• Nenhum resultado encontrado

Distribuição e acúmulo de matéria seca em duas cultivares de girassol em três épocas de semeadura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Distribuição e acúmulo de matéria seca em duas cultivares de girassol em três épocas de semeadura"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EM TRÉS ËPOCAS DE SEMEADURA1

LUIS SANGOI 2 e PAULO REGIS FERREIRA DA SILVA3

RESUMO - Com a finalidade de estudar a dislribuiçffo e acúmulo de matéria seca nas diferentes estru-turas da planta, durante o per iodo de enchimento de grfos de cultivares de girassol (IIe/ianthus ermos

L.), semeadas em três épocas, foi cõnduzido um experimento, no município de Guaíba. RS, em 1983/84. As cultivares ('ontisol 711 e Conlisol foram semeadas em 5 de setembro, 14 de outubro e 14 de dezembro de 1983. A partir do início de aniese de cada cultivar até todas as folhas estarem se-nescentes, foram eoletadas, semanalmente, amosiras de plantas. Aos dados obtidos foram ajustadas equações de regressffo linear e quadrtica, funções logarítmica e e'ponencial. Constalou-se que, na scmeadura de setembro, houve maior peso seco nas folhas, grãos e rendimento biológico, lgualmenle verificou-se que o período de acúmulo de matéria seca nas folhas e nos capítulos foi maR longo, nesta época. A cultivar Contisol apresentou maior rendimento biológico, bem como maior acúmulo de folhas verdes e colmos do que a cultivar Contisol 711 dentro da mesma época de semeadura. Termos para indexação: 1/e//enchas aflijas, caule, folhas, grãos, rendiinenlo biológico, índice de co-lheita.

DRY MATTER ACCUMULATIONI IN TWOSUNFLOWER CULTIVARS ATTHREE PLANTINO DATES

ABSTRACT - An experiment was carried out in order to study dry marter accumulation in the different ptant parts of two sunflower cultivars, Contisol 711 and Contisol, during grain filling stage at three planting dates, September 5, October 14 and December 14. It was conducted in Gua,ba, Rio Grande do Sul State, Brasil, during 1983/84 growing season. Samples were collected weekly from the en-iergence of firsi anther until ali leaves were senescent. Plants were separated in green leaves, senescent leaves, stems, heads and grains. Linear and quadratic regressions, logarithmic and exponential functions were adjusted to ihe data obtained. Biological yield, heads and grain weight were higher ar September planting date, regardless of cultivar. At this date, for both cultivars ali organs had a longer duration. Contisol showed higher brological yieid, leaf and nem weight then 'Contisoi 711', in al( planting dates. Index terms: HeI/anthusannuus, stems, Ieaves, grains, heads, biologicai yieId, harvest index

INTRODUÇÃO

Em termos gerais, o peso de grãos de uma culti-var é o resultado do produto entre a taxa e o Pe-ríodo de acúmulo de matéria seca nos grãos, du-rante o seu período de enchimento.

Por sua vez, a produção, distribuição e as taxas de acúmulo de matéria seca nas diferentes estrutu-ras da planta de uma dada espécie estarão na de-

Aceito para publicação em 14 dc abril de 1987. Trabalho executado com recursos do CNPq (Proe. 40. 3304183).

2

Eng. - Agr., M.Se., Prof. - Assistente, Univ. para o De-senvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC). Av. Luis de Camões, no 2090, Caixa Postal D-29, CEP 88500 Lages, SC.

Eng. - Agr.. Ph.D., Prof. - Adjunto, Dep. dc Fitotecnia, Univ. Fed. do Rio Grande do Sul (UFRGS), Caixa Postal 776, CEP 90001 Porto Alegre, RS.

pendência das características genéticas da cultivar e das condições ecológicas predominantes durante o ciclo da cultura (Cholaky et al. 1984). Assim, pode-se dizer que o rendimento de grãos está li-gado a aspectos genéticos inerentes à própria plan-ta e a fatores edafo-elimáticos presentes durante o seu desenvolvimento.

Dentro deste contexto, destaca-se a época de semeadura como prática cultural de grande im-portância, implicando diferentes épocas em para-metros climáticos distintos durante o ciclo da planta e em posteriores oscilações no rendimen-to e qualidade de grãos (Schioechet et ai. 1983).

Com relação ao girassol alguns trabalhos rela-cionando o comportamento de genótipos semea-dos em diferentes épocas foram realizasemea-dos no Rio Grande do Sul (Barni etal. 1983, Schiocchet etal.

1983, Silva & Sangoi 1985). Os resultados obtidos

(2)

490 L. SANGa! e P.F. DA SILVA por estes pesquisadores denotaram modificações

significativas no rendimento de grãos e óleo desta oleaginosa quando se alterou a época de semea-dura.

Nestes trabalhos foram avaliados o rendimento de grãos e seus componentes, bem como outras características morfológicas da planta. Todavia, para melhor compreender a natureza dos controles internos intrínsecos de uma cultivar, sobre as inte-rações planta-ambiente, torna-se necessário analisar outros parametros além do rendimento de grãos e de seus c6mponentes (Machado et al. 1982). Neste sentido, a análise da produção e distribuição da matéria seca na planta durante o enchimento de grãos é importante para a compreensão das altera-ções verificadas no rendimento em função de uma determinada prática cultural. Este tipo de informa-ção não é disponível para a cultura do girassol nas condições de cultivo do Rio Grande do Sul, embo-ra exista paembo-ra outembo-ras espécies, como o milho, em trabalho realizado por Okuyama & Silva (1983).

Este experimento teve como objetivo avaliar a distribuição e o acúmulo de matéria seca nas di-ferentes estruturas da planta durante o período de enchimento de grãos de duas cultivares de girassol, semeadas em épocas distintas.

de P2 0 5 e 50 kg/ha de lCO. Em cobertura aplicou-se 80 kg/ha de N, quando as plantas atingiram o estádio de diferenciação do botão floral.

A semeadura foi feita em covas, com um implemento manual, utilizando-se trôs a quatro sementes por cova. A densidade de semeadura empregada foi de 50.000 plan-tas/ha. Em cada época de semeadura, foram instalados tensiômetros nas profundidades de 30 cm e 60 cm para determinar a necessidade de se proceder a irrigação. Irri-gou-se sempre que a tensão de vapor indicada no aparelho foi inferior a -0,5 bar.

A partir do início da antese foram feitas coletas de plantas em cada subparcela, com intervalo constante de sete dias entre cada coleta. O período de amostragem es-tendeu-se até o momento em que as plantas apresentassem mais de 90% de suas folhas senescentes. Em cada amostra-gem separou-se em sacos plásticos distintos, as folhas ver-des, folhas senescentes, colmos + pecíolos e grãos.

Aos valores de matéria seca obtidos foram ajustadas quatro funções matemáticas descritas pels equações:

Y a + bx, regrpssão linear

Y - a + bx + cx 2 , regressão quadrática exponencial

y - a.xb, potencial

Utilizaram-se, para expressar os resultados, as equações que apresentaram maior coeficiente de correlação com os dados obtidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

MATE RIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido a campo, no município de Guaíba, RS, região climática da Depressão Central, em solo da unidade de mapeamento São Jerônimo (Laterí-tïco Bruno-Avermelhado distrófico (Brasil. Ministério da Agricultura 1973).

As variáveis foram dispostas num delineamento de parcelas subdivididas, com quatro repetições, sendo as épocas de semeadura locadas nà parcela principal e as cultivares na subparcela. As épocas testadas foram 5 de setembro, 14 de outubro e 14 de dezembro de 1983 e as cultivares foram os híbridos de girassol 'Contisol 711' e 'Contisol'.

Às subparcelas foram constituídas por quatorze linhas com seis metros de comprimento, espaçadas entre si de 0,70 m, Para a coleta das plantas utilizou-se duas fileiras vizinhas, sendo retiradas cinco plantas de cada fileira, per' fazendo dez plantas por amostragem..

O preparo do solo constou de uma aração e duas gra-dagens, realizadas, individualmente, para cada época antes da semeadura da mesma. A adubação foi feita com base em análise de solo realizada antes da instalação do experi-mento. Foram utilizadas na base 15 Jcg/ha de N, 40 kg/ha Pesq. agropec. bras., Brasilia, 23(5):489-502, maio 1988,

De uma forma geral, a regressão quadrática foi a que melhor ajustou-se aos dados obtidos, indepen-dentemente da parte da planta analisada.

Em termos de matéria seca acumulada nas f0-lhas verdes, constatou-se que para as duas cultiva-res houve maior período de acúmulo na semeadura de setembro, em que os pontos de máxima de fun-ção foram atingidos aos onze e nove dias após o início da antese, para as cultivares Contisol 711 e Contisol, respectivamente (Fig. 1 e 2). Comparan-do-se as amostragens efetuadas no mesmo número de dias após o início de antese, em diferentes épo-cas, pode-se constatar que os pesos das folhas verdes tenderam a decrescer quando se retardou a semeadura em relação a setembro, diferenças que foram mais acentuadas nas últimas coletas efetua-das. Assim, após 28 dias do início da antese, a cul-tivar Contisol 711 e a culcul-tivar Contisol pratica-mente não apresentavam folhas verdes nas semea-duras de outubro e dezembro.

(3)

05/09 20,90 • 0,90 o - 0,026 x 2 &---4 14/0 O, 84 '23,32 + tolo -0,04 • •---•-I 14/12 0,82 13,24 + 0,13 x - 0,014 o 'o o' o' A o, Lo) o a Lo) o, 4 = —J o Lo- Li o 4 ti Li 'o 4 a 25 20 o Os decréscimos nos valores de matéria seca

acu-mulada nas folhas no final do ciclo das cultivares resultam da translocação de produtos assimilados nas folhas para outros órgâos, especialmente os grãos, e da própria senescência foliar verificada independentemente do aporte de assimilados a outras estruturas da planta. Todavia, devem ser ressaltadas as diferenças registradas quando se alterou a época de semeadura. Quando semeadas em dezembro, tanto a cultivar Contisol 711 quan-to a cultivar Contisol já apresentavam decréscimos na matéria seca acumulada nas folhas verdes antes de atingirem a antese. Por outro lado, nas semea-

duras de setembro e outubro houvé incrementos de peso de folhas verdes durante os primeiros dias d0 período de enchimento de grãos.

Possivelmente a maior senescência foliar verifi-cada quando se retardou a semeadura das cultiva-res esteja relacionada às condições climáticas vi-gentes durante o seu ciclo nestas épocas de semea-dura. Observou-se que na medida em que se retar-dou a semeadura destas cultivares diminuiu o pe-ríodo em que as mesmas atingiram a antese, em decorrência das temperaturas mais elevadas regis-tradas nas semeaduras mais tardias (Tabela 1).

0 7 24 21 26 35 42

DIAS APOS O IN(CI0 DA ANTESE

EIG. 1. Acúmulo de matéria soca nas folhas verdes durante o período de enchimento de grãos da cultivar

Conti-sol 711 semeada em três épocas, Guaiba, RS, 1983/84.

(4)

492 L. SANGOI e P.F. DA SILVA 2 50 > 6 4 r 20 tsJ o 4 4 Is' lo e e / £ £ J e e I-- 5/09' R0,68 pa 41,51 4 1,72 • 0,0549 £--4 14/10 4 0,90 y' 35,424 2,12 t0,082 a z 1—,-' 54112 id 0,03 y. 25,57 - 0,03 a -0,059 tt O 7 14 21 28 35

DIAS APÓS O INI'CIO DA ANTESE

F I G. 2, Acúmulo de matéria seca nas folhas verdes durante o per(odo de enchimento de gr5os da culti-var Contisol semeada em três épocas, Guaíba, RS, 1983184.

TABELAS. Duração do tubperiodo emergência-início de saleta, ciclo total, temperaluca mdla almoatéaica registxada aealea eubperiodoee índice de colheita de duas cuidvares de girasaol,semeadasem ttãa épocas, EEAJtJFRCS,Guaíba, RS, 1983/84.

Duração do, estádios de desenvolvimento, dias Temperatura média - Época

de Emergência.ln ício Ciclo total Emertencia - inicio Ciclo total índice de colheita nemeadura de antena de anteae

Contisol 711 Conhisol Conhisol 711 Conhiaol Contisol 711 Corstisol Conhisol 751 Contisol Contisol 711 1 Contisol

05'09 56 72 98 113 19,8 20,7 21,1 23,4 0,38 0,22 14/10 52 65 83 97 21,9 22,6 24,3 24,2 0,23 0,12 14112 44 62 76 87 26,0 25,4 26.3 25,7 0.19 0.25 • Dados obtido, e panir de valores de temperatura registrado, na estação mereOrolótica da EEA/UFRGS, Guaiba, AS

(5)

O menor período de que as cultivares dispuse-ram para investir em seu aparato fotossintético nas semeaduras de outubro e dezembro pode estar relacionado com a menor matéria seca de folhas verdes verificada no início de antese nestas épocas. Por sua vez, a menor quantidade de folhas presen-tes no início da anpresen-tese pode, segundo hipópresen-tese sus-tentada por Tanaka (1972), ter acelerado a ativida-de fotossintética das folhas remanescentes, apres-sando a senescência foliar. Outro fator que pode ter influenciado a senescência foliar foi a incidên-cia de moléstias.

Constatou-se aumento na incidência de alter-nária no final d0 ciclo das cultivares quando se retardou a semeadura de setembro para dezembro. Schiocchet et ai. (1983) e Sangoi (1985), em tra-balhos conduzidos na mesma região, também obser-varam maior incIdência de patógenos em cultivares de girassol nas semeaduras d0 tarde.

O peso das folhas verdes da cultivar Contisol durante a antese e início do enchimento de grãos foi maior do que o da cultivar Contisol 711, na mesma época de semeadura. Possivelmente este comportamento se deva ao fato de o Contisol ser um híbrido tardio, Segundo Robinson (1971), os híbridos tardios levam mais tempo para diferenciar o botão floral, produzindo maior número de f0-lhas, o que pode implicar em estatura mais elevada, maior matéria seca de folhas e maior área foliar.

Sangoi (1985) verificou, em trabalho realizado com estes genótipos, que a cultivar Contisol apre-sentou maior área foliar e estatura do que a culti-var Contisol 711 na mesma época de semeadura.

Com relação à matéria seca acumulada nos grãos, também registraram-se maiores valores na se-meadura de setembro, independentemente do hí-brido (Fig. 3 e 4). As curvas obtidas nas semeadu-ras de setembro e outubro para a cultivar Contisol 711 e setembro e dezembro para a cultivar Con-tisol sugerem que o período de amostragem nestas épocas não foi suficiente para caracterizar a estabi-lização da matéria seca acumulada nos grãos. Este fato parece indicar que o critério utilizado para encerrar as amostragens, baseado na senescência foliar, pode não ser o mais apropriado para carac-terizar a maturação fisiológica das cultivares, na medida em que o ponto de maior acúmulo de ma-

téria seca nos grãos situou-se fora d0 período de amostragem.

Todavia, mesmo que em algumas épocas não te-nha sido bem caracterizada a maturação fisio]ógica das cultivares, foram expressivas as diferenças observadas entre épocas de semeadura quanto ao acúmulo de matéria seca nos grãos. Na semeadura de setembro as cultivares apresentaram valores su-periores a 60 g de matéria seca de grãos por planta na última amostragem realizada, enquanto que nas de outubro e dezembro os valores obtidos não ul-trapassaram 35 g.

É possível que o maior acúmulo de matéria seca nos grãos verificado na semeadura de setembro es-teja associado à maior volume de matéria seca de folhas verdes registrada nesta época. Trabalhos rea-lizados por Rawson & Constable (1980), Rawson & Turner (1982) e Sangoi (1985) ressaltam a relação entre área foliar na antese e produção final de aquê-nios. A senescência foliar mais lenta verificada na se-meadura de setembro pode ter estendido o pe-ríodo de enchimento de grãos das cultivares nesta época. Estas pressuposições levam em conta que a área foliar e a matéria seca de folhas são parâme-tros distintos, embora normalmente estejam asso-ciados. Além disto, é importante considerar-se também a atividade fotossintética por unidade de área e não apenas a extensão d0 aparato fotossinté-tico.

Tanto para a cultivar Contisol 711 quanto para a cultivar Contisol houve maiores valores de matéria seca acumulada nos capítulos sem grãos, bem como maior período de acúmulo, na semeadura de setem-bro (Fig. 5 e 6). Para a cultivar Contisol 711 os pon-tos de máxima de função foram atingidos aos 25,

18 e 16 dias do início de antese, enquanto que na cultivar Contisol os maiores valores de matéria seca nos capítulos sem grãos foram obtidosa 27, 17 e 20 dias do início de antese nas semeaduras de setem-bro, outubro e dezemsetem-bro, respectivamente. As cur-vas obtidas indicam que, possivelmente, houve contribuição de assimilados dos capítulos para os grãos no final do período de enchimento dos mes-mos, o que pode estar relacionado com a diminui-ção da atividade fotossintética das folhas. Desta forma, verificaram-se em todas as épocas de se-meadura, no final d0 ciclo das cultivares, incre-mentos na matéria seca acumulada nos grãos e re-

(6)

30 a o, 20 o 10 o Ia o, c 'Id 2 494 L. SANGOI e P.F. DA SILVA

dução na matéria seca dos capítulos. Nas semeadu-ras de setembro e dezembro a cultivar Contisol apresentou maior acúmulo de matéria seca nos capítulos do que a cultivar Contisol 711, não ha-vendo diferenças marcantes na semeadura de ou-tubro.

A cultivar Contisol 711 atingiu o maior rendi-mento biológico tanto mais próximo do início da antese, quanto mais se retardou a semeadura da

mesma (Fig. 7). O rendimento biológico das culti-vares no início de antese foi similar nas semeadu-ras de setembro e outubro; as diferenças entre épo-cas foram mais acentuadas no final do período de enchimento de grãos, tendo sido registrados maio-res pesos na semeadura de setembro (Fig. 7 e 8). De maneira geral, o rendimento biológico da cul-tivar Contisol foi superior ao da culcul-tivar Contisol 711, dentro da mesma época de semeadura.

40. 1 •—1 5/09 R0,97 - 0,61+1,81, -0,0054 S--A 14110 R0,92 - 1,08 +0,99 x +0,0030 .---i 14/12 R0,88 y : 0,28 +1,614, -0,029 50 O 7 14 21 28 35 42

DIAS AP6S O INI'CIO DA ANTESE

FIG. 3. Acúmulo de matéria seca nos grãos, durante o per(odo de enchimento dos mesmos, da cultivar Contisol 711 se-meada em três épocas, Guaiba, AS, 1983/84.

(7)

70 L4•I 50 40 10 , 30 o 4 o Li o 4 20 o 4 o 7 14 21 2e 35 42

DIAS APOS O INIF0 DA ANTESE

FIU. 4 Acúmulo de matéria seca nos grãos, durante o período de enchimento dos mesmos, da cultivar

Contisol semeada em trés épocas, Guaíba, AS, 1983184.

A tendência de as cultivares tardias de uma es-pécie produzirem, sob condições similares, maior rendimento biológico do que as precoces pode estar associada à maior duração do período vegeta-tivo das mesmas, o que possivelmente implique em maior período de produção de matéria seca, como foi visto com a cultivar Contisol (Tabela 1). As temperaturas . mais altas verificadas nas semeaduras realizadas a partir de outubro diminuíram o ciclo das cultivares, encurtando o período que as mes-mas dispuseram para produção de carboidratos. Tal fato pode ter contribuído para obtenção de menores rendimentos biológicos nas épocas mais tardias.

A cultivar Contisol 711 apresentou maiores va-lores de índice de colheita na semeadura de setem-bro, em que 38% da fitomassa total da planta es-tava concentrada nos grãos por ocasião da última coleta realizada (Tabela 1). Para a cultivar Contisol os maiores índices de colheita registraram-se em dezembro, quando os grãos representaram 27% da matéria seca total da planta 28 dias após o início de antese.

Para a matéria seca concentrada nos colmos, as equações testadas não se ajustaram adequadamente aos dados obtidos, não sendo significativos os coe-ficientes de correlação observados nas semeadura de setembro e dezembro para a cultivar Contisol

(8)

I-

II II -- / 1 1 i---4 14112 1 12,24 + 1,22* _0,026,2 4 "Já 4 , 10 496 L. SANGOI e P.F. DA SILVA

711 e na de dezembro para a cultivar Contisol. Dentro da mesma época de semeadura a cultivar Contisol evidenciou maior matéria seca de colmos do que a cultivar Contisol 711 em todas as épocas testadas (Fig. 9 e 10).

Trabalhos realizados por Schiocchet et aI.

(1983) e Silva & Sangoi (1985) denotaram que o rendimento de grãos e óleo de cultivares de girassol decresceram, quando se retardou a semeadura das mesmas dos meses de agosto-setembro para dezem-bro, na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. Nestes casos a simples alteração da época de semeadura, sem praticamente interferir com os

custos de produção, provocou decrésciàios no

ren-dimento de grãos de 3.000 kg/ha para menos de

1.000 kg/ha (Silva & Sangoi 1985). O presente estudo confirmou os resultados obtidos anterior-mente com o maior acúmulo de matéria seca nos grãos das cultivares de girassol, observado na se-meadura de setembro. Nesta época, as cultivares apresentaram maiores valores de matéria seca de folhas verdes, bem como maior período de acúmu-lo. A senescência foliar mais lenta deve ter cola-borado para que houvesse maior período de enchi-mento de grãos, o que redundou em maior rendi-mento de grãos. 40 •—• 5/09 0,68 yS 17,22 + 2,991 - 0,047, 2 o -J fr"4 14/10 R 0,72 A. y' 16,13 + 3,46 x - 0,067* 2 20 14 21 28 35 42

DIAS AP$S O INIbIO DA ANTESE

FIG. S. Acúmulo de matéria seca nos cap(tuTos durante o período de enchimento de grãos da cultivar Contisol 711 semeada em três épocas, Gua(ba, AS, 1983184.

(9)

70 60 s 1

11

20 e' - 5/09 Rt 0,52 y= 40,82 + 2,432 i 0,0357 £---A 14/12 R0,64 y= 18,33 + 3,103x - 0,0648 x2 1 —1 14/12 0,40 y: 20,18 + 1,65x —0,031 x2 O 7 14 21 28 35 42

DIAS APOS O INICIO DA ANTESE

FIG. 6. Acúmulo de matéria seca nos cap(tulos durante o por(odo de enchimento de gr5os da cultivar Contisol semea-da em três épocas. Gua(ba, RS, 1983184.

(10)

498 L SANGOI e P.F. DA SILVA. 1 1 1 1 1501 £ 120 - - S—I 5109 R 2 0,84 y' 85,40 + 6,75x- 0,090 X2 &--4 14/10 R 1,63 y194,76 +6,96X0,137 90 •---114/12 R0,43 ¶4 y 51,89 44,24 x- 0,095 é. o 0 7 14 21 28 35

DIAS APO'S O INICIO DA ANTESE

PIO. 7.; Acúmulo dematérja seca total durante o per(odo de enchimento de grios da cultivar Contisol 711 semeada em três épocas, Guaiba, RS, 1983184.

(11)

1 1 1 -.-.--- -í 1• o a -J o 1- c o Li 'o 4 1- 4 2 s----a 14/10 RO,49 y: I,01 +12,02* - 0,315 1 ---4 14/12 RO,35 y' 67,49 - 0,182 30a 1 1 £ - - '-4 •—1 5/09 R0,6L yt 197,454 14,59* - 0,228 0 7 14 21 78 3 42

DIAS APdS 0 INÍCIO DA ANTESE

FIG. & Acúmulo de matéria seca total durante o período de enchimento de grãos da cultivar Contisol semeada em três épocas, Guaiba, AS, 1983184.

(12)

500

L. SANGOL e P.F. DA SILVA

À

_,_---;-

,

N

/ 50 1

e

s

- 40 O, o -J

o

1) O, itt (a o 30' -J

o

o

tu

o

4 o (a 4 O, 20

e

1

e

•—s

SIM Ri0,I4 -48,78 + 0,83 -0,015 Ar–A 14110 Ri 0,34 - 55,26 + 1,81 x- 0,051 *2 •-•• 14112 Ri 0,17 - 24.10 + 0,81 x .0,020* 2

lo

O 7 14 21 28 35 42

DIAS APÓS O INtCIO DA AN'T'ESE

FIO, 9. Acúmulo de matéria seca nos colmos e pec(olos durante o período de enchimento de grãos da cultivar Contisol

711 semeada em três épocas, Gijaíba, AS, 1983184.

(13)

o O o

1

- 120 a 150 Á 5/09 030 lix- 0l33x 2 Á-À 14110 H042 = 12776 438 x - 0144 E-E 1412 R=3 002 4691 - 081 X + 0013 a 2 60 1 30 O 7 14 21 28 38 42

DIAS APÓS O INICIO 04 ANTESE

FIO. 10. Acúmulo de matéria seca nos colmos e pec(olos durante o período de enchimento de gr5osda cultivar Conti-sol semeada em três épocas, Gua íba, RS, 1983184.

(14)

502 L. SANGO! e P.F. DA SiLVA

CONCLUSÕES

1. A semeadura de setembro propiciou maior peso seco e duração das folhas verdes, bem como senescência foliar mais lenta para as duas cultiva-res em relação às semeaduras de outubro e dezem-bro.

2. Houve maior acúmulo de matéria seca nos grãos das cultivares na semeadura de setembro.

3. As duas cultivares apresentaram maiores pesos de capítulos bem como maior período de acúmulo na semeadura de setembro. Em todas as épocas houve decréscimo na matéria seca de fo-lhas verdes e capítulos no final do ciclo das culti-vares, possivelmente decorrente da transiocação de fotossíntatos para outros órgãos da planta.

4. Os maiores valores de rendimento biológico foram obtidos na semeadura de setembro para as duas cultivares.

5. Para a cultivar Contisol 711 registraram-se maiores índices de colheita na semeadura de se-tembro, enquanto para a cultivar Contisol, os maiores valores foram obtidos em dezembro,

6. A cultivar Contisol apresentou maior matéria seca de folhas verdes, colmos e maior rendimento biológico d0 que a cultivar Contisol 711, em todas as épocas de semeadura.

REFERÊNCIAS

BARNI, NA.; MIGON, L. ZANOTELLI, V. Avaliação de cultivares de girassol (Uellanthus annuus L.) em dife-rentes épocas de semeadura. lo: REUNIÃO TÉCNI-CA ANUAL DE CULTURAS ENERGÉTITÉCNI-CAS, 1., Porto Alegre, 1983. Ata. Porto Alegre, IPAGRO, 1983. p.5-32.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Levantamento de re-conhecimento dos solos do Estado do Rio Grande do Sul. Recife, 1973. p.165. (Boletim técnico, 30)

CHOLAKY, L.; CANTERO, A.; GIAYEflO, O.; NEUMANN, E.C.; BONADEO, E. Modelos de siem-bra y fertilización nitrogenada em girassol. I. Acumu-Iación y distri'buición de la matéria seca, rendimentos biológico y económico e índices de cosecha. BoI. Oleico, 28:546, 1984.

MACHADO, E.C.; PEREIRA, A.R.; FAHL, ii.; ARRU-DA, LIV.; SILVA, W.J. da; TEIXEIRA, J.P.F. Análi-se quantitativa de crescimento de quatro variedades de milho em três.densidades de plantio, através de funções matemáticas ajustadas. Pesq. agropec. tiras., 17(6):825-33, 1982.

OKUYAMA, L.A. & SILVA, P.R.F. da. Aplicação de ni-trogênio e 2,4-D como regulador de crescimento em milho. I. Acúmulo dc matéria seca e rendimento de grãos. Pesq. agropec. bras., 18(6):61 3-8, 1983. RAWSON, UM. & COSTABLE, G.A. Carbon production

of sunflower cultivars in field and controlled environments. 1. Photosynthesis and transpiration of leaves, steams and heads. Aust. J. Plant Physiol., 7(5):555-73, 1980.

RAWSON, UM. & TURNER, N.C. Recovery from water stress in tive sunflower (Ilelianthus annuus L.) cultivars. I. Effects of the timing of water application on leaf arca and seed production. Aust. J. Plant fliysiol., 9(4):437-48, 1982.

ROBINSON, R.G. Sunflower phenology, variety and date of planting effects on day and growing degree day summations. Crop Sei., 11:635-8, 1971.

SANGOI, L. Efeitos de época de semeadura para cultiva-res de girassol sob condições naturais de precipitação e de suplementaçio hídrica. Porto Alegre, UFRGS,

1985. 196p. Tese Mestrado.

SCHIOCCHET, M.A.; SILVA, P.R.F. da; MUNDSTOCK, C.M. Variação nas características rnorfo-fisiológicas de cultivares de girassol em resposta a época de se-meadura. Agron.suiriogr., 36(343):20-2, 1983. SILVA, P.R.F. da & SANGOI, L. Época de semeadura em

girassol. 1. Efeitos no rendimento de grãos, Compo-nentes do rendimento, teor e rendimento de óleo. Lav. arroz., 38(361):20-7, 1985.

TANAKA, A. Tbe relative importance of source and sink as the yield limiting factors of rice. sI., Taiwan Food Fertility and Technology cnter, 1972. 18p. (Teclmical bulletin, 6)

Referências

Documentos relacionados

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Tese (doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. l.Equacões diferenciais parciais. Dirichlet, Problemas

“Tendo em vista a urgência por parte da Secretaria da Educação do Estado, de realizar concurso público para o provimento de cargos de professores do ensino

The differ- ent professional backgrounds (Industrial Design, Service Design and Graphic Design) have allowed for the syner- gies created in the Project Design class of the University

Durante a construção do Metro do Porto duas das estações foram materializadas à custa da escavação de poços elípticos de grande diâmetro, seguindo uma

À vista de tudo quanto foi dito, a forma mais adequada para compreender a questão parece ser a seguinte: (i) os direitos fundamentais são, em princípio,

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha