• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil. (Turma 6 Abril/2017)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil. (Turma 6 Abril/2017)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Formato Curso Turma

Presencial (Sala Estúdio | Liberdade)

Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição na Unidade Damásio)

11610 11648 11649 05431 05436 05441

TURMAS

Pós-Graduação

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil

(Turma 6 – Abril/2017)

O curso tem como principal objetivo a qualificação, atualização ou aperfeiçoamento de graduados para atuação na área do Processo Civil, com foco na vida profissional contenciosa e acadêmica.

Ministrado, totalmente, com abordagem no Novo Código de Processo Civil, Lei nº 13.105, de março de 2015, que entrará em vigor em março de 2016.

Permitirá o acesso do estudante às recentes transformações do direito processual civil, tomando por base um enfoque reflexivo dos temas mais relevantes e controvertidos.

As disciplinas que compõem sua matriz curricular foram pensadas criteriosamente de modo a complementar e aprofundar a formação adquirida na graduação.

A programação contará com a participação de grandes professores do Processo Civil engajados no estudo e preparação do Novo Código de Processo Civil, que já é uma realidade.

IMPORTANTE: Para que o aluno tenha mais informações sobre a organização do curso e sobre as suas obrigações como pós-graduando, se faz imprescindível a leitura do MANUAL DO ALUNO, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

SOBRE O CURSO

PERÍODO

DIAS e HORÁRIOS

Presencial e Telepresencial

de 25/04/2017 a 23/10/2018 Matrículas até: dia 09/05/2017

Online

de 27/04/2017 a 25/10/2018 Matrículas até: dia 11/05/2017

Presencial e Telepresencial às terças-feiras das 19h00 às 22h40 Online às quintas-feiras até às 18h00

(2)

(*) Cronograma de aulas/temas sujeitos à alteração. MÓDULOS

Disciplinas Temas Carga-horária

Procedimentos Especiais e Novos Institutos do Novo CPC(abril/2017)

Teoria geral dos procedimentos especiais. Consignação em pagamento. Ação de exigir contas. Possessórias e usucapião. Dissolução parcial de sociedade. Embargos de terceiro e oposição. Ações de família. Inventário e partilha. Ações constitucionais – Mandado de segurança | Ação Popular | Ação civil pública. Ações ligadas à locação com base no Novo CPC. Ação monitória e regulação de avaria grossa. Negócio jurídico processual. Incidente de resolução de demandas repetitivas. Assunção de competência. Reclamação. Homologação de sentença estrangeira. Exequatur.

70 horas

Execução e Cumprimento de Sentença(agosto/2017)

Teoria geral da execução (Requisitos para toda e qualquer execução, competência – cumprimento da sentença e processo de execução, partes e condições da ação executiva). Princípios da execução. Visão constitucional da execução. Cumprimento da sentença de obrigação pecuniária – provisório e definitivo. Defesas do executado na execução de sentença. Liquidação de sentença. Títulos executivos judiciais e extrajudiciais. Fase inicial da execução por quantia certa contra devedor solvente (citação – possibilidade ou não de citação pelo correio e eletrônica -, penhora, rol de bens penhoráveis e impenhorabilidade), honorários advocatícios e atos atentatórios à dignidade da justiça. Averbação premonitória. Modificação da penhora. Embargos à execução. Exceção de pré-executividade. Parcelamento do débito. Fraudes patrimoniais e responsabilidade patrimonial. Embargos de terceiro na fraude de execução. Avaliação. Formas de alienação dosbens penhorados e defesas do executado e terceiros após a alienação. Execução de obrigação de fazer e não fazer (judicial e extrajudicial). Execução para entrega de coisa (judicial e extrajudicial). Pagamento ao credor. Usufruto de empresa. Suspensão e extinção da execução. Prescrição intercorrente na execução de título judicial e extrajudicial. Noções de execução de alimentos – título judicial e extrajudicial.

