio Carlos Delmonico e Armando César Casi-miro.  O planejamento e a documentação para a exportação foram feitos pela representante

comer-cial da Cocenpp, Angelina Harumi Shimysu Jussiani. Ela conta que recebeu capacitação da Apex Brasil, específi ca para exportação para micro e pequenas empresas, de forma on-line, por conta da pandemia. A aproximação com o exportador se deu a partir de um produtor de café do noroeste do Paraná, que Angelina contatou durante a Semana Internacional do Café, em Minas Gerais, em setembro passado.

“Conheci produtores de Cambira, Maringá e Apucarana. Um deles me ligou, pouco tempo depois, dizendo que um amigo da Espanha gostaria de conhe-cer a Cocenpp”, lembra. O espanhol foi até a sede da cooperativa, em Congonhi-nhas, e também conheceu a unidade de benefi ciamento no munícipio de Lavrinha, ambos no norte pioneiro. Foi então que decidiu levar

para o continente europeu sacas de cafés especiais do norte pioneiro e do noroeste do Paraná.

Angelina brinca que a primeira exportação da cooperativa aconteceu de “supetão”. Com apoio da Apex Brasil e dos sete pro-dutores, conseguiu reunir a documentação e planejar a logística de envio em poucas semanas. Segundo ela, a Indicação Geográ-fi ca (IG), na modalidade de procedência do café do norte pioneiro do Paraná, terá o seu selo estampado nas embalagens e ajudará no marketing e divulgação do produto em território espanhol.

“Na Europa, as indica-ções de procedência são valorizadas”, afirma. A representante comercial destaca que a exportação não teria acontecido sem o apoio do Sebrae/PR, que ofereceu todo o suporte

técnico, desde a conquista da IG. “Fiz o treinamento, me esforcei e fi zemos acon-tecer, mas só deu certo pelo cooperativismo e o trabalho dos produtores, da COCENPP, e apoio da Apex e Sebrae/PR.”

Para o cafeicultor Ricardo Batista dos Santos, um dos exportadores e presidente da Cocenpp, o envio direto dos cafés para a Espanha é um sonho realizado. Ele assinala que já exporta café há muitos anos, desde 2013, mas sempre com a interme-diação de traders.

“Agora, podemos dizer que nos tornamos expor-tadores. O lucro vai fi car dentro da cooperativa e para nós, produtores, a remuneração é muito boa. Recebemos o dobro do preço que teríamos aqui no mercado nacional”, come-mora Batista.

O consultor do Sebrae/PR Odemir Capello diz que

a exportação direta deve ampliar muito o canal de relacionamento da coo-perativa, que poderá con-quistar mais clientes e ter mais lucros e melhores resultados. “É algo que, até pouco tempo atrás, era considerado impossível, mas que se tornou viável graças ao cooperativismo e o trabalho para produzir cafés diferenciados e com registro de procedência.” Os cafés enviados à Espa-nha serão comercializados para torrefações e também vendidos por uma pla-taforma de e-commerce direto para o consumidor fi nal. Depois do primeiro envio, a cooperativa rece-beu propostas de expor-tações para outros países, como Itália e Rússia.

Das Agências

Pequenos produtores do Norte Pioneiro

fazem 1ª exportação direta de cafés especiais

EDITAIS

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão conferir nesta quarta-feira (27), os gabaritos ofi ciais das provas objetivas do exame. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de mate-mática, ciências da natureza, ciências humanas e lingua-gens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame. 

Os gabaritos serão divulgados no portal do Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada  teoria de resposta ao item  (TRI), que leva em

consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. Ou seja, se ele acertar ques-tões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.  

A previsão para a divulgação dos resultados fi nais é dia 29 de março. Nessa data, os par-ticipantes saberão também quanto tiraram na redação. No entanto, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser defi nida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação, apenas para fi ns pedagógicos.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de can-didatos fizeram as provas este ano, número que repre-senta  menos da metade  dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As notas poderão ser usadas para acessar o ensino supe-rior e participar de  pro-gramas  como o Sistema de Seleção Unifi cada (Sisu) - que oferece vagas em instituições públicas - Programa Univer-sidade para Todos (ProUni) - que oferece bolsas de estudo em instituições privadas - e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece fi nanciamento em condições mais vantajosas que as de mercado. 

Gabaritos oficiais do Enem serão

divulgados hoje

Estudantes poderão ter acesso as respostas no portal do Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

[RESULTADO]

(3)

Política

e

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

3

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

6

OUTRAS PUBLICAÇÕES ARAPOTI

JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPOTI – PR RUA PLACÍDIO LEITE Nº 148 CENTRO CÍVICO

CEP 84.990-000 / FONE (43) 3512-3000 CNPJ Nº 75.658.377/0001-31 EXTRATO TERMO ADITIVO Contrato n°: 112/2016-PMA. Pregão n°: 116/2015-PMA.

Contratantes: Município de Arapoti; Fundo Municipal de Saúde de Arapoti;

Fundo Municipal de Assistência Social de Arapoti.

Contratada: LÍVIA M. GIGLIO STELLA EIRELI. CLÁUSULA PRIMEIRA – Do Objeto

O presente termo aditivo tem como objeto o ACRÉSCIMO de 1,27 % do

CONTRATO firmado entre as partes em 01/12/2020, passando o valor do contrato de R$ 227.697,40 (cento e trinta e três mil, quatrocentos e quatro reais e sessenta centavos), para R$ 230.601,40 (duzentos e trinta, seiscentos e um reais e quarenta centavos), após o acréscimo de R$ 2.904,00 (dois mil e novecentos e quatro reais), nos termos previstos na Cláusula 13º (décima terceira).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Haverá incremento de 01 (uma) auxiliar de limpeza da Secretaria de Ação Social, totalizando uma adição de R$ 2.904,00 (dois mil e novecentos e quatro reais), a partir de 01/02/2021, conforme tabela a seguir:

Lote Unidade Tipo de posto Qtd. de funcionários Carga Horária/semanal Valor Unitário Mensal 01 CRAS Central – Limpeza e Conservação Aux. Serv. Gerais 1 40 h 2.904,00

CLÁUSULA SEGUNDA – Das Alterações

O valor total de acréscimos será de R$ 2.904,00 (dois mil e novecentos e quatro reais).

O valor mensal do contrato será de R$ 230.601,40 (duzentos e trinta, seiscentos e um reais e quarenta centavos).

