• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Lista de Exercícios Numero 2 - ListEx2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Lista de Exercícios Numero 2 - ListEx2"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA

DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Programa de Pós-Graduação em

Engenharia Eletrônica e Computação - Informática

CE-229

Teste de Software

Professor Doutor Luiz Alberto Vieira Dias

Lista de Exercícios 2 – ListEx2

Emanuel Mineda Carneiro Marcos Omura Roberto Pepato Mellado

(2)

Índice

1 Motivação ... 1 2 Desenvolvimento ... 1 2.1.1 Navegação ... 1 2.1.2 Comunicação ... 1 2.1.3 Entretenimento e Ambiente ... 3 2.1.4 Motores e Combustível ... 4 3 Conclusão. ... 11 4 Bibliografia ... 11

(3)

1 Motivação

A lista de exercícios ListEx2 tem como objetivo a realização de um trabalho de pesquisa, realizado em grupo, para identificação e posterior construção de conjuntos de testes de sistemas utilizados em aeronaves (EMB-190, A330 ou Boeing 787).

2 Desenvolvimento

2.1.1 Navegação

Tópico: Instrumentos de voo

Aviões modernos apresentam em seu cockpit uma série de instrumentos básicos quer informam, entre outras coisas:

 Atitude;  Orientação;  Velocidade do ar; e  Altitude. Instrumentos de voo: Indicador de Atitude

O indicador de atitude ou horizonte artificial exibe simultaneamente informações de inclinação do nariz e inclinação lateral. Em caso de falha elétrica total o indicador de atitude permanece utilizável por cinco (5) minutos. O instrumento pode ser reinicializado manualmente, contudo o avião deve estar nivelado durante o procedimento.

Altímetro

O altímetro é um barômetro sensível que mede a pressão atmosférica. Ele é calibrado para exibir essa pressão atmosférica como altura, geralmente em pés acima do MSL (nível médio do mar). O processo de calibração é manual.

2.1.2 Comunicação

Tópico: Sistema de Intercomunicação

O Sistema de intercomunicação é dividido em dois subsistemas: - Sistema de gerenciamento de radio

- Sistema de intercomunicação de dados da cabine (CIDS)

O sistema de gerenciamento de radio permite que a tripulação utilize:

- Toda a comunicação de radio e os equipamentos de radio navegação instalados na aeronave no modo de transmissão e recepção;

(4)

- o sistema de interfones; - o sistema de chamadas;

- o sistema localização de passageiros;

O sistema de intercomunicação de dados da cabine (CIDS) proporciona a transmissão e controle dos sinais dos processos para os seguintes sistemas da cabine:

- interfone da cabine e serviço; - localização de passageiros; - sinais de passageiro; - luz de leitura;

- Iluminação geral da cabine;

- Sinalização de evacuação de emergência; - Indicador de fumaça nos lavatórios;

- Áudio e vídeo de entretenimento dos passageiros. Os CIDS têm os seguintes componentes principais:

- Dois CICDS ligados em paralelo, um ativo e outro em Stand-by; - Painel de controle dos sistemas da cabine;

- Modulo de programação e teste que permite que o sistema seja reprogramado após serem feitas alterações na configuração da cabine;

- Estações de atendimento( FWD, MID, EXIT, AFT).

Efetuaremos os testes das teclas de transmissão e dos botões de recepção do painel de controle de áudio.

Teclas de transmissão:

Pressionado: O canal de associado esta selecionado para transmissão As três linhas ficam verdes

O piloto desmarca do canal selecionado pressionando novamente o botão ou selecionando outro canal.

CALL: As letras piscam e soa um alarme quando o sistema SELCAL detecta uma chamada

MECH: As letras piscam e soa um alarme para uma chamada a partir do nose gear bay. A luz apaga apos 60 segundos se tecla RESET não for pressionada.

ATT: As letras piscam e soa um alarme para uma chamada a partir da cabine de atendimento. A luz apaga apos 60 segundos se a tecla RESET não for pressionada.

SAT CALL: As letras piscam quando detecta uma chamada SATCOM.

As três linhas verdes devem piscar durante o estabelecimento da chamada Ar-solo ou quando as chamadas SATCOM estão em espera. Após o estabelecimento da chamada as três linhas verdes devem permanecer estável.

(5)

Botões de Recepção:

-Pressionando e soltando o botão (botão para fora) seleciona a recepção de áudio associada ao canal e uma luz branca se acende.

-Girando o botão ajusta-se o volume.

- Pressionando o botão (botão para dentro) desconecta a recepção de áudio do canal associado.

2.1.3 Entretenimento e Ambiente

Tópico: Sistema de Ar Condicionado

A operação do sistema de ar condicionado é totalmente automática.

Ele propicia uma contínua renovação de ar e mantém a temperatura selecionada constante em quatro zonas (cockpit, cabine anterior, cabine intermediária e cabine posterior), que são controladas de forma independente.

Ar é suprido pelo sistema pneumático através de:

 Duas válvulas de controle de fluxo do trocador de calor;  Dois trocadores de calor; e

 Unidade de mistura, que combina o ar proveniente da cabine e dos trocadores de calor. Regulagem de temperatura é controlada por um controlador de zona e dois controladores de trocadores de calor.

Controladores:

Controlador de zona:

O controlador de zona é responsável por regular a temperatura das três zonas de cabine e do cockipit. Existem três regulagens manuais possíveis para o fluxo de troca de calor: LO (baixo), NORM (normal) e HI (alto). Caso o fluxo esteja em LO e a demanda de temperatura não possa ser atendida, o controlador de zona gera uma mensagem de ECAM sugerindo que a tripulação ajuste o fluxo para NORM. A seleção de temperatura varia de 18 a 30 graus C.

O controlador de zona possui dois canais. O canal 1, que normalmente está ativo, e o canal 2, que é acionado em caso de falha do canal 1. Uma falha em apenas um dos canais não afeta a regulagem de temperatura de zona. Falha em ambos os canais resulta na perda da capacidade de regular a temperatura. Os trocadores de calor apresentarão uma saída fixa de 20 graus C. A página ECAM COND deixa fornecer informações, exibindo a mensagem “PACK REG”.

Controlador de trocador de calor:

Cada controlador regula a temperatura do trocador de calor associado a ele, de acordo com o sinal de demanda do controlador de zona, modulando válvula de controle de temperatura, entrada e saída de ar de impacto. As entradas e saídas de ar são fechadas durante decolagem e pouso para evitar a entrada de objetos externos.

De forma análoga ao controlador de zona, o controlador de trocador de calor possui dois canais. A falha de um canal não afeta sua regulagem. A falha de ambos os canais faz com que

(6)

a válvula anti-gelo correspondente regule temperatura de saída entre 1 e 15 graus C. Os sinais do ECAM associados ao trocador de calor são perdidos. A válvula de controle de fluxo regula, pneumaticamente, o fluxo da troca de calor para aproximadamente 120% do fluxo NORM.

2.1.4 Motores e Combustível

Tópico: Sistema de Controle e Monitoramento de Combustíveis

O sistema de combustíveis é controlado por dois computadores de controle e monitoramento de combustíveis (CCMC). Os CCMCs:

 Medem a quantidade de combustíveis no tanque e indicam em um display;

 Calculam o peso total e o centro de gravidade da aeronave, considerando o peso da aeronave sem combustível e o centro de gravidade informado pelo piloto;

 Controla a transferência de combustível para os tanques para alimentação dos motores; e  Controla a transferência de combustível de e para os tanques laterais, para o controle de

gravidade.

Sensores:

Sensor de Quantidade de Combustível:

Um CCMC fica em estado ativo e o segundo em espera (stand-by). Se o primeiro CCMC falhar, o segundo CCMC assume o controle. Cada CCMC calcula o combustível utilizando as seguintes informações:

 Volume de combustível, obtido através das pontas de prova nos tanques;  Densidade dos combustíveis, obtido através dos densímetros; e

 Ângulo de estabilização horizontal;  Altitude da aeronave; e

 Característica elétrica do combustível, obtida dos compensadores.

A quantidade calculada de combustível é apresentada no painel de controle de reabastecimento . Sensor de Nível de Combustível:

O CCMC também utiliza informações do sensor de nível de combustível para controlar transferências e prover alarmes, independentemente do sensor de quantidade de combustível:

 Sensores de nível baixo:

o Para disparar alarmes de baixo nível de combustível e interromper o jettison (); o Para controlar a transferência entre os tanques centrais e laterais;

 Sensores de nível alto: Para interromper o reabastecimento quando o nível do tanque estiver alto; e

 Sensor do respiro do tanque: Para parar o reabastecimento, ou transferência de combustível, no caso de ultrapassar o limite do tanque.

Casos de Teste

1. Alerta de baixo nível de combustível

(7)

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento dos sensores de baixo nível de combustível. Os sensores de baixo nível de combustível no tanque devem ser ativados e enviar o sinal “empty” quando do esvaziamento dos mesmos

c. Instruções para Execução:

i. Efetuar o completo abastecimento do tanque de combustível onde o sensor se encontra instalado;

ii. Efetuar o esvaziamento do tanque de combustível;

iii. Checar no painel de controle de reabastecimento, a ativação do sensor de baixo nível de combustível, através da apresentação da informação Empty. Este sensor deve ser ativado entre 13 e 15 minutos antes do combustível no tanque se esgotar através do procedimento de esvaziamento padrão.

d. Executor do Teste: Roberto Pepato Mellado

e. Valor Esperado: Sensor ativado entre 13 e 15 minutos antes do esvaziamento completo do tanque

f. Valor Atual: Sensor ativado em 13 minutos e 41 segundos antes do esvaziamento completo do tanque

g. Status: Passou ( X ) Falhou ( )

2. Alerta de alto nível de combustível

a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC02

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento dos sensores de alto nível de combustível. Os sensores de alto nível de combustível no tanque devem ser ativados quando antes do tanque encher completamente.

c. Instruções para Execução:

i. Esvaziar completamente o tanque de combustível onde o sensor se encontra instalado;

ii. Efetuar o abastecimento do tanque até encher completamente o mesmo. O tanque estará completamente cheio quando o excesso de combustível começar a transbordar pelo respiro do tanque;

iii. Checar a ativação do sensor de alto nível de combustível, através do indicador Full no painel de controle de reabastecimento. Este sensor deve ser ativado entre 1 e 2 minutos antes do tanque ser completamente cheio (considerando a pressão padrão de abastecimento – 50PSI).

d. Executor do Teste: Roberto Pepato Mellado

e. Valor Esperado: Sensor ativado entre 1 e 2 minutos antes do tanque ser completamente cheio

f. Valor Atual: Sensor ativado há 32 segundos antes do tanque ser completamente cheio

(8)

3. Obtenção da Quantidade de Combustível na Aeronave a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC03

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do sensor de quantidade de combustível. O sensor de quantidade de combustível deve informar a quantidade (volume) de combustível disponível no tanque objeto de medição.

c. Instruções para Execução:

i. Esvaziar completamente o tanque de combustível onde o sensor se encontra instalado;

ii. Efetuar o abastecimento de 132 litros de combustível;

iii. Checar o volume indicado no painel de controle de reabastecimento. d. Executor do Teste: Roberto Pepato Mellado

e. Valor Esperado: Sensor indicando 132 litros no painel de controle de reabastecimento

f. Valor Atual: Sensor indicando 132 litros no painel de controle de reabastecimento g. Status: Passou ( X ) Falhou ( )

4. Valores de Fronteira para Quantidade de Combustível na Aeronave a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC04

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do sensor de quantidade de combustível para os casos de tanque vazio (0 litros) e cheio (8000 litros). O sensor de quantidade de combustível deve informar a quantidade (volume) de combustível disponível no tanque objeto de medição. c. Instruções para Execução:

iv. Esvaziar completamente o tanque de combustível onde o sensor se encontra instalado;

v. Checar se o volume indicado no painel de controle de reabastecimento é igual a 0.

vi. Encher completamente o tanque de combustíveis

vii. Checar se o volume indicado no painel de controle de reabastecimento é igual a 8000.

d. Executor do Teste: Roberto Pepato Mellado

e. Valor Esperado: 0 para o tanque vazio e 8000 para o tanque cheio f. Valor Atual: 0 para o tanque vazio e 7937 para o tanque cheio g. Status: Passou ( ) Falhou ( X )

5. Atitude quando em terreno plano

a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC05

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do indicador de atitude quando o avião se encontra em terra, em local plano.

(9)

c. Instruções para Execução:

i. Manobrar o avião de forma a fica em um local plano; e ii. Checar o indicador de atitude.

d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro

e. Valor Esperado: Indicador de atitude em posição inicial. f. Valor Atual: Indicador de atitude aponta inclinação lateral. g. Status: Passou ( ) Falhou ( X )

6. Autonomia em caso de falha elétrica total

a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC06

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica a autonomia do indicador de atitude durante uma falha elétrica total.

c. Instruções para Execução:

viii. Simular uma falha elétrica total cortando fornecimento de energia principal ao indicador de atitude; e

ix. Cronometrar quanto tempo o instrumento permanece operacional. d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro

e. Valor Esperado: Indicador de atitude operacional por cinco (5) minutos.

f. Valor Atual: Indicador de atitude operacional por cinco (5) minutos e trinta e um (31) segundos.

g. Status: Passou ( X ) Falhou ( )

7. Ajuste de altímetro

a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC07

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o ajuste da pressão atmosférica, em hPa, do altímetro. O indicador de pressão atmosférica em hPa deve variar quando o botão de ajuste for utilizado.

c. Instruções para Execução:

x. Girar o botão de ajuste do altímetro; e

xi. Checar que ocorre variação no indicador de pressão atmosférica. d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro

e. Valor Esperado: Alteração do valor do indicador de pressão atmosférica. f. Valor Atual: Indicador permanece inalterado.

g. Status: Passou ( X ) Falhou ( )

8. Altura em nível médio do mar

a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC08

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do altímetro em nível médio do mar.

(10)

i. Posicionar a aeronave em pista com altura em nível médio do mar; ii. Ajustar a pressão atmosférica local;

iii. Checar o valor informado pelo altímetro. d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro e. Valor Esperado: zero (0).

f. Valor Atual: zero (0).

Status: Passou ( X ) Falhou ( )

9. Seleção da tecla de transmissão do painel de controle de áudio. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC09

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento das teclas de transmissão de áudio.

c. Instruções para Execução:

i. Pressionar uma das teclas de transmissão de áudio; ii. Verificar se as 3 linhas verdes se acenderam; iii. Pressionar novamente a mesma tecla;

iv. Verificar se as 3 linhas verde se apagaram; v. Repetir o procedimento para os demais botões. d. Executor do Teste: Marcos Omura.

e. Valor Esperado: As linhas verdes se acendem e apagam conforme se pressiona as teclas.

f. Valor Atual: Conforme esperado.

Status: Passou ( X ) Falhou ( )

10. Indicador de chamada do Sistema SELCAL. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC10

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do indicador de uma chamada do sistema SELCAL.

c. Instruções para Execução:

i. Simular uma chamada do sistema SELCAL em um dos canais;

ii. Verificar se a tecla CALL correspondente ao canal utilizada pisca e emite um alarme sonoro;

iii. Repetir o procedimento para os demais canais. d. Executor do Teste: Marcos Omura.

e. Valor Esperado: As teclas CALL correspondente ao canal utilizado piscam e emitem um alarme sonoro.

f. Valor Atual: A segunda tecla piscou, mas não emitiu alarme sonoro, os demais piscaram e emitiram alarme sonoro.

Status: Passou ( ) Falhou ( X )

11. Funcionamento do botão de recepção do painel de controle de áudio. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC11

(11)

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento da seleção do botão de recepção do painel de controle de áudio.

c. Instruções para Execução:

i. Pressionar e soltar um dos botões deixando na posição para fora;

ii. Verificar se uma luz branca se acende e a recepção de áudio no canal esta operante;

iii. Pressionar novamente o botão deixando na posição para dentro;

iv. Verificar se uma luz branca se apaga e a recepção de áudio é encerrada; v. Repetir o procedimento para os botões dos demais canais.

d. Executor do Teste: Marcos Omura.

e. Valor Esperado: A luz branca dos botões se acende e apaga conforme a recepção de áudio é ativada e desativada.

f. Valor Atual: Conforme esperado.

Status: Passou ( X ) Falhou ( )

12. Funcionamento do volume do botão de recepção do painel de controle de áudio. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC12

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do volume do botão de recepção do painel de controle de áudio.

c. Instruções para Execução:

i. Ativar a recepção de áudio em um dos canais; ii. Girar o botão totalmente no sentido anti-horário; iii. Verificar se o áudio esta no volume mínimo;

iv. Girar o botão no sentido horário gradualmente até a totalidade verificando o volume do áudio aumenta de forma gradual até o máximo;

v. Repetir o procedimento para os botões dos demais canais. d. Executor do Teste: Marcos Omura.

e. Valor Esperado: O volume do áudio aumenta ou diminui conforme se gira o botão.

f. Valor Atual: Conforme esperado.

Status: Passou ( X ) Falhou ( )

13. Emissão do alerta de fluxo pelo controlador de zona. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC13

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica a emissão do alerta de fluxo pelo controlador de zona.

c. Instruções para Execução:

i. Ajustar o fluxo de troca de calor para LO; ii. Ajustar a temperatura para 18 graus C;

iii. Induzir aumento de temperatura até 20 graus C;

iv. Verificar surgimento de mensagem no ECAM sugerindo ajuste manual do fluxo de troca de calor para NORM.

(12)

d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro.

e. Valor Esperado: Mensagem no ECAM sugerindo ajuste manual do fluxo de troca de calor para NORM.

f. Valor Atual: Nenhuma mensagem.

Status: Passou ( ) Falhou ( X )

14. Operação do controlador de zona em caso de falha no Canal 1. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC14

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do controlador de zona em caso de falha no Canal 1.

c. Instruções para Execução:

i. Simular uma falha no canal 1 do controlador de zona;

ii. Verificar que o ECAM COND segue apresentando as informações sobre condicionador de ar.

d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro.

e. Valor Esperado: Funcionamento normal do controlador de zona. f. Valor Atual: Funcionamento normal do controlador de zona.

Status: Passou ( X ) Falhou ( )

15. Fechamento das entradas e saídas de ar durante a decolagem. a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC15

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o fechamento automático das entradas e saídas de ar do trocador de calor durante a decolagem.

c. Instruções para Execução:

i. Realizar procedimento de decolagem;

ii. Verificar se as entradas e saídas de ar do trocador de ar são fechadas automaticamente.

d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro.

e. Valor Esperado: Todas as entradas e saídas de ar dos trocadores de calor são fechadas durante a decolagem.

f. Valor Atual: Conforme esperado.

Status: Passou ( X ) Falhou ( )

16. Funcionamento do controlador do trocador de calor em caso de falha de ambos os canais.

a. Identificador do Caso de Teste: A330-UC16

b. Descrição do Caso de Teste: Este caso de teste verifica o funcionamento do controlador do trocador de calor em caso de falha de ambos os canais. c. Instruções para Execução:

(13)

ii. Verificar que o fluxo de troca de calor é regulado, pneumaticamente, pela válvula de controle de fluxo para, aproximadamente, 120% do fluxo NORM.

d. Executor do Teste: Emanuel Mineda Carneiro.

e. Valor Esperado: Fluxo de troca de calor regulado para, aproximadamente, 120% do fluxo NORM.

f. Valor Atual: FLUXO regulado para 90% do fluxo LO.

Status: Passou ( ) Falhou ( X )

3 Conclusão.

Esta ListEx propiciou a compreensão do funcionamento de alguns instrumentos do cockpit do Airbus 330, a fim de propiciar a identificação, construção e execução de um conjunto de testes dos sistemas do cockpit do Airbus 330.

4 Bibliografia

[1] SmartCockpit - Airbus 330. Site: http://www.smartcockpit.com/plane/airbus/A330.

[2] Notas de aula. Prof. Dr. Luiz Alberto Vieira Dias e Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha. Site: https://sites.google.com/site/ce229testedesoftware/notas-de-aula-1.

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e