• Nenhum resultado encontrado

Psicologiadegrupos,família ResumoSEPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Psicologiadegrupos,família ResumoSEPE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PSICOLOGIA DE GRUPOS, FAMÍLIA, EDUCAÇÃO DE FILHOS E SEXUALIDADE¹ Roso, A.

²;

Bernardy, B.³; Cantele, J.,

Alves. A. P

5

¹Projeto de Extensão - UFSM

2 Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Ênfase em Psicologia da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM 3 Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

4 Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM 5 Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM E-mail:psicologia.ufsm@gmail.com

RESUMO

Este estudo apresenta alguns dos resultados do Projeto de Extensão intitulado “Direitos sexuais e reprodutivos: conversando sobre saúde”. O objetivo geral do projeto é possibilitar um espaço de discussão e reflexão acerca de temas relativos aos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres atendidas na Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (CEIP) do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e da comunidade santamariense em geral, através de encontros temáticos (oficinas). A metodologia do trabalho grupal e as reflexões teórico-práticas amparam-se na psicologia social crítica, a qual eleva a consciência como categoria central de análise. A partir das ações desenvolvidas nas oficinas, espera-se que esse projeto sirva de alavanca para um projeto mais amplo, dando conta de atender a demanda advinda da CEIP e das comunidades da cidade de Santa Maria.

Palavras-chave: Psicologia de Grupos; Família; Educação; Sexualidade

1. INTRODUÇÃO

O presente relato refere-se às atividades proposta no Projeto de Extensão intitulado “Direitos sexuais e reprodutivos: conversando sobre saúde”, que se efetiva na Clínica de Estudos e

Intervenções em Psicologia (CEIP), do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

A metodologia de trabalho de grupo e as reflexões teórico-práticas sustentam-se na psicologia social crítica, a qual eleva a consciência como categoria central de análise, e tenta desvelar o aparente e o oculto, sempre percebendo a incompletude e a contradição dos fenômenos sociais (GUARESCHI; BIZ, 2005), históricos e biopsiquícos. Procura-se incentivar a conscientização (no sentido Freiriano) das pessoas – especialmente das minorias sociais - para que elas batalhem pelos seus direitos e pela sua dignidade.

Os direitos e a saúde sexual e reprodutiva são conceitos desenvolvidos recentemente e representam uma conquista histórica, fruto da luta pela cidadania e pelos direitos humanos e ambientais. Os direitos reprodutivos se opõem, por um lado, a qualquer tipo de controle coercitivo da natalidade e, por outro, a qualquer tipo de imposição natalista que implique a proibição de uso de métodos contraceptivos. Assim, os direitos reprodutivos implicam que toda pessoa tenha a liberdade de escolha para definir como, quando e quantos filhos quer ter (incluindo não ter filho algum, isto é, o direito “não-reprodutivo”), além de poder contrair matrimônio de maneira livre e com o pleno consentimento de ambas as pessoas. Os direitos reprodutivos não se restringem às mulheres, incluindo claramente os homens e suas responsabilidades no processo de reprodução e de regulação da fecundidade (CORRÊA; JANNUZZI; ALVES, 2003).

O conceito de direitos sexuais é complexo e de desenvolvimento recente. Existem as questões sexuais que estão intrinsecamente ligadas às questões reprodutivas. E outras que por sua própria natureza não-reprodutiva, devem ser tratadas de forma separada. O tema dos direitos sexuais

(2)

traz à cena as questões da sexualidade e abre a possibilidade de separar sexo de reprodução. Além disto, traz à tona, além da sexualidade individual, as possibilidades da sexualidade não-heterossexual (IBID).

Vivemos tempos paradoxais que combinam o deslocamento e reconstrução de práticas e significados sexuais e franco recrudescimento das forças do conservadorismo moral. Em anos recentes, estas forças se tornaram cada vez mais articuladas entre si e passaram a contar com volumosos recursos financeiros, para além da tradicional capilaridade institucional de que podem lançar mão. Sobretudo, contam hoje com o apoio aberto de uma nova política internacional americana para o HIV/AIDS, que preconiza sistematicamente abstinência, adiamento do sexo, fidelidade e monogamia como estratégias preferenciais de prevenção.

No Brasil, os esforços intelectuais e políticos continuam dispersos e fragmentados. Pensadores e ativistas de direitos humanos não debatem, em geral temas que envolvem sexualidade e reprodução, como HIV/AIDS, homossexualidade e aborto. Precisamos ser capazes de construir uma grande coalizão em favor dos direitos sexuais e reprodutivos na sua expressão plena, podemos ser tragados pelos ventos sombrios que sopram neste começo de milênio (CORREA, 2003).

Para nos proteger dos ventos sombrios e contribuir com a problematização desse campo, propomos um trabalho com grupos de mulheres advindas de diferentes comunidades da cidade de Santa Maria com o objetivo de ampliar as possibilidades de conscientização sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mesmas. O estímulo à busca da conscientização se efetuará a partir dos encontros de grupo, orientados por oficinas temáticas.

2. METODOLOGIA

O projeto se desenvolve com atividades em dois níveis. No primeiro, estão sendo realizadas oficinas com as mulheres e, no segundo, serão delineadas possíveis projetos de ação articulados à comunidade e à CEIP.

Oficinas (workshops) são caracterizadas como uma prática de intervenção psicossocial seja em contexto pedagógico, clínico comunitário ou de política social. Referem-se a um processo estruturado com grupos, independente do número de encontros, sendo focalizado em torno de uma questão central que o grupo se propõe a elaborar, em um contexto social. A elaboração que se busca na oficina não se restringe a uma reflexão racional, mas envolve os sujeitos de maneira integral, formas de pensar, sentir e agir (AFONSO, 2002). Elas possibilitam uma relação horizontal entre técnicos e população, considerando que o espaço de discussão tem como objetivo resgatar os conhecimentos existentes, permitir a manifestação de sentimentos relativos à vivência, facilitar a expressão e comunicação intergrupal e motivar a discussão de conteúdos (CHIESA; WESTPHAL, 1995). Nesse sentido são solos férteis para explorar o desenvolvimento da consciência; podem ser instrumentos de conscientização. Oficina traz ainda a possibilidade do lúdico, promove a descontração e a criação de elos entre os participantes do grupo de uma forma crescente, desde que as atividades propostas ocorram em clima acolhedor e de respeito.

As oficinas estão sendo facilitadas por duas facilitadoras e uma observadora, com a supervisão da coordenadora do projeto. A responsabilidade dos facilitadores é de favorecer a expressão dos sentimentos e pensamentos por parte dos membros do grupo, com ênfase no processo e na dinâmica das interações pessoais imediatas (ROGERS, 1974).

Foram realizadas entrevista de triagem para selecionar as participantes, com base nos seguintes critérios: ser mulher, em idade reprodutiva ou ter filhos, atendida na CEIP ou moradora da cidade de Santa Maria, disposta a participar de atividades em grupo, e que dê o consentimento informado.

Nas oficinas estão sendo utilizadas metodologias participativas e ativas que facilitam os questionamentos e a reflexão, que incluem diversas técnicas de dinâmica de grupo, jogos didáticos,

(3)

dramatização, simulações do uso de métodos contraceptivos e estratégias de intervenção a partir de auto-retrato, desenhos da figura feminina, colagem, pintura, vídeos e textos.

Cada oficina tem a duração de 60 minutos e os encontros são realizados uma vez por semana, com o horário combinado com as participantes, nas dependências da CEIP, na UFSM. Os encontros são gravados com a autorização de todas as integrantes do grupo.

Os seguintes eixos estão servindo de norte para o andamento dos grupos, contudo as temáticas são levantadas e definidas com o grupo:

a) Corpo e saúde

a. Doenças Sexualmente transmissíveis b. HIV/Aids,

c. Relação com o SUS d. Tratamentos alternativos b) Direitos reprodutivos e sexuais:

a. Conceito de direitos b. Métodos Contraceptivos c. Aborto d. Menstruação e. Menopausa c) Família: a. O conceito de família. b. Expectativas sobre a família.

c. Formas de organização familiares e os possíveis preconceitos que existem em relação a estes arranjos.

d. Relação mãe-filhos (impacto da gravidez na adolescência, violência doméstica, uso/abuso de drogas).

e. Divisão de tarefas.

f. Relação com o Parceiro (diferenças e semelhanças entre homens e mulheres/ diferenças que se transformam em desigualdades; violência conjugal; uso/abuso de drogas; prazer sexual e amor.

d) Projeto de vida (escola, trabalho e vida afetiva). 3. RESULTADOS

Foram triadas 18 mulheres. Destas, duas não preencheram os critérios de inclusão. As demais foram divididas em dois grupos: Grupo 1, composto por sete mulheres, com escolaridade ensino médio completo ou superior, e Grupo 2, composto por nove mulheres, como ensino

fundamental incompleto ou completo. Os encontros com o grupo 1 iniciaram em junho de 2009. Para o Grupo 2 nova chamada está sendo feita, com o intuito de incluir mais participantes, visto que algumas das selecionadas começaram a trabalhar e não têm disponibilidade de horário.

