• Nenhum resultado encontrado

DA SADC À COMISSÃO EXECUTIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DA SADC À COMISSÃO EXECUTIVA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ENTREGA DE

PASTAS DA PRESIDENTE DO

FÓRUM PARLAMENTAR

DA SADC À COMISSÃO

EXECUTIVA

27 de novembro de 2020

Tel: +264 61 287 0000 Email: info@sadcpf.org https://www.sadcpf.org

(2)

Page 1 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO

1.0 PRÓLOGO

Permitam-me prefaciar o meu relatório com uma anedota que encarna o que foi o enfoque da nossa Comissão Executiva desde a sua nomeação em 2018. Ilustres membros, eis a história:

Um quartel militar tinha na sua escala de serviço 4 soldados montando em todo o momento a guarnição de uma laje de betão. Os soldados revezavam-se em turnos para montar a guarda à volta da laje durante muitos anos. Diferentes comandantes passaram e a tradição continuou. Depois de anos de cumprimento da mesma tradição, foi destacado para o quartel um novo comandante. Uma das coisas que o novo comandante fez foi perguntar porque é que as coisas se faziam dessa maneira. A resposta que lhe foi dada foi que «É assim que sempre fizemos

as coisas. É a nossa tradição. Os nossos comandantes anteriores orientavam que assim fizéssemos». O novo

comandante foi tão curioso sobre esta situação e foi aos arquivos

Quando surgem obstáculos, muda-se a direcção para se atingir o objectivo; não se muda a decisão de chegar ao

(3)

Page 2 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO

para procurar respostas, até que encontrou um documento que tinha a explicação. O documento era muito velho; tinha instruções escritas por um dos comandantes já falecidos. O novo comandante soube que há mais de 80 anos, o quartel quis construir uma plataforma onde teriam lugar os eventos. Quando a laje de betão foi colocada, os animais selvagens vieram pisar a laje antes de a mesma secar. Os soldados teriam de voltar a fazer o trabalho na manhã seguinte, mas à noite, a mesma coisa voltava a acontecer. Por isso, o comandante ordenou que 4 soldados montariam a guarnição durante 3 semanas para fazer com que o betão da laje pudesse secar. Na semana seguinte, o comandante foi transferido para um outro comando, e foi substituído por um outro. O novo comandante encontrou a rotina e fez respeitá-la e assim aconteceu com qualquer outro comandante depois dele, até que este novo comandante chegou.

A moral desta história aplica-se a indivíduos tanto quanto a organizações. Como diz Robert Green no seu livro 48 Leis do Poder, que é dos mais vendidos, somos criaturas do hábito. Muitas vezes, agarramo-nos a certos hábitos, certos comportamentos, certas normas e práticas porque «foi sempre assim que temos feito as coisas» independentemente do valor, da utilidade ou relevância das referidas práticas. Mantemos políticas e práticas que não promovem os objectivos das nossas organizações, ficamos de guarnição para vigiarmos lajes de betão, pelo simples facto de esse ritual se ter tornado numa tradição. Às vezes tudo o que é preciso fazer para atingirmos os nossos objectivos é reconhecer e aceitar que a filosofia do

estatu quo não nos vai levar ao destino desejado. Precisamos de uma

mudança de paradigma, uma viragem de direcção sem necessariamente mudarmos o objectivo que pretendemos atingir, o qual voltará a focalizar a nossa atenção nas coisas que são relevantes e terão um impacto. Lamentavelmente, isto às vezes significa mesmo cortar as nossas perdas e recuar para melhor avançar com um impulso implacável, como uma

(4)

Page 3 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO catapulta. Esta forma de pensar foi, na minha opinião, o ponto forte desta Comissão Executiva sob a liderança de Moçambique, que nos permitiu promover os objectivos do Fórum Parlamentar da SADC, de acordo com o dever fiduciário que nos é confiado pela Assembleia Plenária, como vou tentar demonstrar no presente relatório.

2.0 AS NOSSAS REALIZAÇÕES RELATIVAMENTE AOS RESULTADOS ESTRATÉGICOS DO FÓRUM

2.1 PROGRESSO EM MATÉRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO FÓRUM EM PARLAMENTO REGIONAL DA SADC

Seria não fazer jus ao presente relatório atribuir apenas à nossa Comissão Executiva cessante o progresso registado em matéria de dinâmica da transformação. De facto, aproveitámos os sólidos elementos constitutivos e arquitectura desenvolvidos pelo elenco anterior da Comissão Executiva sob a direcção de Sua Excelência Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional de Angola, bem como a minha predecessora imediata nesta Comissão Executiva cessante, Sua Excelência Verónica Nataniel Macamo Dlhovo.

O progresso que realizámos na nossa ambição de nos transformarmos demonstra claramente a mudança de paradigma pela Comissão Executiva, a viragem no enfoque da forma tradicional de fazer coisas a que fiz alusão antes, que nos permitiu registar um progresso significativo em prol da transformação.

Como é do conhecimento dos ilustres membros, depois de várias vezes termos apresentado as nossas propostas em 2004, 2008, 2011 e 2015, tínhamos chegado a um impasse junto do Conselho de Ministros com a nossa agenda de transformação, principalmente porque, e temos de admiti-lo, a nossa proposta inicial procurava uma transformação de um órgão

(5)

Page 4 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO deliberativo para um Parlamento Regional com plenos poderes legislativos. Embora este seja o objectivo último, sem ser através de uma abordagem faseada que reconhece a supremacia da Cimeira da SADC e complementa as suas políticas e programas, era pouco provável que essa estratégia tivesse êxito naquela altura, uma vez que dava a impressão de um parlamento regional procurando poderes supranacionais que tinham o potencial de superar a legislação nacional. Aquela proposta chegou ao ponto de paralisação e a agenda de transformação ficou numa situação indefinida de 2004 a 2018, altura em que decidimos mudar de estratégia, sob a direcção da Comissão Executiva então chefiada por Sua Excelência Fernando da Piedade Dias dos Santos. Como disse e muito bem o grande inventor Albert Einstein, «fazendo as mesmas coisas de sempre, chega-se ao mesmo

resultado que sempre se teve». Em vez de continuarmos a fazer as coisas da mesma maneira de sempre e insistir na nossa abordagem habitual, reformulámos a nossa proposta de transformação numa que é complementar e não vai de encontro aos interesses da Cimeira e de outros órgãos da SADC. Como preza a reflexão que emana da primeira citação do palestrante motivacional de renome Zig Ziglar, não mudámos o nosso objectivo, mudámos apenas a direcção, e o centro das atenções continua com firmeza no prémio último da transformação. A esse respeito, conseguiu-se que a proposta de transformação continue na agenda da Cimeira da SADC durante 2 anos consecutivos, 2018 e 2019, e ficará também na agenda em 2021, enquanto concluímos o relatório que apresenta o modelo parlamentar e o roteiro para o Parlamento da SADC.

Iniciado pelo precedente elenco da Comissão Executiva, nós continuamos a promover sem relaxe o referido trabalho, resultando na nomeação pelo Secretariado da SADC do Sr. Kevin Deveaux, jurista e antigo parlamentar canadiano, como consultor para facilitar a avaliação do modelo e do roteiro. O consultor entrou em contacto com membros do FP-SADC, incluindo alguns membros da Comissão Executiva, o Secretariado do FP-SADC, representantes da sociedade civil e docentes universitários, e elaborou um relatório significativo que será analisado na Cimeira de Março de 2021.

(6)

Page 5 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO Tenho a satisfação de levar ao vosso conhecimento que o relatório do consultor homologa a nossa abordagem faseada e vai mais além para propor um processo de transformação em cinco etapas que aborda a evolução do FP-SADC num futuro próximo.

Em segundo lugar, a nossa Comissão Executiva elaborou uma estratégia codificada visando o prosseguimento da agenda de transformação que guia todas as nossas iniciativas de lóbi no futuro. A Comissão Executiva observou que, embora todos os parlamentos membros tivessem iniciado processos de lóbi e advocacia nos seus respectivos países e junto dos seus respectivos Chefes de Estado, Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores e Secretários Permanentes/Secretários-gerais dos Ministérios, estas iniciativas de lóbi tinham atingido resultados mistos. Enquanto alguns países, entre os quais Angola, Eswatini, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe tinham manifestado o seu apoio inequívoco à transformação do Fórum em Parlamento Regional da SADC, havia outros Estados membros que continuavam a ser evasivos, apesar das iniciativas de lóbi. Tendo em conta esses resultados mistos, a Comissão Executiva observou que, independentemente dos diferentes contextos nacionais, o tendão de Aquiles pode ser a falta de um quadro conceptual das iniciativas pouco sistemáticas de lóbi que estavam a ser levadas a cabo pelos parlamentos membros. Para esse efeito, a Comissão Executiva operou mais uma vez uma transição da abordagem tradicional pouco sistemática à transformação e elaborou um Documento de Lóbi Estratégico para a Transformação do FP-SADC em Parlamento Regional da SADC, tendo a elaboração estado a cargo de uma equipa dirigida pelo Sr. Presidente da Assembleia Nacional do Zimbabwe, Sua Excelência Advocate Jacob Francis Mudenda, para orientar todas as iniciativas de lóbi. Estou muito convicta de que começaremos a beneficiar de mais apoio mesmo por parte de responsáveis políticos indecisos, através dos nossos esforços concertados guiados pelo nosso Documento de Lóbi Estratégico. Mais uma vez, este sucesso basear-se-á na nossa capacidade de recuarmos um bocadinho, fazer uma introspecção, voltar a gizar uma estratégia e avançarmos. Recusamo-nos a permanecer no sulco retrógrado

(7)

Page 6 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO dos velhos métodos, sobretudo se não nos dão os resultados que desejamos na promoção da agenda de transformação do Fórum.

Já andámos um bom bocado na nossa ambição de nos transformarmos em Parlamento Regional da SADC. Encontrámos inúmeros obstáculos neste caminho difícil, mas, graças à nossa firme convicção na justeza da nossa causa e na rectidão do caminho que seguimos, não desistimos e não desistiremos. Temos a obrigação perante o povo da região da SADC de assegurar que a nossa região da SADC não seja a única sem Parlamento Regional para consolidar a identidade da SADC e representar os ideais, as esperanças e as aspirações comuns do nosso povo. Por conseguinte, mudámos o curso, mudámos a estratégia, mas sempre com os olhos postos no nosso objectivo. O meu apelo ao novo elenco da Comissão Executiva é, portanto, de perseverar em prol da transformação, com a orientação do Documento de Lóbi Estratégico e encorajado pelo apoio da equipa de lóbi dos Presidentes. A noite fica sempre mais escura quando está quase a madrugar.

2.2 REFORÇAR A BOA GOVERNAÇÃO CORPORATIVA

De harmonia com a nossa dinâmica no sentido de fazermos as coisas diferentemente, nos últimos dois anos a Comissão Executiva tem estado a fortificar a governação corporativa dentro da instituição numa tentativa de reforçar a responsabilização, a eficiência e a eficácia ao nível do Secretariado de toda a instituição em geral. Os desafios que enfrentámos no passado a respeito dos recursos cujo uso não pôde ser justificado e o laxismo nos sistemas de responsabilização tornaram necessário, imperativo melhor dizendo, reforçar sistemas de governação corporativa. Uma revisão global dos sistemas e processos do Fórum através de, entre outras iniciativas, a Avaliação Organizacional realizada no quadro de comunicação da ASDI, revelou uma falta de normas codificadas que guiem as operações da instituição, deixando assim muitas questões para a discrição operacional. Desta forma, a Comissão Executiva decidiu instituir várias normas e procedimentos que inculcam uma cultura de responsabilização, fomentar a

(8)

Page 7 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO transparência e garantir a sustentabilidade do Fórum como uma instituição em continuidade de funcionamento. Para esse fim, a Comissão Executiva encabeçou a elaboração e implementação das seguintes normas:

a) O Quadro de Gestão de Riscos que começou em 2019 e está ainda em curso. O objectivo do Quadro de Gestão de Riscos é de identificar numa fase precoce os diferentes riscos estratégicos e operacionais aos quais o Fórum está exposto, com vista a gizar planos de mitigação de riscos e preparar-se para os neutralizar ao longo do percurso e muito antes da ocorrência de riscos. Além de permitir que o Fórum planifique quaisquer riscos previsíveis antes de os mesmos acontecerem, o Quadro de Riscos vai também permitir que o Fórum instale redes de protecção que protejam o Fórum contra tais riscos e garantam desta forma a sustentabilidade. No interesse da transparência, todos os riscos aos quais o Fórum se expôs foram participados à Comissão Executiva, e foram adoptadas medidas visando mitigar tais riscos. Por exemplo, a introdução do sistema de pagamento totalmente electrónico derivou das potenciais perdas identificadas ao permitir que os funcionários carreguem grandes somas de numerário para as actividades do Fórum. O que é bom para nós é que esta situação já ficou resolvida.

b) O Sistema de Gestão de Desempenho que vai reforçar os recursos humanos do Fórum através da monitoria /monitorização baseada em resultados e uma avaliação de desempenho;

c) A Norma de Denúncia de Irregularidades para o Fórum proteger a identidade dos trabalhadores que queiram fazer alegações de fraude e corrupção. A Norma de Denuncia de Irregularidades opera através de uma caixa de sugestões que é facilmente acessível a todos os funcionários e que é aberta regularmente por uma equipa independente;

(9)

Page 8 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO d) A Norma de Assédio Sexual que se conforma aos direitos humanos, em

particular o direito à igualdade de género e o direito à integridade física. A Norma prevê um procedimento padronizado e seguro para as vítimas de assédio sexual participarem as suas reclamações sob a égide do Fórum;

e) A Norma para o Uso do Cartão de Crédito consagra a responsabilidade de prestar contas pelo uso do cartão de crédito do Fórum para despesas imprevistas, e consolida a implementação do sistema de pagamento totalmente electrónico;

f) A Norma de Estágio que prevê um quadro estruturado para o envolvimento de estagiários no Fórum, em conformidade com o princípio de inclusão e de representação geográfica que permite mais um passo no sentido da consolidação da integração regional ao nível dos funcionários e dá aos cidadãos da SADC a oportunidade de ganhar a tão desejada exposição enquanto trabalham para o Fórum;

g) A Norma de Destacamento que estabelece o quadro para o aproveitamento da perícia de que o Fórum tanto precisa a partir dos parlamentos nacionais, para colmatar as lacunas do Fórum, tendo em conta as medidas de redução de custos impostas pelos constrangimentos financeiros; e

h) A Declaração de Juramento pelos membros do FP-SADC, que entrará em vigor na 48.ª Assembleia Plenária do Fórum. A Declaração de Juramento é uma espécie de juramento de fidelidade feito pelos membros no acto do seu empossamento nos parlamentos nacionais, deverá servir de ponto de referência para a censura dos membros do FP-SADC cuja conduta for julgada imprópria e em violação da Constituição e das regras de decoro. A Declaração de Juramento é

(10)

Page 9 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO uma expressão do compromisso dos membros para com os valores, os ideais e as aspirações do SADC, pelos quais os membros do FP-SADC deverão pautar-se. Isto lembra-me a seriedade das palavras do malogrado dramaturgo inglês Robert Bolt, que disse o seguinte: «Quando um homem faz um juramento, está a segurar-se a nas

suas próprias mãos e se abrir os seus dedos, então não deve contar com voltar a encontrar-se a si-próprio». De facto, um juramento não é apenas uma colecção de palavras de bom-tom, mas a própria expressão da integridade de alguém. No fim de contas, não deve ser o juramento que nos deve levar a acreditar na pessoa, mas a pessoa que nos leva a acreditar na pessoa que nos leva a acreditar no juramento.

