• Nenhum resultado encontrado

Tutorial NEGER Telecom COMO IMPLANTAR REDES WIFI EM VEÍCULOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tutorial NEGER Telecom COMO IMPLANTAR REDES WIFI EM VEÍCULOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Tutorial – NEGER Telecom

COMO IMPLANTAR REDES WIFI EM VEÍCULOS

(2)

Objetivo

Este tutorial tem como objetivo fornecer informações técnicas e recomendações na utilização de roteadores 3G para implantação de redes WiFi em veículos.

Motivação

Com a rápida expansão das redes celulares de terceira geração pelo país surgiram novas oportunidades para conexão móvel à Internet para usuários que anteriormente dispunham somente de equipamentos com acesso via satélite.

O acesso móvel à Internet via satélite, além das dificuldades técnicas de antenas com realinhamento automático aos satélites e dos limites de consumo e banda, apresenta custos de implantação e de operação extremamente elevados que inviabilizam a exploração sustentável de um serviço de acesso coletivo para a maioria dos veículos terrestres ou aquáticos.

No caso do acesso móvel à Internet pela rede 3G nas grandes cidades não há necessidade de antenas direcionais que necessitem realinhamento, as bandas e limites de consumo são bastante razoáveis para os planos de preço mais elevado de cada operadora. E a principal vantagem desse sistema é que os custos totais de implantação e de operação desse sistema são inferiores a um décimo dos custos com o sistema via satélite.

Descrição geral do sistema

A implantação do acesso à Internet em um veículo ou embarcação emprega preferencialmente os seguintes elementos:

 Roteadores 3G  Modens 3G

 Antenas de alto ganho  Servidor de autenticação  Firewall

 Sistema de gerenciamento de crédito pré-pago  Gerenciador de banda de conexão

 Access Points

(3)

Essa configuração é sugerida para sistemas de acesso ao público em geral e que demandem um controle dos acessos tanto em termos de limitação de banda como na possibilidade de cobrança pelo tempo de uso.

O uso de antenas de alto ganho conectadas aos modens 3G é recomendado para veículos ou embarcações que transitem por áreas com pouca cobertura ou que possuam sinal fraco das redes celulares.

Para a disponibilização de acesso à Internet irrestrito aos passageiros, transitando somente por grandes centros urbanos, o veículo pode empregar uma configuração de equipamentos muito mais simples, com os seguintes equipamentos:

 Roteadores 3G  Modens 3G

Nesse caso a interligação seria realizada conforme a figura a seguir.

É recomendada a utilização de um roteador 3G ligado a um modem 3G de cada operadora celular local como forma de aumentar a disponibilidade do acesso à Internet aos usuários, independente dos locais por onde o veículo transitar. As configurações para as diferentes formas de ligação dos roteadores 3G são detalhadas no próximo item.

(4)

Configuração dos Roteadores 3G

Para determinar quais as operadoras possuem melhor cobertura no trecho a ser percorrido pelo veículo ou embarcação é possível empregar os sites das operadoras celulares ou o site www.coberturacelular.com.br, que apresenta mapas com a localização de todas as estações rádio bases do país identificadas por operadora.

A partir dessa análise, opta-se pela conexão de uma ou mais operadoras celulares.

 No caso de apenas uma operadora, a configuração do Roteador 3G é trivial, podendo ser feita pelo próprio wizard do equipamento. No caso do Roteador 3G NEGER USB Max, devem ser definidos os seguintes parâmetros:

 Selecione a opção Internet (WAN) Rede 3G no campo Interface da Internet (WAN)  Selecione a opção Auto-detecção no Perfil Dial-up

 Habilite o módulo WiFi selecionando a opção Habilitar no Módulo Wireless  Modifique o nome da rede no campo Network ID (SSID)

 Selecione o canal desejado para o WiFi no campo Canal  Selecione o tipo de autenticação no campo Autenticação  Selecione o tipo de encriptação no campo Encriptação

 Se você selecionou algum tipo de autenticação aparecerá um novo campo para ser preenchido com a chave de autenticação da rede wireless

A instalação do equipamento é muito simples nesse caso e exige basicamente o cuidado de adequação da tensão de entrada do roteador por meio de um conversor DC-DC. O roteador 3G NEGER USB Max utiliza a tensão de 5V DC e o roteador 3G NEGER VPN Pro trabalha em 12V DC. Caso o veículo ou embarcação disponha de tensão alternada de 110 ou 220V, basta utilizar a própria fonte de alimentação que acompanha os roteadores. A alimentação do modem é realizada pela própria interface USB em que é conectado.

 Para conexão de duas operadoras é possível replicar a configuração anterior para cada conjunto de roteador 3G e modem 3G de cada operadora, criando redes WiFi em canais diferentes com nomes distintos. Não é a melhor solução, pois exige que os usuários se conectem e se desconectem a duas redes WiFi diferentes, dependendo da disponibilidade do sinal 3G de cada uma delas a cada instante.

A melhor solução nesse caso é a conexão em cascata dos dois roteadores, sendo cada

roteador ligado a um modem de uma operadora diferente, e apenas o último roteador com a rede WiFi ativada. Assim os usuários conectam-se somente a uma rede WiFi, que estará com conexão prioritária a uma das operadoras celulares. Em caso de queda da conexão prioritária, a conexão da segunda operadora é automaticamente ativada. Com o restabelecimento da conexão prioritária, os acessos retornam à operadora original.

(5)

A configuração dos parâmetros do Roteador 3G da operadora principal pode ser realizada pelo wizard a partir dos seguintes passos:

 Selecione a opção Internet (WAN) Rede 3G no campo Interface da Internet (WAN)  Selecione a opção Auto-detecção no Perfil Dial-up

 Desabilite o módulo WiFi selecionando a opção Desabilitar no Módulo Wireless

A configuração dos parâmetros do Roteador 3G da operadora secundária pode ser realizada inicialmente pelo wizard a partir dos seguintes passos:

 Selecione a opção Internet (WAN) Cabeada no campo Interface da Internet (WAN)  Selecione a opção Endereço IP dinâmico no campo Tipo de WAN

 Habilite o módulo WiFi selecionando a opção Habilitar no Módulo Wireless  Modifique o nome da rede no campo Network ID (SSID)

 Selecione o canal desejado para o WiFi no campo Canal  Selecione o tipo de autenticação no campo Autenticação  Selecione o tipo de encriptação no campo Encriptação

 Se você selecionou algum tipo de autenticação aparecerá um novo campo para ser preenchido com a chave de autenticação da rede wireless

Na sequência, deve-se ativar a contingência 3G no roteador 3G da operadora secundária por meio do Menu Avançado pelos seguintes passos:

 Escolha a opção Configuração de Rede

 Selecione a opção Habilitar no campo Ativar WAN para contingência automática  No campo Host remoto para keep-alive digite um endereço de Internet conhecido para

que o roteador faça a verificação de conectividade com a internet (ex: www.neger.com.br)

 No menu Controle de Conexão selecione a opção Auto Reconectar (always-on)  No menu Interface da Internet (WAN) selecione a opção Internet (WAN) 3G  No menu Perfil Dial-up selecione a opção Manual

 No campo País selecione a opção Brasil

(6)

 No menu Interface da Internet (WAN) selecione a opção Internet (WAN) Cabeada  Pressione o botão Salvar

 Para conexão de mais de duas operadoras é recomendada a mesma topologia para o caso com duas operadoras, ampliando a ligação em cascata para mais roteadores 3G. Nesse caso somente o último roteador terá a rede WiFi habilitada.

A hierarquia para conexão das operadoras é dada pela maior prioridade ao roteador que possui somente a conexão 3G, seguido pelo roteador diretamente ligado ao mesmo e assim por diante, até o roteador onde o WiFi está ativado.

Recomendações finais

Dada a facilidade de implantação e o baixo custo do modelo mais simplificado de rede, a própria empresa de transporte rodoviário pode instalar e configurar os equipamentos. Nesse caso, o serviço de acesso à Internet pode ser oferecido como cortesia aos seus passageiros, sendo um diferencial importante em relação a seus concorrentes.

É recomendada a utilização de chave de autenticação na rede wireless para evitar que usuários de veículos nas imediações peguem carona no sinal WiFi disponibilizado.

Para exploração comercial do acesso à Internet para os passageiros, o integrador do sistema tem que levar em conta a maior complexidade do sistema e dos processos de compra e recarga de créditos por parte de quem estiver operando o sistema.

Para locais onde o sinal da operadora celular apresenta-se muito fraco é necessária a instalação de antenas externas de alto ganho conectadas aos modens 3G. A escolha do tipo de antena, do seu ganho, da faixa de freqüência e dos cabos para conexão aos modens 3G depende do tipo de veículo e das operadoras a serem conectadas. Lembrando que os modelos de modem 3G a serem utilizados devem possuir saída para antena externa.

Na indisponibilidade do sinal celular 3G, o modem 3G conecta-se automaticamente ao sinal EDGE ou GPRS da mesma operadora. Apesar de manter a conexão à Internet ativa, essa operação reduz significativamente a velocidade de conexão.

O operador do sistema deve sempre verificar no contrato de serviço de sua operadora a possibilidade de utilização do plano contratado para compartilhamento entre diferentes usuários.

(7)

NEGER

T e l e c o m

Neger Tecnologia e Sistemas Ltda Rua Barão de Jaguara, 655, 17o. Andar 13015-001 - Campinas - SP - Brasil (19) 3237.2121 - www.neger.com.br

Interface Celular

Roteador 3G

Repetidor Celular

A NEGER Telecom, empresa brasileira de base

tecnológica, atua no segmento de engenharia

de telecomunicações desde 1987

As maiores empresas do país utilizam diariamente interfaces celulares,obtendo expressiva economia em seus custos telefônicos. Fabricada no Brasil, a Interface Celular GSM Quadband NEGER permite a conexão direta de linhas celulares ao PABX. As chamadas para telefones celulares, originadas dos ramais, passam a trafegar sem necessitar da rede fixa utilizando somente a rede celular, o que proporciona uma economia próxima a 60%.

Apesar dos esforços das operadoras, o Brasil ainda possui muitas áreas sem cobertura celular. São regiões rurais distantes, áreas urbanas que possuem obstáculos construtivos à propagação de sinais ou relevo acidentado. A linha de Repetidores da NEGER Telecom possibilita o reforço do sinal nestas áreas de cobertura deficiente, permitindo a comunicação de voz e dados. E tudo isso com simplicidade na instalação e baixo custo.

A NEGER Telecom possui uma completa linha de Roteadores 3G que possibilitam uma ampla gama de aplicações como por exemplo o compartilhamento de conexões, composição de redes VPN, sistemas de redundância e contingência para acesso à Internet, comunicação de voz e dados para áreas rurais e regiões remotas, entre outras.

* Especificações sujeitas a alteração sem aviso prévio. Entre em contato com o atendimento da NEGER Telecom para obter maiores informações sobre produtos e serviços. Todos os equipamentos passíveis de homologação compulsória só são comercializados pela empresa após a certificação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Todos os serviços técnicos e de engenharia são realizados sob supervisão de profissional responsável técnico junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Atualização: Outubro 2009.

Referências

Documentos relacionados

Após o ajuste dos modelos de regressão verificou-se que, no modelo que considera dados para o Brasil, as variáveis índice Firjan de desenvolvimento municipal na saúde, a

1.1 Na esfera empresarial, proporcionando ao SMMP o acesso a aplicações financeiras, ao crédito para investimento ou para cobertura das necessidades correntes de

A trajetória metodológica desta pesquisa configurou-se na seleção do grupo de 08 professoras atuantes na educação infantil em uma escola da rede pública do

As iniciativas de Thompson, ao promover a pesquisa aplicada ao ensino, bem como a configurar a escola como um laboratório experimental, buscavam, na verdade, assentar a pedagogia

Para ler e sentir alguns poemas oferecidos por Linhares Filho, te- mos que recorrer a figuras daquilo que Carlos Bousono chama " lr- racionalidade da Poesia

Balanço de entropia para sistemas fechados, balanço da taxa de entropia para volumes de controle, processo isentrópico e eficiência isentrópica de turbinas, bocais, compressores e

A unidade apresenta maior grau de satisfação nos fatores Promoção para tarefas mais complexas, Relação chefe x subordinado, Organização e planejamento,

Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir