• Nenhum resultado encontrado

apostila agente de portaria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "apostila agente de portaria"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Objetivo:

Desenvolver a capacidade dos porteiros e vigilantes cumprirem seus papéis

na segurança pessoal e patrimonial do condomínio O porteiro é essencial,

porque é a única forma de identificação e reconhecimento do visitante

quando o morador não pode fazê-lo pessoalmente. Quem mora em

apartamento busca segurança e, se não há um profissional de portaria ou

vigilância, o condomínio não cumpre seu papel. O ideal é que haja

planejamento de segurança, pessoal treinado e a planta física conte com

adequações necessárias para cada caso.

Indicado para:

Este curso é indicado para todos aqueles que trabalham atendendo ao público

interno e/ou externo em condomínios residenciais, comerciais ou industriais.

CONCLUSÃO: o crescimento profissional

Meu desejo é ter contribuído para seu crescimento como profissional, não tenho nenhuma intenção de gloriar-me com isso, tenho apenas um profundo desejo de ver os candidatos a uma vaga de trabalho, sendo beneficiados com esse treinamento, pois as empresas precisam de profissionais qualificados, capazes, honestos, sinceros e trabalhadores. Lute com todas suas forças para conquistar novos espaços, atualize-se e não deixe o desânimo invadir atualize-seu coração, vá enfrente em busca de atualize-seus

objetivos, chegou a hora da diferença, é hora de acreditar em seus sonhos e projetos. É hora de iniciar mudanças profundas no seu comportamento profissional.

Acredite em si mesmo, não seja pessimista, seja determinado! Acima a auto-estima, o sentimento de vitória, o desejo de vencer os desafios e a força de vontade.

Acredite em seu potencial de mudança!

“Quem vence o fracasso, o desanimo e o cansaço pode vencer qualquer dificuldade na vida.”

(2)

PROIBIÇÕES

• Comparecer ao posto alcoolizado ou passá-lo a quem estiver. • Comparecer ao posto com barba por fazer ou passá-lo a quem estiver. • Telefonemas particulares que não sejam urgentes, evitar ligar para celulares, ligações interurbanas e para 0900, pois alem de pagar a conta poderá levar uma justa

causa.

• Abandonar o posto sobre qualquer alegação. • Receber visitas particulares no posto.

• Deixar os portões de acesso a pedestre e das garagens abertos. CORRESPONDÊNCIA

A separação de correspondência deve ser feita com muita atenção, colocando o número do apartamento a lápis no envelope para facilitar a posterior entrega, que

não devera ser feita pelo porteiro salvo se for efetuada na portaria. Para tanto ele deverá ficar muito atento para que nenhuma entrega seja feita com atraso. Se a distribuição for feita nos apartamentos o condomínio deverá indicar alguém para

fazê-la.

UMA PORTARIA ORGANIZADA DEVERÁ TER ALGUNS MATERIAS COMO:

• Mesa, cadeira, canetas, lápis, borracha, régua, clipes, bloco de rascunhos para recados, cesto de lixo, calendário, interfone, extintor de incêndio, caixa de primeiros socorros, tesoura, luminárias, relação de moradores, planilha com escala de trabalho, relógio de parede, lanterna, capa de chuva e quadro de chaves.

• Existem outras portarias que alem dessas matérias contam também com: Telefone, rádio HT, ferramentas, etc. Algumas chegam a ter geladeira, ventilador, cafeteira, aquecedor e tv. Só que se tudo isso não tiver um aproveitamento consciente, seu lugar certo para que o espaço seja usado de forma racional e que seja feito com o mínimo de bom senso, não haverá organização.

“MAS, INDEPENTENDE DO EQUIPAMENTO QUE A PORTARIA TENHA, O MAIS IMPORTANTE É QUE, VOCÊ É QUEM FAZ A DIFERENÇA QUANDO REALIZA SEU TRABALHO COM ATENÇÃO E DEDICAÇÃO, SENDO EDUCADO E GENTIL, MANTENDO SEMPRE UMA POSTURA DIGNA”.

Introdução

O sonho de todo trabalhador é conquistar espaços significativos dentro da empresa em que trabalha. Ter aspirações de um cargo melhor, uma posição de destaque na empresa e crescer profissionalmente é um pensamento absolutamente normal, e alcançar esse objetivo não é difícil, desde que o funcionário se conscientize da importância de manter uma boa conduta no local de trabalho, zelando pelo cargo que ocupa e pela empresa.

A intenção deste treinamento é contribuir não apenas para o crescimento profissional do trabalhador, mais também orientar os profissionais de um modo geral quanto à conduta que devem manter na empresa. Essas orientações certamente ajudarão muitos a firmarem suas vidas profissionais e assim manterem seus empregos nessa época tão conturbada no mundo em que vivemos.

Sabemos que não existe ninguém insubstituível, mais existem aquele que são indispensáveis. E, por isso, advertimos àqueles que desejam se tornar indispensáveis que o emprego representa muito mais que uma simples fonte de renda, pois ele é o agente estabilizador da sociedade, da segurança, do estudo, da saúde e do lazer do cidadão. Sendo assim, mantê-lo é preservar as condições básicas da cidadania, da sobrevivência e do bem-estar do indivíduo e de sua família.

Os grandes avanços da globalização tornaram as empresas vulneráveis, forçando-as a produzirem mais com custos menores, e isso se reflete diretamente na qualidade operacional da empresa, obrigando-a a procurar, cada vez mais, profissionais qualificados com treinamento e certificado reconhecido em todo território nacional. Os cargos superiores que outrora eram conquistados pelo tempo de serviço, agora são conquistados pela capacidade técnica e eficiência do funcionário,

independentemente do tempo de serviço prestado à empresa. Isso força os interessados em cargos melhores a repensarem suas condutas e qualidades profissionais, sem as quais não terão chances de uma promoção.

Em breve, quem não for bem treinado não terá lugar no mercado de trabalho. O funcionário com treinamento e certificado terá maiores chances de vencer os obstáculos vindouros. Por isso, espero motivá-los a seguirem adiante, pois o desemprego não é por falta de vagas, mas, por falta de qualificação profissional.

1

20

(3)

• Cuidados com a higiene pessoal: unhas cortadas e limpas, cabelos cortados e penteados, barbeado, atenção com o odor da transpiração e o hálito (para os fumantes) evite falar com as pessoas fumando.

• Cuidados com o uniforme: limpo, bem passado, gravata no lugar e sapatos engraxados. Você é o cartão de visita do condomínio ou da empresa.

•Manter o crachá de identificação exposto ao lado externo do bolso esquerdo. O crachá é uma identificação muito importante.

• Tratar com educação e respeito a todos com quem mantiver contato. • Sorria, demonstre otimismo.

• manter sempre limpa a guarita ou local destinado ao trabalho, isso é fundamental. • Respeitar seus colegas e superiores, assim você fará parte de uma equipe e será auxiliado e admirado por todos.

SEGURANÇA EM UMA PORTARIA

• Não permitir agrupamento de pessoas na entrada ou imediações da portaria em circunstância alguma.

• Não permitir a saída de crianças menores de dez anos sem a autorização dos responsáveis. O mesmo se aplica a idosos em tratamento ou pessoas especiais. • Somente permita a entrada de pessoas após a listagem de moradores, no caso de visitantes, não permitir a entrada sem antes consultar o visitado e obter sua

autorização, não aceitar autorização de menores, se não forem parentes de primeiro grau no caso pai, mãe, tios, avos, ou responsável autorizado.

• Os entregadores de (pizzas, flores, etc.) deverão ser anunciados e o morador deverá vir buscar sua encomenda na portaria.

• Manter sempre visível no posto a relação de telefones úteis e a escala de trabalho. • Estar sempre atento a rotinas e acontecimentos do posto.

• Comunicar aos superiores e anotar no livro de ocorrência qualquer fato grave. • Verificar anormalidades e se foram tomadas as providencias cabíveis a cada passagem de posto. colocar o número do apartamento do destinatário nas correspondências

• cuidar de equipamentos utilizados em serviço e usá-los corretamente. • A mesma se aplicam ao acesso de veículos às garagens. A maioria dos condomínios não permite a entrada de veículos de visitantes.

(4)

COMUNICAÇÃO EM RÁDIO HT

NAS COMUNICAÇÕES EM RÁDIO HT UTILIZA-SE O CÓDIGO Q Com 38 códigos no total, porém para trabalhadores em Portaria ou Segurança apenas esses

são os mais utilizados.

QAP= Na escutaQTO= No banheiro 1= Péssima QRA= Nome do operador QTI= A caminho 2= Fraca

QRV= A disposição QSL= Entendido 3= Regular QTC= Mensagem QSJ= Dinheiro 4=Boa QRU= Ocorrência QRX= Aguarde 5= Ótima QTA= Cancelar a mensagem QTR= Hora exata

QTH= Local TKS= Obrigado NIHIL= Nenhum QSA= Intensidade de sinal ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL

A= Alfa N= NovemberNUMERAÇÃO B= Bravo O= Oscar

C= Charlie P= Papa 0= Negativo D= DeltaQ= Quebec 1= Primo, Uno, Primeiro

E= Eco R= Romeu 2= Segundo F= Fox S= Sierra3= Terceiro G= Golf T= Tango 4= Quarto H=Hotel U= Uniform5= Quinto

I= Índia V= Victor 6= Sexto J= JulietX=Xingú7= Sétimo K= KiloY= Yanke8= Oitavo L= Lima W= Wisky9= Nono M= Mike Z= Zulú10= Uno Negativo

SIMULAÇÃO DO CÓDIGO Q • Lima em QAP de BRAVO?

POSITIVO BRAVO, LIMA EM QAP E QRV, PROSSIGA O QTC,QSL? • Positivo Lima faça um QTI no meu QTH, QSL?

POSITIVO BRAVO, QUAL O QRU, PELO SEU QTH,QSL? •Positivo Lima estou com um QRU de suspeito pelo QTH, QSL?

POSITIVO BRAVO ESTOU A QTI DO SEU QTH, QSL? • Positivo da QTA que já resolvi o QRU, QSL?

POSITIVO BRAVO, QSL, TKS E QRV! ORGANIZAÇÃO DE PORTARIA

ROTINAS:

• Chegar ao local de trabalho sempre quinze ou vinte minutos antes da entrada em serviço. A pontualidade de qualquer profissional demonstra sua seriedade e

responsabilidade é um fator fundamental!

“A cordialidade será a principal arma utilizada nas funções de vocês!”

Quando encontramos um porteiro limpo, identificado temos o cartão de visitas do condomínio, assim quando ele é cordial, simpático que se expressa com clareza e educação, temos tranqüilidade, quer no trato direto com as pessoas como por telefone ou interfone. “Algumas palavras devem ser obrigatórias no vocabulário de vocês.”

SÃO PALAVRAS USADAS CONSTANTEMENTE, QUE DEMONSTRAM EDUCAÇÃO E RESPEITO.

• Bom dia, boa tarde, boa noite ; • Com licença ;

• Por favor; • Obrigado (a) ; • Até logo ; • Sim senhor (a) ; • Até amanhã; • Pois não; • Um momento ;

OUTRAS PALAVRAS NO ENTANTO DEVEM SER EVITADAS AO MÁXIMO, COMO AS GÍRIAS EM GERAL E AS EXPRESSÕES DO TIPO • Vô, vó;• Tio, tia; • Mano ;• Garotinho;

• Campeão;• Cara;•Compadre; CONDOMÍNIO

Vocês estão trabalhando para um condomínio, portanto, é fundamental que tenham consciência de que “O BEM ESTAR E A SEGURANÇA DE MUITAS PESSOAS DEPENDEM DE VOCÊS” para isso é de suma importância que conheçam alguns itens.

A palavra condomínio, significa propriedade comum. È a união de varias pessoas de uma única unidade comum e indivisível.

CONDOMÍNIO IMOBILIARIO

Vários são os tipos de condomínios, porem trataremos apenas do condomínio imobiliário.

O condomínio imobiliário é regido pela lei 4.591.64 a lei do condomínio. Existem dois tipos de propriedades, partes comuns e as partes autônomas. TIPOS DE CONDOMINÍOS

Quanto a sua destinação, o condomínio pode ser:

RESIDENCIAL: Quando suas atividades são destinadas para fins residenciais, sendo terminantemente proibida as atividades comerciais.

3 18

(5)
(6)

IDENTIFICAÇÃO DOS VISITANTES

• Fazer a identificação visual da pessoa;

• Cumprimentá-la (bom-dia, boa-tarde, boa-noite)

• Solicitar, com educação, o nome e apartamento e torre que irá visitar; • Manter os portões fechados;

• Fazer com que os visitantes aguardem do lado de fora do condomínio ou em local reservado para isso;

• Entrar em contato com o morador, informando-o sobre a presença do visitante e da conveniência de sua entrada ou não;

• Sendo autorizada a entrada anotar os dados e liberar a entrada,

• Indicar o caminho ou pedir que algum funcionário do condomínio conduza a pessoa

ao local ou residência do condômino.

IDENTIFICAÇÃO DE PRESTADORES DE

SERVIÇO

• Fazer a identificação visual da pessoa;

• Pedir documento com foto, solicitando também seu documento funcional ou crachá de identificação da empresa que trabalha;

• Manter os portões fechados;

• Fazer com que a pessoa aguarde do lado de fora do condomínio ou em local apropriado;

• Contatar o condômino, confirmando se há algum defeito na residência a ser verificado

e se tal prestador de serviço era esperado;

• Caso haja dúvida sobre a presença do prestador de serviço solicitar que o condômino

venha até a portaria para identificá-lo pessoalmente;

• Sendo autorizada a entrada da pessoa, anotar seus dados em livro próprio, registrando

o horário de entrada e saída e devolver-lhe os documentos, agradecendo;

• Se necessário pedir a algum funcionário do condômino o acompanhe até o local do serviço ou residência do morador.

IDENTIFICA ÇÃO DE ENTREGADORES DE

MERCADORIAS (PIZZAS, ENCOMENDAS, ETC.)

• Fazer a identificação visual da pessoa;

• Manter os portões fechados;

• Fazer com que a pessoa aguarde do lado de fora do condomínio ou em local reservado para isso, devendo ser tratada a distância, pois é prática comum marginais inventarem uma entrega fictícia;

• Avisar o condômino, solicitando sua presença ou de algum funcionário seu na portaria para pegar a encomenda;

• Na ausência do condômino, receber e guardar a mercadoria para, posteriormente, ser

retirada pelo morador ou por um funcionário.

“ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA UM ATENDIMENTO PRESTATIVO E SEGURO EM UMA PORTARIA”

· Higiene

· Roupas e sapatos limpos · Dentes bem escovados

· Cabelos bem cortados · Barba feita · Unhas limpas etc. ETIQUETA PROFISSIONAL

Se você acredita que expressões como: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe, não fazem a diferença tente as relações onde essas expressões não estão presentes para não provocar atritos e antipatias, abra mão de seus bons modos. Veja por exemplo algumas regras que tornam mais amenas as relações profissionais: Ao cumprimentar alguém sorria, não importa a que esteja se dirigindo, pode ser morador, um visitante ou um faxineiro, ninguém poderá exigir que você elimine suas emoções, mas é importante que você controle suas emoções para que elas não influenciem negativamente sobre seu comportamento.

Assim convém habituar-se a usar determinadas formas de cortesias como regra geral:

Procure prestar atenção a qualquer pessoa que se dirija a você olhando nos olhos. (fique atento para questão da segurança) tome cuidado com o roer das unhas, se coçar, tossir etc., que além de transmitir sinais de nervosismo, não são sinais de boa educação.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A comunicação é a principal forma de ligação e entretenimento entre as pessoas, através dela pode se identificar o jeito de ser e agir das pessoas, ou seja, conhecer um pouco melhor a personalidade, principalmente de pessoas que trabalham no mesmo ambiente.

É através da comunicação que acontece a interação entre uma equipe, e para que seja possível é importante o respeito e o conhecimento da situação de cada individuo. É na falta de uma boa comunicação que muitas das vezes os problemas acontecem por outro lado através de uma boa comunicação que eles se resolvem.

A comunicação correta entre as pessoas é um fator fundamental para um porteiro que exerce sua função com eficiência. O mesmo deve se interagir e integra-se a rotinas do seu trabalho, visando sempre um bom relacionamento com os colegas de trabalho, visitantes e a liderança.

5 16

(7)

IDENTIFICAÇÃO DOS VISITANTES

• Fazer a identificação visual da pessoa;

• Cumprimentá-la (bom-dia, boa-tarde, boa-noite)

• Solicitar, com educação, o nome e apartamento e torre que irá visitar; • Manter os portões fechados;

• Fazer com que os visitantes aguardem do lado de fora do condomínio ou em local reservado para isso;

• Entrar em contato com o morador, informando-o sobre a presença do visitante e da conveniência de sua entrada ou não;

• Sendo autorizada a entrada anotar os dados e liberar a entrada,

• Indicar o caminho ou pedir que algum funcionário do condomínio conduza a pessoa

ao local ou residência do condômino.

IDENTIFICAÇÃO DE PRESTADORES DE

SERVIÇO

• Fazer a identificação visual da pessoa;

• Pedir documento com foto, solicitando também seu documento funcional ou crachá de identificação da empresa que trabalha;

• Manter os portões fechados;

• Fazer com que a pessoa aguarde do lado de fora do condomínio ou em local apropriado;

• Contatar o condômino, confirmando se há algum defeito na residência a ser verificado

e se tal prestador de serviço era esperado;

• Caso haja dúvida sobre a presença do prestador de serviço solicitar que o condômino

venha até a portaria para identificá-lo pessoalmente;

• Sendo autorizada a entrada da pessoa, anotar seus dados em livro próprio, registrando

o horário de entrada e saída e devolver-lhe os documentos, agradecendo;

• Se necessário pedir a algum funcionário do condômino o acompanhe até o local do serviço ou residência do morador.

IDENTIFICA ÇÃO DE ENTREGADORES DE

MERCADORIAS (PIZZAS, ENCOMENDAS, ETC.)

• Fazer a identificação visual da pessoa;

• Manter os portões fechados;

• Fazer com que a pessoa aguarde do lado de fora do condomínio ou em local reservado para isso, devendo ser tratada a distância, pois é prática comum marginais inventarem uma entrega fictícia;

• Avisar o condômino, solicitando sua presença ou de algum funcionário seu na portaria para pegar a encomenda;

• Na ausência do condômino, receber e guardar a mercadoria para, posteriormente, ser

retirada pelo morador ou por um funcionário.

ATENDIMENTO TELEFÔNICO

O telefone é um importante meio de comunicação, é com ele que a maioria as pessoas se comunicam, para seu funcionamento eficiente é necessário que ele esteja desocupado e que os contatos através dele sejam rápidos, evitando ocupar a linha. O telefone deve ser usado racionalmente, é importante que ao atender uma chamada telefônica o porteiro siga o padrão estipulado pelo condomínio, normalmente segue a seguinte forma.

NOME DO CONDOMINIO, NOME DO FUNCIONÁRIO, CUMPRIMENTO. Ex: Condomínio vila Inglesa, Oscar, bom dia.

O telefone deve ser atendido logo após o primeiro toque, da forma citada acima, em seguida deve se identificar o interlocutor e tratá-lo corretamente, usando “Sr” “Sra.,” “por favor,” “muito obrigado”, não se desliga o telefone antes do interlocutor. Não deve dar informações não autorizadas ou que não sejam relacionadas a sua função. Ex: hora de chegada e de saída de moradores, escola onde estudam filhos de moradores ou qualquer tipo de informação a respeito de moradores.

É comum principalmente a noite que as pessoas liguem para “puxar conversa”. Deve se cortar rapidamente a conversa sem se alongar muito e sem faltar com educação. NUNCA USE: tratamentos pessoais (querido, amor, paixão Etc.)

TELEFONES UTEIS

190- POLICIA MILITAR 195- SABESP

192-PRONTO SOCORRO 198- DEFESA CIVIL 193- BOMBEIROS 197- CONGÁS

194- TRÂNSITO147-POLICIA CIVIL SEGURANÇA

“SEGURANÇA É O ATO DE SEGURAR, PROTEGER SEGURANÇA É CONFIAR E LIVRAR DO PERIGO” SEGURANÇA PATRIMONIAL

É o conjunto de medidas discretas e ostensivas, que são usadas com o intuito preventivo de proteger o patrimônio.

Portanto a portaria, o circuito fechado de TV, o sistema de alarme, vigilantes, são meio de proteção visando realizar a segurança do patrimônio.

Os espaços de atuação do

profissional

O condomínio de divide em áreas comuns e áreas privativas:

Áreas comuns – são os corredores, halls, pátios, playground, etc. Todos podem utilizá-las e todo são responsáveis por sua conservação e manutenção.

Áreas privativas – são as unidades de habitação (apartamentos, casas, lojas ou escritórios, dependendo do condomínio). Elas são de propriedade do condômino, que é o responsável por seu uso, conservação e manutenção.

As atividades do porteiro são executadas apenas nas áreas comuns no condomínio. Nada do que acontece nas áreas privativas lhe diz respeito. Essa posição, no entanto,às vezes o coloca em situações delicadas.

Dinâmica – Exercício

A) A família que mora no apartamento 804 briga constantemente e aos berros, suspeita-se até de agressão. O morador do 704, incomodado com o barulho, pede ao porteiro que interfone para o apartamento de onde vem a discussão e peça que parem de gritar.

B) A moradora do 303 chega do mercado cheia de sacolas e pede ao porteiro que a ajude a levar as compras até seu apartamento.

C) O adolescente do apartamento 506 está estudando bateria e faz seus exercícios na parte da tarde. Mesmo assim, a moradora do 406, uma senhora idosa, sente-se incomodada com a trepidação e pede ao porteiro que intervenha.

PRINCIPAIS CUIDADOS - SEGURANÇA

Grande parte dos assaltos a condomínios começa com a imobilização do porteiro. Disfarçados

de entregadores ou prestadores de serviços, os bandidos rendem quem está

na portaria e entram no prédio. Outra tática muito comum é se aproveitarem de um momento

em que o porteiro está próximo à entrada para rendê-lo. Para evitar situações como essas, recomenda-se:

Só abrir a porta para entregadores ou prestadores de serviço após se certificar de que eles são aguardados por um morador;

Nunca ficar conversando “batendo papo” ou tomando sol na calçada, mantenha a atenção;

Não permitir a entrada de pessoas estranhas ao condomínio sem autorização de um morador, mesmo que seja uma mulher grávida pedindo para usar o banheiro; No caso de funcionários da companhia de energia, telefônica, gás, etc., só permitir a entrada depois de verificar a identificação funcional.

(8)

PREVENÇÃO

É ação que visa desestimular, inibir, dificultar, isso é fazer com que o criminoso desista de cometer o crime, devido á dificuldade, quando esse tipo de ação falha os meios de proteção devera executar funções repressivas, o que não será nada agradável.

DESCRIÇÃO E MEMORIZAÇÃO Muitas vezes as pessoas não são capazes de memorizar e descrever situações, atitudes ou pessoas, principalmente quando ocorre um incidente devido a forte abalo emocional ou nervosismo, mais é de fundamental importância que o porteiro não espere ocorrer o incidente para depois treinar sua capacidade de descrever a situação a seu superior com a maior números de detalhes possíveis, pois assim poderá ajudar muito no trabalho de prevenção ou na

identificação de possíveis suspeitos. MEMORIZAR O conjunto de artifícios destinados a auxiliar a lembrança dos fatos. DESCRIÇÃO É o ato de relatar por escrito ou verbalmente o ato que foi observado e memorizado. Muitas vezes, quando há um relato, detalhes relevantes são esquecidos. Falar com o Maximo de precisão possível o que tenha observado. Capacidade de observação decorre da capacidade de perceber a qual, por sua vez, depende de habilidades que podem ser desenvolvidas em treinamentos. O porteiro não pode contar apenas com a sua memória,

observações e descrições dependem de anotações, cadernetas próprias de informes etc. Observar, memorizar e descrever pessoas suspeitas ex: Face de frente, perfil, da fronte, nariz, orelhas, supercílios, cabelo, bigode, barba, tatuagens, olhos, cor, tudo codificado em expressões convencionais: pequeno, grande, médio. Com esses dados o porteiro poderá ajudar a fazer um retrato falado, lembrando que o retrato falado não é meio de prova, é somente um importante método para auxiliar nas

investigações. Nosso objetivo é orientar para que o porteiro perceba situações suspeitas antes que as ocorram.

CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA

7 14

(9)
(10)

PREENCHIMENTOS DE RELATÓRIOS

Deve existir na portaria um livro de registro onde deverão ficar constados:

A) Nome do visitante (conhecidos / estranhos)

B) Nome da pessoa (morador) que autorizou a entrada do visitante

C) Data e horário da entrega.

D) Apartamento ou departamento visitado.

O porteiro não deverá se induzido pela aparência do visitante.

(Traje, fala, títulos, uniformes, etc.). ex: policia militar, funcionários da

SABESP, telefônica etc. Deverão apresentar funcional e RG.

SIMULAÇÃO: O visitante estranho está do lado de fora do portão às 9:00 h.

(aciona o porteiro eletrônico)

P-BOM DIA! V-BOM DIA P-POSSO AJUDAR? V-GOSTARIA DE IR AO APTO. 32

P-SEU NOME POR FAVOR? V-SANDRA REGINA (MANICURE)

P-UM MINUTO, POR FAVOR P-(ANUNCIA) BOM DIA!

M-BOM DIA!

P-A MANICURE SANDRA REGINA ESTÁ NA PORTARIA M-PODE LIBERAR

P-OBRIGADO!

P-ABRE O PORTÃO-DONA SANDRA SEU RG POR FAVOR!

P-REGISTRA O NOME E O DOCUMENTO E DEVOLVE. OBRIGADO DONA SANDRA P-INSTRUI O VISITANTE COMO CHEGAR AO ELEVADOR.

(P- PORTEIRO, V- VISITANTE, M- MORADOR)

9 12

(11)

FICHA DE RELATORIO ENTRADA E SAIDA VISITANTE NOME VISITANTE:

AUTORIZADO POR:

DATA: / / HORARIO ENTRADA: : / HORARIO SAIDA: :

APT: RG:

Obs:________________________________________________________________ ASS. PORTEIRO:

FICHA DE RELATORIO ENTRADA E SAIDA VOLUME DESCRIÇÕAO DO VOLUME:

DEIXADO POR: PARA:

DATA: / / HORARIO ENTRADA: : /

APT: RG:

Obs:________________________________________________________________ ASS. PORTEIRO:

FICHA DE RELATORIO ENTRADA E SAIDA DE VEICULOS CARRO: PLACA: COR: DE:

DATA: / / HORARIO ENTRADA: : / HORARIO SAIDA: :

APT: RG:

Obs:________________________________________________________________ ASS. PORTEIRO:

Recepção e Portaria?

Não é de hoje que recepcionistas, porteiros e vigilantes dividem o mesmo espaço em portarias e recepções de grandes, médias e pequenas empresas. Também não é de hoje que se tem investido na estrutura física, tecnológica e de qualificação do pessoal destes espaços. Que na maioria das vezes traduz com clareza a imagem da empresa onde atuam.

Nota-se, portanto que a formação destes profissionais tem que acompanhar esta evolução, ou seja, não dá mais para negligenciar as características homogêneas de atuação e missão no qual estão inseridos estes profissionais de atendimento.

Sabemos que um serviço inteligente é aquele que se adequou às necessidades de cada cliente de acordo com o projeto de sua análise de risco e suas características físicas e operacionais. No entanto no mundo globalizado, treinamento inteligente não é aquele com maior carga horária ou diversas certificações, porém o mais coerente e inovador.

Que conheça não só as tendências do mercado, viabilidade e um controle de perdas e possíveis riscos, daí a necessidade de considerar que em nosso tempo recepcionistas e atendentes de portaria estão intimamente separados pela denominação funcional, mas homogêneos nas atribuições. É o que veremos a partir de agora.

Qual é meu Público Alvo?

Como todos já sabem não basta ser bom, tem que ser o melhor. O profissional de atendimento tem alguns públicos a impactar e pode ser bem sucedido ou mal sucedido.

Tudo depende de reconhecer quem são estes públicos e qual tipo de solução poderá lhes proporcionar.

O público de uma empresa pode ser:

4.1 – Interno – diretores, gerentes, colaboradores, estagiários, etc...

4.2 – Externo – é o universo de pessoas físicas ou jurídicas que procuram a empresa, a fim de utilizar seus produtos e serviços.

Mandamentos indispensáveis em relações humanas de A a Z A – Respeitar o próximo como ser Humano;

B – Evite cortar a palavra a quem fala, espere sua vez; C – Cumprir com rigor seu horário;

D - Não usar gírias;

E - Comunicar-se corretamente com as pessoas – Ex. Chame a pessoa sempre pelo nome.

F – Não faça comentários precipitados;

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O objetivo deste trabalho foi conhecer a prevalência dos sinais e sintomas relacionados à Disfunção Temporomandibular em um grupo de alunos do curso de fisioterapia, verificando

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

5) “Estado da arte” do desenvolvimento local sertaginense. “A Sertã continua a ser pequenina e com pouca população. O setor turístico tem vindo a melhorar e temos

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Some of these taxa present, possibly, a disjunct distribution in South America: Leioproctus (Nomiocolletes) Brethes, 1909, is found mainly in central Argentina and in