• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO. Telefones: /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO. Telefones: /"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE DIREITO

PLANO DE ENSINO

UNIDADE JUR

3401

DISCIPLINA DIREITO AGRÁRIO TURMAS:

B01 e C02

PROFESSOR SIRLENE FERNANDES MONTANINI

E-mail: sirlenemontanini@hotmail.com –Telefones: 8479-3709/3511-2959

CURSO DE DIREITO CÓDIGO:

JUR 3401

CRÉDITOS: 04 EMENTA

Direito agrário: surgimento, evolução e princípios fundamentais. Fatos jurídicos agrários e sua regulamentação. Imóveis rurais: dimensionamento e classificação. Constituição Federal de 1988 e a Lei Agrária. Terras públicas e particulares. Registros. Posse e Usucapião. Reforma e política agrária. Desapropriação. Política Agrícola. Contratos Agrários.

OBJETIVOS

Gerais: Propiciar ao aluno conhecimento científico da realidade rural, visando compreender as raízes políticas, econômicas e jurídicas a atual estrutura agrária, e uma visão crítica do arcabouço jurídico agrário.

Levar em conta a interdisciplinaridade para estudar os princípios fundamentais do Direito Agrário, visando preparar o discente para a atuação profissional e para a produção do conhecimento científico no âmbito do Direito Agrário, contribuindo assim, para a busca da justiça social no campo.

Específicos:

Conhecer a realidade social do meio rural e as relações do homem com a terra e as relações entre as pessoas em função das atividades agrárias.

Levar o aluno a assumir um papel desmistificador do Direito como um todo e, em especial, do Direito Agrário.

Realizar estudo criterioso dos princípios fundamentais do Direito Agrário, em especial a função social da terra, a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente, a proteção do economicamente mais fraco, e a supremacia do interesse coletivo sobre o individual.

METODOLOGIA

A práxis pedagógica requer um entendimento da relação professor/aluno como balizadora da construção do conhecimento, enquanto mediação para a compreensão e transformação da realidade. Nessa perspectiva, são parâmetros para a produção acadêmica os aportes teóricos e metodológicos, a criticidade, a construção e a criatividade.

Para a concretização dessa intenção serão utilizadas estratégias variadas, como: aulas expositivas dialogadas, atividades em sala, que compreenderão trabalhos em grupos e individuais, elaboração de idéias, estudo orientado de textos, solução de problemas, estudos de peças e casos concretos, pesquisa bibliográfica, de campo e através da internet, debates, seminários, grupos de discussão e pesquisa, entre outras estratégias propostas pelo docente, de comum acordo com os discentes. Será considerada, para o cômputo da carga horária da disciplina, bem como da frequência discente, a “Atividade Externa da Disciplina” (AED), no total de 8 h/a.

(2)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação efetiva se dará no curso do processo, com a cumulatividade do conteúdo ministrado na presente disciplina, nas relações de sala de aula, na compreensão e produção de conhecimento do aluno, através do seu desempenho no grupo e individual, resolução de questões, pesquisas (bibliográfica – livros/doutrina e de campo, revistas, internet, jurisprudencial e casuística), arguições, trabalhos escritos, desafios, problemas, casos concretos, questionamentos orais e escritos. Assiduidade, pontualidade e respeito nas relações de sala de aula também serão objeto de avaliação. As três diferentes formas de avaliação – diagnóstica, formativa e somativa – deverão estar permanentemente interrrelacionadas, não sendo possível que cada uma se realize isoladamente, mas, sim, que, de forma conjunta, perpassem todo o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, almeja-se uma avaliação integral, que contemple não apenas o conteúdo, mas também a capacidade de pensar, associada às habilidades do fazer e à competência do raciocinar.

Para tanto, deverão ser utilizados instrumentos avaliativos diversificados. A prova, enquanto instrumento de avaliação, poderá contemplar os seguintes formatos: questões objetivas (múltipla escolha simples, múltipla escolha complexa, questões do tipo: “verdadeiro – falso”, questões de ordenação, de asserção – razão) e questões discursivas (abertas, descritivas, de resposta livre ou de resposta construída, resolução de problemas e análise de casos). A 2ª N-1 E A 1ª N-2 DEVERÃO SER CONSTITUÍDAS DE UMA PROVA MISTA, CONTEMPLANDO UMA PLURALIDADE DE QUESTÕES NOS FORMATOS ANTERIORMENTE ESPECIFICADOS. Quanto à 1ª N-2, deverão ser inseridas duas questões referentes ao Estudo Interdisciplinar. (Ler Ato Próprio Normativo 0012011-1-JUR).

Avaliação Conceitual: De igual forma, também será objeto de avaliação, como: Participação, assiduidade e pontualidade nas aulas.

Na PUC Goiás não há previsão de 2ª chamada, ficando a critério do professor a sua aplicação ou não, conforme parâmetros a serem estabelecidos pelo docente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 – Introdução ao Estudo do Direito Agrário

1.1. Referências históricas sobre normas e relações jurídicas agrárias. 1.2. Surgimento e evolução do Direito Agrário no Brasil:

- Período colonial. Independência. Período Extralegal. - A Lei de Terras: finalidades e consequências. - Normas agrárias no Código Civil de 1916.

- E.C. nº 10 e ET: razões e circunstâncias de sua promulgação. - O período militar.

- A CF/88 e seus regulamentos agrários. - Projetos e tendências atuais.

Unidade 2 – Direito Agrário (Teoria) 2.1. Conceitos. Denominação.

2.2. Autonomia (aspectos). Justiça agrária. 2.3. Conteúdo e objeto do Direito Agrário. 2.4.Princípios do Direito Agrário.

2.5.Importância na atualidade. Unidade 3 – Imóvel rural 3.1.Conceito.

3.2. Critério adotado na sua conceituação.

3.3. Elementos constitutivos: prédio rústico, área contínua e destinação. Unidade 4 –Dimensionamento dos imóveis rurais

4.1. Módulo Rural: conceito, importância, elementos de sua fixação. Tipos. 4.2. Módulo Fiscal e seu uso atual.

4.3. Fração mínima de parcelamento.

Unidade 5. Classificação dos Imóveis Rurais 5.1. Pelo Estatuto da Terra:

(3)

-Latifúndio: Conceito. Tipos: por extensão e por exploração. - Minifúndio: Conceito. Instrumentos de combate ao minifúndio.

-Propriedade Familiar: Histórico. Conceito. Elementos constitutivos. Importância no processo de reforma agrária e desenvolvimento rural.

- Empresa Rural: Conceitos. Elementos: área do imóvel, formas de exploração da terra e destino da produção. Pontos de semelhança e diferenças em relação à propriedade familiar. Importância no processo de produção.

5.2. A partir da CF/88 e Lei Agrária

-Pequena, Média e Grande Propriedade. Definições. -Propriedade Produtiva e Propriedade Improdutiva. Unidade 6. Formação Territorial

6.1. Origem e constituição da propriedade territorial no Brasil. 6.2. Terras públicas e particulares.

6.3. Discriminação de terras. Procedimento Administrativo e Judicial. 6.4. O direito de propriedade nas Constituições. Limitações atuais. Unidade 7. Registro de Imóveis

7.1. Registro do Vigário ou Paroquial.

7.2. Registro atual de imóveis rurais. Averbações.

7.3. Registro Torrens. Finalidade. Procedimento. Consequências. 7.4. Cadastro Nacional de imóveis rurais.

7.5. Aquisição de terras por estrangeiros. 7.6. Terras indígenas e de faixa de fronteira. Unidade 8. Posse e Usucapião

8.1. Posse civil e posse agrária. Conceitos e distinções. 8.2. Usucapião: Conceito. Modalidades. Distinções. 8.3.Usucapião agrária. Requisitos específicos. Unidade 9 – Reforma e Política Agrária. 9.1. A luta pela reforma agrária no Brasil.

9.2. Os Planos Nacionais de Reforma: metas e possibilidades. 9.3. Conceito de reforma agrária.

9.4. Beneficiários da Reforma Agrária.

9.5. A importância econômica e social da reforma agrária na atualidade. 9.6. Conceito de política agrária e política agrícola. Objetivos e instrumentos. Unidade 10 – Instrumentos de distribuição de terras

10.1. Desapropriação. Conceito. Modalidades e Distinções.

10.2. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária: Objeto. Procedimento administrativo. Procedimento Judicial.

10.3. Aquisição pelo Decreto 433. 10.4. Crédito Fundiário (Banco da Terra).

10.5. Colonização. Finalidade. Importância histórica e atual. 10.6. Tributação da Terra (ITR): finalidade e critérios. Unidade 11– Política Agrícola

11.1. Conceito e histórico.

11.3 Pressupostos, objetivos e instrumentos. 11.3. Crédito Rural: noções gerais e modalidades. 11.4. Cooperativismo e associativismo.

Unidade 12 – Contratos Agrários. 12.1. Conceito e histórico.

12.2. Características.

12.3. Modalidades: Nominados-Arrendamento e Parceria. Inominados.

12.4. Princípios específicos. Enfraquecimento do princípio da liberdade contratual. 12.5. Elementos obrigatórios.

12.6. Diferenças entre arrendamento e parceria.

12.7. Arrendamento Rural: Cláusulas obrigatórias. Prazos mínimos. Valor. Arrendamento total e arrendamento parcial.

(4)

12.8. Parceria Rural: Conceito. Tipos. Objetivo. Cláusulas obrigatórias. Limites na partilha dos resultados. 12.9.Prorrogação e renovação dos contratos agrários e direito de preferência.

12.10. Alienação do imóvel e direito preferência.

12.11. Extinção dos Contratos agrários: causas e consequências.

12.12.Direito de retenção por benfeitorias. Considerações finais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (DO CURSO)

1.BARROS, Wellington Pacheco. Curso de Direito Agrário e Legislação Complementar. Porto Alegre: Livraria do Advogado.

2.BARROSO, Lucas Abreu e PASSOS, Cristiane Lisita (Coord. e co-autores). Direito Agrário Contemporâneo. Belo Horizonte: Del Rey Editora

3. MARQUES, Benedito Ferreira. Direito Agrário Brasileiro. Goiânia: AB Editora. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (DO CURSO)

1. ALBUQUERQUE, João Batista Torres. Direito agrário no Brasil: doutrina, prática, julgados e legislação. Leme: Continental Jurídica, 2010.

2. BORGES, Antônio Moura. Curso completo de direito agrário: doutrina, prática, legislação complementar e jurisprudência. 3. ed. Leme: Edijuris, 2009.

3. BORGES, Paulo Torminn. Institutos básicos de direito agrário. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

4. OLIVEIRA, Humberto Machado de. Princípios de direito agrário na constituição vigente. Curitiba: Juruá, 2011.

5. OPTIZ, Silvia C. B.; OPTIZ, Osvaldo. Curso complementar de direito agrário. São Paulo: Saraiva, 2010.

AED

1. Painel de debates com notícias atuais sobre temas específicos do Direito Agrário, valendo 4 presenças e 2,0 pontos na 2ª N1.

2. Caso concreto: Ação de usucapião agrária, valendo 4 presenças e 2,0 pontos na 1ª N2.

PLANEJAMENTO DAS AULAS DATA ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA

1ª e 2ª Aula

Dia 06/02

Apresentação da disciplina e do plano de ensino. Levantamento das normas de conduta. Referências históricas sobre normas e relações jurídicas agrárias

3ª e 4ª Aula

Dia 10/02

Surgimento e evolução do Direito Agrário no Brasil: Período colonial. Independência. Período Extralegal. A Lei de Terras: finalidades e consequências. Normas agrárias no Código Civil de 1916. E.C. nº 10 e ET: razões e circunstâncias de sua promulgação. O período militar. A CF/88 e seus regulamentos agrários. Projetos e tendências atuais. 5ª e 6ª

Aula Dia 13/02

Direito Agrário: Conceitos. Denominação. Autonomia (aspectos). Justiça agrária. Conteúdo e objeto do Direito Agrário. Princípios do Direito Agrário. Importância na atualidade.

7ª e 8ª Aula

Dia 20/02

Imóvel rural: Conceito. Critério adotado na sua conceituação. Elementos constitutivos: prédio rústico, área contínua e destinação.

9ª e 10ª Aula

Dia 24/02

Dimensionamento dos imóveis rurais: Módulo Rural: conceito, importância, elementos de sua fixação. Tipos. Módulo Fiscal e seu uso atual. Fração mínima de parcelamento.

11ª e 12ª Aula

Dia 27/02

Classificação dos Imóveis Rurais Pelo Estatuto da Terra: Latifúndio: Conceito. Tipos: por extensão e por exploração. Minifúndio: Conceito. Instrumentos de combate ao minifúndio.

13ª e 14ª Aula

Dia 03/03

Propriedade Familiar: Histórico. Conceito. Elementos constitutivos. Importância no processo de reforma agrária e desenvolvimento rural.

15ª e 16ª Aula

(5)

Dia 06/03 17ª e 18ª Aula Dia 10/03

Devolução das avaliações. Correção. Leitura da frequência.

19ª e 20ª Aula

Dia 13/03

Empresa Rural: Conceitos. Elementos: área do imóvel, formas de exploração da terra e destino da produção. Pontos de semelhança e diferenças em relação à propriedade familiar. Importância no processo de produção.

21ª e 22ª Aula

Dia 17/03

Classificação dos Imóveis Rurais A partir da CF/88 e Lei Agrária: Pequena, Média e Grande Propriedade. Propriedade Produtiva e Propriedade Improdutiva.

23ª e 24ª Aula

Dia 20/03

Formação Territorial: Origem e constituição da propriedade territorial no Brasil. Terras públicas e particulares.

O direito de propriedade nas Constituições. Limitações atuais. 25ª e 26ª

Aula Dia 24/03

Discriminação de terras. Procedimento Administrativo e Judicial.

Registro de Imóveis: Registro do Vigário ou Paroquial. Registro atual de imóveis rurais. Averbações.

27ª e 28ª Aula

Dia 27/03

Registro Torrens. Finalidade. Procedimento.

29ª e 30ª Aula

Dia 31/03

Cadastro Nacional de imóveis rurais. Aquisição de terras por estrangeiros.

31ª e 32ª Aula

Dia 07/04

Terras indígenas e de faixa de fronteira.

33ª e 34ª Aula Dia 10/04 Aplicação da avaliação- 2ª N1. 35ª e 36ª Aula Dia 14/04

Devolução das avaliações. Correção. Leitura da frequência.

37ª e 38ª Aula

Dia 17/04

Posse e Usucapião: Posse civil e posse agrária. Conceitos e distinções.

39ª e 40ª Aula

Dia 24/04

Usucapião: Conceito. Modalidades. Distinções. Usucapião agrária. Requisitos específicos.

41ª e 42ª Aula

Dia 28/04

Reforma e Política Agrária: A luta pela reforma agrária no Brasil. Os Planos Nacionais de Reforma: metas e possibilidades. Conceito de reforma agrária. Beneficiários da Reforma Agrária.

43ª e 44ª Aula

Dia 05/05

A importância econômica e social da reforma agrária na atualidade. Conceito de política agrária e política agrícola. Objetivos e instrumentos.

45ª e 46ª Aula

Dia

Instrumentos de distribuição de terras: Desapropriação. Conceito. Modalidades e Distinções. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária: Objeto.

(6)

08/05 47ª e 48ª

Aula Dia 12/05

Procedimento administrativo e procedimento Judicial da desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária.

49ª e 50ª Aula

Dia 15/05

Aquisição de terras pelo Decreto 433. Crédito Fundiário (Banco da Terra). Colonização.

51ª e 52ª Aula Dia 19/05 Aplicação da avaliação- 1ª N2. 53ª e 54ª Aula Dia 22/05

Devolução das avaliações. Correção. Leitura da frequência.

55ª e 56ª Aula

Dia 26/05

Política Agrícola: Conceito e histórico. Pressupostos, objetivos e instrumentos. Crédito Rural: noções gerais e modalidades. Cooperativismo e associativismo.

57ª e 58ª Aula

Dia 29/05

Colonização. Finalidade. Importância histórica e atual. Tributação da Terra (ITR): finalidade e critérios.

59ª e 60ª Aula

Dia 02/06

Contratos Agrários: Conceito e histórico. Características. Modalidades: Nominados-Arrendamento e Parceria. Inominados. Princípios específicos. Enfraquecimento do princípio da liberdade contratual. Elementos obrigatórios. Diferenças entre arrendamento e parceria. 61ª e 62ª Aula Dia 09/06

Arrendamento Rural: Cláusulas obrigatórias. Prazos mínimos. Valor. Arrendamento total e arrendamento parcial.

63ª e 64ª Aula

Dia 12/06

Parceria Rural: Conceito. Tipos. Objetivo. Cláusulas obrigatórias. Limites na partilha dos resultados.

65ª e 66ª Aula

Dia 16/06

Prorrogação e renovação dos contratos agrários e direito de preferência. Alienação do imóvel e direito preferência. Extinção dos Contratos agrários: causas e consequências. Direito de retenção por benfeitorias. Considerações finais

67ª e 68ª Aula Dia 19/06 Aplicação da avaliação- 2ª N2. 71ª e 72ª Aula Dia 26/06 Encerramento do semestre. MATERIAL DE APOIO: Sites: www.incra.gov.br www.mst.org.br www.webrural.com.br

Artigos: “A efetividade dos princípios constitucionais agrários por meio do exercício do direito de acesso à justiça: um retrato da atual estrutura judiciária agrária”.

(7)

Livros: 1.LIMA, Getúlio Targino. A posse agrária sobre bem imóvel. São Paulo: Editora Saraiva. 2.STROZAKE, Juvelino José – A questão agrária e a Justiça. São Paulo: Ed. RT.

3.VARELA, Marcelo Dias. Introdução ao Direito à Reforma Agrária. Leme: Editora de Direito.

4.Legislação Agrária Brasileira – Estatuto da Terra. - Coleção Saraiva.

Legislação: Lei nº 8.171/91; Lei nº 8.257/91; Lei nº 8.629/93; Lei Complementar nº 76/93; Lei nº 9.393/96; Lei Complementar nº 93/98.

Referências

Documentos relacionados

E não esquecendo que cada individuo atribui um diferente significado face ao trabalho, o valor que cada individuo procura e atribui ao trabalho de acordo com Levy-Leboyer

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

A cirurgia, como etapa mais drástica do tratamento, é indicada quando medidas não invasivas como dietas restritivas e a prática regular de exercícios físicos

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

A través de esta encuesta fue posible comprender el desconocimiento que existe sobre este tema y lo necesario que es adquirir información para poder aplicarla y conseguir

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete