• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: Gestão de obras e manifestações patológicas na cidade de Floriano-Piauí

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: Gestão de obras e manifestações patológicas na cidade de Floriano-Piauí"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: Gestão de obras e manifestações

patológicas na cidade de Floriano-Piauí

Title: Program MY HOUSE, MY LIFE: Management of works and pathological manifestations in the city of Floriano-Piauí

¹Maria Catharyna Mousinho Eufrasio ²Glauce Barros Santos

RESUMO

Com o propósito de abordar sobre o gerenciamento de obras e projetos na cidade de Floriano/PI, o presente trabalho reúne resultados obtidos por pesquisa que relaciona a gestão de obras e processos construtivos de algumas obras financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).Esta pesquisa tem como objetivo despertar a população sobre a importância de gestão de obras, relatando sobre as manifestações patológicas mais recorrentes neste espaço, como também a qualidade construtiva das mesmas. Para cumprimento desses objetivos foi realizada revisão bibliográfica através de artigos relacionados ao tema e uma fase investigativa realizada por meio de pesquisa ex-post-facto e observação in loco, onde realizou-se uma lista das manifestações patológicas mais encontradas nas edificações que estão discriminadas por subsistemas, problemas e representatividade. Através dos resultados obtidos nas pesquisas, percebemos que mesmo com todos os benefícios do programa MCMV, as edificações vêm sendo alvo de inúmeras reclamações por parte dos moradores no que tange a qualidade construtiva, bem como o surgimento de patologias ocasionadas por falhas ou ausência do gerenciamento de obras. Percebemos que pelo fato de abranger obras destinadas a população de baixa renda, no Programa MCMV é comum uso de mão de obra desqualificada e materiais de baixa qualidade com a intenção de reduzir custo como também cumprir um prazo para entrega das habitações, dessa forma é importante um bom gerenciamento de obras na qualidade dos serviços, pois observa-se que quando isso não acontece ocorre instabilidade

(2)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES na obra, prejudicando a segurança, os recursos financeiros e a saúde dos moradores.

Palavras-chave: Gerenciamento de Obras. Programa Minha Casa Minha Vida. Patologias.

ABSTRACT

With the purpose of discussing the management of works and projects in the city of Floriano / PI, the present work brings together results obtained by research that relates the management of works and constructive processes of some of the works financed by the Minha Casa Minha Vida (MCMV) Program. This research aims to awaken the population about the importance of works management, reporting on the recurrent pathological manifestations in this space, as well as their constructive quality. In order to fulfill these objectives, a bibliographic review was carried out through articles related to the theme and a research phase carried out through ex post-facto research and in situ observation, where a list of pathological manifestations found in buildings that were discriminated by subsystems, problems and representativeness. Through the results obtained in the researches, we realized that even with all the benefits of the MCMV program, the buildings have been the object of innumerable complaints on the part of the residents regarding constructive quality, as well as the appearance of pathologies caused by failures or lack of management of works. We realize that because it covers works destined to the low income population, in the MCMV Program it is common to use unqualified labor and low quality materials with the intention of reducing cost as well as complying with a deadline for delivery of housing, so it is important a good management of works in the quality of the services, since it is observed that when this does not happen there is instability in the work, damaging the security, the financial resources and the health of the residents.

Keywords: Construction Management. My Home My Life Program. Pathologies.

INTRODUÇÃO

Face à atual situação que nosso país vem enfrentando, em que cada vez mais surgem novos casos de esquema de corrupção, o cenário de como as habitações do Programa MCMV se encontra hoje, mostra-se como uma problemática a ser discutida. Este programa foi lançado no intuito de reverter o quadro brasileiro no que tange ao déficit habitacional, sendo desenvolvido pelo Governo Federal juntamente com estados e municípios, para atender às

(3)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES necessidades habitacionais de pessoas de baixa renda e que vivem em condições vulneráveis como: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

Segundo a Caixa Econômica Federal- CEF, (2017) as características dos empreendimentos são estabelecidas no que tange as áreas e projetos, sendo que as tipologias mínimas para casas térreas seguem estes padrões: dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, área útil mínima de 32 m² no que tange a via e espaço útil mínima de 36 m² em relação a acessibilidade.

As execuções de projetos de tais empreendimentos devem seguir a orientação da NBR 15575:2013 - Edificações habitacionais – Desempenho, que estabelece as exigências e padrões de desempenho mínimo obrigatório que se aplicam aos procedimentos de edificação habitacional durante a sua vida útil.

Através dessa problemática, destaca-se a importância do gerenciamento de obras e sua estreita relação com sua influência na qualidade construtiva e surgimento de erros e manifestações patológicas, bem como, a durabilidade e custo da obra. É notório que, qualquer que seja o serviço a ser executado quando é feito planejamento aliado a uma gestão eficiente obtém-se resultados melhores.

Dentre as deficiências do Programa MCMV, as falhas ou ausência de gestão de obras chamam bastante atenção, pelo fato de ser considerado um dos fatores principais para surgimento de manifestações patológicas que põe em risco muitas habitações do programa. Segundo o ministro-substituto Weder de Oliveira, as falhas detectadas na aprovação de projetos e na realização dos empreendimentos apresentam vulnerabilidades estruturais da Caixa Econômica Federal sendo esta gestora do programa, tanto no que se refere aos mecanismos de observação quanto a gestão exercida sobre a construtora para assegurar a qualidade da construção. (APEOP,2014)

Abordar sobre a temática do Programa MCMV se deu pelo desejo de despertar a população sobre a importância de gestão de obras, bem como a necessidade de prevenir as manifestações patológicas recorrentes nessas habitações em outras que irão ainda surgir.

(4)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES METODOLOGIA

Para realização desse estudo, foi necessário dividir as atividades em duas etapas: a primeira fase de pesquisa e revisão bibliográfica e uma segunda fase de campo, realizada por meio de levantamentos de dados in loco, que foram organizados por tabelas que se dividiam em: subsistemas da edificação que foram afetados, as manifestações patológicas presentes e sua representatividade, a fim de facilitar o alcance a informações e compreensão de conhecimentos adquiridos na primeira fase.

A pesquisa embasou-se da seguinte forma: revisão bibliográfica, construção de tabela para a coleta de dados utilizando método de observação in loco aliado a tabela elaborada e discussão e comparativo dos dados obtidos.

A metodologia desenvolvida quanto aos objetivos foi descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos bibliográfico ,pesquisa ex-post-facto e abordagem qualitativa.

De acordo com Tolfo e Engel (2009) a pesquisa qualitativa, procura explicar as indagações e dúvidas, exprimindo o que precisa ser feito, sem quantificá-los, pois, os dados obtidos são expostos de maneira interativa, valendo-se de diversos jeitos e abordagens.

Gil (2007) comenta que a pesquisa exploratória tem como intuito conhecer sobre o problema a ser pesquisado, tornando-o mais claro, podendo esse construir várias hipóteses. De acordo com Trivinos (1987) a pesquisa descritiva permite que o pesquisador obtenha mais informações do que pretende pesquisar.

Fonseca (2002) comenta que a pesquisa bibliográfica permite obter informações a partir de levantamentos teóricos já publicados e analisados, através dos escritos ou mídias digitais. O mesmo autor relata que a pesquisa ex-post-facto tem como intuito pesquisar algum fato, observando suas causas e efeitos posterior ao fato ocorrido, ou seja, os dados são coletados depois do fato efetivado.

(5)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi selecionado 10 casas localizadas no Conjunto Gabriel Kalume na cidade de Floriano-Piauí para desenvolver a pesquisa de ex-post-facto, após os dados coletados e conhecimentos organizados, percebeu-se que existe uma vasta diferença entre o padrão estrutural definido pelo Programa MCMV e a verdadeira situação destas habitações.

É alarmante o cenário que se encontra as habitações deste conjunto, através da visita in loco detectou-se o quanto a execução da estrutura das mesmas expõe os moradores a diversos riscos. As inúmeras reclamações dos moradores referem-se à existência de manifestações patológicas identificadas nas suas casas, bem como problemas externos como os que detalhamos na tabela 1 e nas figuras 1-11.

(6)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES

SUBSISTEMA PROBLEMAS REPRESENTATIVIDADE

FUNDAÇÃO/ALVENARIA

RACHADURAS MUITO PRESENTE

TIJOLO DA PAREDE CEDENDO

MUITO PRESENTE

DESABAMENTO POUCO PRESENTE

ALICERCE COMPROMETIDO POUCO PRESENTE

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

FIAÇÃO ELÉTRICA EXPOSTA NÃO PRESENTE BOCAIS DAS LÂMPADAS

DERRETENDO POUCO PRESENTE CASAS DIVIDINDO INTERRUPTOR NÃO PRESENTE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

VAZAMENTOS, GOTEIRAS MUITO PRESENTE FALHA DE ENCANAMENTO MUITO PRESENTE

UMIDADE MUITO PRESENTE

ESQUADRIAS PORTAS E JANELAS MAL

ACABADAS MUITO PRESENTE FECHADURAS DE PORTAS IGUAIS NÃO PRESENTE FALTA DE PORTAS E JANELAS PRESENTE

PORTAS SEM MAÇANETA POUCO PRESENTE

REVESTIMENTO INFILTRAÇÃO MUITO PRESENTE

REBOCO CAINDO, AZULEJO DESCOLANDO

SERVIÇO NÃO EXECUTADO SEM REVESTIMENTO/PISO MUITO PRESENTE

MANCHA NO PISO NÃO PRESENTE

FISSURAS E TRINCAS MUITO PRESENTE

COBERTURA MADEIRA PODRE DE

PÉSSIMA QUALIDADE/ TELHADO INCOMPLETO

MUITO PRESENTE

SISTEMA DE DRANAGEM RUAS E CALÇADAS INUNDADAS

MUITO PRESENTE

FALTA DE BOCO DE LOBOS E RALOS

PRESENTE

DRENAGEM INADEQUADA MUITO PRESENTE SISTEMA DE ESGOTO ENCANAMENTO

DEFICIENTES DOS BANHEIROS

MUITO PRESENTE

FALTA DE PEÇAS DE VASOS SANITÁRIOS

(7)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES VAZAMENTOS DE ESGOTO MUITO PRESENTE Tabela 1 Presença das manifestações patológicas.

(8)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES Fig 3-4 Acúmulo de lixo e exposto a céu aberto nos entornos das casas

Fig 5 Falta de iluminação pública

Percebe-se que os moradores das casas do Programa minha casa minha vida do Conjunto Gabriel Kalume estão vivendo em condições precárias, estando sujeitos a serem acometidos a qualquer tipo de doença, como também vulneráveis a integridade física.

Quanto as manifestações patológicas identificadas em suas casas podemos destacar:

(9)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES Fig 6 Fissura na parede externa

(10)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES Fig 8 Telhado sem terças prejudicando a estabilidade e com grande presença de goteiras

(11)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES Fig 10 Obras Inacabadas

Fig 11 Alicerce da casa comprometido – paredes descalçando por conta da infiltração e umidade

Essas manifestações patológicas encontradas nas casas do programa minha casa minha vida não afeta somente a estética da mesma, mas compromete a qualidade e o desempenho construtivo da obra, afetando diretamente na vida dos moradores.

CONCLUSÃO

Tendo em vista os dados coletados percebe-se que a qualidade e o custo da obra dependem da sua gestão. Percebe-se que um bom

(12)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES gerenciamento de obra juntamente a um acompanhamento profissional pode evitar ou mitigar erros durante a execução do projeto, minimizando assim, custos futuros com reformas e manutenção de manifestações patológicas, reduzindo assim o volume de resíduos gerados nessas construções.

Dos fatores que levam os construtores a deixarem a desejar na execução e gestão dessas obras, destacam-se: o público alvo do programa é população de baixa renda, geralmente com pouca instrução e o desconhecimento dos seus direitos, além de uso de materiais de baixa qualidade e mão de obra desqualificada com finalidade de redução no custo e prazo da obra.

Salientamos que pelo fato das construções serem destinadas às pessoas de baixa renda e por serem adquiridas por um baixo valor financeiro, muitas construtoras empregam mão de obra desqualificadas e materiais de péssima qualidade prejudicando assim os usuários em todos os sentidos, sejam no financeiro, saúde e segurança.

Em um comparativo é visível que obras bem-sucedidas e com boa durabilidade do Programa MCMV revela uma boa gestão de obra durante a fase de execução do projeto, quando ao contrário, as construções põem em risco a vida dos moradores por meio do baixo desempenho construtivo e das péssimas condições básicas de saúde que essas obras incompletas e mal executadas expõem os sujeitos a situações precárias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ABNT NBR 15575-5-2013.Edificações habitacionais-Desempenho http://360arquitetura.arq.br/wp-

content/uploads/2016/01/NBR_15575-5_2013_Final-Sistemas-de-Cobertura.pdf. Acesso em 20 de Outubro de 2017

BIACHIN, Larissa Dal’Molin, IAMAUCHI, Vander. A gestão do processo construtivo como agente regulador da qualidade e do custo de obras da

(13)

¹Acadêmica do V Bloco de Engenharia Civil da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino-UNIVATES https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/4659/2405.Aces so 25 de outubro de 2017

CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Programa Minha Casa Minha Vida.Disponível

em:

http://www.caixa.gov.br/poder-publico/programas-uniao/habitacao/minha-casa-minha-vida/Paginas/default.aspx/index.asp.Acesso 12 de Outubro de 2017

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002

GIL, A.C.Como elaborar projetos de pesquisa.4.ed.São Paulo.Atlas.2007

OLIVEIRA, Weder.Apeop.Associação Paulista de empresários de obras Públicas.2014.Disponível em: http://www.apeop.org.br/apeop/noticia/pac-165/relatorio-do-tcu-aponta-falhas-no-programa-minha-casa-minha-vida-131 Acesso 11 de Outubro de 2017

PATOLOGIA NAS HABITAÇÕES POPULARES. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10006577.pdf.

SOUSA, Dayane Priscila Bicalho; MOURA, de Thales Leandro, OLIVEIRA, de Charlene Teixeira, RODRIGUES, Romário Soares Ribeiro. A influência da gestão de projetos no gerenciamento e controle da qualidade de obras do programa social “Minha Casa Minha Vida”. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/BJPE/article/view/v3n2_2/pdf.

TOLFO, Denise Silveira.ENGEL, Tatiana Gerhardt.Métodos de Pesquisa.SEAD/UFRGS: Porto Alegre. Editora UFRGS,2009

TRIVINOS, A.N.S.Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo.Atlas.1987

Imagem

Fig 1-2: Drenagem insuficiente:
Fig 5 Falta de iluminação pública
Fig 7 Rachaduras na parede externa
Fig 9 Revestimento da parede cedendo
+2

Referências

Documentos relacionados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

ano, permitida uma recondução consecutiva e eleita com os respectivos suplentes por seus pares. A eleição do CCPGG será solicitada ao Departamento de Geografia e ao corpo

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Ao final do exposto, é possível apresentar as seguintes conclusões, sem prejuízo de demais ilações já expostas ao longo do texto:.. Em razão disso, foi necessário

Foram realizadas medições de frutos e sementes, com paquímetro digital; massa de 1000 frutos e 1000 sementes, em balança semi-analítica; teor de umidade das sementes,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Os estudos de resiliência parecem confirmar que as pessoas resistentes têm um forte senso de compromisso, um forte senso de controle sobre os eventos e que elas estão mais abertas