• Nenhum resultado encontrado

Bancários do Ceará vão às ruas em defesa da democracia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bancários do Ceará vão às ruas em defesa da democracia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ancária

ancária

B

Informativo do Sindicato dos Bancários do Ceará | Edição nº 1420 | 21 a 26 de março de 2016

Bancários do Ceará vão às ruas em

defesa da democracia

Fo tos: S ecr etaria de I mpr ensa – SEEB/CE

Empregados da

Caixa repudiam

reestruturação

Em ato no Edifício Sede,

trabalhadores pedem fi m

do processo que está

criando clima de terror

dentro do banco (pág. 3)

A categoria

se juntou ao

movimento

contra o golpe,

que reuniu

milhares de

manifestantes

no Centro de

Fortaleza, dia

18/3 (pag. 5)

(2)

Home Page: www.bancariosce.org.br – Endereço Eletrônico: bancariosce@bancariosce.org.br – Telefone geral : (85) 3252 4266 – Fax: (85) 3226 9194 Tribuna Bancária: imprensa@bancariosce.org.br – (85) 3231 4500 – Fax: (85) 3253 3996 – Rua 24 de Maio, 1289 - 60020.001 – Fortaleza – Ceará

Presidente: Carlos Eduardo Bezerra – Diretor de Imprensa: Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Jornalista Resp: Lucia Estrela - CE00580JP Repórter: Sandra Jacinto - CE01683JP – Projeto Gráfi co e Diagramação: Normando Ribeiro CE00043DG

Impressão: Expressão Gráfi ca – Tiragem: 11.500 exemplares

Expediente

Botequim dos Bancários dia 1º de abril

abre as portas para o Rock

Na noite de 1º de abril, a partir das 18h30, o Botequim dos Bancários abrirá suas portas ao som das bandas covers LoveDrive (Scorpions) e Renegados. Será noite de louvor à rebeldia que tanto caracterizou as décadas de 60 e 70, imortalizadas em canções de protesto de autoria de ícones da MPB como Chico Buarque, Raul Seixas, Geraldo Vandré e outros célebres compositores e intérpretes do cenário musical nacional e internacional.

O Botequim acontece na sede do Sindicato dos Bancá-rios do Ceará (Rua 24 de maio, 1289, Centro) com entrada franca para os bancários e familiares, trabalhadores de outras categorias, estudantes e convidados.

O show cover da banda LoveDrive (Scorpions), que marcou época no cenário internacional em décadas passadas e ainda hoje é reverenciada por um público fi el, começa às 19h30. Já o show da banda Renegados, tem início às 21h30 tem início, quando executará ritmos variados como rock, blues, jazz fusion e world music, realizando uma viagem pelo uni-verso musical de artistas e bandas como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Cream, Santana, The Doors, Raul Seixas e outros.

Sorteio – Está garantido o tradicional sorteio de vales-contas no valor de R$ 100,00 cada, mediante sorteio entre os

ban-cários sindicalizados que assinarem lista de presença na entrada do Botequim.

Em verso e prosa, a trajetória de uma família que percorreu vários pontos do sertão cearense em busca de melhores condições de vida para todos, até chegar à capital, Fortaleza. Assim se apresenta o livro Mãos Que Não Morreram – Histó-ria de Manoel Duarte, da funcionáHistó-ria do BEC/Bradesco, Zenaide Duarte. O livro homenageia o pai da autora, há 25 anos falecido, mas dono de uma história de força e fé que retrata o ambiente em que vive o sertanejo, sobretudo na Serra da Meruoca.

A partir da própria história, Zenaide narra em versos de sete sílabas, asseme-lhando-se aos cordéis que o pai costumava ler, a saga do pai, Manoel Duarte Barbosa,

Dica Cultural:

Becista conta em verso e prosa

trajetória do pai pelo sertão cearense

pessoa simples, que em sonho admitia ter morrido, mas as suas mãos não: tudo que ele deixara e construíra sobrevivera – fa-mília, bens, além dos seus ensinamentos morais e religiosos.

“Foram três anos pesquisando, indo aos lugares onde ele viveu, coletando histórias e documentos”, revela Zenaide acrescentando a importância de se conhe-cer nossas origens. “É um incentivo para que as pessoas conheçam as histórias de seus pais e se orgulhem dela”, destaca. A partir da história do pai, ela traça o retrato de todos os lugares por onde ele passou e o que venceu para criar sua família.

Quem se interessar pode adquirir o

livro, que custa R$ 30,00, através dos telefones: 85 3279 2793 (Zenaide Du-arte) ou 9.9930 0300 (Mariana DuDu-arte).

(3)

Ato denuncia reestruturação na Caixa e

convoca para Dia Nacional de Luta

Nada de reestruturação! O que os traba-lhadores da Caixa Econômica Federal querem é mais contratações e condições dignas de trabalho. Esse foi o recado dado à direção do banco na última sexta-feira, 18/3, no Edifício Sede, em Fortaleza. Além dos empregados do prédio, também deram apoio à manifestação vários empregados da agência Pessoa Anta.

Como se não bastasse a redução de pessoal, que causa a sobrecarga de trabalho, com um grave quadro de adoecimentos, a direção da Caixa quer também fechar, reduzir e transferir setores, num esvaziamento do importante papel que o banco exerce. A reestruturação, montada de forma unilateral, já está em cur-so e milhares de empregados já estão sendo prejudicados.

A situação pegou todos de surpresa. Nem mesmo os superintendentes estão sabendo o que vem por aí. O que se sabe é que são “cinco ondas”, cuja primeira já atingiu setores impor-tantes como Giret, Girec e Giris em Fortaleza e o objetivo é gerar economia para aumentar a lucratividade. E o processo será rápido, pois o prazo fi nal para conclusão é 15 de abril.

“Não há nada nesse plano que benefi cie os empregados. Essas mudanças, que prio-rizam o lucro e a rentabilidade, deixarão os trabalhadores adoecidos e desestimulados. Com isso, haverá perdas para a Caixa e para a sociedade”, afi rma o diretor do Sindicato e presidente da APCEF/CE, Áureo Júnior, res-saltando a importância de se assinar o abaixo assinado disponível durante o ato contra o processo de reestruturação.

“Vivemos um momento de muita difi cul-dade que está deixando os empregados da Caixa no Nordeste apavorados. Temos que dar um basta e suspender imediatamente esse processo de reestruturação. Os empregados da Caixa precisam de respeito. Nossa força é a nossa mobilização. Dia 24/3 vamos parar para barrar esse processo”, destacou Marcos Saraiva, que representa a Fetrafi -Ne na mesa de negociação da Caixa.

No próximo dia 24 de março

(quinta-feira), os trabalhadores se reunirão

novamente num Dia Nacional de Luta,

quando serão realizados atos e paralisações

por todo o Brasil.

Não à reestruturação!

Empregados exigem respeito!

(4)

Mais 180 ex-becistas recebem valores

da ação do Sindicato contra Bradesco

Nesta quinta-feira, dia 17/3

(quinta-feira), o Sindicato dos Bancários do Ceará fez a entrega dos valores liberados através de alvarás demais nove lotes da ação con-tra o Bradesco, desta vez benefi ciando a 180 ex-funcionários do BEC.

Mais de 1.200 empregados do BEC são benefi ciários nessa ação ajuizada con-tra o Bradesco, sendo repartida em 58 execuções e separadas por lotes de, em média, 20 bancários cada um. Até agora foram liberados 30 lotes. Os outros lotes seguem os trâmites na Justiça, devendo ser liberados em seguida.

A entrega dos cheques aconteceu durante um café da manhã, na sede do Sindicato, feita pelo presidente do Sindica-to, Carlos Eduardo Bezerra e os diretores, Robério Ximenes e Rita Ferreira e pelo assessor jurídico Anatole Nogueira. O pa-gamento dessa ação está sendo feito com o valor incontroverso, ou seja, o valor que não está sendo discutido judicialmente. O trâmite de ação continua para recuperar os valores totais que os benefi ciários têm direito.

Desde 2015, o Sindicato dos Bancários do Ceará vem conseguindo, na Justiça do Trabalho, a liberação do pagamento dos valores incontroversos dos benefi ciários das ações de execução do BEC, nas quais é postulado o direito às diferenças salariais resultantes das Convenções Coletivas não cumpridas entre 1996 e 1998. Para cada grupo liberado, o Sindicato vem realizando reuniões, onde são prestadas informações importantes sobre o andamento dos processos, além do pagamento das quantias devidas a cada benefi ciário.

Os valores referentes ao desconto do imposto de renda não foram deduzidos naquele momento. A título de declaração, esses recebimentos devem ser incluídos na declaração anual, pois são consideradas verbas salariais.

O Sindicato informa que a fonte pagadora é o BANCO BRADESCO S/A, no campo referente a Rendimentos Tri-butáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, e o benefi ciário deve usar como base os valores que constam nos recibos entregues pelo Sindicato. Confi ra mais esclarecimentos ao lado.

SEEB/CE orienta benefi ciários da ação do BEC a declarar Imposto de Renda

COMO PROCEDER PARA DECLARAR VALORES RECEBIDOS:

Na Guia do Imposto de Renda > Rendimentos recebidos acumuladamente (rendimentos tributáveis de PJ recebidos acumuladamente pelo titular) > Titular > Novo >

Exclusiva da fonte

Nome da fonte – Bradesco – CNPJ 60.746.948/0572-20 (fonte pagadora) Rendimentos recebidos – valor bruto (Valor do Recibo + Honorários) Contribuição previdenciária – não houve

IRFF – não houve

Mês do recebimento – mês do cheque > Período – Set/1996 até a data da saída do Banco O PAGAMENTO AO SINDICATO

Guia do Imposto de Renda > Pagamentos efetuados 61 – Advogados (honorários relativos a ações judiciais) Nome do advogado – Sintraf-CE

CNPJ – 07.340.953/0001-48

Valor pago – (valor do recibo x 10) / 90 = valor honorários (10% do vr. bruto)

Salientamos ainda que, de qualquer forma, é recomendado contratar contador habilitado para realizar a declaração anual.

(5)

Nas ruas Contra o Golpe,

em Defesa da Democracia

NÃO VAI TER GOLPE! VAI TER LUTA!

Milhares de trabalhadores, integrantes dos

movimentos sindicais, sociais, estudantis, LGBT, rurais, populares e parlamentares,

tomaram as ruas do Centro de Fortaleza, na manifestação de sexta-feira, dia 18/3, em defesa

da democracia e dos direitos sociais, e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

No ato, faixa, cartazes, bandeiras e palavras de ordem deram a noção da unidade dos

movimentos sociais do Ceará, na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e

para evitar retrocessos. Os manifestantes deixaram clara a disposição de ocupar as ruas

quantas vezes forem necessárias, para denunciar os ataques da direita e evitar um golpe de

Estado. Os manifestantes saíram às ruas também na defesa de mudança radical na política

econômica, a proteção dos interesses da soberania nacional e a retomada de uma agenda

de crescimento, com aumento dos orçamentos para as políticas públicas como educação,

reforma agrária, seguridade social, políticas de inclusão social etc.

(6)

Foto: Secretaria de Imprensa – SEEB/CE Fo to: S ecr etaria de I mpr ensa – SEEB/CE

Bancários solidários fazem a

diferença na vida de quem necessita

O Sindicato dos Bancários do Ceará voltou ao Projeto Cocos, na Praia do Futuro, no último dia 16/3, para entregar novas doações feitas por bancários, após o término da Campanha Bancário Solidário, do Circuito Natalino do Coral do Sindi-cato/Afabec de 2015. Foram mais de 60 quilos de leite em pó, cerca de 300 livros, brinquedos e material escolar. As doações foram entregues à direção do Projeto Cocos pelos diretores do SEEB/CE, Rita Ferreira, Iêda Marques e Aléx Citó. O Sindicato também fará doação de um Cantinho de Leitura para o Projeto, que assiste a 80 crian-ças carentes. Agradecemos aos que colaboraram.

O Sindicato dos Bancários do Ceará saúda os 48 novos bancários do Banco do Nordeste, que participam do Curso de Inte-gração, nesta quinta-feira, dia 17/3, com a instrutora Rosângela Negreiros, no Centro Administrativo do Banco, em Fortaleza.

O Sindicato é intransigente na defesa de mais contratações pelas instituições fi nanceiras. A convocação dos concursados é pauta permanente da entidade nas mesas de negociações com o BNB. Defende, ainda, que as contratações ainda são pequenas para as demandas do Banco, mas sua luta vai continuar.

BANCO DO NORDESTE:

Sindicato saúda os 48 novos bancários

(7)

Foto: Drawlio Joca – SEEB/CE

Sindicato defende jornada de 6h

com intervalo administrado

A Contraf-CUT e a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), que assessora a Confedera-ção nas negociações, estiveram reuni-dos com a representação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na segunda-feira, 14/3, para tratar principalmente sobre ponto eletrônico e PLR. Repre-sentando o Banco estavam o diretor de Administração e TI, Isaías Dantas e o superintendente de Desenvolvimento Humano, Marcos Marinelli.

As entidades representativas dos funcionários cobraram o pagamento da segunda parcela da PLR, uma vez que o BNB já divulgou seu balanço com lucro de R$ 305 milhões e, além disso, todos os demais bancos já cre-ditaram o pagamento. O Banco apenas informou que a assembleia dos acionistas deve acontecer no dia 31 de março e o pagamento dos dividendos deve ser feito até dez dias depois. Sobre o pagamento da PLR, o Banco limitou-se a afi rmar que aguarda autorização do DEST.

A Contraf/CUT e a CNFBNB ressalta-ram que não abrem mão do cumprimento da Convenção Coletiva Nacional, pois esta é a condição para assinatura do acordo específi co da PLR.

Ponto Eletrônico – Um dos princi-pais gargalos na negociação do ponto eletrônico reside no fato de a direção do Banco insistir em alterar a jornada legal

CONFIRA O QUE DIZ A LEI:

A CLT – Consolidações das Leis Trabalhistas determina em seu Artigo 224, a jornada para os trabalhadores bancários:

“Art. 224 – A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº 7.430, de 17.12.1985)

§ 1º – A duração normal do trabalho estabelecida neste artigo fi cará compreendida entre 7 (sete) e 22 (vinte e duas) ho-ras, assegurando-se ao empregado, no horário diário, um intervalo de 15 (quinze) minutos para alimentação. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)”.

de 6h dos bancários do BNB compensando formalmente o que exceder aos 15m de intervalo previsto na lei.

As entidades sindicais não concordam com essa forma disfarçada de alterar a jornada dos trabalhadores. Mas tem pro-posta para resolver o impasse: basta que o registro de ponto eletrônico se dê apenas no início e no término de cada turno de trabalho.

Dessa forma, preserva-se a jornada de 6h, e o intervalo de 15m será administrado pelo funcionário e seu chefe imediato, sem a necessidade de bater o ponto desse período, mas assegurando-se, o tempo mínimo de descanso garantido pela legislação.

“Na reunião cobramos também a imediata adequação do BNB à lei recém-sancionada pela Presidente Dilma que assegura licença

paternidade de 20 dias e reivindicamos acesso integral à proposta de requalifi cação das agências a fi m de defender os interesses

dos trabalhadores”

Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB e diretor do Sindicato dos

(8)

Na eleição dos Conselhos, Sindicato

apoia Chapa 2 - Juntos pela Cassi

No período de 11 a 22 de abril haverá

eleição para defi nir os integrantes dos conselhos Fiscal e Deliberativo e para a diretoria de Planos de Saúde e Relaciona-mento com Clientes da Cassi. O Sindicato dos Bancários do Ceará apoia a Chapa 2 – Juntos pela Cassi, cuja principal proposta é o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), com mais investimentos nas CliniCassi.

Nessa eleição, que indicará os representantes dos funcionários do Banco do Brasil, na Caixa de Assistên-cia dos Funcionários – Cassi, o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho, é candidato a suplente do Conselho Deliberativo, pela Chapa 2. Os conselhos e dire-torias da Cassi são compostos por indicados pelo banco e eleitos pelos trabalhadores.

Outras propostas da Chapa 2 são: a

manutenção do princípio de solidariedade, evitando que participantes ativos e apo-sentados sejam prejudicados; racionalizar despesas, garantir a qualidade dos serviços prestados; realizar conferência de saúde e constantes reuniões com entidades representativas para receber as demandas dos usuários, entre outras. Como votar – Os bancários da ativa votam por meio do SISBB e os aposentados nos terminais de autoatendimen-to do banco. Diretoria de Relacionamento:

Mirian Cleusa Fochi

Conselho Deliberativo – Titular:

Sílvia Muto e Mário Fernando Engelke;

Suplentes: João Antônio Maia Filho e

José Eduardo Rodrigues Marinho

Conselho Fiscal – Titular: Maria

Cristina Vieira dos Santos e Matheus Fraiha de Souza Coelho; Suplentes: José Luiz Barboza e Ana Paula Araújo Busato

Conheça a

Chapa 2 – Junto

pela Cassi

Correios fecham aos sábados

A maioria das agências dos Correios não vai mais abrir aos sábados, só unidades com grande movimentação,

como em aeroportos e rodoviárias. A medida, valendo desde o dia 19/3,

é para reduzir os gastos e tentar chegar ao fi m do ano com o orçamento da empresa em dia. Ainda neste mês de março, um projeto-piloto dos Correios

deve começar a funcionar no Distrito Federal e depois

pode ser levado para outras cidades do País.

Prevenção x cura do câncer

O câncer de mama ainda é o mais comum entre as mulheres. De acordo com o médico mastologista Olívio Feitosa Neto, do Instituto de Prevenção do Câncer/Ceará, a estimativa é de que 56.960 novos

casos sejam diagnosticados este ano de 2016. “Precocemente diagnosticado, a chance de cura do câncer de mama é superior a

90%”, diz. Normalmente o câncer de mama aparece como uma massa ou tumoração palpável, nem toda massa é câncer, mas a

mulher deve procurar logo um ginecologista ou mastologista.

Curso Tenepessologia

Acontece nos dias 2 e 3 de abril (sábado e domingo), o Curso Tenepessologia – Teoria e Prática da Tenepes, na sede do Sindicato

dos Bancários do Ceará, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Haverá palestra gratuita no dia 31 de março, às 20 horas, no Sindicato. O objetivo do Curso é fornecer informações

essenciais sobre a tarefa energética pessoal, disponibilizar à conscin tenepessável ou pré-tenepessista elementos fundamentais

para vivenciar a paratécnica interassistencia e, melhorar a autosegurança quanto a prática da Tenepes.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desse estudo é avaliar as tensões aplicadas no componente femoral e no componente acetabular da prótese de fêmur no momento de maior propulsão da

O material pode ser de cor verde para médio torque, alumínio para baixo torque e de cor vermelha para alto torque.. Cada rosca das cores acima, tem um desenho interno diferente

Como o capim-elefante e a soja apresentam elevado con- teúdo de umidade no momento adequado de corte para ensilar, torna-se necessário adicionar produtos com bom teor de matéria

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

[r]

Veículo: Tribuna do Norte - Tipo de Mídia: Site - Data: 04/02/21 - Cidade/UF: Natal / RN Título: Álvaro Dias garante recursos para engorda da praia de Ponta Negra Impacto:

Vaga: NÍVEL SUPERIOR - ESTUDANTES DO CURSO DE REDES DE COMPUTADORES VAGAS NO PERÍODO VESPERTINO. Nº Nome

incursão para o rio Uaupés justamente em busca dessa ave e que isto deveria ter uma relação com a procura de espécies semelhantes vivendo em regiões bem delimitadas. O