• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Plano de Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Plano de Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consul O pedido de aprovação em apreço tem como objetivo o Plano de Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Através do DC nº 90/88 foram feitas algu mas exigências à Instituição, que atendendo às recomendações su geridas, ajustou o Projeto às normas deste Conselho.

Apreciado e aprovado na fase de Carta Consulta pelo Parecer de nº 1.124/87, o pleito em apreço volta agora à apreciação, para a aprovação do Projeto.

Trata o presente parecer de um Plano de Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria, para funcionar no Ins tituto Superior de Hotelaria e Turismo, estabelecimento parti cular de ensino superior isolado, instalado na cidade de São Paulo - SP.

1 - RELATÓRIO

Jessé Guimarães

Plano de Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

(2)

ta, foram estipuladas 60 vagas totais anuais, divididas em duas tur mas, tendo a instituição solicitado as mesmas 60 vagas, como turma única, em uma entrada anual. O curso funcionará no turno diurno.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso foi programado com a duração de qua tro (4) semestres letivos integralizáveis em dois (2) anos, sob regi me seriado.

Como de praxe, os autos trazem a descrição de cada disciplina através de ementa e bibliografia, o que possibili ta a análise qualitativa do currículo proposto na perspectiva de apu rar-se o alcance de seu conteúdo formativo.

Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma carga horária, toda ela de caráter obrigatório, de 2.128 h/a, acrescidas de Estudos de Problemas Brasileiros e Educação Físi ca, perfazendo um total de 2.272 h/a.

O Estágio Supervisionado, componente obriga tório do curso está caracterizado nos autos, no período mínimo de seis meses, o que está conforme às normas do Conselho.

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

As instalações do Hotel de Aplicação, de propriedade do SENAC, serão colocadas a serviço do curso e acham-se caracterizadas nos autos.

BIBLIOTECA

O acervo da Instituição é de 2.594 títulos voltados para a área de hotelaria. A classificação de livros é feita em um catálogo-dicionário, reunindo as entradas por autor, títulos e assuntos.

O horário de funcionamento é das 9:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 18:00 horas; de segunda a sexta-feira.

CORPO DOCENTE

(3)

das as disciplinas integrantes do currículo pleno proposto e é a se guinte a lista dos mesmos, com as respectivas disciplinas:

01. ARISTIDES DE OLIVEIRA PACHECO

Disc: Teoria e Prática de Alimentos e Bebidas I e II/Estágio

Qualificação e regime de trabalho: Possui curso de especialização em Serviço de Restaurante e estágio como professor assistente da "Ecole Hôtelière de La Lausanne (Suíça), curso de Instrutor de Hotelaria - Suíça/1978; possui experiência profissional no setor hoteleiro e no magistério - escolas profissionalizan tes do SENAC e no curso de Especialização em Administração Hoteleira (UFES e Universi dade Federal de Juiz de Fora). Contratado em regime de tempo integral e dedicação exclu siva, de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de docentes do SENAC/SP. Apre sentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

02. CARLOS ESCOBAR DIAS STERQUE

Disc: Segurança e Manutenção

Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Co municação Social - Univ. Sta. Cecília San tos/1976; possui experiência profissional como Supervisor de Segurança e no magisté rio - escolas profissionalizantes do SENAC; apresenta termos de compromisso para minis trar a disciplina para a qual está sendo in dicado. Será contratado segundo o regime das leis trabalhista. Apresentou os documen tos de praxe.

Pode ser aceito para este curso. 03. DAVID LORD TUCH

Disc: Análise Financeira de Empresas Hoteleiras/ Planejamento e Desenvolvimento de Hotéis/

(4)

Controles Gerenciais Hoteleiros e Informa tica Aplicada. Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Administração de Empresas - Baker Univer sity - USA/1974; possui mestrado em Adminis tração de Hotéis - Cornell University -USA/1979 - possui experiência profissional na Gerência de Hotéis e no magistério supe rior (pós-graduação - EUA e UFES). Contrata do em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de docentes do SENAC/SP. Apre sentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

04. EDUARDO LINZMAYER

Disc: Segurança e Manutenção

Qualificação e regime de trabalho: Graduado em En genharia de Produção - USP/1979; possui pós-graduação em Administração - USP/1983; possui vários cursos avulsos; possui expe riência profissional e no magistério supe rior. Apresenta termo de compromisso para lecionar a disciplina para a qual foi indi cado. Será contratado segundo o regime das leis trabalhistas. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

05. EMANUEL OLIVER HILLEL

Disc: Contabilidade Básica/Contabilidade Hotelei ra/Análise de Empresas Hoteleiras.

Qualificação e regime de trabalho: Bacharelado e licenciado em Ciências Biológicas - USP/ 1980; possui mestrado em Ciências Conta beis - USP; possui experiência profissional na área de administração no magistério de

(5)

2º grau. Contratado em regime de tempo in tegral e dedicação exclusiva de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de do centes do SENAC/SP. Apresentou os documen tos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

06. FRANCISCO APARECIDO CORDÃO

Disc: Estudo de Problemas Brasileiros Qualificação e regime de trabalho: licenciado em Pedagogia - Fac. Anchieta - SP; possui cur so de pós-graduação em Sociologia da Educa ção - Fund. Esc. Sociologia e Política de São Paulo. Contratado em regime de tempo integral e dedicação exclusiva de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de do centes do SENAC/SP. Apresentou os documen tos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

07. GIULIO VICINI

Disc: Psicossociologia Aplicada

Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Psicologia - PUC-SP/1974 e em Filosofia/ Teologia - Milão - Itália/1965; possui cur so de especialização/aperfeiçoamento em Administração Hoteleira-Escolar, Adminis tração Escolar, Pedagogia e Antropologia Social; possui experiência profissional e no magistério - escolas profissionalizan tes do SENAC e pós-graduação (UFES e UFJF) . Contratado em regime de tempo inte gral e dedicação exclusiva de 40 horas se manais; faz parte do quadro fixo de docen tes do SENAC/SP. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

(6)

08. HUGO NISEM BAUM

Disc: Princípios de Administração de Recursos Hu manos

Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Ciências do Comportamento - Univ. Jerusa lém/1970; possui curso de pós-graduação em Desenvolvimento de RH - Univ. Haifa-Israel, em 1973; possui experiência profissional na área de sua formação. Apresenta termo de compromisso para ministrar a disciplina pa ra a qual está sendo indicado. Será contrata do segundo o regime das leis trabalhistas. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

09. JOANDRE ANTÓNIO FERRAZ

Disc: Teoria e Prática de Hospedagem I

Qualificação e regime de trabalho: Bel. em Direi to-USP/1967; Mestrado em Jurisdição de Tu rismo - USP, em 1970; possui obra pública da; possui experiência profissional e magis tério superior. Apresenta termo de compro misso para ministrar a disciplina para a qual está sendo indicado. Será contratado segundo o regime das leis

trabalhistas. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

10. JOAQUIM MAURO BATISTELLA JÚNIOR

Disc: Princípios de Economia Geral e Turística/ Princípios de Administração de Empresas. Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Geo

logia pela USP/1982; possui curso de espe cialização em Administração-FGV/1986, pos sui experiência profissional e magistério -escolas profissionalizantes do SENAC. Con tratado em regime de tempo integral e dedi

(7)

cação exclusiva de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de docentes do SENAC/ SP. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

11. JOÃO CARLOS IGNÂCIO DA SILVA

Disc: Teoria e Prática de Hospedagem I e II/Está gio

Qualificação e regime de trabalho: Bacharelado em Turismo - Fac. Anhembi/SP-1984; curso avul so sobre Administração Hoteleira (772 h/a)-SENAC/1985; possui experiência profissio nal. Contratado em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, de 40 horas sema nais; faz parte do quadro fixo de docentes do SENAC/SP. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

12. JORGE LUIZ C. DUARTE

Disc.: Princípios de Economia Geral e Turística Qualificação e regime de trabalho: Bel. em Ciên cias Económicas; possui curso de especiali zação em Administração Hoteleira (300 h/a)-EUA/1981; possui experiência profissional e no magistério - escola profissionalizante do SENAC. Apresenta termo de compromisso pa ra lecionar as disciplinas para as quais es tá sendo indicado. Será

contratado segundo o regime das leis

trabalhistas. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

13. JOSÉ BENTO DESIE

Disc: Princípios de Economia Geral e Turística Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Tu rismo - Fac. Ibero-Americana/SP - 1978; pos

(8)

sui curso avulso de Administração Hotelei ra (645 h/a) - SENAC/1982; possui experiên cia profissional e no magistério - 2º grau e no SENAC. Contratado em regime de tempo integral e dedicação exclusiva de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de docen tes do SENAC/SP.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

14. JUVENAL REIS

Disc.: Teoria e Prática de Hospedagem I e II/ Marketing

Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Pu blicidade e Marketing - Fac. "Casper Libe ro"/SP - 1987; titular de alguns cursos es pecíficos em sua área; possui experiência profissional e no magistério - profissiona lizante e no pós-graduação (UFES) . Contra tado em regime de tempo integral e dedica ção exclusiva de 40 horas semanais; faz par te do quadro fixo de docentes do SENAC/SP. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

15. MARIA BERNADETE FERRARI AIBEO

Disc: Marketing, Promoção e Vendas Hoteleiras/Teo ria e Prática de Hosped. I e II

Qualificação e regime de trabalho: Licenciada em Pedagogia - USP e bacharelado em Comunica ção - Faculdade Integrada Alcântara Macha do, respectivamente em 1970 e 1974; possui curso de especialização em Marketing (ESPM) 1987; possui experiência profissionalizante e no ensino superior. Contratada em regime de tempo integral e dedicação exclusiva de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo

(9)

de docentes do SENAC/SP.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceita para este curso.

16. ORLANDO R. DO NASCIMENTO

Disc: Princípios de Administração de Empresas Qualificação e regime de trabalho: Licenciado em Pedagogia - USP/1972; possui curso de

Pós-graduação em Organização e Administração de RH-FGV; possui experiência profissional (ge rente de Recursos Humanos e Desenvolvimento Empresarial - SENAC/SP) . Contratado em regi me de tempo integral e dedicação exclusiva de 40 horas semanais; faz parte do quadro fixo de docentes do SENAC/SP. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

17. PAULO GRAZIANO

Disc: Teoria e Prática de Alimentos e Bebidas I e II

Qualificação e regime de trabalho: Bacharelado em Direito e Licenciado em Letras (Inglês) USP 1972 e 1974; possui cursos de hotelaria -Suiça/1981 e França/1976; possui experiên cia profissional e no magistério - profis sionalizante e no pós-graduação (UFES e UFJF). Contratado em regime de tempo inte gral e dedicação exclusiva, de 40 horas se manais; faz parte do quadro fixo de docen tes do SENAC/SP.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

18. ROBERT BRUCE DE FIGUEIREDO STUART Disc.: Inglês

(10)

Pedagógica - habilitação Língua Inglesa na Faculdade Oswaldo Cruz - SP. Certificado de proficiência em Língua Inglesa - Universida de de Cambridge. Já é professor de línguas do SENAC.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

19. RONALDO LOPES PONTES BARRETO

Disc: Teoria e Prática de Alimentos e Bebidas I e II Qualificação e regime de trabalho: Graduado em

Administração Hoteleira, na Ècole Hôtelié re - Lausanne. Faz parte do quadro fixo de docentes do SENAC/SP.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

20. LAÉRCIO JÚLIO DA SILVA

Disc: Hospedagem I e II

Qualificação e regime de trabalho: Graduado em Pe dagogia, pela Universidade Mogi das Cruzes; possui curso de Técnico em Hotelaria. Pos sui experiência docente. Já é contratado pelo SENAC.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

21. JOÃO CARLOS IGNÂCIO DA SILVA

Disc: Hospedagem I e II/Marketing, Promoções e Vendas Hoteleiras

Qualificação e regime de trabalho: Possui gradua ção em Turismo de Pós-graduação em Marke ting. Possui curso de Especialização em Administração Hoteleira. Comprova experiên cia docente. Já é contratado como professor

(11)

pelo SENAC.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

22. PEDRO BARROS SILVA

Disc: Educação Física

Qualificação e regime de trabalho: Possui curso de Educação Física - Escola de Educação Física do Exercito,várias publicações na área. Comprova experiência como docente de Pós-graduação. Já é do corpo docente do SENAC/ SP.

Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceito para este curso.

23. MARIA AUGUSTA PACHECO RANHADA

Disc: Administração de Recursos Humanos/Economia Geral e Turística

Qualificação e Regime de trabalho: Graduada em Economia - Universidade Mackenzie/1983 e Pós-graduada em RH - FAAP/1988, possui es pecialização em Administração Hoteleira (772 h/a) e em Marketing e Vendas (120 h/a), atuando como docente na área. Já per tence ao corpo docente do SENAC. Apresentou os documentos de praxe. Pode ser aceita para este curso.

II - VOTO DO RELATOR

Face ao exposto o Relator é de parecer que pode ser aprovado o Plano de Curso de Tecnólogo em Hotelaria, em fase do Projeto,- mantidas as 60 vagas totais anuais, em uma só entrada, a ser ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC, na cidade de São Paulo - SP.

(12)

III - DECISÃO

A Câmara de Ensino Superior, 29 grupo, acompanha o voto do Relator.

(13)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a

Conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de