A minha firme convicção é que estes elementos novos num curto período de dois anos voltaram a colocar o Fórum no seu papel de bastião de boa governação e de transparência na região da SADC. Exortamos a nova Comissão Executiva a consolidar estes ganhos e continuar a procurar vias e meios de reforçar a boa governação corporativa no Fórum. Uma questão pendente que a Comissão Executiva que nos sucede vai seriamente analisar é a da criação de um comité de auditoria para fazer a fiscalização do processo de relatórios financeiros, o processo de auditoria, os sistemas de controlo interno do Fórum e o cumprimento das leis e dos regulamentos. Na verdade, houve uma melhoria significativa nos relatórios financeiros e sua divulgação durante o nosso mandato como Comissão Executiva, tendo todos os relatórios financeiros sido apresentados e escrutinados pela Comissão Executiva através da Subcomissão Financeira. Não devemos recuar, mas devemos continuar a envidar todos os esforços no sentido de tomarmos o lugar que nos é devido enquanto proponente da transparência e da responsabilização na região da SADC.

(11)

Page 10 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO Sob a presidência de Moçambique, o Fórum adoptou um Plano Estratégico crucial, o que 2019 a 2023, que traça o caminho estratégico para o futuro durante um período de 5 anos. O referido Plano Estratégico contém sete (7) objectivos virados para dentro e para fora que variam entre a promoção da igualdade de género e os direitos humanos, bem como o reforço da governação corporativa e uma planificação prudente. A visão do Fórum no âmbito dessa Estratégia é de se posicionar como «o porta-estandarte da democratização e do desenvolvimento socioeconómico para a região da SADC», uma visão ambiciosa para cujo alcance, a meu ver, já lançámos os elementos constitutivos. Os ilustres membros poderão testificar que, em cada reunião da Comissão Executiva ao longo do nosso mandato de dois anos, foi consistentemente feita uma actualização do progresso registado na implementação dos 7 objectivos delineados no Plano Estratégico através de um quadro apresentando as medidas tomadas e o marco do seu alcance. Isto permitiu-nos continuar a avaliar a nossa dinâmica estratégica e se estamos no rumo certo ou não par alcançarmos os objectivos que nos propusemos atingir. Como observou o lendário pintor Pablo Picasso, e com toda a razão, «Os nossos objectivos só podem ser atingidos através do veículo de um

plano em que acreditamos com todo o fervor e que executamos com todo o vigor. Não há nenhum outro caminho para o sucesso.» Cabe à nova Comissão Executiva continuar a monitor(iz)ar a implementação do nosso plano estratégico que fornece um veículo através do qual alcançaremos a nossa nobre visão, porque devemos não só planificar o nosso trabalho, mas mais importante é que devemos trabalhar o nosso plano para estarmos na vanguarda da democratização e do desenvolvimento socioeconómico na região da SADC.

2.4 MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DO ALARGAMENTO DO ÂMBITO DE PARCERIAS MUTUAMENTE VANTAJOSAS

Nos últimos dois anos registou-se tremendo sucesso não só em termos de retenção dos parceiros tradicionais do Fórum, entre os quais o governo sueco através da ASDI, a SADC, GIZ, NDI, ONUSIDA, UNESCO e UNICEF,

(12)

Page 11 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO como também forjámos novas parcerias mutuamente vantajosas tais como com o APHRC. Amnistia Internacional, SAfAids, IDEA, EPF, Plan International, AFRODAD, ARASA, PSA, entre outros. O cesto de financiamento e de cooperação cresceu e tomou uma trajectória muito enriquecedora. As parcerias permitiram que o Fórum aproveite a perícia financeira e técnica nessas instituições para criar a capacidade dos membros, do Secretariado e dos funcionários dos parlamentos nacionais e a promoção dos princípios dos direitos humanos, democracia, paz e segurança, integração regional, desenvolvimento humano e social, governação económica e igualdade de género através da responsabilidade colectiva, nos termos da alínea (c) do art.º 6.º da Constituição do FP-SADC.

O FP-SADC, por sua vez, tem proporcionado uma ponte através da qual estes parceiros podem ter acesso aos decisores, fornecer informação baseada em factos comprovados sobre questões de extrema importância que afectam a região e a sua gente, e fazer a advocacia em prol de uma mudança positiva que promova a democratização e o desenvolvimento socioeconómico na região. As organizações da sociedade civil, através do Fórum, têm conseguido trabalhar em estreita colaboração com, e ganhar uma experiência baseada na prática junto da instituição do Parlamento que, para alguns, era tido como inacessível. Desta forma, as parcerias têm sido mutuamente enriquecedoras, tendo a ASDI, por exemplo, fornecido recursos para a primeira e a segunda fases do Projecto de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, e Governação de VIH e SIDA, que culminou em mais tomada de consciência das questões de SDSR no seio dos parlamentares e dos cidadãos e, em alguns caos, uma mudança de política, legislação e mesmo da canalização de verbas para questões de SDSR. Em conformidade com o nosso compromisso de não deixar ninguém atrás relativamente a questões fundamentais de desenvolvimento, a Comissão Executiva insistiu que, enquanto apenas sete (7) parlamentos nacionais tinham integrado a primeira fase do projecto, a segunda fase deve ser integrada por todos os 14 parlamentos nacionais. A nossa convicção de que ninguém deve chegar a

(13)

Page 12 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO não ser que todos cheguem continua a ser o mantra operativo que nos define e que, espero, a Comissão Executiva que nos sucede vai herdar.

Além disso, através dos grupos de trabalho técnicos que são um requisito perentório para aqueles países que estão a implementar o Projecto SDSR, o Fórum tem sido o elo de ligação entre as organizações da sociedade civil dentro de diferentes países, no sentido de proporcionar uma rede resiliente para a partilha da informação e apoio aos parlamentos em todos os Estados membros. Isto resultou num quando coerente e bem coordenado para as interacções com os parlamentares e os parlamentos nacionais, em vez de redes díspares e fragmentadas que muitas vezes resultam numa duplicação de esforço por parte das organizações parceiras.

2.5 CRIAÇÃO DO COMITÉ DOS SECRETÁRIOS-GERAIS DOS PARLAMENTOS

Decorrendo da melhor prática que se aproveitou da União Interparlamentar e do PAP, a Comissão Executiva homologou também a criação de um Comité dos Secretários-gerais dos Parlamentos Nacionais. O comité serve dois objectivos: O primeiro é de fazer com que os Secretários-gerais tenham um fórum para se encontrarem e deliberarem sobre assuntos de interesse comum, dando desse modo mais um passo no sentido de promover a cooperação interparlamentar, o espírito colegial e a aprendizagem mútua entre os responsáveis contábeis dos parlamentos na região. O segundo é que o Comité dos Secretários-gerais serve de órgão consultivo e de aconselhamento para a Comissão Executiva e o Secretariado em matéria administrativa e todas as questões que se prendem com o Fórum e que lhe podem ser baixadas pela Comissão Executiva e encaminhadas pelo Secretariado. O Fórum pode, portanto, beneficiar imenso da perícia técnica e da memória institucional dos Secretários-gerais a partir dos quais se pode aproveitar melhores práticas. Isto reforça ainda mais a governação administrativa no Fórum.

(14)

Page 13 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO Para o efeito, o actual exercício de avaliação de funções, que visa alinhar a estrutura organizacional às necessidades actuais e futuras do Fórum no âmbito do Operar como um Parlamento era uma criação do Comité dos Secretários-gerais que foi totalmente homologado pela Comissão Executiva. Além disso, o destacamento de funcionários pelos parlamentos nacionais como uma medida provisória no intuito de colmatar as lacunas em termos de recursos humanos enquanto não for concluído o exercício de avaliação de funções foi uma iniciativa bem-vinda do Comité dos Secretários-gerais, com o apoio da Comissão Executiva.

Os Secretários-gerais estão a realizar também programas cruciais de reforço de capacidades através dos seus respectivos parlamentos nacionais, para os funcionários dos parlamentos membros e do Secretariado. Até à data, através do Fórum, o Parlamento da África do Sul acolheu um workshop virtual de desenvolvimento de capacidades para funcionários de informática e espera-se também que isto contribua para a elaboração da Lei Modelo sobre a Economia Digital, enquanto a Assembleia Nacional de Angola acolheu um workshop virtual para funcionários dos Departamentos de Relações Públicas e Internacionais e Protocolo. As mutuamente enriquecedoras experiências partilhadas através destas sessões de desenvolvimento de capacidades encorajam a adopção de melhores práticas em administração parlamentar, que só podem melhorar a prestação de serviços pelos parlamentos nacionais e, por último, pelo Fórum.

2.6 GARANTIA DA CONTINUIDADE DOS TRABALHOS A MEIO DA PANDEMIA DE COVID-19

O advento da pandemia da COVID-19 até certo ponto forçou o Fórum a acelerar a adopção das tecnologias de informação e da comunicação nesta era inevitavelmente digital. Com o fecho das fronteiras e o confinamento das pessoas nas suas casas, tivemos de encontrar formas inovadoras de fazer com que o trabalho do Fórum não fique paralisado. Não nos dignamos ficar escondidos atrás da pandemia para justificar a nossa inércia e perdermos a

(15)

Page 14 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO nossa relevância numa altura em que estamos activamente engajados na agenda de transformação. A esse respeito, sob a direcção de Moçambique e a ajuda de todos os membros da Comissão Executiva e do Secretariado, conseguimos atingir as seguintes realizações:

 Requalificação das infraestruturas internas das TIC, resultando numa internet mais rápida e mais fiável que permitiu sessões de videoconferência em plataformas tais como Zoom e Microsoft Teams, permitindo-nos realizar as nossas reuniões e sessões da Assembleia Plenária em formato virtual;

 Reconfiguração do website e desenvolvimento de uma nova página da internet dedicada para a distribuição e a partilha de documentos com os nossos parlamentos e parceiros; e

 A instalação e a requalificação bem-sucedidas do nosso sistema contabilístico ACCPAC, que melhorou os relatórios financeiros e a responsabilização financeira.

Devo também elogiar a Comissão Executiva pela elaboração do Regulamento Especial para as Reuniões Virtuais em caso de Força Maior visando guiar a realização de reuniões virtuais dentro das necessárias regras de decoro. De facto, deve ser mantida a solenidade do Parlamento, quer a reunião tenha lugar presencialmente quer em formato virtual. O nosso elevado estatuto de representantes eleitos do povo da SADC não se altera por não estarmos numa interacção presencial. Devo, portanto, enaltecer a Comissão Executiva por esta iniciativa que consolida a integridade do Fórum no desempenho das suas funções.

Na resposta à pandemia da COVID-19 sob a nossa supervisão, o Fórum conseguiu também uma alta pontuação ao elaborar directrizes aos parlamentos nacionais para estes assegurarem que se lide com a crise de COVID-19 tendo em conta as necessárias medidas cautelares tais como o

(16)

Page 15 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO respeito ao princípio de proporcionalidade e o cumprimento dos direitos humanos aplicáveis a nível nacional. As directrizes da COVID-19 encorajaram os parlamentos membros a promover o acesso a fármacos essenciais e a priorizar a COVID-19 junto com outra questões de saúde tais como os direitos de saúde sexual e reprodutiva e a cobertura universal dos cuidados de saúde. Para esse efeito, o Fórum foi entre as primeiras organizações na África Austral a emitir medidas cautelares de segurança que levaram também em conta a componente da comunicação social, em particular a exposição dos indivíduos às falsas notícias que estão a circular na internet sobre a COVID-19. Como já referi no meu prefácio, a nossa força foi predicada na nossa adaptabilidade e disponibilidade em nos afastarmos do statu quo na nossa maneira de conduzir os trabalhos sem que a COVID-19 nos empurrasse para uma paralisia operacional.

O futuro é inevitavelmente digital – o que justifica que a nossa Comissão Executiva tenha decidido automatizar a maior parte dos processos manuais dentro da organização. De facto, a automatização desses processos manuais liberta os trabalhadores do tédio de um trabalho manual, permitindo-lhes concentrar os seus esforços em tarefas mais exclusivamente humanas. Isto gera mais satisfação no trabalho e produtividade institucional. Além disso, a automatização dos processos livra os nossos sistemas e processos do elemento de erro na intervenção humana e, dessa forma, aumenta a eficiência. Espero que a nova Comissão Executiva continue nesta inevitável trajectória de eliminar o uso do papel e promover a governação electrónica. O futuro é a governação electrónica, e seria prudente que o Secretariado elabore uma norma e um cronograma para a automatização de todos os processos visando poupar custos ao mesmo tempo que melhora a eficiência. Este é o rumo que o mundo está a tomar nesta era de informação, e não nos podemos permitir ficar atrás, se quisermos continuar relevantes e prestáveis para os cidadãos da SADC.

(17)

Page 16 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO

2.7 REFORÇO DA BASE DOS RECURSOS HUMANOS

2.7.1 NOMEAÇÃO DA PRIMEIRA MULHER SECRETÁRIA-GERAL DO FÓRUM

Ilustres membros, tenho o imenso orgulho de fazer notar que o mandato da nossa Comissão Executiva coincidiu com a histórica nomeação da primeira mulher Secretária-geral do FP-SADC, Sra. Boemo Mmandu Sekgoma, em Agosto de 2019. Temos de admitir que esta é uma realização considerável olhando para a questão na sua própria perspectiva parlamentar. Por exemplo, a partir do seu primeiro Secretário-geral, Sr. Albert Gobat, nomeado em 1892, até ao seu actual Secretário-geral, Sr. Martin Chungong, nomeado 122 anos mais tarde, a União Interparlamentar nunca teve uma Secretária-geral a chefiar o seu Secretariado. De igual modo, o continental Parlamento Panafricano nunca teve uma mulher Secretária-geral no seu percurso de 16 anos. Podemos, portanto, erguer as nossas cabeças como um farol luminoso de emancipação e empoderamento da mulher entre os nossos homólogos. Além disso, a Comissão Executiva conseguiu demonstrar que o mérito e o trabalho são recompensados dentro da organização, independentemente do género. Isto é prova do nosso compromisso com a nomeação meritória dos funcionários aos postos vagos, de acordo com a boa governação corporativa. Por isso, ocupamos uma posição distintiva na região e não só pelo nosso compromisso à igualdade e equidade de género, bem como em termos de boa governação corporativa.

2.7.2 SOLICITAÇÃO DO EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES

De acordo com a agenda de transformação, a Comissão Executiva solicitou um exercício de avaliação de funções visando assegurar que a estrutura organizacional seja adequada ao fim a que se destina agora e no futuro. Permitam-me reiterar mais uma vez a nossa apreciação à Sua Excelência Thandi Modise pela amabilidade que teve em disponibilizar especialistas do Parlamento da África do Sul para realizarem o exercício de avaliação de

(18)

Page 17 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO funções em nome do Fórum. O relatório do exercício de avaliação de funções está pronto para a nossa apreciação e tenho a certeza de que prestaremos a devida atenção ao relatório e às suas recomendações, para garantirmos que a nossa estrutura organizacional esteja alinhada ao estado em que nos encontramos e ao ponto onde queremos chegar. Ao passarmos o testemunho à nova Comissão Executiva, esperamos que ela também adopte e implemente as recomendações que garantirão uma estrutura optimizada e racionalizada que se coaduna com o trabalho requerido. A forma tradicional de fazer as coisas deve pertencer definitivamente ao passado, depois deste exercício.

Contudo, a nova Comissão Executiva deve também acelerar a revisão do quadro de remuneração que é inextricavelmente ligado ao exercício de avaliação de funções. Infelizmente os salários dos nossos funcionários não foram revistos desde há muito tempo – o que desmotiva os nossos funcionários. Encorajamos portanto a nova Comissão Executiva a rapidamente contratar especialistas a levarem a cabo uma revisão abrangente do quadro de remuneração. Segundo as actuais medidas de redução de custos, pode ser mais prudente a Comissão Executiva abordar os parlamentos nacionais, através do Secretariado, para cederem em destacamento os referidos especialistas. Contudo, na eventualidade de os parlamentos nacionais não se prontificarem a este propósito, a Secretária-geral, aconselhando-se junto da Directora de Finanças, deve mobilizar recursos a partir das áreas onde realizaram poupanças em 2020, e canalizar os mesmos para este exercício urgente e de extrema importância. Devemos ser inspirados pelas palavras da antiga Presidente e PCA da Xerox Corporation, Anne Mulcahy, que disse: «Os trabalhadores que acham que a

direcção se preocupa com eles como pessoas – não apenas como trabalhadores – são mais produtivos, mais satisfeitos, mais realizados. Trabalhadores satisfeitos significa clientes satisfeitos – o que leva à rentabilidade.»

(19)

Page 18 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO

2.7.3 DESTACAMENTO DE FUNCIONÁRIOS AO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC

Como é do conhecimento dos distintos membros, é durante o nosso mandato que a Sra. Sekgoma foi promovida para Secretária-geral a partir do seu posto de Directora, e foi também nesta altura que o Sr. Barney Karuuombe e o Sr. Mahendrasing Khooblall se demitiram, e a Sra. Nomkhitha Gysman foi para a reforma, factos estes que ocasionaram tremendas faltas de força de trabalho no Secretariado. Contudo, onde outras pessoas veem desafios insuperáveis, nós vemos uma oportunidade. Com o conselho do Comité dos Secretários-gerais, vimos esta situação como uma oportunidade para realizarmos o exercício de avaliação de funções acima referido, ao invés de nos precipitarmos para preencher os postos vagos. A fim de colmatar as manifestas insuficiências em recursos humanos enquanto esperamos pela conclusão do exercício de avaliação de funções, novamente graças ao conselho do Comité dos Secretários-gerais, homologámos a proposta de os parlamentos nacionais cederem funcionários em destacamento ao Fórum. Emendámos também a Norma de Destacamento por forma a adoptar um subsídio simbólico pelas tarefas extras que os funcionários cedidos em destacamento teriam de desempenhar por conta do Fórum. Temos agora dez (10) funcionários cedidos em destacamento ao Fórum para ajudarem a apoiar as comissões permanentes, a comunicação social, o Grupo Regional da Mulher Parlamentar, a CPRFLM e a Comissão Executiva. Isto é não só um cenário sem precedente na história do Fórum, como também permitiu que fizéssemos poupanças significativas a partir dos salários dos que deixaram a organização, enquanto permitimos que o trabalho do Fórum continuasse sem perturbações. Necessitaremos ainda da ajuda dos parlamentos nacionais em outras áreas fundamentais tais como os Assuntos Parlamentares, as Línguas, a auditoria interna, os serviços corporativos, entre outras, e estão abertos nos mesmos termos postos para destacamento, se os parlamentos nacionais estiverem interessados a preenchê-los.

(20)

Page 19 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO Encorajamos o novo elenco da Comissão Executiva a persuadir os parlamentos membros que ainda não cederam funcionários em destacamento ao Fórum para se disponibilizar para tal, a fim de garantir o cumprimento da dispersão geográfica e assim fomentar o espírito de colegialidade entre os nossos funcionários, ao mesmo tempo que se promove o espírito e a letra da integração regional.

2.8 SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

É com muita satisfação que comunico que a situação financeira do Fórum tal como se apresentava em 31 de Março de 2020 é saudável, com um capital próprio de N$717.957 representado por Activos Totais de N$25.576.243 e Passivos Totais de N$24.858.286. Espera-se que esta situação melhore no próximo exercício financeiro e além, com as medidas de gestão de custos implementadas sob a liderança desta Comissão Executiva, que incluíram, a fusão do Departamento de Administração & Recursos Humanos com o Departamento de Finanças. Além disso, as poupanças realizadas a partir da realização das reuniões das comissões e da 47.ª Assembleia Plenária em formato virtual Zoom são consideráveis e contribuirão para um aumento do capital próprio. Importa assinalar que a instituição realizou uma poupança de N$ 1.319.740 apenas com a 47.ª Assembleia Plenária, que representa 82,5% da quantia orçamentada de N$1.600.000. Espera-se o mesmo grau de poupanças para a 48.ª Assembleia Plenária. Não há, portanto, nenhuma ameaça identificada para o estado de continuação dos trabalhos da instituição.

Além disso, nos termos da resolução da 46.ª Assembleia Plenária em Dezembro de 2019, foi efectuado o pagamento dos atrasados aos funcionários para incrementos de faixas salariais durante um período de 4 anos no ano financeiro que findou em 31 de Março de 2020 e foi adequadamente previsto dentro dos fundos disponíveis. Sob a direcção de Moçambique, a instituição liquidou, portanto, o que devia aos funcionários relativamente a esta questão.

(21)

Page 20 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO Contudo, como é do conhecimento da Comissão Executiva, as contribuições anuais obrigatórias continuam a ser a principal fonte das receitas do FP-SADC, como estipula o artigo 21.º da Constituição do FP-SADC. As actuais contribuições anuais obrigatórias a serem pagas pelos parlamentos membros, na sequência do aumento aprovado de 5% pela 46.ª Assembleia Plenária em Dezembro de 2019 e que entrou em vigor a partir de 1 de Abril de 2020, são de N$1.501.500 por ano, com a excepção das Seicheles cuja contribuição é de N$127.050 por ano. Até à data, sete (7) parlamentos membros já remeteram na totalidade o pagamento das suas contribuições anuais, dois (2) fizeram pagamentos parciais e seis (6) ainda não honraram as suas contribuições anuais de 2020/2021. Portanto, encorajo muito aqueles parlamentos membros com contribuições em atraso para honrarem as suas obrigações, para que o Fórum continue as suas operações. Já é trabalho da nova Comissão Executiva dar seguimento junto dos parlamentos membros que ainda não liquidaram as suas obrigações pendentes.

3.0 CONCLUSÃO

Gostaria de concluir o meu relatório de entrega de pastas manifestando os meus sinceros agradecimentos a todos os membros da Comissão Executiva e ao Secretariado pelo seu apoio inequívoco a mim e à minha predecessora imediata, Sua Excelência Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, que permitiu a Moçambique presidir um mandato de dois anos com enorme sucesso à frente do Fórum. Todos estes sucessos que relatei e pelos quais nos devemos orgulhar sem reservas não teriam sido possíveis sem trabalho de equipa. É só através do trabalho de equipa que se vai materializar o nosso sonho de um Fórum que se ergue como o porta-estandarte da democratização e do

desenvolvimento socioeconómico da região da SADC. Para mim, este breve mas muito produtivo mandato como vosso Presidente foi uma concretização das palavras do grande treinador de basquetebol norte-americano Phil Jackson que disse o seguinte: «A força da equipa reside em

cada integrante. A força de cada integrante é a equipa.» Não vos posso agradecer o suficiente pelo vosso empenho individual ao esforço do nosso

(22)

Page 21 of 21 PRESIDENT’S HANDOVER REPORT TO EXCO grupo e encorajo o novo elenco da Comissão Executiva a inspirar-se deste espírito colaborativo.

Permitam-me reafirmar aos membros desta augusta Comissão Executiva os fortes laços de solidariedade que existem entre os parlamentos nacionais da SADC, forjados sob a égide do FP-SADC, e quero ressaltar o meu comprometimento em assegurar que estas relações mutuamente benéficas continuem a ser cada vez mais fortes. Ao entregarmos as pastas à nova liderança, podem ter a certeza de que o nosso apoio continua incontestável e garantido.

Sua Excelência Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias Presidente do Fórum Parlamentar da SADC

Referências

Documentos relacionados

“Ao lado das formas diversas de vida consagrada, acrescentam-se as sociedades de vida apostólica, cujos membros, sem os votos religiosos, buscam a finalidade apostólica própria da

Ora, é nítida a abusividade presente no marketing utilizado para a comercialização dos produtos em questão diante de todos os recursos publicitários lançados a

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

A implantação do Programa 5’S foi realizada em uma oficina de chapeação localizada na cidade de Descanso. O empreendimento conta com o auxílio de 5 funcionários, dentre eles

Para seguirmos adiante com a explicação da Alma, do Espírito e do Perispírito, achamos necessário, primeiramente, fazer uma breve exposição sobre o conceito de

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Percebendo que nem todos se motivaram e que até mesmo no processo educacional é necessário um incentivo presente nos jogos, sugerimos prêmios para os grupos como

O calendário estendido do carnaval de escolas de samba na região promove um tempo ritual da festa peculiar, que possibilita uma intensa relação composta por trocas e