Na figura 1, observa-se o resumo das atividades, além das temáticas vinculadas e trabalhadas até o momento nos grupos.

Figura 1: Encontro com Mulheres – Grupo 1 Encontro N°

Participantes

Proposta Técnica Temáticas

1º 1 --- ---

---2° 5 Apresentação

Entrosamento

(4)

3° 4 Fortalecimento das

relações intra-grupais CartazPrazer/Desprazer Desvalorização do trabalhodoméstico Educação filhos: mimo, dependência, culpa

Cuidados de Saúde de familiares – responsabilidade, peso, falta de reconhecimento.

4° 1 Continuar falando dos

cartazes.

Conversa sobre adoção

Diálogo Dificuldades no processo de adoção

Sentimentos em relação à escolha do sexo/idade

Presença/participação do marido

5° 3 Conversa sobre como

foi o período de “férias” (recesso escolar – Gripe H1N1); o que aconteceu nesse tempo e como se sentiram com essa situação.

Diálogo Desvalorização do trabalho doméstico

Educação filhos: mimo, dependência, culpa

Cuidados de Saúde de familiares – responsabilidade, peso, falta de reconhecimento.

Falta de cuidado de si Vergonha de estar doente “saudável”

Solidão, sem amizades Falta de perspectivas/prazer

6º 1 Conversa sobre a

família Diálogo responsabilidades, pesoCuidado de familiares – financeiro, afastamento familiar

7°o 4 Constituição familiar,

papéis na Família moldar umaBiscuit – família

Papéis na família

Observa-se que no primeiro encontro compareceu apenas uma mulher, o que gerou

muita ansiedade nas estagiárias e um reforço nas suas fantasias de que “grupo não dá certo”.

Todavia, a coordenadora do projeto trabalhou essas ansiedades e salientou que trabalho em

grupo “é assim mesmo; que custa para engrenar, mas que quando engrena realmente produz

sentidos”, o que foi comprovado nos encontros seguintes.

4. CONCLUSÕES

Até o presente momento pode-se considerar alguns resultados alcançados entre eles: a) Formação de um grupo contando com a participação de 4 mulheres;

b) Realização dos encontros todas as sexta-feira das 14:00 às 15:00 horas nas dependências da CEIP - UFSM;

c) Favorecimento da expressão dos sentimentos e pensamentos por parte dos membros do grupo;

d) Desenvolvimento do potencial dos alunos integrantes do grupo de pesquisa para a criação de estratégias de ação grupal;

e) Desenvolvimento nos alunos, da capacidade de reflexão sobre a comunidade a partir das discussões com as mulheres.

(5)

Cabe salientar que a proposta de trabalho com grupos é inédita na clínica. A clínica é, tradicionalmente, reconhecida como um local de atendimento individual. Apesar disso, considera-se que o trabalho com esse grupo de mulheres está tendo sucesso devido á procura. A clínica oferece, no momento, apenas atendimento em horário comercial. A maioria das mulheres que têm se interessado em participar do grupo, trabalha fora de sua residência. Nesse sentido, conclui-se que será preciso fazer um ajuste de horários, de modo que os grupos possam atender a demanda.

5. REFERÊNCIAS

AFONSO, L.. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002. p. 11-59.

CHIESA A. M; WESTPHAL M. F. A sistematização de Oficinas Educativas problematizadoras no contexto dos serviços de saúde. Revista Saúde, São Paulo, n. 46, p.19-21.1995.

CORRÊA, S.. Direitos sexuais e reprodutivos: cenas paradoxais no limiar do milênio. Jornal Femea, Ano XI, Nº 126. Brasília/DF, Julho/2003.

CORRÊA, S.; JANNUZZI, P. de M.; ALVES, J. E. D. Direitos e saúde sexual e reprodutiva: Marco

teórico-conceitual e sistema de indicadores. Trabalho realizado com o apoio do UNFPA-Brasil, no

âmbito do Sub-programa de Saúde Sexual e Reprodutiva, Projeto “Sistema de Indicadores Municipais em Saúde Sexual e Reprodutiva”, coordenado pela ABEP e IBGE. Rio de Janeiro, setembro de 2003.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

A síndrome de nutcracker (SN), na sua forma mais fre- quente (nutcracker anterior), associa-se a compressão da veia renal esquerda (VRE) entre a aorta abdominal e a

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan