• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PR EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PR EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC/PR EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 12/2015

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DE TI EM DATA CENTER EXTERNO (CLOUD COMPUTING) PARA HOSPEDAGEM DE SISTEMAS E CONECTIVIDADE À INTERNET.

Referente aos questionamentos recebidos, com o respaldo da área técnica, tem-se a informar e esclarecer o que segue:

QUESTIONAMENTO 1:

“Prezados, Boa Tarde. INETWEB INFORMATICA E ASSESSORIA LTDA, CNPJ: 03.241.757/0001-65 através de seu representante legal CLEBER SAAD SOUZA DIAS, CPF 273.359.898-84 vem através desta enviar os seguintes questionamentos: 1. No Anexo I – Termo de Referência fala-se sobre a possibilidade de diminuição de espaço em disco automaticamente através da ferramenta de Virtualização e seu Painel. Tecnicamente é sabido que a remoção de espaço em disco que faça parte de uma partição existente pode ocasionar a indisponibilidade de um servidor, seja Windows ou Linux. Gostaria de sugerir a inclusão de uma ressalva no Edital quanto a ciência desta limitação tecnológica e de segurança por parte do SENAC. 2. Qual o valor previsto para este certame? 3. No Anexo I – Item 3.2.9 informa sobre a forma de cobrança. Qual a periodicidade mínima para cobrança em caso de utilização de recursos a adicionais (hora ou dia)? Obrigado,”

RESPOSTA: Questionamento 01: Manteremos a solicitação com relação a necessidade de diminuição de espaço em disco sob demanda, assim, qualquer indisponibilidade de serviços durante o procedimento e/ou necessidade de configuração de servidor será tratada pela equipe técnica do SENAC/PR. Questionamento 02: Informamos que o processo licitatório, incluindo todos os documentos que o compõem o mesmo, estão disponíveis para consulta no SENAC/PR das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00, no seguinte endereço: Rua André de Barros, nº 750, 3º andar, CEP 80010-080, Curitiba-PR. Questionamento 03: A periodicidade mínima de utilização de recursos adicionais é de 1 hora.

QUESTIONAMENTO 2:

“QUESTIONAMENTOS 1) Item 3.8.1 Entendemos que se seguirmos as melhores práticas e padrões internacionais de Internet e Data Center, quanto as certificações ISO9001, ISO27001 e SOC2, estamos aderentes ao certame. Está correto nosso entendimento? 2) Item 2.8.4 Entendemos que a estrutura de cloud service compartilhada necessária para atender os requisitos de consumo, utilização e segurança devem atender as melhores práticas de segurança física e lógica do mercado, está correto nosso entendimento? 3) Item 4.1.1 – Entendemos que se seguirmos as melhores práticas PCI-Nível I estamos atendendo o edital, correto? 4) Item 4.1.1 – Entendemos que se seguirmos as melhores práticas da ISO27001 estamos atendendo o edital, correto? 5) Item 4.1.1 – Entendemos que se seguirmos as melhores práticas da SOC 2 estamos atendendo o edital, correto? 6) Item 4.1.1 – Entendemos

(2)

que se seguirmos as melhores práticas da ISO9001 estamos atendendo o edital, correto? 7) Item 4.1.3 Entendemos que a EMBRATEL é um dos maiores AS (Autonomous Systems) do Brasil, ainda assim necessitamos apresentar está documentação? 8) Item 3.8.4 Entendemos que a interligação por redes redundantes com velocidade mínima de 100 Gbps entre os Data Center principal e secundário e uma sugestão e não uma obrigatoriedade, está correto nosso entendimento?”

RESPOSTA: Questionamento 01: Não está correto o entendimento. É necessária a apresentação das certificações PCI Nivel 1, ISO9001, ISO27001 e SOC2 para comprovar que a empresa realmente adota as melhores práticas e padrões internacionais de Internet e Data Center. A equipe técnica do SENAC/PR não tem como avaliar a aderência das empresas sem a apresentação desses documentos. Questionamento 02: Não está correto o entendimento. A empresa deve atender às características técnicas e de segurança (item 3.8.4), assim como atender aos padrões internacionais de Internet Data Center, conforme certificações ISO 9001, ISO 27001 e SOC 2. Questionamento 03: Não está correto o entendimento. É necessária a apresentação da certificação PCI Nivel 1 para comprovar que a empresa realmente adota as melhores práticas e requisitos da certificação em questão. A equipe técnica do SENAC/PR não tem como avaliar a aderência das empresas sem a apresentação desse documento. Questionamento 04: Não está correto o entendimento. É necessária a apresentação da certificação ISO 27001 para comprovar que a empresa realmente adota as melhores práticas e requisitos da certificação em questão. A equipe técnica do SENAC/PR não tem como avaliar a aderência das empresas sem a apresentação desse documento. Questionamento 05: Não está correto o entendimento. É necessária a apresentação da certificação SOC2 para comprovar que a empresa realmente adota as melhores práticas e requisitos da certificação em questão. A equipe técnica do SENAC/PR não tem como avaliar a aderência das empresas sem a apresentação desse documento. Questionamento 06: Não está correto o entendimento. É necessária a apresentação da certificação ISO 9001 para comprovar que a empresa realmente adota as melhores práticas e requisitos da certificação em questão. A equipe técnica do SENAC/PR não tem como avaliar a aderência das empresas sem a apresentação desse documento. Questionamento 07: Sim. Todas as licitantes estão sujeitas às mesmas regras do Edital. Questionamento 08: Não está correto o entendimento. É um requisito mínimo obrigatório, conforme especificado no Edital.

QUESTIONAMENTO 3:

“Referente ao processo licitatório PE 12/2015, o item 9.5.1.1 reza que “o(s) Atestado(s) deverá(ão) ser expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado para a(s) qual(is) a licitante tenha fornecido objeto pertinente e compatível com as características, quantidades e especificações descritas no ANEXO I deste EDITAL (...)”. Uma vez que o edital permite que a licitante representante comercialmente um Data Center, entendemos que

(3)

serão aceitos atestados de capacidade técnica emitidos em nome do DATA CENTER e não da LICITANTE. Está correto o nosso entendimento?”

RESPOSTA: Não está correto o entendimento. O Atestado de Capacidade Técnica deverá ser emitido em nome da licitante, ainda que esta atue como representante comercial do Data Center.

QUESTIONAMENTO 4:

“Prezados, boa tarde. A Brasil Telecom Comunicação Multimídia Ltda., vem através deste, solicitar esclarecimentos referente ao edital em supra citado. 1- O edital exige: “ Item 3.8.1 O ambiente ofertado pela empresa contratada deverá atender aos padrões internacionais de Internet Data Center, conforme certificações ISO 9001, ISO 27001 e SOC 2”. “Item 4.1.1 Comprovação de que o Data Center por meio do qual a empresa contratada irá fornecer os serviços de cloud computing possui as certificações PCI Nível 1, ISO 9001, ISO 27001 e SOC 2. Caso o documento seja obtido online, este deve estar em website com criptografia "HTTPS". OBS – A certificação PCI Nível 1 visa garantir a segurança e integridade para armazenar, processar e transmitir informações de cartão de crédito na nuvem, conforme necessidade do SENAC/PR nas vendas de matrículas on-line”. Questionamos: Podemos afirmar que seguimos as melhores práticas e padrões internacionais de Data Center, contempladas nas certificações ISO9001, ISO27001, PCI Nível 1 e SOC2. Entendemos que a apresentação da documentação nomeada ISAE 3402 SOC 1 Tipo 1 poderia ser utilizada em substituição ao descrito nos itens 3.8.1 e 4.1.1. Está correto nosso entendimento? 2- A documentação ISAE 3402 SOC 1 Tipo 1 foi emitida em nome Holding e que é utilizada pelas empresas do Grupo. Entendemos que a empresa participante deste certame estando contida na Holding pode utilizar este documento comprobatório. Está correto nosso entendimento? 3- O Item 6 e os seus subitens, descrevem o formato da disputa de preço. Entendemos: O licitante vencedor deverá apresentar sua proposta readequada ao lance final. Considerando que a possibilidade de conceder descontos é diferente para cada um dos itens, poderá ser considerada esta diferença na composição final da proposta. É correto esse entendimento? 4- O Edital exige: “Item 9.4.1 do Edital – Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, ou balanço de abertura no caso de empresa recém-constituída, devidamente assinados por Contador ou Técnico em Contabilidade legalmente habilitado e pelo representante legal da empresa, acompanhados dos Termos de Abertura e Encerramento do Livro Diário, quando exigíveis em lei, também devidamente assinados pelo Contador ou Técnico em Contabilidade e pelo representante legal da empresa”. Questionamos: Quanto aos termos de abertura e encerramento, entendemos que as empresas que utilizam o Sped poderão apresentar o Recibo de Entrega de Escrituração Contábil Digital. Está correto nosso entendimento. Atenciosamente,”

RESPOSTA: Questionamento 01: Não está correto o entendimento. A empresa deve atender as características técnicas e de segurança (item 3.8.4 do Anexo I), bem como atender aos padrões internacionais de Internet Data Center apresentando as certificações PCI Nivel 1, ISO 9001, ISO 27001 e SOC 2. A equipe técnica do SENAC/PR não tem como avaliar diferentes certificações e suas possíveis correlações com as solicitadas pelo Edital. Questionamento 02: Não está correto o entendimento. A certificação ISAE 3402 SOC 1 não

(4)

substitui as certificações que estão sendo solicitadas pelo Edital, e portanto, não será levada em consideração para fins de comprovação da qualificação técnica da licitante. Questionamento 03: Sim, é correto o entendimento. Questionamento 04: Não está correto o entendimento. É necessário apresentar o Termo de Abertura e Termo de Encerramento acompanhado do Recibo de Entrega de Livro Digital, ainda que a empresa utilize o Sped.

QUESTIONAMENTO 5:

“Prezados, boa tarde. A Brasil Telecom Comunicação Multimídia Ltda., vem através deste, solicitar esclarecimentos referente ao edital em supra citado. 1- No contrato, conforme cláusula abaixo impõe: “11.1.3 Multa de 2% (dois por cento), calculada sobre o valor total do CONTRATO (Cláusula Segunda, item 2.4 acima), por qualquer outro incidente que configure o descumprimento das obrigações contratadas, com exceção daquele especificado no subitem 11.1.2 acima”. Questionamos: O item em tela impõe multa à Contratada, tanto em caso de inexecução total como parcial, na proporção de 2% em ambas as hipóteses com base no valor total do contrato (exemplo de penalidade excessiva), sendo que nos casos em que a Contratada venha a descumprir parcialmente suas obrigações, a aplicação destas penalidades deveria ser proporcional aos seus descumprimentos. Nesse sentido, esta Licitante requer a V. Sª. seja(m) ajustado(s) o(s) item(ns) em comento para que o percentual da penalidade de multa em caso de inadimplemento parcial, incida sobre o valor da mensalidade ou da parcela, ou, valor do serviço em atraso e não sobre o valor total da contratação. Nosso pedido será atendido? 2- Não há previsão de garantia por atraso no pagamento no referido edital. Questionamos: Não localizamos previsão de penalidade à contratante em caso de atraso no pagamento das faturas sem culpa da contratada. Desta forma, esta Licitante solicita a V. Sª. que o Edital e a minuta do contrato sejam alterados para incluir a previsão de: a) Multa moratória de 2 % (dois por cento); b) Juros de 1% ao mês; e c) atualização monetária, calculada pelo IGP-DI. Nosso pedido será atendido?”

RESPOSTA: Questionamento 01: Serão mantidas as condições estabelecidas em Edital e no respectivo Contrato. Questionamento 02: Serão mantidas as condições estabelecidas em Edital e no respectivo Contrato.

QUESTIONAMENTO 6:

“Boa tarde Prezados, Segue abaixo questionamentos referente ao ANEXO I do Termo de Referência – Edital: 1 – No item 3.2.3 Fornecimento de até 450 GB de espaço em disco para cada servidor virtual, precisamos que nos informe qual o tipo de disco (SAS ou NL-SAS) e tipo de RAID para atendimento desta volumetria. 2 – No item 3.2.4 Fornecimento de até 1 TB de espaço para Backup dos servidores virtuais, necessitamos que seja detalhado a política de backup (Full Diário ou Full Semana com retenção de 15 dias, ou Incremental diário, full semanal, full mensal e o prazo de retenção do mesmo). 3 – No item 3.3.3 200 Gb de armazenamento por servidor virtual, necessitamos das mesmas informações solicitadas na questão1. 4 – No item 3.3.4 Fornecimento de Serviço de Backup inicial de 500 Gb, necessitamos das mesmas informações solicitadas na questão2. 5 – No item 3.4.1 Modulo Processamento (1vCPU), nosso serviço está modulado para atender em blocos de 2 vCPUs para cada incremento, isso será impeditivo para prestação do serviço? 6 – No item 3.4.2

(5)

Modulo Memória (1GB RAM), formulamos a mesma pergunta acima, mas voltas a blocos de 2 vRAM. 7 – No item 3.6.2 Características de gestão de portal, referente a: Criação de VLAN; Destruição de VLAN e Alteração do nome da VLAN, nossa plataforma neste momento não possui estas funcionalidades. Isto será um impeditivo para prestação do serviço? 8 – No item 3.7.3 A Disponibilidade Mensal de cada Data Center Virtual será calculada de acordo com a seguinte fórmula. Temos nossas regras e fórmula especifica para cálculo de disponibilidade e ressarcimento, isso será impeditivo para prestação do serviço?

9 – No item f) Outras Características | Os dois Data Centers da empresa contratada deverão estar interligados por redes redundantes com velocidade mínima de 100 Gbps. Temos hoje interligação de 40Gbps entre nossos Data Centers. Isso será impeditivo para prestação do serviço? 10 – No item 4.1.1 Comprovação de que o Data Center por meio do qual a empresa contratada irá fornecer os serviços de cloud computing possui as certificações PCI Nível 1, ISO 9001, ISO 27001 e SOC 2. Caso o documento seja obtido online, este deve estar em website com criptografia "HTTPS". OBS – A certificação PCI Nível 1 visa garantir a segurança e integridade para armazenar, processar e transmitir informações de cartão de crédito na nuvem, conforme necessidade do SENAC/PR nas vendas de matrículas on-line. Não temos a certificação PCI Nivel 1 para o ambiente global de CLOUD, mas a mesma pode ser solicitado pelo SENAC e garantiremos às adequações de operação e ambiente para sucesso da mesma. Podemos seguir assim, ou isto será um impeditivo? 11 – No item 8. FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO / 8.1 O valor a ser pago pelos serviços prestados será apurado mensalmente, de acordo com a disponibilidade dos serviços no mês de referência, demonstrada em relatório a ser elaborado e apresentado pela empresa contratada ao SENAC/PR, nos termos do subitem 3.7 deste ANEXO I, como condição para liberação do pagamento. Nosso sistema terá apuração no mês seguinte do pagamento, revertendo em desconto na fatura seguinte os eventuais desvios. Podemos seguir assim ou será impeditivo? Sem mais,”

RESPOSTA: Questionamento 01: O tipo de disco ou tecnologia para a entrega do espaço em disco para cada servidor virtual fica a cargo de cada fornecedor de Data Center. Questionamento 02: Estamos tratando no Edital o espaço para backup como sendo um volume NAS (ou qualquer outra tecnologia disponível) que o fornecedor possa entregar para os servidores virtuais armazenarem dados. A metodologia e política de retenção de backup será implementada pela equipe técnica do SENAC/PR. Questionamento 03: Vide resposta ao questionamento 01. Questionamento 04: Vide resposta ao questionamento 02. Questionamento 05: Não será impeditivo. A empresa licitante poderá fornecer blocos de 2 vCPU quando o SENAC/PR necessitar upgrade de processamento. Porém para efeito de cobrança será considerado apenas 1 vCPU. Questionamento 06: Não será impeditivo. A empresa licitante poderá fornecer blocos de 2 vRAM quando o SENAC/PR necessitar upgrade de memória. Porém para efeito de cobrança será considerado apenas 1 vRAM. Questionamento 07: Será impeditivo. O SENAC/PR usará VLANs (e ACLs ou firewalls entre VLANs) para isolar diversas aplicações e garantir segurança do ambiente hospedado no Data Center. Questionamento 08: Será impeditivo. A fórmula para cálculo de

(6)

disponibilidade deve ser a informada no Edital. Questionamento 09: Será impeditivo. Deve ser mantida a velocidade mínima conforme solicitado no Edital. Questionamento 10: Será impeditivo. A certificação PCI nível I deve ser apresentada pelo fornecedor do Data Center. Questionamento 11: Não será impeditivo.

Curitiba-PR, 05 de outubro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

h) cumprir com exatidão todos os termos e condições fixados pelo Termo de Referência – Anexo I ao Edital de Pregão Eletrônico nº 018/2021.. i) designar 01

O efeito “bioestimulador” da aplicação da laser de baixa potência foi preconizado por Mester et al., na década de 60, desde então a laserterapia tem sido considerada

Fica expressamente determinado que, em caso de desistência da entrega do objeto, nenhuma remuneração será cabível, a não ser o ressarcimento de despesas

A presente licitação tem como objeto a contratação de empresa especializada em lavagem de veículo automotivo, para limpeza e higienização dos automóveis pertencentes ao

- Na hipótese do inadimplemento do subitem anterior, a contratada será notificada, no prazo definido pelo Município de Miracema, para regularizar a situação, sob pena de rescisão da

Combinaram encontrar-se às 21h

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

Contratação de empresa especializada na prestação de SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) para as ligações na modalidade Longa Distância Nacional (LDN),