• Nenhum resultado encontrado

START UP E NOVOS NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "START UP E NOVOS NEGÓCIOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

MBA EXECUTIVO

ESPECIALIZAÇÃO EM START UP E NOVOS NEGÓCIOS

Indicado para:

Profissionais que tenham como objetivo de carreira a criação da sua própria empresa (Start Up), usando os métodos e as ferramentas mais modernas de concepção e criação de negócios.

DIFERENCIAIS DO MBA EXECUTIVO INOVA BUSINESS SCHOOL

Este é o MBA INOVA BUSINESS SCHOOL, um curso que irá transformar a sua vida e preparar você para trilhar uma carreira de sucesso e uma vida pessoal equilibrada e feliz. O nosso comprometimento com o seu sucesso está em cada detalhe deste programa. Venha conhe-cer e se transformar como pessoa e como profissional.

Visão de futuro e inovação em negócios, produtos e processos; Visão integrada de todas as áreas funcionais da empresa; Capacidade de identificar, correr e gerenciar riscos; Capacidade de liderança e mobilização de equipes;

Capacidade de planejamento pessoal, financeiro e profissional; Orientação para resultados e meritocracia;

Capacidade de articular parcerias ganha-ganha; Ética e visão sustentável de negócios.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS ALUNOS: O QUE AS EMPRESAS GANHAM COM ALUNOS

FORMADOS NA INOVA BUSINESS SCHOOL:

Um profissional com conhecimento das tendências de futuro, com visão inovadora e com as técnicas mais modernas de es-tímulo à criatividade e geração de inovação;

Alguém capaz de mobilizar equipes para inovação em todas as áreas funcionais, com forte orientação para resultados e para a meritocracia;

Um gestor moderno, com visão ganha-ganha e capaz de atrair e reter talentos, além de uma excelente visão integrada da empresa como um todo.

Estes dois grupos de competências estão presentes em todos os módulos do curso, através da metodologia utilizada (PBL – Problem Based Learning), do perfil das disciplinas, dos professores e dos projetos que serão desenvolvidos ao longo e ao final do programa. Além disso, o moderno e inédito método de avaliação, onde os alunos, além das notas regulares, são avaliados em cada módulo através do Ín-dice IF(I – Inovação, F – Futuro), um indicador criado pela Inova Business School para fazer com que alunos e professores estejam sempre com orientação para o Futuro e para a Inovação.

Os programas de MBA Executivo da INOVA BUSINESS SCHOOL se destacam pelo ineditismo caracterizado por: Disciplina Futuro em todos os cursos;

Disciplina Criatividade e Pensamento Lateral em todos os cursos; Primeiro MBA no Brasil a contemplar na grade o Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional de seus alunos;

Planos anuais (casos reais) em todas as disciplinas das áreas fun-cionais. Isso garante uma visão prática e integrada de todas as áreas de uma empresa, independente do curso escolhido;

Uso da moderna metodologia PBL - Problem Based Learning, aplicada nas melhores escolas de negócio do mundo;

Tópicos avançados: Oportunidade de direcionar os temas ao perfil da turma (empresas e setores) e das demandas dos alu-nos;

Projetos finais apresentados para banca de profissionais de mercado e investidores.

O MBA Executivo Inova Business School tem como objetivo desenvolver um grupo de competências sólidas e relevantes para o presente e futuro das empresas:

PROF. CAIQUE PEGURIER

COORDENAÇÃO:

Formado em Engenharia Quimica pela PUC- RJ, possui também Pós-graduação pela COPPE-UFRJ e mestrado em Management of Technology pela Sloan School of Management do MIT (Massachus-sets Institute of Technology). Em 27 anos de carreira, passou por posições de liderança, tais como Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Diretor de Vendas,  VP de Inovação e Negócios, e Presi-dente, em empresas como SC Johnson, White Martins/Praxair, Lucent Technologies, Telcordia, epay Worldwide e Kroton Educacional. Atuou em diversos setores da economia como Bens de Consumo, High Tech, Meios de Pagamento e Educação. Liderou dois start ups. Há 15 anos, doa seu tempo e conhecimento como mentor voluntário na Fundação Estudar e na Endeavor, ajudando a promover empreendedorismo de alto impacto em vários países.

(3)

MÓDULO I

FUTURO, GESTÃO E PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Este módulo é aberto com duas disciplinas de fundamentação em Futuro e Criatividade. Ambas irão dar o tom para o curso e preparar o participante para uma jornada de desenvolvimento de competências nas demais disciplinas, sempre com um forte olhar para o futuro, a inovação e a busca de crescimento.

Em seguida, os alunos cursarão a disciplina de Economia e Cenários Macroeconômicos. Nesta, além de entender os fundamentos de macroeconomia, os alunos construirão um cenário para cinco anos, que servirá de base para as decisões que irão tomar em seus projetos futuros no MBA.

A partir daí, os alunos farão uma imersão nas quatro áreas funcionais (Marketing, Operações, Gestão de Pessoas e Finanças), seus sub-sistemas e as ferramentas de tomada de decisão em cada uma delas. Em todas estas disciplinas, os alunos desenvolverão um Projeto em uma empresa real, escolhida pelos alunos. Na sequência, a disciplina Gestão Estratégia de Negócios irá trabalhar a visão integrada de longo prazo, as estratégias de crescimento e alternativas de parcerias e alianças estratégicas.

Na última disciplina do Módulo I, os alunos farão uma imersão em suas carreiras, competências e finanças pessoais. Com uma visão prá-tica, profunda e atual, nesta disciplina os alunos desenvolverão seus planejamentos pessoais, financeiros e profissionais. Tal equilíbrio nestas três dimensões da vida é fundamental para que um executivo ou empresário tenha autoconhecimento, maturidade e equilíbrio para liderar equipes e projetos.

Visão futura do mundo e da sociedade. A perspectiva global de evolução 1050-2050 na inovação, sociedade, pessoas, tecnologias e mer-cados. As Macrotendências mundiais e o Trendblend – modelo de previsão dos movimentos futuros em larga escala.

PROF. LUIS RASQUILHA

CEO da Inova Consulting e da Inova Business School. Professor convidado em Universidades e Business Schools na Europa e América do Sul. Autor e Co-Autor de 18 livros técnicos sobre Marketing, Comunicação, Branding, Tendências e Inovação. Formação Superior em Criatividade e Design Thinking, Empreendedorismo e Gestão da Inovação, Gestão, Marketing e Comunicação.

FUTURO

20 hrs/aula

CRIATIVIDADE E PENSAMENTO LATERAL

20 hrs/aula

Fantasia, Imaginação e Invenção – os pilares da geração de ideias. Cultura Criativa e Rotinas Criativas. Métodos de Criação – pensamento lateral, retrato chinês, projeção imagética e brainstorm. Processo de Design Thinking – Empatia, (Re)Definição, Ideação, Prototipagem e Teste. Aplicação prática.

PROF. TADEU BRETTAS

Publicitário, com 30 anos de experiência à frente de departamentos de criação em agências de comunicação. Um dos profissionais de propaganda mais premiados do interior de São Paulo. Professor-orientador há 15 anos dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação e pós graduação, nas áreas de Comunicação Mercadológica, nas instituições onde leciona. For-mação: Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-graduação em Gerência de Marketing e

(4)

Conceitos e fundamentos de macroeconomia. Construção de um cenário para os próximos 5 anos do Brasil e do mundo.

ECONOMIA E CENÁRIOS MACROECONÔMICOS

32 hrs/aula

Inteligência competitiva. Pesquisa de mercado. Gestão de produtos e marcas. Estratégias de formação e adequação de preço. Gestão de vendas e Distribuição. Comunicação integrada – on line e off line. Plano anual de Marketing (Caso real).

Economista e Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Economia Aplicada. Atuou como analista na Diretoria de Operações Internacionais da Natura Cosméticos, foi professor e consultor do SEBRAE-SP. Atualmente é Professor da Faculdade ESA-MC, Professor do MBA Executivo da FGV Management, e Professor da Inova Business School.

PROF. ANDERSON PELLEGRINO

PROF. RENATO JANNUZZI CECCHETTINI

PROF. LUIS EDUARDO SERAFIM

PROF. YURI TRAFANE

Diretor da BADU+COP, Consultoria Empresarial, de Branding, Inteligência em Mídia e Planeja-mento Ativação de negócios no Brasil e Itália. Professor das áreas de Marketing, Comunicação e Estratégia tanto na graduação como em pós-graduação e MBA. Atua há 15 anos na área de saúde suplementar. Especialização em Inovação de Modelo de Negócios (BMGen). Pales-trante, atua também em iniciativas Startups e de Inovação. Formação: Graduado em Engenha-ria Civil, atua em empresas como consultor nas áreas de Gestão e Marketing.

É Head de Marketing Corporativo da 3M do Brasil, sendo responsável pelas áreas de Comunicação Corporativa, eBusiness, Desenvolvimento de Processos e Competências de Marketing e Projetos de Inovação. Certificado como Black Belt na Metodologia Six Sigma pela 3M Global. Professor de Gestão da Inovação e Gestão de Marketing nos Programas de MBA da Fundace/USP Ribeirão Preto, ESAMC/Campinas e Inova Business School. Mentor e Colaborador de empreendedores nos programas de inovação da Endeavor desde 2013. Membro Voluntário da Diretoria Executiva do Centro Boldrini, Hospital referência de combate ao câncer infantil. É graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, com Pós-graduação em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP/FGV e Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano pela PUC-Campinas.

Graduado em Gestão Mercadológica pela ESPM e Química na UNICAMP. Aperfeiçoou-se através de dois MBA’s sendo um pela USP e outro pela FGV, seguido de um Pós MBA pela FIA e uma Es-pecialização em Gestão por Competências. Foi executivo de empresas, tais como: Johnson & Jo-hnson, Unilever, Parmalat, Bauducco e Grupo Abril. Atualmente dirige a Ynner Treinamentos. É professor de gestão, estratégia e marketing em cursos universitários e de MBA. Foi fundador e Presidente do Comitê de Empreendedorismo da Câmara Americana de Comércio em Campinas e Membro do Conselho desta mesma entidade. É autor do livro “A Venda com Corpo, Mente e Alma” e colaborador dos livros “Liderança Empresarial” e “Os Desafios da Liderança”.

(5)

Matemática financeira. Captação, aplicação e controle de recursos financeiros. Contabilidade gerencial. Gestão financeira. Planejamen-to tributário. Plano financeiro anual (Caso real).

Produtividade. Compras. Logística de matérias-primas. Produção. Gestão da qualidade. Processos. Logística de produtos acabados. Tec-nologia da informação. Parcerias com clientes e fornecedores. Plano anual de operações (Caso real).

PROF. THIAGO FERNANDES

Atualmente Gerente de Compliance da 3M do Brasil para a América Latina. Conta com 7 anos de experiência em auditoria operacional/financeira em todas as subsidiárias 3M na América do Sul e 5 anos em departamentos de finanças da corporação. Black Belt certificado em projetos de logística, administração de materiais, atendimento ao cliente e importação. Professor da ESAMC há 8 anos, das disciplinas da Área Financeira e Controladoria, em cursos de Graduação e MBA. Graduado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças, Controladoria e Negócios Internacionais.

OPERAÇÕES EMPRESARIAIS

40 hrs/aula

PROF. ÉLCIO SOTKEVICIENE

Executivo da área de “Supply Chain”, atuou nas empresas Eriez, BASF, Formed, Black & Decker, Case, Ericsson e Flextronics, liderando processos de suprimentos, transportes globais, “trade compliance”, desenvolvendo soluções para cadeia supridora, de ponta a ponta em operações multiclientes, incluindo logística reversa. Dirige a Sotlog focada em educação, no desenvolvi-mento de conteúdos programáticos, palestras e consultoria em negócios domésticos e interna-cionais. Graduado em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Administração, Espe-cialização em negócios e Mestre em Administração de Empresas.

