• Nenhum resultado encontrado

Atividades não presenciais Página 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades não presenciais Página 1"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Atividades não presenciais Página 2 Disciplina:

Física

Professora: Mari Lúcia Machado.

Turmas:104, 105, 109, 110, 111, 112, 113 e 114

Estu-dante: Querido Estudante, continue fazendo sua parte com Dedicação e Boa vontade.

(3)

Atividades não presenciais Página 3 EEB José Arantes Biologia Profª Adriana Cristina de Almeida

Estudante: Série: 1º Período: 15 a 29/10/2020 Atividade 1: Período 15 a 20/10/2020

Instruções para o aluno: Caríssimos, assistam o vídeo sobre tecido epitelial, fazendo anotações no caderno sobre o mesmo. Não há necessidade de devolutiva! Dúvidas: 47996000932, não hesitem em chamar! Sintam-se abraçados!

Tecidos humanos Vídeo:

Assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=J-b2P6kvGNM

(4)

Atividades não presenciais Página 4 EEB José Arantes Biologia Profª Adriana Cristina de Almeida

Estudante: Série: 1º Período: 15 a 29/10/2020 Atividade 2: Período 22 a 29/10/2020

Instruções para o aluno: Queridos, baseando-se no vídeo que assistiram sobre tecido epitelial, (

https://www.youtube.com/watch?v=J-b2P6kvGNM), façam um mapa conceitual. Lembrem-se que vale nota!!! Dúvidas 47996000932, não hesitem em chamar!!

(5)

Atividades não presenciais Página 5

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin. Turmas: 101,102,103,113,114

Cole esse texto no seu caderno para as próximas ava-liações. (NÃO precisa ser devolvido).

TEMA: O Renascimento.

Renascimento: Características e contexto histórico: O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval, e deu início à Idade Moderna.

Origem do Renascimento: O termo Renascimento foi criado no séc. XVI para descrever o movimento artístico que surgiu um século antes. Posteriormente acabou designando as mudanças econômicas e políticas do período também e é muito contestado hoje em dia. Afinal, as cidades nunca desapareceram totalmente e os povos não deixaram de comercializar entre si, nem de usar moeda. Houve, sim, uma diminuição dessas atividades durante a Idade Média. Observamos, porém, que na Península Itálica várias cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma, dentre outras, se beneficiaram do comércio com o Oriente. Estas regiões se enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mar Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil. A fim de se afirmarem socialmente, estes comerciantes patrocinavam artistas e escritores, que inauguraram uma nova forma de fazer arte. A Igreja e nobreza também foram mecenas (patrocinadores) de artistas como Michelangelo, Domenico Ghirlandaio, Pietro della Francesa, entre muitos outros.

Cultura renascentista: Destacamos cinco características marcantes da cultura renascentista:

• Racionalismo: a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser expli-cado pela razão e pela ciência.

• Cientificismo: para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica. • Individualismo: o ser humano buscava afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo.

• Antropocentrismo: colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo. • Classicismo: os artistas buscam sua inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana para fazer suas obras.

O Humanismo renascentista: O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século XIV. O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza. Por isso, os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da Antiguidade, como Platão. A religião não perdeu importância, mas foi questionada e daí surgiram novas correntes cristãs como o protestantismo. O estudo dos textos antigos, igualmente, despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego. Desta forma, o humanismo se tornou referência para muitos pensadores nos séculos seguintes, como os filósofos iluministas do século XVII.

Renascimento literário: O Renascimento deu origem a grandes gênios da literatura, entre eles:

• Dante Alighieri: escritor italiano autor do grande poema "Divina Comédia".

• Maquiavel: autor de "O Príncipe", obra precursora da ciência política onde o autor dá conselhos aos governadores da época.

• Shakespeare: considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Abordou em sua obra os conflitos humanos nas mais diversas dimensões: pessoais, sociais, políticas. Escreveu comédias e tragé-dias, como "Romeu e Julieta", "Macbeth", "A Megera Domada", "Otelo" e várias outras.

• Miguel de Cervantes: autor espanhol da obra "Dom Quixote", uma crítica contundente da cavalaria medi-eval.

• Luís de Camões: teve destaque na literatura renascentista em Portugal, sendo autor do grande poema épico "Os Lusíadas".

Renascimento artístico: Os principais artistas do renascimento foram:

Leonardo da Vinci: Matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor, ele foi o esteriótipo do homem renascentista que dominava várias ciências. Por isso, é considerado um gênio absoluto. A Mona Lisa e A Última Ceia são suas obras primas.

Rafael Sanzio: foi um mestre da pintura e famoso por saber transmitir sentimentos delicados através de suas imagens de Nossa Senhora. Uma de suas obras mais perfeitas é a Madona do Prado.

Michelangelo: artista italiano cuja obra foi marcada pelo humanismo. Além de pintor foi um dos maiores escultores do Renascimento. Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, A Criação de Adão e O Juízo Final. Também foi o responsável por pintar o teto da Capela Sistina.

Renascimento científico: O Renascimento foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, da física, da medicina, da matemática e da geografia. O

(6)

Atividades não presenciais Página 6 polonês Nicolau Copérnico, que negou a teoria geocêntrica defendida pela Igreja, ao afirmar que "a Terra não é o centro do universo, mas simplesmente um planeta que gira em torno do Sol". Galileu Galilei descobriu os anéis de Saturno, as manchas solares, os satélites de Júpiter. Perseguido e ameaçado pela Igreja, Galileu foi obrigado a negar publicamente suas ideias e descobertas. Na medicina os conhecimentos avançaram com trabalhos e experiências sobre circulação sanguínea, métodos de cauterização e princípios gerais de anatomia.

Renascimento comercial: Todas essas inovações só foram possíveis graças ao crescimento comercial que houve na Idade Média. Quando as colheitas eram boas e sobravam alimentos estes eram vendidos em feiras itinerantes. Com o incremento comercial, os vendedores passaram a se fixar em determinados locais que ficou conhecido como burgo. Assim, quem morava no burgo foi chamado de burguês. Nas feiras era mais fácil usar moedas do que o sistema de trocas. No entanto, como cada feudo tinha sua própria moeda ficava difícil saber qual seria o valor correto. Dessa forma, surgiram pessoas especializadas na troca de moeda (câmbio), outras em fazer empréstimos e garantir pagamentos e que é a origem dos bancos. O dinheiro, então, passou a ser mais valorizado do que a terra e isso inaugurou uma nova forma de pensar e se relacionar em sociedade moderna.

(7)

Atividades não presenciais Página 7 DICIPLINA: SOCIOLO-GIA PROFESSOR: EDEMIL – SON CONRADI. RECUPERAÇÃO AVA-LIATIVA, OUTUBRO. TURMA:101, 102, 103, 104, 107, 108, 109, 110, 113 E 114.

ALUNO: MINHA TURMA:

RECUPERAÇÃO SOBRE FAMÍLIA.

Respostas das páginas 77, 80, 82 e 83.

1 - A Família é considerada uma?

A( ) Aglomeração de individuos. B( ) Conjunto de pessoas. C( ) Instituição Social.

2 - Na família, a vida social que cada membro possui, assume diferentes funções, inte -

relacionadas. Que denomina-se?

A( ) Funções sociais. B( ) Status social. C( ) Papeis sociais.

3 - A qual integração refere- se, quando as Instituições são responsáveis pela preservação e

transmissão dos valores, das tradições e da cultura?

A( ) Integração social. B( ) Integração cultural C( ) Integração regional.

4 - O que o sociólogo Max Weber de 1864 - 1920, enfatizou sobre o que é família?

A( ) Encontro de pessoas.

B( ) conjunto de leis. C( ) Instituição Social.

5 - A constituição da formação da família em pai, mãe e filhos, chama-se?

*

A( ) Família de aproximação.

B( ) Família de paternidade. C( ) Família nuclear.

Novos estudos a Serem Realizados.

A Família Patriarcal no Brasil e seus Desdobramentos. p. 84 - 86. A Família Como Espaço de Reprodução Social. p. 86 - 88.

(8)

Atividades não presenciais Página 8 E.E.B. JOSÉ ARANTES

ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS PERÍODO:15/10/2020_ 30/10/2020

PROFESSOR(ES):OSMILDA CANABARRO

COMPONENTE(S) CURRICULAR(ES): LÍNGUA PORTUGUESA TURMA(S) 111/112/113/114

NOME DO ALUNO: __________________________________________________ TURMA:---

NÚMERAL:

OSERVAÇÕES IMPORTANTES:

A) Diferença entre um numeral e um artigo:

A maioria das vezes um é artigo. Só será numeral numa sequencia numérica. EXEMPLO:

Comprei um livro, dois cadernos, três lápis...

Este hospital precisa de um faxineiro, três enfermeiras, médicos e um porteiros.

B) Uso do cardinal e ordinal:

Para designar séculos, reis, papas e capítulos, usamos ordinais de um a dez e cardinais de onze em diante. EXEMPLO:

Pedro I ( primeiro) Capítulo 11 ( onze) Pio XII ( doze) Século III ( terceiro) Pio X ( décimo) João XXIII ( vinte três) Luis XIV ( catorze) Pio XII ( doze ) Luís XVI ( dezesseis)

C) Primeiro dia do mês:

D) O primeiro dia do mês é empregado no ordinal. Os demais, no cardi

BOA SORTE ! DESEJO BOA INTERPRETAÇÃO . ABRAÇOS DA PROFESSORA.

(9)

Atividades não presenciais Página 9 E.E.B JOSE ARANTES

ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS PERÍODO: 15/10/2020_ A 30/10/2020

PROFESSOR(ES):OSMILDA CANABARRO

COMPONENTE(S) CURRICULAR(ES): LÍNGUA PORTUGUESA TURMA(S)111/112/113/114

NOME DO ALUNO: __________________________________________________ TURMA: ---

NUMERAL:

QUADROS DOS NUMERAIS

1. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS

Cardinais Algarismos ROMANOS

(I,II,III,IV,V,VI,VII,VIII,IX,X,XI,XII,XIII,XIV,XV,XX,XXI,XXII,XXX,XL,L,LX,LXX,LXXX,XC,C,CC,CCC,CD,D,DC,DCC,DC CC,CM,M,X,L,M,M)

ARÁBICOS(1 um,2 dois,3 três,4 quatro,5 cinco, 6 seis, 7 sete,8 oito,9 nove,10 dez, 11 onze,12 doze,13 treze,14 catorze,15 quinze,20 vinte,21 vinte e um, 22 vinte e dois,30trinta,40 quarenta,50 cinquenta,60 sessenta,70 setenta,80 oitenta,90 noventa,100 cem,200 duzentos,300 trezentros,400 quatrocentros,500 quinhentos,600 seiscentos,700 setecentos,800 oitocentos,900 novecentos,1,000 mil,10,000 dez mil,50,000 cinquenta mil,1,000,000 um milhão,1,000,000,000 um bilhão.)

ORDINAIS( primeiro,segundo,terceiro,quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, décimo primeiro,décimo segundo,décimo terceiro,décimo quarto,décimo quinto, vigésimo primeiro,vigésimo

segundo,trigésimo,quadragésimo,quinquagésimo,sexagésimo,octogésimo,nonagésimo,centésimo,ducentési mo,trecentésimo,quadringentésimo,quingentésimo,seiscentésimo,setingentésimo,nongentésimo,milésimo,dé cimo milésimo,quinquagésimo,milésimo,milionésimo,bilionésimo.)

NUMERAIS MULTIPLICATIVOS E FRACIONÁRIOS MULTIPLICATIVOS 2 duplo, dobro 3 triplo, tríplice 4 quádruplo 5 quíntuplo 6 sêxtuplo 7 séptuplo 8 óctuplo 9 nônuplo 10 décuplo 11 undécuplo 12 duodécuplo 100 cêntuplo FRACIONÁRIOS

(10)

Atividades não presenciais Página 10

Meio,metade/terço/quarto/quinto/sexto/sétimo/oitavo/nono/décimo/onze avos,undécimo/doze avos,duodécimo/centésimo)

(11)
(12)

Atividades não presenciais Página 12

EEB PROFESSOR JOSE ARANTES PROFESSOR: JEAN PATRICK CRUZ DISCIPLINA: ED. FISICA

TURMAS: 111,112,113 e 114

APENAS PARA LEITURA – NÃO DEVOLVER

Fundamentos do tênis de mesa: saque e recepção

Saque

Para a execução de um bom saque, são necessários velocidade, efeito, altura e localização. Nesse momento, a

bola deve ser lançada para cima, a 16 cm de altura no mínimo.

De acordo com as regras, esse movimento é sempre executado de trás da linha de fundo, ou numa extensão

imaginária desta. Cada jogador tem direito a dois saques, e a bola não pode “queimar” (relar) a rede.

Inicia-se o jogo com a bola parada na palma da mão livre e aberta do sacador.

À esquerda: Empunhadura no estilo clássico. À direita: Momento do saque com empunhadura estilo caneta

Para os iniciantes no tênis de mesa, os elementos do saque (velocidade, efeito, altura e localização) devem ser

aprendidos separadamente. No início, é necessário delimitar uma área e acertá-la, variando a distância (mais

perto e mais longe).

Posteriormente, em relação à altura, pôr uma corda acima da altura da rede. Por último, e mais difícil, colocar

efeito na bola no momento do saque, ou seja, bater de um lado da bola, a fim de que ela passe para o campo

adversário.

Recepção

Recepção é o termo usado para designar o momento em que o jogador recebe a bola, após um saque do

adversário.

No momento do saque, a posição de espera é extremamente importante para que o jogador chegue à bola no

menor tempo possível. Do sacador, são exigidas concentração, combinação de postura de pernas e braços e

coordenação motora bem desenvolvida.

Já o atleta que irá recepcionar a bola deverá estar atento à jogada, ter noção de efeito, velocidade, concentração,

estar bem preparado física e psicologicamente etc.

(13)

Atividades não presenciais Página 13

EEB PROFESSOR JOSE ARANTES PROFESSOR JEAN PATRICK CRUZ DISCIPLINA: ED. FISICA

TURMAS:111,112,113 e 114

APENAS PARA LEITURA – NÃO DEVOLVER

Tênis de Mesa

Velocidade, agilidade, preparo físico, decisão precisa, controle da força, orientação espacial e muito mais.

Essas são algumas das habilidades necessárias a um bom jogador de tênis de mesa.

É hipnotizante assistir a um jogo de tênis de mesa profissional, em que a bola alcança tanta velocidade que

quase desaparece aos olhos humanos!

História

Esse esporte teve sua origem ligada a outra atividade, no caso o tênis de campo. A prática do tênis de mesa é

prazerosa e ainda proporciona o desenvolvimento de inúmeras capacidades físicas e cognitivas.

Essa modalidade esportiva surgiu na Inglaterra, no século XIX, com o nome de pingue-pongue (em razão do

som que a bola produzia quando estava em contato com a raquete e a mesa). Foi criada por estudantes

universitários como um jogo recreativo, em que os materiais do dia a dia substituíam os equipamentos usados

nos dias atuais. Livros ocupavam o lugar da rede, dividindo a mesa; caixas de madeira eram usadas como

raquetes, e não havia pontuação estabelecida.

Somente após a Segunda Guerra, fundou-se uma associação responsável por estabelecer regras, oficializar a

prática e incentivar a produção e a venda de equipamentos apropriados a esse esporte.

Ao Brasil, esse esporte chegou na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses.

Em 1912, foi disputado o primeiro campeonato, na cidade de São Paulo. Até então, o tênis de mesa era

praticado somente em casas particulares e em clubes.

Um dos nomes de maior relevância no tênis de mesa brasileiro é o do atleta Hugo Hoyama (1969). Ele

coleciona várias conquistas, tanto em campeonatos nacionais como internacionais.

Equipamentos

Mesa

Atualmente, esse esporte é praticado em uma mesa com 2,74 m de comprimento por 1,52 m de largura. Esse

equipamento deve ficar a uma altura de 76 cm do solo e, no meio dele, é fixada uma rede com 1,83 m de

comprimento e 15,25 cm de altura.

A bola

É necessário que esse equipamento seja confeccionado em celuloide, ou plástico similar, na cor branca ou

laranja (fosca). Deve pesar 2,7 g e medir 4 cm de diâmetro.

Raquetes

Podem ser de qualquer tamanho, forma ou peso, mas devem ter 85% de madeira natural em sua constituição,

considerando-se sua espessura. O lado que entra em contato com a bola deve ser coberto por borracha, e não

(14)

Atividades não presenciais Página 14

é permitido o uso da outra face da raquete para sacá-la ou rebatê-la. Esse equipamento deve ser produzido em

duas cores diferentes, vermelho-vivo e preto, uma de cada lado.

Regras do jogo

As partidas oficiais são constituídas de sets de 11 pontos. Quando há empate em dez pontos, é necessário que

haja dois pontos de vantagem sobre o adversário para se vencer a partida.

Set é cada segmento em que se divide uma partida.

Os campeonatos de tênis de mesa podem ser disputados individualmente ou em duplas.

Nos torneios nacionais, as partidas são realizadas considerando-se o melhor de cinco sets; nos internacionais,

o melhor de sete sets. A cada set, os jogadores devem trocar de lado. O jogo inicia-se pelo vencedor do sorteio,

realizado para tal fim.

Um ponto é marcado quando:

o jogador toca na bola duas vezes consecutivamente;

o jogador erra o saque ou o recebimento da bola;

a bola quica duas vezes consecutivas na mesma parte da mesa;

o jogador utiliza a parte não emborrachada da raquete para tocar na bola;

a mão livre do jogador encosta na mesa;

o jogador movimenta a mesa do jogo;

o jogador e/ou sua raquete tocam na rede ou em seus suportes.

Durante as partidas, os jogadores devem usar roupas bem confortáveis. Dessa forma, ficou instituído que as

camisas, os shorts e as saias, as meias e os tênis, à exceção das mangas e das golas das camisas, precisam

diferenciar-se da cor da bola utilizada no jogo.

Portanto, se a bola utilizada for a branca, o vestuário, obrigatoriamente, salvo exceção, deverá ser de outras

cores. Caso a bola seja de cor laranja, o procedimento tomado será o mesmo.

(15)

Atividades não presenciais Página 15

EEB JOSÉ ARANTES

Atividade Presencial

Disciplina QUÍMICA

Entrega 23/10/2020

Devolução 08/11/2020

Prof Neusa Novaes Lapuse

Aluno(a)

Turmas 111, 112, 113 e 114

Obs;.Identifique sua turma corretamente e não

es-queça de Escrever seu nome

TURMA Atividade 19

***ATIVIDADES

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de fica-rem estáveis.

A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis. A estabilidade eletrônica é alcançada quando o átomo fica com oito elétrons na sua camada de valência (última camada eletrônica), ficando com a configuração de um gás nobre, sendo que a única exceção é o hidrogênio, que fica estável com apenas dois elétrons.

Portanto, todos os átomos dos elementos mencionados (hidrogênio, ametais e semimetais) possuem a tendência de receber elétrons para ficarem estáveis. Visto que não é possível que todos recebam elétrons, senão pelo menos um não ficaria estável, então os átomos envolvidos na ligação covalente compartilham um ou mais pares de elétrons. Veja como isso ocorre:

Uma molécula de cloreto de hidrogênio (HCl) é formada por uma ligação covalente entre um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.

Conforme se pode ver abaixo, o átomo do hidrogênio possui somente um elétron na sua camada eletrônica, preci-sando receber mais um elétron para ficar estável:

Átomo de hidrogênio

Por outro lado, o cloro possui 17 elétrons no estado fundamental, sendo que, na sua camada de valência, ele tem sete elétrons. Isso significa que ele precisa receber mais um elétron para ficar estável:

Átomo de cloro

Assim, visto que tanto o hidrogênio quanto o cloro precisam receber um elétron, eles compartilham um par de elé-trons, ficando ambos estáveis:

Formação do cloreto de hidrogênio por ligação covalente

Veja que se formou uma molécula. Isso sempre acontece nas ligações covalentes, ou seja, formam-se unidades isola-das e de grandeza limitada. Por isso, as ligações covalentes também são chamaisola-das de moleculares.

Esse tipo de ligação pode ocorrer entre átomos diferentes, como no exemplo do HCl, ou entre átomos de um mesmo elemento, como os exemplos abaixo. Ao analisá-los, observe que essa maneira de representar a ligação, em que se representam os elétrons da camada eletrônica por bolinhas ou “x”, é conhecida como fórmula eletrônica de Lewis. Outra forma de representar esse tipo de ligação mostrada abaixo é a fórmula estrutural plana, em que cada par de elétrons compartilhados é simbolizado por um traço:

(16)

Atividades não presenciais Página 16 A Ligação Covalente ou Ligação Molecular, são ligações químicas em que há o compartilhamento de um ou mais pares de elé-trons entre os átomos, com a finalidade de formar moléculas estáveis, que segundo a Teoria do Octeto:

"um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa), ou 2 elé-trons quando possui apenas uma camada".

A partir disso, diferentemente das ligações iônicas, em que ocorre a perda ou o ganho de elétrons, nas ligações covalentes, ge-ralmente ocorridas entre não metais (ametais) da tabela periódica, os pares eletrônicos.

Ou seja o nome dado aos elétrons cedidos por cada um dos núcleos dos elementos, figuram o compartilhamento dos átomos que procuram obter a estabilidade. As ligações covalentes são classificadas em: Ligações Covalentes e Ligações Covalentes

Da-tiva.

Ligação Covalente Dativa

Também chamada de ligação coordenada ou semipolar, a ligação covalente dativa é semelhante à dativa, porém ela ocorre quando um dos átomos apresenta seu octeto completo, ou seja, oito elétrons na última camada e o outro, para completar sua estabilidade eletrônica necessita adquirir mais dois elétrons. Em outras palavras, a ligação covalente dativa ocorre quando um dos átomos compartilha seus elétrons com os outros dois elementos.

Representada por uma seta um exemplo desse tipo de ligação é o composto dióxido de enxofre SO2: O = S → O Isso ocorre porque é estabelecida uma dupla ligação do enxofre com um dos oxigênios a fim a de atingir sua estabilidade eletrônica e, além disso, o enxofre doa um par de seus elétrons para o outro oxigênio para que ele fique com oito elétrons na sua camada de valência. Vale lembrar que a seta indica que o enxofre (S) está doando um par de elétrons para o oxigênio (O). No entanto, o

carbono permanece instável, pois ele ainda possui 6 elétrons e precisa de mais 2. Por isso, o oxigênio, que já

está estável, compartilha um de seus pares de elétrons com o carbono, isto é, realiza uma ligação dativa com

ele, tornando-o estável

Veja que a ligação covalente coordenada pode ser representada por um traço, assim como a ligação covalente

comum.

SO2 (Dióxido de enxofre):

(17)

Atividades não presenciais Página 17

Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas, o outro átomo de oxigênio não está estável, por isso, o enxofre compartilha um par de seus elétrons com ele por meio de uma ligação covalente coordenada ou dativa:

Veja que nesse caso temos três átomos na molécula, podendo, então, haver a migração da ligação de um átomo para o outro. A molécula de dióxido de enxofre também pode ser representada assim: O= S→O

Chamamos esse fenômeno da ligação de ressonância. Veja mais três exemplos no quadro abaixo:

As estruturas possíveis são chamadas de estruturas de ressonância ou formas canônicas.

ATIVIDADES

Aluno(a)___________________________________turma _____ data________

1)Considere os elementos 1A, 8B, 17C. a) Faça a distribuição eletrônica dos três elementos e indique o número de elétrons existentes em suas camadas de valência. b) Faça a combinação entre (A e B) e (A e C). Indique a fórmula eletrônica e a estrutural de cada composto resultante das combinações. c) Quantos elétrons existem em uma molécula do composto resultante da combinação entre os elementos B e C?

2) As substâncias etano (C2H6), bromo (Br2), cloreto de magnésio (MgCℓ2) e água (H2O) apresentam seus átomos unidos, respectivamente, através de ligações:

a) covalentes, covalentes, covalentes e iônicas. b) covalentes, iônicas, covalentes e iônicas. c) metálicas, iônicas, iônicas e metálicas. d) covalentes, covalentes, iônicas e iônicas.

e) covalentes, covalentes, iônicas e covalentes.

3) Dado o elemento halogênio bromo que pode formar compostos iônicos e moleculares. Assinale a alternativa que apresenta, respectiva-mente, um composto iônico e um molecular formado pelo bromo.

a) CaBr2 e NaBr b) CBr4 e KBr c) NaBr e HBr d) KBr e NH4Br e) nda 4)São exemplos de compostos moleculares:

a) CO2, K2O e H2O2. b) CO, KCℓ e NaCℓO. c) H2O2, HBrO3 e C12H22O11. d) H2O, Li2O e CH4. e) KNO3, Ca(OH)2 e NaH.

Qual dos elementos liga-se ao oxigênio (Z = 8) por ligação covalente?

a) Sódio - Na (Z = 11) b) Fósforo- P (Z = 15) c) Neônio - Ne (Z = 10) d) Argônio - Ar (Z = 18) e) Potássio - K(Z = 19)

(18)

Atividades não presenciais Página 18

Matemática Professor: Aldo Machado Neto Aluno(a) ____________________________Turmas:109,110,113,114

FUNÇÃO EXPONENCIAL

Antes de iniciar o conteúdo é necessário revisar algumas propriedades da potenciação.

*Cole em seu caderno o resumo abaixo.

*Logo em seguida leia e copie o conteúdo das páginas 144,146 e 147.

*Se possível assista ao vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=3lR3guqfbUg

NÃO É NECESSÁRIO DEVOLVER NA ESCOLA.

(19)

Referências

Documentos relacionados

A ligação entre sódio e cloro forma o composto iônico cloreto de sódio (NaCl) um sólido solúvel em água que não é bom condutor térmico, nem dúctil e nem maleável (25°C e

• Ligação covalente polar: São ligações em que há diferença de eletronegatividade entre os átomos (átomos diferentes)..

A ligação covalente ocorre por compartilhamento de elétrons entre dois átomos, assim, esses átomos não estão eletricamente carregado (não são íons). Molécula é o termo

Essa situ- ação modificou-se completamente em 1998, com uma grande diminuição de indivíduos em todas as classes de tamanho; fêmeas juvenis e subadultos não foram encontrados

34 Ligação covalente comum – na ligação covalente comum, o par de electrões é formado por um electrão de cada átomo, não importando se os átomos são iguais ou diferentes..

A ligação covalente normalmente ocorre entre o não metal átomos do lado direito da tabela periódica, onde há um insignificante ou diferença zero na eletronegatividade entre os

- EQUIPOS MEDICO-BIOLOGICO SERV TECN S.L... JORGE,

Potencialização do efeito hipoglicemiante de Glicamin, em alguns casos hipoglicemia, pode ocorrer quando se usa os seguintes medicamentos: insulina e outros hipoglicemiantes