• Nenhum resultado encontrado

4 de novembro de 2003

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4 de novembro de 2003"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Processo 2966/03 Data do documento 4 de novembro de 2003 Relator Dr. Garcia Calejo

TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE COIMBRA | CÍVEL

Acórdão

DESCRITORES

Nulidades processuais. modo e prazo de arguição

SUMÁRIO

As nulidades em causa, não se colocando as hipóteses de a parte ter estado presente aquando do seu cometimento ou de ter intervindo depois em algum acto praticado no processo, deveriam ter sido arguidas no prazo de 10 dias a contar da notificação para qualquer termo do processo. Porém, neste caso, o prazo só se inicia quando deva presumir-se que o interessado então tomou conhecimento da nulidade ou quando dela pudesse conhecer, agindo com a devida diligência.

TEXTO INTEGRAL

Acordam na 3ª Secção Cível do Tribunal da Relação de Coimbra: I- Relatório:

1-1- No processo 172/99 que corre seus termos no Tribunal Judicial de Soure e em que é exequente a Caixa de ...., com sede em Vila Nova de Anços, Soure e executada Maria do ..., com residência em Torre do Sobral, Soure, foi

(2)

penhorado a esta um “barracão amplo de r/ch e sótão e casa de banho sito em Torre do Sobral, com área de 800 m2 e não descrito na Conservatória de Registo Predial, como valor patrimonial de 108.000$00”.

1-2- Por despacho judicial de 20-2-02, foi ordenada a venda do bem penhorado por propostas em carta fechada, tendo sido designado o dia 17-4-02, pelas 9,30, para abertura das propostas.

1-3- Por requerimento que deu entrada em juízo em 15-4-2002, veio invocar a executada Maria do Rosário, a nulidade decorrente de a Secretaria ter deixado de cumprir o despacho que ordenou a penhora de todos os móveis pertencente à 1ª executada ( Cactofloral Ldª ) e as nulidades resultantes de a Secretaria ter deixado de notificar a requerente do despacho que ordenou a penhora, da realização desta e do teor do requerimento de nomeação de bens à penhora de iniciativa da exequente.

1-4- Por despacho de 16-4-02 o Mº Juiz indeferiu o requerido, por considerar ( claramente ) ultrapassado o prazo para arguição das invocadas nulidades, sendo., por isso, essa invocação extemporânea.

1-4- Não se conformando com esta decisão, dela veio recorrer a executada Maria do Rosário, recurso que foi admitido como agravo, com subida deferida ( uma vez concluída a venda ), em separado e com efeito devolutivo.

1-5- A recorrente alegou, tendo dessas alegações retirado as seguintes conclusões úteis:

1ª- O tribunal reconhece estarem os presentes autos “contaminados” com as nulidades invocadas pela recorrente.

2ª- A exequente veio nomear à penhora e só em terceiro lugar nomeou o imóvel que está à venda, o despacho proferido ordenou a penhora dos outros bens, mas a secretaria nunca deu à execução estes.

3ª- Sendo a recorrente devedora subsidiária e a Cactofloral Ldª a devedora principal, não deixa de ser inquietante a omissão da secretaria.

(3)

autos e só em 11-4-02 é que, por intermédio do subscritor do requerimento, acedeu aos autos consultando-os e logo em 15-4-02 conferiu poderes forense, tendo em vista a invocação das nulidades de que tomou conhecimento e a reclamação chegou aos autos, no próprio dia 15-4-02, através de comunicação via fax.

5ª- As notificações são normalmente feitas por via postal e através delas o notificado não toma conhecimento do conteúdo integral do processo mas apenas do acto específico que é objecto da notificação, não sendo obrigatório que o interessado, após a notificação tenha de ir consultar o processo, com intenção de vicariar a actividade judicial, para saber se a secretaria praticou um acto que a lei não admite ou se omitiu outro que a lei prescreveu, sendo ainda certo que não estamos perante um processo onde o patrocínio seja obrigatório. 6ª- O tribunal na notificação feita à recorrente, em 15-2-02 apenas solicitou desta que se pronunciasse quanto à modalidade de venda e na notificação de 26-2-02 apenas deu conhecimento da data da venda e tendo esta tomado conhecimento destes singulares factos não se segue de ocorrer ao tribunal para ver estes cumprira ou não todas as obrigações processuais, nos termos do art. 838º nº 1 do C.P.Civil e principalmente para verificar se a secretaria cumprira ou não o despacho que ordenara, em primeiro lugar, a penhora de todos os bens móveis pertença da 1ª executada.

7ª- As secretarias judiciais é que têm de ser diligentes pois os seus operadores dispõem, ou devem dispor, de preparação e formação técnica para poderem cumprir os seus deveres funcionais e assegurarem assim a regular tramitação dos processos, executando os despachos judiciais em todo o seu conteúdo e extensão e não apenas em parte.

8ª- Se tivesse sido feita a penhora dos bens móveis que constituíam o recheio do estabelecimento da 1ª executada, com acordo com o princípio da suficiência, porventura não carecia de ter sido penhorado o imóvel pertença da ora recorrente.

(4)

9ª- A decisão recorrida fez incorrecta interpretação e aplicação do disposto nos arts. 201º, 207º, 205º, 199º, 194º, 200º, 193º, 204º nº 1 e 2, 153º, 886º A nº 1, 161º nº 1 e 2, 834º, 836º, 833º, 836º nº 3, 838º nº 1 e 863 A al.b) do C.P.Civil e arts. 638º, 627º nº 2 do C.Civil.

Termos em que a decisão recorrida deve ser revogada e substituída por outra que defira o dito requerimento de arguição de nulidades, anulando-se todo o processo e todos os actos praticados desde a efectivação da penhora e todos os actos que venham ainda a praticar-se doravante nos autos, mormente a venda do imóvel.

1-6- A parte contrária não respondeu a estas alegações. 1-7- O M.º Juiz recorrido manteve a sua decisão.

Corridos os vistos legais, cumpre apreciar e decidir: II- Fundamentação:

2-1- Como se disse acima, Mº Juiz indeferiu o requerimento de arguição de nulidades, por considerar ultrapassado o prazo para se poder efectuar essa arguição.

O Mº Juiz, tendo tomado esta posição, não se embrenhou na apreciação de fundo ou substancial das invocadas nulidades. Serve isto para dizer que, contra o que refere a agravante, o tribunal não reconheceu estarem os presentes autos “contaminados” com as nulidades invocadas.

A razão do indeferimento da arguição das nulidades, foi por esta ter sido extemporânea.

É evidente que o efeito útil do agravo será o determinar-se se essa arguição foi, na realidade, tardia, ou se, pelo contrário, foi feita em tempo útil. É neste ponto que reside, essencialmente, o objecto do presente recurso.

2-2- Para conhecimento do agravo, dão-se como assentes as seguintes circunstâncias:

a) Por requerimento da exequente, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Nova de Anços, entrado em 12-5-00 no processo de execução supra

(5)

mencionado, foram nomeados à penhora os móveis que constituem o recheio do estabelecimento da executada Cactofloral, todos os saldos bancários de que esta é titular, um imóvel e os saldos bancários que os executados Maria do Rosário e João Fernando são titulares.

b) Por despacho judicial de 19-5-00 proferido, foi ordenada a penhora dos bens móveis, das contas bancárias e do imóvel nomeado.

c) Por despacho judicial proferido a 13-2-02, foi ordenada a notificação da exequente e executados para, em 10 dias, se pronunciarem quanto à modalidade e valor da venda.

d) Por nota de notificação com a data de 15-2-02, foi a executada Maria do Rosário notificada do despacho referido em c).

e) Por despacho judicial proferido a 20-2-02, foi ordenada a venda do imóvel penhorado, por carta fechada, a realizar no tribunal no dia 17 de Abril de 2002, pelas 9,30 horas.

f) Por nota de notificação com a data de 26-2-02, foi a executada Maria do Rosário notificada do despacho referido em e).

g) Por requerimento que deu entrada em juízo em 15-4-2002, veio invocar a executada Maria do Rosário, invocar as nulidades supramencionadas e que a seguir se irão, novamente, referir.

h) A executada passou procuração a mandatário judicial a 15-4-02.

2-3- As nulidades arguidas pela executada Maria do Rosário no requerimento que desencadeou o despacho recorrido, decorrem de a secretaria ter deixado de cumprir o despacho que ordenou a penhora de todos os móveis pertencente à 1ª executada ( Cactofloral Ldª ) e da a secretaria ter deixado de a notificar do despacho que ordenou a penhora, da realização desta e do teor do requerimento de nomeação de bens à penhora de iniciativa da exequente.

Quer isto dizer que a ora recorrente arguiu nulidades em relação ao cumprimento incorrecto, pela secretaria, do despacho que ordenou a penhora e a falta de notificações a si, por banda da secretaria, no que concerne ao

(6)

despacho que ordenou a penhora, ao acto de realização desta e ao teor do requerimento de nomeação de bens à penhora de iniciativa da exequente.

Como se viu, a ora recorrente foi notificada para se pronunciar quanto à modalidade e valor da venda, por nota de notificação enviada com a data de 15-2-02. Novamente a mesma foi notificada, por nota de notificação enviada com a data de 26-2-02, de que a venda do imóvel penhorado se iria realizar, por carta fechada, no tribunal, no dia 17 de Abril de 2002, pelas 9,30 horas. A recorrente veio invocar as nulidades por requerimento que deu entrada em juízo em 15-4-2002.

Foi este requerimento tempestivo? Ou foi extemporâneo, como se decidiu na 1ª instância ?

É esta questão que urge apreciar e decidir.

Não sendo possível, patentemente, englobar as arguidas nulidades nas nulidades mencionadas nos arts. 193º, 194º, 198º, 199º e 200º do C.P.Civil ( diploma de que serão as disposições a referir sem menção de origem ), as mesmas ( a existirem ) deverão ser consideradas abrangidas pelo dispositivo do art. 201º segundo o qual “fora dos casos previstos nos artigos anteriores, a prática de um acto que a lei não admita, bem como a omissão de um acto ou de uma formalidade que a lei prescreva, só produzem nulidade quando a lei o declare ou quando a irregularidade cometida possa influir no exame ou na decisão da causa”.

No que toca à arguição destas nulidades, estabelece o art. 203º nº 1 que elas deverão ser arguidas pelo interessado na observância da formalidade ou na repetição ou eliminação do acto, acrescentando o nº 1 do art. 205º quanto ao momento da arguição que “se a parte estiver presente, por si ou por mandatário, no momento em que foram cometidas, podem ser arguidas enquanto o acto não terminar; se não estiver, o prazo para a arguição conta-se do dia em que, depois de cometida a nulidade, a parte interveio em algum acto praticado no processo ou foi notificada para qualquer termo dele, mas neste

(7)

último caso quando deva presumir-se que então tomou conhecimento da nulidade ou quando dela pudesse conhecer, agindo com a devida diligencia”. Não estabelecendo esta disposição prazo concreto para a arguição das nulidades, deve entender-se que esse prazo será o supletivo geral, isto é, 10 dias de harmonia com o disposto no art. 153º nº 1.

Quer isto dizer que as nulidades em causa, não se colocando as hipóteses de a parte ter estado presente aquando do seu cometimento ou de ter intervindo depois em algum acto praticado no processo, deveriam ter sido arguidas no prazo de 10 dias a contar da notificação para qualquer termo do processo. Porém, neste caso, o prazo só se inicia quando deva presumir-se que o interessado então tomou conhecimento da nulidade ou quando dela pudesse conhecer, agindo com a devida diligência.

No caso vertente o Mº Juiz entendeu teoricamente assim as coisas, tendo, porém concluído que “tendo a exequente sido notificada por duas vezes para os termos do processo, ficou por essa forma a saber que o processo se encontrava já em fase de venda, não podendo ignorar que não havia sido notificada do despacho que determinou a penhora e da efectivação da mesma, podendo perfeitamente conhecer dessa nulidade agindo com a devida diligencia, como poderia conhecer o facto de a secretaria não ter dado cumprimento integral ao despacho que determinou a penhora, caso tivesse agido com essa mesma diligência”. Por isso, considerou que o prazo para arguição das nulidades já há muito se havia esgotado. Isto é, no prisma da decisão recorrida, se a requerente tivesse agido com diligência, ao ser notificada para os ditos actos, teria detectado as nulidades, pelo que deveria, no prazo de 10 dias, a partir dessas notificações, invocá-las. Entendeu-se que não estamos perante um caso de presunção de que o interessado, aquando da notificação, tomou conhecimento das nulidades. Segundo a decisão recorrida, repete-se, estamos perante um caso de falta de diligência adequada por parte da requerida.

(8)

desconhecia que, contra si, pendia um processo de execução. Obviamente que o comum dos cidadãos apreende o conteúdo desta situação. Ao ser notificada para se pronunciar quanto à modalidade e valor da venda ( por nota de notificação enviada com a data de 15-2-02 ), ficou necessariamente ciente que a venda do bem havia sido ordenada e estava em vias de se concretizar. Mais consciente ficou da imediata e próxima venda quando foi notificada depois ( nota de notificação enviada com a data de 26-2-02 ). Evidentemente que qualquer pessoa comum, sabe o que significa uma venda judicial, designadamente que através dela, o executado vê alienado o bem penhorado. Perante essas notificações, o visado, sabendo que contra si corria um processo judicial de execução, com prontidão, deveria procurar inteirar-se das razões da ordenada venda ( que a afectava ), procurando informações junto do próprio tribunal ou melhor ainda, procurando um advogado que pudesse garantir e proteger a sua situação, originando a que logo as nulidades fossem descobertas. Seria assim que deveria agir, a nosso ver, uma pessoa medianamente prudente e sensata. Com a prontidão que a situação demandava não procedeu a ora agravante, acabando, porém, por constituir mandatário, mas apenas cerca de dois meses depois da última notificação ( concretamente em 15 de Abril de 2002 ), o que significa que não agiu com a brevidade necessária, o que é o mesmo que dizer-se que a requerente não agiu com a devida diligência, pelo que, nos termos do nº 1 do art. 205º referido, o prazo para arguição das nulidades deve contar-se a partir das notificações acima mencionadas. Ora, tendo-se estas como efectuadas em 18-2-02 e 1-3-02 ( arts. 255º nº 1 e 254º nº 2 ), quando a requerente veio invocar as nulidades ( 15-4-02 ), há muito que o prazo ( de 10 dias ) para a sua arguição se havia esgotado. Acrescente-se que quando a requerente veio invocar as nulidades, nem sequer teve a cautela de indicar qualquer razão explicativa de só, nessa altura, as arguir, o que, desde logo, frustou qualquer possibilidade de justificação do atraso e consequente decisão a seu favor, sobre a sua diligência na arguição.

(9)

Significa isto que a douta decisão recorrida é de manter. III- Decisão:

Por tudo o exposto, nega-se provimento ao agravo mantendo a douta decisão recorrida.

Custas pela agravante.

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a