• Nenhum resultado encontrado

MBA Executivo em Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA Executivo em Saúde"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA Executivo em Saúde

Coordenação Acadêmica:

Prof. Jamil Moysés Filho, Msc.

(2)

OBJETIVO:

Ao final do Curso, o aluno será capaz de:

 Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde;

 Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área da saúde.

PÚBLICO ALVO:

O MBA Executivo em Saúde do FGV Management está direcionado a Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e que desejam atualizar-se nas técnicas contemporâneas da gestão empresarial aplicadas à Saúde.

METODOLOGIA DO TCC

Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, de caráter obrigatório, que poderá ser realizado sob forma de estudo bibliográfico, estudo de caso, pesquisa de avaliação, construção de Planos de Negócios, proposição de planos ou programas, pesquisa-diagnóstica ou qualquer outra forma usualmente aceita no meio acadêmico. Em todos os casos, o TCC deverá desenvolver tema alinhado ao conteúdo do curso em questão. O TCC deverá ser realizado individualmente.

(3)

Programa

Disciplinas Horas/aula

Núcleo Comum 240

Gestão dos Serviços em Saúde 24

Aspectos Jurídicos em Saúde 24

Gestão de Custos em Saúde 24

Gestão de Pessoas em Saúde 24

Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde 24

Marketing de Organizações em Saúde 24

Responsabilidade Social e Ética em Saúde 24

Sistemas Integrados de Gestão aplicados à Saúde 24

Qualidade e Acreditação em Saúde 24

Logística aplicada à Saúde 24

Núcleo Complementar 132

Economia e Políticas de Saúde no Brasil 24

Finanças Aplicadas à Saúde I 24

Introdução à Metodologia Científica 12

Finanças Aplicadas à Saúde II 24

Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Saúde 24

Governança Corporativa em Saúde 12

Diagnóstico Situacional em Saúde 12

Tópicos Especiais 60

Contabilidade para Executivos em Saúde 24

Negociação 24

Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Saúde 12

(4)

Parte Comum

1) Gestão dos Serviços em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

A participação dos serviços em uma Organização de Saúde. Especificidade do serviço e sua contribuição para as diretrizes estratégicas em Saúde. Avaliação quanto à terceirização/ quarteirização. Contratação de serviços. Equilíbrio custo/ benefício. Indicadores de desempenho para serviços.

2) Aspectos Jurídicos em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

3) Gestão de Custos em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos.Tipos de Custos Existentes nas Empresas de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades (ABC).

(5)

4) Gestão de Pessoas em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Organização, Processos de Trabalho e Comportamento Humano em Ambiente de Permanente Mutação em Saúde. Capital Intelectual. Criatividade e Inovação. Liderança e Desenvolvimento de Equipe. Gerenciamento de Desempenho de Pessoal em Saúde.

5) Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Planejamento como instrumento de mudança organizacional. O conceito e característica do Planejamento e Gestão Estratégica. Interpretação Estratégica do Negócio. Cenários. Análise dos Ambientes Externo e Interno. Vantagens Competitivas. Visão de Futuro e Plano de Ação Estratégico. Parâmetros de Avaliação.

6) Marketing de Organizações em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

As principais variáveis de análise em Marketing. Avaliação do macroambiente. Segmentação de Mercado e Concorrência. Canais de Distribuição. Pesquisa em Marketing. Estabelecimento do Plano de Ação em Marketing.

7) Responsabilidade Social e Ética em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania Corporativa – Balanço Social.

(6)

8) Sistemas Integrados de Gestão aplicados à Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Aspectos Lógicos do SIG. Arquitetura de Hardware e de Software. Ciclo da Vida Útil de um SIG. Sistemas Hospitalares. Sistemas Assistenciais e Administrativos. Custos do SIG em Saúde. Implantação do SIG em Organizações e Sistemas de Saúde.

9) Qualidade e Acreditação em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.

10) Logística aplicada à Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Abordagem Sistêmica da Logística em Saúde. Qualificação de Fornecedores e Aquisição de Materiais e medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensação de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em Saúde.

(7)

Parte Complementar

(8)

( X ) Economia e Políticas de Saúde no Brasil

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Sistema Econômico e Políticas de Saúde. Balanço de Pagamentos. Regimes Cambiais. Medidas de Desempenho da Economia. Políticas Econômicas. As Taxas de Juros no Brasil e no Exterior. Conseqüências Econômicas devido ao envelhecimento da população brasileira e a redução da taxa de natalidade.

( X ) Finanças Aplicadas à Saúde I

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

O Valor do Dinheiro no Tempo. Taxa de Juros. Taxa Interna de Retorno. Valor Presente.

Payback. Fluxos com Amortizações. Taxa de Atratividade de Projetos em Saúde. Noções de

Avaliação de Projetos de Investimento em Saúde.

( X ) Introdução à Metodologia Científica

Carga Horária: 12 Horas-aula Ementa:

Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos de pesquisa. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica. Plano TCC.

( X ) Finanças Aplicadas à Saúde II

Carga Horária: 24 Horas-aula

(9)

O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Elaboração do Fluxo de Caixa.

( X ) Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos em Saúde. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.

( X) Governança Corporativa em Saúde

Carga Horária: 12 Horas-aula Ementa:

Conceito e Estrutura de Governança Corporativa. Modelos de Governança Corporativa. O ambiente brasileiro da Governança Corporativa. Principais aspectos da Lei das S.A. relacionados à Governança Corporativa. Implantação de procedimentos de Governança Corporativa em Organizações e Sistemas de Saúde.

( X ) Diagnóstico Situacional em Saúde

Carga Horária: 12 Horas-aula Ementa:

Reflexão sobre Tema referente à Gestão em Saúde, que necessita ser avaliado no local onde ocorreu ou está ocorrendo a situação-alvo, devido ao bom ou mau resultado percebido em determinada Organização de Saúde. Contextualização: identificação da motivação principal. Diagnóstico Situacional: identificação das causas críticas e análise dos resultados alcançados.

(10)

Tópicos Especiais - Presencial

(X) Contabilidade para Executivos em Saúde

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Os princípios fundamentais da Contabilidade para Organizações e Sistemas de Saúde. Regime de Competência. Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido. Fluxo de Caixa.

( X ) Negociação

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas no ambiente da saúde. Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.

(11)

( X ) Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Saúde

Carga Horária: 12 Horas-aula Ementa:

Elaboração, análise e discussão de projetos e programas de P&D no âmbito da Gestão em Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde, com vistas a promover contribuições acadêmicas ao desenvolvimento do Setor Saúde no Brasil. Os trabalhos serão desenvolvidos com base nos princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Anexo I

Relação de Professores do Curso

Nome da disciplina Nome dos professores que podem vir a lecionar na

disciplina

Titulação

Gestão dos Serviços em Saúde - Eduardo Spiller - Cláudio Tosta

- José Ferreira dos Santos

- Doutor - Mestre - Especialista Aspectos Jurídicos em Saúde - Marcos César

- Aline Machado - Nayra Assad Pinto

- Mestre - Mestre - Especialista

Gestão de Custos em Saúde

- Waldir Ladeira - Sérgio Bessa - Betovem Coura - Doutor - Mestre - Mestre Gestão de Pessoas em Saúde - Vera Souza

- Carmelita Seno - Denize Rodrigues - Doutora - Doutora - Doutora Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde

- Maria Candida Torres - Hélio Kestelman - Paulo Roberto Baldner

- Mestre - Mestre - Mestre Marketing de Organizações em Saúde - Wagner Pádua - Luiz Fernando Leitão - Igdal Parnes

- Doutor - Mestre - Mestre Responsabilidade Social e Ética

em Saúde

- Ubirajara Picanço - Ivanildo Macedo - Paulette Alves de Melo

- Mestre - Mestre - Mestre

(12)

Sistemas Integrados de Gestão aplicados à Saúde - Eduardo Marques - André Valle - Alexandre Amaral - Doutor - Doutor - Mestre Qualidade e Acreditação em Saúde

- Marcus Vinícius Rodrigues - Helidea de Oliveira

- Jorge da Silva Bruno

- Doutor - Mestre - Mestre Logística aplicada à Saúde - Geraldo de Almeida Pinto

- Antonio de Pádua Ayres - Victor Santos

- Mestre - Mestre - Mestre Economia e Políticas de Saúde

no Brasil

- Virene Matesco - Mauro Rochlin

- Nora Raquel Zygielszyper

- Doutora - Doutor - Mestre Finanças Aplicadas à Saúde I - Alexandre Ramos

- Bruno Elia - Sérgio Nery - Mestre - Mestre - Mestre Introdução à Metodologia Científica - Marta Rego

- Ana Paula Zambrotti - Jamil Moyses Filho

- Doutora - Mestre - Mestre

Finanças Aplicadas à Saúde II

- Agnaldo Pereira - Cristóvão Pereira - Sérgio Nery - Mestre - Mestre - Mestre Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Saúde - André Barcaui

- Maria Christina Barbosa - Fábio Bahia - Doutor - Mestre - Mestre Governança Corporativa em Saúde

- Eduardo Rosa Pereira - Antonio Ranha da Silva - Aldo Augusto Pires Filho

- Doutor - Mestre - Mestre Diagnóstico Situacional em Saúde - Cláudio Tosta - Jovelino Pires

- José Ferreira dos Santos

- Mestre - Mestre - Especialista Contabilidade para Executivos

em Saúde

- Zuinglio Barroso Braga - Waldir Ladeira

- Sérgio Caldas

- Doutor - Doutor - Mestre

Negociação - Cláudio da Rocha Miranda

- Alfredo Bravo - Gersem Andrade - Mestre - Mestre - Mestre Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Saúde - Marta Rego - Ubirajara Picanço - Jamil Moyses Filho

- Doutora - Mestre - Mestre

(13)
(14)

Referências

Documentos relacionados

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

No âmbito da minha dissertação, tenciono apurar o perfil socioeconómico e as motivações que direcionam os proprietários de alojamento local para a utilização

Nesses anos (anos letivos 1984/85 e 1985/86) houve várias atividades que envolveram o CRPD e filarmónicas da ilha (entr. No ano letivo seguinte o professor Francisco Paquete apenas

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Agreement among measurements of the same quantity is fundamental for validity studies, randomised controlled trials and to ensure efficient delivery of health care. As it

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de