• Nenhum resultado encontrado

TERMOS DE USO - PROCEDIMENTOS ON-LINE MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO. O TAS SOLUÇÃO DE CONFLITOS agradece pela utilização de nossos serviços.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMOS DE USO - PROCEDIMENTOS ON-LINE MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO. O TAS SOLUÇÃO DE CONFLITOS agradece pela utilização de nossos serviços."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 TERMOS DE USO - PROCEDIMENTOS ON-LINE

MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO

O TAS – SOLUÇÃO DE CONFLITOS agradece pela utilização de nossos serviços.

Ao utilizá-los, você está concordando com estes termos. Leia-os com atenção:

Este termo de uso regulamenta a utilização da plataforma on-line de solução de conflitos (Mediação e Conciliação) do TAS – SOLUÇÃO DE CONFLITOS – CÂMARA DE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM DE SOROCABA E REGIÃO, com sede na Rua Fernando Silva, número 190, sala 311, do Edifício Premium Office, através do endereço eletrônico www.arbitragemtas.com.br para a inclusão de solicitações de MEDIAÇÕES E CONCILIAÇÕES. No ato de adesão à Plataforma, o usuário (doravante denominado “REQUERENTE”) se obriga a aceitar, plenamente e sem reservas, todos os termos e condições deste Termo de Uso:

1. DA NOMENCLATURA:

1.1. O termo “REQUERENTE" designa a pessoa física ou jurídica que faz o requerimento inicial para instauração do procedimento de mediação/conciliação pelo site, e considerado o contratante originário dos serviços do TAS – SOLUÇÃO DE CONFLITOS. 1.2. O termo "REQUERIDO" designa a pessoa física ou jurídica, indicada pelo requerente como convidado a participar do procedimento de Mediação ou Conciliação online. 2. DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

2.1.DO OBJETO:

2.1.1. O objeto do presente contrato é a prestação de serviços onerosos de Mediação e/ou Conciliação Extrajudicial ou Judicial, de caráter privado, preferencialmente através de meio eletrônico. A interação do TAS – Solução de Conflitos com as partes envolvidas no conflito será por sistema de "Chat" online, sem descartar outros meios necessários à boa condução do procedimento desde que as partes concordem previamente.

2.1.2. Poderão ser submetidos à apreciação do TAS – Solução de Conflitos, para tentativa de resolução via mediação/conciliação, qualquer conflito, judicializado ou não, desde que envolva bens patrimoniais ou não, disponíveis e transacionáveis; além de quaisquer outros casos em que os métodos acima mostrem-se eficazes e cuja utilização não esteja proibida por lei.

(2)

2 2.1.3. Todos os atos dos procedimentos de Mediação e Conciliação acontecerão, preferencialmente, em ambiente eletrônico, porém nada obsta que, para facilitar o diálogo, sejam utilizados outros meios na busca do acordo, tais como o telefônico, aplicativos de mensagens, reuniões presenciais, etc.

3. DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS:

3.1. Qualquer pessoa, física ou jurídica, capaz pode requerer a Mediação ou a Conciliação para solução de uma controvérsia, de acordo com o estabelecido no Código Civil brasileiro.

3.2. A plataforma do TAS – Solução de Conflitos - foi desenvolvida para pessoas físicas, empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, desde que submetidas à legislação brasileira;

3.3. Para os operadores de direito, notadamente advogados e negociadores que, devidamente cadastrados, poderão se utilizar dos benefícios da medição/conciliação postulando os direitos de seus clientes junto ao sistema do TAS – Solução de Conflitos. 3.4. As partes poderão ser assistidas ou representadas por advogados ou defensores previamente constituídos por estas, desde que as respectivas procurações estejam devidamente inseridas no sistema e os dados do procurador registrados;

3.5. No procedimento de Mediação/Conciliação, caso uma das partes seja assistida por advogado ou defensor, o mediador suspenderá o procedimento, até que todas estejam devidamente assistidas.

