• Nenhum resultado encontrado

Linha do tempo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linha do tempo"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1820

A população mundial atinge 1 bilhão de habitantes.

1872

Primeiro censo realizado no Brasil. O País tem 9.930.478 habitantes.

1890

Segundo o censo, o Brasil tem 14.333.915 habitantes.

1895

Realizada no Brasil a primeira partida de futebol.

1900

O Censo Demográfico mostra que há 17.438.434 habitantes no Brasil.

1908

Os primeiros imigrantes japoneses desembarcam no Brasil.

1914

Agosto – tem início a Primeira Guerra Mundial, após o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro.

1918

Novembro – termina a Primeira Guerra Mundial, que redefine o mapa geo-político mundial.

1920

Segundo o Censo Demográfico, o Brasil tem 30.635.605 habitantes. A esperança de vida ao nascer é de 42 anos.

1928

Fundação da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population, então chamada International Union for the Scientific Investigation of Population Problems.

1930

A população mundial atinge 2 bilhões de habitantes.

1932

Em abril, na cidade de Nova York, acontece a primeira reunião anual da PAA – Population Association of America.

1934

Criação do Instituto Nacional de Estatística - INE.

1937

Golpe do Estado Novo Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

(4)

1939

Em 19 de janeiro, chega ao Brasil o italiano Giorgio Mortara, um marco na demografia no Brasil. Em março, tem início o pontificado de Pio XII. O mundo entra novamente em conflito: começa a Segunda Guerra Mundial.

1940

Segundo o Censo Demográfico, o Brasil tem 41.236.315 habitantes. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 6,2 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 42 anos. A população urbana corresponde a 31,3% da população total. O Código Penal estabelece que aborto é crime no Brasil, a não ser quando a gravidez é resultado de estupro ou quando oferece risco de vida à mulher.

1945

Em agosto, os EUA lançam bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Dias depois, o Japão se rende. É o fim da Segunda Guerra Mundial.

1946

Posse de Eurico Gaspar Dutra na Presidência da República. É o inicio da chamada redemocratização.

1947

Reconstituição da IUSSP, agora com o nome de International Union for the Scientific Study of Population.

1950

Segundo o Censo Demográfico, o Brasil tem 51.944.397 habitantes A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 6,2 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 46 anos. A população urbana corresponde a 36,2% da população total.

1951

Posse de Getúlio Vargas na Presidência da República. 15 de janeiro – é criado o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, então Conselho Nacional de Pesquisa. Julho – é criada a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

1952

Criação do BNDE (atual BNDES) Nos EUA, a IBM lança o primeiro computador comercial de porte, o 701.

1953

Getulio Vargas sanciona a Lei que cria a Petrobrás.

1954

Agosto – Getulio Vargas mata-se com um tiro no coração, o que significa uma ruptura no processo histórico brasileiro. Criação da ENCE – Escola Nacional de Ciências Estatísticas, do IBGE. 31 de agosto a 10 de setembro – Primeira Conferência Mundial de População, em Roma, Itália.

(5)

1955

Realiza-se, no Rio de Janeiro, a X Conferência da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

1956

Juscelino Kubitschek de Oliveira toma posse na Presidência da República e lança seu arrojado Plano de Metas. O ano termina com inflação de 24,4%, contra 12,4% do ano anterior.

1957

Criação do CELADE – Centro Latinoamericano de Demografía.

1958

Tem início o pontificado de João XXIII. A seleção brasileira de futebol ganha sua primeira Copa do Mundo (Brasil 5 X 2 Suécia). O ano termina com outra boa notícia: a indústria de bens de produção supera pela primeira vez a de bens de consumo. João Gilberto grava Chega de saudade. É o início da Bossa Nova.

1960

JK inaugura Brasília em 21 de abril. Nos EUA, é lançada comercialmente a pílula anticoncepcional. De acordo com o Censo Demográfico, o Brasil tem 70.070.457 habitantes A população mundial atinge 3 bilhões de habitantes. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 6,3 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 52 anos. A população urbana corresponde a 44,7% da população total.

1961

Jânio Quadros assume a Presidência da República em janeiro e renuncia em agosto do mesmo ano. Em setembro, João Goulart aceita o regime parlamentarista e assume a Presidência. Tancredo Neves torna-se o primeiro ministro.

Roberto Carlos lança seu primeiro disco, Louco por você.

1962

Criação do Ministério do Planejamento. A nova pasta é entregue a Celso Furtado, que anuncia o Plano Trienal e promete derrubar a inflação para o patamar de 10% em 1965. O ano termina com inflação de 52% e com o crescimento do PIB de 8,6%. O Brasil torna-se bicampeão de futebol no Chile. Na final, contra a Tchecoslováquia, o Brasil ganha de 3 a 1. O jornalista Carlos Leonam cunha a expressão “esquerda festiva”. Chega ao Brasil a pílula anticoncepcional.

1963

Em 22 de julho, na TV Excelsior de São Paulo, estréia 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária exibida no Brasil, estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes. Betty Friedan publica Feminine Mystique, um clássico do feminismo.

(6)

1964

O ano se inicia sob forte tensão política. Na virada do dia 31 de março para 1º de abril, é dado o golpe militar. João Goulart é deposto da Presidência e, no dia 11 de abril, o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco assume a Presidência da República. Estava inaugurado o regime militar, que se sustentará por meio dos atos institucionais. Em junho, é criado do SNI – Serviço Nacional de Informações, cuja chefia é entregue ao General Golbery do Couto e Silva. O Congresso prorroga o mandato de Castelo Branco até março de 1967 e aprova o Plano de Ação Econômica do Governo – PAEG, cujo objetivo é derrubar a inflação. Criação de nova fórmula para calcular reajustes salariais e surgimento da expressão “arrocho salarial”. Criação do BNH – Banco Nacional de Habitação do Banco Central do Brasil. O ano termina com inflação de 92,1% e a economia cresce 3,4%. Roberto Campos é o Ministro do Planejamento.

1965

Otacílio Negrão de Lima e Israel Pinheiro, considerados de oposição, são eleitos Governadores de Estado da Guanabara e de Minas Gerais, respectivamente. Irado, o Governo baixa o Ato Institucional nº 2, que dissolve os partidos políticos, cria o bipartidarismo e institui a eleição indireta para Presidente da República e Governadores de Estado. Os crimes políticos passam a ser julgados pela Justiça Militar. 30 de agosto a 10 de setembro – segunda Conferência Mundial de População, organizada conjuntamente pelas Nações Unidas e pela IUSSP.

1966

O Congresso elege o general Arthur da Costa e Silva para a Presidência da República. Criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Os serviços da Previdência são unificados, dando surgimento ao INPS. O ano termina com 39,1% de inflação e 6,7% de crescimento. Chico Buarque lança A Banda e ganha o festival de música da Record. Em 24 de março, é fundado o MDB. É criado o Cedip – Centro de Estudos de Dinâmica Populacional, ligado à então Faculdade de Higiene da USP.

(7)

1967

Em janeiro, é lançada a nova Constituição. Em março, Costa e Silva toma posse na Presidência. Muda-se a moeda para Cruzeiro Novo. Um NCr$ vale mil cruzeiros. Frank Sinatra e Tom Jobim gravam um disco juntos. Che Guevara é assassinado na Bolívia. Os EUA já têm cerca de 500 mil homens no Vietnã. Delfim Netto é o Ministro da Fazenda, cargo que ocupa até 1974. É criada a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. Vai a campo a primeira PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Outubro: é oferecido, no Cedip, o primeiro Curso de Especialização em Dinâmica Populacional. É criado o Cedeplar – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, ligado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. É criado o Clacso – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais.

1968

Greves de trabalhadores em Contagem, São Bernardo do Campo e em outras cidades. Clima político tenso. Em junho, ocorre a célebre passeata dos 100 mil, no Rio de Janeiro. Violência, repressão e centenas de prisões. Em outubro, são presos 920 estudantes em Ibiúna, no Congresso da UNE. Em 13 de dezembro, o governo baixa o famigerado Ato Institucional nº5, o AI5. A imprensa é censurada, fecha-se o congresso e centenas de pessoas são presas, inclusive JK, Carlos Lacerda, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O ano termina com um crescimento de 9,8% do PIB e uma expansão de 15% na indústria e nas exportações. Recorde na produção de automóveis e cimento e o maior nível de emprego já registrado. A inflação fecha o ano em 25,5%. É o início do “milagre” brasileiro. Feministas em Nova York protestam contra o concurso de Miss América e jogam numa lata de lixo os símbolos da opressão, tais como sutiãs, ligas, perucas e cílios postiços. Apesar de não ter havido fogo, o episódio ficou conhecido como a “queima dos sutiãs”. Tem início a construção do Hotel Sheraton, na Praia do Vidigal, Rio de Janeiro, onde antes ficava o Hotel Colonial e uma vila de pescadores, removida durante a obra.

(8)

1969

Fundação, em São Paulo, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap, que abriga em seus quadros professores universitários aposentados compulsoriamente pelo regime militar. Criação do CRH – Centro de Recursos Humanos da UFBA, como um Programa Interdisciplinar de Pesquisa (PRH), vinculado ao gabinete do Reitor Costa e Silva sofre uma isquemia cerebral e uma junta militar assume o governo. Em outubro, o congresso é reaberto e elege o general Emílio Garrastazu Médici para a Presidência da República. Iniciam-se, para valer, os anos de chumbo no Brasil. Jornais do porte de O Estado de São Paulo publicam poemas no espaço destinado aos editoriais. Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar na lua. Em 1o de setembro, vai ao ar, pela primeira vez, o Jornal Nacional, apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira. Realiza-se em Londres, Inglaterra, a XVI International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population. O ano termina com um crescimento de 9,5% do PIB e inflação de 20,1%. O ano é marcado pela exacerbação da violência, tanto do governo quanto dos militantes de esquerda. A maioria dos militantes políticos age na clandestinidade.

1970

O ano termina com um crescimento de 11,3% do PIB e a inflação em 19,5%. O Brasil conquista o tricampeonato mundial de futebol, no estádio Azteca, no México, vencendo a Itália, com uma vitória arrasadora: 4 a 1. A música que empolga o país fala em 90

milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção.

É realizado o Censo Demográfico. Somos 93.139.037 habitantes. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 5,8 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 54 anos. A população urbana ultrapassa a rural e corresponde a 55,9% da população total.

1971

No futebol, é disputado, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro, conhecido como “Brasileirão”. Em 9 de dezembro, no Maracanã, o Atlético Mineiro sagra-se campeão vencendo o Botafogo, com um gol de Dadá Maravilha. Terminam as obras de construção do Hotel Sheraton, na praia do Vidigal, Rio de Janeiro. São 110 quartos, distribuídos em torno de estacionamento, e mais 486 unidades com vista para o mar, distribuídas em 18 pavimentos.

1972

Em 14 de julho, num acidente de avião, morre, aos 27 anos, Leila Diniz, uma mulher à frente do seu tempo. Outubro – criação do Programa de Pós-graduação em História da UFPR, com duas opções para o mestrado: História Demográfica e História Econômica. Em agosto, o IBGE informa que o Brasil bateu a marca dos 100 milhões de habitantes. O ano termina com um crescimento de 11,9% do PIB e 15,7% de inflação. Desenvolvidos os primeiros sistemas para interligar computadores em rede mundial.

(9)

1973

Termina a Guerra do Vietnã. 2 de agosto – o seqüestro do menino Carlinhos, ocorrido na Rua Alice, no Rio de Janeiro, choca o país. O “Caso Carlinhos”, como ficou conhecido, marca toda uma geração. Na Rede Globo, estréia O Bem-Amado, primeira novela em cores da televisão brasileira. Realiza-se em Liège, Bélgica, a XVII International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population. Criação do PISPAL – Programa de Investigaciones sobre Población en América Latina. Institucionalização do CRH – Centro de Recursos Humanos da UFBA, como Órgão Suplementar vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e com funções pesquisa, extensão e ensino.

1974

O Congresso Nacional elege o General Ernesto Geisel para a Presidência da República. Geisel promete “lenta, gradativa e segura distensão do regime”. Nas eleições para cargos legislativos, realizadas em novembro, o MDB obtém 72,75% dos votos e aumenta sua bancada de deputados federais de 87 para 160 deputados. Inaugura-se a ponte Rio-Niterói. O Ministro do Planejamento Mario Henrique Simonsen promete baixar a inflação e aumentar o crescimento da economia. De 19 a 30 de agosto, acontece a terceira Conferência Mundial de População, em Bucareste, Romênia. A população mundial atinge a marca de 4 bilhões de habitantes.

1975

USP, PUC-SP e FGV entram em greve. Sorrateiramente, a sociedade civil começa a se organizar em prol da anistia e do fim do regime militar. Em outubro, o jornalista Wladimir Herzog apresenta-se ao DOI-CODI de SP e, horas depois, está morto. Os militares insistem na tese do suicídio, mas o país inteiro sabe que foi assassinato. O ano termina com um crescimento de 5% do PIB e inflação de 30%. A dívida externa é de 22 bilhões de dólares. O “milagre econômico” caminhava para o fim.

(10)

Em janeiro, o operário Manuel Fiel Filho morre no DOI-CODI de São Paulo. Novamente, fala-se em suicídio. No entanto, seu corpo apresenta sinais evidentes de tortura. Em abril, morre a estilista Zuzu Angel, cuja batalha incansável para reaver o corpo do filho Stuart Angel Jones, desaparecido nos porões da ditadura, custou-lhe a própria vida. O carro de Zuzu foi abalroado propositalmente e a estilista teve morte instantânea. Em agosto, JK morre num acidente de automóvel. Seu funeral traz, de novo, o povo às ruas. O governo se assusta com a popularidade de JK. No decorrer do ano, inúmeras bombas são explodidas. As mais célebres foram a da residência do jornalista Roberto Marinho, a da sede da Editora Civilização Brasileira e as das sedes da OAB e ABI. Em dezembro, João Goulart morre em seu exílio, no Uruguai. Em dezembro, Fidel Castro assume a presidência de Cuba.

O livro Feliz ano novo, de Rubem Fonseca, lançado em 1975, é proibido, após 3 edições e 30 mil exemplares vendidos. O Cruzeiro conquista a Taça Libertadores, após vitória de 3 a 2 sobre o River Plate. Em 30 de dezembro, Ângela Diniz é assassinada por seu namorado, Doca Street. Julgado e absolvido 3 anos depois, alegando legítima defesa da honra, Doca Street deixa o tribunal aplaudido. Em novo julgamento, em 1981, feministas protestam contra a tese da defesa e Doca Street acaba condenado a 15 anos de prisão. Vai a campo a PNAD 76, cujo suplemento inclui uma questão aberta sobre a classificação racial/por cor. A PEA é composta por 28,8% de mulheres e 71,2% de homens. O PIB cresce 10,2% e a inflação chega a 46%.

7 a 9 de junho – durante o Simpósio sobre o Progresso da Pesquisa Demográfica no Brasil, realizado no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, é delegada a um grupo de pesquisadores a tarefa de propor as bases para a constituição da futura Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP.

(11)

1977

Março – estudantes voltam às ruas. É a primeira passeata desde 1968. Em 24 de julho, Cláudia Lessin Rodrigues, de 21 anos, é encontrada morta num rochedo da Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro. Depois de doze anos foragido da justiça brasileira, Michel Frank, o autor do crime, é assassinado na Suíça. Em setembro, a polícia invade a USP e 1.700 estudantes são detidos. Em dezembro, o governador de Minas, Aureliano Chaves, defende a anistia parcial. A dívida externa é de 32 bilhões de dólares e o PIB cresceu 4,9%. A inflação é de 38,9%. Chico Buarque compõe a música Angélica, em homenagem a Zuzu Angel. Tem início, na China, a política do filho único, uma tentativa de conter o crescimento populacional. Em 28 de junho, após 26 anos de luta, o Senador Nelson de Souza Carneiro, então do MDB do Rio de Janeiro, finalmente obtém a aprovação, no Congresso Nacional, da Lei 6515/77, que institui o divórcio no Brasil. A Lei do Divórcio é sancionada pelo presidente da República, Ernesto Geisel, em 26 de dezembro.

Em 19 de outubro, na sede da Fundação Ford, na Praia do Flamengo, número 100, Rio de Janeiro, realiza-se a Assembléia Geral que funda a ABEP. A primeira diretoria é eleita por aclamação e o primeiro presidente da ABEP é João Lyra Madeira.

Realiza-se, na Cidade do México, a XVIII International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

1978

Início dos movimentos grevistas no meio operário. Do ABC paulista, espalha-se para outras regiões do país, notadamente as que apresentam um parque industrial mais desenvolvido. 6 de agosto – Morre o Papa Paulo VI. 26 de agosto – Tem início o pontificado de João Paulo I 28 de setembro – Morre o Papa João Paulo I 16 de outubro – Tem início o pontificado de João Paulo II

Realização do I Encontro da ABEP, em Campos do Jordão.

12 de outubro: Assembléia geral da ABEP, que elege, por calorosa aclamação, João Lyra Madeira como presidente de honra da ABEP. José Alberto Magno de Carvalho é eleito presidente da ABEP.

(12)

1979

José Alberto Magno de Carvalho assume a presidência da ABEP.

É lançado o primeiro número do “Informativo da ABEP” – publicação trimestral. Morre João Lyra Madeira, primeiro presidente da ABEP.

O General João Figueiredo assume a Presidência da República. Seu governo amplia a política de liberalização iniciada em 1974. A mobilização que toma conta da sociedade civil a partir dessa época estende-se dos setores de elite para os setores médios, populares e sindicais. Delfim Netto assume o Ministério do Planejamento. Em junho, o governo apresenta ao congresso o projeto de Lei de Anistia. Em agosto, é sancionada a Lei de Anistia. Reforma partidária e fim do bipartidarismo. Em junho, no seriado Malu Mulher, da Rede Globo, a atriz Regina Duarte protagoniza a primeira cena de orgasmo na televisão brasileira. A câmera focaliza a mão fechada da atriz, que se abre num espasmo. É criado o PMDB, a partir da regularização do antigo MDB, segundo as regras da recém-instituída Lei dos Partidos Políticos.

1980

Em 10 de fevereiro, no Colégio Sion, em São Paulo, é fundado o PT – Partido dos Trabalhadores. O primeiro caso de AIDS no mundo é notificado nos EUA. Recrudescimento dos atentados terroristas no país. Atentado à sede da OAB, no Rio de Janeiro, mata a funcionária Lydia Monteiro. Setembro: tem início da primeira Guerra do Golfo, que só terminaria 8 anos depois. Segundo o censo de 1980, a população brasileira é de 119.002.706 habitantes. A população urbana corresponde a 67,6% da população total. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 4,4 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 54 anos.

Realização do II Encontro Nacional da ABEP, em Águas de São Pedro, SP. 13 de outubro: na Assembléia Geral, Tamás Szmrecsányi e Guaraci Adeodato Alves de Souza encaminham a seguinte moção: “Tendo em vista a indefinição do Governo Brasileiro em termos de política demográfica, considerando as contínuas pressões externas e internas no sentido da adoção de um programa governamental de controle da natalidade das classes trabalhadoras; tendo em vista as iniciativas em andamento no sentido da próxima adoção sob título de planejamento familiar ou assemelhados, de uma política desse tipo, tendo em vista que os grandes problemas brasileiros não são demográficos mas de caráter social e econômico, dizendo respeito fundamentalmente à distribuição de renda, da riqueza e do poder, a ABEP resolve: 1. solicitar ao Governo que vários estudos ora em curso sejam tornados públicos, a fim de possibilitar uma ampla discussão antes de adotar a referida política, e 2. repudiar a adoção de políticas desse tipo por pressão de organismos internacionais e/ou estrangeiros.”

(13)

1981

José Alberto de Carvalho inicia seu segundo mandato como presidente da ABEP. Em 30 de abril, acontece o atentado do Riocentro. Fundada a BITNET, uma rede cooperativa de universidades americanas que permite o envio de mensagens e arquivos através de computador. Realiza-se em Manila, Filipinas, a XIX International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

1982

Eleições diretas para governadores dos Estados. Candidatos da oposição vencem em 3 dos maiores Estados brasileiros: Tancredo Neves em Minas, Leonel Brizola no Rio de Janeiro e Franco Montoro em São Paulo. O regime militar está nos seus estertores. O primeiro caso de AIDS no Brasil é notificado na cidade de São Paulo. Maio – Fundação, na Unicamp, do Núcleo de Estudos de População – Nepo. A UFPR cria o Doutorado em História, com uma única opção: História Demográfica.

Realização do III Encontro Nacional na Ilha do Boi, Vitória, ES.

A Assembléia Geral, realizada em 11 de outubro, aprovada a proposta de criação da Revista Brasileira de Estudos de População (Rebep), a partir de moção encaminhada por Ana Maria Goldani. Outra moção, encaminhada pelo associado Luís Roberto de Barros Mott, solicita que a ABEP se manifeste contra a discriminação sexual.

1983

Elza Berquó assume a presidência da ABEP.

Em 15 de março, tomam posse os governadores eleitos diretamente. Fundação da CUT. Surgem os primeiros telefones celulares. A Compac lança o seu primeiro microcomputador. O primeiro caso feminino de AIDS no Brasil é notificado na cidade de São Paulo.

1984

Efervescência política. A população sai às ruas na luta por eleições diretas para presidente da República. O movimento conhecido como “Diretas Já” mobiliza milhares de pessoas na maioria das cidades brasileiras. A despeito da pressão popular, a emenda do deputado Dante de Oliveira, que propõe eleições diretas, não consegue a votação necessária. De 6 a 14 de agosto, acontece a Conferência Internacional sobre População, realizada na Cidade do México. Criação do Cedhal – Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina, da USP.

Neide Patarra é a primeira editora da Rebep.

A ABEP publica “Censos, consensos e contrasensos”.

Realiza-se o IV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Águas de São Pedro, SP. Na Assembléia Geral, realizada em 9 de outubro, é lançado o primeiro volume da Rebep. É aprovada, por unanimidade, moção sobre a questão demográfica indígena, apresentada na sessão Etnia e Demografia, para ser encaminhada à Presidência da República.

(14)

1985

Paulo Paiva assume a presidência da ABEP. Em 24 de janeiro, é fundado o PFL – Partido da Frente Liberal. Tancredo Neves é eleito pelo Colégio Eleitoral Presidente do Brasil e morre antes de tomar posse. O vice-presidente José Sarney assume a Presidência e tem início a chamada Nova República. Realiza-se em Florença, Itália, a XX International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population. Criação do Prolap – Programa Latino-americano de Actividades en Población, cujo objetivo é a criação e o fortalecimento de uma rede de centros de pesquisa e docência em população na América Latina. A PEA é composta por 33,5% de mulheres e 66,5% de homens.

1986

Começa a era dos pacotes econômicos. Em fevereiro, o Presidente José Sarney anuncia o Plano Cruzado. No final do mesmo ano, o Plano é dado como fracassado, com o ressurgimento da inflação. Outubro – eleição dos deputados que iriam compor a Assembléia Nacional Constituinte. Novembro – é decretado o Plano Cruzado II. Vai a campo a Pesquisa Nacional sobre Saúde Materno-Infantil e Planejamento Familiar, coordenada pela BEMFAM.

Realiza-se o V Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Águas de São Pedro, SP. Como parte das comemorações do décimo aniversário da ABEP, estabelece-se o Prêmio ABEP 10 anos. Na Assembléia Geral, realizada em 14 de outubro, é feita uma revisão no estatuto.

1987

Paulo Paiva inicia seu segundo mandato como presidente da ABEP.

Abril – Instalação da Assembléia Nacional Constituinte. Junho – É lançado o Plano Bresser, outra tentativa sem êxito de estabilização econômica.

1988

É promulgada, a 5 de outubro, a nova Carta Constitucional. Fundação do Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, em assembléia realizada no dia 25 de junho, quando foram aprovados o manifesto, programa e estatuto do novo partido. A população mundial atinge 5 bilhões de habitantes.

A ABEP publica Primeira Década, organizado por Elza Berquó, e PNADs em foco: Anos 80, organizado por Diana Sawyer.

Realiza-se o VI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Olinda, PE. Na Assembléia Ordinária, realizada em 18 de outubro, Neide Patarra é eleita presidente da ABEP.

(15)

1989

Neide Patarra assume a presidência da ABEP. 6 de janeiro – O país pára para saber quem matou Odete Roitman, no último capítulo da novela Vale tudo, da Rede Globo. 15 de janeiro: é instituído o Plano Verão, outra tentativa frustrada de dar cabo da inflação. Foi criado o cruzado novo, com 3 zeros a menos que o seu antecessor, o cruzado. Seu impacto foi ainda mais breve que o dos planos anteriores.

Treze anos após sua proibição, é reeditado o livro Feliz ano novo, de Rubem Fonseca. Outubro – Fernando Collor de Melo é eleito Presidente da República, na primeira eleição direta depois de quase trinta anos. Outubro – Cai o muro de Berlim. Realiza-se em Nova Déli, Índia, a XXI International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

1990

Fernando Collor de Mello toma posse e anuncia o plano “Brasil Novo”, pelo qual a poupança, as contas correntes e as aplicações financeiras são bloqueadas, com o efeito mais imediato de uma forte redução na liquidez do país. A ABEP sofre com o confisco de seus recursos. O Governo Collor dá início a um processo de liberalização, que iria continuar na década de noventa com o processo de privatização e abertura da economia. Em 7 de julho, aos 32 anos, morre Cazuza, o primeiro artista brasileiro que admite publicamente ter AIDS. Em 13 de julho, é promulgada a Lei N° 8.069, que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Agosto – Tem início a segunda Guerra do Golfo, que dura 18 meses. Surgem os primeiros modems de 300, 600 e 1200 kbps. A PEA é composta por 35,5% de mulheres e 64,5% de homens.

Maria Coleta Oliveira assume a editoria da Rebep.

Realiza-se o VII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu, MG. Em 16 de outubro, na Assembléia Geral, a moção apresentada por Elza Berquó coloca a ABEP em estado de vigília permanente. “A realização do Censo Demográfico de 1990 trará certamente grandes dificuldades para o prosseguimento da pesquisa demográfica com efeitos evidentes para o avanço do conhecimento da área e implantação de políticas sociais. A fim de evitar que estas dificuldades se agravem ainda mais, a ABEP mantém-se em vigília permanente no sentido de garantir que o Censo se realize em 1991. A ABEP, em conjunto com as demais associações científicas conscientes da gravidade da situação, vem manifestar esta preocupação junto ao governo federal, devendo, ainda fazer uso de todos os meios ao seu alcance para esclarecer a sociedade civil a respeito deste direito”. Uma segunda moção, apresentada por Maria Helena P. de Mello Jorge e Maria Lúcia Sokoll, reivindica a abolição dos custos referentes ao Registro Civil, para que o Estatuto da Criança possa, efetivamente, ser cumprido. Finalmente, uma terceira moção, proposta por Paulo Paiva, protesta contra as mudanças implementadas no CNPq, à revelia das representações da comunidade científica. Ainda na Assembléia, decide-se reduzir o número de cargos na diretoria da ABEP. São eliminados os cargos de 2° vice-presidente, 2° Tesoureiro e1° Secretário, em vigor a partir da eleição seguinte. Neide Patarra é reeleita presidente da ABEP.

(16)

1991

Neide Patarra inicia seu segundo mandato como presidente da ABEP. Com 1 ano de atraso, é realizado o Censo Demográfico. A população brasileira é de 146.825.475. Vai a campo, na região Nordeste, a Pesquisa sobre Saúde Familiar no Nordeste (PSFNe), coordenada pela BEMFAM. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 2,7 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 60 anos. A população urbana corresponde a 75,6% da população total.

1992

É aprovado pelo Congresso Nacional o impeachment de Collor, que renuncia ao cargo. O vice-presidente, Itamar Franco, assume a Presidência do Brasil. Em acidente de helicóptero, morre Ulysses Guimarães, o senhor Diretas. George Bush e Boris Yeltsin anunciam, oficialmente, o fim da Guerra Fria. Acontece, no Rio de Janeiro, a Rio92, conferência mundial sobre meio ambiente. Em 1992, após 23 anos no ar, a bancada do Jornal Nacional é ocupada por uma mulher, a jornalista Valéria Monteiro. A escolaridade média da população brasileira é de 4,9 anos de estudo – 4,9 anos entre as mulheres e 4,8 anos entre os homens.

Realiza-se o VIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Brasília, DF. Durante o Encontro, os associados se reúnem em Assembléia Extraordinária na noite do dia 26 de outubro, na qual é criado o Conselho Consultivo, órgão de assessoria da Diretoria, e reformado o Estatuto. No dia seguinte, ocorre, no mesmo local, a Assembléia Ordinária da ABEP, na qual é eleita, pela primeira vez, uma diretoria mais enxuta, com apenas cinco membros. Diana Sawyer é eleita presidente da ABEP.

1993

Diana Sawyer assume a presidência da ABEP.

Em maio, assume o quarto Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso. Em dezembro, é proposto um novo programa de estabilização. Termina o apartheid na África do Sul.

Realiza-se em Montreal, Canadá, a XXII International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

(17)

1994

Em fevereiro, é introduzido um novo sistema de indexação que consistia na implantação da Unidade Real de Valor – URV, vinculada ao dólar em uma base de um para um. Em meados do mesmo ano, é introduzida a nova moeda, cuja unidade era igual à URV. Em 1o de maio, morre o piloto Ayrton Senna, no circuito de Imola, na Itália. Em 1º de julho, é introduzido o Real igual a uma URV. O Brasil é tetracampeão na Copa do Mundo dos Estados Unidos. A final, entre Brasil e Itália, pela primeira vez na história, é decidida nos pênaltis. A inflação baixa de uma taxa mensal de cerca de 47% em junho para 1,5% em setembro. Fernando Henrique Cardoso é eleito Presidente do Brasil pelo PSDB, partido do qual foi um dos fundadores.

A ABEP publica o primeiro e o segundo volumes de seus Textos Didáticos, Introdução a alguns Conceitos Básicos e Medidas em Demografia, de José Alberto Magno de Carvalho, Diana Oya Sawyer e Roberto do Nascimento Rodrigues; e A Demografia numa Perspectiva Histórica, de Sérgio Odilon Nadalin.

De 5 a 13 de setembro, é realizada, no Cairo, Egito, a CIPD – Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. Houve enormes avanços no sentido de tentar garantir uma maior igualdade de gênero, eliminar a violência contra as mulheres e assegurar que elas possam controlar sua própria fecundidade. José Alberto Magno de Carvalho assume a vice-presidência da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

Teresa Salles é a nova editora da Rebep. Em outubro, realiza-se o IX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu/ MG. Na Assembléia Ordinária, realizada em 12 de outubro, a presidente da ABEP, Diana Sawyer, propõe a anulação do processo eleitoral , indicando o dia 15 de dezembro para a realização da Assembléia Extraordinária, em Belo Horizonte, quando será realizada a eleição da nova diretoria. A ata da referida Assembléia não menciona o motivo da anulação. A Assembléia Extraordinária elege Daniel Hogan para a presidência da ABEP.

(18)

1995

Daniel Hogan assume a presidência da ABEP. Em Pequim, acontece a IV Conferência Mundial sobre a Mulher. É criada a CNPD – Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, ligada ao então Ministério do Planejamento e Orçamento, sob a presidência de Elza Berquó. Após uma reestruturação no programa do curso de pós-graduação em História da UFPR, a História Demográfica deixa de ser uma opção curricular. A PEA é composta por 40,4% de mulheres e 59,6% de homens.

1996

Em 12 de janeiro, é promulgada a Lei nº 9.263, que regulamenta o § 7º, do art. 126, da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar e da esterilização voluntária. Chegam ao Brasil os primeiros provedores de internet. O IBGE realiza a Contagem Populacional. Somos 157.070.163 habitantes. Vai a campo a PNDS – Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, coordenada pela BEMFAM.

A ABEP publica o terceiro volume de seus Textos Didáticos, Fontes de Dados Demográficos, de Ralph Hakkert.

Em outubro, realiza-se o X Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu, MG. Na Assembléia Ordinária, realizada em 09 de outubro, Daniel Hogan é reeleito presidente da ABEP.

1997

Daniel Hogan assume seu segundo mandato como presidente da ABEP.

Em fevereiro, morre Darcy Ribeiro, antropólogo e escritor, cassado em 1964. Em 31 de agosto, morre a Princesa Diana, em trágico acidente de carro, em Paris. Realiza-se em Beijing, China, a XXIII International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

É lançada no Brasil a camisinha feminina.

I Encontro Nacional sobre Migrações, Curitiba. Ana Amélia Camarano assume a editoria da Rebep.

Primeira edição internacional da Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Rebep. A publicação Brazilian Jounal of Population Studies é iniciativa da Diretoria da ABEP.

1998

Fernando Henrique Cardoso é reeleito presidente da República.

Central do Brasil é indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro e Fernanda

Montenegro, para o de melhor atriz

José Alberto Magno de Carvalho assume a presidência da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population.

A ABEP publica Saúde Reprodutiva na América Latina e no Caribe: temas e problemas, organizado por Elisabete Dória Bilac e Maria Isabel Baltar da Rocha

Outubro: realiza-se o XI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu/ MG. Em 21 de outubro, realiza-se a Assembléia Ordinária, que reorganiza a composição do Conselho Consultivo. Eduardo Rios-Neto é eleito presidente da ABEP.

(19)

1999

Eduardo Rios-Neto assume a presidência da ABEP.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde publica a Portaria no 048, que normatiza a realização de

cirurgias de esterilização.

É realizado o II Encontro Nacional sobre Migrações, Ouro Preto.

De 30 de junho a 2 de julho, é realizada, em Nova York, a 21a sessão especial da Assembléia Geral da ONU, celebrando o Cairo +5. A escolaridade média da população brasileira é de 5,8 anos de estudo – 5,9 anos entre as mulheres e 5,6 anos entre os homens.

2000

Comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, com a exposição Brasil + 500, em São Paulo. Chega ao Brasil o Mirena, contraceptivo que, além de atuar como o DIU tradicional, barrando o caminho dos espermatozóides ao útero, acumula a função de pílula anticoncepcional, ao liberar, diariamente, doses do hormônio levogenestrel. Setembro: A Declaração do Milênio, aprovada e assinada por 189 países membros da ONU, estabelece as metas do milênio, a serem alcançadas em 2015. A população mundial atinge 6 bilhões de habitantes. População brasileira, segundo o Censo Demográfico: 169.799.170. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) é de 2,4 filhos por mulher. A esperança de vida ao nascer é de 68 anos. A população urbana corresponde a 81,3% da população total.

Elisabeth Dória Bilac é a nova editora da Rebep.

A ABEP publica Trabalho e Gênero: mudanças, permanências e desafios, organizado por Maria Isabel Baltar da Rocha

Outubro: realiza-se o XII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu, MG. Na Assembléia Ordinária, realizada em 25 de outubro, Eduardo Rios-Neto é reeleito presidente da ABEP.

(20)

2001

Eduardo Rios-Neto inicia seu segundo mandato como presidente da ABEP. De 31 de agosto a 7 de setembro, é realizada em Durban, na África do Sul, a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerância. Em 11 de setembro, terroristas atacam as torres do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, DC. A escolaridade média da população brasileira é de 6,1 anos de estudo – 6,2 anos entre as mulheres e 5,9 anos entre os homens.

A ABEP publica O envelhecimento da população brasileira e o aumento da longevidade: subsídios para políticas orientadas ao bem-estar do idoso, organizado por Laura L. Rodríguez Wong. Agosto – realiza-se, em Salvador, BA, a XXIV International Population Conference, da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population Em novembro, morre Vilmar Evangelista Faria. Morre Luiz Armando de Medeiros Frias.

2002

Setembro – realização, no Rio de Janeiro, da Rio + 10 – Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República. Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol. José Alberto Magno de Carvalho se torna presidente emérito da IUSSP – International Union for the Scientific Study of Population. A PEA é composta por 42,5% de mulheres e 57,5% de homens.

A ABEP publica Rio+10: population and environment in Brazil, organizado por Daniel Hogan.

Novembro – realiza-se o XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Ouro Preto/MG. Na Assembléia Ordinária, realizada em 6 de novembro, acontece um grande debate sobre a criação da ALAP – Associação Latino-americana de População. “Neide Patarra informa que os esforços para a criação da ALAP foram uma iniciativa da atual gestão e que já houve dois encontros, em Cuba e outro na Argentina, e que neste XIII Encontro da ABEP, foi feita uma reunião dos Presidentes das associações populacionais de países latino-americanos com o intuito expresso e específico de criar a ALAP”. Maria Coleta F. A. de Oliveira é eleita presidente da ABEP.

Durante o Encontro, em Ouro Preto, é criada a ALAP – Associação Latino- americana de População.

Em setembro, morre João Yunes.

23 de novembro: 33 anos após a estréia, pela primeira vez um jornalista negro, Heraldo Pereira, ocupa a bancada do Jornal Nacional.

(21)

2003

Maria Coleta Oliveira assume a presidência da ABEP. É lançado o Informativo Eletrônico ABEP.

Novembro – realizado o Encontro Transdisciplinar População e Espaço, em Campinas. Novembro – realizado o Seminário de Demografia dos Povos Indígenas no Brasil, São Paulo.

Realizado o III Encontro Nacional sobre Migrações, em Campinas.

Março: os Estados Unidos invadem o Iraque, dando início à terceira Guerra do Golfo. Outubro: é publicado, no Diário Oficial, o Estatuto do Idoso.

2004

Cairo+10 – em reunião realizada em Santiago do Chile em 11 e 12 de março, os princípios do Cairo são reafirmados por delegações de 40 países. Tem início o curso de especialização em Demografia na UFRN. Em 21 de junho, morre Leonel Brizola. Agosto – Eduardo Rios-Neto assume a presidência da CNPD – Comissão Nacional de População e Desenvolvimento.

Maio – realizado o Seminário Tendências da Fecundidade e Direitos Reprodutivos no Brasil, em Belo Horizonte.

Setembro – Realização do I Encontro da ALAP e do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu, MG. Na Assembléia Ordinária, George Martine é eleito presidente da ABEP. Em nome do Comitê de Demografia dos Povos Indígenas, Marta Azevedo propõe moção de apoio ao censo indígena. José Alberto Magno de Carvalho encaminha moção de apoio às pesquisas sócio-demográficas do IBGE, para que não haja comprometimento da Contagem Populacional, prevista para 2005. A coordenadora do GT População e Gênero, Sonia Corrêa, propõe moção sobre Direitos Reprodutivos. Ela pede que a mesma seja encaminhada ao Congresso Nacional, através das comissões nas quais os projetos estão sendo apresentados, à CNPD, ao Ministério da Saúde e à Presidência do Congresso Nacional.

A ABEP publica Dez anos do Cairo: tendências da fecundidade e direitos reprodutivos no Brasil, organizado por André Junqueira Caetano, José Eustáquio Diniz Alves e Sônia Corrêa, e Introdução à Demografia da Educação, organizado por Eduardo L. G. Rios-Neto e Juliana de Lucena Ruas Riani.

A ABEP publica os dois primeiros volumes da Série Demographicas, História e Demografia: elementos para um diálogo, de Sérgio Odilon Nadalin, e Gênero nos estudos de população, organizado por Sonia Corrêa e José Eustáquio Diniz Alves.

Em 26 de dezembro, um tsunami varre o Oceano Índico e provoca tragédia na Ásia. A Taxa de Fecundidade Total (TFT) no Brasil atinge o nível de reposição: 2,1 filhos por mulher. Entre as mulheres com 12 ou mais anos de estudo, a TFT já é de apenas 1,4 filhos por mulher.

(22)

2005

George Martine assume a presidência da ABEP.

O novo editor da Rebep é Carlos Eugênio de Carvalho Ferreira.

A ABEP publica Bioética: reprodução e gênero na sociedade contemporânea, organizado por Maria Andréa Loyola

Agosto – realizado o II Seminário Internacional de Demografia e Saúde dos Povos Indígenas, em SãoPaulo.

Setembro: A ABEP promove o Workshop Demografia dos Negócios, em Salvador/BA. Outubro – I Simpósio Nacional de História da População, em Curitiba.

Outubro – realizado o Seminário O Processo de Envelhecimento Populacional no Brasil do Século XXI, em São Paulo.

Novembro – realizado o Workshop População e Meio Ambiente: metodologias de abordagem, em Campinas.

Novembro – realiza-se o IV Encontro Nacional sobre Migrações, no Rio de Janeiro. Novembro – realiza-se o Seminário As Famílias e as Políticas Públicas no Brasil, em BeloHorizonte. Abril – Morre o Papa João Paulo II depois de 26 anos de pontificado. Consternado, o mundo se reverencia nos funerais do Papa-Pop. O Conselho de Cardeais elege o novo papa, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, que adota o nome de Bento XVI. Maio – No dia 14, estréia a novela América, de Glória Perez, cujo tema central é a imigração ilegal para os Estados Unidos. Junho – O Deputado Federal pelo PTB Roberto Jefferson denuncia, da tribuna da Câmara, um esquema de propinas pagas pelo PT, partido do Governo, a parlamentares, em troca de apoio político. O escândalo, logo denominado “mensalão”, abre, com uma profusão de novas denúncias de corrupção, a maior crise política da história recente do país. Na seqüência, caem os membros da diretoria executiva do PT e o Ministro da Casa Civil, José Dirceu, tido como homem forte do Presidente Lula. Dezembro – De volta à Câmara, o mandato do Deputado e ex-ministro José Dirceu é cassado por 293 votos a favor e 192 contra. A despeito da grave crise política, a economia do país não é afetada. Entretanto, o crescimento econômico é pífio e, na América Latina, o desempenho brasileiro só é superior ao do Haiti.

(23)

2006

Março – Cai o Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acusado de atos incompatíveis com o cargo. Em seu lugar, assume Guido Mantega que promete não fazer alterações substantivas na política econômica. Maio – No Dia do Trabalho, imigrantes latinos param os Estados Unidos, mostrando sua importância para a economia do país, aos gritos de sí, se puede”. Junho – No centenário do primeiro vôo de Santos Dumont, o astronauta brasileiro Marcos Pontes passa 10 dias no espaço a bordo da nave russa Soyuz. De volta ao Brasil, afirma que “quer se aventurar na política”. Junho – A seleção brasileira de futebol cai nas quartas de final, diante da França, e não consegue o tão sonhado hexa campeonato. População brasileira estimada pelo IBGE: 186.703.277. Vai a campo a PNDS – Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde, coordenada pelo CEBRAP. 6 de julho – Morre Dante de Oliveira, autor da emenda constitucional que propôs eleições diretas para Presidência da República, em 1985. 31 de julho – operado de urgência, Fidel Castro passa o poder a seu irmão mais novo, Raúl. Agosto – 30 anos depois de sua morte, estréia um filme sobre a vida de Zuzu Angel, vivida na telona por Patrícia Pillar.

A ABEP publica o terceiro volume da Série Demographicas, Demografia dos negócios: campo de estudo, perspectivas e aplicações, organizado por José Ribeiro Soares Guimarães. Setembro: Realiza-se o XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, em Caxambu, MG, no qual a ABEP comemora 30 anos.

(24)

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao ranger de dentes durante o sono, recentemente incluído pela segunda versão da ICSD no grupo dos distúrbios de movimento relacionados com o sono (e já não nas

A estreia de Jupiter Ascending, um filme de ficção científica baseado em “Branca de Neve” e realizado por Andy Wachowski e Lana Wachowski, encontra-se agendada para julho

A Tabela 5.7 apresenta os valores médios dos três fluidos (Etilenoglicol, Mistura e Água) para o caso de estudo onde se impõe aos escoamentos os números de Reynolds de

A metodologia utilizada para essa elaboração foi a metodologia da cartografia social baseada nos estudos realizados pelo Projeto Nova Cartografia Social da

Este projeto delimita-se aos temas ligados à Design Thinking, Pensamento Visual e Desenvolvimento de Projetos, orientando-se espe- ciicamente para a elaboração de uma ferramenta

Isso faz com que esse tipo de profissional apresente algumas dificuldades tanto para levar um projeto adiante, quando são responsáveis por grande parte deles, como para

O objeto da Arquivística é o arquivo, entendido também como fato social, quer no seu complexo, quer nos vários aspectos que implicam relações com outros arquivos (finalidades)..

Assim, a proliferação de movimentos espiritualistas 3 variados, de cunho revelacionistas, esotéricos, racionalistas e cientificistas, na Europa e América do Norte na