• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: INTERDISCIPLINARIDADE NA CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DE CALOTA CRANIANA COM IMPRESSORA 3D

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): NATÁLIA PEREIRA DOS SANTOS DE CAMPOS AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): GABRIELA LEAL, MÁRCIA FÉLDREMAN NUNES GONZAGA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): FABIO GOMES DE ARAUJO COLABORADOR(ES):

(2)

INTERDISCIPLINARIDADE NA CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DE CALOTA CRANIANA COM IMPRESSORA 3D

Natália Pereira dos Santos de Campos1 Me Márcia Féldreman Nunes Gonzaga2

Me Gabriela Leal3

RESUMO

Este estudo tem por finalidade esclarecer com e feita à cirurgia reconstrutora de crânio ou cranioplastia, os defeitos ósseos da calota craniana ocorrem frequentemente pela perda tecidual relacionada ao trauma ou tratamento de tumores, sendo a maior causa de deformidade do crânio pós-trauma a craniectomia realizada na intervenção neurocirúrgica. As principais indicações para a correção dos defeitos cranianos incluem proteção do tecido cerebral, correção estética e melhora clínica. Defeitos extensos da calvária de espessura total são de grande desafio ao cirurgião, Antes as cirurgias eram feitas com enxertos autólogos, porem a indisponibilidade de área doadora ou doação externa tornou-se necessário à criação de novas técnicas e opções de próteses. Prototipagem com a impressão 3D foi à solução mais adequada e a mais utilizada por serem mais rápida, as próteses são mais resistentes, com duração maior alem do encaixe ser perfeito, também são biocompativeis podem ser esterilizadas. O trabalho justifica-se devido o Brasil ser recordista de acidentes de transito avaliam-se que de 40 a 50 milhões de pessoas sofram um traumatismo não letal provocando por acidentes de transito. Visto que tais traumatismos constituem uma das maiores causas de incapacidade em todo o mundo. Além das lesões causadas por acidentes e traumas há também as derivadas de neurocirurgias, má formação congênita, neoplasias, infecções e radioterapias. A metodologia adotada foi de uma revisão sistemática da literatura, as bases de dados com artigos científicos na área de saúde, acessados a base primaria BIREME e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), SCIELO (Scientific Eletrônica Library Online), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analisis and Retrieval System Online/biblioteca virtual em saúde), e a PUBMED (National Library of Medicine). A partir dos resultados encontrados após a busca dos estudos, realizei dessa forma um estudo dos artigos a fim de verificar seu conteúdo e conhecimento pertinentes para a presente investigação, podendo verificar como e feita à cirurgia de reconstrução de crânio, quais os matéria mais usados e seus benefícios, bem como as técnicas com melhor resultado ao paciente.

PALAVRAS CHAVE: interdisciplinaridade, reconstrução óssea, enxerto customizado, impressão tridimensional, biomateriais

1. Acadêmico de Enfermagem 4º período - Centro Universitário Amparense –UNIFIA 2. Enfermeira /Professora no Centro Universitário Amparense – UNIFIA

(3)

INTRODUÇÃO

Na década de 60 o precursor da cirurgia craniana moderna Dr. Paul Tessier revolucionou as cirurgias para deformidades craniofaciais, com novos conceitos e técnicas. Um dos princípios estabelecidos por ele foi à dos enxertos autólogos de calota craniana, ou seja, enxertos feitos com ossos da própria pessoa, esses enxertos eram usados para reconstruções craniofaciais e cranioplastia adquiridas ou congênitas. (SILVA et. al 2017)

A principal causa de cirurgias de reconstrução de crânio ou cranioplastia são os traumatismos cranioencefálico são os acidentes, quedas e agressões interpessoais, que muitas vezes acabam por necessitar de uma abordagem neurocirúrgica para seu tratamento, o que por sua vez acaba causando defeitos cranianos. O que torna necessário uma cranioplastia para sua correção, no caso de haver perdas ósseas da calota craniana a cranioplastia tem por objetivo principal proteger o encéfalo e corrigir as deformidades causadas. (SILVA LIMA 2009 E HARA et. al. 2011)

A cranioplastia e um tratamento cirúrgico usado para reconstrução de perdas ósseas e deformidades no crânio, e possui vários métodos e materiais para sua realização. Sua indicação não só estética e sim psicológica e de reinteração social. Também e importante, pois ajuda no tratamento da síndrome pós-trepanação causada pela pressão da atmosfera sobre meninges e cérebro, controle da hidrodinâmica dos fluidos cerebral, deterioração neurológica e epilepsia. (HARA et. al. 2011; BATISTA et. al. 2012 e MARICHIVICH et. al. 2016).

Dentre os materiais usados estão os enxertos dos próprios ossos do paciente, que são chamados de enxertos autólogos, podem ser partes da tabua externa do osso parietal, costelas e crista ilíaca. Porem esses enxertos depende de semelhança de tecido proximidade, osteointegração e vários fatores que podem influenciar na aderência desses enxertos, bem como área doadora, e indisponibilidade de doação. Com isso torna se cada vez mais necessário o uso de outros tipos de enxertos, não consenso nas literaturas quanto ao material, só que ele tem que ser biocompativeis, não pode ser condutores de calor, radiotransparentes, leve, não podem ser magnético, tem que ser rígidos de fácil aplicação e com custo acessível. (HARA et. al. 2011; BATISTA et. al. 2012; MARICHIVICH et. al 2016 e SILVA et. al 2017).

Com a evolução das técnicas e biomaterias esses tipos de enxertos vem sendo cada vez mais usados, comparados aos enxertos autólogos. Dentre os materiais usados estão o polietileno poroso, biocerâmica e malha de titânio, essas próteses customizadas possuem dimensão e formato adequado para a lesão, além de corrigir os defeitos fisiológicos e estéticos. (SILVA LIMA. 2009; GOLVEIA. 2009; HARA et. al. 2011 e SILVA et. al 2017).

(4)

A avaliação das comorbidades do paciente antes durante e após o procedimento cirúrgico e de extrema necessidade, pois a cirurgia pode causar grande perda sanguínea, visto que a cabeça e uma área muito revascularizada. A customização das próteses diminui o tempo cirúrgico, permitindo a detecção de possíveis alterações e dificuldades durante o procedimento. (HARA et. al. 2011)

OBJETIVO GERAL

Mostrar através de revisão de literatura a o trabalho em conjunto das disciplinas de enfermagem e engenharia descrendo a reconstrução de uma calota craniana com a impressora 3D.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Descrever o procedimento cirúrgico bem como sua melhor abordagem para realizar reparação da estrutura óssea lesionada. Determinar a melhor técnica de prototipagem rápida e o material mais indicado, para que a prótese tenha maior precisão e dimensões adequadas à reparação.

Mostrar os diferentes tipos de próteses visando atende melhor a necessidade especifica de cada paciente. Identificar os tipos de biomodelos que mais facilitam os procedimentos cirúrgicos, e apresentam maior durabilidade e conforto aos pacientes e suas funcionabilidade. JUSTIFICATIVA

O Brasil é recordista de acidentes de transito avaliam-se que de 40 a 50 milhões de pessoas sofram um traumatismo não letal provocando por acidentes de transito. Com isso a ONU (Organização das nações unidas), anunciou que o período de 2011 a 2020 seria conhecido por “Decênio das ações para segurança no trânsito”. Visto que tais traumatismos constituem uma das maiores causa de incapacidade em todo o mundo. Alem das lesões causadas por acidentes e traumas há também as derivadas de neurocirurgias, má formação congênita, neoplasias, infecções e radioterapias. (LIMA SILVA 2009 e MARICEVICH et. al 2016)

As novas tecnologias aplicadas à confecção de prototipagem rápida junto com a biomodelagem tem feito com que os procedimentos cirúrgicos fiquem cada vez mais otimizados, levando a melhores resultados na reconstrução de estruturas ósseas primordiais, que tem por objetivo recuperar a área funcional e também a estética. Temos que levar em

(5)

consideração que as próteses feitas com biomateriais têm custo reduzido e sua fabricação e mais rápida e precisa. (LIMA, 2014)

METODOLOGIA

A partir da problemática levantada anteriormente, alcançar os objetivos proposto, bem como realizar uma pesquisa descritiva e exploratória, com metodologia quantitativa, baseada em um estudo teórico, dos resultados obtidos por outros autores especializados no assunto, trazendo assim conhecimento cientifico sobre a interdisciplinaridade na cirurgia de reconstrução de calota craniana com impressora 3D.

Para realizar a pesquisa, foram utilizadas as bases de dados com artigos científicos na área de saúde, acessados a base primaria BIREME e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), SCIELO (Scientific Eletrônica Library Online), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analisis and Retrieval System Online/biblioteca virtual em saúde), e a PUBMED (National Library of Medicine).

O levantamento dos artigos científicos nas bases de dados nas bases de dados BIREME e BVS, SCIELO, MEDLINE/BVS e PUBMED, realizadas de 04 a 24 de agosto de 2017. Os critérios de seleção dos artigos relacionam-se com a sua relevância, atualidade, pertinência para o presente artigo. Os artigos selecionados eram nos seguintes idiomas português e inglês, os em língua inglesa foram traduzidos e utilizados no estudo.

A partir dos resultados encontrados após buscar dos estudos, realizarei dessa forma u estudo dos artigos a fim de verificar seu conteúdo e conhecimento pertinentes para a presente investigação, podendo verificar como e feita à cirurgia de reconstrução de crânio, quais os matéria mais usados e seus benefícios, bem como as técnicas com melhor resoltado ao paciente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O conceito inicial de interdisciplinaridade surgiu no século XX, para ressaltar as necessidades de transcender o conhecimento que na época era de forma fragmentada. A interdisciplinaridade consiste na troca de informações e conhecimento entre especialistas de diferentes áreas, pela integração das disciplinas visando um objetivo em comum. (VILELA et. al, 2003 e GALINDO et. al 2008).

(6)

Na interdisciplinaridade uma disciplina depende da outra, complementando os resultados e enriquecendo a metodologia e conceitos da pesquisa. Então a interdisciplinaridade e a relação/interação de uma ou mais disciplinas para atingir um mesmo objetivo, unificando o conhecimento e métodos para solucionar da melhor forma um problema ou tema. (VILELA et. El 2003, HOFF et. al 2007 e GALINDO et. al 2008).

A reconstrução dos ossos cranianos demanda um conhecimento profundo e especifico do cirurgião, por ser muito complicada e desafiadora, sua reconstrução com materiais autólogos só e indicada para defeitos extensos, com mais de 25 cm. A colocação de próteses customizadas são mais fáceis e simples por não precisarem de áreas doadoras, o tamanho da incisão cirúrgica e menor, o contorno craniano fica perfeito, tem uma boa cobertura, espessura maior, fazendo com que o espaço morto entre a prótese à dura-máter seja menor. Estudos mostram que a migração osteoblastica ocorre de 4 a 8 semanas, com casos de consolidação espontânea após um ano de tratamento conservador. (MARICEVICH et. al 2017 e SILVA et. al 2017)

Hoje a fabricação de dispositivos médicos implantáveis com uso de ferramentas tecnológicas, para a síntese e desenvolvimento de novos dispositivos com biomateriais. Para a confecção desses dispositivos biomédicos próteses, orteses além de substitutos biológicos para tecidos e órgãos, tornou indispensável à participação da engenharia em conjunto com as diversas áreas da saúde para alcançar esse objeto em comum para um bem maior. (HIEU et. al 2005)

O aumento da expectativa de vida da população mundial tem aumentado e com isso a busca por próteses com maior durabilidade e funcionabilidade tem crescido junto. Ate recentemente a confecção dessas próteses e implantes sob medida era difícil e com custo elevado, devido à particularidade de cada parte e tamanho. O recurso empregado era a utilização de próteses com determinada numeração e tamanho e adapta-las as necessidades de cada paciente. (WOHLERS 2008)

A prototipagem rápida consiste em reproduzir partes do corpo humano tanto no aspecto macroscópico, quanto no microscópico. (LIMA SILVA 2009)

Segundo HIEU 2005, as prototipagens rápidas auxiliam não só no tratamento mais também no seu diagnostico e planejamento cirúrgico.

“Máquinas de prototipagem rápida são, de fato, impressoras tridimensionais. Elas constroem camada por camada de um plástico, cerâmica ou metal, por injeção controlada ou por aquecimento de

(7)

sucessivas camadas de pós usando o laser. Originalmente desenvolvidas para ajudar designers e engenheiros a visualizar suas próprias invenções antes de realmente construí-las, estas máquinas tem agora se tornado tão sofisticadas que é possível imprimir instrumentos com partes móveis” (The Economist. 2004).

O desenvolvimento da prótese com a impressora 3D e feita em três etapas, 1º a impressão do protótipo do crânio defeituoso, 2º o protótipo da área que falta no crânio defeituoso, e 3º a impressão de duas formas para confecção de uma copia prefeita do 2º protótipo. Os protótipos que foram impressos serão utilizados na cirurgia para confecção da prótese, pois os impressos não são de biocompativeis, então não podem ser implantados em seres humanos. Todos os protótipos são esterilizados para serem usados na cirurgia, para confecção da prótese com biomaterias compatíveis. (MARICEVICH ET AL 2017)

FIGURA 1: Imagens do modelo anatômico 3D e do biomodelo produzido da falha craniana.

Fonte: Hospital Santa Teresa, Petrópolis-RJ, 2012.

Temos que ter mente que as próteses não têm por finalidade só a estética e sim sua principal função e proteção cérebro, tornando assim necessário uma avaliação criteriosa e exame físico para sua execução. Mesmo com as baixas taxas de infecções, nos implantes aloplástico existe esse risco, e se acontecer torna-se necessário a retirada do implante. Os modelos prototipados 3D apesar de apresentar muitos benefícios dependem de imagens tomográficas de qualidade para sua prefeita execução. (SILVA et. al 2017)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A reconstrução craniana com prótese customizada feita por impressão 3D promove a melhora dos sintomas e da aparência estética. As utilizações de protótipos para customizar próteses cranianas além de facilitar a técnica operatória, possibilita a recuperação de um contorno craniano muito próximo da normalidade, tem durabilidade maior, diminui o tempo cirúrgico, diminui as taxas de infecção tem melhor resultado estético, porem com a analises dos artigos também detectei a necessidade de mais estudos relacionados para melhor definir os materiais e técnica.

(8)

REFERÊNCIAS

1- HARA, Tatiana et. al. Cranioplastia: parietal versus prótese customizada. Rev. Bras.Cir. Plást. (Impr.), São Paulo, v. 26, n. 1, p. 32-36, Mar. 2011. Available from<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198351752011000100008&lng=en &nrm=iso>. Acessado em 04-08-2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-51752011000100008. HIEU, L. Et al. Medical rapid prototyping applications and methods. Assembly Automation, v.25, n.4, p.284-292, 2005.acessado em 06/08/20017.

2-GOUVEIA, M. F. Tese de doutorado. Aplicação da Prototipagem Rápida no Planejamento de Cirurgias Crâniofaciais, Universidade Estadual de Campinas, 2009.

LIMA SILVA, J. J. De; Lima, A. A. A. S.; Torres, S. M. “Fraturas de face: análise de 105 casos”. Revista Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial / Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial. – Vol.12, n.1; Jan. 2009. Acessado em 06/08/20017.

3-LIMA, Adriana Zatti-L732b Biomodelos de prototipagem rápida com erros dimensionais reduzidos / Adriana Zatti Lima. - 2014.58 f.– http://www.posmat.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/Mestrado/Diss. 2014-Sidney.pdf. Acessado em 06/08/2017.

4-WOHLERS, T. “Wohlers Report 2008 – State of the Industry – Annual Worldwide Progress Report”, Colorado, USA, Wohlers Associates, Inc, 2008.

Batista KT, Araujo HJ. Reconstrução craniana frontoparietal com implante de polimetilmetacrilato. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. 2012; 27(3):

22-

http://www.rbcp.org.br/details/1105/reconstrucao-craniana-frontoparietal-com-implante-de-polimetilmetacrilato. acessado em 06/08/17.

5-Maricevich P, Pantoja E, Mansur A, Peixoto A, Amando J, Borges PYV, et. al. Prototipagem: aplicações na cirurgia crâniomaxilo- facial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)- RJ. Rev. Bras. Cir. Plást.

2015;30(4):626-632-http://www.rbcp.org.br/details/1692/prototipagem--aplicacoes-na-cirurgia

craniomaxilo--facial-do-instituto-nacional-de-traumatologia-e-ortopedia--into---rj acessado em 06/08/17.

6-Maricevich P, Mansur A, Peixoto A, Amando J, Pantoja E, Braune A, et. al. Cranioplastias: estratégias cirúrgicas de reconstrução. Rev. Bras. Cir. Plást. 2016;31(1):32-42-http://www.rbcp.org.br/details/1709/cranioplastias-estrategias-cirurgicas-de-reconstrucao-

Doi:10.5935/2177-1235.2016RBCP0006. Acessado em 06/08/17

7-Maricevich P, Campolina AC. Reconstrução de calota craniana com prótese customizada de PMMA após craniectomias descompressivas. Rev. Bras. Cir. Plást.

2017;32(1):46-55-

http://www.rbcp.org.br/details/1812/reconstrucao-de-calota-craniana-com-protese-customizada-de-pmma-apos-craniectomias-descompressivas - 10.5935/2177-1235.2017RBCP0007. Acessado em

06/08/17.

8-Silva RDP, AsCBC-SP, Raposo Amaral CA, Guidi MC, Raposo-Amaral CE, Buzzo CL. Implantes de acrílico customizados para a reconstrução de defeitos extensos da calota craniana: uma abordagem de exceção para pacientes selecionados. Rev. Col. Bras.Cir., RiodeJaneiro, v.44, n.2, p.154162, Apr. 2017.Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo

(9)

.php?script=sci_arttext&pid=S010069912017000200154&lng=en&nrm=iso>.Acessado em 10/08/17. http://dx.doi.org/10.1590/0100-69912017002008.

9-Hoff DN, Dewes H, Rathmann R, Bruch KL, Padula AD. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Rev. Brás Pós-Graduação. 2007; 4(7): 4265. http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/119. http://dx.doi.org/10.21713/2358

-2332.2007.v4.119. acessado em 16/08/2017.

10-VILELA, Elaine Morelato; MENDES, Iranilde José Messias. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n.4, p.525531, Aug. 2003.Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo.php?Script=sci_arttext&pi d=S010411692003000400016&lng=en&nrm=iso>.

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000400016. Acessado em 16/08/17.

11-GALINDO, Marly B.; GOLDENBERG, Paulete. Interdisciplinaridade na Graduação em Enfermagem: um processo em construção. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 61, n. 1, p. 18-23,

Feb. 2008 .

<http://www.scielo.br/scielo.php?Script=sci_arttext&pid=S003471672008000100003&lng=en&nr m=iso>>.http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100003.acessado em 22/08/17.

Referências

Documentos relacionados

E a concepção que ainda existe em alguns meios de que o acadêmico de me- dicina é considerado como um futuro con- corrente e não como um futuro colega não pode e

A frequência da resposta social ATL tem por contrapartida uma comparticipação mensal devida pelos respectivos encarregados de educação e calculada nos termos da Circular de

37, vão os autos a essa Secretaria, em atendimento ao despacho da Controladoria Geral do Estado às fls.. 52, vão os autos a essa Secretaria, em atendimento ao

Ao aplicar o risco relativo, constatou-se que os óbitos ocorreram em uma freqüência cinco vezes maior em partos cesáreas quando comparados a partos normais e

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura de abordagem exploratória qualitativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de

METODOLOGIA: Revisão integrativa da literatura realizada por meio de artigos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e disponíveis em texto completo e originais nas bases

VI- não cumprir os prazos e as exigências, incluindo as metas de produção acadêmica, definidas pelo colegiado dos PPGSS ofertados pela UFLA. Os conceitos serão atribuídos pelo

Por padrão o valor da primeira etiqueta é o valor que foi fornecido para ajustar o código de barras, porém este valor pode ser modificado, para isso basta