• Nenhum resultado encontrado

Aula 3 - Regulamento TCC (Estrutura)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 3 - Regulamento TCC (Estrutura)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Câmpus de Paranaíba

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

CURSO (TCC)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - CÂMPUS DE PARANAÍBA

Artigo 1º - As disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) e Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III), do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Paranaíba (UFMS/CPAR), são regidas por este regulamento.

Artigo 2º - O objetivo deste regulamento é apresentar os procedimentos que devem ser seguidos pelos acadêmicos e professores, servindo como orientação e definindo os direitos e as obrigações dos envolvidos.

Artigo 3º - O conjunto de disciplinas se constitui em uma atividade que procura aproximar as práticas acadêmicas da vivência profissional futura, sendo uma forma de aprendizagem e reflexão da administração, na qual o acadêmico irá desenvolver seu conhecimento nas empresas públicas, privadas e do terceiro setor, correlacionando a teoria e a prática.

Artigo 4º - A aplicação dos conhecimentos teóricos assimilados às diferentes situações práticas vivenciadas no ambiente corporativo possibilita a troca de experiências, contribuindo para a formação de um profissional preparado para atuar no mercado de trabalho.

Artigo 5º - Sobre os pré-requisitos para os acadêmicos se matricularem nas disciplinas de TCC:

I – Para se matricular na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), o acadêmico deverá ter sido aprovado na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração.

II – Para se matricular na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), o acadêmico deverá ter sido aprovado na disciplina TCC I.

III – Para se matricular na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III), o acadêmico deverá ter sido aprovado na disciplina de TCC II.

Artigo 6º - O cronograma a ser observado no decorrer das disciplinas de TCC é o seguinte:

I – TCC I

a) Definição do tema a ser pesquisado e do orientador; b) Acesso à base de dados;

c) Início das considerações sobre artigo científico e monografia (forma e conteúdo); d) Delineamento de objetivos, problematização e justificativas para o estudo (em parceria com orientador);

II – TCC II

(2)

Câmpus de Paranaíba III – TCC III

a) Realização da coleta de dados, apresentação dos resultados, discussão e considerações finais;

b) Apresentação para banca examinadora. Artigo 7º - Em relação às orientações:

I – A disciplina de TCC I será ministrada por um docente específico, a ser designado pela Coordenação de Curso, abordando as atividades do inciso I, do art. 6º.

II – No início do TCC I, o Professor da disciplina divulgará a quantidade de vagas e temas de cada orientador.

III – A escolha do orientador deverá sempre preceder a escolha do tema do trabalho, isto é, durante o decorrer da disciplina de TCC I.

VI – Cada docente do curso de Administração poderá orientar no máximo 8 (oito) acadêmicos em TCC II.

V – As disciplinas TCC II e TCC III serão atribuídas aos respectivos orientadores.

VI – O orientador escolhido para a realização do trabalho de curso deverá ser o mesmo docente orientador do Estágio Obrigatório (EO).

Parágrafo único - A mudança de orientador do trabalho de curso poderá ser feita no ato da matrícula das disciplinas: TCC I, EO I, TCC II, EO II, TCC III e EO III. Artigo 8º - O produto final do conjunto de disciplinas consiste em uma MONOGRAFIA ou um ARTIGO CIENTÍFICO.

I – No caso do artigo científico, se o acadêmico publicar (aceite e apresentação) o artigo nos eventos nacionais ligados à área de pesquisa do artigo (não serão aceitos artigos em eventos de caráter regional ou local), juntamente com seu orientador, durante o período em que estiver matriculado em TCC I, TCC II ou TCC III, a banca examinadora terá caráter classificatório, isto é, no sentido de realizar contribuições para a melhoria do artigo já publicado em um evento visando à publicação em um periódico.

a) Nesta situação, os professores, membros da banca, serão coautores do artigo. II – No caso da monografia, a banca examinadora terá um caráter avaliatório.

III – A apresentação do trabalho, tanto artigo científico ou monografia, ocorrerá quando o acadêmico estiver matriculado em TCC III.

Artigo 9º - O produto final do conjunto de disciplinas é um trabalho individualizado, não podendo haver coautoria entre discentes.

Parágrafo único - O trabalho deve ser realizado sob orientação de um docente do curso de Administração.

Artigo 10 - Os requisitos do artigo científico e/ou da monografia são definidos no ANEXO A (Formatação) e ANEXO B (Estrutura) deste regulamento.

Parágrafo único - No caso de submissão do artigo científico, o artigo deverá atender as normas solicitadas pelo evento e/ou revista científica, podendo ser encaminhado com esta configuração para a banca examinadora.

Artigo 11 - Na ocorrência das bancas examinadoras, o acadêmico deverá enviar por e-mail o trabalho para o orientador, que repassará para os respectivos membros da banca.

(3)

Câmpus de Paranaíba

Parágrafo único - Deverão ser entregues 2 (duas) cópias da versão final da monografia ou do artigo científico em CR-ROM..

Artigo 12 - Cabe ao orientador designar a banca examinadora da monografia ou do artigo científico, respeitando, tanto quanto possível, a área de especialização dos professores e o assunto abordado no trabalho.

Artigo 13 - As bancas examinadoras da monografia ou artigo científico serão compostas por 3 (três) membros, sendo o orientador membro presidente da banca.

Artigo 14 - O prazo de envio do artigo científico ou da monografia para a banca examinadora é de, no máximo, 5 (cinco) semanas antes do término do semestre letivo.

Artigo 15 - As bancas devem ocorrer em até 3 (três) semanas da data de encerramento do semestre letivo – conforme calendário acadêmico.

Artigo 16 - As duas cópias da versão final da monografia ou do artigo científico em CD-ROM deverá ser entregues, no máximo, 14 (catorze) dias após a realização da banca examinadora.

Artigo 17 - Será considerado plágio o artigo científico ou a monografia do acadêmico que contiver parágrafo ou parágrafos de livros, revistas, sites e demais fontes sem a devida citação de acordo com as normas científicas vigentes.

§ 1º - Em caso de suspeita de plágio ou outra prática indevida de gravidade semelhante, caberá ao avaliador documentar o ocorrido e comunicar o fato ao orientador.

§ 2º - O acadêmico deverá ser chamado a manifestar-se. Artigo 18 - Critérios de Aprovação no Trabalho de Curso:

I – No caso de aceite e/ou apresentação do artigo nos eventos nacionais relacionados ao tema do artigo, automaticamente, o acadêmico estará aprovado nas disciplinas de TCC I e TCC II. II – Para ser aprovado em TCC III o trabalho deverá ser apresentado para banca examinadora.

a) Neste caso, a banca será classificatória com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do artigo, visando à submissão do artigo a uma revista científica. III – Caso o acadêmico opte pela monografia, a banca avaliará e realizará a arguição do trabalho, conforme critérios do “Anexo A” e “Anexo B”, apresentando o conceito APROVADO ou REPROVADO.

a) Neste caso, a banca examinadora será realizada durante o período da disciplina TCC III.

Artigo 19 - O não cumprimento dos prazos na entrega das etapas constantes nos incisos I, II e II do art. 6º, implica na não aceitação do trabalho e consequente reprovação em qualquer uma das disciplinas em que o acadêmico esteja matriculado.

Parágrafo único - Os prazos a que se refere o “caput” deste artigo serão definidos pelos professores orientadores.

(4)

Câmpus de Paranaíba

Artigo 20 - Os acadêmicos que não realizarem o artigo científico ou a monografia conforme critérios de qualidade definidos pelo orientador serão considerados reprovados em qualquer uma das disciplinas em que estiver matriculado, devendo matricular-se e cursar novamente a disciplina.

Artigo 21 - O acadêmico que for reprovado em TCC III deverá: I – Matricular-se novamente na disciplina.

II – Apresentar outro trabalho com tema diferente daquele em que foram reprovados. III – Escolher outro orientador ou permanecer com o mesmo.

Artigo 22 - A decisão da banca examinadora é soberana e não cabem recursos.

Artigo 23 - Estabelece-se a Menção Honrosa “Best Academic Performance”, para o acadêmico que apresentar o melhor desempenho acadêmico, a partir da média das disciplinas no SISCAD, durante o período regular do curso.

Artigo 24 - Os casos omissos serão resolvidos, excepcionalmente, pelo Colegiado de Curso ou, em grau de recurso, pelo Conselho de Câmpus.

(5)

Câmpus de Paranaíba ANEXO A - FORMATAÇÃO - Papel: A4 (29,7 x 21 cm) - Margens: Superior - 3 cm Inferior - 2 cm Direita - 2 cm Esquerda - 3 cm

- Editor de texto: Word do Office 2003 ou posterior - Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

- Espaçamento: 1,5 - Texto: justificado

- Páginas: o mínimo deverá ser 12 (doze) páginas e não deverá exceder 20 (vinte), incluindo resumo, tabelas, figuras, referências e notas de final de texto.

- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito. - Não devem ser utilizadas notas de rodapé.

- Tabelas, Quadros e Figuras: deverão ser anunciadas no texto.

- Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da ABNT.

- As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

(6)

Câmpus de Paranaíba

ANEXO B – ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO OU MONOGRAFIA Título do trabalho

- Com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas; Identificação

- Nome completo dos autores alinhados à direita Resumo do trabalho

- Contendo contextualização do tema, objetivo, métodos e principais resultados; - Não inclui citações e referências;

- Deve representar de forma fiel o conteúdo do trabalho;

Palavras Chaves: Apresentar até cinco palavras chaves que representem o trabalho; 1 Introdução

- Apresentar o tema pesquisado;

- Contextualizar o problema de pesquisa; - Apresentar a questão de pesquisa;

- Destacar os objetivos que responderão à questão de pesquisa; - Apresentar as justificativas e relevância do trabalho;

- Detalhar a organização do trabalho; 2 Referencial teórico

- Apresentar a teoria e ou autores que fundamentam e sustentam a realização da pesquisa; - Não há espaços para opiniões ou argumentos pessoais, os autores utilizados deverão embasar o ponto de vista do acadêmico;

3 Materiais e métodos ou Procedimentos Metodológicos

- Descrever a abordagem (Qualitativa, Quantitativa ou mista), os métodos (estudo de caso, survey, pesquisa ação, pesquisa etnográfica etc), e os instrumentos de coleta de dados (questionários, entrevistas, observação, analise documental etc);

- Descrever as técnicas utilizadas para análise dos resultados;

- Detalhar o passo a passo da pesquisa, isto é, os procedimentos operacionais adotados para realização da coleta de dados (forma de aplicação de questionário, período de coleta de dados, pessoas entrevistas, se a entrevista foi gravada ou não, se a entrevista foi retornada para o respondente para validação etc)

4 Resultados e discussão

- Apresentar as descobertas do estudo, isto é, a descrição ou o relato dos dados e evidencias obtidas na coleta de dados;

- Na discussão, o autor compara os resultados obtidos na pesquisa com o referencial utilizado. Ainda na discussão, o autor tem a possibilidade de emitir posições, críticas, sugestões etc. 5 Considerações finais

- As considerações finais devem ser iniciadas respondendo os objetivos propostos no trabalho; - Devem ser apresentadas as contribuições do estudo bem como as limitações

(7)

Câmpus de Paranaíba - Apresentar sugestões para pesquisas futuras.

Referências

- Todos os autores citados no trabalho deverão constar nas referências; - As referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética.

Exemplos de Referências:

Local Exemplo

Revista ou Journal GARRIDO, L. D.; FIGUEIREDO, R. A. Gestão socioambiental de empresas no município de São Carlos (SP, BRASIL). Revista de Gestão

Social e Ambiental, v.4, n.2, 2010, p. 56-74.

Livro KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2010.

Capítulo de Livro VALENTE, J. C. Marketing Interno. In.: KOTLER, P. Administração de

Marketing. São Paulo: Atlas, 2010.

Site SOUZA, A. Mercado aquecido. Universia. Disponível em:

<http://www.universia.com.br>. Acesso em: 01 jan. 1999.

Artigos de Eventos SILVA, C. R..; MAIA, F. S.; ARAUJO, G. C. O. Influência do agronegócio no impacto ambiental das empresas químicas. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-Enanpad,

XXXVIII, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ENANPAD,

2014, p. 3-4.

Tese AQUINO, A. M. S. Escoamentos em meios porosos entre superfícies

oscilantes, uma análise do ponto de vista da tribologia. 1998. 121 f.

Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista,

Guaratinguetá, 1998.

Dissertação FABRON, E. M. G. Relação entre o distúrbio articulatório e a

aquisição da escrita. 1994. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Válvulas hidráulicas aprimoradas, bombas de pistão de fluxo variável com projeto de alta precisão, controles finos do operador e funções de deslocamento melhoradas fazem com

Para que isso não ocorra, o sistema operacional precisa fazer o gerenciamento de memória: como não há memória para todos os programas, aqueles programas que não estão

Os resultados deste trabalho de acompanhamento de pacientes submetidos ao selamento de tecido cariado em lesões profundas de cárie, com uma taxa de sucesso de

Nos demais casos, a afectação real é facultativa podendo, no entanto, a Administração Tributária impor esse método de imputação quando a aplicação do pro rata

A experiência realizada atualmente na cidade de Concordia, Entre Rios, Argentina, está relacionada com a geração de processos inclusivos, baseada no reforço da produção

Destaca-se que o turismo atrai um grande número de pessoas à região de Ipoema, assim, considerando os resultados obtidos nesta pesquisa, sugere-se o

Quantitative evaluation of regional left ventricular function using three-dimensional speckle tracking echocardiography in patients with and without heart disease.. Seo Y, Ishizu

Por ser constituído na sua grande maioria por água (94,5%), o nabo fornece poucas calorias(14kcal por 100g de nabo cozido). Com 2,2 g de fibra por 100g de nabo cozido, o nabo reduz