Comportamento e cultura organizacional. Organogramas empresariais. Contratação. Treinamento e desenvolvimento de competên-cias. Remuneração. Motivação e meritocracia. Demissão. Gestão de crises. Plano anual de recursos humanos (Caso real).

PROFª. ANA MARCHI

Ampla experiência na gestão de áreas, como TI, Processos, Desenvolvimento Organizacional e Responsabi-lidade Social, construída, principalmente, no Grupo Dpaschoal. Desde 2007, tem desenvolvido projetos de consultoria e de treinamentos com ênfase no desenvolvimento de lideranças. Tem atuado também como coach e como docente em cursos de pós-graduação (ESAMC e PROORDEM), ministrando disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas e Planejamento de Carreira. Em 2013 fundou a Utsaha com o objetivo de ajudar as pessoas a estabelecer uma relação mais harmoniosa com sua atividade profissional, descobrindo sentido e realiza-ção, por meio de técnicas avançadas de Coaching e Mindfulness. Graduada em Análise de Sistemas pela PUC Campinas, com MBA em Gestão Empresarial e especializações em Finanças e Administração Financeira. Sua

GESTÃO FINANCEIRA

40 hrs/aula

(6)

Planejamento estratégico passo a passo. Análise setorial. Estratégias de crescimento empresarial. Parcerias e alianças estratégicas.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

24 hrs/aula

PROF. ANDRÉ GUIMARÃES

PROF. CAIQUE PEGURIER

Coordenador nacional da disciplina de Gestão Estratégica de Negócios e orientador do Plano de Negócios Digitais e Gestão da Qualidade na Inova Business School. Experiência de 15 anos no mercado Latino Americano de Telecomunicações e alta tecnologia, tendo atuado em em-presas como Corning Inc., Draka, Huawei Technologies, Padtec, e 3M do Brasil. Atualmente dirige as operações da Finisar Inc. para América Latina. É graduado em Física e Física Aplicada, com Pós-graduação em eletrônica quântica, com MBA em Marketing pela Johnson School – Cornell e em Trends & Innovation pela ESAMC/AYR Consulting.

Formado em Engenharia Quimica pela PUC- RJ, possui também Pós-graduação pela COPPE--UFRJ e mestrado em Management of Technology pela Sloan School of Management do MIT (Massachussets Institute of Technology). Em 27 anos de carreira, passou por posições de lide-rança, tais como Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Diretor de Vendas,  VP de Inova-ção e Negócios, e Presidente, em empresas como SC Johnson, White Martins/Praxair, Lucent Technologies, Telcordia, epay Worldwide e Kroton Educacional. Atuou em diversos setores da economia como Bens de Consumo, High Tech, Meios de Pagamento e Educação. Liderou dois start ups. Há 15 anos, doa seu tempo e conhecimento como mentor voluntário na Fundação Estudar e na Endeavor, ajudando a promover empreendedorismo de alto impacto em vários países.

Com uma longa experiência em Gestão de Pessoas, atuou por diversos anos como executiva de Recur-sos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos, sendo as mais recentes WABCO Vehicle Control Systems (automotiva) e Merck Sharp & Dohme (farmacêutica). Como líder, foi responsável por todos os subsistemas de RH, com dedicação especial à gestão de talentos – recrutamento e seleção de executivos, coaching, desenvolvimento de competências, gerenciamento de desempenho, engajamento, staffing e plano de sucessão. Durante todo este período assumiu ainda posições em comitês executivos, associações de indústrias, influenciando decisões estratégicas através da perspectiva do RH como parceiro de negócios. Também atua como voluntária em projetos sociais, sendo membro do conselho do CPTI, que atende crianças, jovens e familias em áreas de vulnerabilida-de social.

PROF. JOSÉ CARIOCA

Atualmente é professor titular do Fundação de Ensino Octávio Bastos e Gerente do Setor de Empreen-dimentos de SJBV da Sabesp. É Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, graduado em Administração pelo Mackenzie, em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de São Paulo, em Engenharia de Operações Civis pelo Mackenzie e Tecnólogo em Construções Civis-Modalidade Hi-dráulica pela UNESP. Tem Especialização em Filosofia Ética pela PUC-Campinas, em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia de SJBVista e em Saneamento Básico/Enge-nharia Sanitária pela USP.

(7)

Autobiografia e autoanálise de competências. Planejamento pessoal (saúde, família, vida social e espiritual). Planejamento financeiro (controle de patrimônio, gastos e receitas. Plano financeiro pessoal para 20 anos). Planejamento profissional (Perfis de empresas e negó-cios, cargos, status, salários, responsabilidades e competências requeridas. Planejamento profissional para 5 anos).

PROF. MARCELO VERAS

LIFE DESIGN - Visão e Planejamento Pessoal, Financeiro e

Sócio, diretor executivo da Unità Educacional. Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Professor de Marketing, Estratégia Empresarial e Planejamento de Carreira em cursos de MBA Executivo. Experiência de 26 anos em empresas como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, AYR Consulting, Unità Educacional e Atmo Educação. Autor/Organizador de dois livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (Atlas, 2010) e Gestão de Carreira e Competências (Atlas, 2014). Mediador do FAB – Future Advisory Board, grupo de líderes da região de Campinas, que se reúne bimestralmente para discutir Futuro e Tendências. É Graduado em Engenharia Quí-mica, com Pós-graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing e em Gestão de Negócios. Master em Tendências, Coolhunting e Gestão da Inovação. Pós MBA em Finanças.

40 hrs/aula

Profissional

PROF. RUBENS PIMENTEL

Formou-se em Administração de Marketing pela ESPM. Aperfeiçoou-se através do MBA com ênfase em Gestão Empresarial pela FEA-USP e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba. É especialista com larga experiência em marketing, comunicação, vendas e gestão, adquiri-da como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa, Grupo Estado de São Paulo, entre outras. Di-rige a Ynner, empresa de treinamento e consultoria e é professor de estratégia empresarial, marketing e comunicação em cursos universitários e MBA. Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, dedica-se ao estudo da Neurolinguís-tica aplicada ao marketing, vendas e negociação. Executive, Carreer e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching licenciada pelo BCI – Behavioral Coaching Institute e re-conhecido pelo ICC – International Coaching Council. É autor do livro “A Venda com Corpo, Mente e Alma” e colaborador do livro “Liderança Empresarial”.

(8)

MÓDULO II

TÓPICOS AVANÇADOS, SEMINÁRIOS E PROJETO

Neste módulo os alunos se agrupam por curso, de acordo com os seus interesses de carreira. Nele, o coordenador do módulo irá conduzir três grupos de atividades:

Tópicos avançados: Temas emergentes ou de aprofundamento na área em consonância com o perfil da turma e interesse dos alunos.

De acordo com uma avaliação de competências e interesses da turma, o professor irá montar uma agenda de aulas focadas em tópicos demandados ou que os alunos tiveram mais dificuldade no Módulo I.

Seminários: Com o objetivo de desenvolver a competência de auto-aprendizado e solução de problemas, usada nas mais renomadas

escolas de negócios do mundo, os alunos desenvolverão e apresentarão seminários sobre temas ligados à especialização. Estudos de caso e o uso do método PBL – Problem Based Learning darão o tom desta etapa.

Projeto: Orientação dos projetos finais do MBA. Planos reais, em empresas reais e apresentados para uma banca de professores e

profissionais de mercado.

DISCIPLINA

H/A

20 Seminários 16 28 60

MÓDULO II - Sub Total 124

EIXO COMUM + MÓDULO II - Total Geral 420

START UP E NOVOS NEGÓCIOS

Tópicos Avançados em Negócios Digitais

Projeto Final - Orientação

Projeto Final - Desenvolvimento do projeto

PROJETO FINAL DO CURSO:

Um plano de negócio para uma ideia desenvolvida, visando implementação direta ou apresentação a investidores

INFORMAÇÕES GERAIS: TURMA SEMANAL

• Terças e Quintas

Duração: 12 meses

Horário: 19h às 22h30

Início: 04 de Outubro de 2016

TURMA QUINZENAL

• Sábados*

Duração: 18 meses

Horário: 8h às 17h20

Início: 08 de Outubro 2016

Carga Horária:

420 horas/aula

(9)

SAIBA MAIS SOBRE A INOVA BUSINESS SCHOOL

MÓDULO INTERNACIONAL: UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA - UCR

Anualmente a INOVA BUSINESS SCHOOL, oferece aos alunos a oportunidade de participar de uma extensão em diversas áreas de negó-cios no campus da Universidade da Califórnia - Riverside. Este módulo internacionaliza o certificado de MBA Executivo do aluno, abrindo portas para uma carreira internacional e qualificando ainda mais a sua formação.

PARCEIRO

INTERNACIONAL

A Inova Business School é uma escola de negócios que nasceu com a missão de preparar profissionais visionários, com olhos para o fu-turo, ousados e inovadores.

Um dos seus fundadores, Prof. Marcelo Veras, que acumula mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte, de nacion-alidades e setores diversos, tais como Souza Cruz, TIM, Claro, ESPM, ESAMC, AYR Worldwide, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional, estuda há mais de 10 anos o tema “Sucesso Profissional e Planejamento de Carreira”. Tais conhecimentos, aliados à forte experiência em criação de novos negócios e estratégia empresarial, foram matérias-primas para a criação deste novo conceito em MBAs Executivos.

Como CEO da Inova Consulting e um dos idealizadores deste projeto, o executivo Luis Rasquilha, com formação em Criatividade, Em-preendedorismo, Gestão da Inovação, Administração, Marketing e Comunicação, professor de renomadas universidades na Europa e América do Sul e com experiência profissional em várias empresas da Europa, emprestou a este projeto a sua visão de futuro, inovação e as competências que serão necessárias para os executivos e empresários do futuro.

Os MBAs Executivos da Inova Business School foram pensados de forma a desenvolver todas as competências necessárias para quem de-sejar atuar em mercados altamente competitivos, mas também que desejem se diferenciar de seus concorrentes através da capacidade de pensar e preparar empresas e produtos para o futuro.

Os programas executivos da Inova Business School foram desenvolvidos em parceria com uma instituição de renome internacional: UCR - University of California. Esta parceria reforça a qualidade e o comprometimento de formar executivos e empreendedores preparados para enfrentar os desafios do mercado, com abordagem inovadora e inédita no Brasil.

:

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

Ficha de inscrição devidamente preenchida

Cópia de comprovante de endereço

Cópia de RG e CPF

Cópia da certidão de nascimento ou casamento

Cópia do Curriculum Vitae

Cópia do diploma do curso superior (cópia autenticada)

Histórico escolar da graduação

Referências

Documentos relacionados

No caso dos dispositivos para testes de rastreio do sangue (à excepção dos testes de HBsAg e anti-HBc), todas as amostras verdadeiras positivas devem ser identificadas como

Os trabalhos de terminologia que abordam a questão da inovação centram, normalmente, a sua atenção nos produtos resultantes de processos regulares de formação de

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Esse trabalho constatou a primeira evidência descrita para Molossidae e também para a Ordem Chiroptera do padrão de dimorfismo sexual, no qual as fêmeas possuem medidas maiores

A AYR Consulting Worldwide e o seu Centro de Investigação associado - Trends Research Center - são co-fundadores do Global Trends Observatory, uma rede mundial, que

Houve forte aumento do número de AEDs consideradas médias, de 212 para 251, crescimento de 18,40% no número de AEDs, inferior ao crescimento da

§ 2 o O disposto neste artigo aplica-se somente às importações promovidas pela Fifa, Subsidiária Fifa no Brasil, Confederações Fifa, Associações estrangeiras membros da

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios