• Nenhum resultado encontrado

Laboratório de aprendizagem integrada: compilação dos resultados do segundo semestre de 2019 nas turmas de engenharias, fisioterapia e gestão 4.0 de um centro universitário de Minas Gerais/ Integrated learning laboratory: compilation of results for the s

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Laboratório de aprendizagem integrada: compilação dos resultados do segundo semestre de 2019 nas turmas de engenharias, fisioterapia e gestão 4.0 de um centro universitário de Minas Gerais/ Integrated learning laboratory: compilation of results for the s"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Laboratório de aprendizagem integrada: compilação dos resultados do

segundo semestre de 2019 nas turmas de engenharias, fisioterapia e gestão

4.0 de um centro universitário de Minas Gerais/

Integrated learning laboratory: compilation of results for the second

semester of 2019 in the engineering, physiotherapy and management 4.0

classes of a university center in Minas Gerais

DOI:10.34117/bjdv5n12-136

Recebimento dos originais: 10/11/2019 Aceitação para publicação: 10/12/2019

Laylla Gabrielle Borges Correia Freitas

Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG) Instituição: Centro Universitário Una .

Endereço: Avenida Governador Valadares, 640, Centro E-mail: laylla.freitas@prof.una.br

RESUMO

Esta proposta tem como objetivo evidenciar o significado que as práticas discursivas e formativas propostas para o processo de aprendizagem em Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI) apresentaram para os alunos de engenharia, fisioterapia e gestão 4.0 de um centro universitário privado, no segundo semestre de 2019. O cerne de tal processo são as competências que compõem a tríade: individuo, profissional e cidadão. Investigar formas de aprendizagem que valorize a identidade formativa dos estudantes de maneira ampla, a fim de propiciar-lhes aquisição de competências essenciais ao seu crescimento como indivíduo, profissional e cidadão é a força motriz da presente pesquisa. Buscou-se mensurar a percepção dos alunos quanto à compreensão e eficácia dos conceitos, debates e práticas realizadas em sala de aula bem como a contribuição do LAI para sua vida.

Palavras-Chave: LAI; Competências socioemocionais; Ensino-aprendizagem; mercado de

trabalho.

ABSTRACT

This proposal aims to highlight the meaning that the discursive and formative practices proposed for the learning process in the Integrated Learning Laboratory (ILL) presented to the engineering, physiotherapy and management 4.0 students of a private university center, 2019’ second semestre. The most importante things in this process are the skills that make up the triad: individual, professional and citizen. Investigating ways of learning that value the formative identity of students in a broad way, in order to provide them with the essential skills acquisition to their growth as an individual, professional and citizen is the force of this research. Sought to measure students' perceptions about classroom concepts, debates and

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 understanding besides effectiveness of practices as well as the contribution of LAI to their lives.

Keywords: LAI; Soft- skills; Teaching and learning; job market.

1 INTRODUÇÃO

As organizações têm sofrido constantes ameaças por tratar-se de ambientes cada vez mais competitivos que requerem alto grau de refinamento em termos de habilidades humanas, não apenas físicas, mas, especialmente as intelectuais. ROBINS (2005) afirma que todo comportamento complexo é aprendido. É preciso entender como as pessoas aprendem para explicar e prever o comportamento e complementa que se refere à mudança de comportamento resultante de treino ou experiência.

Dados de pesquisas recentes sobre carreira revelam que, no Brasil, as instituições de ensino superior estão formando um grande número de profissionais com lacunas no desenvolvimento de competências socioemocionais, o que tem sido apontado por profissionais de Recursos Humanos como fator prejudicial ao processo de inserção dos recém-formados no mercado de trabalho. FRAGA (2017) evidencia a existência de uma preocupação em formar profissionais com capacidades que vão além dos domínios técnicos e cognitivos.

O ex-vice-presidente da GE, Larry Bossidy corrobora para a temática ao afirmar que preferia contratar alguém que tivesse comportamentos produtivos e gratificantes do que alguém que não os obtivessem, ainda que os números deste último fossem melhores. Ele justifica “porque sei que o primeiro tem potencial para contribuir mais com a organização ao longo do tempo”.

A Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9392/96 em seu Art. 1º, declara:

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

E, em seu § 2º afirma “A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 Surgiram assim, diversas reflexões no sentido de como contribuir para a díade ensino/aprendizagem de modo que os ensinamentos pudessem ser retidos pelos alunos da melhor forma possível, e ao mesmo tempo, e, principalmente, acompanhar a dinâmica das mudanças tecnológicas e espaço-temporais não deixando de lado a formação social.

Ao longo do processo foram surgindo perguntas norteadoras tais como: Qual o impacto de trabalhar questões como identidade, diversidade, comunicação, pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas com jovens em um mundo onde a intolerância prevalece? Por que não trabalhar isso na Universidade independentemente do curso? Essas não são habilidades intelectuais necessárias e minimamente exigíveis para todos?

As reflexões, pesquisas bibliográficas e empíricas foram avançando de tal modo que as perguntas foram se modificando e aproximando-se cada vez mais de uma realidade factível.

Assim, o objetivo geral da presente pesquisa é evidenciar o significado que as práticas discursivas e formativas propostas (tendo como base as competências que compõem a tríade: individuo, profissional e cidadão) para o processo de aprendizagem em LAI apresentaram para os alunos de engenharia, fisioterapia e gestão 4.0 de um centro universitário privado, no segundo semestre de 2019.

2 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

As práticas discursivas e formativas no processo de aprendizagem dos alunos de LAI do segundo semestre de 2019 -tendo como base as competências que compõem a tríade: individuo, profissional e cidadão- são eficazes?

A pergunta se mostra complexa e sua conotação tem vieses que podem e serão discutidos em sequência: 1) O que são práticas discursivas e formativas no processo de aprendizagem? 2) Por que foram escolhidos alunos de engenharias, fisioterapia e gestão 4.0 do ensino privado? 3) Em que consistem as competências que compõem a tríade individuo, profissional e cidadão?

1) Práticas discursivas e formativas no processo de aprendizagem são aquelas responsáveis por conduzir o aluno à um processo de constante desenvolvimento pessoal, social e profissional de modo a tornar-se um jovem autônomo, engajado, produtivo e atuante. Tais práticas serão detalhadas ao longo do projeto.

2) Para lançar mão do projeto de pesquisa é preciso especificar um público para aplicar a metodologia adequada de forma a viabilizar a análise qualiquantitativa dos dados e

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 com os resultados, possibilitar tomadas de decisões cabíveis. No segundo semestre de 2019 a autora lecionou para as três turmas cujos cursos são: engenharias, fisioterapia e gestão 4.0.

3) As competências que constituem a tríade individuo, profissional e cidadão consistem num conjunto de habilidades que devem ser trabalhadas ao longo dos dois primeiros semestres do processo formativo do aluno, independentemente do curso.

É sabido que ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos são insuficientes para o sucesso do egresso quando abordada exclusivamente nas salas de aula. É necessário expandir os horizontes de modo que o modelo considerado anódino, arraigado em concepções conservadoras de ensino-aprendizagem, não mais faça frente às necessidades dos estudantes na contemporaneidade.

São consideradas como competências abordadas nos primeiros semestres e suas respectivas descrições: 1) Criatividade: capacidade de elaborar ideias com fluidez, riqueza de detalhes e originalidade. 2) Resolução de problemas: capacidade de analisar situações-problema complexas, isolar variáveis e construir soluções criativas. 3) Identidade: autoconhecimento e capacidade de exercer autocontrole emocional, pro atividade e automotivação. 4) Pensamento crítico: Capacidade de análise crítica e de avaliação de ideias, fatos, opiniões com discernimento, profundidade e independência. 5) Diversidade: Atitude de valorização das diferenças, de abertura para vivenciar novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. 6) Comunicação: capacidade de se comunicar de maneira eficaz, adequando discursos a diferentes públicos-alvo, tanto por meio da linguagem escrita quanto da oral.

A maneira como a aquisição e o desenvolvimento das competências ocorrem não possui eficácia comprovada, o que justificativa a pesquisa proposta. As informações que evidenciam os benefícios gerados pela prática na sala de aula são subjetivas, como a percepção de professores de disciplinas transversais (ex. Projeto Integrado). Segundo alguns destes, após introdução da discussão da tríade individuo, profissional e cidadão na grade curricular, os trabalhos interdisciplinares melhoram muito.

Outro fator que corrobora para a justificativa da pesquisa refere-se à incredulidade que o aluno aparentemente atribui à disciplina (que guia as discussões da tríade) haja visto que se trata de disciplina não pontuada.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 2.1 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES

A importância das competências socioemocionais torna-se evidente a partir de pesquisas publicadas, tais como a do site americano Career Buider que afirma que para 93% dos empregadores, as competências são mais importantes que as técnicas. Baseado na

LinkedIn, outra plataforma de recrutamento profissional, foi constatado que é mais difícil para

um recrutador encontrar candidatos com competências sociemocionais do que com competências técnicas desenvolvidas. Comunicação, pensamento crítico e criatividade são alguns exemplos destas competências, muito buscadas na rede social de negócios.

A articulação de diversas ações centradas no entendimento de quem é o aluno, o que ele deseja e o que ele pode fazer por si mesmo e pelo mundo, a conexão de conteúdos específicos dos cursos com a vida real contemporânea e a potencialização da autonomia e das escolhas do corpo discente são exemplos de caminhos que eventualmente validam a inserção das habilidades socioemocionais nas faculdades particulares.

A presente pesquisa quantifica as percepções dos alunos quanto à eficácia da disciplina e propicia tomadas de decisão inerentes à aplicação do LAI em turmas futuras, visando a melhoria contínua.

3 ELABORAÇÃO DA PESQUISA

O método estatístico pode ser compreendido como um conjunto de meios que, conduzidos e dispostos adequadamente, permite que se encaminhem informações para um determinado objetivo Tiboni (2010).

A Coleta de dados se deu de forma direta já que foi a autora quem coletou os dados por meio de entrevistas e questionários através do Google Forms – uma ferramenta gratuita e intuitiva de elaboração de questionário. Uma vez elaborado, com posse dos e-mails de todos os alunos público-alvo, o questionário foi enviado. À medida que iam respondendo, os resultados eram disponibilizados em infográficos, em tempo real.

A pesquisa foi estruturada de forma objetiva com linguagem simplória. O questionário é composto por 10 perguntas fechadas e um espaço em branco para sugestões e/ou comentários.

O questionário contou com uma breve descrição do LAI, que se segue na íntegra: “O LAI visa norteá-los por meio de evidências da importância das soft-skills seja na vida profissional ou pessoal. Almeja-se fazer refletir sobre e desenvolver competências inerentes

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 ao profissional do séc. XXI. É trabalhado em dois semestres. Um deles trabalha especialmente: Identidade, Criatividade e Resolução de Problemas e, o outro: Comunicação, Diversidade e Pensamento Crítico.

O LAI não possui pontuação como as tradicionais disciplinas, todavia, são necessários atendimento a três requisitos para ser habilitado, quais sejam:

- 75% de presença

- Realização de um Portfólio

- Realização do Projeto de Desenvolvimento Individual e Coletivo (PDI+C): Um projeto que proporciona ao aluno oportunidade de conhecer melhor uma área do curso de seu interesse e/ou adquirir experiência profissional e/ou construir algo em equipe utilizando e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais. Tal projeto é uma ideia que deve ser executada de maneira planejada, para colocar a mão na massa e aprender na prática. Ele pode ser, por exemplo:

- Criar um protótipo de um produto ou solução na sua área. - Fazer um estudo a respeito de uma técnica.

- Conhecer e/ou praticar uma atividade profissional. - Fazer um experimento.

- Propor soluções para uma situação-problema.

O importante é articular o processo de realização desse projeto ao desenvolvimento das competências socioemocionais que estão sendo trabalhadas no semestre”.

A apuração e a exposição dos dados deve ser realizada da forma mais clara possível, através de tabelas ou gráficos, tornando assim mais fácil e objetiva a análise do objeto de estudo estatístico. Assim foi feito e os resultados são apresentados no item subsequente.

4 RESULTADOS

Foram respondidos 96 questionários e as inferências podem ser vislumbradas a seguir: O gráfico 1 demonstra a parcela de entrevistados pertencente a cada um dos três cursos. A maioria pertence à Gestão, o que é esperado já que comtempla maior número de cursos, tais como: Logística e Processos Gerenciais, por exemplo.

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Gráfico 01

O gráfico 2 apresenta as percepções dos entrevistados quanto o significado/sentido do LAI na vida deles. Aproximadamente 85% dos discentes entendem que o LAI fez sentido e lhes fez refletir sobre suas caminhadas estudantis, profissionais e pessoais.

Gráfico 02

O gráfico 3 retrata o significado que as evidências da importância e valorização das competências socioemocionais pelo mercado tiveram para os dicentes. Aproximadamente 55% dos respondentes alegaram que foi significativo ter ciência destas evidências e que se surpreenderam já que pensavam que apenas as competências técnicas eram valorizadas. Outros 40% consideraram significativas tais evidências, porém já sabiam ou desconfiavam da importância das competências sociemocionais.

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Gráfico 03

O gráfico 4 apresenta as percepções dos entrevistados quanto à clareza das competências trabalhadas nas aulas. A maioria, correspondente à 75%, respondeu saber qual competência estava sendo abordada durante as aulas enquanto aproximadamete 20% responderam saber qual competência estava sendo trabalhada contudo não necessariamente qual delas.

(9)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 O gráfico 5 apresenta o resultado das percepções dos alunos pelo fato da disciplina não ser pontuada. Aproximadamente 58% considera isso um avanço por não serem avaliados quantitativamente. Outros 12%, aproximadamente, acredita que se a disciplina possuísse pontuação como as demais disciplinas, se dedicariam mais.

Gráfico 05

O gráfico 06 questiona sobre a plataforma digital do LAI. 37%, aproximadamente, disseram ter acessado e pretendem finalizar as trilhas até o fim do curso. Outros 28% não fizeram as trilhas embora tivessem acessado a plataforma. Uma minoria significativa de 19% afirmam não terem acesso por falta de tempo. Aproximadamente 13% acessaram e fizeram quase todas as atividades propostas, o que é relevante.

(10)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 O gráfico 07 apresenta a percepção dos alunos quanto ao PDI+C – um dos requisitos para habilitação na disciplina -. Quase 92% dos discentes consideraram a proposta de ser desenvolvimento uma ideia eficaz para o propósito do LAI.

Gráfico 07

O gráfico 08 mostra que 81,3% dos discentes identificavam e até avaliavam as competências socioemocionais de forma transversal, isto é, enquanto planejavam e executavam o projeto profissional em equipe, puderam realizar algumas reflexões sobre as competências trabalhadas no semestre.

(11)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 O gráfico 9 constata o que os discentes responderam quando questionados à respeito das apresentações dos projetos profissionais apresentados no fim do semestre. 95,8% responderam que prestaram a atenção e que teve valia as apresentações dos demais colegas.

Gráfico 09

Por fim, o gráfico 10 apresenta o grau de satisfação dos discentes com a abordagem da educadora na disciplina LAI no segundo semestre de 2019. 87,5% dos respondentes atribuíram notas 8, 9 e 10, o que denota um grau de satisfação aceitável.

(12)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761

5 CONCLUSÃO

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação no Ensino Superior estabelecem, em linhas gerais, que a formação dos profissionais devem se pautar na aptidão às mudanças, o que indica que devem ser adaptáveis.

Araujo (2001) afirma que um sujeito competente “é o indivíduo que sabe dar respostas eficientes ao seu contexto produtivo, corrigindo os problemas existentes nas situações de trabalho, tendo em vista a coesão do sistema produtivo em torno dos objetivos estabelecidos para a produção”.

Mello (2014) afirma que são objetivos mais valiosos do que o conhecimento desinteressado e erudito das instituições de ensino do passado: aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções.

Assim, a relevância cientifica da proposta se dá pela possível contribuição para o egresso, cuja formação deve ser integral, e, portanto, que adquira e/ou desenvolva competências socioemocionais, protagonizando não só o profissional, mas também, a pessoa e o cidadão, para uma sociedade mais justa e feliz.

O objetivo principal de evidenciar o significado que as práticas discursivas e formativas propostas para o processo de aprendizagem em LAI apresentaram para os alunos de engenharia, fisioterapia e gestão 4.0 foi atingido.

Pelos gráficos, foi possível detectar um cenário otimista e promissor. Os comentários em resposta a questão aberta: “Deixe aqui uma sugestão/comentário sobre a disciplina e/ou como foi abordada neste semestre, caso seja pertinente” foram promissores e a natureza interdisplinar do LAI está ficando cada vez mais clara e efetiva.

O projeto profissional pode ser considerado um grande avanço para a disciplina uma vez que estabelece um conexão coesa entre teoria e realidade.

Espera-se que as formas de aprendizagem que valorizam a identidade formativa dos estudantes de maneira ampla, diversificada e ao mesmo tempo flexível, possam propiciar-lhes irrestrito acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais ao seu crescimento como indivíduo (eu comigo mesmo), profissional (eu com o mundo do trabalho) e cidadão (eu com o mundo).

(13)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 Por último, sugere-se como medidas posteriores a realização de parcerias empresa-escola de modo a gerar benefícios para a díade bem como analisar a longo prazo as implicações que o LAI causaram na vida dos alunos.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Ronaldo. Desenvolvimento de competências profissionais: as incoerências de um discurso. 2001. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YK2V>. Acesso em: 05 jun. 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia, de 22 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União. Poder executivo, Brasília, DF, 25 fev. 2002. Seção 1, p.17. 17.<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1362.pdf.> Acesso em: 24 jul. 2018.

BOSSIDY, Larry. Saiba o que seu chefe espera de você. 2007. Disponível em:

<http://g1.globo.com/Noticias/Negocios/0,,MUL19353-5600-7612,00.html>. Acesso em: 11 jul. 2018.

BRITTO, S. Psicologia da aprendizagem centrada no estudante. 3. Ed. Campinas: Papirus, 1989.

CHU, Sam. TAVARES, Nicole; CHU, Donna; HO, Shun Yee; CHOW, Ken, Felix; WONG, Mona. Developing upper primary students’ 21st century skills: inquiry learning through collaborative teaching and web 2.0 technology. Hong Kong: Centre for information Technology in Education, Faculty of Education, The University of Hong Kong, 2012.

(14)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 FRAGA, Érica. Faculdades privadas decidem incluir habilidades socioemocionais nas aulas. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/04/1876127-faculdades-privadas-decidem-incluir-habilidades-socioemocionais-nas-aulas.shtm>. Acesso em: 11 jul. 2018.

FREITAS, Laylla. Identificação e Estudo das Áreas Favoráveis para o Cultivo da Khaya

ivorensis A. Chev. (mogno africano) no Estado de Minas Gerais, Utilizando Modelagem Ambiental e Análise Multicritério. 2015. Belo Horizonte. Disponível em:

<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/IGCM-9WUQP2/laylla_gabrielle.pdf?sequence=1>. Acesso em: 04 jun. 2018.

HAUGHEY, D., Delphi Technique a Step-by-Step Guide. Project Samart.co.uk., 2010. Disponível em: <http://cdn.projectsmart.co.uk/pdf/delphi-technique-a-stepby-step-guide.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.

MARTINS, Thays. Empregadores valorizam cada vez mais as competências socioemocionais. 2018. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu- estudante/tf_carreira/2018/03/25/tf_carreira_interna,668549/empregadores-valorizam-cada-vez-mais-as-competencias-socioemocionais.shtml>. Acesso em: 10 jul. 2018.

MEC. MEC e Inep divulgam dados do Censo da Educação Superior 2016. 2017. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/artigo/-

/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206>. Acesso em: 10 jul. 2018.

MEC. Rede de Evidências. Nova estratégia do MEC apoiará pesquisas sobre educação e ajudará gestores a tomar decisões. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/66321-nova-estrategia-do-mec-apoiara-pesquisas-sobre-educacao-e-ajudara-gestores-a-tomar-decisoes>. Acesso em: 24 jul. 2018.

MELLO, Guiomar Namo de. Currículo da Educação Básica no Brasil: Concepções e Políticas. 2014. Disponível em: <http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2015/09/guiomar_pesquisa.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2018.

(15)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 SILVA, António Carlos Ribeiro da. Abordagem curricular por competências no ensino

superior : um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e

Economia nos Estado da Bahia - Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Minho, Braga, 2006. Disponível em: < https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6983>. Acesso em: 05 jun. 2018.

TREVISANI, F M., et al., Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre. Penso. 2015.

UNESCO. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século 21. 2010. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf> . Acesso em: 20 jun. 2018.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS DE POTENCIAL INTERESSE

BARRETO, Roberto Menna. Você e o futuro: criatividade para uma era de mudanças radicais. São Paulo: Summus, 2011. Disponível em: <http://bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532308719 >.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012. Disponível em: <http://bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788572446471/pages/-2 >.

CORTELLA, Mário Sérgio; MANDELLI, Pedro. Vida e carreira: um equilíbrio possível? Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2015. Disponível em: < http://bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788561773700> .

GOLEMAN, Daniel; SENGE, Peter. O foco triplo: uma nova abordagem para a educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

LOEWE, Daniel. Multiculturalismo e direitos culturais. Caxias do Sul, RS, Educs, 2011. Disponível em: < http://bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788570616340>.

(16)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.30001-30016 dec 2019 . ISSN 2525-8761 TAS, Marcelo. É rindo que se aprende: uma entrevista a Gilberto Dimenstein. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2015. Disponível em: < http://bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788561773496>.

XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. Sua carreira: planejamento e gestão: como desenvolver melhor seus talentos e competências. São Paulo: Financial Times – Prentice Hall, 2006. Disponível em: < http://bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576050605

Imagem

Gráfico 01
Gráfico 03
Gráfico 05
Gráfico 07
+2

Referências

Documentos relacionados

Figura 1 - Protocolo alerta triangular das ocorrências traumáticas de Urgências ou Emergências...5 Figura 2 - Fluxograma das solicitações telefônicas de urgência

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos