• Nenhum resultado encontrado

LISTA EXERCÍCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA EXERCÍCIO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Matéria.: História da Química Curso: Lic. Química

Turno: Noturno

Período: 1º Data: 19/06/17 Prof(a): José F. da Silva LISTA DE EXERCÍCIO

LISTA DE EXERCÍCIOS – HISTÓRIA DA QUÍMICA

HISTÓRIA DA QUÍMICA, QUÍMICA NA VISÃO CONTEMPORÂNEA E MÉTODO CIENTÍFICO

01) A partir do século XVII, a ciência andava a passos largos e não dava mais para acreditar que tudo ao nosso redor era formado por apenas quatro elementos. Alguns personagens, como o alquimista Boyle, Priestley e

Lavoisier, tiveram um papel fundamental nessa história. Quais foram os fatores que enterraram de vez a teoria dos quatro elementos?

R= A revolução de Copérnico com a transformação da astronomia e da física, aplicação da matemática, desenvolvimentos de instrumentos científicos entre outros.

02) Toda a matéria é formada por átomos. Parece fácil hoje em dia dizer isso, mas durante dois mil anos, os homens acreditaram que a matéria era formada apenas pela combinação de quatro elementos: água, terra, fogo e ar, além de 4 qualidades. Apesar disso, o nome “átomo” surge na Grécia Antiga, proposta inicialmente pelo filósofo: A) Empedócles.

B) Lavosier. C) Leucipo. D) Lavosier

03) “Desde o início, Lavoisier adotou uma abordagem moAna da Química. Essa era sintetizada por sua fé na balança.” (STRATEHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002). Do ponto de vista do método científico, essa frase traduz a relevância que Lavoisier atribuía a: A) teorias.

B) modelos. C) hipóteses.

(2)

D) experimentos

04) O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é: A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

C) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano. D) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

E) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

05) Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:

01. Faz parte do método científico.

02. É denominado formulação de hipóteses. 04. Deverá ser seguido de uma experimentação.

08. Deve ser precedido por uma conclusão. Dê como resposta a soma dos números das asserções corretas. R= 3

06) A partir das informações dadas, enumere as informações, em ordem sequencial, de acordo com as etapas do método científico:

( 5) Conclusões

(3)

(4 ) Etapa experimental

(1 ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza (3 ) Levantamento de deduções

R= 5,2,4,1 e 3

07) Em relação ao conhecimento científico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequência correta.

(V ) O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.

(F ) O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico. (F ) O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório.

(V ) A ciência pode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada. R= V,F,FV

08) (ENEM) “(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.” (COPÉRNICO, Nicolau. De revolutionibusorbiumcoelestium.)

“Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma

investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.” (DA VINCI, Leonardo. Cartas.)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é: a) a fé como guia das descobertas.

(4)

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da Ciência pelos princípios bíblicos. d) a importância da experiência e da observação. e) o princípio da autoridade e da tradição.

09) Sobre a chamada Revolução Científica, marque a afirmativa INCORRETA:

a) A lei da gravitação universal foi formulada por Newton, a partir da teoria heliocêntrica e da teoria do movimento dos astros.

b) O método da observação e da experimentação, aliado a razão matemática, contribuiu para o desenvolvimento das ciências modernas.

c) A Revolução Científica foi um movimento de legitimação do poder absoluto monárquico e de aumento do poder eclesiástico.

d) As novas descobertas científicas possibilitaram as grandes navegações e a ascensão da burguesia.

e) As ideias racionalistas de Descartes e a física newtoniana influenciaram o pensamento iluminista do século XVIII.

10) No contexto da Revolução Científica, levada a cabo no século XVII, as pesquisas de Galileu Galilei foram decisivas. A respeito da vida e obra de Galilei, assinale a única alternativa que não está correta:

a) Galileu desenvolveu o telescópio a partir do aperfeiçoamento de lunetas e lentes.

b) Galileu elaborou teorias consistentes sobre o movimento dos corpos, sendo a Lei da Inércia uma expressão dessas teorias.

c) Galileu foi submetido ao tribunal da Inquisição para esclarecer suas opiniões a respeito do movimento do planeta Terra em torno do Sol.

d) Galileu colaborou diretamente com Isaac Newton na elaboração do livro “Philosophiaenaturalis principia mathematica” (1678).

e) Galileu conseguiu observar, por meio do telescópio, as imperfeições da Lua, como as crateras que nela existem. 11) Leia o trecho a seguir: É em função da astronomia que se elabora (...) a nova física; mais precisamente: em

(5)

argumentos físicos apresentados por Aristóteles e por Ptolomeu contra a possibilidade do movimento da Terra. (KOYRÉ, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 205.)

O historiador do pensamento científico, Alexandre Koyré, destaca que a “nova física”, que foi erigida sobretudo por Galileu e, depois, Newton, desenvolveu-se a partir das discussões em torno dos fenômenos astronômicos,

sobretudo a respeito do movimento da Terra. Copérnico, Galileu e outros questionavam a física aristotélica e ptolomaica porque essa afirmava, entre outras coisas:

a) que as teses sobre a imobilidade da Terra não tinham valor porque foram concebidas por pessoas ignorantes. b) que o telescópio usado por Aristóteles não era preciso o suficiente para a observação astronômica.

c) que as investigações de Aristóteles não puderam ser compreendidas, haja vista que seus livros foram alterados pelos árabes.

d) que Aristóteles não poderia compreender bem os fenômenos naturais, pois viveu na época errada. e) que o cosmos estava organizado em esferas celestes e que a Terra era imóvel.

12) Os princípios básicos da química foram expostos no século XVII, a partir da obra "The ScepticalChymist" (O Químico Cético), de autoria do cientista britânico Robert Boyle. Entre as concepções norteadoras do pensamento de Boyle, que inclusive era leitor de René Descartes, estava a defesa:

A) da ciência experimental.

B) do pensamento laico da Igreja Calvinista. C) dos ideais científicos da Inquisição. D) das explicações teológicas anglicanas.

E) do conhecimento não fundamentado na experiência.

13) O principal problema dos agrotóxicos, todo mundo sabe, é a intoxicação, tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente. Ao longo dos anos, “acidentes” com agrotóxicos causaram graves problemas ambientais e de saúde por todo o mundo. Os casos vão desde a intoxicação de trabalhadores durante o processo de produção, até a intoxicação de cidades inteiras.

(6)

I. Agrotóxicos também são conhecidos como defensivos agrícolas. II. Agrotóxicos são utilizados para adubar o solo.

III. São substâncias que podem causar muitos danos ao meio ambiente. IV. São substâncias que só afetam o solo e não ao homem.

a) I-V, II-V, III-V, IV-F. b) I-F, II-V, III-V, IV-F. c) I-F, II-F, III-V, IV-F. d) I-V, II-F, III-V, IV-F. e) I-F, II-F, III-F, IV-V.

14) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

A) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.

B) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. C) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

D) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

(7)

15) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e

Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de: A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante. B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes. C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro. D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos. E) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

16) O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam. Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas de Saúde. Ano 1, no 4, dez. 2000 (adaptado). Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?

A) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas.

B) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.

C) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado. D) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.

E) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.

17) (ENEM).

“(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra

(8)

mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.” (COPÉRNICO, Nicolau. De revolutionibusorbiumcoelestium.)

“Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.” (DA VINCI, Leonardo. Cartas.)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é: a) a fé como guia das descobertas.

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da Ciência pelos princípios bíblicos. d) a importância da experiência e da observação. e) o princípio da autoridade e da tradição.

18. Magos, bruxos, charlatões.... Assim eram considerados os Alquimistas na Idade Média. Mas a busca pela transformação de qualquer metal em ouro ou pela vida eterna propiciou uma importante contribuição à ciência Química. Qual foi essa contribuição?

R= Os alquimistas foram responsáveis pela criação de várias técnicas e instrumentos de laboratório que são usadas até hoje em dia.

19. Enfim a Química! Lavoisier foi responsável por acabar de vez com a Teoria do Flogisto e, conseqüentemente, com a Teoria dos Quatro Elementos. Explique como esse grande cientista, chamado por muitos como o pai da Química, conseguiu transformar a química em uma ciência.

R= Lavoisier foi primeiro a usar o método científico, o que lhe permitiu descobrir novos elementos e analisar os elementos químicos já existentes.

20. Do que somos feitos? A busca pela resposta ocorre desde a Grécia Antiga, mas em duas linhas de pensamento diferentes: uma delas associada ao grande filósofo Aristóteles e outra aos filósofos Leucipo e

(9)

Demócrito. Qual eram as respostas dessas duas linhas de pensamento sobre a questão “do que somos feitos?”

R= Segundo as ideias de Aristóteles e Empédocles, tudo ao nosso redor era composto de apenas quatro elementos básicos (Terra, Ar, Água e Fogo), que poderiam ser combinados e formar outros elemento, dependendo das qualidades que possuíam. Já os atomistas da Grécia antiga Leucipo e Demócrito acreditavam que a matéria que formava qualquer coisa física neste universo era formada por átomos, partículas indivisíveis, impenetráveis e invisíveis.

Referências

Documentos relacionados