• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/ MESTRADO EM EDUCAÇÃO. UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S. MARILÉIA DE FÁTIMA CESÁRIO E CESÁRIO. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2008.

(2) MARILÉIA DE FÁTIMA CESÁRIO E CESÁRIO. UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S. Dissertação apresentada como exigência parcial ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, sob a orientação da Profª Maria Leila Alves para obtenção do título de Mestre em Educação.. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2008.

(3)

(4) Tecendo a manhã Um galo sozinho não tece a manhã ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzam os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma tela tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. (João Cabral de Mello Neto). Ilustração realizada pelo aluno do ciclo IV Final do CE 406, em 17/04/2008..

(5) Aos meus pais (in memoriam), especialmente à minha mãe, mulher de fibra que se tornou um exemplo de vida para mim, minha grande incentivadora. Ao meu marido Mario, com quem divido minha vida,. minhas alegrias e tristezas, encantos e. desencantos e que muito contribuiu na luta pela conclusão desse trabalho. Aos meus filhos, Camila, Priscila e Diego, pela felicidade de tê-los junto a nós, meu marido e eu, e compartilharmos nossas histórias de vida..

(6) AGRADECIMENTOS. A Deus, sempre e por tudo, especialmente por ter me concedido saúde e força para concluir este trabalho. A minha professora e orientadora Maria Leila Alves, pelo carinho e atenção dedicada, dividindo seu tempo e conhecimento comigo e pela condução competente na construção desse trabalho. Aos Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho e a Profª. Norinês Panicacci Bahia pelas contribuições que enriqueceram sobremaneira esta dissertação. Aos professores, alunos, pais do CE SESI Nº 406 e aos demais membros da comunidade da escola pesquisada, que tanto contribuíram, por meio de seus depoimentos e entrevistas, para a efetivação desta pesquisa. Aos amigos que muito me auxiliaram na finalização deste trabalho, especialmente, no que se refere aos conhecimentos em informática. A todos que,direta ou indiretamente, contribuíram nesta minha jornada..

(7) RESUMO. Este trabalho teve como propósito a análise da gestão democrática de uma escola do Sistema S, especificamente o Centro Educacional SESI Nº 406, localizado na cidade de Mauá, uma das 211 escolas que compõem a Rede Escolar SESI do Estado de São Paulo, no período de 2001 a 2007, tendo como referência a análise do contexto histórico das lutas travadas pela democratização da sociedade no período que sucede a ditadura militar. O ensino como direito de todos, os mecanismos de participação, a inserção da comunidade escolar nos processos decisórios e a construção da gestão democrática da escola, foram movimentos que acompanharam o processo de redemocratização da sociedade no início da década de 1980. O estudo discute os caminhos trilhados para a conquista da gestão democrática, identificando mudanças e as transformações ocorridas no período em questão. Utilizamos como recurso para a coleta de dados a análise de documentos da instituição, a observação participante, a coleta de depoimentos escritos e gravados de alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar. Os dados desta pesquisa revelam que a mudança de postura do gestor, no sentido de possibilitar a diluição do poder, é imprescindível para a ruptura dos modelos de administração verticalizada e centralizadora, tendo este o gestor o papel fundamental de articulador das ações que priorizem o coletivo. Os resultados evidenciam o reconhecimento positivo do conjunto de atores sociais entrevistados quanto aos avanços da gestão democrática, considerada é um processo em construção. Concluímos com Coutinho (2004), que a democracia deve ser entendida não como um estado, mas sempre como um processo. Palavras-chave: gestão democrática, participação da comunidade, trabalho coletivo, projeto político pedagógico, ensino e aprendizagem..

(8) ABSTRACT. This work had as purpose the analysis of the democratic administration of a school of the Sistema S, specifically the Educational Center SESI no. 406, located in the city of Mauá, one of the 211 schools that compose the School Net SESI of the State of São Paulo, in the period from 2001 to 2007, had as reference the analysis of the historical context of the fights joined by the democratization of the society in the period that the military dictatorship happens. The teaching as right of all, the participation mechanisms, the school community's insert in the decisive processes and the construction of the democratic administration of the school, were movements that accompanied the process of redemocratization of the society in the beginning of the decade of 1980. The study discusses the trace roads for the conquest of the democratic administration, identifying changes and the transformations happened in the period in subject. We used as resource for the collection of data the analysis of documents of the institution, the participant observation, the collection of written depositions and students' engravings, teachers and the school community's other members. The results evidence the positive recognition of the actors' social interviewees group with relationship to the progresses of the democratic administration, considered a process in construction. We ended with Coutinho (2002) that the democracy should be understood not how a state, but always as a process. Word-key: democratic administration, the community's participation, work collective, political pedagogic project, teaching and learning..

(9) SUMÁRIO. Introdução................................................................................................................................14 Capítulo I A Democracia e a Gestão Democrática no Olhar de Alguns Estudiosos...........................23 1.1 O Contexto Histórico e a Evolução do Processo Democrático...........................................25 1.2 O Movimento Democrático Pós-Ditadura Militar..............................................................28 1.3 A Democratização da Escola:Um Processo em Construção...............................................35 1.4 Eleição de Diretores: Uma Utopia ou Um Equívoco?........................................................40 Capítulo II A Construção do Trabalho Coletivo Rumo a Transformação Social................................48 2.1 Educação e Mediação..........................................................................................................49 2.2 O Projeto Político Pedagógico: Referência de Melhoria da Prática Educativa..................50 2.2.1 Educação, Construção do Conhecimento e Qualidade de Ensino...................................53 2.3 A Participação: Um Processo a Ser Vivido........................................................................57 2.3.1 Os Condicionantes como Determinantes da Participação na Escola...............................61 2.4 Trabalho Coletivo: Um Desafio .......................................................................................63 Capítulo III Antecedentes Históricos do Centro Educacional SESI Nº 406 – Sistema S.......................67 3.1 Resgate Histórico do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (1946-2007)..............................................................................................................................70 3.2 Os Atendimentos Realizados pela Instituição....................................................................72 3.3 Mauá: Resgate da História do Município...........................................................................74 3.3.1 A Vila do Pilar.................................................................................................................75 3.3.2 A Cultura Mauaense........................................................................................................76 3.3.3 Pluralidade Musical no Município..................................................................................76.

(10) 3.3.4 Mapa de município de Mauá ..........................................................................................79 3.4 Uma Escola, Uma História: Trajetória de Lutas.................................................................80 3.4.1 Relação Escola/Comunidade............................................................................................83 3.4.2 Organização das Modalidades de Ensino.........................................................................87 3.4.2.1 Ensino Fundamental......................................................................................................87 3.4.2.2 Educação de Jovens e Adultos......................................................................................89 3.4.2.3 CE SESI 406: O Caminho Trilhado..............................................................................91 Capítulo IV Os Dados Coletados................................................................................................................94 4.1 Coleta de Dados e Instrumento de Pesquisa.......................................................................94 4.2 Seleção dos Sujeitos da Pesquisa........................................................................................94 4.3 Procedimentos de Análise...................................................................................................95 Considerações Finais...............................................................................................................122 Fontes Legais Consultadas......................................................................................................125 Referências Bibliográficas......................................................................................................127.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Carmo (2013) afirma que a escola e as pesquisas realizadas por estudiosos da educação devem procurar entender a permanência dos alunos na escola, e não somente a evasão. Os

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre, quando

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à