CLÁUSULA TERCEIRA – Do Fundamento Legal

O presente termo aditivo decorre de autorização da autoridade competente e encontra amparo legal no art. 65, §1º c/c. §2º, II, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA QUARTA – Da Ratificação

Todas as demais Cláusulas não especificamente modificadas pelas alterações decorrentes deste termo aditivo permanecem em vigor e obrigando as partes conforme originalmente pactuadas.

E por estarem assim, justos e avençados, firmam o presente Instrumento, redigido em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito.

Data da assinatura: 22/01/2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPOTI – PR RUA PLACÍDIO LEITE Nº 148 CENTRO CÍVICO

CEP 84.990-000 / FONE (43) 3512-3000 CNPJ Nº 75.658.377/0001-31 EXTRATO TERMO ADITIVO Contrato n°: 112/2016-PMA. Pregão n°: 116/2015-PMA.

Contratantes: Município de Arapoti; Fundo Municipal de Saúde de Arapoti;

Fundo Municipal de Assistência Social de Arapoti.

Contratada: LÍVIA M. GIGLIO STELLA EIRELI.

Objeto: O presente termo aditivo tem como objeto a SUPRESSÃO de 1,24

% do CONTRATO firmado entre as partes em 01/12/2020, passando o valor do contrato de R$ 230.573,04 (duzentos e trinta mil, quinhentos e setenta e três reais e quatro centavos) para R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos), sendo o valor de decréscimo de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), nos termos previstos na Cláusula 13º (décima terceira).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Haverá redução de 2 (duas) auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Ação Social, totalizando uma redução mensal para a mencionada secretaria de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), a partir do dia 31/01/2021, conforme tabela a seguir:

Lote Unidade Tipo de posto Func. Qtd Horária/Carga semanal

Valor Unitário

Mensal

01

CRAS Vila dos Funcionários –

Limpeza e Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82 01 CRAS Central – Limpeza e

Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82

CLÁUSULA SEGUNDA – Das Alterações

O valor total de reduções é de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), referente a Secretaria de Ação Social.

O valor mensal do contrato será de R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos).

CLÁUSULA TERCEIRA – Do Fundamento Legal

O presente termo aditivo decorre de autorização da autoridade competente e encontra amparo legal no art. 65, §1º c/c. §2º, II, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA QUARTA – Da Ratificação

Todas as demais Cláusulas não especificamente modificadas pelas alterações decorrentes deste termo aditivo permanecem em vigor e obrigando as partes conforme originalmente pactuadas.

E por estarem assim, justos e avençados, firmam o presente Instrumento, redigido em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito.

Data da assinatura: 22/01/2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPOTI – PR RUA PLACÍDIO LEITE Nº 148 CENTRO CÍVICO

CEP 84.990-000 / FONE (43) 3512-3000 CNPJ Nº 75.658.377/0001-31 EXTRATO TERMO ADITIVO Contrato n°: 112/2016-PMA. Pregão n°: 116/2015-PMA.

Contratantes: Município de Arapoti; Fundo Municipal de Saúde de Arapoti;

Fundo Municipal de Assistência Social de Arapoti.

Contratada: LÍVIA M. GIGLIO STELLA EIRELI.

Objeto: O presente termo aditivo tem como objeto a SUPRESSÃO de 1,24

% do CONTRATO firmado entre as partes em 01/12/2020, passando o valor do contrato de R$ 230.573,04 (duzentos e trinta mil, quinhentos e setenta e três reais e quatro centavos) para R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos), sendo o valor de decréscimo de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), nos termos previstos na Cláusula 13º (décima terceira).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Haverá redução de 2 (duas) auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Ação Social, totalizando uma redução mensal para a mencionada secretaria de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), a partir do dia 31/01/2021, conforme tabela a seguir:

Lote Unidade Tipo de posto Func. Qtd Horária/Carga semanal

Valor Unitário

Mensal

01

CRAS Vila dos Funcionários –

Limpeza e Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82 01 CRAS Central – Limpeza e

Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82

CLÁUSULA SEGUNDA – Das Alterações

O valor total de reduções é de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), referente a Secretaria de Ação Social.

O valor mensal do contrato será de R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos).

CLÁUSULA TERCEIRA – Do Fundamento Legal

O presente termo aditivo decorre de autorização da autoridade competente e encontra amparo legal no art. 65, §1º c/c. §2º, II, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA QUARTA – Da Ratificação

Todas as demais Cláusulas não especificamente modificadas pelas alterações decorrentes deste termo aditivo permanecem em vigor e obrigando as partes conforme originalmente pactuadas.

E por estarem assim, justos e avençados, firmam o presente Instrumento, redigido em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito.

Data da assinatura: 22/01/2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ DO SUL ERRATA

Na Portaria nº. 008/2021, publicada no Jornal Folha Extra, do dia 26 de janeiro de 2021, Edição 2459, página 07, onde se lê: ART. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir de 22 de fevereiro de 2021, leia-se: ART. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir de 22 de janeiro de 2021. E onde se lê: Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de fevereiro de 2021, leia-se: Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de janeiro de 2021.

Na Portaria nº 009/2021, publicada no Jornal Folha Extra, do dia 26 de janeiro de 2021, Edição 2459, página 07, onde se lê: Gabinete do Prefeito do Muni-cípio de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de fevereiro de 2021, leia-se: Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de janeiro de 2021. Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 26 de janeiro de 2021

Eclair Rauen Prefeito

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

WALTER PEREIRA DA ROCHA torna público que recebeu a Licença Prévia nº 217059 com validade até 21/01/2023 para o comércio varejista de combustíveis para veículos automotores a ser implantada na Rua Paul Harris Nº 20,Bairro Vista Bella Município de Carlópolis – PR (PERETTI).

HOMOLOGAÇÃO

O Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Parecer Jurídico sobre a Dispensa de Licitação n° 03/2021 de 26/01/2021

RESOLVE:

Homologar o certame a favor do proponente:

1) DENTAL MED SUL ARTIGOS ODONTOLOGICOS LTDA, inscrita no CNPJ sob n° 02.477.571/0001-47, da cidade de CURITIBA/PR, vencendo o único item, perfazendo o valor total de R$ 498,00 (quatrocentos e noventa e oito reais). Pinhalão, 26 de janeiro de 2021.

DIONÍSIO ARRAIS DE ALENCAR Prefeito Municipal

PINHALÃO

Editais

Romanelli questiona Ministério

da Saúde sobre número de

vacinas enviadas ao Paraná

[COBROU]

“Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm a

mesma população, por que será que os gaúchos

estão recebendo 34% a mais de vacinas que os

paranaenses?”, disse o deputado

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) questionou, nesta segun-da-feira (25), os critérios usados pelo Ministério da  Saúde para definir a quantidade de doses da vacina AstraZeneca enviada ao Paraná. “Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm a mesma população, por que será que os gaúchos estão recebendo 34% a mais de vacinas que os paranaen-ses?”, disse.

No último sábado (23), o Rio Grande do Sul recebeu 116 mil doses, enquanto o Paraná, 86,5 mil. “O Paraná tem a quinta maior população do país, mas é o oitavo em quantidade de doses recebidas da vacina da Oxford/AstraZeneca. Tem uma população ligei-ramente maior que o Rio Grande do Sul e perfil demográfico muito

pare-cido”, aponta.

A estimativa é de que a quantidade de doses da vacina de Oxford distri-buída ao Paraná seja entre 15% e 20% menor ao que estava previamente pro-gramado pelo Ministério da Saúde. Romanelli infor-mou ainda que entrou em contato com o governador Carlos Massa Ratinho Junior para que, em con-junto com a Assembleia Legislativa do Paraná, o governo estadual tome todas as providências necessárias para que haja igualdade do Paraná em relação a outros Estados. Qual é? - “Vamos exigir que o Paraná seja compensado por mais esse descaso. Não basta sermos prejudicados com as tarifas de pedá-gio mais caras do Brasil, agora temos de engolir o desprezo do Ministério da Saúde com a distribuição

das doses da vacina de Oxford”, disse Romanelli. O Paraná já se prepara para a terceira fase e até final de maio, a previsão é vacinar quatro milhões de pessoas, principalmente os que têm mais risco de adoecer gravemente. “Hoje, de cada quatro óbitos no Paraná, três têm mais de 60 anos. Todos os idosos acima de 60 anos serão vacinados”, disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Se as vacinas chega-rem, estamos preparados, temos 1850 salas de vacina e atenção primária de saúde funcionando. Esta-mos gestionando o governo federal para que mantenha o fluxo de vacina e traga o que tem combinado. Tem dois grandes fornecedores e estão fazendo contato com outras empresas, nós também estamos fazendo contato direto”, completa.

ALEP

[TOMAZINA]

Flávio Zanrosso visita

aldeia do Pinhalzinho e

anuncia investimento de

R$ 250 mil

O prefeito do muni-cípio de Tomazina, Flávio Zanrosso, visitou a aldeia indígena do Pinhalzinho para anunciar um inves-timento de R$ 250 mil em obras no local.

Ao lado do cacique Mimb-dyu, também conhecido como Sebastião, do secre-tários distrital Rochinha e do diretor da escola local Jeferson, o prefeito anunciou o investimento que será aplicado na cons-trução de uma quadra esportiva, parquinho e

academia ao ar livre. “Assim como já fizemos em outras localidades do município, vamos investir em uma área para prática de esporte e lazer aqui na aldeia do Pinhalzinho. Nossa gestão trabalha para todos, para os mora-dores da zona urbana, população rural e também para nossa população indígena. Este é o nosso compromisso, proporcio-nar mais qualidade de vida a todos os tomazinenses”, destacou o prefeito.

De acordo com o prefeito, verba

será aplicada na construção de

uma área de esporte e lazer

(4)

Cidades

e

4

Associação dos Jornais

DIÁRIOS DO INTERIOR do Paraná

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

NOVA FERROESTE

O Ibama concedeu a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio) para o projeto chamado de Nova Ferroeste (Ferrovia EF-277). Essa é uma nova etapa no processo de licen-ciamento ambiental do projeto, que foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal. A expectativa é colocar a Nova Ferroeste em leilão na B3 entre o final de 2021 e o começo de 2022.

NOVA FERROESTE II

Nova Ferroeste terá extensão de 1.370 quilôme-tros. O projeto abrange a construção de novos trechos e um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e do Oeste do Paraná ao Porto de Paranaguá. A iniciativa atende ao objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender o transporte voltado à exportação, o que favorece a competitividade, a inte-gração e a segurança de mercadorias.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O vice-governador Darci Piana participou do lançamento do Programa de Bolsas de Estudos do Senac PR. O programa vai ofertar 13 mil vagas de cursos gratuitos para todo o Estado. Serão investidos mais de 18 milhões de reais para contribuir na for-mação profissional e auxiliar a retomada econômica do comércio de bens, serviços e turismo no Paraná. “É uma grande oportunidade que todos vão ter de se qualificar para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Preparamos esses cursos para fazer a grande arrancada de 2021″, finalizou Piana.

MARATONA DAS CATARATAS

A 13ª edição da Meia Maratona das Cataratas, a corrida da Maravilha Mundial da Natureza, será realizada no dia 6 de junho de 2021, integralmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, na cidade de Foz do Iguaçu. As inscrições para a Meia das Cataratas estão abertas para as provas de 21 km e para o desafio de 8 km das Cataratas. As inscrições devem ser realizadas no site oficial da corrida http://www.meiamaratonadascata-ratas.com.br/.

PEDÁGIO NO PR

A Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Alep vai realizar uma série de ações para tentar mudar o novo modelo de pedágio proposto pelo governo federal para as estradas paranaenses. Entre as ações está a realização de audiências públicas pelo Estado para informar a população sobre o modelo híbrido e o pedido de urgência na tramitação do projeto que trata da tarifa por menor preço.

5

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

Radar

e

[ARAPOTI]

A nova gestão muni-cipal de Arapoti realizou nesta semana uma reunião com a equipe da secretaria municipal de Educação para definir estratégias para volta às aulas no ano letivo de 2021. Também nesta semana, foi divul-gado o novo cronograma de serviços da retroesca-vadeira nos bairros rurais do município.

A reunião promovida pela equipe da secretaria de

Educação contou com a participação de membros da pasta, além de direto-res e coordenadodireto-res dos Centros Municipais de Educação (CMEI’s) e Esco-las Municipais. Durante o encontro, foi realizado o planejamento da semana pedagógica e calendário escolar, além de discutir estratégias para volta as presenciais.

O prefeito Irani Barro esteve presente no evento

e aproveitou a ocasião para apresentar o novo secretário de Educação e Cultura, José Carlos de Carvalho, aos demais pro-fissionais da área. “Nossa administração quer fazer um grande trabalho na área de Educação, e para isso é fundamental contar com profissionais bem pre-parados e motivados a dar o seu melhor”, destacou o Prefeito.

Da Redação

Educação realiza reunião para definir

ações de volta as aulas presenciais

Já na pasta de Agricultura, foi divulgado o novo cronograma de

agendamento para serviços da retroescavadeira nos bairros

T a m b é m n e s t a semana, a secretaria muni-cipal de Agricultura dis-ponibilizou o novo crono-grama para agendamento de serviços da retroes-cavadeira nos bairros rurais. Para ter acesso aos serviços, os produto-res e agricultoproduto-res devem realizar o agendamento com antecedência, pois, de acordo com a pasta, o serviço só será executado conforme uma lista de usuários pré-definida sem agendamentos de última hora, salvo os casos onde seja comprovada situação de emergência.

A pasta ainda informou que os agendamentos serão exclusivos para pro-dutores que façam parte do programa de Agricultura Familiar e, no caso de pro-dutores que não estejam inscritos no programa, o serviço só poderá ser realizado após aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O agendamento será rea-lizado nas salas 09 e 10 do Centro Administrativo Municipal e os produto-res devem comparecer portando os documentos pessoais para preencher o formulário de solicitação.

O agendamento será rea-lizado apenas de maneira presencial nos horários de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Nesta semana, foi aberta a lista de agendamento para serviços nos bairros Gleba A, Gleba B, Gleba D, Olaria e Três Marcos. Os demais bairros devem ter o cro-nograma de agendamento divulgado nos próximos dias.

Para obter mais informa-ções, produtores podem entrar em contato pelos telefones (43) 3512-3151 ou (43) 3512-3149.

[AGRICULTURA]

Uma briga entre irmãos por causa de uma herança familiar virou caso de polícia no muni-cípio de Bandeirantes. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda--feira (25).

De acordo com informa-ções da Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 20h30 para pres-tar atendimento a uma

ocorrência de ameaça em uma residência situada no Loteamento Sagae. Diante do chamado, os policiais foram até o endereço infor-mado para averiguar a situação.

No local, uma mulher passou a relatar para equipe que recebeu amea-ças de seu próprio irmão que teria prometido atear fogo em sua casa. Indagada

sobre o motivo, a solici-tante contou aos policiais que seu irmão não aceita a partilha de bens de uma herança que ambos rece-beram e, devido a isso, realiza as ameaças.

Frente aos fatos e como o indivíduo não foi loca-lizado no local, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis ao caso.

Homem ameaça atear fogo na casa da

irmã em briga por causa de herança

Situação foi registrada na noite desta segunda feira

no município de Bandeirantes

[CONFUSÃO]

Da Redação

Da Redação

Da Redação

[DE VOLTA PARA CELA]

Foragido da penitenciária

de Londrina é preso no

Norte Pioneiro

Indivíduo foi encontrado durante patrulhamento

policial no município de Carlópolis

Um preso que estava foragido foi recapturado por policiais militares do município de Carlópolis. A ocorrência foi registrada nesta segunda-feira (25). De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe realizava patrulhamento pela Rua Jorge Barros, no Centro, quando avistou um indivíduo sentado no banco da praça que, ao perceber a presença policial, seu comportamento levantou suspeitas por parte dos policiais que decidiram realizar a abordagem do indivíduo. Nesse momento,

porém, o suspeito empreen-deu fuga sendo capturado na Rua Capitão Inácio. Após revista pessoal, os policiais realizaram a busca de informações sobre o suspeito no sistema da polícia, sendo constatado que o mesmo estava fora-gido da penitenciária de Londrina e, além disso, deveria estar utilizando tornozeleira eletrônica. Frente aos fatos, o indi-víduo foi preso e encami-nhado à delegacia da Polí-cia Civil para que fossem tomadas as providências cabíveis ao caso.

Um homem de 37 anos foi preso pelo crime de tráfico internacional de drogas durante uma ação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-153 em Jacarezinho. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda--feira (25).

De acordo com informações da PRF, a equipe policial realizava uma ação de

fis-calização na praça de pedá-gio Marques dos Reais, na divisa do estado do Paraná com São Paulo, quando realizaram a abordagem de um automóvel Fiat/ Uno. Durante a checagem dos dados do abordado no sistema da polícia, foi constatado em seu desfa-vor um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico internacional de

drogas expedido pela Jus-tiça Federal.

Frente aos fatos, os policiais cumpriram o mandado e o suspeito que é morador do município de Santo Antô-nio da Platina foi preso e entregue aos agentes do Depen para que fossem tomadas as providências cabíveis ao caso.

Morador da região é preso por

tráfico internacional de drogas

(5)

Cidades

e

4

Associação dos Jornais

DIÁRIOS DO INTERIOR do Paraná

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

NOVA FERROESTE

O Ibama concedeu a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio) para o projeto chamado de Nova Ferroeste (Ferrovia EF-277). Essa é uma nova etapa no processo de licen-ciamento ambiental do projeto, que foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal. A expectativa é colocar a Nova Ferroeste em leilão na B3 entre o final de 2021 e o começo de 2022.

NOVA FERROESTE II

Nova Ferroeste terá extensão de 1.370 quilôme-tros. O projeto abrange a construção de novos trechos e um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e do Oeste do Paraná ao Porto de Paranaguá. A iniciativa atende ao objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender o transporte voltado à exportação, o que favorece a competitividade, a inte-gração e a segurança de mercadorias.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O vice-governador Darci Piana participou do lançamento do Programa de Bolsas de Estudos do Senac PR. O programa vai ofertar 13 mil vagas de cursos gratuitos para todo o Estado. Serão investidos mais de 18 milhões de reais para contribuir na for-mação profissional e auxiliar a retomada econômica do comércio de bens, serviços e turismo no Paraná. “É uma grande oportunidade que todos vão ter de se qualificar para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Preparamos esses cursos para fazer a grande arrancada de 2021″, finalizou Piana.

MARATONA DAS CATARATAS

A 13ª edição da Meia Maratona das Cataratas, a corrida da Maravilha Mundial da Natureza, será realizada no dia 6 de junho de 2021, integralmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, na cidade de Foz do Iguaçu. As inscrições para a Meia das Cataratas estão abertas para as provas de 21 km e para o desafio de 8 km das Cataratas. As inscrições devem ser realizadas no site oficial da corrida http://www.meiamaratonadascata-ratas.com.br/.

