• Nenhum resultado encontrado

Lição 2: Desvios morais ontem e hoje Texto Bíblico: Romanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 2: Desvios morais ontem e hoje Texto Bíblico: Romanos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lição 2: Desvios morais – ontem e hoje Texto Bíblico: Romanos 1.22-32

Quando se lê os versículos bíblicos desta lição, pode-se ter o pensamento que o apóstolo Paulo é nosso contemporâneo, e que ele estava se referindo às situações morais deste tempo. Todos nós cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, por isso os seus escritos é sempre contextualizado, porque a divina Palavra é sempre aplicável para todo o tempo e para todos os lugares.

“O mundo jaz do maligno” é uma declaração bíblica que caracteriza as ações permanentes do inimigo de nossas almas.

Contemplamos neste tempo os mesmos desvios morais que acontecia nos tempos de Paulo. Mas antes dele ainda, na ocasião das leis que o povo de Israel recebeu de Deus, pela instrumentalidade de Moisés, Deus já havia advertido contra os desvios morais que eram praticados pelos povos que ante-riormente ocuparam as terras que os israelitas passariam a possuir, mas em nenhuma hipótese poderiam ser praticados pelo povo de Deus, porque eles receberiam severa repreensão, e deveriam prosseguir adotando o modelo de Deus para a humanidade.

O inimigo de nossas almas sempre teve como propósito desacreditar tudo quanto Deus fez. O homem e a mulher criados por Deus, que eram a coroa da criação, passou a ser o principal alvo. Tentar destruir ou desacreditar a criação máxima de Deus foi um objetivo que o inimigo sempre perseguiu.

Vivemos dias muito difíceis no Brasil e no mundo quanto à preservação do homem e da mulher dentro dos objetivos divinos. Temos no Brasil leis que é uma terrível agressão à boa-moral eprincipalmente aos ensinos da Palavra de Deus. Caminhamos para o confronto em que teremos de dizer como os discípulos: “... mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29b). Chegará a hora de optarmos por seguir, também, neste assunto, o que de-termina a Palavra de Deus.

Os meios de comunicação estão sendo instrumentos para divulgar modelos contrários aos ensinos bíblicos. Lembremos da advertência bíblica: “... e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Precisamos ser parte dos inconformados

(2)

com este mundo que destrói pessoas e famílias, vulgarizando aquilo que é criação divina.

1. Mulheres: ações contrárias

Deus não esperou Adão sentir solidão vivendo entre tantas coisas bonitas e preciosas ao seu redor. Como Adão não teve esta oportunidade, também não teve tempo para imaginar ou conversar com Deus sobre como deveria ser sua companheira. Isso foi muito bom para ele, pois quando Deus a apresentou, Adão estava diante de uma mulher absolutamente perfeita, chamada Eva, era completa para si mesma e para seu esposo Adão. Eles tiveram um privilegio único: seu casamento foi celebrado pelo próprio Deus. Essa foi a primeira derrota do inimigo quanto à família e o ser humano.

Deus, quando fez Eva, deu-lhe condições em sua estrutura de ser a mulher de Adão e, como consequência deste relacionamento, gerar filhos. Esta cumplicidade entre Adão e Eva os faria felizes, e este sentimento seria compartilhado com os filhos que eles viessem a gerar, formando o núcleo familiar.

Agora, quando Paulo escreve à Igreja em Roma, ele condena as práticas de mulheres entre os gentios que “mudaram o uso natural, contrário à na-tureza” (Rm 1.26). Aquilo que se tornou comum entre os gentios, assim não poderia ser considerado pela Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo que estava em Roma. O uso natural que uma mulher deve praticar quanto ao seu corpo é ser esposa do seu marido e mãe dos seus filhos. Aqui estão as motivações criadas pelo próprio Deus para cada mulher. Algumas, por razões diversas, não casaram e não tiveram filhos, mas isso não as torna inferiores, porque certamente Deus tem outros propósitos para essas vidas, e desta maneira elas podem também ser felizes.

A televisão e os jornais constantemente estão agredindo o bom senso e a boa moral da população com o aparecimento de duas mulheres que estão juntas, namorando ou vivendo na mesma casa como se casais fossem. Essa absoluta anormalidade moral e ética que ferem todos os princípios bíblicos são ações contrárias à natureza. Deus não criou a mulher para desempenhar esse triste papel.

(3)

Os povos que viviam nos lugares que passariam a pertencer a Israel e, mais tarde, os povos gentios do tempode Paulo tinham práticas semelhantes, e nós, em pleno século 21, com tanto desenvolvimento, convivemos com práticas que são um grande retrocesso, porque é utilizado padrões morais que em nada combinam com a evolução do tempo. Para aqueles que praticam tais desvios morais, tem contra si o abandono de Deus. É impossível ao nosso Deus conviver com o pecado. O padrão divino é a santidade!

2. Homens: cometeram torpeza

Quando o inimigo de nossas almas pensou que poderia derrotar Deus, no seu plano maligno, ele projetou derrotar em separado o homem e a mulher e, por extensão, a união dos dois onde estava celebrada o plano de Deus sobre a família. Liquidando-os em separado, seria impossível agrupá-los novamente na família – poderia ter imaginado o inimigo. Mas Paulo já nos garantia que: “... se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). A vitória final será sempre de Deus.

As palavras de Deus são duras, reais e condena tórias, quando o Senhor afirma sobre essas vidas que se desvirtuaram no passado e aquelas que neste ou em qualquer tempo:

(1) deixaram o uso natural da mulher: o complemento natural de um homem está em uma mulher ou vice-versa. Desde a criação do primeiro homem, Deus o abençoou fazendo de sua esposa um complemento natural, impossível de substituição;

(2) se inflamaram em sua sensualidade uns com os outros, varão com varão: era o contrário do plano ideal de Deus para o homem, porque violenta a si mesmo, causando frustrações difíceis de serem curadas. Trazendo sobre si “a recompensa que convinha ao seu erro”.

Quando Deus estava preparando o povo para ocupar a terra prometida, Ele os advertiu de que esses erros morais aconteciam naqueles locais, por isso a determinação divina foi muito severa: “com varão te não deitarás, como se fosse mulher: abominação é” (Lv 18.22).

Essas práticas condenadas por Deus no passado são igualmente condena-das hoje ou em qualquer tempo ou lugar. Os princípios da lei de Deus são

(4)

permanentes, eles nunca perdem a sua atualidade e por isso nada pode substituí-lo ou tornar mais flexível sua aplicação.

Homens no passado cometeram torpeza, homens na atualidade também cometem torpeza. São desonestos e indignos, totalmente opostos ao Deus Santo. A santidade de Deus precisa estar refletida em todas as coisas criadas, principalmente no ser humano, a coroa da criação.

Deus espera que cada homem comprometido com Ele não se conforme com este mundo. Jamais adotem como seus os padrões morais pecaminosos do mundo. Podemos, com a força do Senhor, demonstrar que é possível viver os padrões de santidade de Deus. Continuar sendo homens no modelo planejado por Deus, e o que Ele projeta é sempre o melhor, como evidencia os milhares e milhares de homens que não se permitiram distanciar doque Deus havia estabelecido, e assim fazendo, conseguiram experimentar a plena felicidade que somente pode ser concretizada no pleno ajuste daquilo que é realmente de Deus.

Para pensar e agir:

- “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é...” (2Co 5.17a). A nossa nova natureza é totalmente oposta aos desvios morais.

- Uma determinada posição em um determinado círculo pode ser ma-joritária, mas se ela é contrária aos ensinos da Palavra de Deus, não tenhamos receio de ser parte de uma minoria.

- O nosso corpo é o templo do Espírito Santo de Deus, por isso nele nada pode ser encontrado que seja diferente da santidade divina.

- A nossa real felicidade é ser homem ou mulher, segundo os padrões divi-nos. Devemos continuar sendo exemplos de que os projetos de Deus são absolutamente perfeitos.

- “Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Quando a vida está no completo domínio de Deus, a resistência ao inimigo é consequência natural, por isso desvios morais não podem vencer o fiel a Deus. Leitura bíblica diária:

Segunda-feira: João 5.20 Terça-feira: Efésios 4.18-19

(5)

Quarta-feira: 2Tessalonicenses 2.11-12 Quinta-feira:1Coríntios 6.18; Efésios 5.4 Sexta-feira:1Tessalonicenses 4.4; Judas 10 Sábado:1Tessalonicenses 1.9

Referências

Documentos relacionados

Nos termos de Shon trata-se de saber o que é o uso da teoria como guia na investigação etnográfica, isto é, como é que na etnografia o terreno tem um impacto relevante na teoria,

O objetivo desse estudo foi descrever e comparar a estratégia de prova adotada pelos atletas em diferentes etapas de uma temporada da copa do mundo de patinação de velocidade no

Custos padrões podem ser usados na aferição de desempenho, na elaboração de orçamentos, na orientação de preços e na obtenção de custos significativos do produto, com razoável

In this study we describe the sonographic morphology and sintopy of the coelomic cavity organs of red-footed tortoise. Thirty eight healthy animals, 19 males and

Ficheiro de ortografia 24 passeio pássaros pêssego cassete vassoura

[r]

A gloria do segundo templo (e do primeiro) estava na presença de Deus, em o povo servir a Deus, com a sua prata e o seu ouro, alegremente (isto ontem, hoje e para sempre), posto

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de