• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: CENTRO DE LAZER: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E ACOLHIMENTO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: Serviço Social

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU - UNIFAC

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): THAIS CRISTINA FELICIANO PETRONILIO, LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA, LIANE PEREIRA DA LUZ

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): BRUNA CAROLINA BONALUME

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): NILZA PINHEIRO DOS SANTOS

(2)

RESUMO

O envelhecimento é um processo natural do ser humano que deve ser vivenciado com autonomia, reconhecimento de direitos, segurança, dignidade, bem-estar e saúde. Um primeiro fator fundamental para os bem-estar dos idosos é a auto aceitação, ou seja, é o conhecimento e a aceitação dos aspectos positivos e negativos de si mesmo. Neste sentido, ter atitudes positivas em relação a nossa própria identidade nos trará t um maior bem-estar tanto psicológico como emocional. A convivência familiar e comunitária, e as relações familiares saudáveis, são fatores determinantes na saúde mental do idoso, pois proporciona aos mesmos sentimento de pertencimento e segurança nessa fase da vida em que os idosos se sente mais vulneráveis. Outro fator se grande importância é o reconhecimento dos direitos dos idosos pela sociedade e dentre eles o lazer, não os discriminando por serem idosos, mas respeitando-os por serem cidadãos de direitos e que contribuíram com a construção da sociedade que hoje temos. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar os benefícios que as atividades oferecidas pelo Centro Lazer trazem para a saúde física e mental da pessoa idosa

Palavras-chaves: Idosos, Lazer, bem-estar.

INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo natural do ser humano e que deve ser vivenciado com autonomia, reconhecimento de direitos, segurança, dignidade, bem-estar e saúde.

De acordo com o art.2º da Lei n 10.741 de 1 de outubro de 2003-Estatuto do Idoso, temos

“Art. º 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes á pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que se trata esta lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual, e social, em condições de liberdade e dignidade’’ (BRASIL,2003, p.11)

Assim, envelhecer é um direito social, ou seja, tem garantia constitucional e por legislações especificas e que o Estado tem a obrigação de permitir um envelhecimento saudável, em condições de dignidade e garantido por através da políticas públicas.

Nosso estudo buscar analisar a importância do lazer no cotidiano do idoso, sendo que escolhemos um Centro de Lazer do município para aplicarmos nosso

(3)

estudo e avaliar os benefícios que as atividades oferecidas trazem para a saúde física e mental da pessoa idosa.

OBJETIVOS:

 Traçar o perfil dos idosos participantes das atividades do centro de lazer, assim verificar as formas de acesso às políticas públicas e às formas de participação dos mesmo na sociedade;

 Analisar os benefícios que as atividades oferecidas pela Entidade trazem para a saúde física e mental dos idosos.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada utilizando-se de uma amostra probabilística composta de 29 idosos que frequentam o Centro de Lazer do município de grande porte do interior do Estado-SP, e que corresponde 20% do total de idosos que pertencem o quadro social do centro, realizada nos meses de abril e maio de 2018.

A coleta de dados foi realizada através da aplicação um questionário contendo perguntas abertas e fechadas e entregue a Assistente Social responsável para encaminhamento aos idosos que após preenchido foi entregue aos pesquisadores. Os participantes receberam um termo de consentimento livre e esclarecido com todas as informações e objetivos da pesquisa.

DESENVOLVIMENTO.

O Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento (PAIE), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002, prevê a aplicação de estratégias que favoreçam a prevenção de transtornos mentais, a descoberta precoce, tratamentos dessas doenças, com inclusão de procedimentos de diagnósticos, medicações adequadas, psicoterapia e capacitação de profissionais e demais profissionais que atendam esse público.

(4)

Neste contexto “a literatura especializada aponta que intervenções de prevenção a promoção a saúde mental favorece excelente potencial em promover o empoderamento, saúde e cidadania, planejamento e adaptação a aposentadoria, reduzir sintomas da depressão, de ansiedade e prevenir o suicídio”. (Leandro-Franca, Murta, 2013, p.324).”

O Centro de Lazer, conta com profissionais que realizam atendimentos aos usuários, como Assistente Social, Professor de Informática, Dança, Inclusão de tecnologia, trabalhando de maneira preventiva, trazendo junto uma capacitação teórica-metodológica, ética-política e técnico-operativa.

Atualmente conta com 350 usuários, todos com idades igual ou superior a 60 anos, conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso, sendo apenas 144 ativos no momento. Que alguns não tem a presença de familiares, outros buscam novas amizades, experiências, descobertas e desafios, além de novos relacionamentos.

Os usuários desenvolvem atividades como aulas de informática, artesanato, dança, coral, pintura, fazem viagens culturais, além de participarem do tradicional baile de sábado à noite. (o mais aguardado por eles).

Todas atividades realizadas pela Entidade, e de comum acordo com os usuários. As decisões são tomadas através de assembleias, reuniões e discussões, registradas em atlas, visando atender as necessidades de todos de forma democrática.

Os usuários contam com apoio da equipe técnica da entidade, sendo realizado um estudo social pela Assistente Social, encaminhamento para a rede se houver necessidade, visando a prevenção e promoção do bem-estar dos mesmos.

(5)

A seguir apresentamos uma análise dos dados obtidos a partir da presente pesquisa, demonstrados através de gráficos que facilitam a visualização dos resultados coletados.

Gráfico 01 – Referente a pesquisa realizada com os idosos, e se recebem algum incentivo dos familiares para participarem de atividades, se gostam das atividades oferecidas pela entidade, e se consideram uma pessoa feliz.

Fonte: Fonte: Pesquisa realizada com idosos do Centro de Lazer, em um município de grande

porte do interior do Estado de SP.

Observamos que 86,21% dos entrevistados gostam das atividades oferecidas pelo Centro de Lazer, e destes 89,66% se sentem felizes.

Constatamos que a maioria dos entrevistados gostam das atividades oferecidas pelo Centro de lazer, e se sentem felizes, o que demonstra a importância do lazer e da convivência social para um envelhecer saudável tanto psicológica como emocional. 86,21% 6,90% 6,90% 89,66% 6,90% 3,43% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00%

SIM NÃO NÃO RESPONDEU

Gráfico 01

(6)

Gráfico 02 – Referente a se são capazes de cuidarem de si próprios, e se recebem incentivo dos familiares para participarem das atividades oferecidas pelo Centro de Lazer.

Fonte: Pesquisa realizada com idosos do Centro de Lazer, em um município de grande porte do

interior do Estado de SP.

Observamos que 88,66% dos entrevistados se acham, e capacitados para cuidarem de suas próprias vidas, destes 65,50% tem o incentivo dos familiares, e 27,60% não recebem incentivo de seus familiares.

Constatamos que a maioria dos entrevistados se sentem capazes de cuidarem de suas vidas, e recebem incentivos de seus familiares, participação essa que resulta mais autonomia, melhoria na qualidade de vida e nas tomadas de decisões sobre sua vida.

.

Gráfico 03 – Referente se os idosos se sentem acolhidos pelos profissionais da Entidade. 89,66% 3,54% 6,90% 65,50% 27,60% 6,90% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00%

SIM NÃO NÃO RESPONDEU

Gráfico 02

(7)

Fonte: Pesquisa realizada com idosos do Centro de Lazer, em um município de grande porte do

interior do Estado de SP.

Observamos que 93,10% dos entrevistados se acham acolhidos pela Entidade, o que demonstra que a entidade se preocupa com o bem estar e com o acolhimento de seus usuários

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao realizarmos esse estudo, pudemos concluir que as atividades do Centro de Lazer, contribuem para a promoção de saúde e bem-estar da pessoa idosa, e que recebem atenção e acolhimento pelos responsáveis pela entidade e sua equipe técnica, e que os usuários se sentem mais participativos da sociedade, mais saudáveis e fortalecem seus vínculos sociais, melhorando sua qualidade de vida.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Legislação sobre o idoso: Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do idoso) e legislação correlata. – 3. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2013. 124 p. – (Série legislação; n. 104). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm. Acesso em 20.04.2018

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS; Plano de ação internacional sobre o envelhecimento, Madri 2002; tradução de Arlene Santos, revisão de português de

93,10% 0% 6,90% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00%

SIM NÃO NÃO RESPONDEU

Gráfico 03

(8)

Alkmin Cunha; revisão técnica de Jurilza M.B. de Mendonça e Vitória Gois. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003. Disponível em: http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_manual/5.pdf.

Acesso em 20.04.2018

LEANDRO-FRANÇA, C.; MURTA, S. G. Prevenção e Promoção da Saúde Mental no Envelhecimento: Conceitos e Intervenções. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, 34, n. 2, p. 318-329, 2014.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v34n2/v34n2a05.pdf. Acesso em 20.04.2018

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O algoritmo do filtro de Kalman pode ser usado para estimar os estados e a saída de um sistema dinâmico em situações, nas quais as variáveis não estão disponíveis a todo o momento

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Em pouco tempo, a tecnologia tomou proporções gigantescas e trouxe variações de realidade virtual e as mais diversas aplicações para todas as áreas possíveis, e

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

4.4.7 Tempo suficiente para o JA Como a equipe não precisa mais se dedicar na produção do RBS Notícias, já que o telejornal não é mais apresentado localmente, todos concordam que