PEDÁGIO NO PR

A Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Alep vai realizar uma série de ações para tentar mudar o novo modelo de pedágio proposto pelo governo federal para as estradas paranaenses. Entre as ações está a realização de audiências públicas pelo Estado para informar a população sobre o modelo híbrido e o pedido de urgência na tramitação do projeto que trata da tarifa por menor preço.

5

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

Radar

e

[ARAPOTI]

A nova gestão muni-cipal de Arapoti realizou nesta semana uma reunião com a equipe da secretaria municipal de Educação para definir estratégias para volta às aulas no ano letivo de 2021. Também nesta semana, foi divul-gado o novo cronograma de serviços da retroesca-vadeira nos bairros rurais do município.

A reunião promovida pela equipe da secretaria de

Educação contou com a participação de membros da pasta, além de direto-res e coordenadodireto-res dos Centros Municipais de Educação (CMEI’s) e Esco-las Municipais. Durante o encontro, foi realizado o planejamento da semana pedagógica e calendário escolar, além de discutir estratégias para volta as presenciais.

O prefeito Irani Barro esteve presente no evento

e aproveitou a ocasião para apresentar o novo secretário de Educação e Cultura, José Carlos de Carvalho, aos demais pro-fissionais da área. “Nossa administração quer fazer um grande trabalho na área de Educação, e para isso é fundamental contar com profissionais bem pre-parados e motivados a dar o seu melhor”, destacou o Prefeito.

Da Redação

Educação realiza reunião para definir

ações de volta as aulas presenciais

Já na pasta de Agricultura, foi divulgado o novo cronograma de

agendamento para serviços da retroescavadeira nos bairros

T a m b é m n e s t a semana, a secretaria muni-cipal de Agricultura dis-ponibilizou o novo crono-grama para agendamento de serviços da retroes-cavadeira nos bairros rurais. Para ter acesso aos serviços, os produto-res e agricultoproduto-res devem realizar o agendamento com antecedência, pois, de acordo com a pasta, o serviço só será executado conforme uma lista de usuários pré-definida sem agendamentos de última hora, salvo os casos onde seja comprovada situação de emergência.

A pasta ainda informou que os agendamentos serão exclusivos para pro-dutores que façam parte do programa de Agricultura Familiar e, no caso de pro-dutores que não estejam inscritos no programa, o serviço só poderá ser realizado após aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O agendamento será rea-lizado nas salas 09 e 10 do Centro Administrativo Municipal e os produto-res devem comparecer portando os documentos pessoais para preencher o formulário de solicitação.

O agendamento será rea-lizado apenas de maneira presencial nos horários de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Nesta semana, foi aberta a lista de agendamento para serviços nos bairros Gleba A, Gleba B, Gleba D, Olaria e Três Marcos. Os demais bairros devem ter o cro-nograma de agendamento divulgado nos próximos dias.

Para obter mais informa-ções, produtores podem entrar em contato pelos telefones (43) 3512-3151 ou (43) 3512-3149.

[AGRICULTURA]

Uma briga entre irmãos por causa de uma herança familiar virou caso de polícia no muni-cípio de Bandeirantes. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda--feira (25).

De acordo com informa-ções da Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 20h30 para pres-tar atendimento a uma

ocorrência de ameaça em uma residência situada no Loteamento Sagae. Diante do chamado, os policiais foram até o endereço infor-mado para averiguar a situação.

No local, uma mulher passou a relatar para equipe que recebeu amea-ças de seu próprio irmão que teria prometido atear fogo em sua casa. Indagada

sobre o motivo, a solici-tante contou aos policiais que seu irmão não aceita a partilha de bens de uma herança que ambos rece-beram e, devido a isso, realiza as ameaças.

Frente aos fatos e como o indivíduo não foi loca-lizado no local, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis ao caso.

Homem ameaça atear fogo na casa da

irmã em briga por causa de herança

Situação foi registrada na noite desta segunda feira

no município de Bandeirantes

[CONFUSÃO]

Da Redação

Da Redação

Da Redação

[DE VOLTA PARA CELA]

Foragido da penitenciária

de Londrina é preso no

Norte Pioneiro

Indivíduo foi encontrado durante patrulhamento

policial no município de Carlópolis

Um preso que estava foragido foi recapturado por policiais militares do município de Carlópolis. A ocorrência foi registrada nesta segunda-feira (25). De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe realizava patrulhamento pela Rua Jorge Barros, no Centro, quando avistou um indivíduo sentado no banco da praça que, ao perceber a presença policial, seu comportamento levantou suspeitas por parte dos policiais que decidiram realizar a abordagem do indivíduo. Nesse momento,

porém, o suspeito empreen-deu fuga sendo capturado na Rua Capitão Inácio. Após revista pessoal, os policiais realizaram a busca de informações sobre o suspeito no sistema da polícia, sendo constatado que o mesmo estava fora-gido da penitenciária de Londrina e, além disso, deveria estar utilizando tornozeleira eletrônica. Frente aos fatos, o indi-víduo foi preso e encami-nhado à delegacia da Polí-cia Civil para que fossem tomadas as providências cabíveis ao caso.

Um homem de 37 anos foi preso pelo crime de tráfico internacional de drogas durante uma ação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-153 em Jacarezinho. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda--feira (25).

De acordo com informações da PRF, a equipe policial realizava uma ação de

fis-calização na praça de pedá-gio Marques dos Reais, na divisa do estado do Paraná com São Paulo, quando realizaram a abordagem de um automóvel Fiat/ Uno. Durante a checagem dos dados do abordado no sistema da polícia, foi constatado em seu desfa-vor um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico internacional de

drogas expedido pela Jus-tiça Federal.

Frente aos fatos, os policiais cumpriram o mandado e o suspeito que é morador do município de Santo Antô-nio da Platina foi preso e entregue aos agentes do Depen para que fossem tomadas as providências cabíveis ao caso.

Morador da região é preso por

tráfico internacional de drogas

(6)

Política

e

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

3

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

6

OUTRAS PUBLICAÇÕES ARAPOTI

JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPOTI – PR RUA PLACÍDIO LEITE Nº 148 CENTRO CÍVICO

CEP 84.990-000 / FONE (43) 3512-3000 CNPJ Nº 75.658.377/0001-31 EXTRATO TERMO ADITIVO Contrato n°: 112/2016-PMA. Pregão n°: 116/2015-PMA.

Contratantes: Município de Arapoti; Fundo Municipal de Saúde de Arapoti;

Fundo Municipal de Assistência Social de Arapoti.

Contratada: LÍVIA M. GIGLIO STELLA EIRELI. CLÁUSULA PRIMEIRA – Do Objeto

O presente termo aditivo tem como objeto o ACRÉSCIMO de 1,27 % do

CONTRATO firmado entre as partes em 01/12/2020, passando o valor do contrato de R$ 227.697,40 (cento e trinta e três mil, quatrocentos e quatro reais e sessenta centavos), para R$ 230.601,40 (duzentos e trinta, seiscentos e um reais e quarenta centavos), após o acréscimo de R$ 2.904,00 (dois mil e novecentos e quatro reais), nos termos previstos na Cláusula 13º (décima terceira).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Haverá incremento de 01 (uma) auxiliar de limpeza da Secretaria de Ação Social, totalizando uma adição de R$ 2.904,00 (dois mil e novecentos e quatro reais), a partir de 01/02/2021, conforme tabela a seguir:

Lote Unidade Tipo de posto Qtd. de funcionários Carga Horária/semanal Valor Unitário Mensal 01 CRAS Central – Limpeza e Conservação Aux. Serv. Gerais 1 40 h 2.904,00

CLÁUSULA SEGUNDA – Das Alterações

O valor total de acréscimos será de R$ 2.904,00 (dois mil e novecentos e quatro reais).

O valor mensal do contrato será de R$ 230.601,40 (duzentos e trinta, seiscentos e um reais e quarenta centavos).

CLÁUSULA TERCEIRA – Do Fundamento Legal

O presente termo aditivo decorre de autorização da autoridade competente e encontra amparo legal no art. 65, §1º c/c. §2º, II, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA QUARTA – Da Ratificação

Todas as demais Cláusulas não especificamente modificadas pelas alterações decorrentes deste termo aditivo permanecem em vigor e obrigando as partes conforme originalmente pactuadas.

E por estarem assim, justos e avençados, firmam o presente Instrumento, redigido em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito.

Data da assinatura: 22/01/2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPOTI – PR RUA PLACÍDIO LEITE Nº 148 CENTRO CÍVICO

CEP 84.990-000 / FONE (43) 3512-3000 CNPJ Nº 75.658.377/0001-31 EXTRATO TERMO ADITIVO Contrato n°: 112/2016-PMA. Pregão n°: 116/2015-PMA.

Contratantes: Município de Arapoti; Fundo Municipal de Saúde de Arapoti;

Fundo Municipal de Assistência Social de Arapoti.

Contratada: LÍVIA M. GIGLIO STELLA EIRELI.

Objeto: O presente termo aditivo tem como objeto a SUPRESSÃO de 1,24

% do CONTRATO firmado entre as partes em 01/12/2020, passando o valor do contrato de R$ 230.573,04 (duzentos e trinta mil, quinhentos e setenta e três reais e quatro centavos) para R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos), sendo o valor de decréscimo de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), nos termos previstos na Cláusula 13º (décima terceira).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Haverá redução de 2 (duas) auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Ação Social, totalizando uma redução mensal para a mencionada secretaria de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), a partir do dia 31/01/2021, conforme tabela a seguir:

Lote Unidade Tipo de posto Func. Qtd Horária/Carga semanal

Valor Unitário

Mensal

01

CRAS Vila dos Funcionários –

Limpeza e Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82 01 CRAS Central – Limpeza e

Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82

CLÁUSULA SEGUNDA – Das Alterações

O valor total de reduções é de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), referente a Secretaria de Ação Social.

O valor mensal do contrato será de R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos).

CLÁUSULA TERCEIRA – Do Fundamento Legal

O presente termo aditivo decorre de autorização da autoridade competente e encontra amparo legal no art. 65, §1º c/c. §2º, II, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA QUARTA – Da Ratificação

Todas as demais Cláusulas não especificamente modificadas pelas alterações decorrentes deste termo aditivo permanecem em vigor e obrigando as partes conforme originalmente pactuadas.

E por estarem assim, justos e avençados, firmam o presente Instrumento, redigido em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito.

Data da assinatura: 22/01/2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPOTI – PR RUA PLACÍDIO LEITE Nº 148 CENTRO CÍVICO

CEP 84.990-000 / FONE (43) 3512-3000 CNPJ Nº 75.658.377/0001-31 EXTRATO TERMO ADITIVO Contrato n°: 112/2016-PMA. Pregão n°: 116/2015-PMA.

Contratantes: Município de Arapoti; Fundo Municipal de Saúde de Arapoti;

Fundo Municipal de Assistência Social de Arapoti.

Contratada: LÍVIA M. GIGLIO STELLA EIRELI.

Objeto: O presente termo aditivo tem como objeto a SUPRESSÃO de 1,24

% do CONTRATO firmado entre as partes em 01/12/2020, passando o valor do contrato de R$ 230.573,04 (duzentos e trinta mil, quinhentos e setenta e três reais e quatro centavos) para R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos), sendo o valor de decréscimo de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), nos termos previstos na Cláusula 13º (décima terceira).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Haverá redução de 2 (duas) auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Ação Social, totalizando uma redução mensal para a mencionada secretaria de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), a partir do dia 31/01/2021, conforme tabela a seguir:

Lote Unidade Tipo de posto Func. Qtd Horária/Carga semanal

Valor Unitário

Mensal

01

CRAS Vila dos Funcionários –

Limpeza e Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82 01 CRAS Central – Limpeza e

Conservação

Aux. Serv.

Gerais 1 20 h 1.437,82

CLÁUSULA SEGUNDA – Das Alterações

O valor total de reduções é de R$ 2.875,64 (dois mil e oitocentos e setenta e cinco reais e sessenta e quatro centavos), referente a Secretaria de Ação Social.

O valor mensal do contrato será de R$ 227.697,40 (duzentos e vinte e sete mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos).

CLÁUSULA TERCEIRA – Do Fundamento Legal

O presente termo aditivo decorre de autorização da autoridade competente e encontra amparo legal no art. 65, §1º c/c. §2º, II, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA QUARTA – Da Ratificação

Todas as demais Cláusulas não especificamente modificadas pelas alterações decorrentes deste termo aditivo permanecem em vigor e obrigando as partes conforme originalmente pactuadas.

E por estarem assim, justos e avençados, firmam o presente Instrumento, redigido em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito.

Data da assinatura: 22/01/2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ DO SUL ERRATA

Na Portaria nº. 008/2021, publicada no Jornal Folha Extra, do dia 26 de janeiro de 2021, Edição 2459, página 07, onde se lê: ART. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir de 22 de fevereiro de 2021, leia-se: ART. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir de 22 de janeiro de 2021. E onde se lê: Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de fevereiro de 2021, leia-se: Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de janeiro de 2021.

Na Portaria nº 009/2021, publicada no Jornal Folha Extra, do dia 26 de janeiro de 2021, Edição 2459, página 07, onde se lê: Gabinete do Prefeito do Muni-cípio de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de fevereiro de 2021, leia-se: Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 21 de janeiro de 2021. Gabinete do Prefeito do Município de Jundiaí do Sul – PR, em 26 de janeiro de 2021

Eclair Rauen Prefeito

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

WALTER PEREIRA DA ROCHA torna público que recebeu a Licença Prévia nº 217059 com validade até 21/01/2023 para o comércio varejista de combustíveis para veículos automotores a ser implantada na Rua Paul Harris Nº 20,Bairro Vista Bella Município de Carlópolis – PR (PERETTI).

HOMOLOGAÇÃO

O Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Parecer Jurídico sobre a Dispensa de Licitação n° 03/2021 de 26/01/2021

RESOLVE:

Homologar o certame a favor do proponente:

1) DENTAL MED SUL ARTIGOS ODONTOLOGICOS LTDA, inscrita no CNPJ sob n° 02.477.571/0001-47, da cidade de CURITIBA/PR, vencendo o único item, perfazendo o valor total de R$ 498,00 (quatrocentos e noventa e oito reais). Pinhalão, 26 de janeiro de 2021.

DIONÍSIO ARRAIS DE ALENCAR Prefeito Municipal

PINHALÃO

Editais

Romanelli questiona Ministério

da Saúde sobre número de

vacinas enviadas ao Paraná

[COBROU]

“Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm a

mesma população, por que será que os gaúchos

estão recebendo 34% a mais de vacinas que os

paranaenses?”, disse o deputado

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) questionou, nesta segun-da-feira (25), os critérios usados pelo Ministério da  Saúde para definir a quantidade de doses da vacina AstraZeneca enviada ao Paraná. “Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm a mesma população, por que será que os gaúchos estão recebendo 34% a mais de vacinas que os paranaen-ses?”, disse.

No último sábado (23), o Rio Grande do Sul recebeu 116 mil doses, enquanto o Paraná, 86,5 mil. “O Paraná tem a quinta maior população do país, mas é o oitavo em quantidade de doses recebidas da vacina da Oxford/AstraZeneca. Tem uma população ligei-ramente maior que o Rio Grande do Sul e perfil demográfico muito

pare-cido”, aponta.

A estimativa é de que a quantidade de doses da vacina de Oxford distri-buída ao Paraná seja entre 15% e 20% menor ao que estava previamente pro-gramado pelo Ministério da Saúde. Romanelli infor-mou ainda que entrou em contato com o governador Carlos Massa Ratinho Junior para que, em con-junto com a Assembleia Legislativa do Paraná, o governo estadual tome todas as providências necessárias para que haja igualdade do Paraná em relação a outros Estados. Qual é? - “Vamos exigir que o Paraná seja compensado por mais esse descaso. Não basta sermos prejudicados com as tarifas de pedá-gio mais caras do Brasil, agora temos de engolir o desprezo do Ministério da Saúde com a distribuição

das doses da vacina de Oxford”, disse Romanelli. O Paraná já se prepara para a terceira fase e até final de maio, a previsão é vacinar quatro milhões de pessoas, principalmente os que têm mais risco de adoecer gravemente. “Hoje, de cada quatro óbitos no Paraná, três têm mais de 60 anos. Todos os idosos acima de 60 anos serão vacinados”, disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Se as vacinas chega-rem, estamos preparados, temos 1850 salas de vacina e atenção primária de saúde funcionando. Esta-mos gestionando o governo federal para que mantenha o fluxo de vacina e traga o que tem combinado. Tem dois grandes fornecedores e estão fazendo contato com outras empresas, nós também estamos fazendo contato direto”, completa.

ALEP

[TOMAZINA]

Flávio Zanrosso visita

aldeia do Pinhalzinho e

anuncia investimento de

R$ 250 mil

O prefeito do muni-cípio de Tomazina, Flávio Zanrosso, visitou a aldeia indígena do Pinhalzinho para anunciar um inves-timento de R$ 250 mil em obras no local.

Ao lado do cacique Mimb-dyu, também conhecido como Sebastião, do secre-tários distrital Rochinha e do diretor da escola local Jeferson, o prefeito anunciou o investimento que será aplicado na cons-trução de uma quadra esportiva, parquinho e

academia ao ar livre. “Assim como já fizemos em outras localidades do município, vamos investir em uma área para prática de esporte e lazer aqui na aldeia do Pinhalzinho. Nossa gestão trabalha para todos, para os mora-dores da zona urbana, população rural e também para nossa população indígena. Este é o nosso compromisso, proporcio-nar mais qualidade de vida a todos os tomazinenses”, destacou o prefeito.

De acordo com o prefeito, verba

será aplicada na construção de

uma área de esporte e lazer

(7)

Folha

xtra

e

EDITORA FOLHA EXTRA LTDACNPJ 06.163.583/0001-58 WENCESLAU BRAZFone: (43) 3528-3930 atendimento@folhaextra.com

CURITIBA - MERCONETI Fone: (41) 3079-4666 ricardo@merconeti.com.br

Jornalista Responsável: JUNIOR ALCEU - MTB/PR 9798

Associação dos Jornais DIÁRIOS DO INTERIOR do Paraná FILIADO A www.folhaextra.com

Trav. Felipe Miguel de Carvalho, 33 Centro - Wenceslau Braz - PR

Geral

Geral

FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460 FOLHA EXTRA Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Edição 2460

7

2

ERRATA

LEI Nº 1976/2020

Súmula: Dispõe sobre a concessão da revisão geral anual da remuneração dos servidores municipais que recebem remuneração abaixo do salário mínimo vigente e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, aprovou e eu, Dionisio Arrais de Alencar, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica concedida a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais que percebem um salário mínimo vigente, fi cando reajustado em 5,264% a remuneração destes ser-vidores públicos.

Art. 2º - Esta Lei entra vigor na data de sua publicação. Edifício da Prefeitura Municipal de Pinhalão, em 12 de janeiro de 2021.

Dionisio Arrais de Alencar Prefeito Municipal

Corrige o erro material, onde se lê: LEI Nº 1976/2020, lê-se: LEI Nº 1976/2021.

ERRATA

LEI Nº 1978/2020

Súmula: Dispõe sobre o reajuste dos tributos muni-cipais para o ano de 2021.

A Câmara Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, aprovou e eu, Dionisio Arrais de Alencar, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Para efeito de lançamento no exercício de 2021, fi cam atualizados monetariamente as Taxas, o IPTU, o ISSQN e outros créditos de natureza tributária e não tributária, pelo índice da infl ação no período.

Art. 2º. O índice de infl ação mencionado no artigo anterior, para fi ns de atualização monetária, verifi car-se-á com base no período compreendido entre dezembro de 2019 a novembro de 2020, conforme o IPCA- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15, divulgado em 24 de novembro de 2020, no importe de 4,31%.

Art. 3º - Esta Lei entra vigor na data de sua publicação. Edifício da Prefeitura Municipal de Pinhalão, em 12 de janeiro de 2021.

Dionisio Arrais de Alencar Prefeito Municipal

Corrige o erro material, onde se lê: LEI Nº 1978/2020, lê-se: LEI Nº 1978/2021

PINHALÃO

[PARA EUROPA]

e

e

Pela primeira vez desde a sua criação, a Cooperativa de Cafés Espe-ciais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp) realizou uma exportação direta – sem intermediação de traders – de cafés especiais para o exterior. As 96 sacas de café natural e cereja descascado, de 30 quilos cada, saíram do Brasil pelo porto de Santos, em 24 de dezembro, e chegaram ao destino fi nal, Barcelona, na Espanha, em 15 de janeiro. O envio contou com a par-ticipação de sete pequenos produtores cooperados: Evilásio Shigueaki Mori, Paulo José Frasquetti, Ricardo Batista dos Santos, Claudinei de Carvalho Nunes, Pedro Luiz Costa, Antônio Carlos Delmonico e Armando César Casi-miro.  O planejamento e a documentação para a exportação foram feitos pela representante

comer-cial da Cocenpp, Angelina Harumi Shimysu Jussiani. Ela conta que recebeu capacitação da Apex Brasil, específi ca para exportação para micro e pequenas empresas, de forma on-line, por conta da pandemia. A aproximação com o exportador se deu a partir de um produtor de café do noroeste do Paraná, que Angelina contatou durante a Semana Internacional do Café, em Minas Gerais, em setembro passado.

“Conheci produtores de Cambira, Maringá e Apucarana. Um deles me ligou, pouco tempo depois, dizendo que um amigo da Espanha gostaria de conhe-cer a Cocenpp”, lembra. O espanhol foi até a sede da cooperativa, em Congonhi-nhas, e também conheceu a unidade de benefi ciamento no munícipio de Lavrinha, ambos no norte pioneiro. Foi então que decidiu levar

para o continente europeu sacas de cafés especiais do norte pioneiro e do noroeste do Paraná.

Angelina brinca que a primeira exportação da cooperativa aconteceu de “supetão”. Com apoio da Apex Brasil e dos sete pro-dutores, conseguiu reunir a documentação e planejar a logística de envio em poucas semanas. Segundo ela, a Indicação Geográ-fi ca (IG), na modalidade de procedência do café do norte pioneiro do Paraná, terá o seu selo estampado nas embalagens e ajudará no marketing e divulgação do produto em território espanhol.

“Na Europa, as indica-ções de procedência são valorizadas”, afirma. A representante comercial destaca que a exportação não teria acontecido sem o apoio do Sebrae/PR, que ofereceu todo o suporte

técnico, desde a conquista da IG. “Fiz o treinamento, me esforcei e fi zemos acon-tecer, mas só deu certo pelo cooperativismo e o trabalho dos produtores, da COCENPP, e apoio da Apex e Sebrae/PR.”

Para o cafeicultor Ricardo Batista dos Santos, um dos exportadores e presidente da Cocenpp, o envio direto dos cafés para a Espanha é um sonho realizado. Ele assinala que já exporta café há muitos anos, desde 2013, mas sempre com a interme-diação de traders.

“Agora, podemos dizer que nos tornamos expor-tadores. O lucro vai fi car dentro da cooperativa e para nós, produtores, a remuneração é muito boa. Recebemos o dobro do preço que teríamos aqui no mercado nacional”, come-mora Batista.

O consultor do Sebrae/PR Odemir Capello diz que

a exportação direta deve ampliar muito o canal de relacionamento da coo-perativa, que poderá con-quistar mais clientes e ter mais lucros e melhores resultados. “É algo que, até pouco tempo atrás, era considerado impossível, mas que se tornou viável graças ao cooperativismo e o trabalho para produzir cafés diferenciados e com registro de procedência.” Os cafés enviados à Espa-nha serão comercializados para torrefações e também vendidos por uma pla-taforma de e-commerce direto para o consumidor fi nal. Depois do primeiro envio, a cooperativa rece-beu propostas de expor-tações para outros países, como Itália e Rússia.

Das Agências

Pequenos produtores do Norte Pioneiro

fazem 1ª exportação direta de cafés especiais

EDITAIS

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão conferir nesta quarta-feira (27), os gabaritos ofi ciais das provas objetivas do exame. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de mate-mática, ciências da natureza, ciências humanas e lingua-gens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame. 

Os gabaritos serão divulgados no portal do Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada  teoria de resposta ao item  (TRI), que leva em

consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. Ou seja, se ele acertar ques-tões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.  

A previsão para a divulgação dos resultados fi nais é dia 29 de março. Nessa data, os par-ticipantes saberão também quanto tiraram na redação. No entanto, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser defi nida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação, apenas para fi ns pedagógicos.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de can-didatos fizeram as provas este ano, número que repre-senta  menos da metade  dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As notas poderão ser usadas para acessar o ensino supe-rior e participar de  pro-gramas  como o Sistema de Seleção Unifi cada (Sisu) - que oferece vagas em instituições públicas - Programa Univer-sidade para Todos (ProUni) - que oferece bolsas de estudo em instituições privadas - e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece fi nanciamento em condições mais vantajosas que as de mercado. 

Gabaritos oficiais do Enem serão

divulgados hoje

Estudantes poderão ter acesso as respostas no portal do Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

[RESULTADO]

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A17 Figura 35 – Mapa interactivo que permite visualizar a qualidade da água em território irlandês (NS Share, 2004). A20 Figura 39 - Representação gráfica do pH em