• Nenhum resultado encontrado

Homepage: Caro pai,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Homepage: Caro pai,"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Caro pai,

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”.

A bela composição de Toquinho ilustra de forma poética o que é ser, em essência, “criança”. A possibilidade de sonhar, de construir, de agregar e principalmente de amar está ilustrada no cotidiano da criança.

Tem que aprender a ler? - Tem, sim senhor!

Tem que aprender a somar? - Tem, sim senhor!

Antes de mais nada, porém, a criança nesta fase tem de aprender a conviver e compartilhar, bem como valorizar as amizades, a família e a alegria do “descobrir”.

No Colégio Ideal, entendemos que a formação integral do nosso aluno se deve a um conjunto bem estruturado de aspectos cognitivos, éticos, morais, cívicos e afetivos. Por isso acreditamos que uma escola deve transcender o ambiente “sala de aula” e procurar capacitar o aluno para a vida.

Lembramos que o Ideal busca sempre o contínuo processo de qualificação dos professores e funcionários a fim de melhor acolher e preparar os nossos alunos para os desafios da vida; garantindo, portanto, uma escola que busca a excelência pedagógica e tenta se reinventar para melhor, em um mundo de constantes mudanças.

A parceria escola, aluno e família é fundamental para a construção deste tão “almejado” mundo melhor que tanto buscamos. Afinal, a formação do cidadão começa em casa.

A pretensão deste manual não é, de forma alguma, exaurir todas as hipóteses, nem assim poderia ser, pois o cotidiano é dinâmico e repleto de novas experiências que sempre nos fazem evoluir, de forma organizada e planejada, mudar e melhorar constantemente os métodos de aprendizado.

Calendário, uso do uniforme, projetos, atividades e outras regras gerais são contempladas neste manual.

Por fim, conte sempre com o nosso incentivo para apoiá-lo em momentos de que você precisar.

Tenha um maravilhoso 2018. Um abraço carinhoso Colégio Ideal.

(2)

Preparamos este manual com o objetivo de esclarecer a rotina escolar da Educação Infantil e favorecer a aproximação da família com a vida escolar da criança.

A chegada à Educação Infantil: a adaptação

A chegada a uma nova escola é vivenciada de diversas maneiras por alunos e famílias. Assim, a adaptação é também um processo único e individual que dependerá, em grande parte, da forma como se compreende e se encaminha esse momento. Algumas recomendações são importantes para facilitar essa adaptação:

em casa, converse com a criança sobre a nova escola, a professora e a fase de adaptação;

organize, junto com a criança, o lanche e a mochila;

como cada criança vivencia esse momento do seu jeito, evite comparações com outras crianças e compreenda o processo de forma tranquila e acolhedora;

uma vez que a professora receberá seus alunos e toda sua atenção estará voltada para eles, caso necessite ter uma conversa mais demorada com ela, agende uma reunião dentro dos horários disponíveis. A equipe de Coordenação Pedagógica também poderá recebê-lo e repassar as informações para a professora;

a sala de aula é o espaço da professora e dos alunos, e estes precisam entender tal situação. Por isso pedimos aos pais que evitem entrar e permanecer na sala, mesmo que sejam solicitados pelos filhos.

Orientações referentes à rotina escolar:

Horário: Educação Infantil – 4 e 5 anos

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: Matutino Vespertino

Entrada 7h20 13h20

Saída 11h40 17h40

(3)

Caso o aluno chegue após o início das aulas, o pai e/ou o responsável deverá procurar a Coordenação Pedagógica para as devidas justificativas.

Na impossibilidade de os pais e/ou os responsáveis buscarem a criança, deverão autorizar, por escrito, a pessoa da sua confiança para fazê-lo, indicando o nome e o grau de parentesco. A pessoa indicada deverá identificar-se na Coordenação e apresentar a Carteira de Identidade ou documento similar. Informamos que, ainda assim, os pais serão devidamente comunicados por telefone da liberação.

Por medida de segurança, não será autorizada a saída da criança por meio de telefonema ou e-mail.

Em caso de saída antecipada, é necessário preencher o Formulário de Autorização de Saída, na recepção da Escola.

A assiduidade e a pontualidade são aspectos importantes para a educação e o bom desenvolvimento da criança.

Uniforme, roupas e mochilas:

O uniforme é de uso obrigatório para todas as crianças e deve ser identificado com o nome do aluno.

Casacos, mochilas, roupas e recipientes de merenda devem ser identificados com o nome da criança, pois a escola não se responsabiliza por pertences sem nome.

A criança deverá trazer diariamente uma muda de roupa completa na mochila, que poderá ser utilizada, em casos de eventualidade.

Agenda

É um meio de comunicação entre pais e professores. Por essa razão, é importante que os pais e/ou responsáveis mantenham atualizados os dados pessoais do aluno, além de verificar diariamente as informações registradas e assinar os comunicados.

Lanche:

A hora do lanche é um momento de alegria, confraternização com os amigos e uma oportunidade para que a criança adquira hábitos alimentares saudáveis. Dessa forma, sugerimos que os responsáveis optem por um lanche variado e nutritivo.

(4)

Os aniversários poderão ser comemorados na Escola, desde que sejam observadas as seguintes orientações:

As comemorações dos aniversários acontecerão em toda última sexta-feira do mês e deverão ser agendadas com, no mínimo, uma semana de antecedência com a professora por meio de comunicado por escrito enviado pela criança. A família deverá aguardar a confirmação da professora.

A comemoração acontecerá no horário do lanche, com os colegas e a professora. As famílias poderão trazer para a escola bolo, suco e os descartáveis. Caso haja sacola-surpresa, pedimos aos pais e/ou os responsáveis que nela não coloquem guloseimas.

Nesse dia, haverá aula normal, devendo a criança trazer o material escolar e estar uniformizada. Desse modo, não é permitido o uso de fantasias.

Medicação:

Em atendimento ao Decreto do Corem Nº 50.387, de 28 de março de 1961, Artigo 15, fica impedida a Coordenação da escola de ministrar qualquer tipo de medicação aos alunos. Diante da necessidade de algum atendimento médico, os pais e/ou os responsáveis serão comunicados, via telefone, pela equipe de Coordenação.

Brinquedos:

O dia do brinquedo, proposto para toda última sexta-feira do mês, pretende oportunizar mais uma experiência lúdica visando a desenvolver hábitos sociais saudáveis, como a partilha e o senso de responsabilidade. As crianças podem trazer o seu brinquedo preferido para a escola, lembrando que:

os brinquedos serão compartilhados e manuseados pelas outras crianças. Por isso sugerimos que os alunos não tragam brinquedos com peças muito pequenas, brinquedos frágeis ou de um tamanho inapropriado para eles carregarem.

o brinquedo deve ser identificado com o nome e a turma da criança.

os brinquedos que lembrem violência (revólver, espada etc), representem perigo no ambiente escolar (patins, bicicleta etc) ou sofisticados e eletrônicos devem ser evitados.

(5)

o processo avaliativo ocorrerá de modo contínuo e sistemático, por meio da análise qualitativa do processo de aprendizagem, considerando o conhecimento construído pelo aluno;

os registros de acompanhamento serão formalizados em relatório e parecer descritivo, bem como em outros instrumentos como desenhos, portfólios e/ou álbuns, a partir das observações críticas e criativas das atividades propostas e da interação social da criança no cotidiano escolar.

para que as famílias possam acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, ao final de cada bimestre, os professores apresentarão os instrumentos avaliativos adotados durante a reunião de pais.

Reuniões com os pais: a Educação Infantil organizará quatro reuniões

com os pais durante o ano.

Reunião Informativa: essa reunião ocorrerá no início do ano letivo

com o objetivo de apresentar a Direção escolar e a equipe da Educação Infantil. Nela serão tratados assuntos referentes ao regimento escolar, à rotina da criança, ao processo de adaptação ao novo espaço escolar, entre outros.

Reuniões Pedagógicas: acontecerão três reuniões ao longo do ano

letivo, com o objetivo de apresentar as temáticas e os projetos pedagógicos desenvolvidos com a Educação Infantil. Na ocasião, os pais receberão as atividades desenvolvidas e o relatório de desenvolvimento dos alunos.

Atendimento aos Pais: os horários de atendimento individual com a

professora deverão ser agendados pelos pais e/ou os responsáveis por meio de um bilhete na agenda. No início do ano, a Escola encaminhará os horários de coordenação das professoras. Os pais e/ou os responsáveis deverão aguardar a confirmação do agendamento pela própria professora de classe.

Saídas pedagógicas: os passeios e as visitas serão organizados de

(6)

Sendo componente do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil, é importante que essas saídas contem com a participação de todas as crianças.

Sempre que houver alguma saída pedagógica, a Escola enviará comunicado aos pais para informar o objetivo, o roteiro e o custo da atividade, além de solicitar a autorização do pai ou responsável, a fim de que a criança possa participar.

Projetos interdisciplinares

Os projetos interdisciplinares abordam temas transversais de forma contextualizada e integrada ao currículo, tendo como finalidade responder às necessidades básicas de aprendizagem do cidadão contemporâneo: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a empreender.

O cronograma das atividades específicas de cada projeto interdisciplinar será divulgado no início do ano letivo. Conheça nossos projetos e seus objetivos:

Projeto Consciência: Eu e o mundo

Permite ‘a criança conhecer o mundo em que vive e ser responsável com o meio ambiente.

● Consolidar os valores sociais e éticos à luz de diversos temas transversais.

● Contribuir para a formação integral do aluno como sujeito social. ● Desenvolver projetos temáticos mensais, tendo o aluno como

protagonista.

Jogos e brincadeiras

• Ampliar as possibilidades de compreensão do mundo através do lúdico.

● Contribuir para a formação do aluno como sujeito capaz de construir seu próprio conhecimento por meio de brincadeiras.

● Desenvolver habilidades e competências emocionais e sociais. ● Produzir novas possibilidades de interpretação, de expressão e de

ação pelas crianças.

(7)

• Desenvolver atividades gastronômicas que promovam conexões com as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.

● Promover a educação nutricional.

● Conscientizar sobre hábitos de alimentação saudável e boas maneiras.

Momento tecnológico

● Oportunizar aulas semanais em sala com características tecnológicas.

● Promover apresentações interativas por meio de “play table”.

● Articular os conteúdos das diversas áreas do conhecimento no “Momento high tech”.

● Conscientizar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia.

Belas Artes

● Promover aulas que desenvolvam a criatividade, a interação social e a maturidade emocional.

● Oportunizar aulas de teatro, pintura, conhecimento criativo e gráfico e musicalização.

• Desenvolver hábitos e habilidades necessárias à criança, por meio da arte.

● Promover a interdisciplinaridade da arte com as demais áreas do conhecimento.

Academia Ideal de Letras

● Desenvolver a clareza e a criatividade na produção oral.

● Estimular a leitura por meio de atividades diversificadas e lúdicas. ● Desenvolver atividades para incentivar os nossos alunos a

adquirirem o prazer pela leitura.

Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas pela escola, procure a Coordenação Pedagógica, a Orientação Educacional e/ou a Direção, que estarão à sua disposição para esclarecer e ajudar sempre que necessário.

E-mails para contato:

lucianatoscano72@gmail.com almeida.rovieira@gmail.com comunicação@idealbsb.com.br

(8)

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

Anotações

(9)

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

Anotações

(10)

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

____________________________________

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Um dos FH permanece na sala de trabalho, onde realiza várias tarefas: a validação das prescrições médicas informatizadas e manuais; a impressão dos mapas de

Além disso, é também de referir que ao longo do estágio, foram-me regularmente colocadas questões e pequenos trabalhos de pesquisa, relativos a vários produtos (quer

 Exercícios Não Específicos Representativos (NER) – tarefas de treino que não contemplam princípios de jogo específicos do modelo de jogo, independentemente do nível

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

Vita tentar o processo de inovação social e de mudança do poder em relação directa e exclusiva com o seu próprio grupo matrilinear, abolindo, assim, as relações políticas

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de