70 horas

Recursos e outros meios de

Impugnação dos Atos

Judiciais(outubro/2017)

Teoria geral dos recursos – Conceito de recurso. Da ordem dos processos no tribunal. Princípios recursais. Efeitos dos recursos. Jurisprudência defensiva e as regras. Agravo de instrumento. Agravo interno. Juízo de mérito e juízo de admissibilidade dos recursos. Requisitos de admissibilidade. Apelação. Ação rescisória e ação anulatória. Querela nullitatis insanabilis. Embargos de declaração. Recurso Adesivo. Técnica de julgamento por maioria (que substitui os embargos infringentes). Teoria geral dos recursos excepcionais e Recurso Especial. Breves comentários aos Projetos que visam alterar o juízo de admissibilidade dos recursos excepcionais. Recurso extraordinário e repercussão geral. Agravo em recurso extraordinário e recurso especial. Temas polêmicos em matéria recursal. Sistema de precedentes e os meios de impugnação. Embargos de divergência. Tutela provisória em grau recursal. Questões de direito intertemporal envolvendo recursos.

70 horas

Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento (fevereiro/2018)

Visão constitucional do processo. Normas processuais civis. Função jurisdicional (Ação. Jurisdição. Competência). Sujeitos do processo. Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Honorários advocatícios. Princípios constitucionais e infraconstitucionais do novo processo civil. Formação, suspensão e extinção do processo. Petição inicial. Pedido. Indeferimento da petição inicial. Improcedência liminar do pedido. Audiência de conciliação e mediação. Atos processuais. Prazos. Comunicação de atos processuais. Nulidades. Providências preliminares e saneamento. Noções gerais de direito probatório. Respostas do réu. Revelia. Audiência de instrução e julgamento. Tutelas provisórias no novo CPC – Tutela de urgência e tutela da evidência. Sentença e coisa julgada.

70 horas

Metodologia do Trabalho Cientifico (online)

Monografia. Estrutura da Monografia. Elementos pré-textuais: Capa. Lombada. Folha De Rosto. Errata. Folha De Aprovação. Dedicatória. Agradecimentos. Citação ou Epígrafe. Declaração de isenção de responsabilidade. Resumo em português. Resumo em língua estrangeira. Lista de ilustrações. Lista de abreviaturas, siglas ou símbolos. Sumário. Elementos textuais: Introdução. Desenvolvimento do trabalho – capítulos ou seções. Conclusão. Elementos pós-textuais: Referências. Glossário.

50 horas

Didática do Ensino Superior (online)

Princípios da andragogia. Variáveis na aprendizagem. O professor universitário. Características do professor eficaz. O estudante universitário. Relação professor-estudante. Estratégias facilitadoras da aprendizagem. Planejando aulas. Avaliação de conteúdos. Avaliações inadequadas. Correção. Educação à distância e o uso de novas tecnologias. Equívocos. Aulas expositivas.

50 horas

TOTAL 380 horas

CONTEÚDO

(3)

DIRETOR PEDAGÓGICO Pedro Regazzo

COORDENADORES Gilberto Gomes Bruschi

Doutor e Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. Professor da Faculdade Damásio | Direito. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Autor de obras em Processo Civil. Advogado.

Darlan Barroso

Mestre. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor de Direito Processual Civil do Damásio Educacional, onde também é Diretor Pedagógico dos Cursos Preparatórios. Autor de diversas obras pela Editora Revista dos Tribunais. Advogado.

PROFESSORES

Antonio de Pádua Notariano Junior

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).

Araken de Assis

Doutor pela PUC/SP. Mestre pela PUC/RS. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Advogado.

Bruno Garcia Redondo

Doutorando em Direito Processual Civil pela PUC-SP e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP.

Cassio Scarpinella Bueno

Livre-Docente, Doutor e Mestre pela PUC/SP. Professor-Doutor da Faculdade de Direito da PUC/SP. Advogado.

Christiano Cassettari

Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Professor de Direito Civil na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo. Diretor Cultural do IBDFAM/SP.

CORPO DOCENTE

(4)

Daniel Willian Granado

Doutorando em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Mestre em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Advogado.

Darlan Barroso

Mestre. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor de Direito Processual Civil do Damásio Educacional, onde também é Diretor Pedagógico dos Cursos Preparatórios. Autor de diversas obras pela Editora Revista dos Tribunais. Advogado.

Eduardo Arruda Alvim

Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Professor na PUC/SP e na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) – Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Advogado.

Eduardo de Avelar Lamy

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual em Santa Catarina e Diretor-Geral da ESA/OAB/SC.

Eduardo Francisco dos Santos Junior

Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor do Damásio Educacional e da Faculdade de Direito de Sorocaba. Promotor de Justiça.

Eduardo Talamini

Livre-docente (USP). Mestre e Doutor (USP). Professor de Processo Civil e Arbitragem (UFPR). Vice-Presidente da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná. Diretor do Depto. de Direito Processual Civil do Instituto dos Advogados do Paraná. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e Instituto Ibero-americano de Direito Processual. Advogado.

Elisabete Vido

Mestre em Direito pela Unimes. Professora de Direito Empresarial no Damásio Educacional. Coordenadora do curso de 2ª fase de Direito Empresarial no Curso Preparatório para a OAB do Damásio Educacional. Autora de vários livros. Advogada.

Fábio Victor da Fonte Monnerat

Mestre e Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Procurador Federal.

(5)

Flávio Cheim Jorge

Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela UFES. Advogado.

Georges Abboud

Mestre e Doutor em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Professor Titular do curso de mestrado e doutorado em direito da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo.

Gilson Delgado Miranda

Mestre em Direito pela PUC/SP (1998). Doutor em Direito pela PUC/SP (2005). Juiz substituto em segundo grau em São Paulo.

Gilberto Gomes Bruschi

Doutor e Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. Professor da Faculdade Damásio | Direito. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Autor de obras em Processo Civil. Advogado.

Heitor Sica

Doutor e Mestre em Processo Civil pela USP. Professor Doutor de Processo Civil na USP. Autor de diversas obras. Advogado.

José Miguel Garcia Medina

Pós-Doutor em Processo Civil pela Universidade de Sevilla. Doutor e mestre em Processo Civil pela PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil ABDPC, do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas IBCJ, do Instituto Panamericano de Derecho Procesal – IPDP e do Instituto Ibero-Americano de Derecho Procesal. Membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para a elaboração do anteprojeto de Código de Processo Civil. Autor de diversas obras pela Editora Revista dos Tribunais. Advogado.

Leonardo José Carneiro da Cunha

Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2010). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual. Procurador do Estado, nível PE-IV - Procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco.

Luis Eduardo Simardi Fernandes

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professor da Escola Superior de Advocacia - OAB/SP. Professor do curso de especialização em direito processual civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.

(6)

Luiz Henrique Volpe Camargo

Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorando pela mesma Instituição.

Marcelo Abelha Rodrigues

Doutor e Mestre pela PUC/SP. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Advogado.

Marcelo Ribeiro

Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Mestre e Doutorando em Direito Público pela UNESA / RJ. Professor de Processo Civil da Escola de Magistrados da Bahia, Escola de Magistrados do Rio de Janeiro, Escola Superior de Advocacia e de diversos cursos de Pós graduação. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Autor de obras jurídicas.

Mônica Bonetti Couto

Mestra e Doutora em Processo Civil pela PUC/SP. Advogada.

Murilo Sechieri Costa Neves

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado.

Nelson Rosenvald

Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Pós-Doutorado pela Università, Degli Studi Roma TRE em Roma/IT (2011). Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito Civil no Damásio Educacional. Associado Fundador do Instituto de Direito Privado (IDP). Autor de livros conceituados na área do Direito.

Paulo Magalhães Nasser

Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre (LL.M.) em "International Business Law" pela London School of Economics and Political Science - LSE, em Londres, Inglaterra. Extensão em falência e recuperação judicial pela New York University - NYU, Nova York, EUA. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP, do Instituto de Direito Privado - IDP, da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP para o triênio 2013/2015, do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP e do Instituto Panamericano de Derecho Procesal - IPDP.

Pedro Miranda de Oliveira

Doutor em direito pela PUC/SP. Mestre em direito pela PUC/PR. Professor adjunto de processo civil da UFSC. Professor da ESMESC e da ESMPSC. Membro do IBDP e do IIDP. Advogado e consultor jurídico.

Roberto Rosio Figueredo

(7)

Rogério Licastro Torres de Mello

Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil – IBDP. Autor de diversas obras. Advogado.

Ricardo Cunha Chimenti

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Paulista. Juiz de Direito em São Paulo. Juiz substituto em segundo grau do TJSP e atua na 18ª Câmara de Direito Público, especializada em tributos municipais. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) entre setembro de 2008 e setembro de 2010, e de setembro de 2010 a setembro de 2012. Presidente de honra do FONAJE - Fórum Nacional dos Juizados Especiais.

Ronaldo Cramer

Doutorando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Sérgio Rizzi

Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. Subprocurador Geral do Estado de São Paulo (aposentado). Autor de obras pela Editora Revista dos Tribunais. Advogado e consultor jurídico.

Sidnei Amendoeira Jr.

Doutor e Mestre em Processo Civil pela USP. Professor de Direito Processual Civil na FGV. Advogado e Consultor Jurídico.

William Santos Ferreira

Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP. Professor na PUC/SP. Advogado.

(8)

 Material pré-aula;

 Atividades pós-aula para o aprofundamento do que foi tratado;

 Duração de 12 meses + período de Orientação e entrega de Monografia;  Aulas com os maiores expoentes do Direito Processual Civil;

 Pergunte ao professor;

 Certificado de Conclusão emitido pela Faculdade Damásio, por força da Portaria MEC n. 921/2002 e da Portaria MEC n. 324/2013.

 Para os matriculados no formato online:

 As aulas ficarão disponíveis durante todo o curso;

 Os alunos poderão assistir as aulas em qualquer horário até o término do curso.

O aluno deve ter colado grau até o dia 20/04/2017 (quinta-feira) e deverá apresentar os seguintes documentos:

 Cópias autenticadas: RG (*), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Colação de Grau (**) e Histórico Escolar;

 Cópia simples: Comprovante de residência;

 Originais: 1 (uma) foto 3x4 atual e Currículo profissional atualizado.

(*) A cópia autenticada da Carteira da OAB é aceita em substituição à do RG. A cópia da CNH

não é permitida em virtude da falta de dados necessários.

(**) A Certidão de Colação de Grau é aceita apenas para fins de matrícula, sendo indispensável

o Diploma de Graduação, para certificação ao final do curso.

 A documentação deve ser enviada para a Secretaria Acadêmica, junto com 1 (uma) via do contrato, impreterivelmente, até o dia 29/05/2017 (segunda-feira).

 Os documentos mencionados, acima, devem ser recebidos e enviados pela Unidade de Apoio para o seguinte endereço: A/C Secretaria Acadêmica – Rua da Glória, 195 – Liberdade - São Paulo/SP – CEP: 01510-001.

 Conexão Internet 1mbps;

 Navegadores, Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão 29.0.1547 ou superior. Compatível com Iphone e Ipad;

 Não compatível com Firefox e Android;  Plug-In Flash Player versão 11.8 ou superior;  Adobe Acrobat Reader.

DIFERENCIAIS

REQUISITOS MÍNIMOS

Ingresso no Curso

Referências

Documentos relacionados

b) Constituição de uma sólida parceria entre a Braskem e o CENPES — Centro de Pesquisas da Petrobras —, iniciando projetos conjuntos de relevante interesse

O peso de cem grãos e o comprimento de vagem não são afetados pelas diferentes densidades de plantas. O aumento da população de plantas reduz a produção

Por outro lado, não nos furtaremos a incorporar os ensinamentos da teoria neoinstitucio- nalista, atentando para a autonomia burocrática da Anvisa e o possível controle exercido

O objetivo geral do projeto é verificar experimentalmente o efeito da mudança na relação entre áreas de subida e descida sobre o funcionamento hidrodinâmico e sobre a eficiência

A cultura material e o consumo são contextualizados com o design, e são demonstradas estratégias de sustentabilidade no ciclo de vida nos produtos de moda.. Por fim, são

A partir destas colocações desponta o possível delinear do caminho para a retomada da condição de objeto de uso do produto de moda, descaracterizada pela massificação e

Foram colhidas 19 amostras de água, sete amostras de leite dos tanques de expansão e 466 amostras de fezes de bovinos leiteiros de sete propriedades, da região de Ribeirão Preto-SP,

Durante o trabalho coletivo, no campo e nas faenas – uma espécie de mutirão muito comum na organização social de povos andinos (ver Isbell, 2005) – mascar coca,