• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE EMPREENDEDORA: A ATUAÇÃO DO COACHING APLICADA AO EMPREENDEDORISMO NA CIDADE DE PLANALTINA - DF.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS - FAE INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CARLOS VINÍCIUS PEREIRA BARBOSA, LINDOMAR SOARES PEREIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LUIZ ALBERTO ROCHA DE LIRA ORIENTADOR(ES):

(2)

ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE EMPREENDEDORA: A Atuação do Coaching Aplicada ao Empreendedorismo na Cidade de Planaltina - DF.

1. RESUMO

O cenário econômico atual no Brasil, promove ao empreendedorismo um espaço que vem ganhando cada vez mais força, assim há intensa inserção de novas empresas no mercado. Porém, estudos mostram que muitos empreendedores não possuem conhecimento de mercado ou mesmo um plano concreto de ação, dessa forma, acabam fracassando nos primeiros meses de vida da empresa, fato, que comprova, a importância da construção de um plano de negócios. Diante dessa constatação a pesquisa evidenciou que a atividade de um profissional coaching auxilia na construção do modelo negócio, incentivando o empreendedor a novas práticas de gestão, trazendo melhorias para as ações estratégicas do empreendimento. Diante desse novo contexto o processo de empreender vai se transformando e fazendo com que o empreendedor passe a desenvolver espirito criativo num ambiente globalizado alicerçado em bases de sustentabilidade. Esta pesquisa foi desenvolvida na Cidade de Planaltina-DF, local onde se localiza a Faculdade das Águas Emendadas (FAE-DF) e, por meio do laboratório de gestão, realizou o estudo com o objetivo de identificar, se a atividade do profissional coaching, pode proporcionar alternativas e novas metodologias de gestão, planejamento, organização, e execução de ações estratégicas empreendedoras na cidade.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Ações Estratégicas, Plano de Negócio, Coaching.

2. INTRODUÇÃO

Atualmente, muito se fala em empreendedorismo integrado à atividade de coaching, mas poucos, conseguem discernir com exatidão os conceitos

(3)

atribuídos aos termos, devido às várias concepções populares. Neste sentido, o estudo realizado nesta pesquisa, ainda que em bases experimentais, vem acrescentar elementos sobre a importância da atividade empreendedora no desenvolvimento de soluções para o crescimento do país.

No Brasil surgem a cada dia, centenas de empreendimentos, mas poucos conseguem se manter no mercado devido à falta de planejamento. São negócios que nascem numa velocidade incrível, porém fecham suas portas mais rápido ainda. O empreendedorismo é constituído de riscos, assim é necessário, um bom planejamento de médio e longo prazo, bem como, um plano de negócio que sirva de referência para tomada de decisão e possa minimizar tais riscos. Sabemos que indivíduos e organizações, frequentemente estão expostos às mudanças, algumas planejadas, outras, inesperadas. De tal sorte, o coaching oferece para indivíduos e organizações metodologias, ferramentas e abordagens voltadas ao alcance de metas e desenvolvimento de estratégias de gestão. Sob tal conceito, o coaching vai criar condições sustentáveis no sentido de fazer com que o empreendedor não procrastine e eleve seu grau de comprometimento, autoconfiança e tenha atitudes concretas.

3. OBJETIVOS

Geral

Identificar por meio do coaching as melhores alternativas de planejamento, organização, execução e controle para a abertura e implantação de um empreendimento na cidade de Planaltina-DF

Específicos  Revisar Literatura sobre o tema;

 Analisar os benefícios e oportunidades que o mercado do coaching proporciona ao empreendedorismo;

 Estudar meios facilitadores à implantação de uma empresa;

 Estudar e analisar a atividade empreendedora na cidade de Planaltina-DF  Estudar e analisar os dados socioeconômicos do Distrito Federal

(4)

4. METODOLOGIA

Concepções epistemológicas acentuam que a necessidade humana de buscar o conhecimento faz parte da história de uma vida, elucidada nos resultados, avanços e tentativas, muitas vezes sem sucesso, mas compõem elementos importantes formadores da cultura, da qual, a geração se beneficia. Cada avanço transforma o mundo e deixa sua marca na história. Nesta pesquisa, foi utilizada uma base bibliográfica, que na concepção de Cervo & Bervian (2002, p. 65) se traduz em “procurar explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos e livros. Sob tal conceito, ao buscarmos explicar a realidade dos empreendedores em Planaltina-DF, foi necessário, aplicação de um questionário, que segundo Cervo (2002, p. 48) é “a forma usada para coletar dados, pois possibilita medir com melhor exatidão o que se deseja. A amostra foi composta por 95 empresas escolhidas aleatoriamente, no comércio local. Devido ao grande número de comércios ilegais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2015) afirma existir aproximadamente 15.000 empresas em funcionamento, porém apenas 8.000 possuem alvará para funcionamento. Para que a pesquisa tivesse maior grau de confiabilidade a amostra foi delimitada apenas no âmbito das empresas legalizadas e com cadastrado ativo em Planaltina-DF. O questionário apresentava argumentos relacionados aos desafios que o empresário enfrenta quando opta por ter seu próprio negócio e, se o mesmo, conhece a atividade de um coaching e sua importância para as organizações.

5. DESENVOLVIMENTO

Após a coleta e tratamento dos dados, realizou-se o ordenamento de todas as informações obtidas, com o intuito de facilitar o processamento, a análise e a construção das estatísticas, seguindo-se aos cálculos das porcentagens de cada item auferido como resposta e, a partir dos percentuais, analisar os indicadores que pudessem evidenciar a real situação dos empreendedores do comércio local. E, por meio da análise realizada, sobre plano de negócios (Fig.1) notou-se, a existência de falta de planejamento, o que determina a fragilidade do empreendimento levando aos riscos iminentes para a sua sobrevivência no mercado de Planaltina-DF. De tal sorte, tomando-se como referência uma

(5)

clientela local cada vez mais exigente, será necessário, que o empreendedor acompanhe as “ondas mercadológicas” e se adapte a elas e, para que isso ocorra, é preciso que o empreendedor seja criativo e inovador.

Figura 1- Plano de Negócios

Fonte: Dados primários, elaborado (s) pelo (s) autor (es)

Neste caso, percebe-se que maioria dos empresários no segmento de varejo não adotou a ferramenta plano de negócios para abertura das suas empresas, nota-se que 2% da amostra se quer sabe o que é um plano de negócios, sendo que apenas 18% possuem um plano negócios, já 80% não tem um plano para gerir seu negócio.

Dada importância de um plano de negócio para qualquer organização se observou a partir dos dados obtidos, o despreparo dos empreendedores sobre esta ferramenta tão valiosa e eficiente. A adoção do plano de negócios ajuda a sustentar a empresa, oferecendo informações para que a mesma, possa conhecer suas forças e fraquezas, as ameaças e oportunidades do mercado, além de propiciar um estudo completo do público alvo, do produto, mercado de atuação entre tantos outros conceitos de gestão, que auxiliam a abertura e manutenção de uma empresa.

O resultado da pesquisa apontou que o empreendedorismo é visto pela maioria dos empresários como alternativa de sobrevivência, isso se deve as atividades

(6)

desenvolvidas como alternativa ao desemprego ou para a complementação da renda familiar. Assim muitas pessoas migram para abertura do seu próprio negócio a fim de satisfazer uma necessidade ou desejo, não praticando um planejamento sustentável. Considerando o quesito sobre conhecer o significado de empreendedorismo, apresentamos na figura 2, logo abaixo, os resultados.

Figura 2- Sobre o Significado de Empreendedorismo

Fonte: Dados primários, elaborado (s) pelo (s) autor (es)

Quanto ao significado de empreendedorismo pode-se evidenciar que apenas 2% dos respondentes colocaram como definição, a capacidade de organização e planejamento, sendo que 5% não identificaram entre as alternativas o conceito de empreendedorismo, 7% afirmam que empreendedorismo significa criação de empresas ou produtos novos, já 10%, disseram que empreendedorismo é um gerador de economia e renda para o país, a maioria absoluta, 76% dos entrevistados, assumem que empreendedorismo significa uma alternativa de sobrevivência.

Segundo Chiavenato (2008, p. 22) “o empreendedorismo envolve o processo de algo novo, que tenha valor e seja valorizado pelo mercado”. E para que o empreendedor consiga acelerar os resultados, desenvolver suas habilidades,

(7)

aprimorar suas competências, melhorar suas relações e comunicação interpessoal é necessário que ele adote técnicas do coaching. No quesito, sobre conhecer a atividade de um coaching, a figura 3, abaixo, relata os resultados auferidos na pesquisa.

Figura 3- Você conhece o Coaching?

Fonte: Fonte: Dados primários, elaborado (s) pelo (s) autor (es)

Observou-se que a maioria dos empresários, 43%, já ouviu falar sobre coaching, 30%, conhecem o coaching e 27%, revelam não conhecer. É muito comum hoje, ouvir falar em coaching, mesmo não estando no ramo empresarial, e ainda, não utilizando da ferramenta em algum momento da vida, a terminologia passa por cada um, seja por um anuncio de propaganda ou redes sociais e, imediatamente remete-se o conceito ao mundo empresarial, porém ultimamente, o coaching de vida, life coaching, vem ganhando cada vez mais força.Diante desse contexto Mendes (2012, p.59) considera que “a principal missão do coach é fazer com que o coachee – seja ela pessoa ou empresa – enxergue o que deve efetivamente fazer para atingir uma meta específica”.

6. RESULTADOS DA PESQUISA

30%

43% 27%

(8)

Considerando os resultados finais da pesquisa, foi possível identificar as necessidades e desejos dos empresários e da sociedade local em obter conhecimentos mais amplos sobre gestão empresarial e seus desdobramentos mercadológicos. Neste sentido, a Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina –DF, por meio de seu núcleo de pesquisa assume papel importante no sentido de prover a comunidade local e empresarial, de subsídios técnicos de gestão visando melhorar o nível de conhecimentos do empresariado. Diante disso, o laboratório de Gestão da FAE-DF, oferece aos entrantes no ramo empresarial, capacitação, treinamento, concedendo subsídios para que os mesmos, avaliem cautelosamente o mercado. As pesquisas realizadas no laboratório de gestão, fornecem conhecimentos importantes sobre os concorrentes, o público-alvo, a região que a empresa atua, dentre outras questões relacionadas aos objetivos do negócio. Os dados oriundos dessa pesquisa, permitiram concluir que o coaching aplicado ao empreendedorismo, acrescenta algo mais do que ensinar, ajuda a aprender. A implementação do processo coaching como ferramenta gerencial poderá, ainda, contribuir muito para que os empreendedores se desenvolvam e inovem em suas práticas de gestão, mesmo atuando em pequenas e médias empresas da região. Noutra perspectiva ficou evidente o surgimento de uma cultura de melhoria contínua, num processo de aprendizagem organizacional levando o empreendimento a manter-se competitivo na cidade.

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nosso país possui inúmeras empresas privadas com diferentes dimensões, atuantes num mercado em crescimento, contudo, é possível observar que uma das principais dificuldades de sobrevivência de um empreendimento, se dá pela ausência de conhecimento dos empreendedores de um plano de negócios atrelado a uma metodologia estratégica de ação. O plano de negócio representa, instrumento eficaz para ajudar a solidificar um empreendimento e, aliado às estratégias e metodologias trazidas pelo coaching, se constituem de ferramentas indispensáveis para a sobrevivência de um empreendimento.

Todavia, a construção de um plano de negócio enseja aceitação e crença por parte do empreendedor, que passará a contar com um instrumental confiável para a prosperidade de seu negócio, evitando o naufrágio na primeira fase de

(9)

vida do projeto. Tais fatores são essenciais para a criação de um novo empreendimento e, ajuda a minimizar os problemas futuros vinculados às demandas sazonais de mercado.

Sobre o alcance do objetivo final dessa pesquisa que era o de identificar por meio do coaching as melhores alternativas de planejamento, organização, execução e controle para a abertura e implantação de um empreendimento na cidade de Planaltina-DF, os resultados mostraram-se positivos na opinião da comunidade local e empresários.

8. PRINCIPAIS FONTES CONSULTADAS

ARAUJO, A. Coach um parceiro para o seu sucesso. São Paulo, Editora Gente,1999.

BIAGIO, L. A ; BATOCCHIO A. Plano de Negócio: estratégia para micro e pequenas empresas. São Paulo: Manole, 2005.

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, I. Empreendedor: Dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3°. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

PERCIA, A. (Org.). Master Coaches-Técnicas e Relatos de Mestres do Coaching. 1ª. ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991. PERCIA, A. (Org.). Master Coaches-Técnicas e Relatos de Mestres do Coaching. 1ª. ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.

MATTAR, F. N.Pesquisa de Marketing. 5°. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MENDES, T. Coaching: Como acelerar resultados. RBA- Revista Brasileira de Administração. Brasília, nº 87, p. 58-62, 2012.

Planaltina, Distrito Federal – 150 anos de história e contrastes. Disponível em <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=939264>. Acesso em: 05 jul. 2015.

Regiões Administrativas do DF. Disponível em

<http://www.guiadebrasilia.com.br/cidade/dadostxt/ra_texto.html>. Accesso em: 29 jul. 2015.

SALIM, C. S et al. Construindo Planos de Negócio. 3°. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SERTEK, P. Empreendedorismo. 5°. Ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING. Cinco passos para o aprendizado

organizacional, agosto de 2013. Disponível em;

<http://www.sbcoaching.com.br/blog/coaching-organizacional/cinco-passos-aprendizado-organizacional/> Acesso em: 07/10/2015.

Referências

Documentos relacionados

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

A utilizac¸˜ao da func¸˜ao de Wigner, cuja dinˆamica ´e dada pela equac¸˜ao cl´assica de Vlasov, pode ser considerada como sendo uma aproximac¸˜ao semi-cl´assica..

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

a) A Vortal lança uma oportunidade de negócio através de um espaço colaborativo e convida as empresas a participar no concurso. A Vortal, utilizando os serviços dos

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Neste trabalho objetivou-se por meio da contabilidade ambiental em emergia determinar a transformidade do processamento do calcário de rocha para uso agrícola, além de

Este estudo foi realizado por meio de revisão da literatura de artigos, livros e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem por objetivo sistematizar as informações, sobre a