• Nenhum resultado encontrado

Análise do desempenho no ensino médio na área metropolitana de Brasília: uma abordagem multinível

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise do desempenho no ensino médio na área metropolitana de Brasília: uma abordagem multinível"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais

22 a 28 de setembro de 2018 Poc¸os de Caldas - MG

AN ´

ALISE DO DESEMPENHO NO ENSINO M ´

EDIO NA ´

AREA

METROPOLITANA DE BRAS´ILIA: UMA ABORDAGEM MULTIN´IVEL

Resumo

O presente trabalho utilizou as notas das provas e o question ´ario contextual do Exame Nacional do Ensino M ´edio (ENEM) e o Censo Escolar de 2014 para averiguar os fatores associados ao desempenho dos alunos concluintes do ensino m ´edio das escolas da rede p ´ublica da ´Area Metropolitana de Bras´ılia (AMB). Com o grupo de itens do question ´ario contextual do ENEM e as informac¸ ˜oes das escolas do Censo foi poss´ıvel construir medidas para o n´ıvel socioecon ˆomico da escola (INSE) e para a infraestrutura escolar (INFE). A metodologia de construc¸ ˜ao dos indicadores foi a Teoria de Resposta ao Item (TRI) pelo modelo de resposta gradual (INSE) e resposta dicot ˆomica (INFE). Foram analisadas as relac¸ ˜oes desses indicadores e caracter´ısticas individuais dos alunos e escolas com as profici ˆencias dos estudantes por meio dos Modelos Lineares Multin´ıveis (MLM). Constatou-se que 18% da variac¸ ˜ao do desempenho dos estudantes ´e atribu´ıda `a escola, valor considerado razo ´avel, logo que o estudo abrange apenas escolas p ´ublicas. No n´ıvel do aluno, verificou-se que, em m ´edia, ter idade prevista para a conclus ˜ao do ensino m ´edio, ser do sexo masculino, pais possu´ırem escolaridade mais elevada contribuem para um melhor desempenho. No que se refere `a escola, destacam-se o fato que, possuir INSE e taxa de participac¸ ˜ao no ENEM mais altos, em m ´edia, contribuem positivamente no desempenho de seus estudantes. A qualificac¸ ˜ao dos professores foi efeito relevante no desempenho, sugerindo que atuac¸ ˜ao na ´area da formac¸ ˜ao tem um efeito positivo no desempenho m ´edio dos alunos. Ainda que sejam preliminares, os resultados aqui apresentados evidenciam o potencial dos dados produzidos pelo INEP/MEC para a avaliac¸ ˜ao educacional no pa´ıs.

(2)

1

Introduc¸ ˜ao

Diversos estudos t ˆem demonstrado que as condic¸ ˜oes socioecon ˆomicas dos estudantes influenciam diretamente o desempenho acad ˆemico, mas que tamb ´em a escola faz diferenc¸a, com suas caracter´ısticas e composic¸ ˜oes. De acordo com Soares (2004), os fatores que determinam o desempenho cognitivo pertencem a tr ˆes grandes categorias: os associados `a estrutura escolar, os associados `a fam´ılia e aqueles relacionados ao pr ´oprio aluno. Para Andrade & Laros (2007), o desempenho escolar ´e determinado por diversos fatores e depende do que o aluno traz consigo, bem como daquilo que a escola oferece em termos de ensino, de instalac¸ ˜oes e de ambiente.

Considerando esses diversos n´ıveis de fatores explicativos, este estudo teve como objetivo verificar em que medida as caracter´ısticas dos estudantes e da escola podem influenciar no desempenho dos estudantes do ensino m ´edio, participantes do Exame Nacional do Ensino M ´edio em 2014, de escolas localizadas no Distrito Federal ou em sua periferia metropolitana. Uma avaliac¸ ˜ao em larga escala, no contexto educa-cional, como ´e o caso do ENEM, pode fornecer elementos para auxiliar nas pol´ıticas e diretrizes adequadas `a realidade educacional em diferentes contextos. No processo avaliativo tamb ´em se deve considerar que o desempenho dos estudantes precisa ser contextualizado. No intuito de melhor captar as relac¸ ˜oes entre o desempenho dos estu-dantes e o contexto complexo de suas realidades, utilizou-se a modelagem hier ´arquica que permitiu identificar e avaliar os efeitos dos estudantes e das escolas.

2

Metodologia

Para avaliar o desempenho dos alunos no ENEM, no Distrito Federal e sua periferia metropolitana, optou-se por um modelo multin´ıvel de 2 n´ıveis hier ´arquicos, os alunos no primeiro e as escolas no segundo. Esta escolha ´e justificada pela inclus ˜ao simult ˆanea das vari ´aveis de ambos os n´ıveis no modelo, a parcim ˆonia em relac¸ ˜ao ao n ´umero de par ˆametros e as estimativas corretas dos erros padr ˜oes. ´E importante ressaltar que o Distrito Federal e sua periferia metropolitana comp ˜oem a ´Area Me-tropolitana de Bras´ılia (AMB), definida pela Nota T ´ecnica no.1 da Codeplan/GDF de

(3)

Lindas de Goi ´as, Alex ˆania, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goi ´as, Cristalina, Formosa, Luzi ˆania, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Ant ˆonio do Descoberto e Valpara´ıso de Goi ´as.

Para a an ´alise, foram considerados os alunos concluintes do ensino m ´edio regular p ´ublico, que residiam e estudavam na AMB, e que estiveram presentes nos dias de aplicac¸ ˜ao do ENEM em 2014. Al ´em disso, o estudo restringiu-se a escolas que possu´ıam o m´ınimo de 10 alunos participantes e cuja taxa de participac¸ ˜ao no ENEM foi igual ou superior a 50%. Ao final, contou-se com 14.659 alunos distribu´ıdos em 120 escolas, compondo uma estrutura hier ´arquica dos dados.

As caracter´ısticas de alunos e escolas consideradas no modelo foram obtidas a partir da base de dados do ENEM, do Censo Escolar de 2014 e planilhas disponibiliza-das pelo INEP com indicadores escolares. Para a modelagem, o desempenho, medido como a profici ˆencia m ´edia nas 5 provas no ENEM para cada aluno, foi considerado como vari ´avel resposta. As vari ´aveis explicativas do n´ıvel ALUNO foram obtidas a partir do question ´ario socioecon ˆomico do estudante: idade (anos completos), sexo (1=feminino e 0=masculino), cor/rac¸a (1=negro e 0=n ˜ao negro), escolaridade do pai, escolaridade da m ˜ae (1=m ´edio ou superior e 0=caso contr ´ario), defasagem (1=sim e 0=n ˜ao), trabalha (1=sim e 0=n ˜ao) e renda per capita (renda total da fam´ılia dividida pelo n ´umero de membros).

Para o n´ıvel ESCOLA utilizaram-se os seguintes indicadores: Medidas cal-culadas e disponibilizadas pelo INEP/MEC para as escolas inclu´ıdas neste estudo: Indicador de formac¸ ˜ao docente: expressa o percentual de professores na escola com qualificac¸ ˜ao adequada na ´area de atuac¸ ˜ao. Taxa de aprovac¸ ˜ao: indica o percentual de alunos que alcanc¸aram os crit ´erios para conclus ˜ao satisfat ´oria da etapa de ensino em que se encontraram. Taxa de distorc¸ ˜ao idade/s ´erie: indica o percentual de alunos fora da idade recomendada na escola. M ´edia de alunos por turma: representa o n ´umero m ´edio de alunos por turma no ensino m ´edio na escola. Taxa de participac¸ ˜ao no ENEM: expressa o percentual de alunos matriculados no 3o ano do ensino m ´edio

que participaram do ENEM. Medidas constru´ıdas pelos autores especialmente para as escolas inclu´ıdas neste estudo: N´ıvel socioecon ˆomico da escola: representa a m ´edia do n´ıvel socioecon ˆomico dos alunos por escola. Constru´ıdo com base no question ´ario socioecon ˆomico do estudante, com itens relacionados a escolaridade dos pais, renda

(4)

familiar e posse de bens. Foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para a construc¸ ˜ao dessa medida, tendo sido transformado a escala normal padr ˜ao para a escala com m ´edia 50 e desvio padr ˜ao 20. Infraestrutura da escola: escala que mensura quantidade de instalac¸ ˜oes f´ısicas e disponibilidade de equipamentos na escola. Esse indicador foi constru´ıdo utilizando-se da TRI, com metodologia semelhante `aquela apresentada por Neto et al (2013).

3

Resultados

O primeiro modelo ajustado, o modelo nulo, assim denominado por n ˜ao ter vari ´aveis explicativas, mostrou que a profici ˆencia m ´edia no ENEM dos estudantes da AMB foi de 494,51 pontos. A estimativa da vari ˆancia entre as escolas foi de 846,45 e a vari ˆancia entre os alunos de 3854,03. Com base nessas estimativas, tem-se que o coeficiente de correlac¸ ˜ao intraclasse estimado foi de 0,1801, o que indica, a princ´ıpio, que 18% da vari ˆancia do desempenho dos alunos est ´a associada `a variabilidade entre as escolas, sendo poss´ıvel o emprego de modelos multin´ıveis.

Tabela 1: Resultados do modelo de regress ˜ao multin´ıvel final

Vari ´aveis Explicativas Modelo 2 (M2)

Efeito Fixo Estimativa Erro Padr ˜ao P-valor

Intercepto 443,3 17,6 0,001

Idade -3,8 0,4 0,001

Sexo: masculino 11,2 1,0 0,001

Cor: negro -6,1 1,1 0,001

Escol. da m ˜ae: m ´edio ou superior 5,6 1,1 0,001 Escol. da pai: m ´edio ou superior 10,0 1,1 0,001 Defasagem: sim -24,9 1,7 0,001

INSE m ´edio 1,7 0,2 0,001

Taxa de participac¸ ˜ao no ENEM 0,6 0,2 0,001 Indicador de formac¸ ˜ao docente 0,3 0,1 0,002 M ´edia de alunos por turma -0,9 0,3 0,009

(5)

A inclus ˜ao de vari ´aveis explicativas do n´ıvel ALUNO mostrou um ganho sig-nificativo no ajustamento do modelo, quando comparado com o modelo nulo. Neste primeiro n´ıvel, todas as vari ´aveis foram retidas no modelo, com excec¸ ˜ao da vari ´avel renda per capita (Tabela 1).

Ao adicionar as vari ´aveis explicativas do n´ıvel ESCOLA e testar a signific ˆancia dos coeficientes, apenas as vari ´aveis n´ıvel socioecon ˆomico m ´edio, taxa de participac¸ ˜ao, indicador de formac¸ ˜ao docente e m ´edia de alunos por turma foram retidas (Tabela 1).

4

Conclus ˜ao

Os resultados apresentados sugerem que, apenas 18% da variabilidade do desempenho dos alunos concluintes do ensino m ´edio de escolas p ´ublicas localizadas no Distrito Federal ou em sua periferia metropolitana no ENEM ´e atribu´ıda `a escola. Este percentual ´e razo ´avel, tendo em vista que o estudo abrange apenas escolas p ´ublicas, que geralmente, possuem diretrizes curriculares semelhantes entre si. A modelagem multin´ıvel indicou que caracter´ısticas sociodemogr ´aficas, como ter idade prevista para a conclus ˜ao do ensino m ´edio, ser do sexo masculino, escolaridade elevada dos pais contribuem para alcanc¸ar um melhor desempenho no ENEM. Ressalta-se o fato de que, ainda que o estudo tenha considerado apenas as escolas p ´ublicas, nas quais mais de 60% dos alunos se declararam como negros, a vari ´avel cor/rac¸a contribua significativamente no desempenho no ENEM, corroborando persistentes desigualdades sociais segundo cor/rac¸a existentes no pa´ıs.

No n´ıvel da escola, destaca-se a qualificac¸ ˜ao dos professores como efeito relevante no desempenho, sugerindo que atuac¸ ˜ao na ´area da formac¸ ˜ao tem um efeito positivo no desempenho m ´edio dos alunos. Ainda que sejam preliminares, os resultados aqui apresentados evidenciam o potencial dos dados produzidos pelo INEP/MEC para a avaliac¸ ˜ao educacional no pa´ıs.

Referências

Documentos relacionados

Proteção durante o combate a incêndios : Não entrar na área de incêndio sem equipamento protetor adequado, incluindo proteção respiratória.. Equipamento autônomo

Com o ALI, muitas empresas foram atendidas pelo SEBRAE, recebendo consultorias, capacitações, diagnóstico, planos de inovação como um resultado de uma ação prospectiva e ativa

Um estudo comparou os efeitos da Melatonina (5 mg) com os do benzodiazepínico temazepam (10 mg) sobre a desempenho cognitiva. Enquanto o temazepam causou uma indução ao

Em moringa (Moringa oleifera Lam.) também foi observado o aumento das medias de porcentagem de germinação em sementes de moringa em concentrações de

Portanto, apos a conclusao deste trabalho, onde mostrou que a modificacao da superficie do PEUAPM com lixamento e ataque quimico possibilitou modificacao e uma integracao com a

7 O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas SPE é uma iniciativa interministerial entre Saúde e Educação, com a participação da sociedade civil organizada e o protagonismo juvenil,

Contrariando a orientação do Estatuto vigente, para o Projeto de Lei devem ser observados os seguintes princípios: I - interdependência, universalidade e indivisibilidade dos

e serviços da empresa; definir um modelo de avaliação global da qualidade, que envolve os objetivos gerais da organização e a contribuição de cada setor, ou área do