• Nenhum resultado encontrado

Seletividade de herbicidas aplicados em pré e pós-emergência da cana-de-açúcar com e sem a queima da palha / Selectivity of herbicides applied in pre- and post-emergence of sugarcane with or without burned straw

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Seletividade de herbicidas aplicados em pré e pós-emergência da cana-de-açúcar com e sem a queima da palha / Selectivity of herbicides applied in pre- and post-emergence of sugarcane with or without burned straw"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Seletividade de herbicidas aplicados em pré e pós-emergência da

cana-de-açúcar com e sem a queima da palha

Selectivity of herbicides applied in pre- and post-emergence of sugarcane

with or without burned straw

DOI:10.34117/bjdv6n6-065

Recebimento dos originais:08/05/2020 Aceitação para publicação:03/06/2020

Luiz Henrique Morais Franchini

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil.

E-mail: lhfranchini@gmail.com

Jamil Constantin

Professor, Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil. E-mail: jamil.constantin@gmail.com

Rafael Romero Mendes

Mestre em Agronomia pela UEM

Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil. E-mail: rafaromero.mendes@gmail.com

Rubem Silvério de Oliveira Jr

Professor, Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil.

E-mail: rubem.oliveirajr@gmail.com

Denis Fernando Biffe

Professor, Doutor em Agronomia pela UEM

Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil. E-mail: denisbiffe@gmail.com

Fabiano Aparecido Rios

Doutor em Agronomia pela UEM

Instituição: Nufarm, Ave. Parque Sul, 2138, I Distrito Industrial, Maracanú (CE), Brasil. E-mail: fabianoap.rios@gmail.com

Willian Daroz Matte

Mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Mato Grosso Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Fellipe Goulart Machado

Mestre em Produção Vegetal pela Universidade de Rio Verde

Instituição: UEM, Ave. Colombo, 5790, I-35, Zona 07, Maringá (PR), Brasil. E-mail: fellipe.goulart@hotmail.com

RESUMO

A seletividade de herbicidas para a cultura da cana-de-açúcar tem sido um tema desafiador para os produtores em função dos diversos sistemas de cultivo da cultura. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a seletividade de herbicidas aplicados em pré (PRÉ) e pós-emergência (PÓS) da cultura em sistemas com e sem a queima da palha. Foram realizados quatro experimentos (exp.) em esquema de parcelas subdivididas com testemunhas duplas: exp. 1 - aplicação de herbicidas isolados com queima da palha, exp. 2 - aplicação de herbicidas isolados sem queima da palha, exp. 3 - aplicação de herbicidas em mistura com queima da palha e exp. 4 - aplicação de herbicidas em mistura sem queima da palha. Os tratamentos herbicidas isolados e em mistura foram definidos em função de serem os tratamentos mais utilizados na região onde os experimentos foram instalados. Para os quatro experimentos, dos 26 tratamentos aplicados em PÓS, 23 afetaram negativamente a produtividade. Dos 26 avaliados com aplicações em PRÉ, apenas sete reduziram significativamente a produtividade da cultura. Em sistemas de cana-de-açúcar sem a queima da palha existe maior frequência de tratamentos não seletivos, especialmente quando utilizadas mistura de herbicidas. Existem opções de tratamentos herbicidas seletivos para a cana-de-açúcar, porém, a escolha dos tratamentos deve levar em conta tanto a modalidade de aplicação quanto a presença ou ausência de palha no solo.

Palavras-chave: Saccharum officiarum, cana-crua, modalidade de aplicação, mistura. ABSTRACT

The selectivity of herbicides for the cultivation of sugarcane has been a challenging matter for the growers in function of the several crop systems. The objective of this work was to evaluate the selectivity of herbicides applied in pre (PRE) and post-emergence (POST) of the sugarcane in crop systems with and without straw burning. Four experiments (exp.) were carried out in a split plot scheme with double check: exp. 1 - application of isolated herbicides with straw burning, exp. 2 - application of isolated herbicides without straw burning, exp. 3 - application of herbicides in mixture with straw burning and exp. 4 - application of herbicides in mixture without straw burning. The isolated and mixed herbicide treatments were defined according to the treatments most used in region where the experiments were conducted. For the four experiments, of the 26 treatments applied in POST, 23 affected the productivity negatively. Of the 26 evaluated with applications in PRE, only seven reduced crop productivity significantly.

In sugarcane systems without straw burning there is a greater frequency of non-selective treatments, especially when using herbicides in mixtures. There are options of selective herbicide treatments for sugarcane, however, these should be evaluated as to the modality of application and the presence or absence of straw in the soil.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

1 INTRODUÇÃO

Alguns tratos culturais da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) sofreram modificações nos últimos anos no Brasil, em função da proibição da queima da palha antes da colheita. A colheita sem o uso do fogo proporciona resíduo de 10 a 15 ton ha-1 de biomassa na superfície do solo e contribui para o aumento da matéria orgânica, eleva a qualidade física, química e biológica do solo e auxilia no controle de processos erosivos, representando um considerável benefício agronômico (SIGNOR et al. 2016). Em contrapartida, a presença da palha pode alterar o microclima da superfície do solo e afetar o processo de brotação das gemas (MANHÃS et al. 2015), o que vem exigindo operações de remoção da palha nas linhas de plantio. Outro ponto considerado negativo pelo setor canavieiro é a contínua reprodução de pragas que anteriormente eram controladas com a ação física do fogo, como por exemplo a cigarrinha (Mahanarva fimbriolata) (CAMPOS et al. 2010).

O Brasil produziu mais de 615 milhões de ton de cana-de-açúcar em 2018, e os estados de São Paulo e Paraná são responsáveis por mais de 60% da produção (CONAB, 2018). Até 2025, 100% da área colhida de cana-de-açúcar no Paraná deverá ser realizada sem a queima da palha (SEMA – Resolução 076, 2010), enquanto que no estado de São Paulo, a legislação já previu 100% da colheita desde 2012 (SAA/SMA – Resolução 01, 1998).

No que diz respeito ao controle de plantas daninhas, a palha tem sido uma importante ferramenta que suprime a emergência de muitas monocotiledôneas, mas que seleciona algumas espécies dicotiledôneas de sementes grandes, como as das famílias euphorbiaceae e cucurbitaceae, espécies de corda-de-viola (Ipomoea spp.), além de gramíneas perenes e ciperáceas, as quais conseguem emergir e se desenvolver mesmo com elevada quantidade de palha sobre o solo (CAMPOS et al. 2010). Tais constatações demonstram que o uso de herbicidas ainda continua sendo importante no controle de plantas daninhas nos canaviais, seja com ou sem a queima da palha.

Fatores como novas formulações de herbicidas contendo duas ou mais moléculas e alteração das doses em função da palha e da comunidade infestante tornam relevantes a preocupação com a seletividade de herbicidas em sistemas de produção de cana-de-açúcar sem a queima da palha. Outra situação preocupante é que, principalmente em produções em grandes áreas de usinas do setor sucro-alcoleiro, ocorre atraso na aplicação dos herbicidas após a colheita e em algumas situações a aplicação é realizada em pós-emergência da cultura. Existe a hipótese de que o dano causado pela aplicação em pós-emergência é maior do que em pré-emergência da cana-de-açúcar.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Uma das problemáticas atuais, portanto, está relacionada à seletividade dos herbicidas em sistemas de cultivo da cana-de-açúcar. Alguns pesquisadores têm avaliado a seletividade de herbicidas em condições em relação a aspectos como tipo de solo, modalidade de aplicação, época e forma de propagação da cultura (AZANIA et al. 2005; SOUZA et al. 2009; FERREIRA et al. 2010; GIRALDELI et al. 2018; SILVA et al. 2018). Entretanto, poucos são os trabalhos que avaliaram as diferenças na seletividade dos mesmos tratamentos herbicidas quando aplicados em pré e pós-emergência da cultura e com ou sem a presença da palha no solo.

O objetivo deste trabalho foi de avaliar a seletividade de herbicidas para a cultura da cana-de-açúcar aplicados em pré e pós-emergência da cultura, com ou sem a queima da palha.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Foram realizados quatro experimentos a campo na fazenda Olívio, no município de Ourizona (PR) no ano de 2012. Os experimentos diferiram quanto à aplicação de herbicidas isolados ou em mistura e quanto a presença ou ausência da queima da palha antes da colheita. Portanto, os experimentos foram assim denominados: exp. 1 - aplicação de herbicidas isolados com queima da palha, exp. 2 - aplicação de herbicidas isolados sem queima da palha, exp. 3 - aplicação de herbicidas em mistura com queima da palha e exp. 4 aplicação de herbicidas em mistura sem queima da palha. Os detalhes dos tratamentos encontram-se na Tabela 1 (exp. 1 e exp. 2) e Tabela 2 (exp.3 e exp. 4). Tanto os tratamentos herbicidas isolados, quanto em mistura foram escolhidos por serem os principais tratamentos utilizados pelas Empresas sucro-alcoleiras da região onde os experimentos foram instalados.

Tabela 1 - Tratamentos utilizados no experimento 1 (com queima da palha) e experimento 2 (sem queima da palha) para avaliar a seletividade de herbicidas aplicados isoladamente para a cana-de-açúcar. Ourizona, PR,

2012.

Tratamentos herbicidas Doses Modalidade

de aplicação1/ g i.a. ha-1 1. amicarbazone 1050 PRÉ 2. amicarbazone 1050 PÓS 3. [diuron+hexazinone+sulfometuron] [1146+323+28] PRÉ 4. [diuron+hexazinone+sulfometuron] [1146+323+28] PÓS 5. tebuthiuron 1100 PRÉ 6. tebuthiuron 1100 PÓS 7. isoxaflutole 150 PRÉ 8. isoxaflutole 150 PÓS 9. sulfentrazone 750 PRÉ

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 10. sulfentrazone 750 PÓS 11. flumioxazin 150 PRÉ 12. flumioxazin 150 PÓS 13. hexazinone 262,5 PRÉ 14. hexazinone 262,5 PÓS

1/PRÉ: pré-emergência da cultura, PÓS: pós-emergência da cultura (25-30 cm de brotação). [] indica mistura

formulada.

Tabela 2 - Tratamentos utilizados no experimento 3 (com queima da palha) e experimento 4 (sem queima da palha) para verificar a seletividade de herbicidas aplicados em mistura para a cana-de-açúcar. Ourizona, PR,

2012.

Tratamentos herbicidas Doses Modalidade

de aplicação1/ g i.a. ha-1 1. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PRÉ 2. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PÓS 3. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PRÉ 4. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PÓS 5. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PRÉ 6. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PÓS 7. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PRÉ 8. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PÓS 9. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PRÉ 10. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PÓS 11. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5 +

187,5 PRÉ

12. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5 +

187,5 PÓS

1/PRÉ: pré-emergência da cultura, PÓS: pós-emergência da cultura (25-30 cm de brotação). [] indica mistura

formulada.

A localização de cada experimento, juntamente com as respectivas características do solo, estão apresentadas na Tabela 3. O clima da área experimental é caracterizado como cfa (classificação de Koppen), com temperatura mínima anual menor que 18°C e máxima anual maior que 22°C. Os dados climáticos durante o período experimental correspondentes à estação meteorológica mais próxima das áreas experimentais (22 km) são apresentadas na Figura 1.

Tabela 3 - Localização e características dos solos dos quatro experimentos para avaliar a seletividade de herbicidas em cana-de-açúcar. Ourizona, PR, 2012.

Experimento1/

Exp. 1 Exp. 2 Exp. 3 Exp. 4

Localização

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Longitude 52°09'36.9'' O 52°09'26.7'' O 52°09'37.8'' O 52°09'23.7'' O Altitude (m) 574 558 574 553 Características do solo Areia (%) 72,10 68,90 72,10 68,90 Silte (%) 6,40 7,50 6,40 7,50 Argila (%) 21,50 23,60 21,50 23,60 pHH2O 6,00 6,00 6,00 6,00 H+ + Al3+ (cmolc dm-3) 1,60 1,70 1,60 1,70 Ca2+ (cmolc dm-3) 2,10 2,30 2,10 2,30 Mg2+ (cmolc dm-3) 0,60 0,70 0,60 0,70 K+ (cmol c dm-3) 0,08 0,06 0,08 0,06 P (mg dm-3) 8,00 5,00 8,00 5,00 C (g dm-3) 8,00 10,00 8,00 10,00

1/Exp. 1: herbicidas isolados com a queima da palha; Exp. 2: herbicidas isolados sem a queima da palha; Exp.

3: herbicidas em mistura com a queima da palha; Exp. 4: herbicidas em mistura sem a queima da palha.

Figura 1 - Dados climáticos de precipitação, temperatura mínima e temperatura máxima dos experimentos para avaliar a seletividade de herbicidas para a cana-de-açúcar. Ourizona, PR, 2012. Fonte: Inmet (Estação

Meteorológica de Maringá).

A variedade de cana-de-açúcar instalada nos quatro experimentos foi a RB867515, cujo plantio havia sido realizado em 28/08/2009, com preparo de solo no sistema convencional e plantio manual, utilizando espaçamento simples de 1,4 m nas entrelinhas. O último corte havia sido realizado em 14/08/2012, caracterizando a área como cana-soca de 3° corte.

0 10 20 30 40 50 0 20 40 60 80 100 120 T em pe ra tura ( °C) P re ci pi ta çã o (m m )

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Para garantir que apenas os efeitos dos tratamentos herbicidas sobre a cultura fossem avaliados, todos os ensaios foram capinados, de forma que não houvesse interferência das plantas daninhas.

A aplicação dos tratamentos em pré-emergência da cultura (PRÉ) foi realizada em 16/08/2012 (exp. 1, 2, 3 e 4), dois dias após o corte da cana (2 DAC). No momento da aplicação o solo encontrava-se seco, a temperatura do ar variou entre 26 e 27 oC, a umidade relativa do

ar entre 48% e 51%, céu claro e ventos de 2,1 a 2,8 km h-1. Na área sem queima da palha, um

quadrado (0,25 x 0,25 m) foi lançado aleatoriamente cinco vezes e a palha foi recolhida e pesada para uma estimativa da quantidade em ton ha-1. A média das cinco amostras resultou em 9 ton ha-1 de palha cobrindo o solo.

A aplicação dos tratamentos em pós-emergência da cultura (PÓS) foi realizada no dia 15/10/2012 para os quatro experimentos, aos 62 DAC (Exp. 1, 2, 3 e 4). Nesta data, a cultura encontrava-se com uma brotação média de 25 cm (com queima da palha) ou 20 cm (sem queima da palha). No momento da aplicação o solo encontrava-se seco, a temperatura do ar variou entre 22° e 23 oC, a umidade relativa do ar entre 62% e 68%, céu claro e ventos entre 1,0 e 2,3 km h-1.

Para todas as aplicações dos experimentos foi utilizado um pulverizador costal de pressão constante à base de CO2, equipado com barra de quatro ou seis pontas tipo leque

XR-110.02, sob pressão de 2,0 kgf cm-2, proporcionando taxa de aplicação de 200 L ha-1.

Os tratamentos dos quatro experimentos foram dispostos em esquema de subparcelas com testemunhas duplas, em blocos ao acaso, com quatro repetições (FAGLIARI, OLIVEIRA JR & CONSTANTIN 2002; ARANTES et al. 2015; ARANTES et al. 2017). Nas parcelas foram casualizados os diferentes tratamentos herbicidas aplicados em PRÉ e PÓS (efeito principal) e as subparcelas foram representadas pela ausência ou presença do herbicida (efeito secundário). No esquema de testemunhas duplas, cada parcela foi composta por duas subparcelas, sendo uma subparcela a que recebeu o tratamento herbicida e a outra subparcela sem aplicação, ambas posicionadas no sentido das linhas de plantio.

Cada subparcela foi composta por quatro linhas de cultivo, espaçadas 1,4 m entre si por 6 m de comprimento, totalizando 8,4 m². Foram realizadas avaliações de estande de plantas aos 62 e 260 DAC, contando todas os perfilhos das duas linhas centrais da subparcela. Realizou-se a medição da altura de dez perfilhos (do solo até a inserção da última folha expandida) aleatoriamente nas duas linhas centrais da subparcela também aos 62 e 260 DAC. No momento da colheita (330 DAC), dez plantas sorteadas nas duas linhas centrais da

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 subparcelas foram cortadas e mediu-se o diâmetro (3º entre-nó) e o comprimento de colmos industrializáveis. O corte da cana foi realizado manualmente e aferiu-se o peso de colmos das quatro linhas (5 m centrais) da subparcela para a obtenção da produtividade (toneladas de cana por hectare – TCH).

Para comparar se existia diferença entre as subparcelas (tratamento herbicidas vs testemunhas) utilizou-se o resultado do teste F (p-valor<alfa). Foi estabelecido um alfa de 5% exceto para os dados de produtividade, para os quais utilizou-se alfa de 10%. O Software utilizado foi o SISVAR 12.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 EXPERIMENTOS 1 E 2: HERBICIDAS ISOLADOS

Para cana-de-açúcar com a queima da palha (exp. 1), os únicos tratamentos que prejudicaram as características das plantas foram amicarbazone e hexazinone, ambos quando aplicados em PÓS. O amicarbazone afetou o comprimento de colmos industrializáveis enquanto o hexazinone afetou o diâmetro de colmos industrializáveis (Tabela 4). Nas outras variáveis avaliadas (altura e estande) não foram observados efeitos significativos para qualquer dos tratamentos.

Tabela 4 – Probabilidade para ser significativo (Pr) para variáveis comprimento e diâmetro de colmos industrializáveis da cana-de-açúcar após a aplicação isolada de herbicidas em pré (PRÉ) e pós-emergência

(PÓS) em sistema com a queima da palha (Exp. 1).

Tratamentos Doses (g i.a. ha-1) Mod. Aplic . Colmos industrializáveis 330 DAC Comprime nto Diâmet ro 1. amicarbazone 1050 PRÉ 0,17 0,61 2. amicarbazone 1050 PÓS 0,03 (-) 0,62 3. [diuron+hexazinone+sulfometu ron] [1146+323+2 8] PRÉ 0,78 0,57 4. [diuron+hexazinone+sulfometu ron] [1146+323+2 8] PÓS 0,08 0,15 5. tebuthiuron 1100 PRÉ 0,92 0,30 6. tebuthiuron 1100 PÓS 0,19 0,25 7. isoxaflutole 150 PRÉ 0,28 0,65 8. isoxaflutole 150 PÓS 0,41 0,09 9. sulfentrazone 750 PRÉ 0,60 0,22

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 10. sulfentrazone 750 PÓS 0,20 0,27 11. flumioxazin 150 PRÉ 0,56 0,14 12. flumioxazin 150 PÓS 0,02 (+) 0,75 13. hexazinone 262,5 PRÉ 0,75 0,94 14. hexazinone 262,5 PÓS 0,38 0,00 (-) CV (%) 15,40 3,81

Mod. Aplic.: Modalidade de aplicação. Valores de Pr inferiores a 0,05 são considerados significativos. (+) indica que a média da subparcela com herbicida é maior do que a média da subparcela sem herbicida. (-) indica

que a média da subparcela com herbicida é menor do que a média da subparcela sem herbicida.

Com relação ao sistema sem a queima da palha (exp. 2) observou-se menor altura aos 260 DAC no tratamento com [diuron+hexazinone+sulfometuron] aplicado em PÓS. Na avaliação de colmos industrializáveis, o amicarbazone aplicado em PÓS resultou em menor comprimento e diâmetro de colmos, enquanto que o [diuron+hexazinone+sulfometuron] afetou o comprimento e o hexazinone o diâmetro de colmos, ambos quando aplicado em PÓS (Tabela 5).

Tabela 5 – Probabilidade para ser significativo (Pr) para variáveis altura de plantas, comprimento e diâmetro de colmos industrializáveis da cana-de-açúcar após a aplicação isolada de herbicidas em pré (PRÉ) e

pós-emergência (PÓS) em sistema sem a queima da palha (Exp. 2).

Tratamentos Doses (g i.a. ha-1) Mod. Aplic. Altura Colmos industrializáveis 360 DAC 260 DAC Compri mento Di âmetro 1. amicarbazone 1050 PRÉ 0,37 0,42 0,0 6 2. amicarbazone 1050 PÓS 0,69 0,003 (-) 0,0 09 (-) 3. [diuron+hexazinone+s ulfometuron] [1146+323+28] PRÉ 0,30 0,34 0,6 9 4. [diuron+hexazinone+s ulfometuron] [1146+323+28] PÓS 0,006 (-) 0,03 (-) 0,2 7 5. tebuthiuron 1100 PRÉ 0,35 0,05 0,6 5 6. tebuthiuron 1100 PÓS 0,13 0,45 0,7 1 7. isoxaflutole 150 PRÉ 0,46 0,96 0,0 9 8. isoxaflutole 150 PÓS 0,24 0,66 0,7 4 9. sulfentrazone 750 PRÉ 0,62 0,003 (+) 0,2 2

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 10. sulfentrazone 750 PÓS 0,43 0,50 0,4 2 11. flumioxazin 150 PRÉ 0,30 0,85 0,6 1 12. flumioxazin 150 PÓS 0,57 0,001 (+) 0,4 6 13. hexazinone 262,5 PRÉ 0,29 0,76 0,5 7 14. hexazinone 262,5 PÓS 0,11 0,40 0,0 03 (-) CV (%) 3,73 3,9 0

Mod. Aplic.: Modalidade de aplicação. Valores de Pr inferiores a 0,05 são considerados significativos. (+) indica que a média da subparcela com herbicida é maior do que a média da subparcela sem herbicida. (-) indica

que a média da subparcela com herbicida é menor do que a média da subparcela sem herbicida.

Ao observar a produtividade da cana-de-açúcar (Tabela 6), todos os tratamentos com aplicações em PÓS, exceto flumioxazin, reduziram significativamente esta variável no experimento com a queima da palha (exp. 1). A redução na produtividade foi de pelo menos 5,78 ton ha-1 e os tratamentos que mais afetaram a cultura foram hexazinone e [diuron+hexazinone+sulfometuron], os quais apresentaram reduções de 14,5% e 13,7% na produtividade, respectivamente. Em contrapartida, quando aplicados em PRÉ, todos os tratamentos foram considerados seletivos.

Tabela 6 – Diferença da produtividade (ton ha-1) entre as parcelas tratadas e testemunhas após a aplicação de

herbicidas isolados em pré (PRÉ) e pós-emergência (PÓS) da cana-de-açúcar.

Tratamentos Doses (g i.a. ha-1) Mod. Aplic . Sistema de cultivo Cana queimada Cana-crua D if. Pr >Fc D if. P r>Fc 1. amicarbazone 1050 PRÉ -1,68 0, 61 -2,89 0 ,35 2. amicarbazone 1050 PÓS -6,86 0, 04 -4,75 0 ,13 3. [diuron+hexazinone+ sulfometuron] [1146+323+28] PRÉ -3,12 0, 35 -0,28 0 ,93 4. [diuron+hexazinone+ sulfometuron] [1146+323+28] PÓS -12,3 0, 00 -12,4 0 ,00 5. tebuthiuron 1100 PRÉ -1,39 0, 67 -5,91 0 ,06

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 6. tebuthiuron 1100 PÓS -5,78 0, 09 -11,8 0 ,00 7. isoxaflutole 150 PRÉ -4,5 0, 18 -7,5 0 ,02 8. isoxaflutole 150 PÓS -6,18 0, 07 -8,84 0 ,01 9. sulfentrazone 750 PRÉ -0,32 0, 92 -7,3 0 ,02 10. sulfentrazone 750 PÓS -7,47 0, 03 -6,48 0 ,04 11. flumioxazin 150 PRÉ 1 ,8 0, 59 -4,87 0 ,12 12. flumioxazin 150 PÓS -3,32 0, 32 -3,77 0 ,22 13. hexazinone 262,5 PRÉ 1 ,86 0, 57 -3,7 0 ,23 14. hexazinone 262,5 PÓS -11,7 0, 00 -9,58 0 ,00 CV (%) 5,83 6,27

Mod. Aplic.: Modalidade de aplicação; Dif: Diferença entre a subparcela com herbicida e sem herbicida; Pr: probabilidade do F ser significante. Valores de Pr inferiores a 0,1 são considerados significativos (diferenças

em negrito).

Em relação ao experimento sem a queima da palha (exp. 2), os tratamentos em PRÉ com amicarbazone, [diuron+hexazinone+sulfometuron], flumioxazin e hexazinone não afetaram a produtividade, mas tebuthiuron, isoxaflutole e sulfentrazone apresentam efeitos negativos sobre a produtividade de colmos (Tabela 6), fato que não havia sido observado no experimento com a queima da palha. Dentre os tratamentos aplicados em PÓS, cinco dos sete herbicidas avaliados afetaram a produtividade. As únicas exceções foram amicarbazone e flumioxazin. As maiores perdas observadas em PÓS foram com [diuron+hexazinone+sulfometuron] (16,9%) e em PRÉ com hexazinone (13,9%).

3.2 EXPERIMENTOS 3 E 4: HERBICIDAS EM MISTURA

Para o experimento com a queima da palha (exp. 3), apenas tratamento com tebuthiuron + isoxaflutole resultou em redução significativa no diâmetro de colmos industrializáveis quando aplicado em PÓS (Tabela 7). Para as demais misturas, tanto em PRÉ como em PÓS, não houve prejuízos com relação ao estande, altura, comprimento e diâmetro de colmos industrializáveis.

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Tabela 7 - Probabilidade para ser significativo (Pr) para variáveis comprimento e diâmetro de colmos industrializáveis da cana-de-açúcar após a aplicação de misturas de herbicidas em pré (PRÉ) e pós-emergência

(PÓS) em sistema com a queima da palha (Exp. 3).

Tratamentos Doses Mod.

Aplic.

Colmos industrializáveis aos 330 DAC

g i.a. ha-1 Comprimento Diâmetro

1. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PRÉ 0,54 0,54 2. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PÓS 0,64 0,84 3. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PRÉ 0,47 0,86 4. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PÓS 0,42 0,58 5. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PRÉ 0,65 0,31 6. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PÓS 0,83 0,04 (-) 7. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PRÉ 0,35 0,84 8. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PÓS 0,77 0,09 9. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PRÉ 0,46 0,62 10. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PÓS 0,97 0,99 11. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5 + 187,5 PRÉ 0,74 0,70 12. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5 + 187,5 PÓS 0,25 0,99 CV (%) 4,42 3,01

Mod. Aplic.: Modalidade de aplicação; Valores de Pr inferiores a 0,05 são considerados significativos. (+) indica que a média da subparcela com herbicida é maior do que a média da subparcela sem herbicida. (-)

indica que a média da subparcela com herbicida é menor do que a média da subparcela sem herbicida.

No experimento sem a queima da palha (exp. 4), observou-se menor altura de plantas em alguns tratamentos. Aos 60 DAC, tebuthiuron + hexazinone e clomazone + [diuron+hexazinone] afetaram a altura de plantas quando aplicados em PÓS. Aos 260 DAC, apenas tebuthiuron + hexazinone aplicado em PRÉ apresentou supressão significativa do crescimento da cana-de-açúcar (Tabela 8).

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Tabela 8 - Probabilidade para ser significativo (Pr) para variáveis comprimento e diâmetro de colmos industrializáveis da cana-de-açúcar após a aplicação de misturas de herbicidas em pré (PRÉ) e pós-emergência

(PÓS) em sistema sem a queima da palha (Exp. 4).

Tratamentos Doses Mod.

Aplic.

Altura

g i.a. ha-1 60 DAC 260 DAC 1. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PRÉ 0,39 0,79 2. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PÓS 0,45 0,06 3. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PRÉ 0,82 0,005 (-) 4. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PÓS 0,04 (-) 0,62 5. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PRÉ 0,26 0,31 6. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PÓS 0,23 0,87 7. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PRÉ 0,21 0,44 8. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PÓS 0,04 (-) 0,26 9. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PRÉ 0,39 0,83 10. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PÓS 0,92 0,79 11. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5

+ 187,5 PRÉ 0,95 0,91 12. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5

+ 187,5 PÓS 0,46 0,14

CV (%) 9,79 3,48

Mod. Aplic.: Modalidade de aplicação. Valores de Pr inferiores a 0,05 são considerados significativos. (+) indica que a média da subparcela com herbicida é maior do que a média da subparcela sem herbicida. (-) indica

que a média da subparcela com herbicida é menor do que a média da subparcela sem herbicida.

Para a produtividade, no experimento com a queima da palha (exp. 3), todos os tratamentos apresentaram prejuízos para a cultura quando aplicados em PÓS. Foram observadas perdas que variaram de 6,3% (tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone) a 8,9% (tebuthiuron + isoxaflutole). Por outro lado, dentre os tratamentos aplicados em PRÉ, apenas tebuthiuron + hexazinone reduziu a produtividade (6,9%) significativamente (Tabela 9).

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Tabela 9 – Diferença da produtividade (ton ha-1) entre as parcelas tratadas e testemunhas após a aplicação de

misturas de herbicidas em pré (PRÉ) e pós-emergência (PÓS) da cana-de-açúcar.

Tratamentos herbicidas Doses (g i.a. ha-1) Mod. Aplic. Sistema de cultivo Cana queimada Cana-crua Dif. Pr>Fc Dif. Pr>Fc 1. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PRÉ -0,3 0,92 -8,02 0,04 2. tebuthiuron + amicarbazone 1000 + 840 PÓS -6,6 0,05 -8,94 0,03 3. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PRÉ 3,37 0,30 4,88 0,21 4. tebuthiuron + hexazinone 1100 + 262,5 PÓS -6,8 0,04 -10,2 0,01 5. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PRÉ -6,6 0,04 -5,71 0,14 6. tebuthiuron + isoxaflutole 900 + 82,5 PÓS -8,1 0,01 -8,27 0,04 7. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PRÉ -1,8 0,57 -9,71 0,02 8. clomazone + [diuron+hexazinone] 1280 + [1170+330] PÓS -5,8 0,08 -18,1 0,00 9. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PRÉ -3,8 0,24 -9,57 0,02 10. tebuthiuron + sulfentrazone 1200 + 625 PÓS -6,1 0,06 -6,61 0,09 11. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5 + 187,5 PRÉ -2,8 0,38 -1,29 0,74 12. tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone 900 + 82,5 + 187,5 PÓS -5,6 0,09 -10,8 0,01 CV (%) 5,11 7,47

Mod. Aplic.: Modalidade de aplicação; Dif: Diferença entre a subparcela com herbicida e sem herbicida; Pr: probabilidade do F ser significante. Valores de Pr inferiores a 0,1 são considerados significativos (diferenças em negrito).

Quando não ocorreu a queima da palha antes do corte (exp. 4), assim como para os experimentos com os herbicidas isolados, as perdas nas produtividades aconteceram com maior frequência. Todos os tratamentos com herbicidas em mistura foram prejudiciais quando aplicados em PÓS, especialmente clomazone + [diuron+hexazinone], o qual afetou em 23,3% a produtividade. Para os tratamentos aplicados em PRÉ, tebuthiuron + amicarbazone, clomazone + [diuron+hexazinone] e tebuthiuron + sulfentrazone apresentaram redução da produtividade de em 10,6%, 12,5% e 12,4%, respectivamente. Os demais tratamentos aplicados em PRÉ não reduziram a produtividade da cana-de-açúcar (Tabela 9).

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

4 DISCUSSÃO

O conjunto de dados coletados indica que, para ambos os sistemas (com queima e sem queima da palha), tratamentos em PRÉ são mais seletivos do que tratamentos em PÓS. Para os experimentos com herbicidas isolados (exp. 1 e 2), dos 14 tratamentos aplicados em PÓS (7 com queima da palha + 7 sem queima da palha), 11 afetaram negativamente a produtividade. Dos 14 avaliados com aplicações em PRÉ, apenas 3 reduziram significativamente a produtividade da cultura. Em se tratando dos experimentos com mistura de herbicidas (exp. 3 e 4), em 100% dos casos, aplicações em PÓS afetaram a produtividade da cana-de-açúcar, enquanto que em aplicações em PRÉ, esta frequência foi consideravelmente menor (4 de 12 tratamentos).

Resultados contrastantes foram observados por Simões et al. (2016), em que a aplicação de amicarbazone (1260 g ha-1), tebuthiuron (1040 g ha-1), [diuron+hexazinone] [1170+330 g ha-1] com a cana-de-aúcar apresentando brotação entre 25 e 30 cm não resultou em prejuízos para a cultura na época úmida. Em contrapartida, FAGLIARI, OLIVEIRA JR & CONSTANTIN (2002) constataram que a maioria dos herbicidas aplicados em PÓS foram considerados não seletivos para a cana-de-açúcar e os tratamentos aplicados em PRÉ foram seletivos. É preciso considerar que entre os diferentes trabalhos da literatura existem variações em relação à época de aplicação, variedade de cana-de-açúcar, tipo de solo e a forma como os tratamentos são delineados em campo.

O presente trabalho apresentou resultados de experimentos conduzidos na mesma área experimental, com a mesma variedade e na mesma época, e demonstrou que a frequência de tratamentos herbicidas (isolados ou em mistura) considerados seletivos é maior em PRÉ do que em PÓS. A seletividade dos herbicidas aplicados em PRÉ da cana-de-açúcar é determinada principalmente pela falta de contato direto do herbicida com estruturas sensíveis da planta, o que se denomina seletividade de posição (DIAS et al. 2017). Neste caso a molécula é pulverizada na camada superficial do solo, enquanto as gemas estão a uma profundidade maior do que os herbicidas podem atingir no momento da aplicação. Quando aplicados em PÓS, além do efeito no solo, os herbicidas podem ser absorvidos pelas folhas e por isso, podem causar maiores níveis de fitointoxicação da cultura. Tais constatações contribuem com a ideia de que as aplicações antes da brotação das soqueiras são mais seguras para maximizar o rendimento dos canaviais.

Há indícios de que aplicações nos experimentos em áreas sem a queima da palha (exp. 2 e 4) são mais prejudiciais em relação em áreas com a queima da palha (exp. 1 e 3), sobretudo

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 nos tratamentos com misturas (Tabela 9). Tanto no experimento com herbicidas isolados quanto em mistura, em 50% dos tratamentos aplicados em cana-de-açúcar com queima, houve interferência negativa na produtividade. Para os tratamentos aplicados nos experimentos sem a queima da palha esse valor foi de 65%. Em cultivos de cana-de-açúcar com a presença de palha, a massa de raízes nas camadas superficiais do solo (entre 0 e 20 cm) é maior do que em cultivos sem a presença de palha (AQUINO et al. 2015), o que pode contribuir para a maior absorção de herbicidas em sistemas de cana-crua.

Considerando que aplicações em PRÉ são, de modo geral, mais seletivas que aplicações em PÓS, alguns herbicidas como tebuthiuron, isoxaflutole e sulfentrazone quando aplicados em PRÉ na cana sem a queima da palha, reduziram a produtividade. CARVALHO (2004) relataram que os herbicidas de alta solubilidade em água (S), baixo coeficiente de partição octanol-água (Kow) e baixo coeficiente de distribuição do herbicida no solo (Kd), são

mais indicados para época seca em cana sem queima, por ter baixa retenção pela palha e necessitar de pouca água para transpor a camada de palha. Embora tratamentos em PRÉ apresentem maior seletividade por não atingirem diretamente as folhas das plantas recém emergidas, os baixos valores de Kow e Kd dos herbicidas tebuthiuron, isoxaflutole e

sulfentrazone (CALDEIRA et al. 2015) e a maior concentração de raízes em camadas superficiais no sistema de cana-crua podem ser os motivos que levaram as aplicações destes herbicidas em PRÉ a serem menos seletivas.

No entanto, para os herbicidas aplicados em mistura em tanque os tratamentos aplicados em PRÉ que reduziram a produtividade foram tebuthiuron + isoxaflutole aplicado em cana queimada e três misturas em tanque aplicadas em cana sem a queima da palha: tebuthiuron + amicarbazone, clomazone + [diuron+hexazinone] e tebuthiuron + sulfentrazone. Exceto no tratamento clomazone + [diuron+hexazinone], todos os tratamentos que reduziram a produtividade quando aplicados em mistura em tanque continham pelo menos um dos herbicidas que reduziram a produtividade quando aplicados isoladamente.

MONTÓRIO et al. (2005) trabalhando com cana queimada constataram que tebuthiuron (1100 g ha-1) aplicado em pré-emergência foi seletivo à cultura. Porém, quando

tebuthiuron (960 g ha-1) isolado ou em mistura em tanque foi aplicado em PÓS reduziu significativamente a produtividade.

Uma vez que 100% da área de cana-de-açúcar nos principais estados produtores do Brasil está prevista para ser cultivada sem a queima da palha, é necessário ficar atento à elevada frequência de tratamentos herbicidas que apresentaram prejuízos para a produtividade

(17)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 da cana-de-açúcar neste sistema de cultivo (Tabelas 6 e 9). Outra constatação relevante é que aplicações de herbicidas em soqueira de cana-de-açúcar devem ser realizadas preferencialmente antes da brotação, sobretudo quando os tratamentos envolvem mistura de duas ou mais moléculas.

5 CONCLUSÃO

Nas condições em que os experimentos foram conduzidos, conclui-se que: em sistemas de cana-de-açúcar com a queima da palha, os tratamentos herbicidas com amicarbazone (1050 g ha-1), [diuron+hexazinone+sulfometuron] [1146+323+28 g ha-1], tebuthiuron (1100 g ha-1),

isoxaflutole (150 g ha-1), sulfentrazone (750 g ha-1), flumioxazin (150 g ha-1) e hexazinone

(262,5 g ha-1) aplicados em pré-emergência da cultura e o herbicida flumioxazin (150 g ha-1)

aplicado em pós-emergência da cultura são considerados seletivos.

Em sistemas de cana-de-açúcar sem a queima da palha os herbicidas amicarbazone (1050 g ha-1) e flumioxazin (150 g ha-1) aplicados em pré-emergência da cultura e os herbicidas amicarbazone (1050 g ha-1), flumioxazin (150 g ha-1) e hexazinone (262,5 g ha-1) aplicados em pós-emergência da cultura são considerados seletivos.

Em sistemas de cana-de-açúcar com a queima da palha, as misturas de herbicidas tebuthiuron + amicarbazone (1000 + 840 g ha-1), tebuthiuron + hexazinone (1100 + 262,5 g ha-1), clomazone + [diuron+hexazinone] (1280 +[1170+330] g ha-1), tebuthiuron + sulfentrazone (1200 + 625 g ha-1) e tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone (900 + 82,5 +187,5 g ha-1) aplicadas em pré-emergência da cultura são consideradas seletivas.

Em sistemas de cana-de-açúcar sem a queima da palha, as misturas de herbicidas tebuthiuron + hexazinone (1100 + 262,5 g ha-1), tebuthiuron + isoxaflutole (900 + 82,5 g ha

-1) e tebuthiuron + isoxaflutole + hexazinone (900 + 82,5 + 187,5 g ha-1) aplicados em

pós-emergência da cultura são consideradas seletivas.

AGRADECIMENTOS

À CAPES pelo fornecimento da bolsa de estudos aos alunos que conduziram os experimentos e pelo financialmento de recursos (código 001).

(18)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

AQUINO GS et al. 2015. Sistema radicular e produtividade de soqueiras de cana-de-açúcar sob diferentes quantidades de palhada. Pesquisa Agropecuária Brasileira. 50: 1150-1159.

ARANTES JGZ et al. 2017. Avaliação da seletividade do clomazone isolado ou em mistura para o algodoeiro. Revista Agrarian. 10: 120-128.

ARANTES JGZ et al. 2015. Seletividade do clomazone no manejo químico de plantas daninhas da cultura do algodão LL®. Planta Daninha. 33: 283-293.

AZANIA CAM et al. 2005. Seletividade de herbicidas II – aplicação de herbicidas em pós-emergência inicial e tardia da cana-de-açúcar na época das chuvas. Planta Daninha. 23: 669-675.

CALDEIRA AL et al. 2015. Estimation of herbicide bioconcentration in surgacane (Saccharum officinarum L.). Ciência Rural. 45: 591-597.

CAMPOS LHF et al. 2010. Sistemas de manejo da palhada influenciam acúmulo de biomassa e produtividade da cana-de-açúcar (var. RB855453). Acta Scientiarum Agronomy. 32: 345-350.

CARVALHO JC. 2004. Mecanismo de ação dos herbicidas e sua relação com a resistência a herbicidas. In: CHRISTOFOLETI PJ, LÓPEZ-OVEJERO RF, CARVALHO JC. Aspectos de

resistências de plantas daninhas a herbicidas. 2. ed. Campinas: Associação Brasileira de

Ação a Resistência de Plantas aos Herbicidas, p.22-44.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira

Cana-de-açúcar. Disponível em:

file:///C:/Users/acer/Downloads/CanaZdezembro%20(1).pdf. Acesso em: 25 dez 2018.

DIAS JLCDS et al. 2017. Herbicides selectivity in pre-budded seedlings of sugarcane. Arquivos do Instituto Biológico. 1: 841-9.

(19)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 FAGLIARI JR, OLIVEIRA JR. RS & CONSTANTIN J. 2002. Nova metodologia para avaliação da seletividade de herbicidas para a cultura da cana-de-açúcar. Acta Scientiarum. 24: 1223-1228.

FERREIRA RR et al. 2010. Tolerância diferencial de variedades de cana-de-açúcar a estresse por herbicidas. Bragantia. 69: 395-404.

GIRALDELI AL et al. 2018. Crescimento inicial de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em duas modalidades de aplicação de herbicidas. Revista Brasileira de Herbicidas. 17: e588.

MANHÃES CMC et al. 2005. Fatores que afetam a brotação e o perfilhamento da cana-de-açúcar. Vértices. 17: 163-181.

MONTÓRIO GA et al. 2005. Seletividade de herbicidas sobre as características de produção da cana-de-açúcar utilizando-se duas testemunhas. Revista Brasileira de Herbicidas 4: 146-155.

SAA/SMA – Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Secretaria do Meio Ambiente – Estado de São Paulo. Resolução nº 01, de 16 de Junho de 1998.

SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Estado do Paraná. Resolução nº 076, de 20 de Dezembro de 2010 (D.O.E.PR.nº 8369 de 22/12/2010).

SIGNOR D et al. 2016. Atributos químicos e qualidade da matéria orgânica do solo em sistemas de colheita de cana-de-açúcar com e sem queima. Pesquisa Agropecuária Brasileira. 51: 1438-1448.

SILVA TP et al. 2018. Sugarcane seedlings influenced by the management with herbicides. Planta Daninha. 36: e018150678.

SIMÕES et al. 2016. Selectivity of herbicides inhibitors of photosystem II for sugarcane cultivars. Planta Daninha. 34: 803-814.

(20)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.33666-33685 jun. 2020. ISSN 2525-8761 SOUZA JR et al. 2009. Tolerância de cultivares de cana-de-açúcar a herbicidas aplicados em pós-emergência. Bragantia. 68: 941-951.

Imagem

Tabela 1 - Tratamentos utilizados no experimento 1 (com queima da palha) e experimento 2 (sem queima da  palha) para avaliar a seletividade de herbicidas aplicados isoladamente para a cana-de-açúcar
Tabela 2 - Tratamentos utilizados no experimento 3 (com queima da palha) e experimento 4 (sem queima da  palha) para verificar a seletividade de herbicidas aplicados em mistura para a cana-de-açúcar
Figura 1 - Dados climáticos de precipitação, temperatura mínima e temperatura máxima dos experimentos para  avaliar a seletividade de herbicidas para a cana-de-açúcar
Tabela 4 – Probabilidade para ser significativo (Pr) para variáveis comprimento e diâmetro de colmos  industrializáveis da cana-de-açúcar após a aplicação isolada de herbicidas em pré (PRÉ) e pós-emergência
+6

Referências

Documentos relacionados

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pelo MUNICÍPIO,

Em vista disso, o principal objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil epidemiológico dos usuários dos BZDs dispensados pelas farmácias do SUS de Criciúma (SC) e

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar

A justificativa encontra-se na importância que o letramento exerce na formação de um cidadão capaz de desenvolver competências críticas e ser um agente participativo

A principal razão, para que a estabilização química com cimento deste solo argiloso, não tenha se comportado da maneira esperada, está relacionada à preparação das amostras,

A Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará convida para seleção os profissionais interessados no