• Nenhum resultado encontrado

PIRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA EM REATOR DE LEITO FIXO: INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA EM REATOR DE LEITO FIXO: INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PIRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA EM REATOR DE LEITO FIXO:

INFLUÊNCIA

DAS

CONDIÇÕES

OPERACIONAIS

NA

DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS

E. V. GONÇALVES1, C. V. B. MONTEIRO1, E. A. CANESIN2, F. L. SEIXAS1, 2, M. H. N. O. SCALIANTE1, M. L. GIMENES1

1

Universidade Estadual de Maringá, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química

2

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana E-mail para contato: marcelino@deq.uem.br

RESUMO – Este trabalho avaliou experimentalmente a pirólise do bagaço de cana-de-açúcar em um reator tubular de leito fixo no intuito obter produtos úteis em aplicações energéticas. Foram investigados os efeitos de condições operacionais nos rendimentos mássicos do bio-óleo, do biocarvão e dos gases gerados no processo. As variáveis operacionais estudadas foram: temperatura (400 a 700 ºC), tamanho de partículas (<0,5 mm, 0,5-1,0 mm e 1,0-1,41 mm), taxa de aquecimento (5, 10 e 15 ºC/min) e vazão de nitrogênio (50, 100 e 200 mL/min). As análises de variância mostraram que para praticamente todos os rendimentos dos produtos, com exceção do efeito da vazão de nitrogênio no bio-óleo, os níveis de tratamentos resultam em médias diferentes. O maior rendimento em bio-óleo (54 %) ocorreu a 600 ºC, na taxa de 15 ºC/min, na vazão de 200 mL/min e para tamanho de partículas de 0,5 a 1,0 mm . A temperatura de processo e o tamanho das partículas foram os fatores de maior influência nos resultados.

1. INTRODUÇÃO

As maiores crises econômicas estão ligadas à escassez de vários recursos, especialmente da água potável, de alimentos e de fontes de energia. O panorama atual manifesta uma dependência gigantesca de fontes não renováveis de energia, principalmente dos combustíveis fósseis. Atualmente a principal vertente que busca solucionar o problema energético, pelo menos no que está atrelado à produção de combustíveis líquidos, faz uso da pirólise.

A pirólise é um processo que consiste na degradação térmica de biomassas lignocelulósicas em meios inertes, resultando essencialmente em três produtos: bio-óleo, carvão e gases (óxidos de carbono, hidrogênio e hidrocarbonetos não condensáveis). As principais vantagens do emprego dos produtos advindos da pirólise da biomassa são: a diminuição da dependência de fontes não renováveis de energia; a neutralidade de dióxido de carbono emitido para a atmosfera durante a sua queima; a disposição final vários tipos de resíduos (rejeitos de indústrias, de colheitas, florestas, lodo de esgoto, estrume de porco e algas, dentre tantos outros) (MOHAN et al., 2006); o emprego do bio-óleo e do

(2)

carvão em processos de queima para a geração de energia (SOLANTAUSTA et al., 2012); a transformação do carvão em carvão ativado e a sua utilização como corretor de solo (MULLEN et al., 2010); e o emprego do H2 e do CO no abastecimento de processos de hidrotratamento, na produção de

amônia e na aplicação em células a combustível. (VALLIYAPPAN et al., 2008).

Diante desse quadro é importante ressaltar que tanto o rendimento quanto as características químicas e físicas dos produtos da pirólise estão intimamente ligadas aos parâmetros de processo (MOHAN et al., 2006). Logo, levando em consideração o que foi exposto até o momento e contando que no ano de 2014 as usinas de açúcar e álcool conjuntamente ofertaram no mercado mais de 186 milhões de toneladas de bagaço de cana (UDOP, 2014), este trabalho visou estudar a influência dos parâmetros temperatura, taxa de aquecimento, tamanho de partículas e vazão de nitrogênio no rendimento dos produtos da pirólise do bagaço de cana-de-açúcar em um reator de leito fixo.

2. EXPERIMENTOS

2.1. Preparação do Bagaço

O bagaço cru foi fornecido por uma usina da região com umidade de 24%. O preparo deste material se deu mediante secagem em estufa com circulação de ar a 65 °C por 24 h, trituração e peneiramento para a obtenção de partículas menores que 0,5 mm e compreendidas entre 0,5 e 1,0 mm e entre 1,0 e 1,41 mm. A ATG com DSC foi realizada em um equipamento da empresa NETZSCH modelo STA 409 PC/PG, variando-se a temperatura de 25 a 900 °C, à taxa de aquecimento de 10 °C/min e com fluxo de N2 de 40 mL/min. As seguintes propriedades da biomassa foram

determinadas: teor de umidade (Norma 12/IV do Instituto Adolfo Lutz), teor de cinzas (Norma 18/IV do Instituto Adolfo Lutz), teor de material volátil (Norma E872-82 da ASTM) e teor de matéria fixa.

2.2. Pirólise do Bagaço

O bagaço de cana foi pirolisado em uma unidade experimental que está esquematizada na Figura 1. Este módulo é composto por: um reator de leito fixo aquecido por um forno tubular bipartido (Sanchis, potência 3 kW, 220 V, temperatura máxima de 1200 °C) acoplado a um controlador de temperatura N1100; cilindro de nitrogênio; rotâmetro para controle da vazão do gás inerte; fluxímetro de bolhas para averiguar a vazão de gás na saída do módulo; banho termostático para alimentar água resfriada (3,5 0C) a um condensador de serpentina responsável pela coleta do líquido de pirólise; balão coletor mergulhado em banho de gelo; tubulação conectada a um sistema de exaustão de gases; e válvulas reguladoras de pressão.

Os experimentos foram realizados em triplicatas e desenvolvidos em 4 etapas visando obter o maior rendimento possível em bio-óleo. A primeira etapa avaliou a influência da temperatura (400 a 700 0C) no rendimento mássico dos produtos mantendo-se fixo os outros parâmetros (taxa de aquecimento do reator de 10 0C/min, vazão de N2 de 200 mL/min, tamanho de partículas situado entre

(3)

influência do tamanho de partículas do bagaço (menores que 0,5 mm e compreendido entre 0,5 mm e 1,0 mm e entre 1,0 mm e 1,4 mm). A terceira etapa avaliou a influência da taxa de aquecimento do reator nos patamares de 5, 10 e 15 0C/min. Por fim, a quarta etapa avaliou a influência da vazão de N2

(50, 100 e 200 mL/min).

No intuito de delimitar as condições de melhor rendimento em bio-óleo foi aplicada a técnica da Análise de Variância (ANOVA) de efeitos fixos de um fator em que os dados experimentais foram tratados e os resultados foram obtidos por meio dos Softwares OriginPro 9.1, Excel e RStudio.

Figura 1 – Esquema do Módulo Experimental de Pirólise.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Caracterização do Bagaço

As propriedades físicas da biomassa estão apresentadas na Tabela 2. O bagaço tratado mostrou 9 % de umidade, resultado que segundo Lehto et al. (2013) é adequado para a obtenção de um bio-óleo estável e homogêneo.

O bagaço foi moído e peneirado, pois como afirmam Radlein e Quignard (2013), a necessidade de altas taxas de aquecimento e de transferência de calor normalmente exige a alimentação de biomassa finamente moída (< 1 mm) para a maximização do rendimento em bio-óleo. A análise centesimal deste material revelou valores de 76,9 % para a fração volátil, 10,2 % para fração de carbono fixo e 3,9 % para o teor de cinzas. Estas caracterizações permitiram delimitar os níveis máximos possíveis na degradação térmica do bagaço, de forma que seria impossível obter

(4)

rendimentos em líquido de pirólise maiores do que o material volatilizado total e alcançar resíduos sólidos menores que a soma do conteúdo de carbono fixo e do teor de cinzas.

Tabela 1 – Análise Centesimal do Bagaço

Propriedade Valor Teor de Umidade (%) *6 9,02 ± 0,41 Fração Volátil (%) *3 76,88 ± 0,46 Carbono Fixo (%) *d 10,24 ± 1,82 Teor de Cinzas (%) *3 3,86 ± 1,81 *3 e *6

Número de ensaios das determinações. *d Resultado obtido por diferença.

Os resultados da ATG mostrados na Figura 2A evidenciam que para a degradação da biomassa há um pico de desidratação (9 %) em torno da temperatura de 100 0C e a decomposição térmica só se completa a temperaturas acima de 400 0C com patamares constantes a partir de 600 0C. Por meio desta figura fica nítido que o resíduo sólido no final foi de 13,3 %, valor bastante próximo do obtido para a soma do conteúdo carbonáceo fixo e do teor de cinzas (14,1 %) apresentados na Tabela 1.

Figura 2 – A) ATG do Bagaço. B) DSC do Bagaço.

A curva de DSC mostrada na Figura 2B, expressa um comportamento endotérmico para a degradação térmica do bagaço na faixa de temperatura de 25 0C a aproximadamente 425 0C. A partir desta temperatura a degradação do material passa a mostrar estabilidade e comportamento levemente exotérmico. Este perfil certamente está relacionado ao fato de que a degradação completa da hemicelulose, da celulose e da lignina ocorre abaixo de 350 0C, entre 250 e 500 0C e lentamente por toda faixa de temperatura (inclusive acima de 500 0C) respectivamente (Jayaraman e Gökalp, 2015).

A Figura 2B ainda mostra um pico próximo de 100 0C relacionado à evaporação da água. Em seguida, com base na pesquisa de Yang et al. (2007), é possível afirmar que os valores endotérmicos do DSC apresentam perfil baixo e estável até a temperatura aproximada de 250 0C, sofrendo uma leve atenuação entre 275 e 300 0C, que possivelmente está relacionado ao caráter endotérmico da

(5)

degradação da hemicelulose. Acima de 300 0C o perfil endotérmico do DSC volta a se intensificar até atingir o patamar de 360 0C, o que pode ser explicado pelo pico de volatização da celulose. A descontinuidade deste pico com a atribuição de um pequeno vale próximo à temperatura de 380 0C, possivelmente advém da sobreposição do perfil exotérmico atribuído à degradação da lignina.

Contudo, os resultados obtidos da ATG e do DSC permitiram apontar que a maior parte do material volátil fora decomposto principalmente a partir do patamar de 400 0C e isso justifica a escolha feita para as temperaturas dos experimentos de pirólise.

3.2 Efeito dos Parâmetros de Processo nos Rendimentos dos Produtos

Os resultados apresentados na Figura 3A mostram que à medida que a temperatura do reator foi elevada, a produção de carvão diminuiu, a geração de gases aumentou (VALLIYAPPAN et al., 2008) e o rendimento do bio-óleo demonstrou um caráter parabólico com ponto de máximo (53,8 %) em 600

0

C. Esta característica remonta ao fato de que a menores temperaturas parte da lignina não é decomposta, porém a temperaturas superiores é aumentado o processo de gaseificação.

A Figura 3B evidencia que à medida que a faixa de tamanho das partículas foi elevada, a produção de carvão diminuiu, a geração de gases aumentou, e o maior rendimento em bio-óleo ocorreu para a faixa de tamanhos intermediária. Este resultado do bio-óleo condiz com o trabalho de Sensöz et al. (2000) em que os maiores rendimentos foram verificados para os tamanhos de partículas entre 0,6 e 0,85 e entre 0,85 e 1,8 mm. E diferentemente para o carvão, a pesquisa de Shen et al. (2009) mostrou que para reatores diferentes (caso do leito fluidizado) a produção de carvão aumentou à medida que o tamanho de partículas foi elevado de 0,3 a 1,5 mm.

Os comportamentos dos rendimentos dos produtos exibidos na Figura 4 possuem provável explicação no fato de que a diminuição do tamanho de partículas acarretou no aumento do empacotamento do leito e na diminuição de espaços livres e poros. Isso dificultou o transporte de calor intra e inter-partículas, diminuiu a transferência de calor convectiva realizada pela água evaporada e pelos gases formados na pirólise primária devido à formação de canais preferências, e desse modo aumentou a produção de carvão. O maior rendimento em bio-óleo para o tamanho intermediário de partículas pode estar relacionado a um arranjo favorável de espaços e poros ao longo do leito de forma a permitir melhor transferência de calor que conduz à pirólise primária e à formação preferencial de voláteis condensáveis. Por outro lado, o patamar de maior tamanho de partículas, possivelmente favoreceu as situações de degradação secundária em que os voláteis reagiram com o carvão primário e com o carbono da biomassa formando gases não condensáveis (SHEN et al., 2009).

A Figura 3C demonstra que a taxa de aquecimento do reator pouco interferiu nos rendimentos dos produtos. Porém, é possível perceber que a elevação desta taxa acarretou num leve aumento dos rendimentos em bio-óleo e carvão e numa pequena diminuição dos gases gerados. Estes resultados estão em concordância com a pesquisa de Tsai et al. (2006) para a decomposição da palha de arroz, do bagaço e da casca de côco em que a produção de biocarvão também aumentou. Já a elevação do rendimento em bio-óleo condiz com as considerações feitas por Bridgwater (2012) e por Onay (2007) em que o aumento da taxa de aquecimento diminui as limitações de transferências de calor e massa,

(6)

resultando na máxima obtenção de líquido de pirólise.

Figura 3 – A) Rendimento dos Produtos da Pirólise em função da Temperatura (200 mL/min de N2,

10 0C/min e Tamanho de Partículas entre 0,5 e 1,0 mm). B) Rendimento dos Produtos da Pirólise em função do Tamanho de Partículas (600 0C, 10 0C/min e 200 mL/min de N2). C) Rendimento dos

Produtos da Pirólise em função da Taxa de Aquecimento do Reator (600 0C/min, Tamanho de Partículas entre 0,5 e 1,0 mm e 200 mL/min de N2). D) Rendimento dos Produtos da Pirólise em

função da Vazão de N2 (600 0C/min, Tamanho de Partículas entre 0,5 e 1,0 mm e de 15 0C/min).

A Figura 3D mostra que a vazão de N2 pouco interferiu nos rendimentos dos produtos quando

comparada com os fatores anteriormente analisados. Apesar disso, esta figura revela que a elevação deste fator acarretou no aumento do rendimento em carvão, na diminuição da produção de gases e praticamente não influenciou no rendimento de bio-óleo. Conforme Onay (2007), os perfis de comportamentos exibidos para o rendimento dos três materiais podem advir do fato de o aumento da vazão de nitrogênio diminuir o tempo de residência dos voláteis no reator, o que reduz as chances destes interagirem com o carvão e se envolverem em reações secundárias. É importante ressaltar que diante de todas as variações de parâmetros operacionais, a condição de melhor rendimento em bio-óleo (54,02 %) ocorreu para a maior vazão de N2 (200 mL/min, 600 0C, 15 0C/min e tamanho de

(7)

nível de significância de 0,05) mostrou que o parâmetro de processo não implicou na mudança da média do rendimento do produto ocorreu para o efeito da vazão de N2 sobre o bio-óleo, e os

resultados deste teste estão demonstrados na Tabela 2.

Tabela 2 – ANOVA do rendimento em bio-óleo em função dos níveis de vazão de N2 com

significância de 0,05

ANOVA GL SQ QM Valor F Valor-p Resultado

Modelo 2 0,85416 0,42708 3,15728 0,11566

A média das populações não é diferente Erro 6 0,81161 0,13527

Total 8 1,66577

4. CONCLUSÃO

A caracterização do bagaço mostrou ser fundamental para o desenvolvimento e planejamento da pirólise. As características físicas e a composição do bagaço demonstraram serem fatores delimitadores dos rendimentos dos produtos. A ATG revelou informações importantes sobre a decomposição térmica da biomassa, principalmente a faixa de temperatura apropriada para o desenvolvimento dos experimentos no reator. O estudo do efeito dos níveis de temperatura, da rampa de aquecimento, da vazão de N2 e do tamanho das partículas nos rendimentos do bio-óleo, do carvão e

dos gases não condensáveis mostrou que os fatores de maior influência neste quesito foram: temperatura final de pirólise e tamanho de partículas. Os testes de hipótese das ANOVAs mostraram que o único rendimento de produto não alterado a um nível de significância de 0,05 foi do bio-óleo com a variação dos níveis de vazão de inerte. Contudo pôde-se constatar que a produção de carvão diminuiu com a elevação da temperatura enquanto a geração de gases aumentou e o rendimento do bio-óleo mostrou um perfil parabólico com expressão de máximo a 600 0C. À medida que a faixa de tamanho das partículas foi elevada, a produção de carvão diminuiu, a geração de gases aumentou e o rendimento do bio-óleo apresentou máximo para o tamanho intermediário de partículas. A elevação da taxa de aquecimento acarretou num leve aumento dos rendimentos em bio-óleo e carvão e numa pequena redução dos gases gerados. Por fim, o aumento da vazão de nitrogênio culminou na elevação do rendimento em carvão e na diminuição da produção de gases.

5. NOMENCLATURA

Análise de Variância (ANOVA), Associação Americana para Testes e Materiais (ASTM), Análise Termogravimétrica (ATG), Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), Graus de Liberdade (GL), Quadrado Médio (QM), Soma de Quadrados (SQ).

6. REFERÊNCIAS

(8)

Bioenergy, v. 38, p. 68-94, 2012.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, 3. ed. São Paulo: IMESP, 1985.

JAYARAMAN, Kandasamy; GÖKALP, Iskender. Pyrolysis, combustion and gasification characteristics of miscanthus and sewage sludge. Energy Conversion and Management, v. 89, p. 83-91, 2015.

LEHTO, Jani; OASMAA, Anja; SOLANTAUSTA, Yrjö; KYTÖ, Matti; CHIARAMONTI, David. Fuel oil quality and combustion of fast pyrolysis bio-oils. VTT TECHNOLOGY 87, 2013.

MOHAN, Dinesh; Jr., Charles U. Pittman; STEELE, Philip H. Pyrolysis of Wood/Biomass for Bio-oil: A Critical Review. Energy & Fuels, v. 20, p. 848-889, 2006.

MULLEN, Charles A.; BOATENG, Akwasi A.; GOLDBERG, Neil M.; LIMA, Isabel M.; LAIRD, David A.; HICKS, Kevin B. Bio-oil and bio-char production from corn cobs and stover by fast pyrolysis. BIOMASS AND BIOENERGY, v. 34, p. 67-74, 2010.

ONAY, Ozlem. Influence of pyrolysis temperature and heating rate on the production of bio-oil and char from safflower seed by pyrolysis, using a well-swept fixed-bed reactor. Fuel Processing Technology, v. 88, p. 523-531, 2007.

RADLEIN, D. QUIGNARD, A. A Short Historical Review of Fast Pyrolysis of Biomass. Oil & Gas Science and Technology – Rev. IFP Energies nouvelles, v. 68, No. 4, p. 765-783, 2013.

SENSÖZ, S.; ANGIN, D.; YORGUN, S. Influence of particle size on the pyrolysis of rapeseed (Brassica napus L.): fuel properties of bio-oil. Biomass and Bioenergy, v. 19, p. 271-279, 2000. SHEN, Jun; WANG Xiao-Shan; GARCIA-PEREZ, Manuel; MORANT, Daniel; RHODES, Martin J.; LI, Chun-Zhu. Effects of particle size on the fast pyrolysis of oil mallee woody biomass. Fuel, v. 88, p. 1810-1817, 2009.

SOLANTAUSTA, Y.; OASMAA, A.; SIPILÄ, K.; LINDFORS, C.; LEHTO, J.; AUTIO, J.; JOKELA, P.; ALIN, J.; HEISKANEN, J.. Bio-oil Production from Biomass: Steps toward Demonstration. Energy & Fuels, v. 26, p. 233-240, 2012.

TSAI, W. T.; LEE, M. K.; CHANG, Y. M. Fast pyrolysis of rice straw, sugarcane bagasse and coconut shell in an induction-heating reactor. JOURNAL OF ANALYTICAL AND APPLIED PYROLYSIS, v. 76, p. 230-237, 2006.

UDOP (União dos Produtores de Bioenergia). Boletim de Conjuntura Energética. 2014. Disponível em:

<http://www.udop.com.br/download/estatistica/biomassa/2014_balanco_bagaco_cana_uso_energetico .pdf>. Acesso em: 2 jun. de 2015.

VALLIYAPPAN, T.; BAKHSHI, N. N.; DALAI, A. K. Pyrolysis of glycerol for the production of hydrogen or syn gás. Bioresource Technology, v. 99, p. 4476-4483, 2008.

YANG, Haiping; YAN, Rong; CHEN, Hanping; LEE, Dong Ho; ZHENG, Chuguang. Characteristics of hemicellulose, cellulose and lignin pyrolysis. Fuel, v. 86, p. 1781-1788, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Porém, a partir dos meados do século XIV, e até antes para algumas regiões como o Baixo-Alentejo ou o concelho de Santarém, medidas defensivas, procurando conservar as matas para

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

Francisco elevou o relógio da cidade e o da aldeia à categoria de administradores do tempo, tanto colectivo como individual, porque o conhecimento que foram ganhando da vida social