3.6. Havendo, em relação ao conflito submetido ao TAS – Solução de Conflitos, processo judicial em curso com advogado constituído, é obrigatória a sua qualificação, seguida da juntada da procuração e participação no processo de Mediação ou Conciliação online, sob pena de o resultado obtido ser considerado inválido em sede de homologação arbitral ou judicial.

4. DO PROCEDIMENTO:

4.1. A solicitação inicial da Mediação ou da Conciliação, bem como o convite à outra parte para dela participar, deverão, preferencialmente, ser efetuadas por correspondências eletrônicas – e-mail, sem descartar outras formas de comunicação que se façam necessárias, com custas, se houver, sob a responsabilidade do REQUERENTE e com a sua concordância expressa,

4.2. Quando a outra parte não responder ao convite ou, respondendo, não concordar em participar do procedimento de Mediação/Conciliação, a parte Requerente será imediatamente comunicada pelos meios eletrônicos disponíveis.

(3)

3 4.3. A parte REQUERIDA que responder NEGATIVAMENTE ao convite para procedimento de mediação/conciliação, ou que, respondendo afirmativamente, permaneça omisso e não participe do procedimento do mesmo, declara que assim procede tendo CIÊNCIA das sanções previstas no inciso IV, do parágrafo 2° do artigo 22 da Lei 13.140/15 (Lei de Mediação) *

*Artigo 22, parágrafo 2°. Inciso IV, L 13.140/15 – O não comparecimento da parte CONVIDADA à primeira reunião de mediação acarretará a assunção, por parte desta, de CINQUENTA POR CENTO (50%) das CUSTAS e HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS caso venha a ser VENCEDORA em procedimento ARBITRAL ou JUDICIAL POSTERIOR, que envolva o ESCOPO da MEDIAÇÃO PARA A QUAL FOI CONVIDADA

4.4. - A parte REQUERIDA será comunicada por via eletrônica – email – por até 5 vezes com intervalos de 3 dias corridos entre cada uma delas e, em caso de falta de resposta, será oportunizado ao requerente que solicite outra forma de comunicação – postal (com ou sem AR), por mão própria, edital, etc - mediante o pagamento das custas que daí advierem.

4.5. Recomenda-se que o período compreendido entre o aceite do caso pelo TAS – Solução de Conflitos e o final do procedimento não ultrapasse 30 (trinta) dias.

4.6. O Procedimento de Mediação/Conciliação on-line iniciar-se-á com o registro do caso, no site: www.arbitragemtas.com.br através do botão “INICIAR MEDIAÇÃO”, seguido das seguintes providências:

I. A parte Requerente deverá descrever o conflito, expor as suas expectativas e preencher os seus dados e os da parte Requerida;

II. A solicitação será encaminhada para a equipe do TAS – Solução de Conflitos para aceitação ou não do caso, após análise de cabimento do procedimento solicitado ao caso concreto.

III. Caso o TAS – Solução de Conflitos entenda pela não aceitação do caso, disponibilizará ao requerente, no próprio sistema e através de documento próprio (Termo de Recusa de Procedimento – TERP), os fundamentos que levaram à decisão denegatória e a indicação do procedimento adequado para tratar o conflito apresentado;

IV. Após a aprovação do caso pelo TAS – Solução de Conflitos, o convite será encaminhado para o Requerido, com o escopo proposto para a Mediação/Conciliação que será realizada na plataforma em ambiente virtual.

V. As partes poderão iniciar as tratativas na plataforma online (site) sem a participação do Mediador ou Conciliador, conforme o caso.

(4)

4 VI. Não sendo possível o acordo de forma livre entre as partes ou, caso qualquer uma das partes assim o deseje, um especialista Mediador/Conciliador poderá ser convidado a participar da negociação para facilitar a comunicação e viabilizar a resolução adequada da demanda.

VI.1. Os custos referentes à inclusão do mediador/conciliador correrão, em princípio, por conta da parte que solicitar o especialista, salvo disposição em contrário, proveniente de acordo entre as partes.

VII. O procedimento de Mediação ou Conciliação será encerrado com o Termo de Acordo (TEDA), que poderá ser Extrajudicial, Arbitral ou Judicial, após sua homologação pela Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem de Sorocaba E Região, ou no juízo competente para a demanda, respectivamente.

VIII. Caso não seja possível a resolução do conflito pela Mediação/Conciliação, será emitido o Termo de Não Acordo (TENA). Ainda, caso a outra parte não aceite o convite, não responda, ou ainda, não participe da reunião online, será emitido o Termo de Tentativa Frustrada (TETF).

5. PRAZO, VIGÊNCIA E RESCISÃO.

5.1. Este termo de uso rege-se por prazo determinado, sendo válido para uma única demanda relativa ao requerente e ao caso em questão, que, devidamente especificada e individualizada, receberá um número de registro.

5.2. O TAS – Solução de Conflitos poderá bloquear o acesso e rescindir de imediato termos de acordo de Mediação/Conciliação, sem aviso prévio, toda vez que entender que há indícios de utilização fraudulenta ou ilícita do site por qualquer uma das partes. 5.3. O TAS – Solução de Conflitos poderá, ainda, rescindir, de imediato, a prestação dos serviços, impedindo, inclusive, o recadastramento de novo caso, quando qualquer das partes, mesmo orientadas sobre a atuação respeitosa quanto aos demais participantes, continuarem a agir contra a moral, ética, bons costumes, lei, e/ou disposições deste termo.

5.4. Caso haja acordo entre as partes, o Mediador/Conciliador emitirá um termo de acordo (TEDA) on-line, que encerra a participação do TAS – Solução de Conflitos. As obrigações que forem estabelecidas entre as partes, independente de exitosas ou frustradas, cumpridas ou não, desobrigam o TAS – Solução de Conflitos e extinguem as condições deste Termo de Uso.

5.5. O TAS – Solução de Conflitos se reserva ao direito de, sem que haja ônus ou aviso prévio, a qualquer momento, encerrar suas atividades ou limitar o uso de sua Plataforma e/ou serviços.

(5)

5 6. DOS PRINCÍPIOS:

6.1. Regem e orientam o presente Termo de Uso os Princípios da Transparência e Boa-Fé, onde o REQUERENTE, relatando um conflito/caso opta, por termo, a submeter sua demanda, em princípio, aos procedimentos de mediação/conciliação por via eletrônica, buscando viabilizar uma solução consensual, como forma de prevenir a condução do caso ao Poder Judiciário.

6.2. Os Mediadores/Conciliadores se reservam ao direito de, ao lhes ser encaminhado um caso, recusar seu desenvolvimento, ou a sua participação, quando entenderem que o caso não é compatível com o procedimento online de Mediação/Conciliação, ou estejam, de alguma forma, impedidos de atuar, de acordo com as hipóteses previstas no Código de Ética e Disciplina do TAS – Solução de Conflitos.

6.3. Os Mediadores e Conciliadores ficam impedidos de atuar ou estar diretamente envolvidos em procedimentos subsequentes à Mediação/Conciliação, tais como a Arbitragem e/ou Processo Judicial, nem funcionar como testemunha, quando a Mediação/Conciliação obtiver êxito ou não.

6.4. - As informações, fatos e propostas obtidas no curso do procedimento de Mediação/Conciliação são confidenciais e privilegiadas. O mediador/conciliador, qualquer das partes, ou outra pessoa que atue no procedimento, não as poderão revelar a terceiros ou serem chamados ou compelidos, inclusive em posterior Arbitragem ou Processo Judicial.

6.5. A atuação do TAS – Solução de Conflitos não se confunde, em nenhum aspecto, com a prática da advocacia e nem se pauta em qualquer prerrogativa inerente aos advogados.

7. DO CADASTRO DO REQUERENTE:

7.1. Quando do cadastro no site, o requerente deverá manifestar o seu consentimento com o conteúdo presente nos Termos e Condições de Uso do Site, clicando no botão "Li e concordo".

7.2. Com a concordância expressa do Requerente, caberá ao TAS – Solução de Conflitos avaliar e emitir o aceite ou não do caso.

7.3. Responsabilizar-se-á o requerente, civil e criminalmente, pela veracidade de todas as informações e documentos disponibilizados no Sistema do TAS – Solução de Conflitos; 7.4. O Requerente, ao escolher o TAS – Solução de Conflitos para a administração do conflito, adere, de forma integral, às normas e previsões deste termo, inclusive às relativas aos custos e honorários previstos no regulamento de custas e honorários do TAS – Soluções de Conflitos, renunciando, EM CASO DE ACORDO a que se deu adimplemento total, a busca por qualquer outro meio, inclusive o judicial, para discutir ou compor sobre os mesmos direitos e obrigações deduzidos no termo de acordo, sob

(6)

6 pena de, em o fazendo, estar agindo de forma negligente, buscando enriquecimento sem causa, além de incorrer, em possível ilícito penal;

7.5. Ao realizar o cadastro, o Requerente, deverá fornecer seu e-mail e uma senha secreta, que serão pessoais e intransferíveis permitindo acesso à plataforma do TAS – Solução de Conflitos, o que permitirá navegar e em seu nome, acessar e alterar todas as suas informações pessoais e cadastros.

7.6. É de inteira responsabilidade do Requerente manter sua senha em sigilo, sendo único e exclusivo responsável por toda atividade realizada em sua conta, para o que é necessário digitar sua senha secreta.

7.7. O Requerente compromete-se a, sob nenhuma hipótese, ceder, emprestar ou revelar sua senha a terceiros.

7.8. O Requerente concorda e está obrigado a:

I. Notificar imediatamente o TAS – Solução de Conflitos, por e-mail, telefone ou qualquer outro meio de comunicação, sobre qualquer suspeita ou conhecimento de uso não autorizado da sua senha, dados cadastrais, conta ou qualquer outra quebra de segurança;

II. Sair de sua conta de usuário ao final de cada sessão e assegurar que esta não seja acessada por terceiros não autorizados. O TAS – Solução de Conflitos não será responsável por qualquer perda ou dano decorrente do descumprimento do disposto nesta cláusula por parte do REQUERENTE.

III. Registrar-se em formulário específico de cadastro, fornecendo informações verdadeiras, exatas e atuais sobre si mesmo, bem como deverá conservar e atualizar referidas informações imediatamente sempre que houver qualquer mudança dos dados, a fim de mantê-los verdadeiros, exatos e atuais.

IV. Assumir a obrigação de pagamento das custas a que der causa, de acordo com o regulamento de custas e honorários do TAS – Solução de Conflitos.

V. Todos e quaisquer dados ou informações fornecidas pelo requerente, poderão ser imediatamente reveladas pelo TAS – Solução de Conflitos, em cumprimento à ordem judicial ou administrativa.

VI. Obriga-se a, após o aceite, participar ativamente do diálogo via “chat” na sala virtual da plataforma o TAS – Solução de Conflitos.

VII. O requerente declara conhecer, ser capaz e estar conectado à internet em conexão estável e interagir com a dinâmica operacional da sala virtual de conciliação, sistema "chat", em todos os seus termos e condições;

(7)

7 VIII. O requerente declara estar ciente de que é expressamente proibido o uso de palavras de baixo calão e ofensas, a quem quer que seja;

IX. O requerente declara concordar em pagar ao TAS – Solução de Conflitos, além das custas referentes às TAXAS DE ABERTURA E DE ADMINISTRAÇÃO, os HONORÁRIOS do especialista mediador/conciliador (quando for o responsável pela solicitação de sua participação), conforme regulamento de Custas e Honorários do TAS – Solução de Conflitos, calculados pelo próprio sistema e devidos, pela via da Mediação ou da Conciliação online. Tal valor poderá ser eventualmente repassado/negociado para/com a outra parte envolvida no processo de Mediação/Conciliação, desde que a mesma concorde efetivamente com este custo e tal obrigação esteja devidamente manifestada e formalizada no Termo de acordo que resultar desse processo. Todavia, fica o Requerente solidariamente responsável para com esta obrigação perante o TAS – Solução de Conflitos na hipótese de repasse total da obrigação para a outra parte. X. Logrado êxito no procedimento de Mediação/Conciliação, em caso de inadimplemento do valor principal, acrescido de juros, multa e honorários advocatícios devidos, fica certo que tal crédito, pelo Termo de Acordo, para todos os fins e efeitos de direito, desde que não tenha sido obtido com a conversão do rito específico de ARBITRAGEM (em que o acordo, homologado em sentença arbitral, será considerado um título executivo judicial), será considerado título executivo extrajudicial, conforme preceituado no artigo 585, II, do CPC.

8. DO REQUERIDO (Pessoa convidada a participar da Conciliação ou Mediação online)

8.1. Poderá figurar como parte REQUERIDA, qualquer pessoa, física (maior de 18 anos) ou jurídica, capaz, que disponha, livremente, dos direitos por sobre os quais recaia o escopo do que se pretende submeter à resolução através dos procedimentos de Mediação/ Conciliação.

8.2. Responsabilizar-se-á, civil e criminalmente, pela veracidade de todas as informações e documentos por ele disponibilizado.

8.3. Estar de forma livre e soberana com interesse de mediar/conciliar, por sobre o caso descrito.

8.4. Declara e reconhece que, ao aderir ao presente Contrato, sua identificação eletrônica, composta de e-mail e senha, são exclusivas, personalíssimas, intransferíveis, válidas e reconhecidas para concordar, discordar, transigir, receber e dar quitação. 8.5. Ao aceitar o convite para participar do procedimento referente ao conflito submetido ao TAS – Solução de Conflitos, estará aderindo de forma integral às normas e previsões constantes deste Termo de Uso, inclusive às relativas aos custos e honorários previstos no regulamento de custas e honorários do procedimento online do TAS – Solução de Conflitos, renunciando EM CASO DE ACORDO, a busca por qualquer outro meio, inclusive o judicial, para discutir ou compor sobre os mesmos direitos e obrigações aqui deduzidos, sob pena de, em o fazendo, estar agindo de forma

(8)

8 negligente, buscando enriquecimento sem causa, além de incorrer, em possível ilícito penal.

8.6. A parte requerida declara estar ciente de que deverá estar conectado à internet em conexão estável e interagir com a dinâmica operacional da sala virtual de conciliação, sistema "chat", em todos os seus termos e condições.

8.7. O Requerido declara ainda que estar ciente de que é expressamente proibido o uso de palavras de baixo calão e ofensas, a quem quer que seja.

9. OBRIGAÇÕES DO TAS – SOLUÇÃO DE CONFLITOS.

9.1. O TAS – Solução de Conflitos obriga-se a facilitar, através de atuação imparcial de profissionais devidamente capacitados, pertencentes ao quadro da instituição, a comunicação entre as partes na tentativa de conciliação do conflito solicitado na plataforma, em sala virtual de Mediação/Conciliação por meio do sistema "chat". 9.2. Obriga-se a manter absoluta confidencialidade acerca do conflito, compreendendo todas as propostas, diálogos, documentos e demais informações obtidas no curso de procedimento adotado.

9.3. Obriga-se, do mesmo modo, a manter absoluta confidencialidade, também, quanto à conta de e-mail, e demais dados, tanto do REQUERENTE quanto do REQUERIDO 10. DOS CUSTOS:

10.1. Os custos, assim considerados as despesas administrativas (taxa de abertura e taxa de administração), serão, em regra, suportados pelo Requerente; já os honorários relativos à atuação do Mediador/Conciliador, bem como os relativos à homologação de acordo via sentença arbitral, serão devidos pela parte que solicitar a atuação do mediador/conciliador ou a homologação do acordo via sentença arbitral, ressalvada a hipótese de acordo diverso entre as partes.

10.2. O custo com os honorários referentes à ATUAÇÃO do mediador/conciliador será suportado, em regra, pela parte que solicitar a atuação do especialista.

10.3. A cobrança e o pagamento de todo e qualquer serviço disponibilizado na plataforma online do TAS – Solução de Conflitos, será realizado, pela parte responsável pelo pagamento, na própria plataforma, através do sistema PAG – SEGURO e de acordo com suas especificações.

11. DA VERACIDADE DOS DOCUMENTOS:

11.1. Todos os documentos emitidos pelo TAS – Solução de Conflitos, serão gerados no formato PDF e serão passíveis de verificação/validação com inserção de código de

(9)

9 autenticidade validado na própria plataforma, através do botão “VALIDAÇÃO DE DOCUMENTOS”.

12. DAS CONDIÇÕES GERAIS:

12.1. O domínio principal do TAS – Solução de Conflitos é o www.arbitragemtas.com.br Diante disso, a Câmara não se responsabilizará por acesso equivocado por parte dos usuários a outros sites com as mesmas características.

12.2. O TAS Solução de Conflitos – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem de Sorocaba e Região não se responsabiliza nem pelo conteúdo nem pelas políticas e práticas de privacidade dos sites que apontam para o site www.arbitragemtas.com.br nem daqueles para os quais a câmara aponta.

12.3. O TAS – Solução de Conflitos se reserva ao direito de modificar a qualquer momento e de forma unilateral, sem prévia ou posterior notificação a quem quer que seja, os presentes Termos de Uso.

12.4. Serão aplicados aos procedimentos os termos e condições de uso vigentes à data da SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO realizado pela parte REQUERENTE.

12.5. Para uma maior segurança dos usuários da plataforma TAS – Solução de Conflitos, é necessário o atendimento das seguintes disposições:

I. Não fornecer sua senha a terceiros. Ela é pessoal e intransferível;

II. Ao criar a sua senha, não utilizar senhas óbvias, tais como nome próprio, iniciais, com parentesco, data de nascimento, etc. Procure utilizar letras e números a fim de atender aos padrões e requisitos mínimos de segurança;

III. A transmissão de vírus se dá através de e-mails que solicitam a digitação de senhas, ou que possuam informações de cobrança ou contenham arquivo anexado com vírus. Importante: Em caso de desconfiança sobre a procedência do e-mail, não abrir.

IV - A transmissão de vírus e de programas destrutivos que podem fazer com que o seu computador divulgue informações pessoais, também se dá comumente através do download de arquivos infectados. Portanto, em caso de desconhecimento sobre quem os enviou ou caso não os tenha solicitado, não efetue o download dos arquivos.

V – O TAS – Solução de Conflitos não se responsabilizará por qualquer tipo de dano, avaria, perda de dados e/ou outras consequências advindas de infecções por vírus constantes em e-mails outros que não os oficiais gerados pelo nossos sistema ou encaminhados por nossos colaboradores.

(10)

10 13. DISPOSIÇÕES FINAIS:

Se uma controvérsia surgir em razão deste TERMO DE USO ou posteriores adendos, incluindo, sem limitação, o seu descumprimento, término, validade ou invalidade, ou qualquer questão relacionada com o mesmo, as partes convencionam, desde já, que buscarão solução por meio da mediação ou conciliação, fundadas no princípio da boa-fé, antes de recorrer a outros meios judiciais ou extrajudiciais para resolução de controvérsias.

14. Os presentes TERMOS DE USO para procedimentos de mediação e conciliação online entrarão em vigor no ato do seu registro no Cartório de Títulos e Documentos.

Referências

Documentos relacionados

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Apesar do Decreto de Lei nº118/2013 ter sido lançado em 2013, fazia falta o lançamento de um despacho que definiria a forma de calculo de Qusable e SPF. Apenas em dezembro de 2015

É vantajoso, na medida em que acaba por poupar tempo e custos, pois não existe todo o processo de divulgação da oferta de emprego, triagem, entrevista, testes e posterior seleção;

Todas as decisões tomadas durente o decorrer deste trabalho levaram em consideração que o mesmo visa contruir um conjunto de componentes de software que forneçam as funcionalidades