• Nenhum resultado encontrado

INSTR UCCIONES DE EMP LEO Y DE MONTAJ E ISTRUZIONI PER L USO E PER IL MONTAGGIO INSTRUÇÕES DE USO E DE MONTAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTR UCCIONES DE EMP LEO Y DE MONTAJ E ISTRUZIONI PER L USO E PER IL MONTAGGIO INSTRUÇÕES DE USO E DE MONTAGEM"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

I

ISTRUZIONI PER L’USO E PER IL MONTAGGIO

P

INSTRUÇÕES DE

USO E DE MONTAGEM

KD7580.0GE

KD9970.0GE

KD9960.0GE

KD9580.0GE

INSTR UCCIONES DE

(2)

37

ÍNDICE

Aspectos gerais

Índice

Os dados do seu aparelho

Indicações de segurança

Instalação

Indicações de montagem Ligação eléctrica

Restantes conselhos e indicações de montagem Desenho cotado

Instruções de montagem

Utilização

Ligar / Desligar o aparelho Regulação da potência

Sistema automático de funcionamento posterior Ligar / Desligar a iluminação

Função de regulação da intensidade Indicador de saturação do filtro Controlo remoto

Manutenção, limpeza e conservação

Caixa Filtro de gordura Filtro de carvão 37 38 39 41 41 42 43 46 49 49 49 49 49 50 50 51 52 53

(3)

38

Por favor observe o seguinte:

Para que a nossa Assistência Técnica possa preparar cuidadosamente as reparações e fornecer as peças de reposição necessárias, precisamos das seguintes informações quando realizar o seu pedido à Assistência Técnica:

37. O seu endereço exacto

38. O seu número de telefone e eventualmente de fax

39. Quando é que a Assistência Técnica lhe pode fazer uma visita? 40. A designação exacta do aparelho:

N.º de modelo e fabrico (consulte a placa de identificação e/ou o talão de compra)

Denominação do modelo: ... Número EAN: ...

N.º de fabrico: ...

41. A data de compra

42. A descrição exacta do problema ou do que deseja da Assistência Tenha adicionalmente à disposição o seu talão de compra.

Assim ajuda-nos a evitar gastar desnecessariamente tempo e dinheiro e também a trabalhar para si com mais eficiência.

(4)

39

Indicações de segurança

Este aparelho corresponde às normativas de segurança vigentes. Uma utilização incorrecta pode provocar danos pessoais e materiais.

Por favor leia atentamente este manual antes da utilização e da montagem. O manual contém indicações e recomendações importantes sobre a montagem, a segurança e a manutenção.

Indicações sobre requisitos construtivos

Para a utilização de um exaustor no modo de extracção é preciso observar as indicações seguintes:

- Em cozinhas/divisões sem fogo aberto, a alimentação de ar para a divisão deve estar concebida pelo menos de modo a que não seja alcançada uma depressão e o exaustor possa funcionar bem.

- Importante! Em cozinhas/divisões com fogo aberto, como p. ex. fogões de azulejos, fogões a carvão, lareiras, etc. tem que estar sempre assegurada uma alimentação suficiente de ar fresco. Ideal para o efeito é uma caixa de alvenaria de entrada e saída de ar ou uma protecção com um interruptor electrónico que só permite a ligação do exaustor se houver uma janela entreaberta.

Antes do planeamento, informe-se junto do técnico responsável especializado em chaminés. Antes da colocação em funcionamento é preciso que este faça uma inspecção do exaustor e da conduta de entrada e saída de ar.

- O exaustor não pode sob hipótese alguma ser conectado a uma chaminé de descarga de fumo ou gás de escape de outros aparelhos (termoacumulador, caldeira, forno, etc.) que se encontre em funcionamento. Também não é permitido usar um canal que sirva para a ventilação ou evacuação de ar de divisões ou pontos de fogo.

- Para a conexão a chaminés de descarga de fumo ou gás de escape que não se encontrem em funcionamento é preciso solicitar a autorização do técnico responsável especializado em chaminés.

(5)

40

Indicações de segurança sobre montagem e utilização

- Durante o funcionamento do exaustor, os filtros de gordura metálicos têm que estar sempre inseridos. Caso contrário, pode ser acumulada gordura no exaustor e no sistema de saída de ar.

- No caso dos fogões a gás é preciso ter o cuidado de não usar as zonas de cozinhar sem louça. As chamas de gás abertas podem danificar partes do exaustor devido ao calor que sobe.

- Não é permitido fazer flambés por baixo do exaustor devido ao perigo de incêndio. A chama que sobe pode inflamar a gordura acumulada no filtro. - Devido ao perigo de incêndio, só é permitido fritar ou trabalhar com óleos e

gorduras por baixo do exaustor se for possível uma vigilância permanente. - Não são permitidos outros trabalhos com chama aberta, uma vez que

poderiam provocar um incêndio e danificar os filtros de gordura metálicos ou outras peças. Excepção a esta regra é a utilização correcta de um fogão a gás.

Indicações de segurança sobre manutenção, limpeza e conservação

- Tire a ficha de rede ou desligue o fusível correspondente na caixa de fusíveis da casa para realizar todos os trabalhos de manutenção e limpeza.

- O exaustor não pode ser limpo com um aparelho de limpeza a vapor.

- A inobservância das indicações de manutenção e limpeza constitui perigo de incêndio devido a acumulações de gordura.

(6)

41

MONTAGEM

Para a montagem do exaustor, em função do modelo deve ser respeitada uma altura mínima de 40-65 cm, no caso de zonas de cozinhar eléctricas, e uma altura mínima de 55-70 cm, no caso de zonas de cozinhar a gás, desde a placa de cozinhar até à borda inferior do exaustor (Fig. 1).

Fig. 1

Zona de cozinhar eléctrica 40-65 Zona de cozinhar a gás 55 - 75

Indicações de montagem

Funcionamento com extracção ou recirculação

No funcionamento com extracção, o ar aspirado é limpo pelo filtro de gordura e transportado para fora através de um canal de extracção.

No funcionamento com recirculação, o ar aspirado é limpo pelo filtro de gordura e adicionalmente por um filtro de carvão (acessório especial). Assim o ar é devolvido limpo à cozinha.

O exaustor é fornecido de fábrica para o funcionamento com extracção. Encomende-nos os acessórios especiais necessários para o funcionamento com recirculação (ver também capítulo «Manutenção, limpeza e conservação»).

Ligação eléctrica

Antes de efectuar a ligação eléctrica, verifique se a tensão indicada na placa de identificação está de acordo com a tensão de rede local existente. A placa de identificação encontra-se no interior do exaustor. Depois de retirar o filtro de gordura ao lado do motor vê a placa.

O exaustor é fornecido de fábrica com cabo de ligação e ficha. Pode ser conectado a qualquer tomada de contacto de segurança de 230 volts de corrente alternada e 50 Hz que esteja instalada conforme os regulamentos e protegida por fusível.

Por motivos estéticos, a tomada está instalada atrás do canal para não estar visível. Em virtude de a tomada deixar de estar acessível após a montagem do canal, para os trabalhos de manutenção é preciso que o circuito de corrente ao qual o exaustor está conectado possa ser desconectado.

(7)

42

Outras indicações importantes

A fim de atingir um desempenho de ventilação ideal e um baixo ruído de funcionamento, o sistema de extracção com a caixa de alvenaria incluída tem que ter pelo menos 150 mm de diâmetro.

Para a instalação da conduta de extracção deve observar o seguinte: - Seleccionar trajectos de extracção curtos e rectos

- Seleccionar o mínimo possível de tubos curvos - Usar só tubos lisos

- Caixas e condutas de extracção com diâmetro de 100 ou 120 mm não são adequadas.

- Não usar tubos flexíveis sintéticos de extracção, uma vez que estes podem intensificar desagradavelmente os ruídos de movimento do ar.

- Ao fazer furos para buchas é preciso ter o cuidado de não danificar tubos e fios na parede (corrente eléctrica, gás, água)!

Este exaustor está concebido para a montagem na parede. Por favor observe os desenhos e as instruções incluídas. Por princípio recomendamos que use as luvas fornecidas para a montagem, a fim de evitar impressões digitais no aço-inox.

(8)

43

Desenho cotado KD9580.0GE / KD7580.0GE

(9)

44

Desenho cotado KD9970.0GE

(10)

45

Desenho cotado KD9960.0GE

(11)

MONTAGEM NA PAREDE

Pegue no dispositivo de fixação na parede ilustrado na Fig. 2 e coloque-o na parede de modo a atingir a altura desejada para a fixação do exaustor. Tenha em consideração que, no caso de zonas de cozinhar eléctricas, é preciso observar uma altura mínima de 40-65 cm e, no caso de zonas de cozinhar a gás, é preciso observar uma altura mínima de 55-70 cm desde a placa de cozinhar até à borda inferior do exaustor. As medidas exactas para a fixação na parede podem ser consultadas na Fig. 2.1.

Fig. 2 Fig. 2.1

A seguir, monte as duas guias de montagem ilustradas na Fig. 3 sobre os furos previstos para o efeito na parte superior do corpo do exaustor / do bloco do motor do exaustor, à direita e à esquerda ao lado da saída de ar do motor do ventilador, e pendure por fim o exaustor nas duas talas da fixação na parede.

Fig. 3 Fig. 3.1

Na Fig. 4 vê resumidos os dois passos da montagem na parede. Fig. 4

(12)

47

Para alinhar o exaustor, o sistema de montagem de vários eixos deste exaustor oferece várias possibilidades.

Para alinhar para a direita ou para a esquerda, com o afrouxamento dos parafusos pode (caso seja preciso alinhar mais do que 0,5 cm) fixar e aparafusar fixamente o dispositivo de fixação na parede na posição ideal para a direita ou a esquerda (Fig. 4.1). Se o deslocamento necessário for mínimo, também pode pendurar o exaustor no dispositivo de fixação na parede e, a seguir, alinhar e fixar.

Fig. 4.1

Para alinhar à altura o exaustor já pendurado é preciso aparafusar ou desaparafusar uniformemente os dois parafusos que têm que ser colocados nos furos da tala superior das guias de montagem.

Fig. 4.2

Se o exaustor não tiver sido montado na horizontal é preciso aparafusar e desaparafusar independentemente os dois parafusos até ter sido alcançada a posição ideal / horizontal do exaustor.

Se o exaustor não tiver sido montado paralelamente à parede, ao afrouxar os dois parafusos de fixação e puxar para a frente e para trás as guias de montagem pode ser corrigida/alterada a distância ou o alinhamento do exaustor em relação à parede (Fig. 4.3).

(13)

48

Use a placa de montagem prevista para a montagem do canal (Fig. 5) e coloque-a e fixe-a à altura desejada, normalmente directamente abaixo do tecto (Fig. 5). A seguir precisa de realizar a ligação de extracção e montar as chaminés de acordo com a Fig. 5 e a Fig. 5.1.

Para o funcionamento com recirculação observe primeiro as indicações segundo a Fig. 5.2 antes de montar as chaminés, neste caso também de acordo com a Fig. 5 e a Fig. 5.1.

Nota:

Funcionamento com extracção: parte telescópica do canal com aberturas de

ar para recirculação para baixo

Funcionamento com recirculação: parte telescópica do canal com aberturas de

ar para recirculação para cima

Puxe o canal telescópico (B) para cima e fixe com os parafusos na placa de montagem (C). (Não use uma aparafusadora sem fio!)

(14)

49

UTILIZAÇÃO

Este exaustor é comandado com um comando de sensores sensível ao toque que está na frente. O comando reage quando se toca levemente no respectivo símbolo.

Através do comando de sensores pode comandar os níveis de potência, a iluminação, incluindo os níveis de luminosidade, bem como a função de funcionamento posterior. Uma indicação digital informa-o sobre o respectivo nível seleccionado, bem como sobre o sistema automático de funcionamento posterior e a saturação do filtro.

Ligar / Desligar o exaustor

Ao tocar neste símbolo é ligado ou desligado o exaustor. Depois de ligar, o ventilador trabalha no nível de potência «2».

Regulação da potência

A regulação da potência é realizada com o exaustor ligado por intermédio do accionamento dos símbolos «+» (para aumentar) e «-» (para diminuir). Ao tocar várias vezes é aumentado ou diminuído o nível de potência de 1 a 4.

Sistema automático de funcionamento posterior

Este exaustor tem um sistema automático de funcionamento posterior que desliga automaticamente o motor do aparelho após 15 minutos. Para eliminar o vapor residual e os odores restantes depois de cozinhar, deve ser sempre activado o sistema automático de funcionamento posterior logo que o processo de cozinhar esteja concluído. Ao tocar no símbolo do temporizador é activado o sistema posterior de funcionamento posterior. O nível de potência ajustado visualizado na indicação começa a piscar. O sistema automático de funcionamento posterior é desactivado ao tocar no símbolo do temporizador ou ao desligar o exaustor.

Ligar / Desligar a iluminação

A iluminação é ligada ou desligada ao tocar neste símbolo (módulos LED ligados / desligados).

Função de regulação da intensidade

Logo que o símbolo seja tocado continuamente durante aprox. 5 segundos, no visor aparece uma barra horizontal. Ao accionar novamente este símbolo aparece no visor o nível de luminosidade. O nível de luminosidade ajustado previamente na fábrica é «9». Ao accionar as teclas «+» e «-» pode a seguir ajustar o nível de luminosidade desejado. Volte a carregar no símbolo «Luz» para memorizar.

(15)

50

Apagar a indicação de mudança de filtro «C»

Se na indicação LED aparecer a letra «C», isso significa que o filtro de carvão tem que ser mudado. (Ver também o capítulo «Manutenção, limpeza e conservação»)

Para repor a indicação, mantenha pressionada a tecla de ligar/desligar durante aprox. 5 segundos. A função é reposta e a letra «C» na indicação é apagada.

Controlo remoto por infravermelhos

Incluído no volume de fornecimento está também um controlo remoto por infravermelhos (Fig. 6), com o qual pode accionar e controlar todas as funções do exaustor também a vários metros de distância. Dirija para isso o controlo remoto para o exaustor e carregue na função desejada no controlo remoto. Fig. 6

Ligar e desligar

Aumentar / Diminuir o nível de potência e o nível de

intensidade

Activar o sistema automático de funcionamento posterior Ajustar a função de regulação da intensidade e ligar e

desligar a iluminação

Timer

Dimmer

(16)

51

Manutenção, limpeza e conservação

A manutenção do exaustor deve ser realizada regularmente para garantir a eficiência do aparelho durante muito tempo. Se o filtro de gordura metálico estiver saturado com gordura e sujidade, a função do aparelho é fortemente prejudicada. O filtro de carvão (só no funcionamento com recirculação) não pode ser lavado nem regenerado, tendo por isso que ser substituído regularmente. Os filtros de carvão de reposição podem ser encomendados no seu comerciante especializado ou no nosso serviço de peças de reposição.

Importante! Tire a ficha de rede ou desligue o fusível correspondente na caixa de fusíveis da casa para realizar todos os trabalhos de manutenção e limpeza. O exaustor não pode ser limpo com um aparelho de limpeza a vapor.

Caixa

Limpe todas as superfícies e todos os elementos de comando só com um pano esponja, detergente e água, uma vez que estes são muito sensíveis a riscos e cortes.

Depois de retirar os filtros de gordura metálicos, limpe também as superfícies de metal acessíveis no interior do exaustor. Tenha o cuidado especial de trabalhar/limpar com pouco líquido, principalmente no interior do exaustor. Não use produtos de limpeza com ácidos ou solventes nem produtos de limpeza abrasivos, tais como pó abrasivo ou creme de limpeza abrasivo.

No modelo KD9970.0GE também pode retirar e limpar as duas partes interiores das portas. Use um pano de limpeza macio para a limpeza. Estas portas não são adequadas para a limpeza na máquina de lavar louça. Para retirar as portas, desaparafuse primeiro os quatro parafusos de fixação (Fig. 7) e remova a seguir a parte interior da porta (Fig. 7.1)

(17)

52

Filtros de gordura

Para remover os filtros de gordura, pressione para baixo a pega do filtro e retire o filtro do exaustor (Fig. 8). Tire a seguir o filtro de gordura da sua estrutura de aço-inox (Fig. 8.2).

Para inserir o filtro de gordura, coloque-o primeiro na estrutura de aço-inox e por fim novamente no exaustor. Para o efeito, coloque a parte inferior do filtro na estrutura do exaustor e tenha o cuidado de inserir as duas talas inferiores exactamente nos dois furos da estrutura do filtro (Fig. 8.1). Puxe para isso a pega para baixo até a parte superior do filtro de gordura também estar completamente assente na estrutura do filtro e solte-a a seguir.

Fig. 8 Fig. 8.1

Em alguns modelos, os filtros de gordura metálicos estão cobertos por uma grelha de aço-inox removível. No caso destes filtros de gordura metálicos é preciso remover o filtro de gordura metálico antes de o colocar na máquina de lavar louça. Para retirar a grelha de aço-inox, pressione a pega para baixo até as duas talas móveis estarem completamente puxadas para baixo (Fig. 8.2) e pressione a seguir o filtro metálico para fora da grelha de aço-inox (Fig. 8.3). Coloque o filtro de gordura metálico (Fig. 8.4) na máquina de lavar louça e limpe a grelha de aço-inox com um pano de limpeza macio.

Fig. 8.2 Fig. 8.3 Fig. 8.4

Conforme os seus hábitos de cozinhar e fritar deve limpar o filtro de gordura metálico aproximadamente em cada duas semanas.

Demolhe os filtros de gordura metálicos e as estruturas de aço-inox em água bem quente, limpe com uma escova macia e passe a seguir por água bem quente. Se for necessário, repita o processo.

(18)

53

Os filtros metálicos (não as estruturas de aço-inox) também podem ser lavados na máquina de lavar louça num programa normal a 55 °C.

Devido a depósitos de gordura possíveis em louça ou à acumulação de restos de comida na textura da grelha, os filtros de gordura metálicos devem ser lavados separados da louça e dos copos. Os filtros de gordura metálicos fortemente saturados devem ser demolhados antes em água bem quente.

Atenção! Ao limpar os filtros de gordura metálicos, tenha o cuidado de não danificar a grelha. A limpeza frequente ou a utilização de produtos de limpeza agressivos pode provocar alterações da cor da superfície metálica. Estas alterações não têm qualquer influência sobre a função dos filtros e não são motivo de reclamação.

Após a limpeza, volte a colocar o filtro de gordura metálico seco na sequência contrária como é mostrado na Fig. 8 e seguintes.

Filtro de carvão

Para remover o filtro de carvão (Fig. 9), puxe para a frente os dois clipes de fixação frontais na estrutura do filtro. Depois de tirar o novo filtro de carvão da embalagem, o granulado incluído deve ser distribuído regularmente sendo para isso sacudido.

Tenha o cuidado de, ao inserir o novo filtro de carvão, deixar as talas de fixação no filtro viradas para a frente. Suspenda o filtro de carvão primeiro na parte inferior da estrutura e, a seguir, dobre a borda dianteira do filtro até ele engatar (Fig. 9.1).

Fig. 9 Fig. 9.1

O filtro de carvão deve ser mudado aproximadamente após três a seis meses.

Em geral, os intervalos de limpeza e substituição devem ser cumpridos, para que a gordura não se consiga depositar nas paredes e nos móveis da cozinha.

Se o filtro metálico não for limpo regularmente no funcionamento com recirculação, o filtro de carvão também fica saturado mais depressa e a funcionalidade do aparelho diminui.

(19)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

7." Uma outra doença que como já disse, pode confundir-se também com a siringomielia, é a esclerose lateral amiotró- flea; mas n'esta doença, além de ela ter uma evolução

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

[r]

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue