• Nenhum resultado encontrado

Mais de mil escolas paulistas retomaram aulas presenciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mais de mil escolas paulistas retomaram aulas presenciais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A 3

A 3

A 3

A 3

A 3

MANIFESTO A candidatura do Professor Adelino à Prefeitura de Piracicaba ganhou nesta semana um impor-tante reforço. 400 pessoas – entre artistas, advogados, médicos, pro-fessores e outras personalidades e lideranças locais – assinaram o “Manifesto da Esperança,” docu-mento que declara apoio explícito à campanha da coligação PT/PSOL, que tem o professor Adelino como candidato a prefeito e o advogado e também professor Thiago Nales-so como vice. Para conferir o ma-nifesto, tornado público com a de-vida autorização de cada signa-tário, vale o site do Professor Ade-lino pelo link: https://professor adelino13.com.br/manifesto/

DEBATE

No último domingo (1º), o candidato a prefeito Edvaldo Bri-to participou de um debate ao vivo entre alguns dos que dispu-tam a chefia do Executivo em Pi-racicaba. Segundo a rádio organi-zadora do evento, todos os candi-datos foram convidados, porém, além do atual prefeito Barjas Ne-gri (PSDB), outros cinco também não quiseram comparecer, entre eles estão a Coronel Adriana (PSL), Luciano Almeida (DEM), Nancy Thame (PV), Professor Adelino (PT) e Erica Gorga (Patriota).

BRITO

Por sua vez, Brito disse que foi uma falta de respeito dos candidatos que não participa-ram. “Todos deveriam estar. Querem ser prefeitos da cidade, mas se recusam a participar de um debate com os demais candi-datos. Se recusam a expor seus projetos para a população e a enfrentar os questionamentos de seus opositores. Isso pra mim é uma falta de respeito tremenda”, declarou o candidato do Avante. Registre-se que o candidato do PL, Zé Pedro, está hospitalizado.

ESQUENTOU

Durante o evento, que teve mais de três horas, diversos pon-tos e temas foram abordados pe-los candidatos. O clima esquentou quando o candidato Francys Al-meida, que representa o Partido Comunista do Brasil (PC do B), dis-se que Edvaldo Brito teria que “con-trolar seus cachorros nervosos”, fazendo referência à equipe do Avante. Brito revidou e defendeu seus aliados dizendo que Francys deveria parar de se esconder atrás da Bíblia Sagrada e ser cristão de verdade. Coisas desse período.

ZÉ PEDRO

A equipe da campanha de Zé Pedro, candidato a prefeito, in-formou ontem à noite que ele já se encontra sem uso de respira-dor. Segundo a assessoria, o can-didato está consciente e se comu-nica bem. A equipe agradece as orações e as demonstrações de carinho e afeto a Zé Pedro e pede para que todos continuem em corrente de oração, pela restau-ração da saúde do Zé Pedro. O Ca-piau deseja saúde ao candidato.

XV começa a luta por mais

um título da Copa Paulista

O Nhô Quim, finalista no ano passado,

terá como primeiro adversário o

Primavera, no Estádio Ítalo Mário

Limongi, em Indaiatuba, às 15h

O XV de Piracicaba inicia, às 15h desta quarta (4), a luta por mais um título da Copa Paulista. Campeão em 2016, o Nhô Quim, finalista no ano passado, terá como primeiro adversário o Primavera, no Es-tádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. As duas equipes estão no grupo 3 da competi-ção, que conta ainda com Inter de Limeira e Osasco Audax. O alvinegro piracicabano vem com um elenco bastante modi-ficado, em relação às duas últi-mas temporadas. Uma das principais novidades está no co-mando do time. Moisés Egert, que levou o clube da Série A3 à elite estadual entre 2010 e 2011, reestreia no cargo. “As expecta-tivas são as maiores e melhores. Após oito anos (saiu em 2012), muito ansioso estou para estar à beira do campo novamente, de maneira oficial, entendendo as oportunidades que nós temos. É uma remontagem”, comentou o técnico quinzista, que contou com 11 reforços desde sua volta.

PERMANECERAM — Se

muitos chegaram, muitos outros saíram. Para se ter uma ideia, dos relacionados para a última parti-da oficial do XV, contra o São Cae-tano, no Estádio Anacleto Campa-nella, em São Caetano do Sul, pe-las semifinais do Paulistão A2, apenas o zagueiro Douglas Mar-ques e os volantes Gabriel Soares e Samuel Andrade (sendo que os dois primeiros foram titulares e o segundo atuou no segundo tem-po) permanecem no clube, como lembra o treinador do Nhô Quim.

TORNEIO — O torneio, que

irá até 23 de dezembro, começa com 20 participantes divididos igualmente em cinco chaves. Na primeira fase, os confrontos se-rão dentro dos próprios grupos, em turno e returno. Os três me-lhores de cada grupo, além do melhor quarto colocado, avançam para as oitavas de final, quando terá início o sistema eliminatório, em dia e volta. O campeão terá o direito de escolha entre uma vaga no Brasileiro Série D ou na Copa do Brasil do ano que vem.

“As expectativas são as maiores e melhores”, afirma Moisés Egert

Evandro Pelligrinotti

Mais de mil escolas paulistas

retomaram aulas presenciais

Até o início da próxima se-mana, 1.300 escolas da rede es-tadual de São Paulo localizadas em 219 municípios paulistas vão retomar as atividades presenciais. As aulas para os alunos do ensi-no fundamental foram autoriza-das pelo Governo de São Paulo a partir desta terça (3). Do total das unidades que optaram pelo retor-no, 500 estão na capital. Juntas, as 1.300 unidades devem aten-der cerca de 400 mil alunos. “A

escola organiza seu plano com seus estudantes, com a sua comu-nidade para a atividade de retor-no respeitando sempre todos os protocolos. Sem eles, nós não au-torizamos as atividades. Estamos dando passos vagarosamente, mas com segurança. Temos tido sucesso neste retorno, porque não tivemos nenhum caso de trans-missão de Covid dentro das nos-sas escolas. Fazemos acompanha-mento e monitoraacompanha-mento desses

dados”, afirmou o secretário da Educação Rossieli Soares, que es-teve ontem na Escola Estadual Milton Rodrigues, na capital. A retomada opcional das aulas re-gulares presenciais escalonadas ocorre desde o dia 7 de outubro, para alunos do ensino médio e da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos). Mas o retorno, entretanto, está condicionado à autorização dos prefeitos de cada um dos 645 municípios paulistas.

ELEIÇÕES – Professor Adelino e a Deputada Professora Bebel durante carreata pela região sul da cidade, em campanha pelo Partido dos

Trabalhadores (PT). A3 Divulgação A 6 A 6A 6 A 6 A 6 A 8 A 8A 8 A 8 A 8 By Elson de Belém Edição: 8 páginas

(2)

A2 Quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Carrasco de todo ser vivo

Há infinitas

Há infinitas

Há infinitas

Há infinitas

Há infinitas

indicações

indicações

indicações

indicações

indicações

de que não

de que não

de que não

de que não

de que não

respeitamos

respeitamos

respeitamos

respeitamos

respeitamos

a vida

a vida

a vida

a vida

a vida

José Renato Nalini

A

História da Humanidade

pode ser encarada como o retrato de uma tendência suicida. A maneira com que o ser humano trata a natureza é elo-quente atestado de sua vocação ex-terminadora. Ian Tattersall, famo-so paleoantropólogo e autor de “O Macaco no Espelho”, dentre ou-tros livros, observa que “uma das ideias que os seres humanos têm mais dificuldades em aceitar, é que não somos a culminação de nada. Nossa presença aqui nada tem de inevitável. Faz parte da vaidade humana tendermos a pensar na evolução como um pro-cesso que, no fundo, foi progra-mado para nos produzir. Os pró-prios antropólogos tendiam a pen-sar assim até a década de 1970”.

Há infinitas indicações de que não respeitamos a vida. Seja ela vegetal, seja animal. Somos cruéis para com os nossos se-melhantes. Mas é suficiente ava-liar o que temos feito com os ir-racionais para concluir sem he-sitação que optamos pela carrei-ra de carcarrei-rasco dos viventes.

É conhecido o episódio na Ilha Maurício, no século XVII, por vol-ta de 1680, da deliberada extinção do pássaro dodô, famosa ave não voadora. Ingênuo, porque não ti-nha o azar de conviver com hu-manos, era presa fácil porque ainda não fora perseguido. Não se tem um exemplar para con-tar sua história: em 1755, o di-retor do Ashmolean Museum quei-mou o último dodô empalhado.

Insistíamos na façanha de fazer desaparecer os seres vi-vos, iniciada muito antes. Trin-ta gêneros de grandes animais desapareceram na América, após à chegada dos humanos. Entre Américas do Norte e do Sul, trucidamos três quartos de seus animais de porte. Na Eu-ropa e Ásia, os irracionais tive-ram tempo maior para desen-volver táticas cautelosas e a per-da foi de um terço e metade. Já a Austrália sofreu perda de 95%. Criaturas espetaculares nun-ca mais serão vistas. Como desa-pareceram, somos infinitamen-te mais pobres. Tanto que só quatro animais terrestres vo-lumosos ainda sobram, mas a ca-minho da extinção: elefantes, rino-cerontes, hipopótamos e girafas.

Tim Flannery, um natura-lista australiano, estranhava sa-bermos tão pouco sobre as espé-cies extintas. Junto com o artis-ta Peter Schouten, fizeram via-gem por todo o globo, para ten-tar descobrir o que se perdeu, examinando coleções, desenhos e descrições escritas. Escreveram juntos o livro “Uma lacuna na natureza”, um completo catálo-go da fauna que o homem ma-tou nos últimos trezentos anos.

Nem todas as matanças fo-ram exatamente cruéis. Resulta-ram da ignorância. Em 1894, du-rante a construção de um farol na Ilha Stephens, no estreito en-tre as ilhas do Norte e do Sul na Nova Zelândia, o gato do farolei-ro trazia aves pequenas e estra-nhas, por ele capturadas. Era uma

espécie rara de cambaxirra não vo-adora. O gato acabou com todas.

O lindo periquito verde-es-meralda da Carolina, com cabe-ça dourada, é considerado a ave mais impressionante da Améri-ca do Norte. Mas foi considera-do praga pelos fazendeiros e era fácil de caçar, porque vivia em bandos e fugia com os disparos, mas voltava para socorrer os fe-ridos. A solidariedade animal foi a causa de sua extinção.

Lionel Walter Rotshchild, o segundo barão da família, viveu de 1868 a 1937 e era apaixonado por história natural. Patrocinava expedições para capturar novas espécies e as empalhava para a sua coleção. Embora considerado cien-tista, na década de 1890 voltou seu interesse para o Havaí, o am-biente mais vulnerável do planeta. Eram 8.800 espécies singulares de animais e plantas. Aves coloridís-simas e fáceis de capturar. Basta-va imitar seu pio e elas acorriam para o caçador, que as matava. Também em 1890, o estado de Nova Iorque pagava prêmios para quem eliminasse leões da monta-nha. Ainda existem nos EUA in-centivo a quem traga “praga” mor-ta. Todo animal silvestre é assim considerado. Na Austrália, havia incentivo para quem matasse o

lobo da tasmânia e na China, as andorinhas eram eliminadas para não competir com os humanos que se alimentavam de arroz.

No Brasil, a caça à onça pin-tada já foi incentivada e filma-da. O livro “A arca naufragan-te”, de Norman Myers, narra que o homem causa seiscentas extin-ções por semana. Há quem diga que esse número supera o milhar. Na verdade, sequer sabemos quantos os animais que fizemos desaparecer, além da exuberan-te biodiversidade vegetal, que destruímos, incendiamos, arra-samos em nome de algo impro-priamente chamado “progresso”. Tudo isso, é feito deliberada-mente, sem desconhecer que só temos a Terra para morar. Esta frágil pequena esfera, que sofre e emite intensos sinais de exaustão. Somos péssimos inquilinos do globo. Como disse Edward. O. Wilson no seu livro “Diversidade da vida”, não levamos a sério nos-sa permanência neste planeta: “um planeta, uma experiência”. Que pode acabar pessimamente, se não nos convertermos para apren-der a respeitar toda espécie de vida. Inclusive a nossa, indissolu-velmente ligada e condicionada à existência de nossas vítimas.

———

José Renato Nalini, reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da Uni-nove, presidente da Aca-demia Paulista de Le-tras (APL); foi presiden-te do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Data da fundação: 01 de agosto de 1.974

(diário matutino - circulação de terça-feira a domingo)

Fundador e diretor: Evaldo Vicente COMERCIALIZAÇÃO Gerente: Sidnei Borges

SB – Jornais Regionais – EIRELI - 27.859.199/0001-64 Rua Madre Cecilia, 1770 - Piracicaba/SP - CEP 13.400-490

- Tel (19) 2105-8555

IMPRESSÃO: Jornais TRP Ltda, rua Luiz Gama, 144 – CEP 13.424-570

Jardim Caxambu - Piracicaba-SP, tel 3411-3309

Sivan Mauer

O

diagnóstico do câncer de próstata pode provocar um sofrimento psíquico signi-ficativo nos homens. O medo da morte e da dor, assim como a preocupação com a sexualidade e com possíveis alterações no funcionamento familiar, inter-ferem sensivelmente no modo de pensar do paciente e alteram sua maneira de enxergar a vida. Es-tes sentimentos podem ser gati-lhos para a aparição de episódi-os de transtornepisódi-os de humor ou, até mesmo, para o desenvolvi-mento da ideação suicida.

O câncer de próstata é o tu-mor mais frequente entre homens com mais de 50 anos. No Brasil, ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre pessoas do sexo mas-culino, sendo responsável por 10% de todas as mortes causadas pela

Saber lidar e tratar

Saber lidar e tratar

Saber lidar e tratar

Saber lidar e tratar

Saber lidar e tratar

corretamente os

corretamente os

corretamente os

corretamente os

corretamente os

quadros de

quadros de

quadros de

quadros de

quadros de

transtorno de

transtorno de

transtorno de

transtorno de

transtorno de

humor pode

humor pode

humor pode

humor pode

humor pode

melhorar

melhorar

melhorar

melhorar

melhorar

significativamente

significativamente

significativamente

significativamente

significativamente

o desfecho

o desfecho

o desfecho

o desfecho

o desfecho

dos pacientes

dos pacientes

dos pacientes

dos pacientes

dos pacientes

doença, atrás somente do câncer de pele não melanoma. Durante o 1º ano de diagnóstico do tumor, os pacientes apresentam taxa de incidência 77% maior de trans-tornos de humor quando compa-rada à população saudável. Esse risco persiste em até 47% dos en-fermos mesmo após 1 ano de acompanhamento da doença.

Saber lidar e tratar correta-mente os quadros de transtorno de humor pode melhorar signifi-cativamente o desfecho dos paci-entes, resultando em mais quali-dade de vida e maior adesão ao tratamento. Contudo, é necessá-rio entender a variação do risco de suicídio por sexo, idade e tipo de tumor. No caso do câncer de próstata, é necessária uma avalia-ção do ponto de vista psiquiátrico principalmente em relação à de-pressão e ansiedade, provenientes da preocupação com a

sexualida-de, que podem envolver não ape-nas a disfunção erétil, mas tam-bém a incapacidade de sentir prazer ou de se satisfazer sexu-almente o parceiro ou parceira.

A opção terapêutica vai de-pender da gravidade do quadro. O melhor a se fazer é direcionar o paciente para uma avaliação com um médico psiquiatria a fim de entender a melhor alternativa te-rapêutica. Caso outros membros

da família já sofram com trans-tornos de humor, existe uma maior probabilidade de que ele de-senvolva quadros semelhantes.

A conscientização e as cam-panhas relacionadas ao “No-vembro Azul” são de extrema importância para rastrear o ris-co de desenvolvimento dessas doenças secundárias em pacien-tes oncológicos. Dessa forma, conseguimos tempo hábil para en-caminhar esses homens aos ser-viços de saúde mental e, conse-quentemente, aumentar as chan-ces de suchan-cesso no tratamento.

———

Sivan Mauer, médico psiquiatra especialista em transtornos do hu-mor, doutor em Psiquia-tria pelo Hospital das Clí-nicas da Faculdade de Medicina da Universida-de Universida-de São Paulo (USP)

Novembro Azul: depressão após o

diagnóstico do câncer de próstata

A volta dos que não foram

"In Extremis"

ansiado “gan eden”. Era um jardim, o jardim das delícias, “gan eden”, giardino, garden, jar-din, jardim, a certeza edênica do paraíso. Ora, essa palavra mági-ca, paraíso, em sua origem grega, significa exatamente esse sonho ancestral: jardim delicioso.

Jurei a mim mesmo vir a construir, devagarinho, o meu Éden particular. Nele, eu seria, finalmente, Tarzan, e teria mi-nha Jane, meu Boy, mimi-nha flo-resta, o sonho possível. Come-çou, daí, a grande aventura. Eram outras as vozes, outros os rumores, os balbucios: da brisa e do vento nas folhas de árvores, cantares de passari-nhos e de bichipassari-nhos para mim desconhecidos, um galo que – por alguns anos – se vangloria-va matinalmente na chácara vi-zinha. Mozart, Bach, Brahms – que eu convidara para o mostei-ro – harmonizaram-se facil-mente com eles. E, então, Sheeta apareceu. Quase não acreditei.

Era a Sheeta que eu não ti-vera na minha infância de Tar-zan: um pequenino sagui. E ele espiou de um galho de árvore. Depois de alguns dias, outro. E mais outro. Formaram uma tri-bo de 14 macaquinhos. Era uma festa, foi uma festa. Atrevidos, audaciosos, malandros comiam bananas em minhas mãos. No meu “gan eden”, fizeram o que bem entenderam. Sem me pedir permissão. E gostei, posso dizer que os amei. Mas... O detestável “mas”: prédios começaram a sur-gir nos terrenos ao lado. Não dois ou três; mais de dez. E os saguis não suportaram. Sem se despedirem, foram-se embora. Houve, então, um vazio no “gan eden”, no paraíso. Os pré-dios foram a serpente pertur-badora do jardim das delícias. Agora, escrevo de minha alegria. Dois macaquinhos apa-receram e estão bagunçando tudo. Sinto-me apalermado. Pois me dizem, eles: “Continua-mos por aqui, homem bobo.” Sin-to ser a volta dos que não tinham ido. Que fiquem, amiguinhos! Pois o “gan eden” é de vocês.

———

Cecílio Elias Netto, escri-tor, jornalista, decano da imprensa piracicabana (celiato@terra.com.br) Cecílio Elias Netto

D

iscordo daquele mento, para mim, es-drúxulo: “Cuidado com o que você deseja, porque pode acontecer.” Ora, o que é a vida senão a incessante busca de transformar sonhos em realida-de? Que desperdício seria se vi-vêssemos apenas para realizar o que outros – pessoas, institui-ções, legislações – criam ou in-ventam para nós? Sonhar é pre-ciso, sim. E, a cada sonho reali-zado, ir-se em perseguição a ou-tros. Pelo menos, é em que acre-dito. E que dá certo. Tem dado. Obviamente, refiro-me a sonhos e desejos possíveis, exequíveis, por difícil pareça alcançá-los. Mas descobrir, a cada experiência, que o possí-vel fracasso de um pode ser primícias, prelúdios para a re-alização de outro. Encanta-me o conselho do poeta: “Atrela o teu arado a uma estrela”.

Na infância e adolescência, os mais acalentados sonhos fo-ram os de viver em florestas. A exemplo de Tarzan e Jane, de Robinson Crusoé, de Nyoka (a Rainha da Selva). Arrebentei-me alegremente subindo em e cain-do de árvores; amarrancain-do cor-das em galhos imitando cipós e, também, em cipós de verdade como os que existiam na cascati-nha da Esalq, nosso paraíso, nossa floresta africana particu-lar. Saudade! No alto da cacho-eira, das pedras, segurando no cipó, soltávamo-nos no espaço, mergulhando na placidez das águas. Garanto que apenas Jo-hny Weismüller foi mais Tar-zan do que eu. Só me faltou a Sheeta, a macaca adorável.

Pois é o que estou tentando dizer. Acreditei em ser possível tornar possível o aparentemen-te impossível. E lá me fui vida afora, mil papéis, mil atividades, mil lugares, mil ideais, mil lu-tas. Mas o sonho nunca me abandonou, o insaciável desejo de paz, de harmonia, a busca de um mundo verdadeiro, sem far-sas urbanas. Pois eu sabia da-quele Éden, tão conhecido dos hebreus antes mesmo da fuga do Egito. Não se tratava de uma palavra, de uma ideia, mas da realidade a que buscavam, o

Direito registral imobiliário

O

direito registral rio é ramo do direito real que consiste no conjunto de normas e de princípios, rela-tivos ao registro de imóveis.

Os sistemas registrários resultantes de análise das nor-mas desse direito registral são: o comum, o Torrens, o rural, o especial de imóveis ru-rais adquiridos por estrangei-ros e o da propriedade pública. Do sistema de registro de imóveis resultam efeitos, a saber: I) EFEITO CONSTITUTIVO – É o básico do registro imobiliá-rio, pois sem ele o direito real sobre coisa alheia e o direito de propriedade, oriundos do ato intervivos, não nasceriam.

II) PUBLICIDADE – Meio le-gal, garantindo o direito de propri-edade do titular, perante terceiros. III) LEGITIMIDADE – Ga-rante o direito do titular do direito real.

IV) FORÇA PROBANTE – Confere presunção júris tan-tum da propriedade.

V) CONTINUIDADE – Ne-nhum assento registral poderá ser feito, sem a prévia menção ao título anterior, formando um encadeamento ininterrupto.

VI) OBRIGATORIEDADE – Por ser o registro indispensável à aquisição da propriedade imobili-ária intervivos, deve ser efetivado no cartório da situação do imóvel. VII) RETIFICAÇÃO - O registro não é imutável, se n ã o e x p r i m i r a r e a l i d a d e pode ser modificado, com audiência dos interessados.

V I I I ) P R I O R I D A D E – Decorre da ordem de presen-tação do título.

IX) ESPECIALIDADE – Consiste no fato de apresentar perfeita e minuciosa identifica-ção do imóvel registrando.

X) DISPONIBILIDADE – Permite verificar se o imó-vel está em condições físi-cas e jurídifísi-cas de ser alie-nado ou onerado.

XI) INSTÂNCIA – O serven-tuário dependerá, para efetuar o registro imobiliário, de provo-cação do titular do direito.

XII) TIPICIDADE – O ofi-cial, ao receber o documento, deverá verificar se está conti-do, no rol daqueles, que a lei permite o apontamento.

XIII) BOA-FÉ OBJETIVA – Todos os efeitos registrários prendem-se ao princípio da boa-fé objetiva.

O direito registral imobili-ário é o ramo do direito real que consiste num conjunto de normas e de princípios, relati-vos ao registro de imóveis, que regem o funcionamento de ser-ventia imobiliária e à atividade do oficial e seus prepostos.

A função do registro imo-biliário é importante por:

a) assegurar a identifica-ção da coisa e de seu titular; b) proprietário do imóvel é aquele em cujo nome está o imóvel registrado;

c) permitir aquisição da propriedade, passando o ad-quirente a ser o proprietário do imóvel adquirido;

d) indicar a existência de ônus reais;

e) permitir perfeita indi-viduação do imóvel;

f) apontar a existência de ônus reais ou de encargos so-bre o imóvel.

———

Frederico Alberto Bla-auw é mestre em Di-reito Comercial, advo-gado e consultor de empresas, professor de Direito Empresarial

Eu odeio a Política, mas

“““““A P

A P

A P

A P

A Política é a

olítica é a

olítica é a

olítica é a

olítica é a

melhor forma de

melhor forma de

melhor forma de

melhor forma de

melhor forma de

praticar a

praticar a

praticar a

praticar a

praticar a

caridade” (Papa

caridade” (Papa

caridade” (Papa

caridade” (Papa

caridade” (Papa

FFFFFrancisco)

rancisco)

rancisco)

rancisco)

rancisco)

José Maria Teixeira

É

o que se ouve cá e acolá quando se é atingido pela gestão de um mau gover-no. È a continua falta de água; é o resultado de exames de saúde que demora meses até ano; é a ida e vinda ao INSS sem nenhuma res-posta; é o desemprego; alimento muito caro carne arroz; feijão. De outro lado a mídia: somos o mai-or produtmai-or de grãos do mundo, maior rebanho bovino do mundo. Fala também do enriquecimento de uma parcela da sociedade que de tanto dinheiro estão usando até a cueca como cofre. Nessa hora, vem o desabafo: eu odeio a Políti-ca. Isto é lamentável. Pois quem assim pensa e fala é considerado analfabeto, ignorante e na verda-de é. Bertold Brecht, teatrologo ale-mão, diz: - "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acon-tecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto politico é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo: eu odeio a Politica.

Não sabe o imbecil que, de sua ignorância política, nasce a pros-tituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os ban-didos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto lacaio das empresas nacionais e multinacio-nais". Embora seja esta a atitude do despolitizado é difícil alguém lhe dizer abertamente o que ele é e o prejuízo que causa por ser o que é. Não se quer briga, prefere-se manter a amizade. Porém, sempre aparece um desabusado, corajoso e rasga o verbo: Voce é ignorante, é burro mesmo. E daí!? Vai bri-gar? Não. Vai pensar, conversar e saber a verdade. O que é política

qual a sua importância e que é por ela que se organiza a vida em soci-edade. Por isso, não se vota em qualquer um. Sabe, então, que “Voto não tem preço, tem conse-qüências”. Veja o Bolsonaro não tem nenhum respeito para com a mulher. Ele disse publicamente a uma mãe de familia: ‘Eu não te estupro porque voce não merece”. E as mulheres são a maior parte do eleitorado. Sobre os negros fa-lou, alto e bom som, que não servi-am nem para reprodução. E os negros são mais da metade da po-pulação. Não bastasse isso, ele usou o nome de Deus em vão para se promover: Deus acima de tudo. Aqui, alô, cristãos, bispos, padres, pastores católicos e evangélicos, que Deus é esse que despreza índi-os, LGBT e estimula o uso de ar-mas por irmãos contra irmãos? Finalmente pode-se concluir que: ainda há muitos analfabetos polí-ticos elegendo e reelegendo bandi-dos inimigos do povo e do país. Caso contrário Bolsonaro jamais em tempo algum teria sido eleito. Portanto, não se trata de odiar mas de gostar da Política. Ela é o instrumento pelo qual se organiza a vida em sociedade. Mesmo por-que o homem é chamado à exis-tência para viver e conviver esta é sua vocação natural. Esta é a ra-zão pela qual diz o Papa Francis-co: “A Política é a melhor forma de praticar a caridade”. O certo é, pois, gostar da Politica para reor-ganizar esta vida e m sociedade.

———

Jose Maria Teixeira, professor, advogado

A morte por trás das eleições

Dirceu Gonçalves

D

esde 1985, quando o país voltou a ter eleições em to-dos os níveis – acabaram os então chamados “biônicos”, nomeados pelo governo ou colégio eleitoral – 1.569 brasileiros foram mortos por razões políticas. O le-vantamento é do jornal “O Estado de S. Paulo”, que revela só nesse ano já terem morrido 76, sendo 16 deles pré-candidatos a vereador e dois a prefeito. O número de viti-mas – que foi 13 em 1985, dispa-rou para 82 em 2008, 94 em 2012 e 100 em 2018 e nestes ano tam-bém poderá bater nos três dígi-tos. A eleição, historicamente abordada como uma festa cívica, está se tornando algo mortal. Isso sem dizer de outros crimes ocorri-dos fora do período eleitoral, mas que vitimaram prefeitos, vereado-res e outros militantes políticos.

Fazer política neste país está cada dia mais perigoso. A polari-zação, que aumenta ano após ano, reduz a tolerância entre os adver-sários e favorece à pratica de cri-mes que podem ter por objetivo a eliminação de testemunhas e o aco-bertamento de ilícitos ou pura e simplesmente limpar o caminho eleitoral dos mandantes. É um problema que, queiram ou não os analistas e operadores do meio, coloca em xeque a própria demo-cracia. Provavelmente, além dos mortos, também existam pré-can-didatos ou mesmo canpré-can-didatos já lan-çados que, amealan-çados de morte e outras atrocidades com eles própri-os ou familiares, deixam de concor-rer, o que configura uma flagrante violação à liberdade e aos princípios democráticos. É inaceitável indiví-duos morrerem prematuramente pelo simples fato de se interessam por política e não saber que com isso poderiam perecer por ordem de truculentos adversários .

Em vez criar situações

especi-ais e de valor discutível – como a reserva de vagas e verba de campa-nha para grupos ditos minoritári-os como as mulheres, minoritári-os negrminoritári-os e outros – os congressistas e estudi-osos do processo eleitoral fariam melhor se buscassem meios de pa-cificação ou maior fiscalização de pro-cedimentos para evitar a violência. Cada militante morto é um prejuízo, pois normalmente é uma figura interessada que, em maior ou me-nor intensidade, deveria trabalhar pela ação política na sociedade.

Dentro desse contexto, seria também interessante a busca de mecanismos que impedissem a participação de candidaturas sa-bidamente custeadas e represen-tantes do crime organizado. A Justiça Eleitoral, como promotora do pleito, da mesma forma que exige a regularidade documental dos candidatos, deveria também determinar a investigação das li-gações de muitos deles que, de tão explícitas que são, os leva `qualifi-cação de “representantes” dessa ou daquela facção criminosa. O po-der paralelo, embora exista, é ile-gal e não pode nem deve ter as-sento nas instituições públicas.

As eleições precisam ser preser-vadas em sua essência, que é a esco-lha dos postulantes com a preferên-cia do maior número de eleitores. Quando há um rio de sangue cor-rendo em paralelo, algo precisa ser feito para impedir a mortificina.

———

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, dirigente da As-pomil (Associação de Assis-tência Social dos Policiais Militares de São Paulo); aspomilpm@terra.com.br

FFFFFazer política

azer política

azer política

azer política

azer política

neste país está

neste país está

neste país está

neste país está

neste país está

cada dia mais

cada dia mais

cada dia mais

cada dia mais

cada dia mais

perigoso

perigoso

perigoso

perigoso

perigoso

(3)

PT

PT

PT

PT

PT

Bebel faz campanha

de rua pelos bairros

A deputada estadual Professora Bebel foi levar as propostas à população;

o Professor Adelino Oliveira é candidato a prefeito de Piracicaba pelo PT

MULHERES

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento) destacou que o Mapa está trabalhando para estimular a organização das mulheres no campo, ao participar do 5º Con-gresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. Tereza Cristina defendeu o cooperativismo como uma das formas de organização das produtoras rurais para terem acesso a tecnologia, mais crédito e recursos produtivos, desafios enfrentados por elas no campo.

COOPERAÇÃO

O Ministério da Agricultu-ra, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Coopera-tivismo, em parceria com a Or-ganização das Cooperativas Bra-sileiras (OCB) e o Instituto Inte-ramericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), lançou, um novo edital para selecionar coo-perativas agropecuárias da região Nordeste que participarão do jeto Eixo Intercooperação do Pro-grama Brasil Mais Cooperativo.

VACINAÇÃO

A segunda etapa da vaci-nação contra a febre aftosa co-meçou no dia 3 de novembro para imunização de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos esta-dos brasileiros, conforme o Ca-lendário Nacional de Vacinação 2020. Ao todo, espera-se imuni-zar cerca de 70 milhões de ani-mais, até o final de novembro.

RASTREABILIDADE

O Ministério da Agricultu-ra, realizou uma ação de fiscali-zação na Companhia de Entre-postos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) para conscienti-zar sobre o cumprimento da ras-treabilidade em produtos horti-granjeiros comercializados no local. Durante a ação, os audi-tores do Mapa, com apoio do Mi-nistério Público do Estado de São Paulo, instruíram os ataca-distas nos casos de falhas ou ausências da rastreabilidade.

BOOM

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse no 5º Con-gresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que a região Nor-deste precisa ser inserida no “boom” do agronegócio brasilei-ro. “Eles têm como fazer. Só te-mos de dar as ferramentas e ajudar essas pessoas a entrar nos diversos sistemas produti-vos”, disse. Ela citou o progra-ma AgroNordeste, lançado em outubro do ano passado e que visa a impulsionar o desenvol-vimento no meio rural da região.

Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com IRRIGAÇÃO

A Confederação da Agricul-tura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, uma conversa ao vivo pelas redes sociais para discutir a importância da agricultura ir-rigada no desenvolvimento regi-onal do país. A assessora técnica da CNA, Vanessa Prezotto Silvei-ra, foi a moderadora do debate e afirmou que o Brasil possui qua-se 16% de vazão hídrica global e que a agricultura irrigada utili-za aproximadamente 3% dessa vazão, com a devida permissão concedida pela outorga. “A ou-torga de uso da água é um pro-cesso complexo e que leva em consideração o que está priori-zado em lei. A agricultura utiliza o que é autorizado pelos entes reguladores e fiscalizadores”.

CIÊNCIA

Cientistas da Embrapa e do Agriculture and Agri-Food Ca-nada (AAFC) estiveram reunidos dias 28 e 29 de outubro para ava-liar e discutir as principais linhas de pesquisa que vão nortear o desenvolvimento de projetos em comum, nos próximos três anos. Biotecnologia agrícola, em espe-cial edição gênica de plantas e microrganismos, está entre as potenciais possibilidades de in-teresse na parceria entre as ins-tituições brasileira e canadense.

EMBRAPA TRIGO

A Embrapa Trigo foi criada em 28 de outubro de 1974 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e ino-vação na cadeia produtiva do trigo e de outros cereais de in-verno para a competitividade e sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade bra-sileira. Quando a unidade co-meçou a atuar, a produção tri-tícola nacional era incipiente, praticada a partir da introdu-ção de cultivares trazidas de outros países latinos, como a Argentina e o México, que re-sultavam em baixo rendimento.

AUMENTO

A análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) mostra que a ação feminina na agricultura familiar vem au-mentando nos últimos anos. No balanço apresentado pela Companhia Nacional de Abas-tecimento (Conab), a participa-ção de mulheres chegou a 80% em comparação à masculina em 2019. O levantamento traz ainda esta participação do gê-nero dividida por região, sen-do a maior parte sen-do Sudeste (88%), seguida pelo Nordes-te (84%), Centro-OesNordes-te (80%), Norte (67%) e Sul (65%).

R

R

R

R

R

EMANESCENTESEMANESCENTESEMANESCENTESEMANESCENTESEMANESCENTES

São Pedro entrega os

kits alimentares hoje

Na 5ª entrega de kits ali-mentares realizada nos dias 22, 23 e 26 de outubro pela Prefeitura de São Pedro para todos os alunos da rede muni-cipal de ensino, 465 responsá-veis pelos estudantes não fo-ram buscar os alimentos. Uma nova data para a retirada des-tes kits foi agendada para esta quarta-feira (4), na Emeb Pro-fessor Antonio Carlos Pinto, no Jardim Nova Estância. A entrega acontece apenas hoje, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para todos os alunos que ain-da não fizeram a retiraain-da.

Com esta entrega, o total de alimentos distribuído aos alunos atinge aproximadamen-te 350 toneladas de alimentos e 18,6 mil litros de óleo. O in-vestimento que garantiu as 5 entregas de alimentos chega a R$ 1,2 milhão Deste total,

aproximadamente 90% têm origem em recursos municipais, já que os recursos do Estado es-tão suspensos desde a inter-rupção das aulas presenciais.

O valor repassado ao mu-nicípio pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Es-colar) por dia letivo é de R$ 1,07 para aluno de creche; R$ 0,53 para pré-escola; R$ 0,36 para ensino fundamental e médio e R$ 0,32 para Educa-ção de Jovens e Adultos.

As entregas foram defini-das em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus como uma ação social proposta pela Se-cretaria de Educação. O prin-cipal objetivo é auxiliar as fa-mílias neste momento de en-frentamento à pandemia. A medida está prevista no decre-to municipal 6.919, de 7 de abril.

Reunião com moradores do bairro rural Nova Suíça foi uma das agendas da parlamentar

A deputada estadual Profes-sora Bebel (PT), principal nome do partido em Piracicaba e região, tem dedicado a apoiar os candidatos do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais deste ano. Foi com este objetivo que passou o sá-bado (31) por ruas de bairros da cidade, na divulgação de candi-daturas à Câmara de Vereadores e do Professor Adelino Oliveira, candidato a prefeito. “Estamos a quinze dias das eleições e estou me dedicando a ajudar a levar as pro-postas dos nossos candidatos nes-tas eleições à população”, disse.

As atividades começaram logo pela manhã, com a Profes-sora Bebel participando de car-reata organizada pela Delvita, candidata a vereadora pelo PT, que também contou com a parti-cipação do Professor Adelino Oli-veira, e do candidato a vereador Zoinho. De cima de uma cami-nhonete, os três percorreram por mais de duas horas ruas das re-giões da Vila Cristina, Itapuã, Novo Horizonte e Paulicéia.

Em seguida, a deputada Be-bel acompanhou a candidata a vereadora Neide Marques e o Professor Adelino, em corpo a

Divulgação

corpo no bairro Cecap, onde fa-laram com a população sobre os projetos sociais dos candida-tos, incluindo o esporte e a cul-tura, especialmente com jogado-res do Cometa Futebol Clube.

Já entre o final da tarde e iní-cio da noite, a deputada visitou o bairro rural do Nova Suíça, acom-panhado dos candidatos a verea-dor Zoinho e Delvita, e do Profes-sor Adelino. Em seguida,

acom-panhado do Zoinho e do Profes-sor Adelino, esteve no Kobayat Líbano, onde se reuniu com di-versas famílias para debater os problemas daquela região e mos-trar as propostas dos candidatos.

A

A

A

A

A

SFSFSFSFSFALALALALALTTTTTOOOOO

Moradores de Santana e Santa Olímpia agradecem

Sete cursos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) foram condecorados com qua-troe três estrelas pelo Guia da Faculdade do Estadão durante ranqueamento desenvolvido em parceria com a startup Que-ro Educação. Receberam qua-tro estrelas os cursos de Admi-nistração, Ciência da Computa-Em reunião nesta sexta (30)

na sala de reuniões do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, líderes representantes dos bairros Santa-na e Santa Olímpia agradeceram ao deputado estadual Roberto Morais, ao prefeito, ao secretário municipal de Trânsito e Transpor-tes de Piracicaba, Jorge Akira e ao presidente da Câmara de Ve-readores de Piracicaba, Gilmar Rotta, pela conquista do asfalto da vicinal de acesso aos bairros. A Concessionária Eixo, res-ponsável pela duplicação da Ro-dovia Hermínio Petrin, SP 308, atendeu ao pedido do grupo, li-derado pelo Deputado, para executar a obra sem custos ao município, ainda que se trate de um trecho vicinal pertencen-te ao município e que não faz parte da área concessionada.

A pavimentação da vicinal soluciona um entrave que seria o acesso das comunidades dos Bairros de Santana e Santa Olím-pia à rodovia durante as obras de duplicação e construção da praça de pedágio, já que o único

acesso da população seria por estrada de terra. Um benefício adicional foi o encurtamento da distância entre o centro do mu-nicípio e os bairros. O deputado lembrou que um grupo de mo-radores do local adotou uma

Moradores agradecem autoridades pela ação em favor do asfalto de vicinal

Divulgação

EEP

EEP

EEP

EEP

EEP

Cursos estrelados

pelo Guia Estadão

Divulgação

Sete cursos da EEP foram condecorados

ção, Engenharia Civil, Mecâni-ca e de Produção; e três estre-las, os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Enge-nharia Mecatrônica. O levanta-mento ouviu de mais de nove mil coordenadores e professo-res do ensino superior no Brasil e avaliou a qualidade de 14 mil cursos de graduação do país. postura crítica durante as

ne-gociações. “Alguns moradores que me criticaram durante o processo, hoje reconhecem que estavam equivocados e agrade-cem a melhoria conquistada para a região. Garantir a segurança e

a facilidade de acesso dos mora-dores sempre foi o nosso objeti-vo”, destaca Roberto, asseguran-do “que bom que hoje a pista já está sendo amplamente utilizada por todos e sem custo adicional aos cofres municipais”, finaliza.

(4)

A4 Quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A

A

A

A

A

CIPI

CIPI

CIPI

CIPI

CIPI

Propósito criativo é tema de live do CME

Palestra do Conselho da Mulher Empresária acontece, on-line, nesta quarta (4), às 8h; ministração será do designer gráfico Rodrigo Cardoso

Em mais um evento on-line, com o objetivo de difundir e de-bater temas atuais e que pos-sam auxiliar as empreendedo-ras no cotidiano dos seus ne-gócios, o CME (Conselho da Mulher Empresária) da Acipi (Associação Comercial e Indus-trial de Piracicaba) realiza, nes-ta quarnes-ta-feira, dia 4, às 8h, live sobre “Propósito Criativo”. O assunto será abordado pelo designer gráfico, especialista em

marketing e pós-graduado em Design Estratégico, Rodrigo Car-doso. Para participar, é necessá-rio acessar o Facebook ou Insta-gram da Acipi: @acipipiracicaba. Segundo Cardoso, é neces-sário que todas as pessoas en-contrem o seu real propósito de vida e isso poderá refletir dire-tamente na vida profissional. “A pergunta é: você tem um propósi-to de vida? Provavelmente o seu negócio está atrelado a ele.

Fala-remos um pouco sobre ter uma vida plena alinhando-se alguns pilares importantes, tudo isso re-lacionado aos negócios”, explica. Para o palestrante, a criativi-dade no propósito é importante para que as pessoas consigam sem-pre se reinventar e estar sem- prepara-das para as oportunidades que possam surgir. “Por isso o propó-sito precisa ser criativo e, ao con-trário do que muitos dizem, ele pode mudar, se ajustar e ser

trans-formado. Nossas paixões podem mudar com o tempo, de acordo com nosso aprendizado e repertó-rio e é importante o nosso pro-pósito estar sempre alinhado ao que nos motiva, àquele chama-do interno pra fazer algo”, cita.

Cardoso ainda ressalta que as mulheres têm papel funda-mental na busca por seu propó-sito, dentro do universo dos ne-gócios. “Infelizmente ainda exis-tem alguns pontos impostos pela

sociedade quando o assunto é a mulher e o mundo corporativo. Acredito que o fato de as mulhe-res saberem qual é o seu propó-sito, deva ser o principal funda-mento para que estes paradigmas sejam quebrados”, acrescenta.

PALESTRANTE -

Cardo-so é “serial entrepreneur” (em-preendedor em série) e tem o pro-pósito de ajudar pessoas e em-presas a descobrirem o por que elas existem. Tem formação em

Design Gráfico e Marketing, com pós-graduação em Design Estra-tégico. É fundador da Eagence – agência de comunicação e marke-ting, fundador e diretor co-mercial da Energy True – empre-sa de geração de energia susten-tável e co-fundador e diretor de marketing da Easset – gestora de investimentos imobiliários, além de fundador das marcas de café Família Cardoso e Yellow Bird Coffee – cafés especiais.

R

R

R

R

R

OSSIELIOSSIELIOSSIELIOSSIELIOSSIELI

S

S

S

S

S

OARESOARESOARESOARESOARES

Bebel: o apoio da Confederação dos Trabalhadores da Educação

A diretoria executiva da Confederação Nacional dos Tra-balhadores em Educação (CNTE) divulgou, quinta (29), moção de repúdio contra a ação judicial movida pelo secretário da Edu-cação do governador João Do-ria, Rossieli Soares, contra a de-putada estadual e presidenta da Apeoesp, Professora Bebel (PT). A CNTE diz que a ação judicial do secretário de Educação de São Paulo não intimidará as profes-soras e os professores do Estado e, tampouco, a atuação parla-mentar da Professora Bebel.

A ação é movida por Rossie-li Soares em função da deputada denunciar, da tribuna da Assem-bleia Legislativa do Estado de São Paulo, que em reunião em ambi-ente virtual, em dois de julho des-te ano, entre membros da dire-toria da Apeoesp e o secretário da Educação, após ter tratado de todos os pontos da pauta de

for-ma profissional, cordial e respei-tosa, no final da reunião um membro da diretoria, integrante da oposição, fez uma pergunta ao secretário sobre suposta con-tratação irregular de empresa para o Centro de Mídias. O ques-tionamento levou Rossieli, de forma intempestiva e visivelmen-te alvisivelmen-terado, a encerrar a reunião, não sem antes subir o tom da voz e também criticá-la publicamen-te, por ter feito o mesmo questio-namento na qualidade de depu-tada estadual, por intermédio de requerimento de informações e junto ao Ministério Público.

Na moção, a CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica do setor pú-blico brasileiro, expressa o seu re-púdio veemente à ação judicial im-petrada pelo secretário de Educa-ção do Governo Dória, Rossieli So-ares, contra um pronunciamento da Professora Bebel, presidente

da Apeoesp. “A ação se refere a uma fala da Professora Bebel, fei-ta no exercício legítimo de seu mandato como deputada estadu-al, na forma de um requerimento de informação junto ao Ministé-rio Público Estadual. Trata-se de uma solicitação de esclarecimen-tos quanto a uma suposta con-tratação irregular de uma empre-sa para o Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP). Nada mais comum e usual, por-que justamente isso é uma das partes fundamentais das atribui-ções do mandato de uma deputa-da estadual”, diz o documento.

A CNTE enfatiza que para além do fato já notório de que o atual Governo do Estado de São Paulo, capitaneado pelo gover-nador João Dória (PSDB), é com-pletamente avesso às boas práti-cas de gestão, como o exercício permanente de diálogo social junto às representações da

soci-edade, esse caso evidencia outra coisa mais grave: a tentativa ex-plícita de, por meio de ações ju-diciais, tentar intimidar quais-quer possibilidades de legítima oposição política ao governo. “Evidente que essa é uma práti-ca autoritária, já corriqueira na ação de toda equipe de gestão de Dória, que não deve prosperar judicialmente e só se presta ao papel político de intimidação de seus adversários”, diz a moção.

No documento, a CNTE con-tinua: “Os/as educadores/as do Estado de São Paulo, bem como o conjunto dos servidores públicos estaduais, que encontram no man-dato da Professora Bebel um ver-dadeiro baluarte na defesa dos interesses dos/as trabalhadores/ as públicos de São Paulo, não se intimidarão. Tampouco o exercí-cio legítimo desse combativo man-dato não terá constrangimentos em prosseguir a sua atuação na

defesa intransigente dos/as fun-cionários/as públicos do Estado. Contra esses inimigos da demo-cracia, só nos resta travar o bom combate junto à Professora Be-bel! Os/as professores/as de todo

o país se solidarizam e se somam à sua atuação parlamentar e, de forma contundente, repudiam mais uma tentativa de intimida-ção política, feita agora pelo se-cretário de educação Rossieli”.

Tanto na tribuna da Alesp, como nas ruas, a deputada estadual Professora Bebel (PT) em defesa dos trabalhadores da educação

(5)

15º F

15º F

15º F

15º F

15º F

ENTEPIRA

ENTEPIRA

ENTEPIRA

ENTEPIRA

ENTEPIRA

Selecionados 10 espetáculos de Piracicaba

Pela primeira vez, o festival será completamente virtual, entre os dias 19 e 28 de novembro; Peças de Itapira e Curitiba são convidadas

Ao completar 15 anos de his-tória, o Fentepira (Festival Nacio-nal de Teatro de Piracicaba) chega a 2020 em um formato inédito. Pela primeira vez as apresentações gratuitas acontecerão de forma virtual, o que permitirá que pesso-as de todo o mundo possam acom-panhá-las. O festival, que neste ano, acontece entre os dias 19 e 28 de novembro, terá 10 espetáculos de Piracicaba, selecionados entre os 24 inscritos, além de dois con-vidados, de Itapira (SP) e Curitiba (PR). As transmissões acontecerão no YouTube, no canal Fentepira Oficial, e os interessados já podem se inscrever e ativar as notificações. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac-Tur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). “O Fentepira chega a sua 15ª edição em 2020, ano que nos impôs uma série de desafios por conta da pandemia de Covid-19. Não medimos esforços para realizar o festival nesse mo-mento difícil e chegamos a esse

for-mato virtual, que é muito interes-sante, porque permite que pessoas do mundo todo, por meio da inter-net, assistam espetáculos de gran-de qualidagran-de, o que já se tornou tradição no evento. Estamos mui-to animados”, afirma a titular da SemacTur, Rosângela Camolese.

Foram selecionados os espe-táculos Francisco – um guerreiro da paz (Cia. Te-Ato), Yaguaretéa (Cia. Amálgama de Teatro), Bejide Nos Prumos do Navegar (Coletivo Peneiras), Cordel do Mistério de Caiatú (Tragatralha Cia. de Tea-tro), A Turma (Roma Produções Artísticas), O Juiz de Paz na Roça (Companhia Teatral Ronaumro-se), Muda por Amor (Cia D’Ver-gente de Teatro), Sobre Meninos, Mendigos e Poetas (Forfé Teatro), Desaparecidas (Companhia Efêmera de Teatro) e Maria, Sou Eu (Por Volta de Logo Depois).

As peças convidadas são Translúcido (Cia Talagadá - Tea-tro de Formas Animadas), de Ita-pira (SP) e Contos Proibidos de

An-tropofocus (AnAn-tropofocus), de Curitiba (PR). A Comissão de Sele-ção foi formada por Juliana Calli-garis e Carlos Benne. “Os festivais de teatro proporcionam um en-contro de profissionais que gera uma teia de trabalho artístico, fa-vorecem a ativação de debates so-bre o fazer artístico e oferecem es-paço para circulação de ideias, vi-das, aprendizado, evolução pesso-al, coletiva, artística e, portanto, cidadã. Foi pensando na experi-ência do público com o material teatral em vídeo, na experiência e percurso das companhias que a curadoria realizou seu traba-lho”, afirma Juliana Calligaris.

COMISSÕES – O 15º

Fen-tepira terá uma Comissão Debate-dora que, ao final dos espetáculos, realizará uma discussão reflexiva em torno da obra de arte apresen-tada, também em formato virtual. A Comissão é formada por Alexan-dre Matte, Fátima Cristina Monis e Thaís Dias. A Comissão Organi-zadora é formada por Jorge dos

Santos Ferreira da Silva Tur), Luiz Gustavo Maluf (Semac-Tur), Amanda Forti (Semac(Semac-Tur), Dayane Gabriele Bortoleto (Semac-Tur), Felipe de Menezes (Apite), Rosangela Pereira (Apite), Camila Amaral Tavares (Sesc), Mirella da Sena Cagliari (Sesi), Ricardo Mo-reira de Araújo (Senac), Fátima Cris-tina Monis (Sociedade Civil), Aneli-sa Ferraz (Movimento Liberdade Liberdade) e Edvaldo Oliveira (Movimento Liberdade Liberdade). Leonardo Moraes é o diretor de Produção. Adriana Batista e Willy Siviero são os Coordenado-res Gerais. “Este ano temos a mis-são de nos reinventarmos. Estamos trabalhando muito para entregar um festival totalmente adaptado ao ‘novo normal’, com qualidade, pro-fissionalismo e, claro, tecnologia. O mais belo deste desafio todo é po-der estreitar relações com os artis-tas locais, com nossos parceiros e, portanto, manter a tradição do nosso festival, que seguirá firme e forte”, diz Leonardo Moraes.

De 90 projetos habilitados para o inciso III da Lei n.º 14.017 – Aldir Blanc, 86 foram seleciona-dos por pareceristas técnicos con-tratados pela Prefeitura de Piraci-caba. Os proponentes inscreveram projetos em diversas áreas, bene-ficiadas pela lei que dispõe sobre ações emergenciais voltadas ao setor cultural. A seleção ocorreu no último sábado, 31/10 e foi pu-blicada no Diário Oficial do Mu-nicípio https://bit.ly/34Vf5vi

Dos selecionados, cinco pro-jetos foram classificados como su-plentes e poderão recorrer da de-cisão até o dia 06/11, encaminhan-do seus questionamentos por en-dereço eletrônico para os e-mails especificados em cada edital de participação. Os editais e prêmi-os classificaram 40 projetprêmi-os (Ar-tes Cênicas, Música, Ar(Ar-tes

Visu-ais, audiovisuais e Artes Integra-das); 06 (Festivais de Cultura e Arte); 10 (LGBTQI+, Cultura Negra, Mulheres e Hip Hop); 12 (Mostra Virtual de Cultura e Arte); 06 (Turismo Cultural e Economia Criativa, Literatura, Patrimônio e Memória); 01 (Prê-mio Aquisitivo) e 10 (Prê(Prê-mio de Reconhecimento Cultura Popular). Participaram como pareceris-tas técnicos: Adriana Celi Castelo Gomes, Alan Yzumizawa, Antonio Carlos de Moraes Sartini, Carmen Silvia Legaspe Zanatto, Cássio Ro-drigo de Oliveira Silva, Davidson Panis Kaseker, Giovanna Carnei-ro Galdi, Henry Durante, Lilian Vogel, Luana Gonçalves Vieira da Silva, Marcelo Briseno Mar-ques de Melo, Marcelo “Cavanha” Igor de Souza, Márcio Farias, Maria Elisabete Burque, Monica

Ogaya, Osni Ribeiro, Paula Valé-ria Andrade, Paulo Sérgio Jardim Branco, Raquel Cintra Fayad, Re-nata Santos e Sérgio Azevedo.

Cada projeto receberá valores que variam entre R$ 1.750,00 e R$ 25.000,00. Piracicaba recebeu o total de R$ 2,5 milhões em re-cursos para beneficiar com opor-tunidades de trabalho, fazedores de cultura que atuam em segmen-tos como: culturas populares, pa-trimônio material e imaterial, au-diovisual, culturas digitais, gestão cultural, memória cultural, artes cênicas, música, artes visuais, ar-tes urbanas, literatura, ações transversais da cultura, assisten-tes culturais, economia criativa, manifestações culturais, turismo cultural e outros, além de espaços que tiveram suas atividades inter-rompidas devido a pandemia.

LEI 14.017/2020 - A Lei

que dispõe sobre ações emergenci-ais voltadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, destinou o total de R$ 3 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios para trabalhadores do setor cultural. Com o Plano de Ação aprovado pelo Ministério do Turismo, Pi-racicaba tem o montante de R$ 1.888.000,00 para distribuir a fazedores de cultura que se ins-creveram e tiveram seus proje-tos habilitados e selecionados em um dos editais e prêmios divul-gados. Além disso, R$ 621.000,00 será disponibilizado para a ma-nutenção de espaços culturais que tiveram suas atividades sus-pensas durante o período pan-dêmico e que tiverem suas ins-crições habilitadas no inciso II.

LLLLL

EIEIEIEIEI

A

A

A

A

A

LDIRLDIRLDIRLDIRLDIR

B

B

B

B

B

LANCLANCLANCLANCLANC

Inciso III: 85 projetos são selecionados

Espetáculo Cordel do Mistério de Caiatú

(6)

A6 Quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Conserto fogão

a gás... Pedro

Tel. e zap (19)

9 9696 2179

ou (19)

9 9654 2692

CONSÓRCIO DE

IMÓVEL

CONTEMPLADO

CRÉDITO DE R$ 416

MIL PARA

COMPRAR,

CONSTRUIR,

QUITAR, OU

REFINANCIAR

R$ 54 MIL +

PARCELAS

-19 99931 2397

OTIMISMO

Dizem que um pequeno pensamento positivo pela manhã pode mudar todo o seu dia. Essa frase pode soar como mais uma mensagem de auto-ajuda para a maioria de nós. Porém, ela provou ser verdadeira para um homem britânico que ganhou na loteria devido a um pensa-mento positivo. Neil Trotter era dono de uma oficina mecânica em Londres, e um belo dia foi trabalhar com o seguinte pen-samento em sua cabeça: hoje ganharei na loteria! Colegas da oficina relatam, inclusive, que ele comentou: “A essas horas, amanhã, serei um multimilioná-rio”. E não é que sua profecia se cumpriu? Naquela mesma noi-te ele acertou o primeiro prê-mio da loteria europeia Euromi-lhões e ganhou R$ 407 miEuromi-lhões.

INSTINTOS

Todos nós já escutamos que temos que pensar positivamente e nos cercar de pessoas positivas. E sim, ao seguirmos o exemplo dele, coisas incríveis podem acontecer.

Tendemos a ignorar nossos instintos e aprendemos a não confiar em nossa intuição, pelo simples fato de que vivemos em um mundo onde a razão e a

ló-gica são vendidos como os pila-res ideais de uma boa decisão.

FAÇA SEU DESTINO

Ignorar os pressentimentos ou os instintos pode não só pre-judicar a nós mesmos, mas também a aqueles ao nosso re-dor – seja familiares, colegas de trabalho ou um conhecido.

Nossas vidas são molda-das por nossas percepções da realidade e pelos pensamentos que temos a cada dia. Com isso, agir em direção ao nos-sos sonhos e objetivos pode sim fazer toda a diferença em nossa busca pela felicidade.

MAHATMA GANDHI

Disse certa vez: "um homem não é senão o produto de seus pensamentos, o que ele pensa, ele se torna." Este foi o caso de Neil que permaneceu otimista e pen-sando em si mesmo como um “ganhador da loteria”. Quando viu o resultado do sorteio pela TV e se deu conta de que aque-les eram os números do seu bi-lhete Euromilhões, ele disse: "Eu consegui! Eu ganhei na lo-teria!”. Ao pensar positivo e pensar que o melhor vai acon-tecer, Neil tornou-se o produto de seus próprios pensamentos.

AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 59/2020

Comunicamos que está aberta a Licitação do Pregão Eletrônico nº 59/2020, Pro-cesso: 2306/2020, que tem por objeto a Aquisição de Kit Escolar. As propostas serão acolhidas com início no dia 05/11/2020 às 10:00 horas até às 08:00 horas do dia 17/11/2020. O início da sessão de disputa de preços ocorrerá às 09:00 horas do dia 17/112020. Deve ser observado o horário de Brasília. O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública por meio da Internet, por intermédio do Sistema BLL Compras - acessível em www.bll.org.com.br. O edital completo encontra-se à dis-posição no Departamento de Compras e Licitações, sito a Rua Valentim Amaral 748, no horário das 08h30 às 17h00. Fone: (19) 3481-9223 ou através do site: www.saopedro.sp.gov.br./consultas/licitações públicas ou www.bll.org.br. São Pedro, 03 de novembro de 2020. Hélio Donizete Zanatta-Prefeito Municipal

Esta publicação custou R$ 141,60 aos cofres públicos

AVISO DE LICITAÇÃO

Comunicamos que está aberta a Licitação relacionada abaixo:

Pregão Presencial 60/2020 - Processo: 2322/2020 - Objeto: Aquisição de

Equipamentos para Sistema de Monitoramento. Início da Sessão Pública:

18 / 11/ 2020, às 09h:00, na Secretaria Municipal de Turismo, sito a Rua

General Osório, n° 846, Centro, São Pedro/SP. O edital completo

encontra-se à disposição no Departamento de Compras e Licitações, sito a Rua

Va-lentim Amaral 748, no horário das 08h30 às 17h00. Fone: (19) 3481-9223 ou

através do site: www.saopedro.sp.gov.br./consultas/licitaçõespublicas São

Pedro, 03 de novembro de 2020. Hélio Donizete Zanatta- Prefeito Municipal

Esta publicação custou R$ 141,60 aos cofres públicos

PINTOR: Residencial e comercial,

orçamento sem compromisso. Pira-cicaba e Rio das Pedras. Tratar fone: 99310-4666 com Júnior.

---ATENÇÃO - Aqui pode estar seu

pão. Está a sua disposição gratui-tamente para trabalhos e vendas de produtos em geral, novos e usados de pessoas necessitadas, pequenos produtores, artistas, co-lecionadores, consertadores em geral etc. Apresente-se aos do-mingos, das 8h ás 12h, no Lar dos Velhinhos de Piracicaba, avenida Renato Wagner, 770.

---VENDO/ ALUGO Barracão 360 m²,

na R. Olavo Bilac, 836, Vila Lobos, S. Pedro. F. (19) 3483-1505.

---ALUGA-SE apartamento Praia

Gran-de, cel: 99101-8784.

---VENDE-SE imóvel em SÃO PEDRO,

com 2 casas, cada com 2 dorm, sala, coz, wc, gar. (19) 3372-9484 e (19) 99970-2630.

---VENDO CASA EM ANHUMAS PIRA-CICABA - com 5 cômodos mais

quar-to para passar roupa, lavanderia co-bertura mais quarto de ferramentas. Piscina infantil, terreno medindo 20 X 25 mts. Tratar fone: 99440-6695.

---MORADIA VITALÍCIA - No Lar dos

Velhinhos, duas vagas ótimas. Es-tuda permuta com imóveis. F: 98881-2797.

---MUROS PARA PUBLICIDADE - O

Lar dos Velhinhos de Piracicaba oferece por contribuição ou per-muta. Avenida: Renato Wagner 770. F: 996330202, com Viviane.

---BOMBA D’ AGUA PARA POÇO

Schneider manual ou com motor R$ 700,00. Tratar Rua Moraes Barros, 1205. Fone: 19 3422-5162.

---VENDE-SE carro Corolla 2005,

ga-solina, super econômico, manual, completo, impecável. Tratar pelo celular (19) 9.9705-5588. Valor: R$22.500,00.

---P

P

P

P

P

ARADAS

ARADAS

ARADAS

ARADAS

ARADAS

PRO

PRO

PRO

PRO

PRO

S

S

S

S

S

UCESSO

UCESSO

UCESSO

UCESSO

UCESSO

Campanha no 8º mês traz Dedo de Moça

Quem se sentir preparado para fazer o tratamento do tabagismo pode procurar uma UBS mais próxima e perguntar pelo Programa Antitabagismo

No oitavo mês da Paradas pro Sucesso, a campanha ainda ganha novos artistas e eles trazem men-sagens de otimismo. “Participar da Paradas pro sucesso tem sido pra nós do Dedo de Moça uma cam-panha em prol da arte. Além dos ganhos na saúde, quem para de fumar, tem a chance de ser mais afinado. A livre passagem do ar é condição para uma boa técnica respiratória que muito pode con-tribuir no ato de cantar”, destaca o grupo vocal Dedo de Moça.

No vídeo do grupo, elas dão o recado: “Algumas horas após pa-rar de fumar já fazem seu corpo recuperar os níveis de oxigênio no sangue. Sua pele começa a reagir e recebe estímulos para melhorar a nutrição. Os cabelos voltam a ficar brilhantes e mais fortes”.

Confira os danos que o cigar-ro pode causar à pele: códigos de barra - esse é o nome popular das linhas de expressão que se for-mam próximas à boca do fuman-te. As marcas são uma consequ-ência da repetição de movimen-tos dos músculos do rosto ao tra-gar; ressecamento - o tabagismo causa dano oxidativo ao organis-mo e liberação de radicais livres (moléculas produzidas pelo cor-po que reagem com outros com-ponentes e causam envelhecimen-to da pele. Eles são um dos res-ponsáveis por uma pele mais seca. A maior produção de radicais li-vres inibe a produção de coláge-no, proteína importante para hi-dratar e dar elasticidade à pele.

O tabagismo também provo-ca diminuição do diâmetro dos

vasos sanguíneos, a chamada va-soconstrição. O transporte de substâncias importantes para a pele, portanto, torna-se mais di-fícil. Outros danos: cicatrização complicada - a diminuição da ca-pacidade de regeneração da pele é outra consequência da vaso-constrição e do aumento de ra-dicais livres provocados pelo ci-garro. Assim como substâncias hidratantes não “encontram” o caminho em meio a vasos finos, o mesmo ocorre com elementos que auxiliam na recuperação da pele; manchas - talvez a mani-festação mais evidente dos efei-tos do cigarro sobre a pele, as manchas amareladas que apare-cem principalmente na ponta dos dedos, são resultado da impreg-nação da nicotina no local. O

ca-lor do cigarro potencializa este processo; celulite - bem mais co-mum entre as mulheres, a celuli-te é um depósito de gordura sob a pele. Suas causas são as mais variadas e incluem fatores here-ditários, mas o cigarro aumenta a possibilidade de ela aparecer.

Quem se sentir preparado para fazer o tratamento do ta-bagismo pode procurar uma UBS (Unidade Básica de Saú-de) mais próxima e perguntar pelo Programa Antitabagismo, fornecido pelo SUS (Sistema Úni-co de Saúde). A doutora Juliana Previtalli também atende em seu consultório pacientes particu-lares e convênios. Cardioclin: rua Visconde do Rio Branco, 1.804, Bairro Alto. Agendamen-tos, pelo WhatsApp: 97123-1361.

Grupo vocal Dedo de Moça está na Paradas pro Sucesso

Referências

Documentos relacionados

Atualmente, há, no Brasil, vários movimentos sociais bem organizados e que contam com muitos participantes, dentre eles, o Movimento negro, o Movimento ambientalista, o

Os adeptos da Body Modification, ao assumirem o controle sobre seus corpos, valorizando sua materialidade e plasticidade como elementos fundamentais para a

Уколико понуђач подноси понуду са подизвођачем, понуђач је дужан да достави Изјаву подизвођача (Образац изјаве подизвођача, дат је у поглављу

a) ao candidato deficiente visual (cego): serão oferecidas provas no sistema braile, desde que solicitadas dentro do período de inscrições. Suas respostas deverão ser

UM RITUAL FACIAL ESPECÍFICO PARA A PELE MASCULINA, COM A MAIS AVANÇADA FÓRMULA DA PATENTE MUNDIAL KARIN HERZOG - A TERAPIA DE OXIGÉNIO E VITAMINA A.. PELE REGENERADA, HOMOGÉNEA

esfregando-a no meu rosto, quando pôs a língua maconhada para fora e lambeu a minha orelha [assustada, eu não sabia que ela escrevia poesia. Ninguém me disse que ela

[r]

1º Transferir ex-offício, para a Reserva Remunerada o 2º Tenente PM JOÃO BATISTA FERNANDES BRANDÃO, RG nº 80.230 – SSP/ RR, CPF/MF 154.054.193-20, SIAPE nº 0714825,