• Nenhum resultado encontrado

FILMES VENCER NA VIDA PARA PAULO MIGUEL MARTINS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FILMES VENCER NA VIDA PARA PAULO MIGUEL MARTINS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PAULO MIGUEL MARTINS

FILMES

PARA

VENCER

NA

VIDA

ËËËËË

80

N O V O S

(2)

A presente edição segue a grafia do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Título: 80 novos filmes para vencer na vida Autor: Paulo Miguel Martins

Todos os direitos para a publicação desta obra em Portugal reservados por: Nexo Literário (NL)

(SmartBook, uma chancela da NL)

Av. dos Combatentes da Grande Guerra, n.º 1 C 2890 -015 Alcochete

Tel.: (+351) 212 343 221 geral@nexo.pt

www.nexo.pt

facebook.com/editorasmartbook

Revisão: Rita Almeida Simões

Pré -impressão: Tipografia Lousanense Lda. – Lousã Design de capa: JB Design/Ilídio J.B. Vasco

Impressão e acabamentos: Tipografia Lousanense Lda. – Lousã

1.ª Edição: Novembro de 2014 Depósito Legal: 382605/14 ISBN: 978 -989 -8529 -51 -0

É expressamente proibida a reprodução da presente obra, no todo ou em parte, sem autorização prévia da editora.

(3)

VII

AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos devidos são muitos. Em primeiro lugar, à editora Nexo Literário (detentora da chancela editorial Smart-Book), em especial ao Ricardo Brito e ao Pedro Vieira.

Em segundo lugar, agradeço ao Dr. João Cândido da Silva, pelos motivos que refiro na Introdução, e também à Dra. Lúcia Crespo, que me convidou a continuar a escrever no Jornal de

Ne-gócios, ao Dr. Raúl Diniz da AESE e à equipa da revista Recursos Humanos.

Em terceiro lugar, tenho de fazer uma menção especial à residência de estudantes Montes Claros, pois, desde 1997/1998, ano em que abriu as suas portas (e já lá vão 17 anos…), me dá a oportunidade de, uma vez por semana, escolher um filme, apresentá -lo e debatê -lo depois com quem «aguenta» até ao fim. O mais interessante são essas trocas de impressões, por vezes acesas discussões, que constituem sempre momentos inspiradores.

Há muitas outras pessoas a quem não deixarei de agradecer, pessoal e individualmente, pois foi uma indicação delas, um seu comentário ou simples sugestão que me fez descobrir um filme que, qual joia preciosa, só se revela a quem sabe procurar…

(4)
(5)

IX

ÍNDICE GERAL

Introdução

... XIII

Notas pessoais

... XVII

0 -9

... 1 00:30 – A Hora Negra ... 2 72 Horas ... 4

A

... 7 A Árvore da Vida ... 8 A Conspiradora ... 10 A Estrada ... 12 A Invenção de Hugo ... 14 A Organização ... 16 A Origem ... 18

À Procura de Ricardo III ... 20

A Rede Social ... 22 A Turma ... 24 Amazing Grace ... 26 Argo ... 28 As Flores da Guerra ... 30 As Neves do Kilimanjaro ... 32

(6)

X

As Serviçais ... 34

As Voltas da Vida ... 36

Assalto ao Metro 123 ... 38

B -E

... 41

Bem -vindo ao Norte ... 42

Boa Noite e Boa Sorte ... 44

Caminho para a Glória... 46

Comprámos Um Zoo ... 48

Contágio ... 50

Despojos de Inverno ... 52

Django Libertado ... 54

Dos Homens e dos Deuses ... 56

Encontrarás Dragões ... 58

Extremamente Alto, incrivelmente Perto ... 60

F -J

... 63

F.I.S.T. ... 64

Frost -Nixon ... 66

Gran Torino ... 68

Green Zone: Combate pela Verdade ... 70

Henrique V ... 72

Hereafter – Outra Vida ... 74

Hitchcock ... 76

Homens de Negócios... 78

Imparável ... 80

Indomável... 82

Inside Job – A Verdade da Crise ... 84

Invictus ... 86

(7)

XI

L -N

... 91

Le Havre ... 92

Maldito United ... 94

Matrix ... 96

Meia -Noite em Paris ... 98

Missão Impossível: Operação Fantasma ... 100

Moneyball – Jogada de Risco ... 102

Mystic River ... 104

Não ... 106

Nenhum a Menos ... 108

No Mesmo Tom ... 110

Nos Idos de Março ... 112

Num Mundo Melhor ... 114

O

... 117

O Artista ... 118

O Caso Farewell ... 120

O Cavaleiro das Trevas ... 122

O Concerto ... 124

O Delator! ... 126

O Deus da Carnificina ... 128

O Dia antes do Fim ... 130

O Discurso do Rei ... 132

O Impossível ... 134

O Legado de Bourne ... 136

O Meu Amigo Eric... 138

O Rapaz do Pijama às Riscas ... 140

O Visitante ... 142

Os Descendentes ... 144

(8)

