• Nenhum resultado encontrado

Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob nº"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FALCON 250 WG

Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob nº. 01597

COMPOSIÇÃO: 5−(3−butyrl)−2,4,6trimethyl(phenyl)−2−(1−ethoxy iminopropyl)−3−hydroxycyclohex−2−enone (BUTROXIDIM)...250 g/Kg (25% m/m)

Ingredientes inertes:...75 g/Kg (75% m/m)

PESO LÍQUIDO: VIDE RÓTULO

CLASSE: Herbicida Seletivo de Ação Sistêmica do Grupo Químico Oxima Ciclohexanodiona TIPO DE FORMULAÇÃO: Granulado Dispersível

TITULAR DO REGISTRO (*): − Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. Av. Nações Unidas, 18001 CEP 04795−900 São Paulo SP CNPJ:60.744.463/0001−90−Fone(0xx11) 5643−2353 Cadastro na SAA/CDA/SSP sob nº 001. (*) IMPORTADOR DO PRODUTO FORMULADO. FABRICANTES DO PRODUTO TÉCNICO: − Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. Av. Basiléia, 590 CEP: 27521−210 Resende RJ

CNPJ:60.744.463/0019−19 Registro na FEEMA/RJ sob L.O. nº 120/99; − Syngenta Prtoeção de Cultivos Ltda. Rod. SP 332 Km 130 CEP:13140−000− Paulínia SP CNPJ:60.744.463/0010−80 Cadastro na

SAA/CDA/SP sob nº 453; − Syngenta Limited Fernhurst Haslemere Surrey GU 27 3JE Inglaterra; − Zeneca Crop Care Pinkeba Qeensland Austrália. FORMULADORES: − Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. Av. Basiléia, 590 CEP: 27521−210 Resende RJ CNPJ:60.744.463/0019−19−Registro na FEEMA/RJ sob L.O. nº 120/99; − Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. Rod. SP 332 Km 130 CEP:13140−000 Paulínia SP CNPJ:60.744.463/0010−80 Cadastro na SAA/CDA/SP sob nº 453. Syngenta Limited Fernhurst Haslemere Surrey GU 27 3JE Inglaterra; − Zeneca Crop Care Pinkeba qeensland Austrália.

® Marca registrada da SYNGENTA CROP PROTECTION, Basiléia, Suíça.

Nº de lote ou Partida:

VIDE EMBALAGEM Data de Fabricação:

Data de Vencimento:

ANTES DE USAR O PRODUTO, LEIA O RÓTULO, A BULA E ARECEITA E CONSERVE−OS EM SEU PODER. É OBRIGATÓRIO O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. PROTEJA−SE. É

OBRIGATÓRIA A DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA.

Indústria Brasileira

CLASSIFICAÇÃO TOXICOLÓGICA III MEDIANAMENTE TÓXICO CLASSIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL II

(2)

INSTRUÇÕES DE USO

FALCON 250 WG é um herbicida sistêmico, para aplicação em pós−emergência da cultura da soja ou do feijão e das plantas infestantes, que se transloca nas plantas infestantes, atinge os pontos de crescimento e causa a morte das mesmas. É um herbicida altamente seletivo para a cultura da SOJA e FEIJÃO, e recomendado para controle das gramíneas anuais abaixo relacionadas, observando−se as doses de acordo com o estágio de crescimento, constantes do Quadro:

PLANTAS INFESTANTES CONTROLADAS POR FALCON 250 WG NA CULTURA DA SOJA E DO FEIJÃO

Nome Comum Nome Científico

Estádio de

Crescimento Dose Recomendada

(gramas de produto comercial/ha) Capim−brachiaria Capim−marmelada ou Papuã Brachiaria decumbens Brachiaria plantaginea até 4 perfilhos 4 − 6 perfilhos 200 − 250 250 − 375

Usar doses menores sob condições de alta

umidade, baixas densidades de plantas

infestantes e forte controle cultural. Capim carrapicho Cenchrus echinatus até 4 perfilhos

4 − 6 perfilhos 100 − 150 150 − 200 Capim−colchão ou Capim−milhã

Digitaria horizontalis até 4 perfilhos 4 − 6 perfilhos 150 − 250 250 − 300 Milho Aveia Zea mays Avena sativa 20 − 50 cm 10 − 25 cm 200 − 300 Obs.: 1 kg de FALCON 250 WG contém 250 g do ingrediente ativo BUTROXIDIM.

FALCON 250 WG deve ser aplicado em pós−emergência das culturas da soja ou do feijão e das plantas infestantes, em área total.

A época de aplicação no ciclo da soja ou do feijão vai depender do estágio de desenvolvimento das plantas infectantes, de acordo com a recomendação acima.

RESTRIÇÕES ESTABELECIDAS POR ORGÃO COMPETENTE DO ESTADO, DO DISTRITO FEDERAL OU DO MUNICÍPIO: (Conforme determinado quando do cadastro do produto)

MODO DE APLICAÇÃO

Forma de Aplicação e Equipamentos a serem usados: FALCON 250 WG pode ser utilizado em aplicação com equipamentos terrestres e por via aérea:

Pulverizador Costal: Utilizar bico leque da série 80 ou 110, com pressão de 20 a 50 lb/pol2, aplicando 200 a 300 litros de água por hectare. Garantir que esteja ocorrendo uma boa cobertura.

Pulverizador de Barra Tratorizado: Utilizar bicos leque da série 80 ou 110, com pressão de 20 a 50 lb/pol2, aplicando 100 a 300 litros de água por hectare. Garantir que esteja ocorrendo uma boa cobertura.

Aplicação com Gota Controlada (Controlled Droplet Application − C.D.A.): Utilizar 80 litros de água por hectare, observando−se as regulagens próprias do sistema C.D.A.

Pulverização Aérea: Utilizar de 30 a 40 litros de água por hectare. A aplicação poderá ser com avião acoplado de barra aplicadora.

Barra: Pressão de 25 lb/pol2, com bicos cônicos, pontas D6 a D12, providos de caracóis e placas com orifício, ângulo de 90º.

A altura do vôo é de 2 a 3 m com faixa de deposição de 12 a 15 m.

Recomendação geral: A densidade de gotas mínima é de 30−40 gotas/cm2.

O diâmetro de gotas deve ser ajustado para cada volume de aplicação, para adequar a densidade. Observações locais devem ser feitas, visando reduzir ao mínimo as perdas por deriva ou evaporação.

(3)

No caso de pulverizações aéreas, é necessário observar as condições climáticas predominantes no momento da aplicação, a fim de obter a melhor deposição possível:

Ventos: Idealmente, inferiores a 10 km/hora, sendo toleráveis velocidades entre 10−15 km, desde que outros fatores climáticos não sejam desfavoráveis.

Temperatura: Ideal que esteja abaixo de 28ºC, sendo tolerável temperatura na faixa de 28−35ºC. Nunca superiores a 35ºC.

Umidade Relativa do Ar: Deve ser igual ou superior a 60%, nos casos em que a temperatura estiver abaixo de 28ºC.

Deve ser igual ou superior a 80%, nos casos em que a temperatura estiver na faixa de 28−35ºC.

Lembrar que o melhor desempenho do produto é obtido quando a umidade relativa do ar é igual ou superior a 70%. Fazer as aplicações preferencialmente nas horas mais frescas do dia.

ATENÇÃO: Em todas as formas de aplicação deve−se utilizar óleo mineral como surfactante, na concentração de 0,5% volume/volume, isto é 500 ml/100 litros de calda.

INTERVALO DE SEGURANÇA (período de tempo que deverá transcorrer entre a última aplicação e a colheita): Feijão:... 45 dias

Soja:... 60 dias.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS: A reentrada de pessoas sem E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual), só deve ser permitida após a completa secagem da calda aplicada.

LIMITAÇÕES DE USO: Fitotoxicidade para as culturas indicadas: O produto não é fitotóxico para a cultura indicada na dose e condições recomendadas.

Outras restrições a serem observadas: FALCON 250 WG deve ser aplicado com boas condições de umidade do solo e umidade relativa do ar superior a 60%, condições estas ideais para um bom

desenvolvimento da cultura. A aplicação do produto em solo excessivamente seco e com baixa umidade relativa do ar, diminui a eficiência no controle de plantas infestantes.

INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS: Use macacão de manga comprida, máscara facial contra vapores, avental impermeável, chapéu e luvas de borracha.

INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO A SEREM USADOS: Vide item "modo de aplicação".

DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TRÍPLICE LAVAGEM DA EMBALAGEM OU TECNOLOGIA EQUIVALENTE: Vide item "dados relativos à proteção do meio ambiente".

INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO, DESTINAÇÃO, TRANSPORTE, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E INUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS VAZIAS: Vide item "dados relativos à proteção do meio ambiente".

INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO E DESTINAÇÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO: Vide item "dados relativos à proteção do meio ambiente".

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA: O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas infestantes a ele resistentes. Como prática de manejo e resistência de plantas infestantes deverão ser aplicadas herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registradas para a cultura. Não havendo produtos alternativos

recomenda−se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos consulte um Engenheiro Agrônomo.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE PRAGAS: Incluir outros métodos de controle de pragas dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas, quando disponível e apropriado.

DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA PRECAUÇÕES GERAIS:

(4)

− Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. − Não utilize equipamentos com vazamento.

− Não desentupa bicos, orifícios e válvulas com a boca. − Não distribua o produto com as mãos desprotegidas.

− Não transporte o produto juntamente com alimentos, medicamentos, rações, animais e pessoas. − Uso exclusivamente agrícola.

PRECAUÇÕES NO MANUSEIO:

− Se houver contato do produto com os olhos, lave−os imediatamente e veja primeiros socorros. − Caso o produto seja inalado ou aspirado, procure local arejado e veja primeiros socorros.

− Use macacão de manga comprida, máscara facial contra vapores, avental impermeável, chapéu, luvas de borracha, botas e protetor ocular.

− Ao contato do produto com a pele, lave−a imediatamente e veja primeiros socorros. PRECAUÇÕES DURANTE A APLICAÇÃO:

− Não aplique o produto contra o vento.

− Use macacão com mangas compridas, máscara, protetor ocular, luvas e botas durante a aplicação. − Evite o máximo possível o contato com a área de aplicação.

PRECAUÇÕES APÓS A APLICAÇÃO: − Não reutilize a embalagem vazia.

− Mantenha o restante do produto em sua embalagem original.

− Mantenha o restante do produto adequadamente fechado, em local trancado, longe do alcance de crianças e animais.

− Tome banho, troque e lave bem as roupas de trabalho separadas das demais roupas.

Primeiros socorros

INGESTÃO: Não provoque vômito, procure logo o médico levando embalagem, rótulo ou bula do produto.

OLHOS: Lave com água em abundância e procure o médico, levando embalagem, rótulo ou bula do produto.

PELE: Lave com água e sabão em abundância e se houver irritação, procure o médico, levando embalagem, rótulo ou bula do produto.

INALAÇÃO: Procure local arejado. Procure assistência médica, levando a embalagem, o rótulo, a bula ou o receituário agronômico do produto.

ANTÍDOTO: Não há antídoto específico. Tratamento sintomático.

TRATAMENTO MÉDICO: Se for necessário a lavagem gástrica ou intestinal, deve−se

impedir a inalação do conteúdo gástrico, principalmente se o paciente estiver

inconsciente. Tratamento sintomático

Telefones de Emergência: Informações de Emergência Toxicológica: 0800 704 4304

CENTRO DE INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS:

São Paulo:...(0xx11) 5011−5111 ramais 250/251/253/254 Campinas:...(0xx19) 3788−7573 Londrina:...(0xx43) 371−2244 Curitiba:...(0xx41)330−4471 Cuiabá:...(0xx65)617−1307

(5)

Campo Grande:...(0xx67)787−3333 ramal 3203 Porto Alegre:...(0xx51) 223−6417 / 0800 780 200

a) Mecanismos de ação, absorção e excreção para o ser humano:

Grupos de ratos de 4 machos e 4 fêmeas, receberam uma única dose oral de produto marcado com fenil 14C em óleo de milho, à proporção de 1 mg/kg. Foram coletadas amostras de urina e fezes a intervalos regulares, durante 7 dias após a dosagem, sendo efetuada a análise da radioatividade; os animais foram sacrificados e a radioatividade presente no sangue, tecidos e carcaça residual foi determinada.

Absorção e excreção: a excreção da radioatividade administrada foi prolongada em machos e fêmeas. Ainda foram detectados níveis baixos de radioatividade na urina e nas fezes, 7 dias após a dosagem. A maior parte da radioatividade administrada foi excretada nos primeiros 3 dias. Durante este período, os machos excretaram uma média de 22% da radioatividade na urina e de 58% nas fezes; as fêmeas excretaram uma média de 24% e de 45% da radioatividade administrada na urina e nas fezes, respectivamente. Pelo menos 90% da dose administrada foi excretada na urina e nas fezes, durante o período de 7 dias. Embora as fêmeas tenham excretado um pouco menos nas fezes que os machos, a taxa global de excreção foi similar em ambos os sexos.

Os resíduos radioativos nos tecidos foram mais elevados no fígado, rins e sangue. Todos os outros tecidos examinados apresentaram concentrações baixas, sem diferença entre os sexos, na distribuição pelos tecidos. O percentual total da dose presente em todos os tecidos foi de 0,8% e de 0,5% para machos e fêmeas,

respectivamente, a maior parte no fígado. A radioatividade na carcaça residual correspondeu a 0,6% e 0,7% da dose em machos e fêmeas, respectivamente.

b) Efeitos agudos e crônicos:

FALCON 250 WG apresentou toxicidade oral aguda maior do que 2.000 mg/kg para ratos machos e fêmeas. A toxicidade dermal aguda, tanto para ratos machos quanto para ratos fêmeas, foi maior que 2.000 mg/kg. No estudo de toxicidade oral, todos os animais perderam peso inicialmente, mas a maioria excedeu o peso inicial no 4° dia do estudo.

Nos estudos de necrópsia foram encontradas áreas de coloração preta nos pulmões de um animal macho. No estudo de toxicidade dermal aguda todos os animais perderam peso inicialmente, entretanto a maioria excedeu o peso inicial no 8º dia de estudo. Na necrópsia foram encontradas áreas de coloração vermelha nos pulmões de um animal macho.

O FALCON 250 WG foi considerado suavemente irritante (classe 4 em uma escala de 1−8).

O produto mostrou−se praticamente não irritante e não promoveu resposta sensibilizante na pele de cobaias, apresentado resultados negativos nos testes de mutagenicidade. O produto apresentou NOEL de 20 ppm, equivalente a 1mg/kg/dia em estudo de 90 dias em ratos, NOEL de 5 mg/kg/dia em estudo de 1 ano em cães. No estudo de 90 dias ocorreu uma redução no ganho de peso em alguns animais na dose mais alta (1500 ppm). Alguns animais apresentaram um leve aumento no peso do fígado na dose mais alta (1500 ppm). No estudo de 1 ano, o ganho de peso aumentou na dose mais alta (50 mg/kg/dia) nas primeiras semanas do estudo. Foi constatado aumento no peso do fígado dos animais na maior dose administrada.

Em estudo crônico de toxicidade e carcinogenicidade por 2 anos, grupos de ratos machos e fêmeas concluiu−se que o produto não é carcinogênico para ratos, e que o nível sem efeito adverso, quando administrado na ração de ratos por até 2 anos, é de 50 ppm, equivalente a aproximadamente 2,5 mg/kg/dia. Foram constatados redução no ganho de peso em animais de ambos os sexos, bem como uma redução no consumo de alimento. Em estudo de reprodução por duas gerações em ratos machos e fêmeas concluiu−se que o produto não é carcinogênico para ratos, e que o nível sem efeito adverso, quando administrado na ração de ratos por até 2 anos, é de 50 ppm, equivalente a aproximadamente 2,5 mg/kg/dia.

c) Efeitos colaterais: Por não ser o produto de finalidade terapêutica, não há como caracterizar seus efeitos colaterais.

Intervalo de reentrada de pessoas nas áreas tratadas:

A reentrada de pessoas sem E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual), só deve ser permitida após a completa secagem da calda aplicada.

DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

1. PRECAUÇÕES DE USO E ADVERTÊNCIAS QUANTO AOS CUIDADOS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE:

Este produto é:

( ) Altamente Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE I); •

(6)

( X) MUITO PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE ( CLASSE II); ( ) Perigoso ao Meio Ambiente ( CLASSE III);

( ) Pouco perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE IV).

− Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE ao meio ambiente.− Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para algas. − Evite a contaminação ambiental − Preserve a Natureza. − Não utilize

equipamento com vazamento. − Não aplique o produto na presença de ventos fortes ou nas horas mais quentes. Aplique somente as doses recomendadas. Não lave as embalagens ou equipamento

aplicador em lagos, rios e demais corpos dágua. Evite a contaminação da água. Descarte

corretamente as embalagens e restos do produto siga as instruções da bula. Em caso de acidente, siga corretamente as instruções constantes na bula.

2. Instruções de Armazenamento do Produto, visando sua Conservação e Prevenção contra Acidentes:

− Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada. − O local deve ser exclusivo para produtos tóxicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas, rações ou outros materiais. − A construção deve ser de alvenaria ou de material não comburente. − O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermeável. − Tranque o local, evitando o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças. − Coloque placa de advertência com os dizeres: CUIDADO VENENO. − Deve haver sempre embalagens adequadas disponíveis, para envolver as embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados. − Em caso de armazéns, deverão ser seguidas as instruções constantes da NBR 9843. − Observe as disposições constantes da

legislação estadual e municipal.

3. INSTRUÇÕES EM CASO DE ACIDENTES NO TRANSPORTE:

− Isole e sinalize a área contaminada. − Contate as autoridades locais competentes e a Empresa SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA. − telefone de emergência: 0800−704 4304 − Utilize o equipamento de proteção individual − EPI (macacão de PVC, luvas e botas de borracha, óculos protetores e máscara). − Em caso de derrame, siga as instruções abaixo: − Piso pavimentado : recolha o material com auxílio de uma pá e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. O produto derramado não deverá mais ser utilizado. Neste caso, contate a empresa ou, o distribuidor ou qualquer representante da empresa na região. O produto deverá ser desativado conforme orientação de destinação de resíduos e embalagens. Lave o local com grande quantidade de água; − Solo: Retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado e adote os mesmos procedimentos acima descritos para recolhimento e destinação adequada; − Corpos d'água: Interrompa imediatamente a captação para o consumo humano e animal e contate o centro de emergência da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do recurso hídrico em questão e da quantidade de produto envolvido. − Em caso de incêndio, use extintores de água em forma de neblina, CO2 ou pó químico, ficando a favor do vento para evitar intoxicação

.4. PROCEDIMENTOS DE RESÍDUOS E EMBALAGENS:

− Não reutilize embalagens. As embalagens vazias deverão ser devolvidas ao estabelecimento comercial em que o produto foi adquirido, ou diretamente aos postos ou centros de recolhimento. − Observe as legislações Estadual e Municipal específicas. − Fica proibido enterrar embalagens. Consulte o Órgão Estadual de Meio Ambiente. − Para desativação de restos de produto contate a empresa SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA. e o Órgão Estadual de Meio Ambiente. A desativação do produto é feita através de incineração em fornos destinados para este tipo de operação e aprovados pelo órgão estadual responsável, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes.RESTRIÇÕES ESTABELECIDAS POR ÓRGÃO COMPETENTE DO ESTADO, DO DISTRITO FEDERAL OU DO MUNICÍPIO: (Conforme determinado quando do cadastro do produto).

Referências

Documentos relacionados

• O número total de aplicações de fungicidas com o mesmo modo de ação das estrobilurinas deve ser limitado durante o ciclo da cultura, seguindo-se as seguintes recomendações:..

Aplicar em cafeeiros adultos, em jato dirigido na linha da cultura, no período de novembro a abril, quando as plantas infestantes estiverem com até 4 folhas..

Para o controle de amendoim-bravo, nabo, picão-preto, poaia, caruru e beldroega, realizar a aplicação do produto quando as plantas infestantes estiverem com até 6

A dose mínima do herbicida ENLISTDUO COLEX-D deve ser usada para o controle das plantas daninhas em estádios iniciais de desenvolvimento (até 4 folhas ou pares de folhas) e

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local

Caso necessite entrar na área tratada com o produto antes do término do intervalo de reentrada, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados

Caso necessite entrar na área tratada com o produto antes do término do intervalo de reentrada, utilize os Equipamentos de Proteção Individual EPI recomendados para o uso durante

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável,