• Nenhum resultado encontrado

Acervo Biblioteca Juvenil Rio de Janeiro ACERVO BIBLIOTECA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acervo Biblioteca Juvenil Rio de Janeiro ACERVO BIBLIOTECA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Acervo – Biblioteca Juvenil

ACERVO BIBLIOTECA

(2)

O MORRO E O ASFALTO NO RIO DE NOEL ROSA

Autor: Joao Máximo Editora: Aprazível Edições

O apogeu da criatividade brasileira: a década de 1930 vivida pelas ruas do Rio de Janeiro, unindo o samba dos morros aos cafés da cidade. Uma homenagem ao centenário ao autor Conversa de Botequim e outros notáveis sucessos musicais em 180 fotografias, a maioria inédita, textos de João Máximo e um CD com 14 músicas interpretadas pelo próprio Noel Rosa, Mário Reis e Aracy de Almeida.

MARÉ: VIDA NA FAVELA

Autor: Dráuzio Varella Editora: Casa da Palavra

Um panorama espacial e imaginário do maior complexo de favelas do Rio de Janeiro. No livro são abordadas questões como a passagem da infância para a adolescência, o convívio com o tráfico de armas e drogas, as transformações urbanísticas ocorridas nas comunidades e as expectativas de seus habitantes.

(3)

Neste volume o charme cosmopolita e o deslumbramento com a paisagem do Rio de Janeiro dos anos 40 e 50, anos dourados da então capital da República, são retratados por sete grandes poetas do Modernismo Brasileiro e ilustrados com fotos de Milan. O olhar modernista traz poemas de Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Oswald de Andrade e Vinícius de Moraes. O Guia está dividido em três partes: "Encantamento com a paisagem", "Pelas ruas da cidade" e "Vida de carioca". QUANDO O BRASIL ERA MODERNO;

GUIA POÉTICO DO RIO DE JANEIRO

Organizadora: Heloísa Buarque de Holanda Editora: Aeroplano

A orla carioca, um dos principais símbolos do Brasil, com sua particular história e cultura, é retratada nesta publicação singular, através de extensa investigação documental e iconográfica. De maneira nunca antes levada a público, reúne, em meio a um apurado texto, cerca de 200 imagens, muitas absolutamente inéditas, tornando-a uma obra de referência sobre esta faixa litorânea que faz da cidade do Rio de Janeiro uma das mais belas do mundo. ORLA CARIOCA: HISTÓRIA E CULTURA

Autor: Claudia Braga Gaspar Editora: Metalivros

(4)

Andar hoje em dia pelas ruas do século passado do Rio de Janeiro, tendo como guia o escritor Machado de Assis. É essa a viagem que proporciona o livro Rio de Assis - imagens machadianas do Rio de Janeiro. A autora é a designer Aline Carrer, que realiza um passeio gráfico e fotográfico por bairros cariocas orientando-se pelos textos de Machado.

RIO DE ASSIS: IMAGENS MACHADINIANAS DO RIO DE JANEIRO

Autor: Aline Carrer Editora: Casa da Palavra

A bela edição traz o relato do pintor parisiense Eduard Manet aos dezessete anos, quando tenta ingressar na carreira náutica e embarca em um navio- escola francês em 1948. Além das impressões da viagem para o Brasil, expressas por meio de cartas enviadas à família, o jovem fala sobre suas impressões do Rio de Janeiro. Traz ilustrações de diversos pintores, além do próprio Manet, tais como Debret, Ribeyrolles e Briggs

VIAGEM AO RIO - CARTAS DA JUVENTUDE 1848-1849

Autor: Edouard Manet Editora: Jose Olympio

(5)

Este terceiro volume de nossa crônica fotográfica do Rio de Janeiro cobre os anos 1930 a 1960 e completa, num conjunto de aproximadamente oitocentas imagens, um período de 120 anos em que a cidade viveu intensas transformações.

RIO DE JANEIRO 1930-1960: UMA CRÔNICA FOTOGRÁFICA

Autor: George Ermakoff Editora: G. Ermakoff

'Rio bossa nova' é um mapa completo do melhor do Rio feito por quem mais entende do riscado. Depois de 'Chega de saudade', 'A onda que se ergueu no mar' e 'Ela é carioca', o escritor Ruy Castro mostra em 'Rio bossa nova' onde ver, ouvir, curtir e relembrar o mais importante e duradouro movimento cultural gerado no Rio de Janeiro. Um guia visual e afetivo para o leitor se deliciar com texto e imagens, passeando pela cidade sem sair de casa.

RIO BOSSA NOVA: UM ROTEIRO LÍTERO-MUSICAL

Autor: Ruy Castro Editora: Casa da Palavra

(6)

RIO 40 GRAUS: BELEZA E CAOS

Autor: Vários Editora: Quartet

Primeiro volume da Coleção Olhares Cariocas sobre o Rio de Janeiro, reúne artigos de alguns dos mais influentes intelectuais, artistas e cidadãos cariocas, que falam, com palavras e imagens, o que pensam da "cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos", em contribuições individuais e um caloroso debate.

O desenhista, Géza Heller, documenta através de ´instantâneos´ minuciosos o ritmo vertiginoso das transformações da cidade. O pintor, Bruno Lechowski, procura captar a infinita variedade de impressões que a natureza local produz a cada inflexão da luz, do vento...O fotógrafo, Peter Fuss, com seus românticos e extraordinários panoramas nos confirma que a paisagem por ele exaltada realmente não tem rival em todo o mundo

.

Rio Capital da Beleza

Autor: Heller, Lechowsk, Fuss Editora: Casa da Palavra

(7)

Em obra de original inspiração, Bia Hetzel procura levar os leitores a imaginar os longínquos primórdios da formação geológica dessa área de privilegiada beleza, à qual se deu o nome de Guanabara, e as sucessivas alterações profundas por que passou nos últimos séculos para atender aos desígnios humanos, com lamentável frequência pouco sensatos e imprevidentes.

Baía de Guanabara

Autor: Bia Hetzel Editora: Manati

Este livro, belamente ilustrado, é fruto de ampla pesquisa de vários anos da dupla de historiadores Claudia Braga Gaspar e Carlos Eduardo de Almeida Barata. “De Engenho a Jardim” apresenta a história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde a origem de suas terras quando Engenho Real no século XVI, passando pelo período de desapropriação e transformação em fábrica de pólvora, Real Horto, e Jardim Botânico, até os nossos dias, quando se consagra como um dos maiores tesouros do nosso país.

De Engenho a Jardim - Memórias Históricas do Jardim Botânico

Autor: Claudia Braga Gaspar Editora: Capivara

(8)

CARNAVAL NO FOGO - CRÔNICA DE UMA CIDADE EXITANTE DEMAIS

Autor: Ruy Castro

Editora: Companhia das Letras

"Carnaval no Fogo" é uma apaixonada crônica de Ruy Castro sobre o Rio de Janeiro. Retrata a cidade como um palco de perigos e prazeres - desde 1502, quando Américo Vespúcio lhe deu o nome que a consagrou internacionalmente. O autor faz um misto de narrativa, ensaio, história e conversa fiada sobre uma cidade com excitante vocação para o épico - e uma vocação ainda maior para transformar o épico em samba. O livro integra a coleção O Escritor e a Cidade, que tem obras sobre Florença, Sydney e Paris.

DO RIO DE JANEIRO E SEUS PERSONAGENS: CRÔNICAS PARA JOVENS

Autor: Clarice Lispector

Editora: Rocco Jovens Leitores

Nessa coletânea de crônicas – terceira de uma coleção que reúne textos de Clarice selecionados por temas, com o objetivo de apresentar a faceta cronista de umas das maiores escritoras brasileiras às novas gerações –, o leitor conhecerá tanto o Rio pessoal e secreto da autora quanto o coletivo, numa mescla hábil do espírito carioca com seu modo único de ver o mundo.

(9)

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos lançaram a 4a. edição do livro de Maurício de A. Abreu: "EVOLUÇÃO URBANA do Rio de Janeiro". A reedição desse livro - considerado um clássico para os interessados nos estudos da evolução urbana do Rio de Janeiro é indicado em todas as faculdades de arquitetura. A EVOLUÇÃO URBANA DO RIO DE JANEIRO

Autor: Mauricio de Almeida Abreu Editora: Instituto Pereira Passos

HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA ARTE

Autor: Luciana Sandroni Editora: Pinakotheke

"

Neste livro vocês conhecerão a história da cidade do Rio de Janeiro através de pinturas, gravuras, desenhos e fotografias de grandes artistas."

(10)

Os índios Tamoio eram os primeiros habitantes da cidade do Rio de Janeiro, local paradisíaco cercado de praias, morros e de mata atlântica. Quando os portugueses chegaram, tiveram de brigar com os franceses que queriam ficar por lá. Mas a cidade estava destinada a ser uma das mais importantes capitais do Brasil.

RIO DE JANEIRO, A CIDADE MARAVILHOSA

Autor: Marcia Noemia Guimaraes Editora: Cortez

Jovens cariocas de todos os tempos, de diferentes origens e culturas, se encontram nestas aventuras para contar a emocionante história do Rio de Janeiro. São cinco séculos nos quais se cruzam fatos reais e imaginados, personagens que existiram e inventados, numa narrativa envolvente que apresenta os mais importantes eventos dessa trajetória. A partir desse encontro entre realidade e fantasia, descobrimos a evolução da cidade, as mudanças de sua geografia, os hábitos de diversas épocas e, por fim, o que a cidade e seus moradores são hoje.

AVENTURAS CARIOCAS

Autor: Eliane Canedo de Freitas Pinheiro Editora: Casa da Palavra

(11)

A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO

Autor: Armelle Enders Editora: Gryphus

PEDRAS PORTUGUESAS

Autor: Daniela Name | Bruno Veiga Editora: Reptil Editora

Jardim de pedra, sim. E jardim zen, jardim gráfico, jardim-dança, jardim--bossa. O ensaio que Bruno Veiga realizou para este livro parte de uma longa pesquisa que já dura anos e oferece aos nossos olhos a visão pouco comum da obra de Burle Marx. As calçadas e canteiros da orla de Copacabana observados de cima, como se fôssemos gaivotas privilegiadas saídas do mar para o que está depois da areia. Sobrevoamos o grafismo feito majoritariamente em preto e branco, com alguns canteiros-coágulos em um vermelho terroso, que invade com seu calor a gangorra de opostos entre os outros dois tons.

A capa da nova edição, estampada com fotografia de Marc Ferrez, é o ponto de partida para um mergulho em mais de quatro séculos de história. Esmiuçando cada detalhe do processo de criação do Rio de Janeiro, desde a sua fundação até os dias de hoje, a autora revela aos leitores a trajetória de uma cidade que foi coração do Brasil Imperial e tornou-se centro irradiador, decisivo para a política, a cultura, os hábitos, para a história do Brasil.

(12)

O romance baseia-se em parte da documentação de um caso real – o primeiro registro formal de um assassinato no Rio de Janeiro, de 1567, crime passional, história de adultério, que enredou, entre acusados e testemunhas, espantosos 15% da população [que não passava de 400] da cidade então – para tecer uma deliciosa trama policial, em que os mitos fundadores do Brasil, sobretudo os indígenas, associados à própria tradição do gênero literário policial, serão fundamentais para a solução do caso.

A primeira história do mundo é, sem dúvida, o mais popular dos livros do autor.

A PRIMEIRA HISTÓRIA DO MUNDO

Autor: Alberto Mussa Editora: Record

Zé Ninguém é um projeto do artista Alberto Serrano, conhecido pelo seu trabalho de street art como Tito na Rua. Desde 2008, Tito vem desenvolvendo a história de Zé Ninguém, um morador de rua, em grafites espalhadas por casas, comércios e escolas do Rio de Janeiro. Seu trabalho vem sendo lido, de modo não sequencial, por milhares de pessoas diariamente, alcançando reconhecimento internacional ao ser reunido em quadrinhos e considerado, pela revista Time Out, como uma das Top 5 Graphic Novels do Brasil.

ZÉ NINGUÉM

Autor: Tito na Rua

Referências

Documentos relacionados

Para verficar esses dados, propõe-se o cruzamento dos exemplares do Almanak Laemmert, dos anos de 1850 e 1870, — o qual possibilitou o le- vantamento do número de anunciantes

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Atendendo à presença dos efeitos ARCH nas séries das rendibilidades (tanto na amostra total como na subamostra), foram implementados modelos paramétricos da

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as