• Nenhum resultado encontrado

Autor Des c o n h e c i d o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autor Des c o n h e c i d o"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

O que nós somos hoje é o resultado

das decisões que tomamos nos

últimos 2-5 anos.

O que seremos dentro de 2-5 anos

será o resultado das decisões que

tomarmos hoje

.”

(3)

• A gr e g a r val o r par a os no s s o s cli e n t e s for n e c e n d o pr o d u t o s e ser v i ç o s alta m e n t e co m p e t i t i v o s no m e r c a d o rio-gra n d e n s e .

• Cri a r val o r par a o inv e s t i d o r pr o p o r c i o n a n d o ret o r n o su p e r i o r ao ca pi t a l apli c a d o .

• M o ti v a r no s s o s col a b o r a d o r e s e cri a r op o r t u n i d a d e s de de s e n v o l v i m e n t o pe s s o a l e pr ofi s s i o n a l .

• Vi s u a l i z a r os for n e c e d o r e s co m o par c e i r o s de ne g ó c i o s . • S er u m a e m p r e s a éti c a e so ci a l m e n t e res p o n s á v e l .

As no s s a s práti c a s de ge s t ã o est ã o liga d a s ao s co m p r o m i s s o s aci m a , for m a l i z a d o s no pl a n e j a m e n t o estr a t é g i c o e as si n a d o pel o co n s e l h o de ad m i n i s t r a ç ã o da El et r o m a x . O C ó d i g o de Éti c a El etr o m a x apr e s e n t a as co n d u t a s es p e r a d a s no ex e r c í c i o da s ativi d a d e s do s col a b o r a d o r e s de tod a s as uni d a d e s de ne g ó c i o s e ní v e i s hi er á r q u i c o s da El etr o m a x , incl ui n d o os ad m i n i s t r a d o r e s , os te m p o r á r i o s e ter c e i r o s .

As s i n a t u r a do s dire t o r e s

(4)

1. C u m p r i m e n t o de Lei s e R e g u l a m e n t o s . ...5 2. Info r m a ç ã o . ...5 3. P atri m ô n i o . ...5 4. C ol a b o r a d o r e s e A m b i e n t e de Tr a b a l h o . ...6 5. Fo r n e c e d o r e s e Pr e s t a d o r e s de Se r v i ç o ...9 6. Cli e n t e s ...10 7. C o m u n i d a d e . ...1 0 8. C o n c o r r e n t e s . ...10 9. Fi n a n ç a s e C o n t a b i l i d a d e . ...1 0 1 0. Ór g ã o s G o v e r n a m e n t a i s ...1 1 1 1 . E nti d a d e s de Cl a s s e ...1 1 1 2. M í d i a...1 1 Vi ol a ç ã o do C ó d i g o de Éti c a...1 2 N a dú v i d a , o qu e faz e r?...1 3

Ín di c e

(5)

1. Cumprimento de Leis e Regulamentos

`

Observamos a legislação vigente aplicável à nossa atividade, trabalhando para atendê-la em todos os locais onde atuamos e nas relações que mantemos com todas as partes interessadas. Para tanto, disponibilizamos recursos para que nossos colaboradores conheçam e cumpram tal legislação.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e co n h e c e r a legi sl a ç ã o apli c á v e l às su a s ati vi d a d e s , de v e n d o cu m p r i- las par a nã o prej u d i c a r os ne g ó c i o s da El et r o m a x .

• O col a b o r a d o r de v e as s e g u r a r qu e su a co n d u t a nã o po s s a ser inte r p r e t a d a co m o de s c u m p r i m e n t o da legi sl a ç ã o vig e n t e .

2. Informação

Respeitamos a confidencialidade e garantimos a integridade e disponibilidade das informações sob nossa responsabilidade, relacionadas aos nossos negócios e aos nossos colaboradores.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e m a n t e r e m sigil o as infor m a ç õ e s co n fi d e n c i a i s ou restri t a s qu e ve n h a a ter ac e s s o , ou qu e ve n h a m a lhe ser co n fi a d a s e m raz ã o de su a s res p o n s a b i l i d a d e s e fun ç õ e s , sej a m ela s pr o p r i e d a d e da El etr o m a x ou da s de m a i s part e s inter e s s a d a s , incl u s i v e da d o s pe s s o a i s de col a b o r a d o r e s .

• O col a b o r a d o r nã o de v e re p r o d u z i r ne m div u l g a r tais info r m a ç õ e s , sej a m el a s totai s ou par c i a i s, a pe s s o a s nã o aut o ri z a d a s , sal v o se aut o ri z a d o pel o pro p r i e t á r i o da info r m a ç ã o , ou exi gi d o por lei ou por de ci s ã o judi ci a l.

• O col a b o r a d o r nã o de v e utili z a r tais info r m a ç õ e s par a obt e n ç ã o de va n t a g e n s pró p r i a s ou par a terc e i r o s .

• O col a b o r a d o r so m e n t e de v e dis p o n i b i l i z a r infor m a ç õ e s soli cit a d a s por part e s inte r e s s a d a s , qu a n d o tive r aut o r i d a d e ou rec e b i d o aut o ri z a ç ã o su p e r i o r par a tant o.

• O col a b o r a d o r de v e dis p o n i b i l i z a r info r m a ç õ e s aut o r i z a d a s de for m a co m p l e t a , pre c i s a , clar a e op o r t u n a .

3. Patrimônio

Utilizamos nosso patrimônio de forma responsável e eficiente, focada nos objetivos da empresa e de forma a garantir a sua preservação.

(6)

• O col a b o r a d o r te m a res p o n s a b i l i d a d e de zel a r pel o bo o m us o e co n s e r v a ç ã o do patri m ô n i o da El etr o m a x par a qu e nã o oc o r r a m per d a s , da n o s ou de s p e r d í c i o s .

• O col a b o r a d o r de v e res p e i t a r a pro p r i e d a d e intel e c t u a l da El et r o m a x e de outr a s part e s inter e s s a d a s qu e est e j a m pro t e g i d a s ou nã o por direit o s aut o r a i s, pat e n t e s ou m a r c a s re gi s t r a d a s , tais co m o : de s e n h o s , proj e t o s , pla n i l h a s de cál c u l o s , gr a v a ç õ e s , C D s , D V D s , etc.

• O col a b o r a d o r nã o de v e utili z a r o patri m ô n i o da El etr o m a x par a fins parti c u l a r e s ou e m be n e f í c i o s de ter c e i r o s .

• O col a b o r a d o r de v e co m u n i c a r qu ai s q u e r ca s o s de furt o, ro u b o , fra u d e ou retir a d a nã o aut o ri z a d a de patri m ô n i o El etr o m a x .

4. Colaboradores e Ambiente de Trabalho

Valorizamos os colaboradores através da gestão participativa, criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, capacitação, reconhecimento do bom desempenho, remuneração e benefícios. Investimos permanentemente em ambientes de trabalho seguros, saudáveis e de relacionamento interno respeitoso, cuja preservação depende de nossa conduta.

4.1. Desempenho, Educação e Treinamento

Garantimos que os investimentos em capacitação sejam feitos de forma justa e estrategicamente eficaz através da avaliação das competências essenciais e gerenciais de nossos colaboradores.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r te m direit o de sa b e r co m o est á o se u de s e m p e n h o . C a b e r á ao su p e r i o r im e d i a t o av a li á- lo, ori e n t á- lo indi vi d u a l m e n t e e for n e c e r- lhe info r m a ç õ e s qu e fav o r e ç a m o se u de s e n v o l v i m e n t o pe s s o a l e profi s s i o n a l .

• O col a b o r a d o r de v e co n h e c e r su a s res p o n s a b i l i d a d e s , se n d o co n s i d e r a d a atri b u i ç ã o da El et r o m a x e do col a b o r a d o r a aq u i s i ç ã o de co n h e c i m e n t o s , ha bi li d a d e s e atitu d e s ne c e s s á r i a s ao bo m de s e m p e n h o de su a fun ç ã o .

• G e r e n t e s e dire t o r e s de v e m to m a r de c i s õ e s de rec r u t a m e n t o inter n o de for m a im p a r c i a l, livr e de fav o r e c i m e n t o s e ba s e a d a e m crité ri o s téc n i c o s .

4.2. Discriminação no Ambiente de Trabalho

Valorizamos a diversidade entre nossos colaboradores, não admitindo discriminação ou preconceito de qualquer natureza, seja ela de raça, religião, faixa etária, sexo, convicção política, estado civil, orientação sexual e condição física.

(7)

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e rel a c i o n a r- se de n t r o do m ai s ele v a d o pa d r ã o de res p e i t o hu m a n o e pr ofi s s i o n a l , ind e p e n d e n t e m e n t e do car g o qu e oc u p a , da fun ç ã o qu e de s e m p e n h a e do te m p o da e m p r e s a .

• N o s pro c e s s o s de recr u t a m e n t o , sel e ç ã o e pr o m o ç ã o , os ca n d i d a t o s de v e m ser av al i a d o s co n s i d e r a n d o ap e n a s su a s co n d i ç õ e s par a ate n d e r e m e se ad e q u a r e m ao s req u i s i t o s do car g o .

4.3. Violência

Não admitimos manifestação de violência sob qualquer forma, tanto nos ambientes de trabalho, quanto nos de lazer, de convívio social e nas demais atividades oferecidas pela Eletromax.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r nã o de v e agr e d i r fisi c a m e n t e se u s col e g a s de tra b a l h o , ne m pro v o c a r qu a l q u e r situ a ç ã o qu e po s s a lev a r a u m co n f r o n t o físi c o.

• O col a b o r a d o r nã o de v e ingr e s s a r , ne m port a r ar m a s de qu al q u e r es p é c i e , na s de p e n d ê n c i a s da El et r o m a x , sal v o se ex p r e s s a m e n t e aut o ri z a d o pel a ad m i n i s t r a ç ã o .

4.4. Parentesco

Não permitimos a admissão de parentes consangüíneos e afins em 1º e 2º graus, como por exemplo, pai, filho, irmão, tio, sobrinho, cunhados e adotados, para trabalho em subordinação direta.

4.5. Assédio Moral ou Sexual

Não admitimos quaisquer formas de assédio moral ou sexual, tais como insinuações, piadas, propostas ou atos físicos ofensivos, pressão sutil ou explícita para obtenção de favores, ameaças, intimidações, provocações e submissão de indivíduos ou à exclusão injustificada.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r nã o de v e utili z a r- se do se u car g o , fun ç ã o , po si ç ã o ou infl u ê n c i a par a as s e d i a r outr o s col a b o r a d o r e s , obt e r facili d a d e s ou qu a l q u e r outr a for m a de fav o r e c i m e n t o par a si ou outr a s pe s s o a s .

• O col a b o r a d o r , no ex e r c í c i o de su a s ati vi d a d e s , de v e trat a r tod o s res p e i t o s a m e n t e , nã o agi n d o de for m a qu e po s s a co n s t r a n g ê- los.

• G e r e n t e s e dire t o r e s de v e m est a r ate n t o s par a coi bi r qu ai s q u e r situ a ç õ e s de co n s t r a n g i m e n t o m o r a l ou se x u a l en v o l v e n d o se u s col a b o r a d o r e s .

(8)

4.6. Uso de Álcool e Drogas

Coibimos o porte e uso de álcool e de drogas ilegais, pois prejudicam a saúde do colaborador e sua capacidade laboral, colocando em risco a segurança do seu ambiente de trabalho e comprometendo os resultados da empresa.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r nã o de v e distri b u i r, port a r ou co n s u m i r be b i d a alc o ó l i c a , ne m qu al q u e r su b s t â n c i a co n s i d e r a d a dro g a ileg a l na s de p e n d ê n c i a s da e m p r e s a , dur a n t e o per í o d o qu e esti v e r a ser vi ç o de s t a ou de m a n e i r a qu e ve n h a a co m p r o m e t e r su a co n d u t a e de s e m p e n h o profi s s i o n a l .

• O col a b o r a d o r cuj a co n d u t a ou de s e m p e n h o apr e s e n t e- se alter a d o pel o us o de dro g a s ou álc o o l ser á proi b i d o de entr a r na s de p e n d ê n c i a s da El et r o m a x .

• O col a b o r a d o r nã o de v e fu m a r no s a m b i e n t e s de tra b a l h o . O fu m o só é per m i t i d o e m a m b i e n t e ab e r t o .

4.7. Conflito de Interesses

Destacamos a prioridade que deve ser dada pelo colaborador ao cumprimento de suas responsabilidades com a Eletromax, não deixando que a participação em quaisquer atividades externas à empresa conflite com o bom desempenho as suas funções.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r nã o de v e ex e r c e r ativi d a d e s ext e r n a s , re m u n e r a d a s ou nã o, qu e ve n h a m a co n c o r r e r co m os inter e s s e s da El et r o m a x ou ca u s a r de s g a s t e físi c o ou e m o c i o n a l qu e prej u d i q u e m su a co n d u t a ou de s e m p e n h o pro fi s s i o n a l .

• O col a b o r a d o r nã o de v e co m e r c i a l i z a r pr o d u t o s ou ser vi ç o s na s de p e n d ê n c i a s da e m p r e s a , de n t r o ou for a do se u hor á r i o de ex p e d i e n t e .

4.8. Exploração do Trabalho Adulto ou Infantil

Não adotamos, nem aprovamos a prática de trabalho forçado ou infantil, sob quaisquer circunstâncias, nem mantemos relacionamento com fornecedores que desrespeitem esta conduta.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e rel at a r ao s su p e r i o r e s a exi s t ê n c i a de práti c a de tra b a l h o for ç a d o ou infa n ti l de for n e c e d o r e s ou pre s t a d o r e s de ser vi ç o .

(9)

Respeitamos a liberdade de nossos colaboradores de participar do processo político-partidário, no exercício de sua cidadania, bem como participamos deste processo de acordo com a legislação vigente e conforme definido pelo nosso Conselho de Administração.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• Q u a l q u e r inici a ti v a polí ti c o- parti d á r i a de v e ac o n t e c e r for a do ex p e d i e n t e de tra b a l h o do col a b o r a d o r , se m utili z a r os rec u r s o s , de p e n d ê n c i a s ou o no m e da El etr o m a x .

5. Fornecedores e Prestadores de Serviço

Consideramos os nossos fornecedores e prestadores de serviço como parceiros de negócios para a busca de desenvolvimento sustentável, tratando-os de forma igualitária, livre de favorecimenttratando-os indevidtratando-os e respeitando tratando-os princípios da livre concorrência.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e sel e c i o n a r for n e c e d o r e s e pre s t a d o r e s de ser vi ç o co m ba s e úni c a e m crité ri o s téc n i c o s e co m e r c i a i s qu e oti m i z e m a rel a ç ã o cu s t o x be n e f í c i o e na su a po s t u r a étic a e de res p o n s a b i l i d a d e so ci a l.

• O col a b o r a d o r nã o de v e ac ei t a r qu a i s q u e r pre s e n t e s ou be n e f í c i o s – incl u s i v e gratifi c a ç õ e s fina n c e i r a s – qu e nã o sej a m na for m a de bri n d e s cor p o r a t i v o s , tais co m o ca n e t a s , ag e n d a s , bl o c o s , etc.

• O col a b o r a d o r nã o de v e soli ci t a r qu ai s q u e r pre s e n t e s ou be n e f í c i o s de for n e c e d o r e s ou pr e s t a d o r e s de ser v i ç o .

• O col a b o r a d o r de v e ab s t e r- se da parti ci p a ç ã o e m ne g o c i a ç õ e s téc n i c a s e co m e r c i a i s co m for n e c e d o r e s ou pre s t a d o r e s de ser vi ç o on d e tra b a l h a par e n t e se u e m 1º ou 2º gra u, qu e ten h a infl u ê n c i a dir et a na s ne g o c i a ç õ e s .

6. Clientes

Agregamos valor aos nossos clientes através do fornecimento de produtos e serviços altamente competitivos no mercado rio-grandense.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e trat a r os clie n t e s de for m a igu a li t á r i a, co m res p e i t o , ate n ç ã o , pr ó- ativi d a d e e agili d a d e no ate n d i m e n t o de su a s ne c e s s i d a d e s .

(10)

Consideramos em nossas decisões a análise dos impactos potenciais na vida da comunidade, visando o desenvolvimento sustentável.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r é inc e n t i v a d o a parti ci p a r da vid a co m u n i t á r i a atr a v é s do vol u n t a r i a d o , incl u s i v e na ge s t ã o ati v a de enti d a d e s se m fins lucr a ti v o s de for m a a co n t ri b u i r par a o se u de s e n v o l v i m e n t o .

• O col a b o r a d o r de v e est a r cie n t e do s im p a c t o s a m b i e n t a i s pot e n c i a i s de c o r r e n t e s da re ali z a ç ã o de su a s tar ef a s e agir de ac o r d o co m os pro c e d i m e n t o s est a b e l e c i d o s pel a El etr o m a x , vis a n d o se m p r e a mi ni m i z a ç ã o de s t e s im p a c t o s so b r e o m e i o a m b i e n t e .

8. Concorrentes

Acreditamos na concorrência livre, leal e justa como base para um ambiente competitivo que privilegie o atendimento das necessidades dos clientes.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e res p e i t a r a co n c o r r ê n c i a , nã o a de n e g r i n d o pel o us o de info r m a ç õ e s fal s a s , en g a n o s a s ou, de outr a for m a , ileg a i s.

9. Finanças e Contabilidade

Aperfeiçoamos, constantemente, as nossas práticas financeiras e de contabilidade, operando de forma transparente, fidedigna e igualitária, no relacionamento com as partes interessadas, respeitando-se as disposições legais.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e regi s t r a r tod a s as tra n s a ç õ e s fina n c e i r a s de for m a qu e el a reflit a a reali d a d e da s op e r a ç õ e s .

10.

Órgãos Governamentais

Relacionamo-nos com os órgãos governamentais respeitando as boas práticas da Ética.

(11)

• O col a b o r a d o r de v e m a n t e r u m bo m rel a c i o n a m e n t o co m os ór g ã o s go v e r n a m e n t a i s co m os qu ai s se rel a c i o n a e m fun ç ã o da s ativi d a d e s , se n d o co o p e r a t i v o , no s ter m o s da legi sl a ç ã o vig e n t e , co n s i d e r a n d o se m p r e os inte r e s s e s legí ti m o s da e m p r e s a .

11.

Entidades de Classe

Mantemos relacionamento com as entidades representativas de classe com o objetivo de propiciar um debate saudável sobre todas as questões que possam, de forma direta ou indireta, afetar os interesses da Eletromax.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r po d e prati c a r de enti d a d e s de cla s s e , tai s co m o câ m a r a s de co m é r c i o , sin di c a t o s , enti d a d e s pr ofi s s i o n a i s e set o r i a i s, de v e n d o par a iss o obt e r aut o ri z a ç ã o pr é v i a da El et r o m a x qu a n d o rep r e s e n t a r a e m p r e s a .

12.

Mídia

Conduzimos a comunicação com todas as partes interessadas, através da mídia, de forma verídica, clara e direta.

C O N D U T A E S P E R A D A D O C O L A B O R A D O R :

• O col a b o r a d o r de v e en c a m i n h a s ao M a r k e t i n g da El etr o m a x tod a s as soli ci t a ç õ e s rec e b i d a s de qu ai s q u e r veí c u l o s de co m u n i c a ç ã o par a entr e v i s t a s ou outr a s infor m a ç õ e s ref e r e n t e s à e m p r e s a .

(12)

As co n d u t a s de s c r i t a s ne s t e C ó d i g o de v e m ser prati c a d a s por tod o s os col a b o r a d o r e s dur a n t e o de s e m p e n h o de su a s fun ç õ e s , se n d o qu e a El etr o m a x se co m p r o m e t e a ofer e c e r as co n d i ç õ e s ne c e s s á r i a s par a qu e isto ac o n t e ç a . Q u a l q u e r col a b o r a d o r qu e dei x e de ob e d e c e r ao C ó d i g o ou qu e ret e n h a info r m a ç õ e s dur a n t e o cur s o de u m a inv e s t i g a ç ã o é pa s s í v e l de m e d i d a s dis ci p l i n a r e s .

O col a b o r a d o r qu e ob s e r v a r ou to m a r co n h e c i m e n t o de viol a ç õ e s de s t e C ó d i g o ou tiver dú vi d a s qu a n t o ao se u sig ni fi c a d o , inte n ç ã o ou apli c a ç ã o , de v e ex p o r tais situ a ç õ e s ou sa n a r su a s dú vi d a s pro n t a m e n t e .

Q u a l q u e r viol a ç ã o do C ó d i g o de qu e vo c ê te n h a

C o n h e c i m e n t o de v e ser rel a t a d a im e d i a t a m e n t e

P o r u m do s m e i o s dis p o n í v e i s .

N ã o sej a co n i v e n t e!

Ist o po d e r á ser feit o da se g u i n t e m a n e i r a :

• C o m u n i c a n d o se u su p e r i o r im e d i a t o (Gere n t e ou dire t o r)

As info r m a ç õ e s for n e c i d a s ser ã o m a n t i d a s e m sigil o, ex c e t o na s situ a ç õ e s e m qu e a El etr o m a x ten h a obri g a ç ã o leg a l de info r m a r ao s órg ã o s e aut o ri d a d e s go v e r n a m e n t a i s .

N ã o ser ã o tol er a d a s pel a El et r o m a x qu ai s q u e r ret ali a ç õ e s , ne m re p r e s á l i a s co n t r a qu a l q u e r col a b o r a d o r qu e, de bo a fé, rep o r t e viol a ç õ e s ou su s p e i t a s de viol a ç ã o de s t e có di g o .

(13)

H a v e r á situ a ç õ e s no dia- a-dia nã o trat a d a s pel a s co n d u t a s es p e r a d a s do col a b o r a d o r , de s c r i t a s ne s t e C ó d i g o , qu e ger a r ã o dú v i d a s qu a n t o ao qu e de v e ser feit o. M ui t a s ve z e s , ne s t e s ca s o s , vo c ê po d e r á ter ou vi d o , lido ou até m e s m o est a r pe n s a n d o da se g u i n t e for m a :

• S ó de s t a ve z...

• Ni n g u é m vai ficar sa b e n d o . .. • To d o m u n d o faz isto... • D á pra es c o n d e r ...

• Est a co n v e r s a nu n c a exi sti u...

• Ist o nã o est á par e c e n d o u m a re u n i ã o ...

N e s t a s situ a ç õ e s , par a ori e n t á- lo, rel ei a o pri m e i r o par á g r a f o do ite m perti n e n t e de C ó d i g o e verifi q u e se há al g u m co n fli t o. Se ne c e s s á r i o , res p o n d a as se g u i n t e s per g u n t a s :

• É leg a l o qu e se est á pe n s a n d o e m faz e r? • É im p a r c i a l e ho n e s t a est a atitu d e ?

• Est a aç ã o ser á qu e s t i o n a d a de p o i s de u m te m p o ? • C o m o eu vo u m e se n ti r de p o i s ?

• C o m o ficari a isto na pri m e i r a pá g i n a do s jor n a i s ? • O qu e eu ac o n s e l h a r i a qu e m e u s filh o s fize s s e m ?

• C o m o eu m e se n ti ri a se fa m í l i a, a m i g o s e vizi n h o s so u b e s s e m ?

N ã o de v e m o s no s o m i ti r qu a n d o no s de p a r a m o s co m est a s situ a ç õ e s de dú v i d a . R e s p o n d e r a est a s per g u n t a s aju d a r á na es c o l h a da m el h o r co n d u t a ne s t e s ca s o s ou a rec o n h e c e r qu e há u m a viol a ç ã o do C ó d i g o , qu e pr e c i s a ser co m u n i c a d a .

Referências

Documentos relacionados

Aplicável a Disposição Especial A197 de IATA (para substâncias perigosas para o ambiente, que não cumpram os critérios para serem incluídos em outras classes): Estas

Porém, vale observar que ainda são necessários diversos estudos acer- ca desse grande potencial de ação dos canabinoides, de forma a aprofundar co- nhecimentos sobre

• Introduza o cabo elétrico na tomada de alimentação e ligue o aparelho pressionando a tecla ON/OFF (A), selecione em seguida, a função desejada e as outras definições de

A resposta para esse comando segue o mesmo formato da resposta ao comando get_input_status, sendo que difere apenas no nome de um dos campos que foi alterado de

• Checar quais elementos do segundo vetor s˜ao iguais a algum elemento do primeiro vetor.. • Se n˜ao houver elementos em comum, o programa deve

Marcos Justo Tramontini, em A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira (1824-1850), partiu da análise dos conflitos ocorridos

Resumo O estudo tem como objetivo aplicar da metodologia proposta por Box e Jenkins 1976 para prever ex-ante a arrecadação dos principais impostos – ICMS, IPI, IPTU, ISSQN, ITBI,

Relatório de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas da Câmara Municipal de Estremoz Identificação do Risco