XII

Q -Z

... 149

Quem Quer Ser Milionário ... 150

Sem Tempo ... 152 Terra Prometida ... 154 Toy Story 3 ... 156 Tropa de Elite ... 158 Tropa de Elite 2 ... 160 Um Sonho Possível ... 162 Uma Separação ... 164 Up – altamente ... 166 Valquíria ... 168

Wall Street: o dinheiro nunca dorme ... 170

Wall -e ... 172

Índices

... 175

Índice de realizadores -títulos ... 176

Índice de títulos -temas ... 180

(9)

XIII

INTRODUÇÃO

Este livro surge na sequência do anterior Ver, Aprender e

Vencer – 75 filmes, 75 lições de formação pessoal e profissional,

publicado em 2008 pela editora Media XXI. As críticas dos filmes, com indicação dos principais temas que se podiam analisar em cada um, foram e continuam a ser úteis para a formação das pes-soas. Foi com muito agrado que fui recebendo feedback positivo dos leitores.

Em fevereiro de 2009, entreguei um exemplar desse livro ao Dr. João Cândido da Silva, na altura subdiretor do Jornal de

Ne-gócios e atual editor do Observador. Nessa ocasião, apresentei -lhe

a proposta de escrever crónicas cinematográficas para o jornal, seguindo o mesmo estilo. Disse -me que ia pensar e, passado muito pouco tempo, telefonou -me com uma resposta afirmativa. Assim, a partir desse mesmo mês de fevereiro de 2009 até maio de 2013, foi aparecendo ininterruptamente uma página mensal no suple-mento IN do Jornal de Negócios comentando dois filmes, com a respetiva análise temática, por exemplo sobre liderança, iniciativa, estratégia, etc. Ao mesmo tempo, continuei a escrever críticas semelhantes no Correio da AESE (onde este projeto começou, em 2004/2005), indicando de modo sintético filmes que valesse a pena destacar. Alguns desses textos foram depois reproduzidos na revista Recursos Humanos, por cortesia da AESE.

(10)

XIV

Entre 2008 e 2013, foram muitos os filmes que comentei e ainda mais os filmes que vi. Para esta obra, resolvi selecionar os 80 títulos que mais se adequam às circunstâncias atuais. São filmes recentes que se conseguem encontrar com facilidade. A grande maioria são casos verídicos, histórias autênticas que se podem ver como referências e verdadeiras lições sobre como viver a vida.

Para facilitar a consulta do livro, as 80 críticas foram ordenadas por ordem alfabética, por título do filme. Além disso, no final, tem à sua disposição três índices: de realizadores -títulos, de títulos--temas abordados e, finalmente, de temas -filmes. Poderá assim selecionar com mais rapidez um assunto, encontrar o filme que mais lhe convenha para uma ação de formação no local de traba-lho ou, simplesmente, achar uma obra de valor para se distrair e partilhar com a família.

Ver um filme é partir à descoberta e deixarmo -nos surpreen-der. Não é fácil limitar uma obra a um só assunto, pois todas oferecem diversos níveis de leitura e suscitam questões muito abrangentes. Por exemplo, são inúmeros os filmes que tocam e referem a motivação, nas suas diversas formas, pelo que o tema está presente, de algum modo, em quase toda a cinematografia… Por isso, é útil pesquisar se a obra que tencionamos escolher vai ao encontro do que realmente pretendemos e é do interesse do público a que queremos chegar. Outra razão pela qual convém estudar um filme antes de o exibir é a possível existência de ce-nas fortes, provocadoras e cruas, ou diálogos com palavras mais chocantes que possam ferir a susceptibilidade dos espectadores. Há três fontes na Internet que recomendo quando se quer estudar e analisar um filme:

t www.imdb.com (Internet Movie Database): tem a infor-mação mais completa sobre qualquer filme, com dados

(11)

XV

que vão desde o realizador, atores e toda a equipa técnica à descrição da história, temas abordados, etc.

t www.teachwithmovies.org: apresenta sugestões de análise que podem ser úteis a quem se dedica à educação.

t www.mediafamily.org: dá diversas pistas sobre como ler e ver cinema e como aproveitar os mass media em geral, com conselhos práticos.

O valor destes filmes

O valor de um livro deste tipo é que permite ao leitor apro-veitar de modo eficaz toda a mensagem que o realizador e o argu-mentista de um filme quiseram transmitir. Nenhuma obra de arte surge por acaso. Há sempre algo que leva alguém a escrever e a filmar de determinado modo: vontade de revelar um aspeto pouco conhecido da realidade, lançar um alerta sobre algum problema, descrever um facto que considera relevante, ilustrar um caso da vida real que pode inspirar outras pessoas, etc., etc., etc.

O cinema abarca uma série de artes, unindo a estética e a técnica de uma forma abrangente. Por isso se considera o cinema a sétima arte. É, em geral, aceite que a música/canto (som) é a primeira das artes, seguida da dança/coreografia (movimento), da pintura (cor), da escultura/arquitetura (volume), do teatro (representação), em sexto lugar, da literatura (palavra) e, por fim, do cinema, como meio de expressão artística dinamizador de diversos talentos, engenho e capacidades.

Um filme consegue tocar o íntimo de cada ser humano, re-velando o que de melhor e pior há na sua natureza. Através das palavras, dos gestos, dos sons e da cor de cada situação, um bom

(12)

XVI

filme pode ajudar -nos a ver certa realidade, a compreender melhor uma situação, obrigando -nos a refletir e a agir em consequência. O cinema transforma -se, desse modo, numa ferramenta formativa. Dá ideias e sugestões. Fortalece decisões. Inspira ações. As cenas representadas na tela ou no ecrã criam modelos, mostram atitudes, indicam referências e tornam -se exemplos, ou seja, são passíveis de ser assimiladas e postas em prática por quem as vê. Pode -se aprender muito com qualquer obra de arte, mas o cinema «ensina--nos» de modo mais imediato, mais evidente, pois a mensagem é posta mesmo diante dos nossos olhos. Além disso, a narrativa visual é apresentada com princípio, meio e fim, originando uma história, o que facilita a compreensão global do que se pretende revelar. Vale a pena aproveitar e tirar o máximo partido do cinema.

(13)

XVII

NOTAS PESSOAIS

Por fim, vou arriscar responder a uma pergunta insistente-mente feita: quais destes 80 títulos são os melhores? Qual destes é que eu escolheria para «filmes da minha vida»? Lamento, mas não sou capaz de o fazer com objetividade… Há muitos títulos, e de temática diferentes. De qualquer modo, vou arriscar indicar alguns.

Os filmes que abordam a crise financeira são poderosos. Destaco: Inside Job – A Verdade da Crise, Wall Street: o dinheiro

nunca dorme e O Dia antes do Fim. Outra categoria útil para

compreender melhor a realidade são os filmes relacionados com o papel e o poder dos mass media. Aí sobressaem Não e A

Rede Social.

No entanto, há filmes que se impõem pela sua franqueza, pela força das suas histórias, tão reais e tão verificáveis no dia a dia de cada um… são filmes que podem fazer a diferença e inspirar deci-sões e ações que, de outro modo, talvez não entendêssemos como boas para pôr em prática. Recomendo, por isso, alguns filmes que me tocaram particularmente (numa escolha completamente subjetiva) e que aconselho vivamente: Argo, Homens de Negócios,

Maldito United, Dos Homens e dos Deuses, o filme francês As Neves do Kilimanjaro, Valquíria e uma última -obra prima, que merece

(14)

XVIII

Boa leitura e boa pesquisa. Espero que goste tanto de ver estes filmes como eu gostei de os viver… é que um bom filme continua muito para além do «The End»…

(15)

ă$+RUD1HJUD

+RUDV

«A informação parcial é encarada como mentira.» Dan, in 00:30 – A Hora Negra

(16)

2

Este filme retrata os esforços para encontrar e capturar Bin Laden, desde o 11 de Setembro de 2001 até à sua morte, em maio de 2011. É bastante realista e cru, também pela inclusão das po-lémicas cenas de tortura dos prisioneiros da Al -Qaeda.

O enredo acompanha uma agente da CIA, Maya, e a sua per-sistência em se manter concentrada no objetivo durante todos esses anos. Ela não desiste. Apesar da morte de vários colegas em emboscadas, das pistas incorretas que recebe, dos falhanços de previsões, etc. Vai aprendendo com os erros. Não se desconcentra com os atentados, em Londres e outros locais, que desviam as aten-ções para a busca de soluaten-ções que evitem mais ataques. Permanece no seu posto, embora veja colaboradores preferirem ocupar cargos menos desgastantes. Insiste e dá -se a conhecer a todos os novos colegas que se cruzam no seu caminho. Procura envolvê -los. Não hesita em falar com os superiores para deixar claro o que está em jogo. Pede conselhos, investigando as informações que lhe dão e que considera válidas. Maya sabe o que quer e todos sabem o que ela quer. Todos sabem o que procurar, o que evita distraírem -se com o acessório… e as possibilidades de êxito vão aumentando.

ă$+25$1(*5$

=HUR'DUN7KLUW\

5HDOL]DGRU.DWKU\Q%LJHORZ $WRUHV-HVVLFD&KDVWDLQ-RHO(GJHUWRQ 0~VLFD$OH[DQGUH'HVSODW 'XUDomRPLQ $QR

(17)

3

Ela triunfa, confirmando que concentrar -se, com disciplina e método, naquilo que pode levar à resolução de um problema já é parte essencial da solução.

Tópicos de análise:

1. Ter bem presente a importância de um objetivo fortalece a motivação.

2. Dar a conhecer o que se procura permite que os outros percebam mais facilmente o que pesquisar.

3. Com método e disciplina, evita -se a dispersão e concentra--se a atenção.

Referências

Documentos relacionados

Para um homem “negar a si mesmo” totalmente, deverá renunciar completamente sua própria vontade. A atitude do servo verdadeiro é, “Para mim, o viver

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco