• Nenhum resultado encontrado

COMO ENCONTRAR NOMES QUANDO SOMENTE ALGUMAS PESSOAS ESTÃO NA ÁRVORE FAMILIAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO ENCONTRAR NOMES QUANDO SOMENTE ALGUMAS PESSOAS ESTÃO NA ÁRVORE FAMILIAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMO ENCONTRAR NOMES QUANDO SOMENTE

ALGUMAS

PESSOAS ESTÃO NA ÁRVORE FAMILIAR

O propósito desta aula é ajudar os alunos a descobrir sua família eterna.

Independentemente da idade ou situação conjugal, todos são parte da família

eterna do Pai Celestial.

SEGMENTOS DA AULA:

Duração da Apresentação: 30–40 minutos Duração da Atividade: 60 minutos

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

• Computador • Projetor • Slides da apresentação • Material impresso

PREPARE-SE

□ 1. Examine os slides de apresentação, vídeos, atividades e outros recursos sugeridos na lição. Selecione os adequados para sua classe. Você deve selecionar pelo menos um vídeo inspirador e uma atividade. Os slides vão guiá-lo para que saiba quando os vídeos e as atividades devem ser inseridos.

□ 2. Faça o download dos vídeos da aula com antece-dência e grave os vídeos em seu computador. Ao apresentar, reproduza os vídeos de seu compu-tador e exclua “inserir slide de vídeo” ou acres-cente vídeos aos slides usando a aba Inserir vídeo (inserir os vídeos de seu computador, não do site).

□ 3. Veja os slides de apresentação antes de ensinar a lição para certificar-se de que todos os slides e vídeos estão funcionando adequadamente. □ 4. Imprima o material para distribuir à classe. Evite concentrar-se demais nos detalhes técnicos, tais como os tipos de registros e como encontrá-los. Evite contar histórias de antepassados que são difíceis de encontrar para que os alunos não se intimidem. Não compartilhe sua opinião sobre qual programa de árvore familiar se deve usar.

ENCONTRE LEVE ENSINE

ALGUMAS

PLANO

(2)

2 | PLANO DE AULA

INTRODUÇÃO

Boas-vindas

Selecione um dos vídeos “Inspiradores” na lista de materiais e mostre-o para a classe.

Você pode pedir a alguns alunos que compartilhem experiências que tiveram com a história da família. Pode também fazer uma ou mais das perguntas a seguir:

• Por que você está interessado em aprender a encontrar seus antepassados? • Por que é importante encontrar nossos antepassados que estão faltando e saber

mais sobre sua vida?

Explique que a experiência com a história da família pode mudar vidas. Em uma reunião de treinamento com os líderes da Igreja, o Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou a importância da história da família e delineou uma nova abordagem para a história da família: Encontrar um nome, levá-lo ao templo e ensinar outras pessoas o que você aprendeu a fazer.

Insira o vídeo “Encontre, Leve, Ensine” fornecido na lista de materiais e mostre-o à classe.

Compartilhe com a classe sua experiência de encontrar um nome e levá-lo ao templo.

ENCONTRE UM NOME DA FAMÍLIA

O primeiro passo do processo Encontre, Leve, Ensine é encontrar o nome de um ou mais de seus antepassados ou dos descendentes deles.

Apresente aos alunos o cartão de recursos Fortalecer os Laços Familiares Eternos por Meio do Serviço no Templo: Descubra Familiares em uma Árvore Cheia.

Explique que a maioria das árvores familiares não é simétrica, então talvez precisem usar uma ou mais estratégias para expandir os diferentes ramos de sua árvore.

Explique os três diferentes tipos de árvores da história da família.

1. NENHUMA pessoa, inclusive meus pais, avós ou bisavós, está na árvore familiar. 2. ALGUMAS pessoas, inclusive meus pais, avós ou bisavós, estão na árvore familiar. 3. MUITAS gerações de minha árvore familiar estão completas.

(3)

Esse curso enfocará estratégias para aqueles que têm Algumas pessoas na árvore familiar. Essas árvores têm alguns ramos que estão completos e outros que faltam antepassados. Para expandir a árvore, os alunos podem procurar antepassados nas gerações mais próximas de sua árvore. Os registros publicados no FamilySearch.org são alguns dos lugares mais fáceis de encontrar essas pessoas.

Os registros conectam você a seus antepassados e contêm as informações necessárias para expandir sua árvore. Escrever e manter registros é um mandamento contido nas escrituras.

Leiam Mórmon 1:1–5. Conversem sobre como ter e conhecer os registros de seus pais e os exemplos de força em sua linhagem familiar prepararam Mórmon para ficar sozinho e ser um exemplo do evangelho nos tempos perigosos em que viveu.

Se necessário, mostre o vídeo “Ajuda”, da lista de materiais, para a classe. Você também poderia contar uma experiência sua.

Se os participantes quiserem se aprofundar na busca de nomes, você pode gastar mais tempo durante essa parte da atividade (ver a atividade Usar Dicas de Registro).

Você pode compartilhar um exemplo pessoal de como encontrou antepassados usando as Dicas de Registro para reforçar o processo mostrado no vídeo. Deve-se dar mais tempo para revisar o processo durante a parte da atividade.

Releiam como pesquisar antepassados que estão faltando usando as Dicas de Registro. Explique-lhes que enquanto procuram antepassados usando as Dicas de Registro, eles podem encontrar problemas nos dados, ausência de fontes ou possíveis repetições. Incentive os alunos a pular esses problemas e voltarem novamente quando tiverem mais experiência na pesquisa de registros ou pedir a ajuda de outros membros da famí-lia ou amigos que sejam experientes.

A indexação é uma ótima maneira de aprender mais sobre a pesquisa de registros. A indexação acrescenta mais registros à árvore e dará a vocês a experiência que vai aju-dá-los a ganhar confiança na pesquisa de registros de nomes de família.

Explique-lhes que a indexação de registros é essencial para ajudar a disponibilizar registros nos quais as pessoas vão encontrar informações sobre seus antepassados. Incentive os alunos a passar algum tempo fazendo indexação se eles estiverem com dificuldade para encontrar seus próprios nomes de família.

(4)

4 | PLANO DE AULA

LEVE UM NOME AO TEMPLO

O segundo passo do processo Encontre, Leve, Ensine é levar ao templo os nomes de familiares que encontraram.

Peça aos alunos que compartilhem experiências de levar um nome de família ao templo. Leia a citação a seguir e, em seguida, pergunte aos membros da classe por que acham que receberão mais bênçãos quando forem ao templo fazer o trabalho por seus próprios familiares.

“Todo trabalho que vocês fazem no templo é um tempo bem utilizado, mas o recebi-mento das ordenanças vicárias por um de seus próprios antepassados tornará o tempo despendido no templo ainda mais sagrado, e bênçãos ainda maiores serão recebidas” (“A Alegria de Redimir os Mortos”, A Liahona, novembro de 2012, p. 93).

Se preciso, recapitule com a classe os passos para levar nomes ao templo. 1. Acesse o menu Templo e selecione Todos Reservados.

2. Clique na caixa de seleção da pessoa para quem deseja realizar as ordenanças. Clique no botão Imprimir.

3. Selecione Imprimir Cartão de Ordenança Familiar para imprimir os cartões de ordenança em casa ou selecione Imprimir uma SOF para imprimir uma solicitação de ordenança familiar para levar ao templo e ter os cartões de ordenança familiar impressos lá. Clique em Continuar e siga as instruções na tela.

4. Leve o nome ao templo para realizar as ordenanças ou compartilhe-o com um membro da família.

Clique no ícone lâmpada para obter mais ajuda.

• Este slide tem vários cliques. Você pode praticar antes clicando no slide para familiarizar-se com as transições nele.

Pergunte aos alunos se eles têm alguma dúvida sobre o processo de preparar um nome para levar ao templo. Examine com a classe as normas do templo para reservar nomes, inclusive a regra dos 110 anos.

ENSINE OUTRAS PESSOAS

O passo final do processo Encontre, Leve, Ensine é ensinar sua família e seus amigos a encontrar nomes de familiares e levá-los ao templo.

Debata com a classe ideias para compartilhar e ensinar a história da família. As ideias podem incluir:

• Levar para casa o cartão de recurso Fortalecer os Laços Familiares Eternos por Meio do Serviço no Templo: Comece a Construir Sua Árvore Familiar e mostrá-lo a um membro da família. Ajudá-lo a completar os passos no cartão.

• Trabalhar com os membros da família para preencher o livreto Minha Família: Histórias Que Nos Unem e postar fotos e lembranças no site FamilySearch.org. • Realizar uma noite familiar sobre a história da família.

(5)

Se necessário, mostre o vídeo “Ensine” da lista de materiais para sua classe.

Peça aos alunos que levem para casa o cartão de recursos Fortalecer os Laços Familia-res Eternos por Meio do Serviço no Templo: Comece a Construir Sua Árvore Familiar e sigam os passos para encontrar um nome de família. Incentive-os a encontrar nomes de família sempre que possível.

Peça a cada membro da classe que faça uma lista de nomes de vários membros da famí-lia e amigos que ele pode ensinar.

ATIVIDADE

Selecione uma das atividades para os participantes cujas árvores têm Algumas pessoas na árvore familiar e faça-a com a classe.

Se uma atividade de outra seção funcionar melhor para os membros a quem serve e a área onde serve, sinta-se à vontade para escolher tal atividade.

Modifique as atividades e use suas próprias ideias para atender às necessidades e aos interesses das pessoas em sua área.

Encerramento

© 2016 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados. Aprovação do inglês: 8/15. Aprovação da tradução: 8/15. Tradução de Family Discovery Day 2016 Lesson Plan: Find (Partial Tree). Portuguese. PD60000117 059

Referências

Documentos relacionados

Eles variam em género (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (normal, diminutivo e aumentativo).. As subclasses

Ao acessar sua árvore familiar foi identificado o arquétipo estabelecido e então foi possível iniciar algumas sessões de terapia sistêmica com um trabalho de

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Esta mudança de perspectiva, porém, não nos desembaraça do problema de avaliar se a presença do hip-hop on-line é re- presentativa do hip-hop off-line, reenvia-nos, em vez disso, para

NOT CIAS Empregos Estadual SPC Pandemia Clima Covid-19 Empresa espanhola de energia vai criar 4 mil vagas no Espírito Santo ‘Apagão’ da Vivo causou prejuízos de R$5 milhões

Deck do observatório Catapulta gigante Salão de jogos Fonte de limonada Cozinha Quarto do Andy Deck principal Piscina transparente Quarto cheio de almofadas Quarto do Terry

Ideal para o banho, a prática do surf e outros esportes aquáticos, a Praia Seca também engloba o Bairro de Praia Seca, estando nele todas a praias oceânicas da