• Nenhum resultado encontrado

Mapeamento do potencial de infiltração e escoamento superficial da água para a microbacia do Córrego Espraiado - Ribeirão Preto, SP. - Portal Embrapa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mapeamento do potencial de infiltração e escoamento superficial da água para a microbacia do Córrego Espraiado - Ribeirão Preto, SP. - Portal Embrapa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

WORKSHOP ON SPECIAL

TOPICS ABOUT SOIL

PHYSICS AND CROP

MODELING AND

SIMULATION

(2)

55 MAPEAMENTO DO POTENCIAL DE INFILTRACAO E ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA

AGUA PARA A MICROBACIA DO CORREGO ESPRAIADO - RIBEIRAO PRETO - SP.

Marcos C. Neves!. Marco Antonio F. Gomer.

Alfredo J.

Claudio A. Spadotto4 . RESUMO

Este trabalho apresenta o procedimento adotado pars a geracao de um mapa descrevendo o potencial de infiltracio e escoamento superficial da agua a partir de informacOes de solo e declividade do terr n". utilizando urn Sistema de Inform* Geogrifica - SIG. Este mapa é urn passo intermediirio de urn mitodo que vem sendo desenvolvido pare a deals:So de areas de risco de contaminacao por agroquimicos. levando em consideracdo as propriedades dos produtos, caracteristicas fisicas locals e climaticas.

INTRODUCAO

Os impactos • que os agroquimicos podem causar ao ambiente resultam das interacOes entre as sues propriedades, as particularidades inerentes ao local de aplicacao, as condictes climaticas e ainda o sistema de width*, em que sib aplicados. A consideracio conjunta destas condicOes altamente variaveis. dificultam a anglise e a previslo dos efeitos ambientais. Alguns modelos matematicos tern sido utilizados em conjunto corn Sistemas de Informacdo Geogrifica em estudos de avaliacao de impacto ambiental por agroquimicos MM & JOLLY, 1994], [HAAN et al., 1993]. Uma dificuldade do use de modelos esti na grande quantidade de inforroacio necessiria pars a sua utilizacdo. A EMBRAPA/CNPMA esti desenvolvendo uma alternativa baseada na coesisuincia espacial de fatores relevantes como ferramenta de auxOlo na avaliacio de impactos ambientais provocados por agroquimicos [LUIZ et a1,1996]. Neste trabalho apresentamos como a feita a gunk do Plano de Informatplo (PI) Potencial de Infiltracao/Escoamento Superficial, que é urn passo intermedigrio importante denim deste mitodo.

METODOLOGIA

A iddia basica deste inatodo é utilizar as infonnacaes ambientais pars determinar a tenddncia do comportamento da igua em toda a area estudada. A importancia atibuida a igua se deve ao fato dela ser o principal veicuto de transporte dos agroquimicos no ambiente. 0 mdtodo usa como dados de entrada. infonnacOes de facil aquisiclo, pars que possa ser aplicado dentin da realidade encontrada no pais. A area em escudo a dividida em pequenas cdlulas e pars cada cdula a estabelecido urn potencial de infiltraclo e escoamento superficial. Estes potenciais sao determinados a partir de uma matriz de relacionamento logic° envolvendo infonnactes de condutividade hidriulica e declividade do terreno.

Para a determinacao qualitativa da condutividade hidriulica sao consideradas as variaveis textura. estrutura. estabilidade de agregados e pmfundidade de solo. Corn a combinagio destas qualm variaveis se chegou a uds grupos de condutividade hidriulica: alta. media e baixa. Esta classificacdo a apresentada corn detalhes por COMES et al. (1996a).

(3)

As declividades de terreno sdo agnqaacias tambem em tres classes: baixa. suave e alta, contendo respectivamente declividades menores que 3%. de 3 a frA e de 8 a 20%. As areas corn declividade acima de 20% sdo de use rest Tito para a agricultura mas, para efeito de calculos no presente trabalho. tambem sdo consideradas como areas de alga declividade.

0 auzamento dos dois pianos de informacio, condutividade hidraulica e classes de declive. dao origem ao piano denominado de potenciai de htfiltracdokscoamento superficial. A tnatriz de relacionamento empregada mostrada na tabela 2. 0 potencial de infiltracao 6 defmido a partir da relaclo entre a condutividade e declividade. 0 potencial de escoamento superficial tern o comportamento oposto, isto e, onde o potencial de infiltraclo é alto o de escoamento a baixo e vice-versa.

TABELA 1: Potencial de Infiltractlo a partir de condutividade hidraulica e declividade. Deciividade Condutividade baixa (<3%) suave (de 3 a 8%) aim ' (de 8 a 20%)

baixa midi° baixo baixo

media alto medio baixo

alts alto alto medio

0 resultado prate° deste cruzamento de informagfies da declividade do solo e condutividade hickaulica d a defuticao, pasa-cada celula, -da tendencia relativa do comportamento da agua: escoar supaficialmente ou infiltrar no perfil de solo. Urea yea definida e classificada a area em fungi° dos parametros ambianais considerados. o prOximo passo do metodo, quando deseja-se analisar o compartimento igua sub-superficial, 6 verificar quaffs culturas estio sobre as celulas core tendencia de infiltrate, as caracteristicas prdprias dos produtos usados nestas cultural e a variacito da oferta de agua no ambiente. De maneira semelhante, quando preteade-se avaliar o compartimento agua superficial, o procedimento é semelhante buscando-se as culturas e respectivos produtos sobre as areas core tendencia ao escoamento superficial.

0 SIG usado para o processamento e analise foi o IDRISI, versa° 4.1. Este SIG é um sistema de processamento de imagem e informacdo geografica baseado em grade, desenvolvido na Graduate School of Geography da Clark University de Masschusetts, USA [EASTMAN, 1992]. As principals vantagens do IDRISI em retacio a outros sistemas e o sett baixo custo e baixa exigencia de hardware. As fimcp5es ttriti7arlas deste SIG sdo cocoons, presentes nas maiorias dos sistemas adstattes, portanto acreditamos que este metodo possa ser aplicado independente do sistema usado.

RESULTADOS

Na figura 1 sic apresentados os condutividade hidraulica e classes de declive obtidos para a microbacia do corrego Espraiado, localizada na regiao de Ribeirao Preto, estado de Sao Paulo. Nesta regiSo aflora o importante aquifero Botucatu. 0 abastecimento da cidade de Ribeirio Preto 6 feito quase em sua totalidade utilizando a agua dente aquifero. A regiao apresenta um agricultura intensiva, core o predominio da cultura da cana de act:tear. Devido a estas caracteristicas a EMBRAPA/CNPMA promove tuna sine de escudos corn o objetivo de desenvolver mitodos para avaliar e minorar os impactos ambientais negativos da agricultura. A microbacia possui uma area de 4.463 ha, denim dela existe uma zona de recarga do aquifero. localizada em sua paste mais ao none [LEITE. 1993]. Nesta microbacia a

(4)

57 cultura de cana de ague= cobre cerca de 67% da area ELI apreseata ainda alguma areas irrigadas (7%) , pasta e alguns outros usos agricolas menos ecpressivos ern area.

0 piano de informaclo descrevendo a ocorrEncia de niveis de condutividade hidraulica foi obtido a partir de urn mapeamento dos solos da area. em escala de 1:25.000. usando a classificacio apresentada em GOMES (1996b), apresentado na figura la.

As camas planialtimetricas, escala 1:10.000 [ICC, 1992], foram ticidni como fame de informacao para geraglo do modelo numerico de tedeno, passo intennediario pars o calculo das declividades pars cads celula da microbacia. Para se chegar ao piano das classes de declive, realizou-se o seguinte processo: primeiro foram dig tniiiidas as informaaks de altimetria. Estas informactles, de natureza vetorial, foram rasterizadas. Posteriormente utilizou-se uma intapolaalo pars preencher as celulas sem informacIo de altimetria, gerando um modelo numeric° de terreno para a microbacia. Finalmente foram calculadas as declividades e agnipadas nas tres classes pretendidas. figura lb.

O cruzamento das inforrnacdes dos pianos mostrados na figura 1, seguindo a maniz de relacionamento

apresentada na tabela 1, produziu o mapa de potencial de infiltracao apresentado na figura 2. CONCLUSAO

Com o maps obtido de potencial de infiltracdo de agua para a microbacia, pode-se selecionar as culturas que estao sabre as areas corn maior potencial, pars end° combinar corn as informactes sabre as propriedades dos agroquimicos utilizados no sistema de producao e a oferta de aria para a definicao de areas que oferecem maiores riscos de contaminacdo 3A compartimento estudado. A classificacao, em apenas 3 niveis, foi adotada para que nos

cruzamentos subsequentes o numero de classes resultantes nao crescesse a ponto de dificultar a analise. Mas pars que o potencial de infiltracao indique as areas mats aiticas, corn uma melhor defthialo, pode-se adotar urns classificaclo mats fula nos PI's intermediarios coma o da condutividade hidraulica.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS EASTMAN. J. R. IDRISI - versa° 4.0 - User's guide. Worcester: Clark University, 1992.

GOMES, M.A.F.; NEWS, M.C.; SPADOTTO, C.A.; LUIZ, A.J.B. Mapeamento expedito dos potenciais de infdtracdo e de escoamento superficial da agua para solos da microbacia do Cann° Espraiado em Ribeirao Preto-SP. In: XIII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIENCIA DO SOLO. Aguas de Lind:A& Anais. Piracicaba: SBCS/ESALQ, 1996. CD-ROM.

GOMES. M.A.F.; SPADOTTO, C.A.; LUIZ, AJ.B.; NEVES, MC. Metodo de ciassificaalo preliminar dos potenciais de infiltracao e de escoamento superficial da agua do solo: subsidio a avallaato do risco de contamin' aaio par agroquimicos. In: XIII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIENCIA DO SOLO. Aguas de Lindoia. Anais. Piracicaba:SBCS/ESALQ, 1996. CD-ROM.

HAAN, C.T.; NOFZIGER, D.L.; GREGORY, M. An agricultural chemical evaluation and management system. Jornal Agricutural Engineering Research. London. v.56, p. 301-312, 1993.

IGC, Sao Paulo. Plano cartografico do Estado de Sao Paulo. Sao Pulo: MC. 1992. Folhas 37/87, 35/88.36/88, 35/89. 36/89 e 37/89. esc. 1:10.000.

LEITE. C.B.B. Caracterizacao do potencial de contaminacio das Aguas subterranea por agroquimicos - hidrologia da microbacia. Sao Paulo: IPT, related° 32.605. 16 p.. 1994.

LUIZ. A.J.B.; NEVES M.C.; GOMES M.A.F.; SPADOTTO, CA; LUCHIARI Jr. Risk assessment of water contamination by agrochemical in watershed. In:CONFERENCE ON ENVIRONMETRICS IN BRAZIL. 1996, Sao Paulo. Sao Paulo:USP, 1996. p. 013. 014.

TIM. U. S.; JOLLY R. Evaluatung Agricultural Nonpoint-Source Pollution Using Integrated Geographic Information System and Hydrologic/Water Quality Model. Journal Environmental Quality, Madison. v. 23, p. 25-35. 1994.

(5)

N

0 t 2 lan

1111 Alta Media Baixa a) Classificaclo quanto a condutividade hidraulica dos solos

IIII Alta E Media

Baixa

b) Classitic.acAo quanto a dedividade do terreno.

(6)

N

0 1 2 krn

LEGENDA

- Alto potencial de infiltracao e baixo potencial de escoamento.

7 -

Medios potenciais de infiltracao e escoamento.

- Baixo potencial de infiltracao e alto potencial de escoamento.

59

FIGURA 2 - Potencial de Escoamento e Infiltragao da Agua para a Microbacia do COrreo Espraiado.

Referências

Documentos relacionados

Torna-se, então, necessário abordar e explorar a temática do cancro e do VIH de forma clara e acessível, compreender o que são, as suas características, como se

Essa tolerância pode ser explicada de duas maneiras: a primeira sena uma característica intrínseca das populações de Phytophthora associadas aos citros no Estado de São Paulo, e a

Porque, para nós, abra- çando as idéas do illustre sábio allomão, os espiro- chetas são uma das formas do involução dum hema- tozoario ( 1 ) que não so tardará a descobrir.

The connection be- tween the wall and this block (foundation) was meant to be weak; a sand pillow was set between Structural Behaviour of a Masonry Wall Under Horizontal Cyclic

Tomados em conjunto, os resultados demonstram que a ADAM10 não pode ser considerada como biomarcadora em condições de fragilidade cognitiva, mas que pode atuar

Deste modo, quer o tempo necessário para se atingir o valor máximo de taxa de conversão, quer a percentagem de material curado correspondente ao valor máximo da taxa de

Se a prescrição é efetuada por DCI ou não existem exceções: Quando existe grupo homogéneo (GH), que é definido como um grupo de medicamentos

Isso mostra quanto a qualidade de vida da população mogiana poderia melhorar em função da arborização urbana sem que se precisasse investir nem um centavo para tal, basta não